O Yom Kippur e a Nova Aliança
Por James Scott Trimm
Traduzido e adaptado por Sha'ul Ben Tsion
O MESSIAS E O DIA DA EXPIAÇÃO
Um dos mais fascinantes paralelos feitos pelo autor de Hebreus (que creio tenha sido Paulo) em Heb.
8 a 10, que envolve o Messias e a cerimônia do Yom Kippur (o dia da expiação do pecado), descrita em Lev. 16. Podemos ter certeza de que o assunto é o Yom Kippur pois é somente neste dia que o incensário de ouro é colocado no Santo dos Santos (Heb. 9:4 e Lev. 16:12), e que o Sumo Sacerdote entra no Santo dos Santos para fazer a expiação dos pecados do povo.
O SANTO DOS SANTOS CELESTIAL
O livro de Hebreus nos diz que o Santo dos Santos do templo aqui na terra é uma sombra do Santo dos Santos celestial (vide Heb. 8:2-5). No Santo dos Santos terreno, encontram-se três itens que falam da aliança de D-us com o povo: a Arca da Aliança, o Livro da Aliança e as Tábuas da Aliança. Tais itens são símbolos da Aliança de Moisés. Já no Santo dos Santos celestial então, encontramos a Nova Aliança (vide Heb. 8:2, 5-6; 9:11-15, e também Heb. 8:8-11 o qual cita Jer. 31:31-34 a respeito da Nova Aliança).
Agora, existe um importante paralelo entre Heb. 8-9 (que cita Lev. 16) e o livro de Apocalipse, mais especificamente Ap. 5. Tanto em um texto quanto no outro, o Messias está à destra do trono no Santo dos Santos celestial.
OS SETE SELOS
Em ambos os textos, o Messias pode fazer algo por causa de sua morte e sangue. Em Heb. 8, o
Messias se torna o mediador da Nova Aliança (compare Ap. 5 e 6 com Heb. 8:3, 6; 9:12,15)
Vamos comparar a abertura do livro de 7 selos com Lev. 16: Veja o paralelo: O sangue é aspergido no propiciatório 7 vezes (Lev. 16). O Messias abre o selo 7 vezes por causa do seu sangue (Ap. 5). Heb 8 nos ajuda a fazer o paralelo, onde concluímos que a abertura do livro selado em Apocalipse e tornar-se mediador da Nova Aliança são sinônimos, e são o cumprimento profético da cerimônia de Yom Kippur em Lev. 16.
O LIVRO SELADO E ISRAEL
Agora, vamos olhar com mais detalhes para o livro selado. O livro de Apocalipse muitas vezes usa termos e passagens dos nevi'im (profetas) do Tanach (o `Primeiro' Testamento). Neste caso, o livro selado parece ser uma referência ao livro mencionado em Is. 29:
10 - "Porque ADONAI derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, os profetas; e vendou as vossas cabeças, os videntes."
11 "Pelo que toda visão vos é como as palavras dum livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Ora lê isto; e ele responde: Não posso, porque está selado. "
14 "portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa com este povo, sim uma obra maravilhosa e um assombro; e a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus entendidos se esconderá."
18 - Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e dentre a escuridão e dentre as trevas os olhos dos cegos a verão.
A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL
Portanto, com a revelação deste livro selado, a apostasia termina. É semelhante a Romanos 11, onde Paulo fala que os ramos da oliveira (Israel) que foram cortados serão reenxertados. Esta parábola fala da apostasia de Israel como um `sono profundo' (Rom 11:8 = Is. 29:10). Esta parábola da oliveira continua dizendo que a apostasia terminará em um tempo chamado A PLENITUDE DOS GENTIOS (em hebraico Milo HaGoyim = `a multidão das nações' (Gen. 48:19) referindo-se à semente de Yoseph / José). Este é o momento em que será concluída a Nova Aliança (compare Jer. 31:31,34 com Rom. 11:27).
A TORAH E OS SETE SELOS
No livro de Apocalipse 5 e 6 aprendemos que o livro é selado com sete selos. Sãp sete eventos que precisam ocorrer antes do livro ser aberto. Os sete selos correspondem às pragas por qual Israel passará por não ter cumprido a Lei (Deut. 28-29; Lev. 26). Podemos também fazer um paralelo entre estes sete selos e Mateus 24 (onde Yeshua descreve o final dos tempos):
Primeiro selo: Ap. 6:1-2 -> Mt. 24:5
Segundo selo: Ap. 6:3-4 -> Mt. 24:6-7 -> Deut. 28:49 -> Lev. 26:17-25
Terceiro selo: Ap. 6:5-6 -> Mt. 24:7 -> Deut. 28:18, 38, 51 -> Lev. 26:16, 20, 26
Quarto selo: Ap. 6:7-8 -> Mt. 24:7 -> Deut. 28:21-22.26-27, 35, 52, 55, 57 -> Lev. 26:16, 21, 22, 25,
31,
Quinto selo: Ap. 6:9-11 -> Mt. 24:8-24
Sexto selo: Ap. 6:12-17 -> Mt. 24:29-31 -> Deut. 28:23-24,62,64 -> Lev. 26:19
Sétimo selo: Ap. 8
JULGAMENTO E RESTAURAÇÃO
Assim como a cerimônia de Yom Kippur em Lev. 16 era para fazer expiação pelos pecados dos filhos de Israel (Lev. 16:16-21), o Messias em Ap. 5 fará o julgamento de Israel por ter violado a Torah. Estes julgamentos são os selos.
