Meus irmãos Paz!
Não pretendo me deter aqui, porque ainda nem li postagens que precisarei responder aqui mesmo no fórum, mas achei oportuno fazer algumas poucas observações.
Jefté, Paz!Você disse:
"O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade." (Salmos 45:6.)"
"Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino." ." (Hebreus 1:8 )."
Eu sempre que vejo o uso desses versos para tentar dizer que Jesus é Deus tal qual o Pai é (de eternidade a eternidade), fico pensando porque cargas d’águas, os meus irmãos trinitarianos não reconhecem João Batista exatamente o mesmo Elias, Tisbita, do Velho Testamento. Pois está profetizado que Elias viria primeiro e Jesus, o próprio Senhor Jesus, aponta o cumprimento da profecia em João. A mesma coisa se diria de Salomão nessa mesma passagem de Hebreus que meu irmão Jefté está usando para dizer que Jesus é Deus de eternidade a eternidade por causa do Trono, pois deveria acrescentar que além de ser Deus Jesus é também exatamente Salomão (v.5 do mesmo capítulo) e, ainda, que Jesus é também Davi, por conta de profecias como a de Ez. 34.23
“E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.”, pois o único pastor da profecia, DAVI, é apresentado como Jesus em Jo. 10.16:
“Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.”Portanto,
“como fazer!!!????”? Ora, encare essas profecias como encara as de Hebreus e ai terá duas opções, identificar Jesus como sendo o próprio ser de Salomão (a segunda pessoa de Salomão[?]) e/ou Davi (há outros que se encaixariam também), e João exatamente como a segunda pessoa de Elias ou o próprio Elias, se preferir! Se isto
não for possível, então,a segunda opção é respeitar o que a Bíblia diz acerca de quem é Deus, e ela diz que ele é UM: Gl. 3.20, e este Um é somente o Pai (Jo. 17.3 e I Co. 8.6), e a partir dai considere as peculiaridades de uma palavra profética com esses exemplos que mostrei.
Fiz essas citações não para começar um novo debate sobre esses versos, mas para mostrar que a relação de identidade que se pretende com a citação de Hebreus, e, a partir dessa citação defender uma eternidade pretérita do Filho não se sustenta.
Sargento, Paz!Caro irmão, “externas a Deus” na pergunta não quis significar independência, mas diferenciação. Você vive pela vontade de Deus, mas não é Deus.
Sobre descendência e participação na natureza, penso que o paradigma bíblico seja diferente, pois as escrituras dizem “por que o que nela está gerado é do Espírito Santo”, ali foi gerado um corpo físico e o físico é diferente, em natureza, do espírito. Portanto não se impõe, pelas Escrituras, que Jesus seja o próprio Deus por haver sido gerado por Deus. Assim como o corpo gerado pelo Espírito em Maria não era espírito, mas corpo carnal.
Gerson, Paz!Sobre considerar que Deus fez do homem Jesus Senhor é dividi-lo em dois: o homem Jesus e o Deus Jesus. Acredito, apenas, em um único ser, Jesus, e que a Bíblia não o trata em alternância de identidades. Mas, preciso respeitar teu ponto de vista.
Santos irmãos, como disse não posso me deter por aqui, ao menos por enquanto, tentei apenas indicar alguns pontos que carecem de nossa reflexão.
Grande abraço!
Em Cristo!
Valdomiro.