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    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 10 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Márcio Gomes Sáb 26 Set 2009, 19:32

    Obrigado querido pelo reconhecimento de minha integridade com a Torah, concordo com vc, Veja que o Ap. Tiago deu um exelente testemunho sobre as obras de Abraão e nos ensinou que a fé é suficiente para salvar porém a verdadeira fé produz bons frutos, veja que Paulo em II cor 8 tbm mostrou que quem contribuiu com liberalidade esse tbm colherá com liberalidade, isso tudo por conta de fé em contribuir, veja que isso é bem diferente de contribuir requerendo algo em troca (teologia da prosperidade)ou até mesmo querendo ser justificado por isso. Shalom Brachoto.. YHVh brached! Contribuam com amor! Adianta ser dizimista com o coração contrito?


    Estes dias tive vendo um vídeo no qual um renomado pastor (que tem programa em rede nacional) chama literalmente de "trouxa" quem oferta sem esperar receber de volta. Ele ainda afirmou que quem anda pregando que devemos ofertar somente por amor está pregando errado e que a palavra de Deus não manda agir assim ou seja manda entregar o dízimo e a oferta esperando receber a "benção". Todo mundo aplaudiu e ficou por isso mesmo...

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    Mensagem por Diego Sáb 26 Set 2009, 20:15

    Marcio Gomes escreveu: Estes dias tive vendo um vídeo no qual um renomado pastor (que tem programa em rede nacional) chama literalmente de "trouxa" quem oferta sem esperar receber de volta. Ele ainda afirmou que quem anda pregando que devemos ofertar somente por amor está pregando errado e que a palavra de Deus não manda agir assim ou seja manda entregar o dízimo e a oferta esperando receber a "benção". Todo mundo aplaudiu e ficou por isso mesmo.

    E vc ainda se adimira com essas coisas?. Em Mateus 24, lucas 21 e marcos 13 Jesus profetizou contra esses salafrões. PAulo em Romanos diz textualmente , que os homens de sua época já haviam trocado a glória de Elohim pela forma corrupitivel, avalie os de hj.Pedro em sua segunda epistola nos dá uma base consolida de como os homens se tornariam avarentos e ganaciosos. Porém descordo com vc de "ter ficado por isso mesmo", Yeshua garantiu em apocalipse que o local desses safados está bem reservado,e acredito eu, que a cada dia que passa YHVH aumenta a temperatura do lago de fogo(geena).(eu entendi seu ponto de vista.Ok?) Mas mano se engana quem quer, o conhecimento está ao dispor de todos , padecem porque querem.... Shalom... cheers
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    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 10 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Norberto Seg 28 Set 2009, 17:58

    .
    Valdomiro, em sua postagem, a de nº 120 deste tópico você escreveu:

    A fórmula cristã de contribuição está ensinada nas páginas do NT.
    Quem dá dízimo em dinheiro atualmente não está dando o dízimo bíblico, está apenas tomando como exemplo única e exclusivamente o percentual e ignorando todo o restante, pois seja em que época for, se antes da Lei ou depois dela, dízimo nunca foi dado por quem era assalariado e sempre sobre tirado do lucro ou da sobra, jamais sobre do sustento.
    Quanto à parte que destaquei em negrito, pergunto:

    Dízimo era sobre lucro, como assim? Não era do que resultava das plantações e criação do gado? Como se via lucro nesses itens? Ou eu entendi errado o que escreveu?
    .
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    Mensagem por Valdomiro Seg 28 Set 2009, 18:37

    Sim irmão!!!

    Talvez em tenha me expressado mal quando usei a palavra "lucro", mas entenda-se por lucro a exemplificação abaixo:

    Um homem tinha 10 vacas prenhas. Cada uma pariu um bezerro. Ele dava apenas um bezerro dos dez nascido. No final ele ficava com dezenove animais. Se os dezenove fossem fêmeas e ele arrumasse um touro para cobrí-las, e futuramente reproduzissem, então, ele iria dar dízimo ainda sobre a contagem de 10 e não de dezenove, porque a Lei dizia que ele deveria contar a décima e não a fração menor que dez.

