por Ernesto Seg 08 Jun 2020, 16:33
Prezado Enersto,
Afirmou que tem nada contra minha dúvida. Por favor, poderia declarar expressamente a qual dúvida se refere?
Ernesto responde
Olá Ezacno, tudo bem?
Agora quem ficou em dúvida sou eu; O titulo do teu tópico é uma pergunta, e quem pergunta quer saber. Certamente o Ehrman sugeriu este titulo, mas foste tu que fizeste a mesma pergunta a nós.
Ezacno diz;
Com relação ao restante da sua mensagem, agradeço o conselho. Entretanto, a sua fala sugere que ainda não compreende que a análise proposta se dá por uma via histórica buscando não entrar em uma questão de perspectiva de fé.
Sendo assim, mantenha a fé enquanto acompanha essa análise histórica sob a perspectiva de um declarado ateu como é o caso de Ehrman.
Ernesto responde
Eu vejo que enquanto vc. Vai com o fubá, eu já volto com o mingau pronto. Eu não tenho 20 anos, durante 70 anos eu tenho lido livros de escritores de todos os tipos, e conheço este estilo literário a fundos, e já vi muitos cristãos naufragarem na fé só por se deliciarem com escritos históricos aparentemente sem ótica de fé.
Agora te pergunto: O titulo deste tópico não apela á fé? Nenhum mortal pode responder essa pergunta sem ser pela fé, porque a eternidade é um mistério, e se ainda acreditas em alguma divindade, lembre-se que a divindade é eterna.
Se os cristãos não podem se alicerçar nos escritos bíblicos (que são milenares) muito menos os historicistas, que não no que se apoiar.
Ezacno diz:
Agora, se já não existem provas históricas para reafirmar a sua fé com relação ao ponto em discussão e mesmo assim há tempos vem edificando a sua fé, então qual é o problema?
Ernesto responde
O problema é seu, e não meu, tu perguntas e eu respondo,
Pare um pouco para pensar.
Cerca de quarenta autores escreveram os sessenta e seis livros da bíblia
Estes livros foram escritos em um grande intervalo, com costumes e tradições diferentes, Entre eles havia alguns cultos, e outros pescadores, (para não dizer semi- analfabetos) mas, todos tinham algo em comum. As mensagens de todos era proclamar e glorificar o mesmo Deus.
Os poucos pontos que os historiadores ateus procuram na bíblia para explorar, é devido a variedade cultural, cada um tinha seu próprio estilo literário, e não se esqueça que a cultura durante um mil e quinhentos anos, variou os estilos de personalidade.
Agora escolha escritores deste século e dos milênios do passado, compare seus escritos, e veja a diversidade dos deuses mitológicos que eles possuíam. Leia o ¨livro das religiões¨ e veja a confusão de crenças e mitos que eles apresentam;
Eu já li muitos livros de autores eruditos ( pelo menos assim considerado por muitos leitores afoitos) mas, não existe um livro semelhante á Escritura sagrada.
Os livros históricos de hoje que trazem em seu bojo mitos, que, o leitor equilibrado acha impossível de um ¨ser¨ humano reverenciar aos que chamam de Deuses. Por isso esses livros, dentro de semanas depois do lançamento, já se encontram na casa do sebo a venda por uma ninharia.
Ezacno diz
Além do mais, em todos esses anos quantas vezes vem entrando em contato com ateus? Discutindo ou dialogando com eles a respeito da bíblia e da fé? Sendo assim, imaginemos que tal livro em questão seja mais um ateu dialogando conosco a respeito da bíblia e da fé.
Ernesto diz:
Eu não respondo chacotas.
Ernesto