F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+70
Roberto Costa
Betho
Arcolino
Tzaruch
Leo Carvalho
McLiano
Jorge Paulo Barbosa
Waiky
DiaconoJonas
Kellyne
Jaecio
Pires
Janete
Julio Celestino
Paulo Moraes
Edivagna
Tiago Garcia
Rodrigues
Mario Wellington
Elielson Ribeiro
Dannilo Stelio
Clayton Lima
Célio Saldanha
Gilcimar
Rasabino
Prof. Azenilto G. Brito
Fabio dos Santos
Ademar
RBianch
Juliano Toledo
Diephe
Bruno Azeredo
Vasuilvan
CarlosB
Gleison Elias
Flavio da Silva
Edinêr
Cintia Mendonça
Gerson Witezak
Thigo
Cassia Santos
EmanuelFFPavoni
Maristela
José Pereira
Márcio
Celia Carvalho
Claud.CJJ
Marcelo Almoedo
Cardoso
Diego
Francisco Ewerton
Edison
Leonardo
Marcia
Pr. Francisco Belvedere
Pereira
Lanes
Samuel Matos
Maria Madalena
Jefté
Anamim
--d@niel--
Clovis
Bruno
Devaney
Norberto
José Herminio
Márcio Gomes
Valdomiro
Zilton Alencar
74 participantes

    O Dizimo e a Nova Aliança

    Votação

    Qual a sua opinião sobre o dízimo na igreja?

    [ 36 ]
    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Bar_left33%O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Bar_right [33%] 
    [ 48 ]
    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Bar_left44%O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Bar_right [44%] 
    [ 25 ]
    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Bar_left23%O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Bar_right [23%] 

    Total de votos: 109

    Gerson Witezak
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 595
    Data de inscrição : 01/06/2010

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Gerson Witezak Qui 04 Set 2014, 20:17

    A paz de Deus Célio.

    Você citou muitas passagens bíblicas, nas quais acredito eu que não ajudou muito no assunto dizimo e a nova aliança.

    Você citou Romanos 13, em especial vou pegar o verso 6 e 7:
    Célio escreveu:6 Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.
    7 Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

    Aqui em Romanos 13 Célio, não fala nada sobre o dizimo. Mais sobre tributos e impostos que todos nós devemos pagar.
    Paulo estava apenas ensinando oque o Senhor Jesus também ensinou em Mateus 22:17-22 e em Mateus 17:24-27.

    Célio escreveu:Em Mateus 23.23 Jesus estava citando os fariseus como referência, mas o texto em nenhum momento foi uma carta escrita para que os fariseus lessem. Eles sequer souberam o que é o Novo Testamento. Jesus falou muito acerca de dinheiro na Bíblia e em relação ao dízimo falou o suficiente, para que fosse compreendido por uns e que outros ficassem sem entender. O fato do dízimo ter sido pouco pronunciado no Novo Testamento é por ser já uma prática estabelecida e que não havia a necessidade de ficar repetindo em cada carta, já que o que os discípulos que posteriormente se tornaram apóstolos pregavam justamente o Velho Testamento. Os apóstolos não tinham um Novo Testamento para ficar fazendo recitações, mas somente o Velho Testamento, como em inúmeras cartas foram citadas.

    O dizimo foi citado no lugar onde o Senhor Jesus estava censurando os escribas e fariseus, a única coisa boa que os hipócritas faziam na Lei, era dizimar...Porque no resto, eles eram sepulcros caiados.

    é só ver o tanto que o Senhor Jesus disse: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas!

    Perceba uma coisa que você disse Célio: " O dízimo é tudo que uma instituição religiosa precisa para se manter, onde os seus associados mantém o funcionamento contínuo e dessa forma podem praticar o amor ao próximo sem avareza ou egoísmo. "

    Célio, sem querer te ofender, mais veja o quanto você esta se espelhando nos escribas e fariseus da Lei, pois você testifica que o Dizimo é "TUDO" que uma instituição religiosa precisa para se manter funcionante, e que a pratica do amor não funciona sem a existência do dizimo.

    Mais não foi isso que o Senhor Jesus Ensinou Célio, o Senhor ensinou que o mais importante é "o AMOR, a FÉ, e a MISERICÓRDIA".

    Na instituição CCB Célio, pensamos diferente; Colocamos o AMOR, a FÉ, e a MISERICÓRDIA, como sendo "TUDO" que precisamos para se manter, onde os seus associados mantém o funcionamento contínuo, e dessa forma podem praticar a piedade e o amor ao próximo sem avareza ou egoísmo.

    1 Coríntios 13:4-7
    O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
    Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
    Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

    A lei e Obra de Cristo é fundamentada no Amor.
    E é por isso que a CCB (os ministros) não buscam os seus próprios interesses (salários), Porque sabemos que onde existe a Lei do dizimo, existe também salários aos seus ministros, porque esse é a finalidade do dizimo (pagar salários). Mais a finalidade das ofertas (modelo CCB) é em prol da comunidade, e não em prol dos ministros!


    Deus te abençoe!

    Edivagna
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Número de Mensagens : 39
    Data de inscrição : 20/08/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Edivagna Qui 04 Set 2014, 21:41

    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Qui 04 Set 2014, 21:50


    Dizer que as palavras de Paulo em 1 Cor. 9:14 referem-se a “viver pela fé” é totalmente contrário ao conexto da passagem. Paulo está falando de como seria o modelo para o sustento do ministério cristão. Ele apenas diz que PARTICULARMENTE se eximia de tal direito (como o de ter uma companheira ao seu lado ao exercero o ministério). O contexto todo indica sua busca de ilustrar pela lei mosaica a questão da sustentação dos que trabalham na obra de Deus.

    E essa conversa de “lei de Moisés” significa o quê, afinal de contas? Parece que muitos interpretam qualquer regra “inconveniente” como sendo da “lei de Moisés”, esquecidos que essa lei também define--amar a Deus sobre todas as coisas/amar o próximo como a si mesmo (Deu. 6:5 e Lev. 19:18).

    Certa vez ouvi um pregador e autor cristão, até famoso, alegando algo assim: “Se os cristãos sabatistas querem guardar o sábado, então devem cumprir todas as 613 regras do judaísmo”. Vejam como ele DISCRIMINA contra o sábado. . .  E só contra esse “inconveniente” princípio.

    Daí, eu lhe perguntaria--quando Paulo recordou aos efésios o seu dever de respeitarem “o primeiro mandamento com promessa”, que é o 5o. do Decálogo (Efé. 6:1-3), com isso aqueles crentes ficaram também obrigados a cumprir todas as 613 regras do judaísmo? Se não, por que não?

