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    A Biblia é matéria opinativa ?


    Tzaruch
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    A Biblia é matéria opinativa ? - Página 7 Empty Re: A Biblia é matéria opinativa ?

    Mensagem por Tzaruch Qui 04 Abr 2024, 01:44


    Olá Aldo.







    Aldo escreveu:Aguardarei eventuais comentários à mensagem 88. Obrigado

    Nem precisa agradecer, não ficará uma linha por responder.










    Tzaruch
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    Data de inscrição : 04/11/2014

    A Biblia é matéria opinativa ? - Página 7 Empty Re: A Biblia é matéria opinativa ?

    Mensagem por Tzaruch Qui 04 Abr 2024, 04:58


    Resposta à Mensagem Nº88

    Olá Aldo



    Aldo escreveu:TZARUCH: Claro que faz sentido, o que não faz sentido
    é a explicação que vem dar agora.


    _Aldo_
    Vejo que o amigo não conseguiu distinguir que me refiro separadamente 

    à redação e à interpretação do texto redigido; teria então percebido o sentido.

    Aldo, você é que se confundiu todo, tanto é que não citou os restantes pontos 
    que também refutam e mostram onde você se contradiz.  

    Aldo escreveu:Repito, na esperança de ser mais claro.

    Repete o quê ?,, os mesmos erros anteriores ?

    Porque não contra argumentou contra as falhas que lhe foram apontadas ?

    Aldo escreveu:No que se refere à redação, a opinião é inócua, senão deletéria. 

    Aldo, você usou duas palavras OPOSTAS em sentido,, é uma coisa a outra ?

    Ou é uma coisa senão a outra e quem quiser escolha ?

    inócua
    A forma inócuaé [feminino singular de inócuo].
    inócuo
    (i·nó·cu·o)

    adjectivo



    1. Que não causa dano; não nocivo.  PERIGOSO, PREJUDICIAL
    2. Inocente, inofensivo.
    3. Que não produz o efeito pretendido.
    "inócua", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, 
    https://dicionario.priberam.org/in%C3%B3cua.



    deletério
    (de·le·té·ri·o)

    adjectivo


    1. Que destrói ou pode destruir (ex.: efeito deletério). = DESTRUIDOR, FTÁRTICO
    2. Que é muito pernicioso à saúde (ex.: composto deletério). = INSALUBRE
    3. Que corrompe ou torna imoral (ex.: influência deletéria). = CORROMPEDOR, DESMORALIZADOR

    "deletéria", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024,

     https://dicionario.priberam.org/delet%C3%A9ria.


    __Aldo__

    Opinar a respeito da redação seria desaprovar o hagiógrafo o que é,
    obviamente, inadmissível. Consegues perceber a diferença?

    _________


    Antes falou que seria INADMISSIVÈL opinar acerca da redação,
    agora vem dizer que opinar sobre a redação é algo inócuo, ou seja,
    não causa dano, inofensivo,  e depois aplica o "senão" indicando
    que destrói ou pode destruir.


    Se é inadmissível onde entra o inofensivo e não causar dano ? 

    Aldo escreveu:Nesta linha de pensamento, não há o menor sentido estar a questionar 
    se Adão tinha ou não umbigo ou se tinha os cabelos e as unhas aparadas.

    Não desvie do assunto, essa conversa tem outros contornos.

    Aldo escreveu:Enquanto que a interpretação de um texto está sujeita a COMPREENSÕES diferentes,

    O fato de estar sujeita porque as pessoas assim o fazem, isso não quer dizer
    nem significa que o mesmo texto tenha mais do que uma compreensão.

    O texto narra algo, se alguém compreende diferente de outro então podem
    estar os dois errados ou só um deles estar certo, os dois certos nunca irá
    acontecer porque diferente não é igual. 

    Aldo escreveu:o que faz todo sentido questionar se o Gênesis é uma descrição fiel ou se trata de 
    uma poética alegoria, se o Apocalipse é um vaticínio ou um texto esotérico.

    Aldo, uma vez mais para ver se você se enquadra o que responde dentro do contexto.

    A redação de um texto é dividida em quatro tipos,, dissertativa, descritiva, narrativa
    e informativa, não tem nada a ver com descrição fiel ou poética alegórica, 
    muito menos se é algo esotérico.


    Depois dentro de cada texto é que pode encontrar a função poética alegórica,
    isotérica, mas isso já é depois de se saber o tipo de redação do texto em questão.

    Aldo escreveu:TZARUCH: A redação de um texto é dividida em em quatro tipos:
    dissertativa, descritiva, narrativa e informativa.


    O que é que a opinião poderia pretender sobre esses assuntos ?

    __Aldo__
    Nada! Novamente te referes ao texto, enquanto que eu me refiro à sua interpretação.

    Como ?,, você mesmo é que disse que se referia à redação do texto
    e agora vem dizer que não é assim ?

    Segue a prova das suas contradições.



    Há algumas observações em tua mensagem que pedem meus comentários

    DISSE EU: = Primeiramente a manifestação de opinião sobre o texto bíblico.
    Esta me parece inadmissível. Significaria pretender que o autor não tivesse
    escrito o que escreveu ou o tivesse escrito de forma, estilo ou palavras diferentes.

    DISSE TZARUCH: = Correto, mas embora tenha falado o certo mais abaixo você volta
    a colocar a manifestação da opinião sobre a bíblia como admissível.


    Tua observação não faz sentido. 

    Peço notar que aqui me refiro à redação do texto, 
    enquanto que abaixo me refiro à interpretação do quanto expresso do texto. 
    Opinar a respeito da redação seria desaprovar o hagiógrafo o que é, 
    obviamente, inadmissível. Consegues perceber a diferença?


    E a melhor refutação é aquela que fica provada com citações do próprio refutado.

    Aldo escreveu:TZARUCH: Quando você diz que significaria pretender (querer/induzir) que o autor
    não tivesse escrito aquilo que ele escreveu (o que se pode ler) isso significa
    claramente uma tentativa de mudar o entendimento correto
    daquilo que
    esse autor tenha na verdade escrito e tentado passar.


    __Aldo__
    Perfeitamente! Por isso mesmo é que eu afirmei que essa opinião é inadmissível.

    Que coisa Aldo, deve estar mesmo confuso, acabou de trocar tudo,
    o que cita é a mostrar que estaria se referindo á interpretação.


    A opinião sobre o tipo de redação não pretende induzir nada sobre
    o que o autor tivesse escrito.


    __Aldo__

    Tua observação não faz sentido. 
    Peço notar que aqui me refiro à redação do texto, 
    _______________________



    A sua escolha entre as duas opções foi sobre redação,, disse você.

    Quer dizer, umas vezes diz uma coisa outras vezes diz outra.

    Aldo escreveu:TZARUCH: É quando alguém dá a opinião do que se 
    pode ler dizendo coisas que não estão lá escritas.

    __Aldo__
    Isto é diferente. 

    Isso não é diferente, isso é exatamente aquilo que você diz 
    por outras palavras e que se entende claramente.


    __Aldo__

    Primeiramente a manifestação de opinião sobre o texto bíblico.
    Esta me parece inadmissível. Significaria pretender que o autor não tivesse 

     escrito o que escreveu ou o tivesse escrito de forma, estilo ou palavras diferentes. 

    _________________


    Pretender é a ação do leitor que interpreta por conta própria e tenta
    dizer que estão coisas escritas no texto sem lá estarem escritas.

    Aldo escreveu:Não abordei esse contexto, mas ele remete a outro tópico para considerarmos 
    se a Bíblia é um texto incompleto (“preguiçoso” no dizer de Umberto Eco) 
    e chamar ao tema o “leitor modelo” o qual “completa” as lacunas do texto.

    Claro que abordou, mas agora que viu as contradições que falou 
    vem com essas conversas a dizer que é assunto de outro tópico.

    Aldo escreveu:Segue uma série de tuas ponderações, as quais eu ultrapassarei, 

    Na verdade não se defendeu de nada do que foi refutado
    apenas desviou (ultrapassou).

    E ainda veio pedir resposta á sua mensagem 88, sendo que 
    ignorou mais de 90% da mensagem Nº87, e os 10% citados
    desviou ou fez que não viu as refutações.

    Aldo escreveu:pois que decorrentes da tua equivocada percepção sobre a diferença 
    que faço entre texto e interpretação, 

    __Aldo__

    Tua observação não faz sentido. 
    Peço notar que aqui me refiro à redação do texto, 
    _______________________



    Será que queria dizer a diferença que faz entre redação e interpretação ?

    Aldo, não existe equivocada perceção, você é que está 
    a misturar e a trocar tudo.

    __Aldo__

    Primeiramente a manifestação de opinião sobre o texto bíblico.
    Esta me parece inadmissível. 

    _______________


    Inclusive quando fala de interpretação já está a acrescentar OPINIÃO.

    Aldo escreveu:entendimento e compreensão, que espero agora esclarecida, 

    Até ao momento desta resposta ainda é clara a sua confusão entre entender
    e compreender, confunde uma com a outra, e até os significados lhe são estranhos.

    Aldo escreveu:bem como um trecho sobre a filiação de Jesus, 
    que entrou apenas como exemplo de opiniões distintas.

    Isso já está mais do que refutado, você inventou uma opinião que não existe,
    e nem pode ser chamada de opinião.

    Será que ficou esclarecido desta vez ?

    Aldo escreveu:Mais adiante inseriste dois trechos, a respeito de entendimento e compreensão, 
    transcritos de uma fonte externa, que terminaste com a seguinte mensagem:

    E nem mesmo com essa citação você conseguiu compreender que 
    primeiro é o entender, e só depois é o compreender.