    Ficava assim:
    10 gerou 10: uma ele dava para de dízimo. Restaria 19
    19 gerou 19: a partir do primeiro dessa nova geração ele contava a décima e dava de dízimo. A próxima contagem parava em 8, não chegava a 10, assim não havia décimo a dar na contagem seguintem.
    Logo ele ficava com as 19 primeiras mais as 19 da segunda geração, ou seja, já seriam 38 animais.
    Perceba que o doador do dízimo sempre tinha aumento de seus bens e o dava sobre uma parcela do aumento (o resultado), o que mostrar a razoabilidade do dízimo dentro do sistema econômico em que ele foi implantado.

    Não se se expressei bem. Qualquer coisa fala alguma coisa!!! Smile

    Na Paz!
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    Mensagem por Diego Ter 29 Set 2009, 13:25

    Paz irmão Norberto...

    O irmão Valdomiro está em dias com a Matemática...

    vejamos mais uma continha:


    A partir de duas famílias hipotéticas, exporei a reflexão.

    Família A e família B.

    Família A - Rendimento mensal líquido 1000,00 Reais.

    Família B – Rendimento mensal líquido 1000,00 Reais.
    Casal com 2 filhos e pagando aluguel.

    Estou usando o líquido, embora, alguns dizem que o dízimo é fração do bruto!
    Também excluirei qualquer gasto que pode ser considerado supérfluo por alguns!

    Gastos da Família A:
    Alimentação e vestuário 350,00
    Água e Luz – 100,00
    Transporte – 100,00 Essa familia gasta 550,00 e sobra 450,00 pode perfeitamente dizimar.

    Gastos da família B:
    Alimentação e Vestuário - 400,00
    Água e Luz – 100,00
    Aluguel – 450,00
    Educação (material escolar) 50,00 Essa familia gasta toda a renda com suas necessidades básicas, e não lhe sobra nada para dizimar.

    Embora sejam situações hipotéticas, acredito que existam milhares de famílias nessa situação!

    Conclusão:

    Família A = Céu
    Família B = Lago de Fogo.

    Qual a sugestão dos defensores do dízimo para a família B?
    A família B agradece!

    Paz!
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    Mensagem por Valdomiro Ter 29 Set 2009, 18:05

    Diego disse: "O irmão Valdomiro está em dias com a Matemática...".

    Pois é irmão, depois que reli minha postagem vi que estou em dívida com o português. Laughing Laughing Laughing


    Realmente, o dízimo sobre assalariado, ou seja, fora do contexto onde ele foi ordenado, gera uma desigualdade muito grande. Imagine um salário mínimo para um casal e cinco filhos e o mesmo salário para um homem solteiro. A "fatia" retirada seria a mesma, mas a necessidade de quem o deu não.


    Abraços!
    Valdomiro.
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    Mensagem por Norberto Ter 29 Set 2009, 19:50

    .
    Valdomiro e Diego C, obrigado pelos esclarecimentos e pontos de vista. Entendi e concordo com eles.
    .
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    Mensagem por Diego Qua 30 Set 2009, 13:05

    Shalom irmão Norberto!!

    Sempre que prescisar estaremos aqui, quero cumprir de forma exelente o que está proposto em Isaias 61:1... só mais um textozinho para edificação:

    GENIVAL, que mora numa favela no nordeste do Brasil, sustentava a esposa e os filhos com o baixo salário que ganhava trabalhando como segurança em um hospital. Apesar de suas dificuldades, ele pagava o dízimo religiosamente. “Às vezes, deixava minha família passar fome”, conta ele apertando o estômago, “mas eu queria dar a Deus o melhor, não importa o sacrifício que tivesse de fazer”.

    Depois de perder o emprego, Genival continuou a pagar o dízimo. O pastor de sua igreja o incentivou a colocar Deus à prova fazendo um donativo alto. O pastor garantiu que Deus certamente lhe daria uma grande bênção. Por causa disso, ele decidiu vender a casa e dar o dinheiro à igreja.