    Então, assim como discriminam contra o sábado com essa linguagem de “lei de Moisés”, o mesmo fazem com o dízimo.

    E ninguém deu UM PIO sobre o que eu expus quanto ao silêncio do autor de Hebreus, nos cap. 7 a 10, em explicar o suposto sentido prefigurativo, simbólico, cerimonial desses três princípios da “lei de Moisés” que dão como abolidos e não mais aplicáveis à Igreja--o sábado, as leis alimentares, o dízimo.
    Dannilo Stelio
    Dannilo Stelio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Evangélico, pastor, funcionário público
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 774
    Idade : 50
    Cidade/Estado : MACAPÁ
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -7
    Pontos de participação : 1305
    Data de inscrição : 10/07/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Dannilo Stelio Sex 05 Set 2014, 10:28

    Maria Madalena escreveu:Os pastores só recebem em paz ovelhas que dizimam

    Se uma ovelha cai em algum erro, como prostituição, adultério ou alguma desonestidade praticada contra terceiros, não há perseguição do pastor (contra ele).

    Mas a ovelha que se rebela contra a lei do dízimo, o pastor deseja que tal ovelha SUMA do meio da irmandade da igreja!

    Então, uns dizem que a ovelha é gananciosa, por não querer dar 10%, no entanto, tal pastor se mostra mais ganancioso ainda...

    Nesse caso, o erro não está no dízimo em si, mas nas pessoas. O argumento bíblico pró-dízimo não fica invalidado por casuísmos.
    Gerson Witezak
    Gerson Witezak
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 595
    Idade : 45
    Cidade/Estado : Varzea Grande MT
    Religião : Cristão
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil CCB
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 18
    Pontos de participação : 1169
    Data de inscrição : 01/06/2010

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Gerson Witezak Sex 05 Set 2014, 14:30

    Olá Professor Azenilto.

    Prof. Azenilto escreveu:Dizer que as palavras de Paulo em 1 Cor. 9:14 referem-se a “viver pela fé” é totalmente contrário ao conexto da passagem. Paulo está falando de como seria o modelo para o sustento do ministério cristão. Ele apenas diz que PARTICULARMENTE se eximia de tal direito (como o de ter uma companheira ao seu lado ao exercero o ministério). O contexto todo indica sua busca de ilustrar pela lei mosaica a questão da sustentação dos que trabalham na obra de Deus.

    Sabe professor, Paulo não estava ensinando aos corintios como se deve ser o modelo de sustento pastoral, ele diz que: "Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho."
    Viver do EVANGELHO de Cristo, é viver pela Fé, e não por salário adquirido do dizimo da Lei da Velha aliança.
    Não sei de onde tirou isso! Que viver do Evangelho, signifique ser sustentado pelos membros da comunidade Cristã!

    Porque se ele (Paulo) tivesse ensinando isso, ele não teria dito isto: "Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo."

    Paulo diz que "nós" não usamos deste direito.  "NÓS" quem?
    NÓS Apóstolos?
    NÓS evangelistas?
    NÓS discípulos?
    NÓS eu (Paulo)?
    NÓS ministros do EVANGELHO?

    Nós não esta no singular, como o professor mesmo disse:
    Prof. Azenilto escreveu:Ele apenas diz que PARTICULARMENTE se eximia de tal direito (como o de ter uma companheira ao seu lado ao exercer o ministério).

    E no verso 18 Paulo ainda termina dizendo:
    Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho. 1 Coríntios 9:18



    Prof.Azenilto escreveu:E essa conversa de “lei de Moisés” significa o quê, afinal de contas? Parece que muitos interpretam qualquer regra “inconveniente” como sendo da “lei de Moisés”, esquecidos que essa lei também define--amar a Deus sobre todas as coisas/amar o próximo como a si mesmo (Deu. 6:5 e Lev. 19:18).

    Certa vez ouvi um pregador e autor cristão, até famoso, alegando algo assim: “Se os cristãos sabatistas querem guardar o sábado, então devem cumprir todas as 613 regras do judaísmo”. Vejam como ele DISCRIMINA contra o sábado. . .  E só contra esse “inconveniente” princípio.

    Só tenho a dizer isto:
    Quem guarda o sábado (dias), o guarda para si mesmo e esta fraco na fé, porque não anda em Espírito, e esta discernindo as coisas espirituais com as carnais.
    O nosso verdadeiro "DIA" já raiou, já não estamos mais dormindo, mais acordamos do sono para guardar o verdadeiro "DIA" que é sobre todos os dias, que é sobre todas as semanas, que é sobre todos os meses e anos e tempos eternamente. Amém!

    Quem Guarda este "DIA" o qual falo, sabe discernir as coisas espirituais com as espirituais!

    Prof.Azenilto escreveu:
    Daí, eu lhe perguntaria--quando Paulo recordou aos efésios o seu dever de respeitarem “o primeiro mandamento com promessa”, que é o 5o. do Decálogo (Efé. 6:1-3), com isso aqueles crentes ficaram também obrigados a cumprir todas as 613 regras do judaísmo? Se não, por que não?

    Então, assim como discriminam contra o sábado com essa linguagem de “lei de Moisés”, o mesmo fazem com o dízimo.

    Sobre o honrar teu pai e tua mãe, isso faz parte da Lei real, conforme Tiago distingue muito bem em sua carta:  Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Tiago 2:8

    Guardar dias e dizimar não faz parte da lei real, mais honrar teu pai e tua mãe, isso faz parte do Amor de Deus!


    Prof. Azenilto escreveu:E ninguém deu UM PIO sobre o que eu expus quanto ao silêncio do autor de Hebreus, nos cap. 7 a 10, em explicar o suposto sentido prefigurativo, simbólico, cerimonial desses três princípios da “lei de Moisés” que dão como abolidos e não mais aplicáveis à Igreja--o sábado, as leis alimentares, o dízimo.

    silêncio do autor de Hebreus ?

    O autor de Hebreus nem quis se revelar, porque sabia que estava mexendo no vespeiro de abelhas.
    Os Hebreus, eram os Cristãos que guardavam a Lei de Moisés (Os Israelitas convertidos).
    Por isso que o autor de Hebreus falava de forma prefigurativa, para tentar abrir os olhos dos que guardavam a Lei, e queriam que os gentios também guardassem conforme diz em Atos 15.

    Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
    Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.

    E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.
    E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.
    Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.
    Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
    E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
    E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
    E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
    Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
    Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.


    Atos 15:1-12


    Se você Prof. Azenilto, consegue suportar um jugo que nem os antigos da Lei conseguiam suportar, boa sorte!