    Até fala que o compreender é subjetivo,, que é completamente errado

    Aldo escreveu:TZARUCH: Para começar NENHUMA das palavras subentende subjetividade,
    e principalmente o compreender está acima do entender
    pois para compreender você tem de ter CLAREZA dos motivos
    e caminhos que levaram a esse raciocínio e ter uma resposta final.


    __Aldo__
    Sou duplamente grato pela inserção que fizeste dos trechos citados acima, 

    em cor laranja e abaixo, em azul.

    Cita uma refutação ao que escreveu e ainda agradece ?,, é no minimo estranho,
    deveria se defender da refutação ou entrar no contexto da mesma.


    https://www.redspark.io/empatia-entendimento-e-compreensao/

    Quando nos colocamos na posição de perceber o outro de forma verdadeira 
    e livre dos nossos vícios, podemos evoluir nossa capacidade de entendimento 
    para a real compreensão​ de um contexto, problema 
    ou necessidade em que estamos inseridos.

    Geralmente classificamos o entendimento e a compreensão como sinônimos, 
    mas na realidade elas tem um sentido diferente e que resultam de maneiras 
    diferentes de se relacionar com o conhecimento. 

    Entender que 1+1 = 2 não necessariamente quer dizer 
    que compreendemos de fato o porque dessa relação.

    Compreender trata­-se de ter clareza sob quais os motivos, 
    origens e linhas de raciocínio foram criadas para que se chegue 
    a uma resposta final e sem dúvida essa clareza pode nos dar muito 
    mais embasamento e segurança para tomar nossas decisões e ações.


    E que trechos foram esses em laranja e azul se a citação do link só tinha
    vermelho e verde,, daria para explicar ?

    Aldo escreveu:Em primeiro porque afirmam e corroboram o quanto venho dizendo sobre 
    o diferente sentido que há entre entender e compreender.

    Pelo que parece você entendia haver uma diferença, mas não compreende 
    qual é essa diferença, porque se soubesse nunca teria vindo dizer que
    compreende mas pode não entender, e menos ainda que o compreender
    é totalmente subjetivo. 

    Aldo escreveu:Em segundo porque me dá a oportunidade de comprovar a importância do “compreender”.

    Coisa que ainda não consegue fazer porque não compreende o que é entender
    e o que é compreender,, nem mesmo depois do link a ensinar isso.

    E isso só acontece porque você forma uma interpretação e opinião própria
    sobre certos temas e por ai vai afirmando segundo essas convicções erradas.

    Aldo escreveu:Pela tua mensagem acima vejo que procuraste, com teu entendimento, 
    pela palavra “subjetividade” e não a encontraste. 

    Viu mal, e mesmo muito mal, primeiro, porquê diz que algo foi procurado
    e não foi encontrado ?,,,  poderia explicar de onde veio essa inverdade ?

    Já se debateu muito sobre objetividade e subjetividade, e quando você falou
    que entender era objetivo e compreender era subjetivo essa conversa foi
    logo refutada porque está completamento errado.

    Aldo escreveu:Mas não conseguiste compreender que a subjetividade está implícita na palavra “clareza”. 

    Do que está a falar Aldo, isso é só mais uma invenção sua, e já que você não entende
    o significado de subjetividade então isso vai ser citado.


     
    Significado de Subjetividade

    Equipe da Enciclopédia Significados
    Criado e revisado pelos nossos especialistas


    O que é Subjetividade:


    Subjetividade é caracterizada como algo que 
    varia de acordo com o julgamento de cada pessoa
    consistindo num tema que cada indivíduo pode 
    interpretar da sua maneira, que é subjetivo.

    Desta forma, a subjetividade humana 
    pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, 
    como a sua opinião sobre determinado assunto.


    A subjetividade é algo que muda de acordo 
    com cada pessoa, como o gosto pessoal, 
    por exemplo, cada um possui o seu, portanto é algo subjetivo.


    Não existe clareza na subjetividade, existe sim clareza na OBJETIVIDADE.

    Pronto, está a entender agora o significado de subjetivo ?

    Consegue COMPREENDER que a compreensão nunca poderá ser subjetiva
    porque a subjetividade muda de pessoa para pessoa tal como a opinião ?

    E a parte da opinião, já conseguiu compreender que ela é subjetiva ?

    Aldo escreveu:Para que se tenha clareza é necessário utilizar os recursos interiores do intelecto, 
    conhecimento, inteligência, discernimento, pois que a clareza não está no texto 
    mas sim em como esse texto é assimilado pelo intelecto.

    A subjetividade não tem NENHUMA CLAREZA, deixe de inventar e fale
    do que realmente está escrito nos dicionários e é do entendimento geral.



    Significado de Objetividade

    Equipe da Enciclopédia Significados
    Criado e revisado pelos nossos especialistas


    O que é Objetividade:


    A objetividade é uma qualidade atribuída a algo ou a alguém que é direto 
    em suas ações, sem perder tempo com especulações ou subterfúgios.

    Normalmente, a objetividade está relacionada ao fato de 
    ser prático ou agir rapidamente, ser objetivo.
    Exemplo: “Marcos tratou com objetividade aquele assunto da semana passada”.

    Ela também pode se referir à característica de algo que representa 
    ou pretende representar de maneira fiel um objeto.
    Exemplo: “Este quadro possui uma objetividade precisa do rosto de Diana”.


    Objetividade na Filosofia

    No âmbito da Filosofia, a objetividade é caracterizada como a validação de uma 
    realidade exterior que não se assemelha ao conhecimento cognitivo do sujeito, 
    mas que pode ser conhecida e transformada por ele.

    Esta realidade é resultado de uma observação imparcial e que é 
    independente das preferências individuais que a faz.

    Ainda para a Filosofia, a objetividade, segundo Kant, 
    apresenta algo que possui validade universal, 
    independente de fatores pessoais, 
    como religião, cultura, época ou lugar. 


    Neste contexto, sua contrapartida é o relativismo.


    Objetividade e subjetividade


    É comum que a objetividade esteja sempre relacionada com a subjetividade, 
    devido ao fato de serem palavras antônimas 
    e terem significados que se contrapõem.

    Enquanto a objetividade caracteriza as ações que remetem sempre à ideia de ser prático,
    rápido, ter ações diretas e assertivas, na subjetividade, as ações variam 
    de acordo com o julgamento e interpretação de cada pessoa.


    https://www.significados.com.br/objetividade/


    Está ai a citação do significado das palavras para que você possa compreender,
    e também para os leitores confirmarem como a sua afirmação de que a 
    subjetividade tinha implícita a palavra "clareza" está mais que REFUTADA

    Aldo escreveu:TZARUCH: Se meter subjetividade como ERRADAMENTE tenta dizer então você nunca
    irá de fato compreender, mesmo dizendo que entende.


    _Aldo_
    Esta tua observação, bem como as que a seguiram, restam prejudicadas pelo que eu expus acima.

    Resta que nada ficou prejudicado porque aquilo que você expos acima FOI REFUTADO.

    Só falou coisas próprias sem qualquer prova, dai que tudo se mantem.

    Aldo escreveu:TZARUCH: Não invente Aldo, isso não é verdade, e já demonstrou que nem
    entende nem compreende o que significa entender e compreender.

    _Aldo_
    Estás aqui externando a tua opinião pessoal a meu respeito,

    De novo a dizer o que não é verdade Aldo ?

    Nada disso é opinião pessoal a seu respeito, tudo que está nessa frase já foi 
    mostrado e provado que é verdade, e vai continuar até ao fim da resposta.

    Aldo escreveu:isto é muito bom porque sempre destaquei a importância que é ter opinião pessoal.

    O que é bom é você saber fazer a clara distinção entre opinião e fato, 
    são coisas diferentes, e neste caso é um fato.

    Aldo escreveu:Entender e compreender o que significam entender e compreender é muito fácil. 

    Diz você, e esse é o primeiro sinal além dos outros, em como de fato 
    não entende nem compreende o significado de entender e compreender.


    E isso é devido a outros mal entendidos da sua parte, nem mesmo o real
    sentido de objetividade e subjetividade conseguiu mostrar que entende.

    Se alguém diz que a subjetividade implica clareza é sinal que precisa
    de rever e aceitar o que os dicionários dizem.


    É o COMPREENDER que implica clareza,, vá verificar.

    Aldo escreveu:Repito o exemplo que já ofereci em outra ocasião:

    O seu exemplo é pessoal e uma opinião própria, a citação dos dicionários 
    apresentam um sentido bem diferente, e eles costumam lhe refutar.

    Aldo escreveu:Eu entendo uma Bíblia escrita em português (perdoe-me a falta de modéstia,
    mas também entendo em italiano, em francês, em espanhol, em inglês e em alemão), 
    mas não entendo uma Bíblia escrita em húngaro, sueco, japonês, etc. 

    Aqui você está a dizer é que sabe mais que um idioma, isso é diferente de entender
    o que está escrito na Bíblia, e vale tanto como aquele mais modesto que não sabe sequer ler
    mas tem alguém que lhe faz leitura da Bíblia, no fim ambos entendem o mesmo.

    Aldo escreveu:Eu compreendo “a Bíblia” (ou pelo menos procuro compreender), 
    compreendo o conteúdo edificante que as mensagens da Bíblia expressam.

    Pois é, mas como você diz que a compreensão é subjetiva, e o subjetivismo não tem
    clareza como erradamente diz, é certo que pelo menos tenta compreender,
    mas, falta lhe esclarecer o significado de compreender que dispensa opiniões.

    Aldo escreveu:A diferença que existe entre entender e compreender é análoga àquela entre olhar e ver.