    Genival não é a única pessoa sincera a fazer donativos. Muitas pessoas que vivem na mais absoluta pobreza sentem-se obrigadas a pagar o dízimo porque suas igrejas ensinam que isso é uma exigência bíblica. Será que é verdade?
    O dízimo e a Lei
    O mandamento de dar o dízimo fazia parte da Lei que Jeová Deus transmitiu às doze tribos do Israel antigo há mais de 3.500 anos. Essa Lei decretava que se devia dar a décima parte dos produtos do campo, dos frutos das árvores e do aumento das manadas para a tribo de Levi, a fim de mantê-la no serviço do tabernáculo. — Levítico 27:30, 32; Números 18:21, 24.

    Jeová garantiu aos israelitas que a Lei ‘não seria difícil demais para eles’. (Deuteronômio 30:11) Contanto que obedecessem fielmente aos mandamentos de Jeová, incluindo o de dar o dízimo, tinham sua palavra de que teriam safras excelentes. E, como medida de proteção, um dízimo anual adicional, normalmente consumido na ocasião em que a nação se reunia para suas festividades religiosas, era regularmente recolhido. Dessa maneira, ‘o residente forasteiro, o menino órfão de pai, e a viúva’, podiam ser satisfeitos. — Deuteronômio 14:28, 29; 28:1, 2, 11-14.

    A Lei não especificava uma punição por se deixar de dar o dízimo, mas cada israelita estava sob forte obrigação moral de apoiar a adoração verdadeira dessa forma. De fato, Jeová acusou os israelitas que negligenciavam o dízimo nos dias de Malaquias de ‘roubá-Lo nos dízimos e nas ofertas’. (Malaquias 3:8, Bíblia na Linguagem de Hoje) Será que se poderia levantar a mesma acusação contra os cristãos que não pagam o dízimo?

    Analise o seguinte. As leis de uma nação normalmente não são válidas fora do seu território. Por exemplo, a lei que obriga os motoristas na Grã-Bretanha a dirigir no lado esquerdo da pista não se aplica aos motoristas na França. Da mesma maneira, a lei que estabelecia o pagamento do dízimo fazia parte de um acordo exclusivo entre Deus e a nação de Israel. (Êxodo 19:3-8; Salmo 147:19, 20) Apenas os israelitas estavam obrigados a cumprir aquela lei.

    Além disso, embora seja verdade que Deus nunca muda, seus requisitos às vezes mudam. (Malaquias 3:6) A Bíblia declara categoricamente que a morte sacrificial de Jesus, em 33 EC, “apagou” ou “aboliu” a Lei e, conseqüentemente, o “mandamento de cobrar dízimos”. — Colossenses 2:13, 14; Efésios 2:13-15; Hebreus 7:5, 18.
    Contribuições cristãs
    Contudo, ainda se precisava de contribuições para financiar os custos envolvidos na promoção da adoração verdadeira. Jesus havia comissionado seus discípulos a ‘serem testemunhas até à parte mais distante da Terra’. (Atos 1:8 ) À medida que o número de adeptos ao cristianismo aumentava, era necessário um número maior de instrutores e de superintendentes cristãos para visitar e fortalecer as congregações. Vez por outra, era preciso ajudar viúvas, órfãos e outras pessoas necessitadas. Como os cristãos do primeiro século custeavam essas despesas?

    Por volta de 55 EC, fez-se um apelo aos cristãos gentios da Europa e da Ásia Menor para que ajudassem a congregação da Judéia, que passava por um período de carência. Nas cartas que enviou à congregação de Corinto, o apóstolo Paulo descreveu como essa ‘coleta para os santos’ devia ser organizada. (1 Coríntios 16:1) Talvez fique surpreso ao descobrir o que as palavras de Paulo revelam a respeito das contribuições cristãs.

    O apóstolo Paulo não coagiu os irmãos a contribuir. Prova disso é que os cristãos macedônios que estavam “sob tribulação” e “profunda pobreza” tiveram de ‘rogar-lhe com muita súplica pelo privilégio de dar bondosamente e pela participação no ministério destinado aos santos’. — 2 Coríntios 8:1-4.