    Naquele tempo já havia grandes contendas acerca das quais coisas conversamos hoje.
    Os fariseus crentes queriam que os gentios convertidos se circuncidassem e guardassem a lei de Moisés, mais houve uma assembléia na Igreja de Jerusalém, onde se tratou sobre o assunto, e o Espirito Santo ordenou pela boca do Apóstolo Tiago assim:  Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.
    Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.
    Atos 15:19-21


    Depois disto, os Apóstolos, os Anciães, e todos os irmãos em comunhão com o Espirito Santo escreveram cartas para todas as igrejas dos gentios dizendo: E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.
    Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento, Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
    Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
    Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
    Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
    Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

    Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.
    E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.

    Atos 15:23-31



    Veja que os Apóstolos não colocaram sobre a Igreja dos gentios o jugo da Lei de Moisés!

    Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:30


    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Maria Madalena Sex 05 Set 2014, 17:22

    Convidado
    Eu sou "A Casa do Tesouro"
    Você é a Casa do Tesouro!
    Cada cristão é a casa do tesouro!
    Quem serve a um irmão, serve a Deus.

    Embora eu muitas vezes tenha lido nos Evangelhos que Jesus tenha dito e ordenado aos homens que demônios seriam expulsos "de graça", eu, por causa dessas pregações "dos dízimos", acreditava que havia uma exceção...: Eu acreditava que um deles (o tal devorador) não podia ser expulso de graça de maneira nenhuma, pois somente se retirava da vida da pessoa mediante a manutenção do pagamento dos 10% (manter o ritual do pagamento durante o resto da vida).

    Entretanto, no meu entendimento atual, digo que aqueles que alegam que só podem manter a expulsão para sempre do devorador mediante a manutenção do pagamento dos 10% do salário estão equivocados. Pois Jesus não deixou nenhum "trunfo" na mão do diabo dizendo: "se meu povo não ofertar ou dizimar, pode entrar nas finanças deles". Não, não creio em trunfo nenhum para diabo nenhum.

    Eu sou hoje apenas ofertante, para honra e glória de Jesus Cristo.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Valdomiro Sex 05 Set 2014, 18:27

    Dannilo, Paz!

    Dannilo escreveu:O argumento bíblico pró-dízimo não fica invalidado por casuísmos.
    Não existe argumento bíblico pró-dizimo a ser praticado pela igreja.

    Paz!
    Valdomiro.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Valdomiro Sex 05 Set 2014, 18:52

    Vansuilvan,

    Quem veio primeiro, a necessidade de um povo separado para fazer o recebimento do dízimo, ou,  pelo fato de Deus ter errado nas contas e ter faltado terra para os levitas, eles foram remediados por meio da coleta dos dízimos...?

    Nobre irmão essa pergunta não ajuda na solução da questão. Existe um fato concreto afirmado categoricamente nas Escrituras. Deus deu os dízimos aos levitas como herança. Infelizmente a história em torno do dízimo é ignorada e só o percentual interessa. Quem estuda todas as questões envolvidas na promulgação do dízimo sabe que a cobrança dele no seio da igreja é uma impropriedade.

    Paz!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Valdomiro Sex 05 Set 2014, 18:57

    Dannillo, Paz!

    Se assim fosse, o Apóstolo Paulo não se valeria justamente de passagens e princípios da lei mosaica para tratar do sustento do obreiro (1ª Co 9. 13-14).
    O princípio sim, o percentual não! Ai seria um bom momento para Paulo falar de dízimo, mas falou do boi que trilha o grão. Porque será?

    qual o problema do dízimo ser "imposto" à Igreja ?
    O problema é impor a Igraj algo que a Bíblia não impôs.

     deixamos de ter restrições e leis às quais obedecer ? a liberdade cristã é ilimitada 
    Ninguém está falando desse tipo de liberdade. A razão é simples a sobrevivência material da igreja não era baseada em dízimos. Atos e Coríntios atestam isso.

    A minha generalização sobre a cruzada anti-dizimista visa sobretudo ao chamado "movimento da igreja emergente"
    Deveríamos considerar olhar com olhos não partidaristas e ver se esse “movimento”, nesse ponto específico, tem razão ou não. Precisamos ver se há ou não necessidade de quebrar o paradigma da cobrança, com o objetivo de sermos mais bíblicos e menos tradicionalistas. Infelizmente quem nasceu sob a cobrança pensa que o dízimo é uma verdade eterna no meio evangélico e não é. Você continua generalizando, impropriamente, ao achar que o dízimo é apenas mais um meio ou um elemento de insurreição.

    Quanto à fala do Pr. Altair Germano, veja bem que ele não se insurge contra o dízimo, mas sim contra a utilização incorreta de Malaquias 3.10 
    Então, você captou bem o que ele disse. Tive essa mesma impressão. Só em retirar o dízimo da pressão de Ml. 3.10, é um bom começo e já o considero um “heroi”.

    A generalização que você faz ao colocar todo mundo como insurgente contra o dízimo é um erro, pois isso não é verdade. Muita gente que conheço, inclusive eu, não somos contra alguém dar o dízimo. Agora falar que o dízimo deve ser dado a partir de um mandamento não é cabível a igreja. Poderíamos estar falando de 5% ou de 20% e seria a mesma questão dos 10%. 

    O dízimo fora da cultura antiga (judaica principalmente), além de não ser cabível a Igreja gera injustiça social. Algo que não ocorreria no antigo Israel.


    Paz!
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sex 05 Set 2014, 21:08


    O Gérson mostra claramente que ignora as verdadeiras origens dessa sua teologia dianenhumista, que é o DISPENSACIONALISMO, denunciado mais e mais como uma aberração teológica que tem como ponto de início a visão da falsa profetisa católica-romana Margaret MacDonald. Mas ele tem a oportunidade de se ilustrar a respeito aqui mesmo, bem pertinho de nós. Basta ir à seção de estudos e ver o que expusemos lá, com o respaldo de dois grandes mestres da própria grei evangélica--o Dr. Russell Shedd, eminente teólogo batista, e o bispo metodista Ildo de Melo. Eis o link iluminador a respeito:

    http://forumevangelho.com.br/t3981-as-raizes-catolicas-da-escola-interpretativa-dispensacionalista

    E termina que ele não deu solução ao fato de que Paulo fala do “primeiro mandamento com promessa” aos efésios, que é o quinto do Decálogo, como devendo ser cumprido por eles (Efé. 6:1-3). Os efésios naturalmente entenderiam ao que o Apóstolo estava se referindo--ao Decálogo como normativo aos cristãos. Essa era a posição deles, pois Paulo em Rom. 7:25 refere-se à “lei de Deus” que era a que tinha em mente visando a cumprir. E ele mesmo identifica essa “lei de Deus” com a que traz o preceito “não cobiçarás” (vs. 7 e 8'), declarando ainda que É (não diz ‘era’) santa, justa, boa, espiritual, prazenteira (vs. 12, 14, 22).

