Boa noite
O Prezado amigo Ernesto escreveu.
Nos dias da eternidade Deus traçou planos para criar o universo, e neste plano também esta o planeta terra, tudo sob o seu poder; criou os anjos no céu, e os demais seres viventes, com plena liberdade de ação, não os criou soltos como bois no campo.
Para manter a ordem deu normas para eles viverem em uma completa harmonia, todos os seres possuem a plena liberdade de ação contanto que fiquem dentro dos seus limites estabelecidos. O livre arbítrio tem seus limites, se sair deles Deus intervêm, esta é a razão de vermos tantas intervenções divinas. A onisciência divina já anteviu na geração dos gêmeos no ventre de Rebeca que um buscaria o Senhor, e o outro seria revoltado, por isso Deus fez de Jacó representante dele na terra, e Esaú seguiu seu caminho como revoltado.
Um belo e lindo prefácio sobre a criação, é uma pena que tudo isso tenha saído da sua imaginação ou o próprio Deus revelou a você na surdina, porque não consta na bíblia.
Mas há uma algo interessante nessa sua analogia, quando menciona "
A onisciência divina já anteviu na geração dos gêmeos no ventre de Rebeca que um buscaria o Senhor, e o outro seria revoltado, por isso Deus fez de Jacó representante dele na terra, e Esaú seguiu seu caminho como revoltado.) Diante desse parâmetro e continuo a te perguntar,
Um dois dois poderia seguir outro caminho que não esteja sobre a prevenção divina?
Outra coisa interessante foi sua resposta que concorda com todo o segmento que foi exposto, mas mesmo assim nega que tudo esta predeterminado antes da fundação do mundo
Senhor tu me sondastes e conheces, Ernesto - Prova a onisciência divina, nada mais.Tu conheces o meu assentar e o meu levantar, Onisciência nada mais.Cercas o meu andar e o meu deitar; conheces todos os meus caminhos. Ernesto - Deus se faz presente em todo o lugar, nada mais.Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, Ó Senhor, tudo conheces. Prova da onisciência, nada mais.Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão.
O zelo que Deus tem por seus filhos para os proteger, Salmos 91, mil cairão ao teu lado e dez mil a tua direita mas tu não serás atingido.
E isso Deus não estava na prevendo de antemão?
Tal ciência é para mim preciosíssima; tão alta que não posso atingir. Ernesto Davi é terráqueo, e Deus, Todo Poderoso, a diferença de poderes é infinita.
Para onde irei eu do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face, Ernesto Deus é Espírito, por isso ele pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo e ninguém, ou nada pode se esconder dele.Se subir ao céu, tu aí estás, Se fizer no sheol a minha cama, eis que tu ali estás também.
Ernesto Seol é sepultura, Jesus disse que virá o dia em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz João 5: 28-29, portanto; o Espírito divino se faz presente também na sepultura.
Sheol ou Hades é o equivalente sepultura comum da população, isso é outro coisa que não se aplica aqui
Salmos 139:16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas essas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas ainda havia. Ernesto - há o livro de memórias; Daniel 7;9-10, Eu continuei olhando , até que foram postos uns tronos, e um ancião de Dias se assentou, a sua veste era branca como a neve, e o cabelo de sua cabeça como a limpa lã, o seu trono, como chamas de fogo, as rodas dele fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões estavam diante dele; ASSENTOU-SE O JUÍZO E ABRIRAM-SE OS LIVROS. Este livro contêm o nome e a vida de todos os homens
Em Apoc 20:12 apresenta este livro e mais outro livro que é o livro da vida,
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Apocalipse 20:12O “Livro da Vida” é citado sete vezes no Novo Testamento. Seis delas ocorrem no livro do Apocalipse e a outra na Carta de Paulo aos Filipenses. O apóstolo Paulo escreve que os nomes de seus cooperadores no ministério do Evangelho estão escritos no Livro da Vida (Filipenses 4:3).
Ernesto Malaquias 3:16,17, Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome. E eles serão meus diz o Senhor dos Exércitos ,NAQUELE DIA QUE FAREI, serão para mim particular tesouro, poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve.
Eu não vejo nenhum sinal de determinação antecipada nestes versos, antes o contrario, Deus os escreve no livro da vida porque eles de livre e espontânea vontade servem ao Senhor.
Nesse verso e em vários outros, eu ate concordo contigo e também não vejo algum determinismo, incluido todos aqui mencionado por você na mensagem anterior, porém não é o que acontece com vários e vários outros que aqui foram mencionado. Alberto
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra Romanos 9:16,17, vontade de Deus. Veja
Ernesto responde Aqui novamente vemos a onisciência divina, ele tem tudo em suas mãos, Faraó foi um revoltado desde a sua geração no ventre da mãe, e esta revolta deu oportunidade a Deus de mostrar o seu poder a toda a terra do Egito, com o endurecimento exclusivo do Faraó ele pôde enviar as dez pragas, Se Deus não manifestasse seu poder os egípcios não libertariam os filhos de Jacó, por isso Paulo diz em Romanos. Para isto te levantei para mostrar o meu poder.