    É verdade que Paulo incentivou os coríntios, que tinham uma situação financeira melhor, a imitar os generosos irmãos da Macedônia. Apesar de fazer isso, como diz certa obra de referência, ele ‘se recusou a dar ordens, preferindo pedir, sugerir, incentivar, ou apelar. Se fossem coagidos a contribuir, os coríntios não fariam isso espontaneamente, de coração’. Paulo sabia que “Deus ama o dador animado”, não a pessoa que dá ‘de modo ressentido ou sob compulsão’. — 2 Coríntios 9:7.

    Sua grande fé e conhecimento, somados ao amor genuíno por seus irmãos, levariam os coríntios a contribuir espontaneamente. — 2 Coríntios 8:7, 8.
    ‘Conforme tiver resolvido no coração’
    Em vez de especificar um valor ou uma porcentagem, Paulo simplesmente sugeriu que ‘no primeiro dia da semana, cada um separasse uma quantia, de acordo com a sua renda’. (O grifo é nosso; 1 Coríntios 16:2, Nova Versão Internacional) Por planejar e reservar determinada quantia regularmente, os coríntios não se sentiriam pressionados a contribuir nem fariam isso de maneira ressentida ou por impulso emocional quando Paulo chegasse. A quantia que cada cristão daria era uma questão pessoal, a ser ‘resolvida no coração’. — 2 Coríntios 9:5, 7.
    Para colher generosamente, os coríntios tinham de semear generosamente.

    Jamais lhes foi sugerido “dar até o último centavo”. O apóstolo Paulo deixou claro que ‘não tencionava que isso fosse difícil para eles’. As contribuições eram ‘especialmente aceitáveis segundo o que a pessoa tinha, não segundo o que a pessoa não tinha’. (2 Coríntios 8:12, 13; 9:6) Numa carta posterior, ele advertiu: “Se alguém não fizer provisões para os . . . membros de sua família, tem repudiado a fé e é pior do que alguém sem fé.” (1 Timóteo 5:8 ) Paulo não incentivava as pessoas a violar esse princípio para dar contribuições.

    É digno de nota que Paulo tenha supervisionado uma ‘coleta para os santos’ que passavam necessidade. A Bíblia não fala sobre Paulo ou os outros apóstolos promoverem coletas ou cobrarem dízimos para financiar seu próprio ministério. (Atos 3:6) Paulo sempre foi grato pelos presentes que as congregações lhe enviavam e fazia questão de não impor um “fardo dispendioso” aos irmãos. — 1 Tessalonicenses 2:9; Filipenses 4:15-18.

    Jesus falou diretamante aos Judeus no periodo que esteve aqui terra , e tratou te alguns dogmas que os judeus tinham e um deles foi sobre o dizimo Mateus 23:23 , nessa passagem Jesus tenta alertar que o dizimo até mesmo para o povo judeu não era tao mais importante que outros pontos de sua leis , Jesus sempre frisou em Seu miniterio terreno que o amor e o arrependimento é o ponto base da vida humana , e em Seu ministerio não vemos a cobrança de dizimos. Obra de Deus se faz com ação quando nos dispomos em realiza-la, toda a condição é dada por Deus .

    Os defensores dos dizimos usam como base que o dizimo serve como regra para igreja usando o texto de atos 5;1-11, mas analisemos o pecado que Ananias e Safira cometeram não foi o fato de não dar o dizimo , mas sim o fato de mentir para a igreja e ao Espirito Santo e veja tambem que o apostolo Pedro não estipula valor para essa doaçao eles poderiam ou não vender sua propriedade , se ,caso decidissem vendê-la poderiam dar quanto quisessem .

    Contribuições voluntárias hoje

    Fica claro, portanto, que o procedimento adotado pelos seguidores de Cristo do primeiro século era dar contribuições voluntárias, não pagar o dízimo. Mas talvez se pergunte se essa ainda é uma maneira eficiente de financiar a pregação das boas novas e cuidar dos cristãos necessitados.
    Além de ser um método eficaz de financiar a obra, o sistema de contribuições voluntárias tira uma carga dos ombros das pessoas com recursos limitados, como Genival, mencionado no início desta matéria. Felizmente, antes de vender a casa, ele foi visitado pela irmã xiquinha. “As coisas que ela me disse pouparam minha família de muito sofrimento desnecessário”, lembra-se Genival.
    Ele descobriu que a obra do Senhor não depende do dízimo. De fato, o pagamento do dízimo não é mais um requisito bíblico. Ele aprendeu também que os cristãos são abençoados quando contribuem de maneira generosa, mas que não são obrigados a dar além do que está ao seu alcance.