    E o Gérson em parte se equivoca ao falar que esse preceito é da “lei real”. Sim, claro que é. . .  Só que TODOS OS MANDAMENTOS DO DECÁLOGO são da mesma “lei real”, que é a de amar a Deus e amar o próximo. O contexto das palavras de Tiago o indicam.

    Ora, se Jesus tivesse dito que desses dois mandamentos (amar a Deus/amar o próximo) dependem TODA A LEI, menos o preceito do sábado, o Gérson estaria coberto de razão em seu anti-sabatismo (ver Mat. 22:36-40), mas não foi o que Cristo disse. Ele não exclui NENHUM preceito do Decálogo dos princípios de amor a Deus e amor ao próximo.

    E parece que Gérson ainda ignorar que faz parte da mais legítima tradição cristã que os 4 primeiros mandamentos tratam de nossos deveres para com Deus, e os 6 últimos, idem para com o próximo. É como consta HÁ SÉCULOS dos documentos confessionais dos luteranos, batistas, presbiterianos e anglicanos. Antes da Reforma Protestante isso já era basicamente assim definido por católicos e ortodoxos.

    Mas se adotou a visão teológica novidadeira do dispensacionalismo dianenhumista, então dá para entender a razão de não saber essas coisas. Sobre Atos 15, este capítulo, ao contrário do que imagina Gérson e muitos outros adeptos do dispensacionalismo dianenhumista, é um tremendo argumento EM FAVOR do sábado, e não o contrário disso. No próximo quadro apresentarei 7 parágrafos em que demonstramos que valer-se do Concílio de Jerusalém para contestar o princípio do sábado para os cristãos é um “tiro” interpretativo que sai pela culatra dos anti-sabatistas.

    Mas voltando a 1 Coríntios 9, é interessante como Paulo, falando o tempo todo sobre a questão de SUSTENTO DO MINISTRO, se vale de 3 ilustrações--a dos soldados que vão para a guerra e lutam nessa causa para defender sua nação, até arriscando a vida, se necessário, e o faz para ilustar o sustento aos mesmos; vale-se depois da ilustração da vinha, e de como os que a cultivam querem ver a recompensa MATERIAL de seus esforços; finalmente, vem a ilustração do rebanho (paralelismo com as ovelhas da igreja de Deus?), onde mais uma vez fala do sustento do “pastor”.

    O fato é que o coração natural é extremamente egoísta; o homem está continuamente tentando acumular riqueza. O plano de que a Igreja apóie aqueles que trabalham nela para ministrar nas coisas espirituais ajuda os membros a superarem a tendência natural do coração para o egoísmo. Também fornece uma maneira para que os membros da igreja expressem o seu apreço pelos esforços dos pastores em seu favor,  e o mais importante--é um meio para expressar a sua gratidão a Deus pelo seu amor e carinho para com eles, que se manifesta pelos serviços através de seus ministros designados.

    Adicionalmente, Paulo faz uso da ilustração do boi e as provisões para sua alimentação, destacando a provisão humanitária que permitia que o boi comesse do grão que debulhava. Isso contém um princípio de aplicação universal: Aqueles que trabalham têm direito de serem sustentados pelos frutos dos seus esforços (1 Cor 9: 7, 2; 2 Tes. 3:10).

    Que o “nós” a ele se refere é fácil de perceber. Basta ler TODO O CAPÍTULO, que traz até por título, em algumas Bíblia, “Os direitos dos apóstolos”. Paulo claramente está refutando as objeções dos que punham em disputa o seu direito de ser considerado um legítimo apóstolo. E para justamente evitar que fossem levantadas contra ele as objeções de que tinha conhecimento é que VOLUNTARIAMENTE preferiu trabalhar para o próprio sustento, mas ao contrastar-se com os demais apóstolos, claramente fica implícito que tal disposição voluntária dele não era a atitude dos demais.

    Nesse contexto é que ele finalmente ilustra a questão do SUSTENTO dos ministros de Deus, comparando os que “vivem do evangelho” com OS QUE SE ALIMENTAM DO ALTAR--ou seja, lembrando a metodologia de sustento do sacerdócio israelita. Daí fala que “os que pregam o evangelho, que vivam do evangelho”.

    Sinceramente, querer negar o sentido claro de tal texto não passa de um exercício em TORCER as Escrituras, o que é algo muito sério à luz do que Pedro adverte em 2a. Ped. 3:15-17.


    Última edição por Prof. Azenilto G. Brito em Sex 05 Set 2014, 21:32, editado 3 vez(es)
    Gerson Witezak
    Gerson Witezak
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 595
    Idade : 45
    Cidade/Estado : Varzea Grande MT
    Religião : Cristão
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil CCB
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 18
    Pontos de participação : 1169
    Data de inscrição : 01/06/2010

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Gerson Witezak Seg 08 Set 2014, 00:21

    Olá prof. Azenilto.

    Sobre o verdadeiro DIA (qual é antes de todos os dias, e permanece para sempre), só compreende quem nasceu de novo, não da vontade da carne, mais da vontade do Espírito para viver e andar em Espírito; Porque quem anda segundo a carne, guarda os dias de Sábado; Mais quem anda segundo o Espírito, não só guarda o dia de sábado, como também guarda todos os dias da semana, e não só os dias da semana, mais o verdadeiro DIA que é sobre todos os dias, como Paulo diz aos Hebreus:

    Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
    Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
    Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.

    Hebreus 3:13-15


    Hoje é o verdadeiro DIA do Senhor, no qual devemos "REPOUSAR".

    Vamos deixar o assunto de sábado para outro tópico, e continuar no foco do dizimo:


    SOBRE: "o primeiro mandamento com promessa" qual Paulo fez referencia aos Efésios, vemos claramente que essa lei não se cumpre na carne, mais no Espírito, porque quem ama honra seu pai e sua mãe.
    Os gentios cumprem esse mandamento sem saber que existe uma lei sobre isso; Pois conheço pessoas que não tem conhecimento da lei, porém cumprem não no Senhor (pois não são cristãs) o honrar teu pai e tua mãe.
    Ou seja: São pessoas sem conhecimento algum da lei de Deus, porém cumprem o mandamento em espirito, pois são pessoas que amam seus pais e mães. Pena que não são Cristãs, pena que não nasceram de novo para então viverem e andarem segundo o Espírito de Deus!
    E é isso que quero mostrar, que nós cristãos devemos obedecer o único mandamento dado pelo SENHOR JESUS CRISTO ( O AMAR ), então cumprimos o mandamento Espiritual, que é bom, justo e perfeito segundo o Espírito, e não segundo a carne; Porque quem Ama, não só honra teu pai e tua mãe, como também Ama teu próximo como a ti mesmo!