    Deveria ser mais ou menos isso, em que você pode olhar uma paisagem e não ver 
    todos os detalhes dentro dessa paisagem,, o que significa que só olhar não 
    se vê tudo, e é preciso ver bem para ir além do olhar.


    Por isso também não pode ver se não olhar, lembra que falou que poderia
    compreender sem entender ?,, pois, está errado isso.


    _Aldo_

    Entendimento - objetivo
    compreensão - subjetiva
    _________________________



    Como é que então vem dizer que a compreensão é subjetiva e varia com
    o julgamento de cada um (opinião pessoal) se esta requer muito mais 
    conhecimento além do simples olhar ?

    Aldo escreveu:Será que desta vez fui suficientemente claro?

    Não Aldo, você ainda anda confundido com o verdadeiro significado 
    de entender e compreender, e isso tem ficado claro nas refutações
    que tem lido ao que tem escrito e opinado sobre o assunto.

    Aldo escreveu:TZARUCH: Com subjetividade você nunca irá compreender a definição de H2O.

    _Aldo_
    Claro que não. Isto é ciência quimica, a Fé está no campo dos humanismos. 



    Veritas in contexto non idem dicitur in alio contexto convalidantur” 
    = A verdade em um contexto não valida a mesma afirmação em outro contexto. 

    É o mesmo Aldo, o assunto não é sobre qual tema, mas sim sobre a dita
    subjetividade, em que seja qual for o assunto nunca irá conseguir compreender.

    Se a sua fé tiver fundamentos subjetivos isso significa que eventualmente
    irá conter muitas opiniões e interpretações próprias, que como já antes
    indicado, não é o caminho para alcançar a verdade MEDIATA

    Aldo escreveu:Quimica, física e matemática se valem do entendimento proporcionado 
    pela lógica racional, não há nelas o que compreender.

    Cada vez mais você mostra que não sabe o que significa COMPREENDER.

    Como é que vem dizer uma coisa dessas acabando de ler que para compreender
    a definição de H2O primeiro precisa de entender ?


    Não faz sentido essas coisas que diz. 

    Aldo escreveu:
    TZARUCH: Para que você alcance as intenções ou o sentido de algo está mais do que claro
    que tem de ser OBJETIVO, com subjetividade nunca lá chegará.


    _Aldo_
    Discordo. 

    A afirmação foi feita com base nos significados das palavras, ou seja,
    não é uma opinião pessoal, já você diz que discorda, mas provas para
    a sua discordância são ZERO,, e assim, sem valor argumentativo.


    Aldo escreveu:Para alcançar as intenções ou o sentido de algo (que esteja fora do campo científico) 
    é necessário não somente entende-lo mas também compreende-lo e isto, 
    conforme argumentei acima, é subjetivo. 

    A sua opinião sobre o assunto é de fato subjetiva, e sem valor argumentativo,
    sem esquecer que já foi tudo refutado.

    __ https://www.redspark.io/empatia-entendimento-e-compreensao/ __

    Entender que 1+1 = 2 não necessariamente quer dizer 
    que compreendemos de fato o porque dessa relação.
    ______________________________________
     

    Entretanto a citação acima mostra que inclusive DENTRO do campo cientifico
    o entender e o compreender NÃO SÃO SUBJETIVOS, e você poderá 
    entender algo sem de fato compreender, é como um olhar sem ver.

    Aldo escreveu:Sem a compreensão não há como incorporar a informação ao patrimônio intelectual.

    Claro, sabendo primeiro que é preciso entender, depois compreender,
    e que ambas são OBJETIVAS.

    Aldo escreveu:TZARUCH: A bíblia é uma narrativa não é um artigo de opinião.

    __Aldo__
    Tu estás reduzindo a importância da Bíblia,

    Não Aldo, você é que está a acrescentar palavras que não ficaram escritas
    e isso começa a ser inconveniente da sua parte.

    Aldo escreveu:fato que, vindo de ti que reconhecidamente tens d’Ela 
    amplo conhecimento, é surpreendente.

    O conhecimento pode ser fato, mas a redução da importância de Bíblia
    é só uma INVENÇÃO que você veio apresentar.

    Aldo escreveu:A Bíblia não é uma simples narrativa, 

    E ONDE FOI QUE VOCÊ LEU ESCRITO "SIMPLES" narrativa ?

    Consegue citar para todos verem ?

    Você acabou de usar a falácia do espantalho.

    amarelo
    https://www.todamateria.com.br/falacia/

    Falácia é um raciocínio que parece lógico e verdadeiro, 
    porém existe alguma falha que o faz ser falso.

    Exemplo de falácia:
    "Se uma pessoa é contra ações truculentas da polícia em favelas, 
    então ela deve ser a favor de deixar assassinos perigosos soltos nas ruas."
    Esse é um exemplo de uma falácia do espantalho, que busca distorcer
    o que foi dito por alguém como forma de contrargumentar.

    As falácias são construídas por raciocínios aparentemente 
    corretos que levam a falsas conclusões.

    Falácia do espantalho


    A falácia do espantalho consiste em deturpar um argumento 
    e assim utilizá-lo para atacar o interlocutor.

    Exemplo:
    Maria: É preciso repensar a política de combate às drogas.
    Pedro: Lá vem esse pessoal dizer que o melhor é liberar as drogas.

    Maria afirma que é preciso repensar o modo com que se luta contra os entorpecentes.
    Pedro, porém, já interpreta o argumento como se ela tivesse dito que 
    o melhor seria liberar qualquer tipo de substância ilícita.

    Se uma pessoa desconhece a fala de Maria, pensará que
    ela defende a liberação das drogas, algo que em nenhum 
    momento foi dito por ela.


    Você DETURPOU o sentido de uma frase acrescentando "SIMPLES",
    e dai começou um ataque fora do contexto a quem lhe está a responder.


    Por isso, a falha que faz o seu raciocínio que parecia verdadeiro
    passar a ser falso foi por ter adicionado o "simples".

    Quando ver uma falácia faça assim, indique qual é, em vez de vir
    apontar o dedo sem nada conseguir provar. 

    Aldo escreveu:é um livro complexo que contém história, doutrina, psicologia, política, 
    moral, ética, leis, regulamentações, profecias, vaticínios. 

    Seja verdadeiro Aldo, o assunto não era qualificar ou identificar a Bíblia
    nesse sentido, era sim e SOMENTE em relação á redação do texto.

    __Citação  Tzaruch__
     A redação de um texto é dividida em quatro tipos:
    dissertativa, descritiva, narrativa e informativa.

    __
    A bíblia é uma narrativa não é um artigo de opinião.
    _______________________________________

    Conseguiu ler de primeira e sem falácias desta vez ?

    Aldo escreveu:Fosse uma simples narrativa não seria necessário interpreta-la 
    e nem sequer seria objeto de exegese. 

    Se você pelo menos conseguisse citar onde leu escrito isso de "SIMPLES" narrativa,
    mas claro que não vai fazer tal coisa, porque isso foi uma invenção/FALÀCIA sua.

    Ou melhor, a falácia do espantalho como acima indicado.


    Entretanto aproveite para aprofundar isso sobre a Bíblia ser objeto
    de exegese,, mais na frente pode precisar, e vai ver que é contrária
    ás interpretações com opiniões pessoais. 

    Aldo escreveu:E tu bem sabes disso.

    amarelo

    Falácia do espantalho

    A falácia do espantalho consiste em deturpar um argumento 
    e assim utilizá-lo para atacar o interlocutor.



    O que todos sabem é que acrescentou e deturpou coisas e agora acabou
    por ser exposto, e os leitores do tópico vão perceber isso.

    Aldo escreveu:Quanto a esses componentes serem ou não objeto de opinião, 
    restou claro e definitivo, neste nosso debate, 
    que temos posicionamentos antagônicos.

    O seu posicionamento é que é antagónico ao que realmente deve ser.

    Porque toda e qualquer opinião que for falada sobre a bíblia é alguém
    a querer colocar um pouco de si mesmo dentro dessa bíblia.

    A exegese trata que o exegeta faça uma interpretação imparcial
    e livre de opiniões pessoais, e assim o seu posicionamento ao querer
    incutir opiniões é claramente antagónico ao de um exegeta.  

    Aldo escreveu:Aos nossos seguidores no Forum a liberdade de concordarem 
    com a tua ou com a minha postura.

    A sua postura é das opiniões e interpretações pessoais, aquelas que
    são inerentes a cada pessoa e variam entre cada um, assuntos com
    subjetividade que não serão o caminho para a verdade mediata.


    E já que falou em postura, teve igualmente a apresentação COMPROVADA
    da falácia que veio apresentar na tentativa de desacreditar o argumento
    que não conseguiu refutar.




    Aldo Maro Ferraro
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    A Biblia é matéria opinativa ? - Página 7 Empty Re: A Biblia é matéria opinativa ?

    Mensagem por Aldo Maro Ferraro Qui 04 Abr 2024, 10:38

    Amigos confrades do Forum.

    Este tópico já ocupou  6  páginas de debates em linguísticas e semânticas, retomo aqui a questão inicial a fim de oferecer minha visão definitiva sobre o tema.

    Transcrevo a mensagem inicial



    = Têm ocorrido debates focalizando o tema "OPINIÃO". O fato me estimulou propor este tópico, envolvendo a Bíblia.
    A questão que dá início aos intercâmbios de pensamentos é a do título do tópico:
    A Biblia é matéria opinativa ?  =



    A abordagem deste tema deverá necessariamente iniciar pela questão fundamental: A redação da Bíblia.

    Sem me estender em detalhes, o que daria de persi um tema, é necessário considerar que a Bíblia não é um texto uniforme, pois não houve um autor. Diferentemente do Al Corão, recitado unicamente por Mohamed, a Bíblia é uma coletânea de manuscritos, tradições, contos verbais, registros históricos e influências culturais. Nem mesmo os Evangelhos são de próprio punho. O Apocalipse é atribuído a João, mas será o mesmo João evangelista?