    Genival sente-se realmente alegre por poder contribuir de maneira voluntária. Ele diz: “Às vezes dou 10 por cento, às vezes não. Mas me sinto feliz com minhas contribuições e tenho certeza de que Jeová também se sente.”
    Amados continuem contribuindo alegremente pois, Deus ama quem dá com alegria e não se esqueçam vivemos no tempo da graça e não da lei!!!
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    Mensagem por Pereira Dom 01 Nov 2009, 12:49

    Dizimar e Ofertar é é uma oportunidade de exercermos fé assim como Abraão.

    Hebreus 11:1 - "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a
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    Mensagem por Norberto Ter 17 Nov 2009, 18:10

    .
    Valdomiro,

    Assisti a um vídeo sobre a questão de Malaquias, onde a pessoa relatou o seguinte resumidamente:

    1) Que a Palavra a partir do Capítulo 2, versículo 1, foi dirigida aos sacerdotes.

    "2.1 E, agora, ó sacerdotes, este mandamento vos toca a vós." (Malaquias 2.1)

    2) Que em Malaquias 3.8, a Palavra relata o que estava sendo roubado. Que era o dízimo. Além do dízimo, as ofertas também.

    3) Ele indagou: como podemos roubar nas ofertas?

    4) Não podemos roubar nas ofertas ele afirmou. Isso mostra que o problema (roubo, desvio etc) dos dízimos e ofertas estava com estes sacerdotes que recebiam.

    O que você acha desse entendimento? Teria algo a acrescentar?
    .
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    Mensagem por Valdomiro Qua 18 Nov 2009, 15:42

    Beto!

    Acho que já vi esse vídeo. É de um professor de história da religião.

    Se for esse considerei excelente. Trouxe uma perspectiva interessante. Vou inclusive dar um incremento na apostila.

    Ele relaciona a questão do roubar da Deus por parte dos sacerdotes com o roubo aos pobres e necessitados a quem os sacerdotes não estavam sustentando.

    Se for esse é bem interessante.

    Na Paz!
    Valdomiro.
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    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 10 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Norberto Qua 18 Nov 2009, 20:47

    .
    Valdomiro,

    Creio que seja o mesmo vídeo que você assistiu.

    Com base no item 4 que cito novamente abaixo, por analogia podemos levar a acusão de "ladrões" de dízimos aos pastores e nãos aos membros da igreja. Observo isso para mostrar o quanto a Palava é utilizada para defender o que ela, a Palavra, na verdade não defende, no que diz respeito ao dízimo.

    Novamente a citação:

    4) Não podemos roubar nas ofertas ele afirmou. Isso mostra que o problema (roubo, desvio etc) dos dízimos e ofertas estava com estes sacerdotes que recebiam.
    .
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    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 10 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Márcio Gomes Sex 20 Nov 2009, 09:48

    Irmão Norberto!
    Graça e Paz!
    O irmão escreveu:
    [quote]Com base no item 4 que cito novamente abaixo, por analogia podemos levar a acusão de "ladrões" de dízimos aos pastores e nãos aos membros da igreja. Observo isso para mostrar o quanto a Palava é utilizada para defender o que ela, a Palavra, na verdade não defende, no que diz respeito ao dízimo.[/quote]

    Entendo o que o irmão quis dizer com essa afirmação, porém gostaria de corrigir uma só palavra empregada: Ao invés de "PODEMOS" creio que o correto é a palavra "PODERÍAMOS", visto que se usarmos a palavra "podemos" estaríamos cometendo o mesmo erro de quem interpreta o livro de Malaquias como se vê na maioria das denominações. Ao usar a palavra "poderíamos" estamos dizendo que se a interpretação dessas denominações estivessem corretas quem deveria ser "ameaçado" seriam os pastores e não a membresia.
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    Mensagem por Valdomiro Sex 20 Nov 2009, 10:05

    A ressalva da ideia de que "não podemos roubar ofertas", por ser oferta, fica por conta do fato de que até as ofertas, na época do AT eram determinadas, e havia ocasições em que era necessária a apresentação de uma oferta em específico Lv. 5.11 segundo as posses de cada um.

