--
Os escritos de Jo 1.1 rezam que Jesus passou a existir no princípio (No princípio era o Verbo), porém, quem foi criado primeiro: Jesus, os céus ou a terra? Como você interpreta?
Errado. O texto não diz que Jesus passou a existir no princípio.
O texto diz: "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus".
"Palavra" significa Jesus?
Não, Palavra significa palavra mesmo.
João tinha um costume "lindo" de figurar Jesus:
Jesus é o Cordeiro, a Vida, o Caminho, a Porta, o Pão, e... a Palavra.
Todas essas figuras tem um significado.
Por exemplo: Jesus era "Cordeiro" porque sua morte agiu como um sacrifício, que nos aproximou de Deus. Esse cordeiro foi morto antes da fundação do mundo, e nem por isso você pode dizer que Jesus é [literalmente] um cordeiro morto desde um tempo na eternidade.
Devemos nos perguntar: O que significa "Palavra"? Porque Jesus era chamado de "Palavra"?
Palavra nada mais é, que um dito de Deus: Seja em profecia, em promessa, em ordem, etc.
Ela de fato existia desde o princípio. E ela de fato revela Deus. A única maneira de "vermos" Deus, é por sua Palavra.
E nessa Palavra, havia uma em específico: "A Palavra da Vida". O que vem a ser? Oras, o Messias!
Então, resumindo:
João não disse que Jesus existia desde o princípio, mas que a Palavra sim. Foi através da Palavra que Deus criou tudo: Ele ordenou, e tudo se fez.
E nessa Palavra estava uma que prometia Vida. Essa promessa se cumpriu em Cristo, que nas palavras de João, "se encarnou e habitou entre nós".
Recomendo essa leitura: http://thebibleunitarian.org/articles/christology/the-biblical-view-of-john-s-prologue
Apenas um trecho:
Quanto à mente hebraica, podemos olhar para o Antigo Testamento (ou a Bíblia Hebraica) para obter o fundo bíblico sobre o uso da "palavra". A palavra grega "logos" é traduzida da palavra hebraica "dabar", que significa "palavra". Parece 1.440 vezes na Bíblia hebraica (o décimo substantivo mais comum no OT). No entanto, um fato surpreendente é que, após uma leitura atenta de cada ocorrência, descobrimos que nenhum dos exemplos descreve uma pessoa. Alguns dos usos de dabar (palavra) são os seguintes (grifo nosso):
[size=16](Gn 30:34) Labão disse: "Bom, que seja segundo a tua palavra."
(Ex 18: 6.) Ele mandou dizer a Moisés: "', seu pai-de-lei Jethro, estou vindo para você e sua esposa."
(Lev. 10: 7) Então, eles fizeram conforme a palavra de Moisés.
(Num. 3:16) Então Moisés numeradas los de acordo com a palavra do Senhor, assim como ele foi ordenado.
(Deut. 18:18) eu levantarei um profeta entre seus compatriotas como você, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
(Josh. 1:13) Lembre-se da palavra que Moisés, servo do Senhor, vos ordenou.
(1 Sa. 3:17) "Qual é a palavra que Deus falou com você?"
(2 Sa. 07:25) "Agora, pois, 0 Senhor Deus, a palavra que o Senhor tem falado sobre o teu servo ea sua casa, confirmá-la para sempre, e faze como falaste."
(2 kg. 1:17) Então Acazias morreu, segundo a palavra do SENHOR, que Elias falara.
(1 Ch. 11: 3) ungiram a Davi rei sobre Israel, conforme a palavra do Senhor por intermédio de Samuel.
(2 Ch. 6:10) Ora, o Senhor cumpriu a palavra que ele falou
(Ne 1: 8.) "Lembre-se da palavra que vos prescrevi Seu servo Moisés."
(Sl 33: 6.) Pela palavra do Senhor foram feitos os céus. E pelo sopro de sua boca todo o seu exército.
(Sal. 119: 43) e não tomar a palavra da verdade totalmente fora da minha boca, para eu esperar por suas ordenanças.
(Pr. 13:13) Aquele que despreza a palavra vai estar em dívida com ele, mas o que teme o mandamento será recompensado.
(Is 1:10.) Ouvi a palavra do Senhor, governadores de Sodoma; Dá ouvidos à instrução do nosso Deus, ó povo de Gomorra.
(Is. 44:26) Confirmando a palavra do seu servo e realizando o propósito de Seus mensageiros (Jer. 1:12) Então o Senhor me disse: "Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la . "
(Ez. 12:25) Porque eu, o Senhor vai falar, e qualquer palavra que eu falar será realizada. Ela deixará de ser adiada, pois em nossos dias, 0 casa rebelde, falarei a palavra ea cumprirei, diz o Senhor Deus. "
(Dn. 4:33) Imediatamente a palavra relativa Nabucodonosor foi cumprida.
(Joel 2:11) O Senhor levanta a sua voz diante do seu exército; certamente seu acampamento é muito grande, porque é forte aquele que realiza a Sua palavra.[/size]
É claro a partir destes poucos exemplos que Dabar não significa, no Antigo Testamento uma pessoa ou porta-voz, mas uma mensagem, promessa ou de comando ou matéria em cada instância. No léxico da Bíblia hebraica lista dabar como uma pessoa, Deus, anjo, ou o homem. No entanto, ainda trinitários leia João 1: 1a como se ele disse: "No princípio era o Filho" ou "No princípio era Jesus." Como eles podem equiparar os logos com uma pessoa, se dabar nunca é uma pessoa na Bíblia hebraica?