    João evangelista é poético, João do Apocalipse é hermético (dois séculos antes que Hermes Trimegisto desse nome ao estilo).

    Vários foram os redatores, deles há apenas indícios, foi manipulada por 70 redatores gregos, cada qual com seu estilo, que deu origem à Septuaginta, base da Bíblia que lemos hoje.

    Por muitos séculos a Igreja Católica se reservou o direito de ser a única fonte de interpretação dos textos bíblicos e ainda hoje são raros os católicos que a leem. Se por um lado a reforma abriu o acesso popular às escrituras sagradas, por outro lado abriu a possibilidade de interpretação pessoal que, sob lideranças, formaram as várias vertentes e várias denominações.

    Várias interpretações geram, inevitavelmente, várias opiniões

    Que isso seja um bem ou um mal, com certeza ambos; pois une em grupos solidários, mas provoca inúmeras rivalidades.

    Assim, a Bíblia, A MEU VER, queiramos ou não, gostemos ou não, se tem revelado matéria aberta à formação de opiniões.
    Tzaruch
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    A Biblia é matéria opinativa ? - Página 7 Empty Re: A Biblia é matéria opinativa ?

    Mensagem por Tzaruch Sáb 06 Abr 2024, 03:58


    Olá Aldo.



    Aldo escreveu:Amigos confrades do Forum.

    Este tópico já ocupou  6  páginas de debates em linguísticas e semânticas, 

    E muitas opiniões conforme demonstrado.

    Aldo escreveu: retomo aqui a questão inicial a fim de oferecer minha visão definitiva sobre o tema.

    A sua visão pode ser definitiva, mas já sabe que durante um debate se vier com

    uma opinião sobre determinado assunto bíblico isso não terá valor argumentativo.


    E as probabilidade de ser refutado por simples citações bíblicas será grande.

    Aldo escreveu:Transcrevo a mensagem inicial

    = Têm ocorrido debates focalizando o tema "OPINIÃO". 

    O fato me estimulou propor este tópico, envolvendo a Bíblia.
    A questão que dá início aos intercâmbios de pensamentos é a do título do tópico:
    A Biblia é matéria opinativa ?  =


    A abordagem deste tema deverá necessariamente iniciar 

    pela questão fundamental: A redação da Bíblia.

    E o que é afinal a redação de um texto ?



    __Citação  Tzaruch__
     A redação de um texto é dividida em quatro tipos:
    dissertativa, descritiva, narrativa e informativa.


    __________________




    Tipos de Redação

    Márcia Fernandes
    Professora licenciada em Letras

    As redações podem ser dissertativas, descritivas ou narrativas.
    As dissertativas expõem uma opinião, as descritivas apresentam
    uma descrição e as narrativas contam fatos ou acontecimentos.

    Redação dissertativa

    A dissertação é um texto argumentativo em que o escritor disserta sobre
    determinado assunto, porém sempre com um teor opinativo.
    O texto dissertativo é pautado na exposição de ideias,
    argumentos e ponto de vista do locutor.
    Apresenta uma estrutura básica dividida em três partes: introdução (tese),
    desenvolvimento (antítese) e a conclusão (nova tese).
    A redação dissertativa-argumentativa é o tipo de redação cobrada no Enem.

    Redação descritiva

    A descrição é um texto baseado na exposição/relato de objetos, pessoas, lugares,
    acontecimentos. Por isso, a descrição está pautada na narração minuciosa
    na qual o locutor oferece uma impressão sobre algo.
    A descrição pode ser objetiva (descrição direta, simples, concreta)
    ou subjetiva (quando há emoção presente).

    Redação narrativa

    A característica mais marcante da narração é que neste tipo de texto 
    o locutor conta ou narra um fato, uma história.

    Por este motivo, os elementos básicos de uma narração são:
    enredo, tempo, espaço e personagens.


    Ela é feita por meio de um narrador, o qual pode ser narrador personagem 
     (1ª pessoa), narrador observador (3ª pessoa) ou narrador onisciente (1ª e 3ª pessoa).

    Não obstante, o narrador personagem participa da história 
    enquanto o narrador observador não participa da história. 

    Já o narrador onisciente conta a história em 3ª pessoa
    e pode intervir na narrativa por meia da 1ª pessoa.

    https://www.todamateria.com.br/redacao/



    Portanto, quanto á redação a bíblia é uma redação NARRATIVA.


    Aldo escreveu:Sem me estender em detalhes, o que daria de persi um tema, 
    é necessário considerar que a Bíblia não é um texto uniforme, pois não houve um autor. 

    Mas não deixa de ser uma narrativa por existirem vários autores.

    Aldo escreveu:Diferentemente do Al Corão, recitado unicamente por Mohamed, 
    a Bíblia é uma coletânea de manuscritos, tradições, 
    contos verbais, registros históricos e influências culturais. 

    E é nesta comparação que daqui em diante você começa a desqualificar
    a bíblia, deve pensar que isso vai ajudar em alguma argumentação. 

    Aldo escreveu:Nem mesmo os Evangelhos são de próprio punho. 

    Pronto, vindo de um ateu até faria um certo sentido, mas da sua parte
    fica estranho, pois esta a tentar desacreditar com afirmações 
    sem qualquer tipo de prova,, tipico de um descente. 

    Aldo escreveu:O Apocalipse é atribuído a João, mas será o mesmo João evangelista?

    E a Bíblia, será mesmo a Palavra de DEUS ?


    Se faz essa pergunta, está com dúvidas ou com pouca fé ?


    Pois Aldo, é uma questão de FÉ, não existem NENHUMA PROVAS, sequer que 
    João ou JESUS tenham existido, mas você acredita no que está escrito pela FÉ.

    Aldo escreveu:João evangelista é poético, João do Apocalipse é hermético 
    (dois séculos antes que Hermes Trimegisto desse nome ao estilo).

    Além de tentar reduzir a importância da Bíblia também tenta desacreditar
    a mesma, quer seja questionando a origem dos evangelhos, quer seja
    a tentar desacreditar a existência de João.


    Deve ser para poder opinar á vontade. 

    Aldo escreveu:Vários foram os redatores, deles há apenas indícios, 

    E "indícios" já seria mais que muito.


    De sorte que a fé é pelo ouvir, 
    e o ouvir pela palavra de Deus. 
    -Romanos 10:17 ACF-

    Lembre, a bíblia é pela fé não existem provas nem indícios.

    Aldo escreveu:foi manipulada por 70 redatores gregos, cada qual com seu estilo, 
    que deu origem à Septuaginta, base da Bíblia que lemos hoje.

    E você comos os descrentes vem manipular esta resposta 
    com tudo o que seja contrário á bíblia ?

    É alguma argumentação ? 

    Aldo escreveu:Por muitos séculos a Igreja Católica se reservou o direito de ser a única fonte 
    de interpretação dos textos bíblicos e ainda hoje são raros os católicos que a leem. 

    Então agora virou para o lados dos católicos foi ?


    O que lhe importa é a construção de um suposto "argumento", vai 
    adicionando e depois no fim vai parecer estar certo, até parece
    ter semelhança com uma das falácias.

    Aldo escreveu:Se por um lado a reforma abriu o acesso popular às escrituras sagradas, 
    por outro lado abriu a possibilidade de interpretação pessoal que, sob lideranças, 
    formaram as várias vertentes e várias denominações.

    Exatamente, e aconteceu como realmente deveria acontecer, leia Apocalipse
    sobre os sete espíritos e sete anjos das sete igrejas, todas são elogiadas em
    algum ponto e repreendidas em outros.


    Fica claro que cada uma dessas igrejas tem parte da verdade, mas nenhuma
    tem a verdade por inteiro, o que está errado veio das opiniões e das
    interpretações erradas que fizeram.   

    Aldo escreveu:Várias interpretações geram, inevitavelmente, várias opiniões

    Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas:
     Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, 
    que está no meio do paraíso de Deus. 
    -Apocalipse 2:7 ACF-

    Isso mesmo, dai os erros serem apontados em Apocalipse. 

    Aldo escreveu:Que isso seja um bem ou um mal, com certeza ambos; 
    pois une em grupos solidários, mas provoca inúmeras rivalidades.

    E também muitos erros partilhados entre essas denominações.


    Tudo fez formoso em seu tempo; 
    também pôs o mundo no coração do homem, 
    sem que este possa descobrir a obra que 
    Deus fez desde o princípio até ao fim. 
    -Eclesiastes 3:11 ACF-

    Mas DEUS tem tudo planeado, e assim os "grupos" foram se juntando 
    seguindo interpretações e opiniões partilhadas, e desta forma foi
    feita uma abrangência maior para "agradar/juntar" a todos.

    Aldo escreveu:Assim, a Bíblia, A MEU VER, queiramos ou não, gostemos ou não, 
    se tem revelado matéria aberta à formação de opiniões.

    Pronto, argumentou com uma séria de "bem dizeres" sobre a bíblia,
    para no fim tentar justificar a sua própria opinião de que a Bíblia é
    que se tem revelado aberta à formação de opiniões.


    Não Aldo, a Bíblia é um livro que diferentes pessoas conseguem 
    tirar diferentes interpretações por autoria própria , é a VONTADE 
    dessas pessoas que tem tentado forçar a Bíblia a dizer o que não está escrito.


    Todos querem colocar dentro da bíblia as suas opiniões e convicções.




