Caros confradesO início dado a este tema é de todo conveniente, pois ao nos propormos analisar se a Bíblia é passível de opiniões devemos, antes de tudo mais, ter bem clara a noção do que venha a ser “opinião”.
Com certeza um bom princípio é a consulta aos dicionários, eles nos proporcionam uma ideia inicial, a partir da qual podemos desenvolver nossas próprias deduções.
Ao consultar dicionários, há que se ter presente que fornecem uma informação geral; mas que, para alcançar o efetivo saber, além dos dicionários é necessária informação de todas as fontes alcançáveis, para o que há que se ter uma mente ampla, aberta, crítica e analítica. É necessário superar a limitação dos dicionários, pensar maior.
Isto porque o termo “opinião” é mais amplo do quanto possa ser considerado nas citadas referências. Efetivamente, de forma abrangente (sempre em negrito a transcrição do dicionário), significa a manifestação de uma forma de ver; em melhores palavras, uma forma de entender e compreender a realidade e é um juízo subjetivo.
Entretanto, uma opinião pode ser expressada em vários níveis de confiabilidade, e disso os dicionários não aventam.
Pode ser a manifestação de um indivíduo sem cultura suficiente, sem conhecimento, ou que tenha conhecimento vago da realidade a respeito da qual pretende argumentar, que tenha uma ideia confusa acerca da realidade e que se opõe ao conhecimento tido como verdadeiro; enfim, um ignorante. Ignorância entendida como a falta de conhecimento em um sujeito capaz (eu sou totalmente ignorante em matéria médica). Essa opinião é vulgarmente conhecida como “palpite”. As referências dos dicionários focalizam principalmente essa condição humana.
No outro extremo, e esta circunstância não é abordada nos dicionários em referência, a opinião pode ser manifestada por um indivíduo possuidor de adequado nível cultural, conhecedor do assunto do qual está a opinar, apto a entender, compreender e analisar a realidade para enfim, em um exercício intelectual, sintetizar a ideia em sua opinião. Neste caso a opinião é dita consistente, tem conteúdo, consequentemente, tem valor argumentativo.
Matérias como a matemática e a física (das quias fui professor) não admitem opiniões. a matemática segue regras lógicas determinadas e a física é de todo constatável.
Enquanto que os humanismos, filosofia, psicologia, política, são matérias opinativas. Vem daí a questão proposta neste tópico, pois que a religião é, certamente, humanismo por excelência. Constatamos a variedade de religiões inclusive não cristãs e, focalizando agora o cristianismo, a variedade de vertentes. As várias igrejas cristãs demonstram a variedade da opiniões a respeito da Bíblia.
A capacidade de pensar, consequentemente de opinar, é o maior dom que recebemos de Deus.
Pratiquemos a gentileza e a cordialidade
Deus Pai nos abençoe. Aldo