    De qualquer forma, a percepção dele sobre a questão é plausível. Só assisti o video uma vez e faz algum tempo. Vou revê-lo para situar melhor, mas realmente desse ponto de vista dá a entender que os sacerdotes eram que estavam colocando a mão nas coisas de Deus, não o povo.


    Na Paz!
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    Mensagem por Norberto Sex 20 Nov 2009, 10:30

    .
    Valdomiro, você entende assim também, fico feliz. Veja que é apenas uma questão de ler a Palavra com mais atenção e, se muitos defensores do dízimo fizessem assim, os olhos deles se abreriam para o assunto.

    Marcio Gomes, grato pela observação.

    A todos: considerem como uma errata a observação do Marcio Gomes. O correto é o emprego da conjugação "poderíamos" e não "podemos" na frase citada.

    Fiquem com Deus.
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    Mensagem por Cardoso Dom 22 Nov 2009, 19:14

    Amados,

    Graça e Paz!

    Não tive tempo ainda para me "re-dedicar" na continuação daquele assunto sobre o batismo em nome da Trindade ou em Nome de Jesus...tenham paciência comigo...orem para que possamos continuar aquele assunto. Aquilo é muito forte para mim.

    E mesmo sem tempo, derrepente o Espírito de Iahweh nos constrange à escrever um testemunho na Lista FE, como por exemplo aquele da morte do Gilson, o outro da morte do Fernando (ai! só morte?) e meu ecumenismo com os católicos ..e falando em "ecumenismo" assim que o Espírito do Senhor nos despertar escreverei meu ecumenismo com os Adventistas...muito interessante. Pois é...tempo para estas coisas já arranjei...porém para continuar a falar sobre o batismo...ainda estou travado...e olha que os irmãos Norberto e Valdomiro vivem a me cutucarem.

    Bem...

    Mas entrei aqui só para lhe dar um abraço, tomar um cafézinho e pedir uma ajuda. Quero que vocês me ajudem a entender este negócio de que Malaquias 3 ter sido escrito para os "sacerdotes". Vamos ver se nós conseguimos definir isto, pois até hoje, eu ainda acredito que a partir de Malaquias 3.6 as palavras de Iahweh são para todos "filhos de Jacó" Ml. 3.6.

    Quero primeiro digitar o texto na versão da Bíblia de Jerusalém:
    Malaquias 3.

    6 Sim, eu, Iahweh, não mudei, mas vós filhos de Jacó, não cessastes! 7 Desde os dias de vossos pais vos afastastes de meus decretos e não guardastes. Voltai a mim e eu voltarei a vós! Disse Iahweh dos Exércitos - Mas vós dizeis: Como voltaremos? - 8 Pode um homem enganar a Deus? Pois vós me enganais! e Dizeis: Em que te enganamos? Em relação aos dízimos e a contribuição. 9 Vos estais sob a maldição e continuais a me enganar, vós todo o povo. 10 Trazei o dízimo integral para o Tesouro, a fim de que haja alimento em minha casa. Provai-me com isto, disse Ihweh dos Exércitos, para ver se eu não abrirei as janelas do céu e não derramarei sobre vós benção em abundância. 11 Por vós, eu ameaçarei o gafanhoto, para que não destrua os frutos de vosso campo, e para que a vinha não fique estéril no campo, disse Iahweh dos Exércitos. 12 Todas as nações vos proclamarão felizes, porque sereis uma terra de delícias, disse Iahweh dos Exércitos.