    Sabendo primeiramente isto: que nenhuma 
    profecia da Escritura é de particular interpretação. 
    Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum
    mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 
    -2 Pedro 1:20-21 ACF-

    As profecias bíblicas não vieram de interpretações/opiniões pessoais, 
    foi sim inspiração do Espírito Santo.






    Um dia quando estiverem todos na frente de DEUS vai ver onde estão as
    opiniões e as interpretações próprias do EUgo.




    Por fim, é certo que pode continuar a opinar, você e qualquer um, até podem
    mesmo opinar sobre a narrativa que é a bíblia, ainda podem interpretar por
    conta própria com subjetividade, mas as refutações vão continuar,

    porque opinião não tem valor argumentativo.




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    A Biblia é matéria opinativa ? - Página 7 Empty Re: A Biblia é matéria opinativa ?

    Mensagem por Tzaruch Sáb 06 Abr 2024, 04:04


    Ainda sobre a Mensagem Nº88


    Olá Aldo.






    Aldo escreveu:Pela tua mensagem acima vejo que procuraste, com teu entendimento, 
    pela palavra “subjetividade” e não a encontraste.

    Após uma revisão do tópico fica a citação da Msn Nº11 que contrasta 
    e muito com essa sua afirmação/visão ERRADA.



    __Citação__
    https://forumevangelho.forumeiros.com/t7378-a-biblia-e-materia-opinativa#119647


    Portanto, está POR DEFINIÇÃO que de forma abrangente os dicionários
    definem as opiniões como sendo manifestações de uma forma de ver,
    entender e compreender a realidade, que é apontado por "juízo SUBJETIVO".

    Importa então igualmente conferir a DEFINIÇÃO fundamental
    presente no significado da palavra SUBJETIVO, visto que está
    diretamente presente nas ditas OPINIÕES.



    __________________________________________________________________
    https://www.significados.com.br/subjetivo/

    O que é Subjetivo:


    Subjetivo é tudo aquilo que é próprio do sujeito ou a ele relativo.

    É o que pertence ao domínio de sua consciência.

    É algo que está baseado na sua interpretação individual, mas pode não ser válido para todos.

    Entre os sinônimos de subjetivo estão:
    intrínseco, tendencioso, individual, peculiar, pertinente.

    Entre os antônimos de subjetivo estão: real, palpável, realista, impessoal, neutro, independente.

    Em inglês a palavra subjetivo é traduzida por subjective.
    Ex:This is a subjective matter, that's why there are so many different opinions. /

    Este é um assunto subjetivo, por isso é que existem tantas opiniões diferentes.

    Subjetivo e objetivo

    Subjetivo é o oposto de objetivo.

    Um conhecimento subjetivo é aquele que depende do ponto de vista pessoal, individual,
    que não é fundado no objeto, mas condicionado somente por sentimentos e afirmações arbitrárias do sujeito.

    Um conhecimento objetivo é fundado na observação imparcial, é independente das preferências individuais.

    Uma questão subjetiva é aquela em que a resposta depende de pessoa para pessoa,
    conforme suas crenças, conhecimentos e convicções.

    Enquanto, uma questão objetiva é aquela direta,
    que permite a mesma resposta para todas as pessoas.


    Subjetivo na Filosofia

    O conceito filosófico de subjetividade foi especialmente trabalhado pelo filósofo alemão Immanuel Kant,
    numa tentativa de superação da compreensão da dualidade entre os conceitos de subjetividade e objetividade.

    Para ele a palavra objetivo indicava o conhecimento científico
    que deve ser justificável, independente de capricho pessoal.

    Uma justificação só será objetiva se puder ser submetida a uma prova e consequentemente compreendida por todos.
    O sentido de subjetividade é usado para expressar os sentimentos e convicções.


    Desde de 2019 e na primeira página do tópico que o significado de SUBJETIVIDADE
    foi postado, e sobre o assunto muitas linhas foram escritas, contudo, a opinião
    ainda insiste em querer prevalecer mesmo sem ter valor argumentativo.


    Aldo Maro Ferraro
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    A Biblia é matéria opinativa ? - Página 7 Empty Re: A Biblia é matéria opinativa ?

    Mensagem por Aldo Maro Ferraro Ter 09 Abr 2024, 22:21

    A leitura de um texto, qualquer que seja o gênero literário, necessita que o leitor o interprete e o assimile intelectualmente.

    Todo texto é um conjunto de códigos; letras, pontuação, parágrafos, etc..que precisam ser decifrados para alcançar a mensagem oferecida pelo autor, é uma atividade objetiva realizada pelo entendimento (intus tendere) ir dentro.

    Se o leitor estacionar no entendimento do texto, será uma tarefa semelhante a mero “computador”.

    Para que tenha utilidade, a mensagem contida no texto deve agora ser assimilada pelo intelecto do leitor, o qual utiliza seus recursos da inteligência, é uma atividade subjetiva, realizada pela compreensão (co prendere) tomar para si.

    Gostaria que tu, Tzaruch, apresentasse os argumentos que tens contra essa descrição. Mas TEUS argumentos, formulados pela tua inteligência, não com a bengala dos dicionários.

    Teu problema, Tzaruch, é que estás impedido de admitir que a compreensão possa ser subjetiva pois, em consequencia, terias que admitir também que a interpretação de um texto tem um componente subjetivo e isso tu abominas, quando se trata da leitura da Bíblia.

    Deus nos abençoe e nos ilumine
    Tzaruch
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    A Biblia é matéria opinativa ? - Página 7 Empty Re: A Biblia é matéria opinativa ?

    Mensagem por Tzaruch Qui 11 Abr 2024, 03:02


    Olá Aldo.



    Aldo escreveu:A leitura de um texto, qualquer que seja o gênero literário, 
    necessita que o leitor o interprete e o assimile intelectualmente.

    E principalmente a leitura de um texto precisa que o leitor 
    seja um leitor modelo e não um leitor empírico.






    http://pt.wikihow.com/Escrever-na-Terceira-Pessoa

    Texto preguiçoso


    Umberto Eco - autor do superespetacular "O nome da rosa" -, filósofo,
    escritor e semiólogo, nos seus estudos linguísticos, disse: "Todo texto é uma 
    máquina preguiçosa, pedindo ao leitor que faça uma parte do seu trabalho
    "... 
    e complementa de modo bastante acertado: 

    "Que problema seria se um texto tivesse de dizer tudo que o receptor deve compreender - não terminaria nunca".


    Um problema que Eco destaca, entretanto, é que "nem sempre o leitor sabe colaborar com... o texto".
    -

    E quando o leitor não sabe colaborar com o texto o resultado é que a
    mensagem original acaba por ser distorcida e modificada a seu gosto.

    Aldo escreveu:Todo texto é um conjunto de códigos; letras, pontuação, parágrafos, 
    etc..que precisam ser decifrados para alcançar a mensagem oferecida pelo autor, 
    é uma atividade objetiva realizada pelo entendimento (intus tendere) ir dentro.

    Desta vez acertou, só com objetividade é que o leitor modelo vai conseguir
    alcançar a mensagem do autor modelo.

    Mas no fim da resposta troca tudo outra vez, e passa a ser um leitor
    empírico passando á subjetividade.





    http://pt.wikihow.com/Escrever-na-Terceira-Pessoa

    A partir dessa observação, Eco se utiliza de dois conceitos interessantes: 
    o leitor-empírico e o leitor-modelo

    E desdobrará esses conceitos, criando outro par que se oporá ao anterior: 
    o autor-empírico e o autor-modelo.


    Explicando rapidamente, o autor e o leitor empíricos são aqueles que 
    "têm nome e endereço" - como disse o professor Fernando Muniz. Ou seja, 
    são os sujeitos "concretos", que efetivamente escrevem e leem os textos.
    .

    Já o leitor empírico, esse tem objetivos diferentes acerca dos textos.

    Aldo escreveu:Se o leitor estacionar no entendimento do texto, 
    será uma tarefa semelhante a mero “computador”.

    Pronto, estragou tudo, aquilo que seria compreender a mensagem que o autor
    pretende transmitir, afinal de contas já não presta,, e numa analogia sem
    sentido vai extrapolar para as invenções


    ____Aldo disse____
    Todo texto é um conjunto de códigos; letras, pontuação, parágrafos, 
    etc..que precisam ser decifrados para alcançar a mensagem oferecida pelo autor, 
    é uma atividade objetiva realizada pelo entendimento (intus tendere) ir dentro.

    ____________________________________________________

    Qual é o erro da pessoa já ter alcançado a mensagem oferecida pelo autor ?


    Se o leitor já tem o entendimento e a compreensão do texto, isso por
    acaso é alguma tarefa de computador ?,, computador entende ?

    Aldo escreveu:Para que tenha utilidade, a mensagem contida no texto
    deve agora ser assimilada pelo intelecto do leitor, 

    Porque motivo diz essas coisas Aldo ?

    Você mesmo disse que com objetividade a mensagem oferecida pelo autor
    foi decifrada,, e agora ainda vem acrescentar a assimilação pelo intelecto ?


    Então o que é que o intelecto estava a fazer antes ?,, estava a dormir ?

    Aldo escreveu:o qual utiliza seus recursos da inteligência, é uma atividade subjetiva
    realizada pela compreensão (co prendere) tomar para si.

    Quanta invenção, você não tem mesmo nada melhor para dizer ?


    ____Aldo disse____
    Todo texto é um conjunto de códigos; letras, pontuação, parágrafos, 
    etc..que precisam ser decifrados para alcançar a mensagem oferecida pelo autor, 
    é uma atividade objetiva realizada pelo entendimento (intus tendere) ir dentro.

    ____________________________________________________


    Inicialmente você já tinha falado que o texto já tinha sido decifrado e a
    mensagem do autor alcançada,, dizendo que era uma ATIVIDADE OBJETIVA.