Mas de onde você tirou tal ideia que o Faraó foi um revoltado desde a sua geração no ventre da mãe, e esta revolta deu oportunidade a Deus de mostrar o seu poder a toda a terra do Egito.
Interessante notar que há vários trechos contido em suas mensagens que não são referenciado na bíblia, e sim na sua imaginação. Ernesto Pergunta
Se todos os homens já foram predestinados para suas ações aqui na terra, então porque Jesus veio para morrer pelos pecadores? Se fomos predestinados para salvação ou a perdição então não há necessidade de Deus enviar seus mensageiros para pregar o evangelho aos pecadores?
Como sempre, você faz perguntas teológicas muito profundas, e gosto disso. Você pode se tornar um teólogo algum dia. Sua pergunta tem várias partes; consequentemente, irei examiná-los um por um da melhor maneira que puder.
Não tenho nenhum problema em você questionar a lógica por trás da soteriologia cristã, mas você pelo menos precisa começar com o que os cristãos realmente acreditam que tem um Deus onisciente com um plano para cada individuo e diante disso ainda acreditam que tem livre escolha .
Se todos os homens já foram predestinados para suas ações aqui na terra, então porque Jesus veio para morrer pelos pecadores? Se fomos predestinados para salvação ou a perdição então não há necessidade de Deus enviar seus mensageiros para pregar o evangelho aos pecadores? Atos 2:23 - Atos 4:28 nos dizem que pessoas iníquas crucificaram Jesus assim como Deus os predestinou a fazer. Se este ato perverso pode ser predestinado, por que não poderiam todos os outros atos iníquos ser predestinados? Isso não refuta sua teoria de que os atos humanos não podem ser livres se forem predestinados ou conhecidos de antemão?
Atos 2 - Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz
Em Atos 4 , é dito que Herodes e Pilatos fizeram o que “o poder e a vontade de Deus haviam decidido que deveria acontecer”. ( Atos 4:27-28 ). Isso significa que essas pessoas foram predestinadas a cometer as ações perversas em que se envolveram?
Ambos os textos falam do evento da crucificação sendo pré-ordenado e conhecido de antemão. Mas também falam de Herodes ou Pilatos sendo pré-ordenados ou pré-conhecidos para realizar este evento. Parece razoável concluir, portanto, que a crucificação foi pré-estabelecida no plano de Deus. Mas não parece razoável aceitar a visão muito paradoxal de que Deus predestina as pessoas a fazerem coisas más, e ainda assim as responsabiliza por fazê-las.
Alguns podem objetar que você não pode ter um evento predeterminado sem predeterminar quem o executará. O fim não pode ser certo enquanto os meios para o fim permanecem incertos.
Isso é totalmente incoerente e ridículo, Se Deus predestinou tudo e a todos, Então, qual a finalidade e enviar o filhão barbudo e cabeludo para se morrer?
O Senhor fez tudo para seu propósito, até mesmo os ímpios para o dia da angústia Deus está operando todas as coisas segundo o conselho de Sua própria vontade. De acordo com as escrituras, cada evento na história do universo foi realizado e planejado por Deus.
Isaías 45:7 Eu formo a luz e crio as trevas, faço a paz e crio o mal ; Eu, o Senhor, faço todas essas coisas. '
Romanos 13:1 .Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
Jesus morreu na cruz. Deus é Jesus. Deus se matou e então ressuscitou no corpo de Jesus. Por que Deus se mataria para salvar os humanos de si mesmo?
Isso é basicamente uma tentativa de racionalizar (fazer algo intrinsecamente irracional parecer racional). A grande questão aqui é, por que um Deus onipotente e onisciente ser capaz de criar tudo numa direção tão tortuosa? Por que simplesmente não fazer os seres humanos para que eles entendam as questões corretamente para que eles nunca desejaria ou a necessidade de desobedecer? Isso economizaria toda a morte, o pecado, as questões de arrependimento e do sacrifício de seu filho.
Basicamente é isso, Deus predestina tudo e a todos em uma peça teatral, com uma historia com o começo meio e fim, criou as personagens entregou a cada um seu roteiro, montou o palco e o cenário e cada figurino irá interpretar o seu papel de bom ou mal conforme o roteiro recebido e nada poderá ser modificado ou alterados essa encenação que Deus já predefiniu.
Diante desse parâmetro a pergunta continua então porque Jesus veio para morrer pelos pecadores, se estava tudo ordenado ?