    Já o contrário, o dízimo se cumpre na CARNE, e nós Cristãos não devemos andar segundo os desejos da carne, más segundo os desejos do Espírito; e é nisso que o prof. Azenilto está pecando, pois não sabendo discernir a direita da esquerda segundo o mandamento do Espírito, que é a Obra do AMOR e não voltar novamente à pratica das obras mortas (dízimo "obra da lei")!



    Voltando novamente a 1 Cor.9:

    Ainda que o prof. possa estar certo em suas conclusões, contudo o Apóstolo Paulo (usado por Deus), ensina aos Corintios que: Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.
    1 Coríntios 9:12


    Quem usa deste "direito", qual o prof. Azenilto defende, está segundo as palavras escritas neste livro do Evangelho "pondo impedimento ao evangelho de Cristo".

    Não sou eu quem falo isso, é as palavras do Apóstolo Paulo qual também disse: "eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória.
    Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!"

    1 Coríntios 9:15-16


    Qual é a Obrigação imposta à Paulo?
    Apenas o de evangelizar?
    Se é apenas o de evangelizar, porque ele não quis receber salários?
    E porque ele dizer isso: melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória.?

    Exatamente porque melhor é receber o glória de Deus na Vida incorruptível do que receber sua glória aqui na terra.

    E o Apóstolo não para de falar no contexto da carta. Vejamos:
    Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho.
    1 Coríntios 9:18-19


    E porque Paulo não abusa do seu poder no Evangelho?

    E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.
    1 Coríntios 9:23-24


    Ou seja:  Se Paulo abusar da sua autoridade no evangelho, e fazer conforme alguns faziam (cobrar salários em troca do evangelho), ele não estaria sendo participante do evangelho de Cristo.
    Como ele disse no começo do capitulo: "Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo."


    Considerações finais:

    Prof. Azenilto espero que entenda que o Evangelho de Cristo tem que ser apregoado gratuitamente, e que os frutos que o evangelista necessita para levar o evangelho, tem que ser frutos mediante a fé, pois quem leva o evangelho, pregoa a fé, e como pode o mesmo (o evangelista) carecer de fé, ou não ter fé para pregar o evangelho, sendo dependem-te das obras mortas (dizimo) da lei?




    Gerson Witezak
    Célio Saldanha
    Célio Saldanha
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : asetimatrombeta.blogspot.com
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 781
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília-DF
    Religião : cristão
    Igreja : Tabernáculo de Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -56
    Pontos de participação : 878
    Data de inscrição : 02/07/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Célio Saldanha Seg 08 Set 2014, 13:14

    Maria Madalena escreveu:Convidado
    Eu sou "A Casa do Tesouro"
    Você é a Casa do Tesouro!
    Cada cristão é a casa do tesouro!
    Quem serve a um irmão, serve a Deus.

    Poético e agradável aos ouvidos, mas irrelevante em relação ao que realmente deve ser feito.

    Assim como dizem: você é a igreja!!

    Estamos numa Era morna, onde todos TEM DIREITOS e fazem segundo seus próprios conselhos. Temos uma aparente igreja fermentada, onde os cultos estão cheios de pessoas vazias e com pouco conhecimento de Deus. Os mercenários e déspotas fazem o que querem e quando aparece a verdade, todos se unem para esconder.
    A grande maioria das igrejas no Brasil foram construidas com dinheiro vindo do exterior, pois aqui qualquer placa de igreja pode ser facilmente usada para lavagem de dinheiro pois nesse país a desordem e a anarquia é comumente aceita. O dízimo não é uma ferramenta de maldição e nem mesmo uma prova única de fé, mas o meio lícito de sustentar uma igreja sem que essa receba dinheiro externo. Normalmente os crentes que se rebelam contra esse mandamento não tem nenhuma experiência real com o evangelismo. Se a igreja for começar uma obra em um determinado lugar, dependendo só de ofertas módicas certamente não vai sair de casa de palha, ainda mais se for para gerar crentes convertidos. A cobrança natural do dízimo é um tributo para sustento da igreja para que seus administradores possam projetar os meios necessários para a evangelização, não só por palavras mas também por obras. Mesmo numa igreja que recebe dízimos, pelo menos um terço congrega sem dar nada, isso excluindo os que realmente são pobres e ainda necessitam de ajudas. Existem igrejas que dão esmolas e quando uma pessoa se torna dependente da igreja então é vista com maus olhos e então passa a ser alvo.

    A CCB por exemplo só se mantém por ter igrejas já grandes que constroem templos em todos os lugares, mas nunca com o dinheiro da própria localidade, ainda que os que congregam propõem sacrificar para contruir sua denominação mas esta logo se torna infrutífera pois não influencia em nada na sociedade que está ao seu redor. É apenas um refúgio para quem quer ser salvo mas não pode contribuir como determina as escrituras.

    Nos tópicos vejo muita gente citando Bíblia mas para destruir o que a própria Bíblia determina. Quanto mais é citado um versículo mais aparece outro tirado da própria Bíblia para ser usado como argumento de refutação. Nesse conflito vão surgindo novas igrejas com novas ideias e mais "profetas e profetizas" vão surgindo inviabilizando a pregação do Evangelho. Nesse contexto pode-se ver perfeitamente a igreja que está em Laodicéia com as características das igrejas atuais.

    Apocalipse 3
    14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
    15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
    16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
    17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um des-graçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
    18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
    19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

    Essa é a condição que se encontra as igreja de hoje. O cidadão ajuda a levantar uma igreja na sua localidade ou em outro lugar e quando aprende algo mais que supera o conhecimento da sua igreja então é expulso. Tanto as igrejas de dizimistas como as que sonegam o dízimo agem da mesma forma para enfraquecer o verdadeiro objetivo da existência da igreja cristã. O mal uso dos recursos que poderiam ser gerados por uma igreja leva crentes dizimistas ou não em procurar em outros setores análogos a fé em caso de precisarem de uma creche, asilos, albergues, orfantatos, hospitais e escolas. Isso deveria ser para essa comunidade da mesma fé, mas infelizmente o crente tem que se formar numa faculdade católica ou espírita. Abominam as igrejas que não fazem parte do seu "companheirismo" mas quando precisam realmente, dão graças a Deus por ter um asilo católico que tanto abominam. Quando falo de igreja, não estou me referindo a um lugar onde pessoas se reunem para ficar fazendo recitação de Bíblia e cada um apresentando sua experiência pessoal e depois canta um hino oram e logo se despedem. Essa rotina de sermão é o que irrita a Deus, como disse em Isaias 65

