Amado Claud,
Como deve ter percebido não tenho a intenção de ensinar as pessoas Guardarem dízimos ou qualquer outro mandamento Legal.
O que temos ensinado é justamente o que está dispostos nos ensinos dos Emissários.
Prezado, até o momento o amado não citou o ensino Neotestamentário desses Emissários. Com livros, capítulos e versículos.
O ensino do Novo testamento sobre estas coisas é muito claro e incisivo e diz que não devemos ser juizes de nossos irmãos no que diz respeito ao relacionamento no viver para ULHIM, o que faz, faz para ULHIM e o que não faz, para ULHIM, não faz.
Desculpe, mas há confusão aqui. Primeiro, não estou "julgando" ninguém; como o amado já pôde perceber, a doutrina de "κριτικòς" faz parte de minha concepção teológica. É questão de "filtrar" o que nos cerca pela ótica da Palavra Santa. O Novo Testamento, principalmente.
Segundo, se o amado assim faz, está de acordo com o ensino Neotestamentário; mas se assim está, há contradição nisso mesmo pois não encontramos paralelo desse ensino realmente Neotestamentário com a existência do "Dízimo" do V.T. no Novo.
Terceiro, [tudo acima e a seguir segundo o meu pensar e concepção teológica embasada no N.T.] já afirmei há alguns post atrás que não sou contra que a Igreja "separe" algum valor ou percentual "de livre vonstade" conquanto que haja acordo entre os membros da assembléia e haja também rigoroso controle dessa verba; que seja realmente para a glória de Deus e não para fazer "a prosperidade" de lobos disfarçados "em apóstolos de Cristo" [citando Paulo].
Quem "dá com alegria", não tornando esse "dar" motivo de tristeza por tirar da boca de família, por causar todo tipo de injustiça nominável está cfe. o amado referiu, "vivendo para Deus".
Quinto, nunca encontrei em ensino nenhum no N.T. um paralelo da forma de "Dízimo" sob a Lei, e o dízimo de Abraão e de José eram diferentes do da Lei, sem dúvida nenhuma [outros povos também praticavam o "dizimar" porém para ídolos e reis/governantes, etc.] com o que Cristo estabeleceu para sua Igreja. E a famosa" passagem nos Evangelhos onde Ele fala sobre "estas e aquelas" falava à hebreus que adotavam a "aparência da Lei" não adotando a "Justiça" da Lei, como já frisei, para os que "oravam nas esquinas para seram vistos pelos homens" religião de aparência somente.
Sexto, isto tudo não significa que estou "condenando" ou "julgando" quem adota um percentual fixo, mas mostrando a diferença entre dois Testamentos, dois povos, duas Alianças, dois "sacerdócios" - um "sombra" do Verdadeiro.
Sétimo, se os que "fazem para ULHIM" o fazem sem entendimento, por "obrigação" e por serem vítimas de falsos ensinos e falsos profetas [veja, por favor não associe isso consigo, estou falando de forma geral e genérica], são estes membros de assembléias apenas vítimas de opressão religiosa e do engano. Aí até poderíamos tecer um comentário no sentido de ligar o que o amado disse sobre os "seus próprios bolsos" mas ficaria muito grande o post.
Portanto, com relação aos Dízimos e Ofertas, não devemos impedir aqueles que desejam ser abençoados por fé praticando as mesmas obras de Abruham, o dizimista.
Se estas obras estiverem de acordo com a Sã Doutrina, não há o que opor. Se não, tais "obras" não são feitas "em Deus", mas na carne em sobre falsos ensinos. E é o que [muito] se vê por todo lado para onde se olhe à procura de "ensinos eclesiásticos" sobre
a forma de "dízimos" existente em todo tipo de congregações, inclusive as mais históricas e conhecedoras da Palavra.
Não se pretende "impedir" o ofertante, mas ofertar com base na Verdade.
Romanos 14:2-9 Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois ULHIM o acolheu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio amo ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é YAOHU para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para YAOHU o faz. E quem come, para YAOHU come, porque dá graças a ULHIM; e quem não come, para YAOHU não come, e dá graças a ULHIM. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Pois, se vivemos, para YAOHU vivemos; se morremos, para YAOHU morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos de YAOHU. Porque foi para isto mesmo que Mehushkhay morreu e tornou a viver, para ser Odmorul tanto de mortos como de vivos. Amnao.
Não o estou "julgando" embora de nenhuma forma encontrei base nas suas premissas sobre o dizimar na era da Igreja para concordar doutrinariamente, a não ser que o "espírito" do dizimar de Abraão é o "mesmo" do Dadivar, pois só dá de si mesmo [seja "dízimo" ou qualquer outra coisa] E SÓ PODE DAR de si mesmo à YHWH quem O conhece, ou melhor, como disse Paulo, "é dEle conhecido".
Assim, não entendi o que o amado quis dizer citando essa passagem.