    Agora, como se o leitor afinal de contas não tivesse entendido NADA, 
    vem dizer que agora sim, ele vai utilizar inteligência e atividade subjetiva 
    para assimilar a mensagem do autor do texto ?  


    Então e qual foi a parte da cabeça do leitor que conseguiu decifrar os códigos,
    letras, pontuações, parágrafos etc. foi a ininteligência ou foi a inteligência ?


    __Aldo__
    Para que tenha utilidade, a mensagem contida no texto deve agora ser assimilada pelo intelecto do leitor,
    o qual utiliza seus recursos da inteligência, é uma atividade subjetiva, 
    realizada pela compreensão (co prendere) tomar para si. 
    __________________________________________________

    Também outra invenção sua, a assimilação seja do que for não é
    uma atividade subjetiva, a subjetividade como já muitas vezes
    foi mostrado não é o caminho para o entendimento.




    _Aldo_
    Entendimento - objetivo
    compreensão - subjetiva
    ____________________________

    O erro já vem de trás, você por conta própria diz que a compreensão
    é subjetiva, o que é completamente ERRADO e já está mais que refutado.





    Objetividade na Filosofia

    No âmbito da Filosofia, a objetividade é caracterizada como a validação de uma 
    realidade exterior que não se assemelha ao conhecimento cognitivo do sujeito, 
    mas que pode ser conhecida e transformada por ele.

    Esta realidade é resultado de uma observação imparcial e que é 
    independente das preferências individuais que a faz.

    Ainda para a Filosofia, a objetividade, segundo Kant, 
    apresenta algo que possui validade universal, 
    independente de fatores pessoais, 
    como religião, cultura, época ou lugar. 

    Neste contexto, sua contrapartida é o relativismo.



    Objetividade e subjetividade


    É comum que a objetividade esteja sempre relacionada com a subjetividade, 
    devido ao fato de serem palavras antônimas 
    e terem significados que se contrapõem.

    Enquanto a objetividade caracteriza as ações que remetem sempre à ideia de ser prático,
    rápido, ter ações diretas e assertivas, na subjetividade, as ações variam 
    de acordo com o julgamento e interpretação de cada pessoa.

    https://www.significados.com.br/objetividade/



    Aldo escreveu:Gostaria que tu, Tzaruch, 

    É mesmo, o EUgo quer muita coisa, e neste caso tenta puxar os outros 
    para o "jogo" onde você é "rei", ou seja, dar significados pessoais
    ás palavras e opiniões, e assim vence por ser um bom inventor. 

    Aldo escreveu:apresentasse os argumentos que tens contra essa descrição. 

    A sua descrição ou a sua invenção ?

    Os argumentos já foram apresentados, e inclusive citações dos erros que
    escreveu antes foram apresentados, e embora tudo já tenha antes sido
    refutado, nem mesmo assim e sem ter dado resposta você aceita.

    Aldo escreveu:Mas TEUS argumentos, formulados pela tua inteligência,
    não com a bengala dos dicionários.

    Olhe lá Aldo, por acaso você está a debater com algum dicionário ?


    Não existe NENHUMA bengala dos dicionários, eles só dão o significado
    das palavras, tem de ser quem vai argumentar que precisa de ver o 
    contexto, procurar alguma falha no outro e depois fazer a refutação.


    E quem responde é evidente que usa a inteligência para fazer 
    o raciocíniopara formular as respostas que lhe refutam. 


    Excluir os significados num debate é simplesmente terminar esse debate.


    Pense com clareza, você não consegue ABRIR A BOCA para fazer 
    uma frase sem estar a fazer o uso dos dicionários.


    https://www.dicio.com.br/dicionario/

    Significado de Dicionário

    substantivo masculino 

    Compilação que contém as palavras de uma língua, apresentando 
    seu significado, utilização, etimologia, sinônimos, antônimos 
    ou com a tradução para outra língua: dicionário de português; 
    dicionário de português-inglês.


    Etimologia (origem da palavra dicionário). 
    A palavra dicionário deriva do latim medieval "dictionarium"; 
    pelo francês "dictionnaire", que significa repertório de palavras.


    TODAS, e são TODAS AS PALAVRAS de um idioma tem o seu significado 
    etc nos dicionários,,, você não consegue fugir disso.


    Quem descarta o discricionário é como um cego que jogou fora
    a bengala, passa o tempo a tropeçar nos próprios erros


    Aldo escreveu:Teu problema, Tzaruch, 

    O Tzaruch não tem esse problema que inventou, você é que como não consegue
    se defender das refutações acaba por vir colocar defeitos e problemas em 
    quem lhe está a responder porque não tem nada melhor para fazer.

    Aldo escreveu:é que estás impedido de admitir que a compreensão possa ser subjetiva

    Onde é que você foi buscar essa ideia sem qualquer nexo Aldo ?


    A subjetividade é usada por todos no seu dia a dia MAS dentro
    do contexto adequado,, para outros assuntos não funciona.


    É fato que existe a compreensão subjetiva, e isso é algo que depende
    de cada individuo, é uma compreensão com base em opiniões e
    também interpretações pessoais,, isso existe e pode de fato
    ser comprovado com relativa facilidade.


    Mas repare, o fato de existir ALGO, neste caso compreensão subjetiva,
    isso não significa que seja a compreensão correta



    Mais uma leitura interessante, para quem se possa interessar,
    não são dicionários, mas é psicologia.







    https://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0141


    Limites para a compreensão da subjetividade: 

    a concepção do mental como 'res'

    Publicado no Psicologia.pt a: 2003-10-18 | Idioma: Português (Brasil)


    Resumo
    A compreensão do fenômeno da subjetividade é um 
    dos problemas centrais da Filosofia da Mente. 

    No passado, idealistas, realistas e positivistas tentaram, 
    sem sucesso, solucionar o problema – e a causa do insucesso 
    decorreu da identificação do mental como “res”, o que até hoje 
    limita a compreensão do fenômeno da subjetividade. 


    O objetivo deste ensaio é discutir esse limite, 
    a partir do pensamento de Wittgenstein.

    ...........

    Juntamente com esse objetivo, e considerando a difusão dos ideais positivistas 
    de cientificidade que desde Comte já influenciaram o pensamento científico 
    (que inclusive fundamentaram os ideais de uma Psicologia Científica), 
    surgem muitos outros problemas, entre os quais o da subjetividade.

    O objetivo deste ensaio será o de levantar alguns aspectos acerca desse
     problema 
    através de um ‘sobrevôo’ por parte da história
    da filosofia e da psicologia
    sem a pretensão de apresentar
    uma solução, mas sim de levantar algumas 

    questões sobre a dificuldade de se estudar estados mentais

    Para tanto, iniciaremos analisando o critério de significação,
    na filosofia  realista
    do cartesianismo e finalizaremos com
    uma análise do pensamento de Wittgenstein, 

    o qual acreditamos contribuir para a reflexão
    sobre 
    o problema da subjetividade.

    .
    Está a ver que a subjetividade é um problema ?

    Aldo escreveu: pois, em consequencia, terias que admitir também que a interpretação 
    de um texto tem um componente subjetivo 

    Você e muitos fazem isso, não é preciso alguém ter de admitir o que
    já acontece atualmente inclusive sobre a leitura da Bíblia.


    Porque pensa que os debates REBATEM e REFUTAM todas essas 
    interpretações erradascom componentes subjetivos ? 

    Aldo escreveu:e isso tu abominas, quando se trata da leitura da Bíblia.

    Não é abominar Aldo, é simplesmente REFUTAR e mostrar os erros
    que dizem á boca para fora quando querem fazer valer as interpretações
    e opiniões pessoais acerca do que está escrito na Palavra de DEUS.


    Você tem uma interpretação completamente errada, ou então faz de propósito,
    se alguém abominar ALGO essa pessoa não precisa de admitir NADA, porque
    ao abominar já está a confirmar que isso existe mas por exemplo pode não gostar.


    Dai que não existe nenhum abominar, as coisas são como são, e todos são livres 
    de pensar, interpretar, e opinar conforme quiserem sobre determinado tema,
    assim como os outros que estão no mesmo direito de REFUTAR todas essas coisas. 

    Aldo Maro Ferraro
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    A Biblia é matéria opinativa ? - Página 7 Empty Re: A Biblia é matéria opinativa ?

    Mensagem por Aldo Maro Ferraro Sex 12 Abr 2024, 20:57

    Meu preclaro amigo Tzaruch

    A “compreensão” é subjetiva não porque eu o queira, nem é objetiva porque tu o queiras. A “compreensão” é subjetiva por necessidade.

    Caso quiséssemos considerar a “compreensão” objetiva, dever-se-ia encontrar um outro vocábulo para designar a participação intelectual/ cultural/ racional/ analítica/ sentimental/ emocional do leitor.
    Ou então proibamos o leitor de interpretar o texto, posto que proibido de externar seus, para não dizer opiniões, pontos de vista. Ou seja, todos os leitores deverão ser obrigados a ter exatamente os mesmos “pontos de vista”.

    Prezado Tzaruch, os leitores são seres humanos, não são computadores.


    P.S. É inútil que continues a inserir cópias de conceitos de EGO, pois que eu tenho o conceito dos meus professores, dos meus alunos e dos colegas de grupo de estudos.

    Deus nos abençoe e nos ILUMINE
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    Mensagem por Aldo Maro Ferraro Sex 12 Abr 2024, 21:43

    UM PARENTESIS

    da mensagem 92:


    Aldo escreveu:No que se refere à redação, a opinião é inócua, senão deletéria. 


    Aldo, você usou duas palavras OPOSTAS em sentido,, é uma coisa a outra ?