    1 Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui.
    2 Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos;
    3 Povo que de contínuo me irrita diante da minha face, sacrificando em jardins e queimando incenso sobre altares de tijolos;
    4 Que habita entre as sepulturas, e passa as noites junto aos lugares secretos; come carne de porco e tem caldo de coisas abomináveis nos seus vasos;
    5 Que dizem: Fica onde estás, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde todo o dia.
    6 Eis que está escrito diante de mim: não me calarei; mas eu pagarei, sim, pagarei no seu seio,
    7 As vossas iniqüidades, e juntamente as iniqüidades de vossos pais, diz o SENHOR, que queimaram incenso nos montes, e me afrontaram nos outeiros; assim lhes tornarei a medir as suas obras antigas no seu seio.
    8 Assim diz o SENHOR: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele, assim farei por amor de meus servos, que não os destrua a todos,
    9 E produzirei descendência a Jacó, e a Judá um herdeiro que possua os meus montes; e os meus eleitos herdarão a terra e os meus servos habitarão ali.

    Enquanto satanás tem tudo em suas mãos para praticar o engano e a mentira, a igreja que deveria buscar por todos os meios de pregar o evangelho é dividida em facções que negam as Escrituras e deixam de produzir aquilo que realmente está ao seu alcançe.

    Assim como você, outra pessoa perguntou também - onde é a casa do tesouro?
    Será que dizer que pau é pedra vai realmente explicar o significado etimológico da palavra? Seria o mesmo que dizer que nossas letras são apenas meros signos que não tem significado nenhum. Casa do Tesouro Nacional é o lugar onde é colocado todo o montante arrecadado pelo governo, para em seguida seja feito o seu rateamento conforme estabelecido pela lei. O que é um celeiro?

    Conta a história de um grupo de cegos que tentou descrever como era um elefante. Um deles após apalpar o lado musculoso do elefante, chegou à conclusão que ele era como um muro. O segundo cego após tocar nas pernas grossas e roliças, protestou dizendo: “Não, o elefante tem uma forma diferente. Ele se parece com uma coluna.” O terceiro abordou o elefante de outra forma. Após apalpar a tromba, disse: “Vocês dois estão enganados, o elefante se parece com uma grande cobra.” E, assim cada um dos seis teve uma concepção diferente do mesmo elefante.

    As vezes por desinformação ou por conhecerem apenas uma parte da verdade algumas pessoas agem como estes cegos, enfatizando um aspecto das coisas em detrimento de outros. Heresia não é apenas uma doutrina errada, mas pode ser também um assunto ou doutrina em que apenas é enfatizado apenas um lado. Um dos exemplos desta distorção é a interpretação de Malaquias 3:10 que diz: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.”

    A expressão “Casa do Tesouro” tem em nossos dias sido interpretada como sendo a igreja local e onde os dízimos e ofertas devem ser administrados e distribuídos. Mas, o que realmente quer dizer a expressão “Casa do Tesouro”, onde Deus pediu para os israelitas trazerem os seus dízimos e ofertas? Estaria o texto de Malaquias discutindo ou aprovando uma prática congregacionalista de governo eclesiástico? Vale lembrar que no congregacionalismo a igreja local é quem administra o dinheiro doado pelos membros. Então seria o congregacionalismo, segundo este texto, a melhor forma de governo? Estaria o sistema democrático representativo contrário ao texto de Malaquias 3:10?

    Bem, em primeiro lugar temos que compreender o que significava a expressão “Casa do Tesouro”.

    Quando Salomão construiu o templo, várias salas ou câmaras foram construídas para diversos fins. (I Reis 6:5) Estas dependências, por exemplo, eram usadas como abrigo para os cantores que apresentariam suas músicas (Ezequiel 40:44). Os guardas ocupavam uma destas salas(I Reis 14:28) Em uma ocasião uma delas foi usada como esconderijo para Joás (II Reis 11:2 e 3)

    Uma destas salas era usada como o lugar onde o dízimo que não era composto apenas de moedas, mas também de produtos agrícolas era entregue e guardado. Neemias usa a expressão “Casa do Tesouro” para falar de uma destas câmaras ou salas onde eram depositados os dízimos (ver Neemias 10:38)). Uma espécie de tesouraria do templo. Portanto, “Casa do Tesouro” é uma expressão para designar primariamente o lugar (ou espaço) onde o dízimo deveria ser guardado. Inclusive a KJV, a famosa King James Version traduziu a expressão de Malaquias 3 como celeiro ou lugar onde cereais eram depositados, já que grande parte dos dízimos vinha em grãos. É bom que se diga que o autor não está discutindo quem deveria administrar o dízimo pois sobre isto Deus já havia falado e instruído o povo.

    Levar à “Casa do Tesouro” significa devolver o dízimo no lugar designado, ou seja, a igreja da qual a pessoa é membro ou freqüenta. Mas, a questão crucial de nossos dias não é esta. Todos sabem onde levar o dízimo. A grande pergunta é: Quem deve administrar este dinheiro? Precipitadamente alguns tem dito que a expressão “Casa do Tesouro” indica que a igreja local deve administrar os recursos do dízimo. Na prática, porém, os que defendem esta aplicação do texto não estão fazendo isto. Quando dão o dízimo eles mesmos administram dentro do seu ponto de vista, e sequer consultam a igreja local. Temos que voltar à Bíblia para entender a questão da distribuição do dízimo.

    Em Gênesis 14:20 lemos que Abraão entregou o dízimo a Melquisedeque que era não apenas um rei, mas também sacerdote do Senhor. O ato de Abraão revela que o receptor do dízimo deve ser alguém separado por Deus para uma tarefa santa. Abraão obedeceu (e note bem, ele poderia usar o dízimo para o que quisesse, mas não o fez. Ele cria no plano de Deus) e deu o dízimo a quem de direito. No sistema israelita Deus estabeleceu regras ainda mais claras a respeito do dízimo. O dízimo foi dado aos levitas como herança e deveria ser administrado por eles(Números 18:21 a 32). Tanto é que o doador não podia manipular a décima parte. A pessoa não devia separar o bom do defeituoso ou fazer qualquer substituição (Levítico 27:33). Por exemplo em um rebanho o décimo animal que passasse sob o cajado do pastor pertencia ao Senhor, não importando a sua condição. O israelita também não dava seus dízimos e ofertas para simplesmente “pagar” o salário dos levitas. O dízimo era na verdade não oferta para os levitas, “mas para o Senhor” (Números 18:26)

    Esta verdade é reforçada em Malaquias 3:8 quando Deus diz: “… vós me roubais”. O roubo não é contra os levitas ou sacerdotes, mas contra Deus. Não era só os sacerdotes que roubavam a Deus, mas todos os que não cumpriam seu voto de fé, tanto os que recebiam como os que sonegavam.

