Clayton diz:
Para os unitaristas, ou parte deles, Jesus é a primeira criação de Deus. Mas para os trinitaristas e unicistas, Jesus é o próprio Deus, logo, não é uma criação de Deus.
Então se Jesus não é a primeira criação de Deus, quem é? Por quê não encontramos nas escrituras nenhuma linha falando desse ser? Ele não é importante?
Ernesto responde:
O ser humano conhece o principio de vida somente pela procriação gerada por um macho e uma fêmea, por isso torna-se difícil entender outros sistemas de vida. E mais ainda; quando se trata da existência divina, que é o autor de tudo que se chama vida
A grande parte da humanidade; quando se trata de um principio de vida, sempre toma por base o nosso sistema de geração.
Mas, quando entramos na natureza vemos que há vários outros sistemas diferentes de criar.
Eu aceito até certo ponto a interpretação trinitariana, porque é inegável que há mais pessoas envolvidas na administração do universo, principalmente em nosso mundo.
Eu discordo que Cristo seja um ser divino que, desde os tempos da eternidade seja uma pessoa ou um¨ser¨, distinto da divindade que nós conhecemos por Deus Jeová. Neste caso, embora administrem juntos, seriam dois Deuses,
Por outro lado também acho uma aberração maior a interpretação do unicismo, dizer que uma só pessoa interpreta várias partes de uma peça ao mesmo tempo. Se assim fosse a humanidade estaria sendo ludibriada pela divindade, Vejam, Jesus dizer a si mesmo. Meu Pai, se for possível passa de mim este cálice, todavia não seja como eu quero, mas, como tu queres.
Uma mente equilibrada não pode conceber um absurdo desses. de aceitar Jesus dizer para si mesmo.
Nunca devemos confundir a vida de Cristo no céu, com a vida de Jesus na terra, Embora é a mesma pessoa, mas, são em dois estágios diferentes, e estes estágios não bate com da crença dos unicistas, Quando Cristo veio aqui em forma de homem, ele não nos enganou dizendo que também está no céu.
Por isso eu me baseio no que a bíblia diz.
Miqueias 5: 2, diz que a origem é desde os tempos antigos, desde os dias da antiguidade. por esta, e mais outras, podemos ver que Cristo tem origem, (principio) não sabemos quando (e nem nos deve interessar saber quando foi o principio de Cristo).
João 17:8, é uma passagem que precisa ser estudado com muito cuidado, porque nela encontramos a forma de sua existência, Porque lhes dei as palavras que me deste, e eles as receberam, e tem verdadeiramente conhecido que SAÍ DE TI,e creram que me enviaste. cap. 16:27, confirma as palavras do verso anterior, Pois, o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes e crestes que SAÍ DE DEUS.
Em João 1:1-3, esclarece o modo de como Cristo saíu do Pai.
No principio era o verbo (palavra) e o verbo (palavra) estava com Deus, e o verbo( palavra) era Deus, Ele estava no principio com Deus.
Eu sei que há muitos terráqueos que acham um absurdo crer que a palavra que foi proferida pelo Pai pudesse gerar um outro ser divino.
Quando analisamos a maneira, de, como este mundo, com tudo que sobre ele existe; foi criado pelo poder da palavra de Deus, logo devemos reconhecer que não é tão impossível, O Pai pronunciar algumas palavras, e, estas se transformarem em um ser semelhante a ele próprio.
Esta é a maneira que eu reconheço que existe um só Deus, porque o Cristo que foi pronunciado pelo Pai faz parte da própria natureza paterna.mas, depois da palavra ter sido desvinculada do Pai, esta tomou forma de outra pessoa (ou ¨ser¨).
Se nós analisarmos bem O capitulo 1:3, de hebreus vemos que Paulo confirma essa verdade.
O qual sendo o resplendor da sua Gloria, (glória é poder) Cristo possui os mesmos poderes do Pai, porque Deus o Pai o concedeu, Mat,28;18, É me dado todo poder no céu e na terra.
E a expressa imagem da sua pessoa, Deus é Espirito, invisível aos nossos olhos, Cristo se fez carne para habitar entre os homens, e, futuramente na nova terra com os salvos, ali ele, (Cristo) estará em carne e ossos, (visível) sustentando todas as coisas pela palavra do seu Poder,
Vejam; o Pai continua invisível, mas Cristo continua sendo a expressa imagem do Pai, ou de (Deus) ele estará administrando visível em um sistema também Teocrático.
Por isso Apoc. 21:7,diz que ele SERÁ O NOSSO DEUS.porque ele de carne e ossos estará no nosso meio, Isaías 66:22, Porque como os céus novos e a terra nova que eu hei de fazer estarão diante de minha face, diz o Senhor, O Cristo, ou ¨Deus¨visível. assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
Para finalizar; vem a pergunta. Quem é maior, ou, os dois são iguais? Eu creio na igualdade em questão da divindade,também em Poder, porque foi concedido a Cristo pelo Pai, mas, por toda a eternidade, Cristo estará sempre sujeito ao Pai. Deus o Pai, ele foi, é, e continua sendo o Soberano. Isso não altera de alguém chamar a Cristo desde agora de Deus. porque na nova terra ele será entronizado como Deus,
Só não misturem o estagio de Cristo que viveu como Jesus aqui na terra, aqui ele foi inteiramente submisso ao Pai, Depois de ressuscitado, lhe foi devolvido todo poder no céu e na terra. Mat. 28:18.
Abraços Ernesto