Porém, quando os julgamentos de Deut. 28-29 se concluírem, então chegamos ao cumprimento profético de Deut. 30:1-4:
"Quando te sobrevierem todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que pus diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações para onde o S-NHOR teu D-us te houver lançado, e te converteres ao S-NHOR teu D-us, e obedeceres à sua voz conforme tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, de todo o teu coração e de toda a tua alma, o S-NHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todos os povos entre os quais te houver espalhado o S-NHOR teu D-us."
E por fim no verso 4 encontramos um paralelo de Mt.24:31 (lembre-se de que Mt. 24 é um paralelo dos sete selos):
"Ainda que o teu desterro tenha sido para a extremidade do céu, desde ali te ajuntará o S-NHOR teu
D-us, e dali te tomará;"
E o texto continua, com um paralelo exatamente de um texto que fala da Nova Aliança (Jer.
31:31-34):
"e o S-NHOR teu D-us te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.Também o S-NHOR teu D-us circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, a fim de que ames ao S-NHOR teu D-us de todo o teu coração e de toda a tua alma, para que vivas." (Deut. 30:5-6)
CONCLUSÃO
Tudo isto é demonstrado com mais profundidade em Apocalipse 10:1-11 onde o livro selado é revelado. Aqui, a voz do sétimo anjo aponta para a sétima trombeta e o início do Reino do S-NHOR (Ap. 10:7 e 11:15), da mesma forma que em Ap. 22:12 o Messias vem com Sua recompensa, isto é, o livro selado do qual ele é digno em Ap. 5: A Nova Aliança.
Por James Scott Trimm
Traduzido e adaptado por Sha'ul Ben Tsion
O MESSIAS E O DIA DA EXPIAÇÃO
Um dos mais fascinantes paralelos feitos pelo autor de Hebreus (que creio tenha sido Paulo) em Heb.
8 a 10, que envolve o Messias e a cerimônia do Yom Kippur (o dia da expiação do pecado), descrita em Lev. 16. Podemos ter certeza de que o assunto é o Yom Kippur pois é somente neste dia que o incensário de ouro é colocado no Santo dos Santos (Heb. 9:4 e Lev. 16:12), e que o Sumo Sacerdote entra no Santo dos Santos para fazer a expiação dos pecados do povo.
O SANTO DOS SANTOS CELESTIAL
O livro de Hebreus nos diz que o Santo dos Santos do templo aqui na terra é uma sombra do Santo dos Santos celestial (vide Heb. 8:2-5). No Santo dos Santos terreno, encontram-se três itens que falam da aliança de D-us com o povo: a Arca da Aliança, o Livro da Aliança e as Tábuas da Aliança. Tais itens são símbolos da Aliança de Moisés. Já no Santo dos Santos celestial então, encontramos a Nova Aliança (vide Heb. 8:2, 5-6; 9:11-15, e também Heb. 8:8-11 o qual cita Jer. 31:31-34 a respeito da Nova Aliança).
Agora, existe um importante paralelo entre Heb. 8-9 (que cita Lev. 16) e o livro de Apocalipse, mais especificamente Ap. 5. Tanto em um texto quanto no outro, o Messias está à destra do trono no Santo dos Santos celestial.
OS SETE SELOS
Em ambos os textos, o Messias pode fazer algo por causa de sua morte e sangue. Em Heb. 8, o
Messias se torna o mediador da Nova Aliança (compare Ap. 5 e 6 com Heb. 8:3, 6; 9:12,15)
Vamos comparar a abertura do livro de 7 selos com Lev. 16: Veja o paralelo: O sangue é aspergido no propiciatório 7 vezes (Lev. 16). O Messias abre o selo 7 vezes por causa do seu sangue (Ap. 5). Heb 8 nos ajuda a fazer o paralelo, onde concluímos que a abertura do livro selado em Apocalipse e tornar-se mediador da Nova Aliança são sinônimos, e são o cumprimento profético da cerimônia de Yom Kippur em Lev. 16.