    Tendo isto como base, o dízimo era uma oferta para o Senhor a qual Ele deu para o sustento e administração dos levitas e do sacerdócio. E um aspecto que tem sido ignorado é que este ministério levítico era global, ou uma corporação. Não eram células isoladas (congregações independentes) mas um corpo. O centro administrativo da religião de Israel estava no templo. Eles eram o que hoje chamamos de administração da igreja. Esta centralização no templo permitia que dali saísse o sustento necessário para os homens que faziam a obra de Deus naquela época. Ninguém trabalhava independentemente do todo. Reiteradas vezes o Velho Testamento fala de Israel como um povo. Então, surge uma dúvida… E, o Novo Testamento conceberia uma idéia da igreja local administrar todos os recursos do Senhor?

    Os advogados do congregacionalismo defendem que o sistema de governo do Novo Testamento é congregacional. Uma leitura atenta do texto bíblico nos permite ver que as coisas não são bem assim. Considerando que a igreja ainda estava iniciando, e portanto alguns passos na organização ainda deviam ser dados; vamos tomar 2 exemplos: O concílio de Jerusalém é o primeiro deles (Atos 15). Neste concílio as decisões não foram tomadas por uma pessoa ou congregação local , mas por representantes da igreja, que neste caso eram os apóstolos e os anciãos (Atos 15:6). Temos aqui um caso semelhante ao sistema de democracia representativa. O concílio de Jerusalém reflete que as tomadas de decisão foram feitas por uma liderança internacional e interdistrital. (comparar Atos 15:6 com Atos 16:4 e 5). O outro exemplo é o do apóstolo Paulo, um evangelista e plantador de igrejas em várias cidades. Ele sempre que podia voltava àquelas congregações ou deixava alguém para trabalhar ali sob a sua supervisão. Havia entre estes líderes e igrejas um trabalho harmônico. Paulo era uma espécie de presidente de campo. As igrejas não decidiam tudo sozinhas. Mesmo empiricamente se percebe que havia uma organização central que dirigia a obra naquela região do mundo.(Tito 1:5, II Timóteo 4:5, Tito 2:15)

    Em I Coríntios 16: 1 a 3 temos o desafio de Paulo para que os membros da igreja separem suas ofertas para os pobres da Judéia. Ele pessoalmente passaria para pegar este dinheiro e usá-lo para atender necessidades. Os que questionam a distribuição e administração dos dízimos pela Associação (por exemplo) tem grande dificuldade com este texto. Por que Paulo não deixou que cada igreja administrasse este dinheiro? Uma pergunta para pensar…
    É claro que as igrejas locais devem ter dinheiro para fazer face às suas despesas. Mas, deveriam elas usar todo o dinheiro e esquecer da missão mundial que a igreja tem?
    Na verdade, a raiz do problema de alguns não é teológica, mas pessoal e às vezes administrativa. Os que defendem a idéia de que a igreja local ou eles mesmos devam administrar e distribuir todo o dízimo estão amparados muito mais em idéias pessoais e textos distorcidos do que no “Assim diz o Senhor”.
    Alguns trazem uma certa revolta por causa do erro de um ou outro pastor ou administrador, e então tentam fazer a Bíblia concordar com suas idéias pessoais. Não podemos misturar as coisas. Se alguém na organização erra na aplicação do dízimo deve ser corrigido e deve arcar com as conseqüências. Mas, jamais devemos usar este precedente para desistimular a devolução da parte pertencente a Deus e que deve ser usada no ministério evangélico.

    O sistema representativo é o mais justo e equilibrado, pois permite à igreja pensar de forma global nas necessidades da pregação do evangelho. Às vezes temos a tendência egoísta de olharmos apenas para nossa congregação e nos esquecemos que o Novo Testamento concebe a igreja como um corpo (I Coríntios 12:13). E como um corpo ela deve ser dirigida. Primeiramente por Cristo e depois pelos homens e mulheres que ele escolheu.

    Aqueles que tem dúvidas sobre a eficácia deste método deveriam conhecer um pouco mais sobre os problemas de igrejas congregacionais, e verão que a crítica feita ao sistema representativa na maioria das vezes é infundada. Todavia se há algum desvio na igreja ele deve ser corrigido conforme manda a palavra de Deus.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Valdomiro Seg 08 Set 2014, 13:17

    Célio, Paz!

    Levar à “Casa do Tesouro” significa devolver o dízimo no lugar designado, ou seja, a igreja da qual a pessoa é membro ou freqüenta.
    Isso é legislar em causa própria. A bíblia não diz nada disso.

    Paz!
    Valdomiro.
    Célio Saldanha
    Célio Saldanha
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : asetimatrombeta.blogspot.com
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 781
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília-DF
    Religião : cristão
    Igreja : Tabernáculo de Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -56
    Pontos de participação : 878
    Data de inscrição : 02/07/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Célio Saldanha Seg 08 Set 2014, 13:37

    Gerson Witezak escreveu:Olá prof. Azenilto.

    Ou seja:  Se Paulo abusar da sua autoridade no evangelho, e fazer conforme alguns faziam (cobrar salários em troca do evangelho), ele não estaria sendo participante do evangelho de Cristo.
    Como ele disse no começo do capitulo: "Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo."

    Considerações finais:

    Prof. Azenilto espero que entenda que o Evangelho de Cristo tem que ser apregoado gratuitamente, e que os frutos que o evangelista necessita para levar o evangelho, tem que ser frutos mediante a fé, pois quem leva o evangelho, pregoa a fé, e como pode o mesmo (o evangelista) carecer de fé, ou não ter fé para pregar o evangelho, sendo dependem-te das obras mortas (dizimo) da lei?

    Gerson Witezak

    Paulo não disse isso nesse sentido, irmão, mas no sentido de que se ele fosse pregar por dinheiro a pergunta seria: quanto vale a pregação de Paulo? Quem poderia pagar pelo evangelho de Jesus Cristo? Quanto vale uma Bíblia? Seria o mesmo que dizer - quanto vale a sua salvação?