    Ou é uma coisa senão a outra e quem quiser escolha ?


    Prezado Tzaruch

    Na lingua portuguesa o uso da expressão "senão" pode ser usada para dar maior ênfase ao que se quer apontar, alternativamente ao já apontado previamente, por lhe ser superior ou mais grave.

    Volto a fazer o mesmo comentário, com outras palavras, na esperança que o entendas:

    = No que se refere à redação, a opinião é inútil pois não produz o efeito pretendido; ainda mais grave que isso, ela pode chegar a ser prejudicial.

    que tal?

    P.S. minhas homenagens ao saudoso Prof. Mario Barreto, meu professor de lingua portuguesa, professor do Colégio Pedro II (Rio de Janeiro)

    Deus nos abençõe e nos ILUMINE
    Tzaruch
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    A Biblia é matéria opinativa ? - Página 7 Empty Re: A Biblia é matéria opinativa ?

    Mensagem por Tzaruch Dom 14 Abr 2024, 00:26


    Resposta à Mensagem Nº98

    Olá Aldo.




    Aldo escreveu:A “compreensão” é subjetiva não porque eu o queira, nem é objetiva 
    porque tu o queiras. A “compreensão” é subjetiva por necessidade.

    P.S. É inútil que continue a inserir OPINIÕES e conceitos do seu EUgo.

    Porque motivo não apresentou as diferenças entre entender e 
    compreender para ver se conseguia provar essa subjetividade ?

    Aldo escreveu:Caso quiséssemos considerar a “compreensão” objetiva, dever-se-ia 
    encontrar um outro vocábulo para designar a participação intelectual/ 
    cultural/ racional/ analítica/ sentimental/ emocional do leitor.

    Qual "outro vocábulo" se você ainda não citou NENHUM ?


    Está a misturar as coisas Aldo, a subjetividade existe sim, mas no
    assunto em questão que é sobre a bíblia e o entender e o compreender,
    é como o azeite e o vinagre, cada um tem o seu recipiente.

    O assunto do entender e o compreender não entra subjetividade, 
    tanto é que você NÃO CONSEGUE CITAR NENHUM DICIONÁRIO
    ou fonte confiável linguística que prova essa sua afirmação. 

    Aldo escreveu:Ou então proibamos o leitor de interpretar o texto, 

    Você gosta muito de misturar os assuntos a dar um contexto diferente
    daquele que realmente se está a tratar,, e faz isso para parecer que
    argumenta corretamente sem de fato o estar a fazer.

    Também isso é chamado de falácia com abaixo ficará mostrado.

    Aldo escreveu:posto que proibido de externar seus, para não dizer opiniões, pontos de vista. 

    Não invente nem venha com falácias Aldo, no contexto de entender e
    de compreender este ultimo NÃO é NEM NUNCA PODE SER SUBJETIVO.



    Compreender trata­-se de ter clareza sob quais os motivos, 
    origens e linhas de raciocínio foram criadas para que se chegue 
    a uma resposta final e sem dúvida essa clareza pode nos dar muito 
    mais embasamento e segurança para tomar nossas decisões e ações.

    https://www.redspark.io/empatia-entendimento-e-compreensao/ 


    E isso porque como já antes citado e mostrado, o COMPREENDER é um
    conhecimento APROFUNDADO "CLAREZA" sobre determinado assunto.

    Daqui até você dizer que alguém é proibido de alguma coisa,
    não passa mesmo de uma grande FALÁCIA



    Falácia do Espantalho

    Consiste em criar ideias reprováveis ou fracas, 
    atribuindo-as à posição oposta.

    Ex.:
    Deveríamos abolir todas as armas do mundo porque elas causam guerras. 
    Só assim haveria paz verdadeira.


    Meu adversário, por ser de um partido de esquerda, 
    é favorável ao comunismo radical e quer retirar todas as suas posses, 
    além de ocupar as suas casas com pessoas que você não conhece.

    O outro é convertido num monstro, num espantalho, 
    uma figura fácil de odiar e na qual todos querem bater 
    visto que sua maldade foi "comprovada". 

    É dessa forma que se faz uma pessoa odiar alguém ou alguma coisa, 
    basta associá-los a outra pessoa ou coisa que todos odeiam.
     Leva-se a pessoa a odiar o outro por associação.

    É uma demonização do oponente.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia#Espantalho


    Isso que chamou de "proibição" é invenção sua ao mudar o assunto para
    outro contexto e assim apresentar uma dita conclusão reprovável.

    Aldo escreveu:Ou seja, todos os leitores deverão ser obrigados a ter
    exatamente os mesmos “pontos de vista”.

    Não foi isso que ficou escrito Aldo, deixe-se de invenções e de distorções.


    Falácia do espantalho

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    A falácia do espantalho é uma falácia informal em que o debatedor ignora referentes 
    (significados) do posicionamento do adversário, substituindo tudo por uma versão 
    mais ou menos distorcida que não representa o que de fato seu adversário defende.
     
    Essa falácia se produz propositalmente ou não. 
    Em todo caso, facilmente pode estar ocorrendo uma ânsia por tornar 
    o argumento do adversário mais fácil de refutar.

    Se a distorção aconteceu por acidente, de forma não-intencional, 
    terá sido por que o debatedor que a produziu realmente não entendera 
    o argumento de seu oponente.

    Na prática, a falácia consiste em o atacante refutar um argumento 
    (espantalho) fabricado por ele mesmo

    Fica a sensação de vitória, para a platéia, enquanto que a realidade do argumento original, 
    aquilo que o adversário realmente defende, nem sequer foi tocada.
     
    Para alguém que não esteja familiarizado com o argumento original, 
    que não esteja ciente da sua significação completa, tal "ilusionismo" 
    de golpes no argumento espantalho será percebido como 
    uma refutação válida do argumento original.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia_do_espantalho 


    Esta ultima citação ainda explica melhor e MOSTRA CLARAMENTE 
    a falácia que acabou de falar com essa sua insinuação inventada.

    Aldo escreveu:Prezado Tzaruch, os leitores são seres humanos, não são computadores.

    E por não serem computadores......


    Compreender trata­-se de ter clareza sob quais os motivos, 
    origens e linhas de raciocínio foram criadas para que se chegue 
    a uma resposta final e sem dúvida essa clareza pode nos dar muito 
    mais embasamento e segurança para tomar nossas decisões e ações.

    https://www.redspark.io/empatia-entendimento-e-compreensao/ 


    ... esses leitores tem por base o significado das palavras, as quais dentro
    do contexto em questão mostram claramente que o leitor começa por
    entender um assunto, e depois ao compreender é quando começa a ter
    CLAREZA sobre os motivos que levaram a uma resposta final.


    O assunto entre entender e compreender não tem nada a ver com a liberdade
    do leitor na interpretação, tem sim a ver que essa dita CLAREZA que está 
    presente quando se COMPREENDE, e isso é com OBJETIVIDADE.


    Na subjetividade NÃO EXISTE clareza, tudo é subjetivo tanto pode ser
    de uma maneira como de outra totalmente oposta.


    Dessa forma, todo aquele que vai pelo caminho da subjetividade está por
    conta própria, é livre de o fazer, mas o mais certo é não estar
    a COMPREENDER, e isso já está mais que evidente.  


    Aldo escreveu:P.S. É inútil que continues a inserir cópias de conceitos de EGO, 

    A subtileza das citações um dia irão surgir efeito, por enquanto
    parece que estão a cair em saco roto.

    Aldo escreveu:pois que eu tenho o conceito dos meus professores, 

    Aldo, seja livre de ter quantos conceitos quiser, e de ter
    quantos professores quiser, mas neste mundo que se rege
    por regras linguísticas, nem as falácias o vão ajudar

    Aldo escreveu:dos meus alunos e dos colegas de grupo de estudos. 

    Porque não chama eles todos aqui para o debate ?


    Porque não requer a ajuda desses todos que fez referencia para eles
    lhe ajudarem naquilo que claramente tem vindo a errar ?


    https://forumevangelho.forumeiros.com/t7649-o-quarto-reino#125903
    A sequencia que tu apontas, antes entender para depois compreender, 
    se aplica, entre outros, no caso da leitura de um texto. 
    Efetivamente, em primeiro lugar deves entender o que está escrito 
    (desde que conheças o tema e o idioma) para depois com a inteligência, 
    subjetiva, assimilar a mensagem expressa no texto.
     

    Em outro tópico escreveu "inteligência subjetiva", para começar 
    os TIPOS de inteligência não contemplam isso, e para terminar
    porque simplesmente não é lógico.

    ____________________________________________________________________________
    Você sabia que existem 9 tipos de inteligências diferentes?
    O que são múltiplas inteligências?
    Os nove tipos de inteligência segundo Gardner
    Inteligência lógico-matemática
    Inteligência linguística
    Inteligência musical
    Inteligência espacial
    Inteligência corporal-cinestésica
    Inteligência intrapessoal
    Inteligência interpessoal
    Inteligência naturalista
    Inteligência existencial
    https://etalent.com.br/artigos/autoconhecimento/voce-sabia-que-existem-9-tipos-de-inteligencia/
    _________________________________________________________________________________________________________

    Por acaso conseguiu ver ai na lista essa tal de "inteligência subjetiva" ?


    O que é Subjetivo: 

    Subjetivo é tudo aquilo que é próprio do sujeito ou a ele relativo
    É o que pertence ao domínio de sua consciência. 


    É algo que está baseado na sua interpretação individual, 
    mas pode não ser válido para todos.


    Subjetivo e objetivo

    Subjetivo é o oposto de objetivo. 
    Um conhecimento subjetivo é aquele que depende do ponto de vista pessoal, 
    individual, que não é fundado no objeto, mas condicionado somente por sentimentos 
    e afirmações arbitrárias do sujeito. 