O LIVRO SELADO E ISRAEL
Agora, vamos olhar com mais detalhes para o livro selado. O livro de Apocalipse muitas vezes usa termos e passagens dos nevi'im (profetas) do Tanach (o `Primeiro' Testamento). Neste caso, o livro selado parece ser uma referência ao livro mencionado em Is. 29:
10 - "Porque ADONAI derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, os profetas; e vendou as vossas cabeças, os videntes."
11 "Pelo que toda visão vos é como as palavras dum livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Ora lê isto; e ele responde: Não posso, porque está selado. "
14 "portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa com este povo, sim uma obra maravilhosa e um assombro; e a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus entendidos se esconderá."
18 - Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e dentre a escuridão e dentre as trevas os olhos dos cegos a verão.
A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL
Portanto, com a revelação deste livro selado, a apostasia termina. É semelhante a Romanos 11, onde Paulo fala que os ramos da oliveira (Israel) que foram cortados serão reenxertados. Esta parábola fala da apostasia de Israel como um `sono profundo' (Rom 11:8 = Is. 29:10). Esta parábola da oliveira continua dizendo que a apostasia terminará em um tempo chamado A PLENITUDE DOS GENTIOS (em hebraico Milo HaGoyim = `a multidão das nações' (Gen. 48:19) referindo-se à semente de Yoseph / José). Este é o momento em que será concluída a Nova Aliança (compare Jer. 31:31,34 com Rom. 11:27).
A TORAH E OS SETE SELOS
No livro de Apocalipse 5 e 6 aprendemos que o livro é selado com sete selos. Sãp sete eventos que precisam ocorrer antes do livro ser aberto. Os sete selos correspondem às pragas por qual Israel passará por não ter cumprido a Lei (Deut. 28-29; Lev. 26). Podemos também fazer um paralelo entre estes sete selos e Mateus 24 (onde Yeshua descreve o final dos tempos):
Primeiro selo: Ap. 6:1-2 -> Mt. 24:5
Segundo selo: Ap. 6:3-4 -> Mt. 24:6-7 -> Deut. 28:49 -> Lev. 26:17-25
Terceiro selo: Ap. 6:5-6 -> Mt. 24:7 -> Deut. 28:18, 38, 51 -> Lev. 26:16, 20, 26
Quarto selo: Ap. 6:7-8 -> Mt. 24:7 -> Deut. 28:21-22.26-27, 35, 52, 55, 57 -> Lev. 26:16, 21, 22, 25,
31,
Quinto selo: Ap. 6:9-11 -> Mt. 24:8-24
Sexto selo: Ap. 6:12-17 -> Mt. 24:29-31 -> Deut. 28:23-24,62,64 -> Lev. 26:19
Sétimo selo: Ap. 8
JULGAMENTO E RESTAURAÇÃO
Assim como a cerimônia de Yom Kippur em Lev. 16 era para fazer expiação pelos pecados dos filhos de Israel (Lev. 16:16-21), o Messias em Ap. 5 fará o julgamento de Israel por ter violado a Torah. Estes julgamentos são os selos.
Porém, quando os julgamentos de Deut. 28-29 se concluírem, então chegamos ao cumprimento profético de Deut. 30:1-4:
"Quando te sobrevierem todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que pus diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações para onde o S-NHOR teu D-us te houver lançado, e te converteres ao S-NHOR teu D-us, e obedeceres à sua voz conforme tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, de todo o teu coração e de toda a tua alma, o S-NHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todos os povos entre os quais te houver espalhado o S-NHOR teu D-us."
E por fim no verso 4 encontramos um paralelo de Mt.24:31 (lembre-se de que Mt. 24 é um paralelo dos sete selos):
"Ainda que o teu desterro tenha sido para a extremidade do céu, desde ali te ajuntará o S-NHOR teu
D-us, e dali te tomará;"
E o texto continua, com um paralelo exatamente de um texto que fala da Nova Aliança (Jer.
31:31-34):
"e o S-NHOR teu D-us te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.Também o S-NHOR teu D-us circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, a fim de que ames ao S-NHOR teu D-us de todo o teu coração e de toda a tua alma, para que vivas." (Deut. 30:5-6)
CONCLUSÃO
Tudo isto é demonstrado com mais profundidade em Apocalipse 10:1-11 onde o livro selado é revelado. Aqui, a voz do sétimo anjo aponta para a sétima trombeta e o início do Reino do S-NHOR (Ap. 10:7 e 11:15), da mesma forma que em Ap. 22:12 o Messias vem com Sua recompensa, isto é, o livro selado do qual ele é digno em Ap. 5: A Nova Aliança.