    Paulo estava numa dispensação que estava se iniciando e qualquer pregador que começa uma reforma tem dificuldades para iniciar seu ministério, justamente por ter a dificuldade de mostrar para as pessoas que A VERDADE é a VERDADE. Eu mesmo estou pregando o Evangelho da mesma forma que Paulo e não tiro nada da igreja que congrego, muito pelo contrário, contribuo até mesmo acima do que deveria por amor ao trabalho que estamos realizando. Infelizmente muitos fazem mal uso do dinheiro da igreja, justamente por falta de conhecimento dos que congregam, que insistem em fazer mal uso do dinheiro arrecadado ou doado. São os cúmplices que prejudicam o evangelismo.

    Lembre-se: a GRAÇA não é de GRAÇA, pois teve preço de sangue. Uma vida inocente foi condenada por permanecer na verdade e quem quiser permanecer na verdade terá que pagar o preço também, pois Jesus disse que quem quiser seguí-lo deve carregar a sua própria cruz. Uma coisa é pregar o evangelho por interesse e outra é pregar o evangelho por amor. Uma coisa é pagar pelo evangelho e outra coisa é contribuir para que a igreja produza mais crentes, mesmo num mundo cheio de incrédulos. O fato do dízimo ter sido estabelecido é justamente para que todos que possuem renda ou salário possam desapegar de coisas carnais para que possam beneficiar aqueles que são desamparados.

    Como uma igreja que está começando poderia pagar salário para seu pregador, se nem mesmo conseguiria pagar o aluguel do salão? Igreja que recebem dinheiro de outras igrejas se tornam escravas daquela que os financiou e nisso, os irmãos simples que edificaram o lugar se tornam meros coadjuvantes da matriz. Igreja tem que ser soberana, onde as pessoas que congregam devem manter pela fé sua instituição e ainda pregar para que outros também façam parte dessa salvação. Quando não estou nos cultos, estou fazendo evangelismo por conta própria, agora, se a igreja tivesse condições, isso deveria ser custeado pela igreja, não pela minha benção em particular. Não falo isso para tocar trombeta, mas para mostrar que NINGUEM MILITA AS PRÓPRIAS CUSTAS como disse Paulo. Se só eu prego, então sou eu quem está fazendo a obra, mas se é Deus quem faz a obra, então ele terá pessoas que farão com que seja possível. O sistema denominacional é construído sobre bençãos alheias e no fim das contas o patrimônio sempre fica na mão de algum privilegiado. No Brasil existem inúmeras igrejas evangélicas justamente por causa da corrupção e mesmo que surja um grupinho tentando se firmar na verdade, logo Herodes e Pilatos se unem para combater e crucificar esse grupo.

    Para quem acredita que 90 por cento é maior que 10 por cento, nenhuma escritura será suficiente para convencê-lo da verdade, mas para quem não é apegado a valores módicos e que realmente ama a obra de Deus, é um privilégio ser participante dessa benção, pois sabe que de alguma forma está contribuindo para que a verdade seja conhecida.
    Célio Saldanha
    Célio Saldanha
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : asetimatrombeta.blogspot.com
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 781
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília-DF
    Religião : cristão
    Igreja : Tabernáculo de Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -56
    Pontos de participação : 878
    Data de inscrição : 02/07/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Célio Saldanha Seg 08 Set 2014, 13:46

    Valdomiro escreveu:Célio, Paz!

    Levar à “Casa do Tesouro” significa devolver o dízimo no lugar designado, ou seja, a igreja da qual a pessoa é membro ou freqüenta.
    Isso é legislar em causa própria. A bíblia não diz nada disso.

    Paz!
    Valdomiro.

    Paz do Senhor

    Irmão, a casa do Tesouro é um lugar comum a todos e não a uma pessoa em particular. Particular na verdade é quando a pessoa quer administrar sua própria benção, mas na verdade, a benção é para ser compartilhada, pois assim é conhecido os que fazem parte do reino de Deus.

    Além de administrar os noventa por cento como quero, ainda vou administrar os dez por centos, então não estou fazendo nada de mais, pois tudo é meu mesmo!!
    Por isso estamos lutando contra o imperialismo e a falsa democracia hoje existente. Quem administra nossos impostos são servidores públicos que representam o povo. Se em um país corrupto como o Brasil isso ainda é possível, quanto mais na igreja cristã que deve pregar exclusivamente o amor?

    Se não confio nos irmãos que estão me representando, então o que estou fazendo lá? Se for pra mim dar o dízimo, mas dizer o que deve ser feito dele, também não estou respeitando a soberania da igreja que elege seus governantes. Pregamos uma teocracia similar ao sistema republicano, mas que não tem nenhuma ligação com o Estado. Você deve fiscalizar a adiministração dos recursos da sua igreja, mas a forma que vai ser aplicado cada centavo ou doação já não cabe exclusivamente a você, mas a pessoas que estão te representando.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Valdomiro Seg 08 Set 2014, 14:06

    Célio, Paz!

    Casa do Tesouro, dentro da Bíblia, é o Templo de Jerusalém. Único lugar legítimo de depósito do dízimo. Os que acham que a igreja só sobrevive materialmente com dízimo fizerem uma adaptação com interesse próprio e uso impróprio da dízimo já que não seguem a legislação que o instituiu.

    A Bíblia não diz que a Casa do Tesouro é um lugar comum, diz que é o Templo de Jerusalém.

    O dízimo era para ser partilhado com os Levitas, tinham direito de herança e com os pobres e necessitados no antigo Israel, além do direito do próprio ofertante também usufruir dele.
    Dt. 12.6  E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas. 7 E ali comereis perante o SENHOR vosso Deus, e vos alegrareis em tudo em que puserdes a vossa mão, vós e as vossas casas, no que abençoar o SENHOR vosso Deus."

    A prática da igreja é baseada em ofertas. Se der tudo que você possui ou uma parte, mesmo que seja 10% será oferta. Dízimo tem legislação própria que não faz parte do que foi ordenado à igreja.

    Ninguém está falando em não confiar, pois a oferta tem ser entregue a alguém. Se o próprio beneficiário ou a um "administrador" não importa; precisamos confiar que o beneficiário fará uso certo e que o administrador aplicará corretamente. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    Paz!
    Valdomiro.
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Maria Madalena Seg 08 Set 2014, 18:14

    "Trazei todos os dízimos aS CasaS do Tesouro"?

    (pois alguns dizem: A Casa do tesouro é onde voce congrega)

    "Trazei os dízimos a SUA Casa do Tesouro"?

    Conclusão: Só existiu UMA casa do tesouro - que era o Templo de Jerusalem, sob a responsabilidade da Tribo de Levi (que não tinham campos, nem herança)

    E Jesus nasceu da Tribo de Judá - onde os sacerdotes não tem direito a mesa.

    Conteúdo patrocinado


    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 34 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 10:31