    Um conhecimento objetivo é fundado na observação imparcial, 
    é independente das preferências individuais.

    https://www.significados.com.br/subjetivo/  
     

    Tendo em conta o significado de SUBJETIVO, e aplicado á dita "inteligência",
    então significa que é uma inteligência que pode não ser válida para todos.


    Aldo, o uso indevido das palavras e dos seus significados dão origem a
    frases sem qualquer sentido lógico como essa que escreveu.  


    __Aldo__
    (desde que conheças o tema e o idioma) para depois com a inteligência, 
    subjetiva, assimilar a mensagem expressa no texto.
    _____________________________________________________________________


    A semântica está ERRADA, o adjetivo "subjetivo" deveria estar a incidir sobre
    a ação da inteligência e não sobre a própria inteligência


    Desta forma você aplicou a subjetividade á inteligência, se tivesse construído
    a frase de forma diferente ainda que errada na mesma porque não é com
    subjetivismos que uma mensagem é assimilada, mas teria mais sentido




    ___Exemplo da semântica correta____
    (desde que conheças o tema e o idioma) para depois com a inteligência, 
    ,assimilar subjetivamente a mensagem expressa no texto.
    ________________________________________________________________________________

    Pronto, esta seria a semântica correta para transmitir aquilo que é a sua
    convicção errada sobre o assunto em questão.




    Subjetivo na Filosofia

    O conceito filosófico de subjetividade foi especialmente trabalhado pelo filósofo alemão Immanuel Kant, 
    numa tentativa de superação da compreensão da dualidade entre os conceitos de subjetividade e objetividade. 

    Para ele a palavra objetivo indicava o conhecimento científico que deve 
    ser justificável, independente de capricho pessoal. 


    Uma justificação só será objetiva se puder ser submetida a uma prova 
    e consequentemente compreendida por todos. 


    O sentido de subjetividade é usado para expressar os sentimentos e convicções.


    No campo filosófico Kant já diz tudo, o que é objetivo é independente
    dos caprichos pessoais de cada pessoa, e que pode ser
    COMPREENDIDA por todos.


    Direito Subjetivo

    O direito subjetivo
    é o que dá ao indivíduo a capacidade de exercer determinada 
    conduta em defesa de seus direitos. 


    Por exemplo: ao ser agredido verbalmente, cabe ou não, 
    entrar com uma ação contra o agressor. 


    Esse é um direito subjetivo, é a forma que se entende se é ou não seu direito. 
    O direito subjetivo só produzirá efeitos se for previsto pelo direito objetivo, 
    nesse caso provem da lei, que assegura um processo legal..


    Mas se quiser passar ao campo do direito, então ao ser agredido é um
    direito subjetivo você tomar ou não tomar ação, mas seguindo em
    frente só terá suporte se o assunto for previsto pelo direito OBJETIVO.



    Começa na subjetividade, sim ou não talvez, se sim o seu caso 
    ainda está pendente do que é de fato incluido no direito OBJETIVO.
        

    Aldo, agora preste atenção, o significado das palavras não são uma
    proibição á forma de pensar das pessoas, no assunto em questão é
    somente a descrição do verdadeiro significado de COMPREENDER.

    Se o COMPREENDER exige OBJETIVIDADE cumpre quem quer COMPREENDER.


    Se a pessoa optar por fazer uma interpretação subjetiva, carregada de opiniões
    e caprichos pessoais
    ela está nesse direito, mas isso nunca lhe irá dar razão,
    nunca irá servir como argumentação, e além de não ser aceite por todos

    o mais certo é essa pessoa estar ERRADA na interpretação que fez. 





    Falácias á PARTE, evite-as, porque em nada vão engrandecer a sua capacidade

    de argumentação ou de bom debatedor.




    Tzaruch
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    A Biblia é matéria opinativa ? - Página 7 Empty Re: A Biblia é matéria opinativa ?

    Mensagem por Tzaruch Dom 14 Abr 2024, 03:11


    Resposta à Mensagem Nº99

    Olá Aldo.





    Aldo escreveu:UM PARENTESIS

    da mensagem 92:

    Com tanta refutação na Msn Nº92 ao que tem falado, nada mais cita,
    senão algo que nem percebeu a refutação.

    Aldo escreveu:
    Aldo escreveu:
    No que se refere à redação, a opinião é inócua, senão deletéria. 

    Aldo, você usou duas palavras OPOSTAS em sentido,, é uma coisa a outra ?

    Ou é uma coisa senão a outra e quem quiser escolha ?


    __Aldo__
    Prezado Tzaruch

    Na lingua portuguesa o uso da expressão "senão" pode ser
    usada para dar maior ênfase
    ao que se quer apontar,

    O SENÂO  é a junção do SE+NÃO,, que quer dizer,, SE ALGO,, então NÃO.

    Se for usado como chantagem ou persuasão sim pode dar enfase
    o problema é que  você não apontou algo para dar mais ÊNFASE
    você APONTOU UMA COISA CONTRÀRIA/oposta



    senão
    se.não A Biblia é matéria opinativa ? - Página 7 Bola-fonetsəˈnɐ̃w̃


    advérbio
    exceto, salvo, a não ser, menos

    conjunção
    quando nãode outro modoao contrário
    https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/sen%C3%A3o  



    O contrário é efetivamente onde mais recai o sentido de "SE+NÃO",
    por isso o mais certo é ter usado a palavra errada para definir
    a tal opinião sobre a redação bíblica.




    Fica a PROVA do significado das palavras que usou na definição.

    inócua
    A forma inócuaé [feminino singular de inócuo].
    inócuo
    (i·nó·cu·o)

    adjectivo


    1. Que não causa dano; não nocivo.  PERIGOSO, PREJUDICIAL
    2. Inocente, inofensivo.
    3. Que não produz o efeito pretendido.
    "inócua", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, 
    https://dicionario.priberam.org/in%C3%B3cua.


    O sinal () indica que não é igual,, é diferente,, OPOSTO etc.




    deletério
    (de·le·té·ri·o)

    adjectivo


    1. Que destrói ou pode destruir (ex.: efeito deletério). = DESTRUIDOR, FTÁRTICO
    2. Que é muito pernicioso à saúde (ex.: composto deletério). = INSALUBRE
    3. Que corrompe ou torna imoral (ex.: influência deletéria). = CORROMPEDOR, DESMORALIZADOR

    "deletéria", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024,

     https://dicionario.priberam.org/delet%C3%A9ria.


    __Aldo__

    Opinar a respeito da redação seria desaprovar o hagiógrafo o que é,
    obviamente, inadmissível. Consegues perceber a diferença?

    _________


    Antes falou que seria INADMISSIVÈL opinar acerca da redação,
    agora vem dizer que opinar sobre a redação é algo inócuo, ou seja,
    não causa dano, inofensivoe depois aplica o "senão" indicando
    que destrói ou pode destruir.


    Se é inadmissível onde entra o inofensivo e não causar dano ? 

    Você diz cada coisa Aldo, que não lembra a ninguém.


    Aldo escreveu:alternativamente ao já apontado previamente, 
    por lhe ser superior ou mais grave.

    Os seus professores se fossem vivos não teriam nenhum orgulho
    ao ler essas coisas que está por ai a dizer.


    Aldo, você falou de uma coisa INADMISSIVÈL, isto não é compatível
    com a palavra (INÓCUA), e por consequência o que é deletério 
    é claramente O OPOSTO.


    O sentido de inócua não tem nada de inferior ou menos grave em
    relação a deletério,, SÃO SIMPLMESMENTE PALAVRAS OPOSTAS.


    Se você fosse mais dicionário-ó-dependente, tipo dentro do circulo
    do tal poste, por certo não teria vindo cometer esses erros linguísticos,
    onde a sua semântica e significados das palavras deixa muito a desejar.

    Aldo escreveu:Volto a fazer o mesmo comentário, com outras palavras, 
    na esperança que o entendas:


    Você usar outras palavras significa dar um sentido completamente diferente.

    Se inicialmente já estava errado, na tentativa de se defender ainda
    veio se enterrar mais no erro, mais valia ter deixado como estava.


    Aldo escreveu:= No que se refere à redação, a opinião é inútil pois não produz o efeito pretendido
    ainda mais grave que isso, ela pode chegar a ser prejudicial.

    Opinião inútil, opinião a produzir efeito,, que conversa é essa ?



    __Aldo__

    Opinar a respeito da redação seria desaprovar o hagiógrafo o que é,
    obviamente, inadmissível. 
    Consegues perceber a diferença?

    _________



    Primeiro, você não falou antes de inútil,, você falou de INADMISSÍVEL, é diferente.


    Depois, o problema não era o efeito dessa opinião, porque ao dizer que era
    inadmissível e que SERIA desaprovar o hagiógrafo , já se entende que 
    está a ter o efeito CLARAMENTE negativo (deletério).


    Está a ver Aldo, nem na tentativa de usar outras palavras você chegou lá,
    mudou por completo o sentido da frase que não está mais a dizer a mesma coisa

    Aldo escreveu:que tal?

    Então,, foi como das outras vezes, você não faz jus ao conhecimento que quer
    demostrar ter sobre linguística/gramática, e pronto, acabou DE NOVO REFUTADO

    Aldo escreveu:P.S. minhas homenagens ao saudoso Prof. Mario Barreto, 
    meu professor de lingua portuguesa, professor do Colégio Pedro II (Rio de Janeiro)

    O professor falhou ou o aluno não acertou, senão foi as duas coisas.


    Que tal ?





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    Mensagem por Tzaruch Dom 14 Abr 2024, 03:21

    Sobre os relativismos.
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