    Vejam amados:
    a) v.6 - "Filhos de Jacó" - Tudo bem, os sacerdotes também são "filhos de Jacó", porém em 2.1 ele especificou "a vós sacerdotes" e aqui "filhos de Jacó";
    b) v. 9 - "vos todo o povo" - Aqui me parece bem claro que é para a "nação" inteira;
    c) v. 11 - "ameaçarei o gafanhoto" - Vejam, em Dt. 28, Iahweh lançou as bençãos e maldições ao povo de Israel, a benção se Israel cumprisse a Lei e a maldição caso não cumprisse. Certamente por este tempo, Israel já estava debaixo de maldição do v. 38 de Dt 28, onde fala do "gafanhoto no campo" (que muitos evangélicos ou por ignorância ou por ganância, colocando medo nos cristãos, pregam nos púlpitos dizendo que o "devorador=tipo de gafanhoto" é um "demônio" que só se expulsa pagando o dízimo! Ajuuuuuuda Pai!), pois este verso é uma repetição pura e simples de um dos versos de tais maldições: Dt. 28.38. Iahweh só está dizendo: "Israel...tragam seus dízimos ao Templo que eu repreendo a maldição que falei A VOCÊS em Dt. 28.38". Pergunto amados: Quem possuíam lavouras/campos/plantações dos quais seriam dados os dízimos? Os levitas/sacerdotes? Creio que não. Creio que esta mensagem é para a nação inteira.
    d) v.12 "todas as nações" - Nos faz entender que Iahweh estava se dirigindo a uma nação inteira (Israel), pois "todas as nações" "vos proclamarão felizes=bem aventurados", pois sereis "uma terra de delícias".

    Quero aproveitar e mostrar aqui para alguns irmãos leitores deste fórum porquê creio que "Janelas dos céus" do verso 10 significa apenas "chuvas".

    Vamos ver:
    (Gênesis 8:2) - Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se.

    E agora, naquele capítulo de bençãos e maldições (de onde o profeta Malaquias copiou aquela mensagem), vamos ver novamente este "tesouro" do céu...

    (Deuteronômio 28:12) - O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.

    E nos púlpitos pregam "janelas dos céus" como se fosse "toda sorte de prosperidade"...até que podemos relacionar mesmo, uma boa chuva a seu tempo caindo no campo como algo próspero, porém que se diga a verdade também, ou seja, que "janelas dos céus" primeiramente é "chuva nos campos"...para os agricultores e para os pecuaristas, os únicos que a Bíblia diz que pagavam o dízimo (e olha que já haviam os ferreiros, pedreiros, carpinteiros, artifices, etc).

    Já falei demais não é?

    Podem me ajudar?


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    Mensagem por Pereira Seg 23 Nov 2009, 10:34

    Amados,

    Não podemos descontextualizar um tema Bíblico pelo simples fato rejeitarmos o ensino que ali está sendo dado. Com certeza a mensagem sobre o dízimos profetizada pelo profeta é para todos e não especificamente para os sacerdotes.

    Vejamos o contexto do livro.

    Malaquias
    Molaokhí 1
    5Ó Yaoshorúl (Isra-l), levanta os olhos e vê o que YÁOHU ULHÍM está a fazer em todo o mundo. Então dirão vocês: 'Verdadeiramente o grande poder de YÁOHU UL manifestou-se para além das nossas fronteiras!'

    13Dizem vocês: 'Oh, é tão difícil servir YÁOHU ULHÍM e fazer o que ele pede'. E viram a cara aos mandamentos que vos deu para cumprirem. Ponderem! Animais roubados, coxos e doentes, oferecidos a YÁOHU ULHÍM! Poderia eu aceitar tais ofertas?, pergunta YÁOHU ULHÍM. 14Maldito o homem que promete um belo animal do seu rebanho e acaba por substituí-lo por outro, doente, para o sacrificar a YÁOHU ULHÍM. Eu sou um grande rei, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais. O meu Shúam (Nome) é para ser profundamente reverenciado entre os Gentíles.

    Molaokhí 3
    4Então, uma vez mais, YÁOHU ULHÍM terá prazer nas ofertas que lhe sejam trazidas pelo povo de YAOHÚ-dah e de Yaohúshua-oléym, tal como antes

    9E assim a terrível maldição de YÁOHU ULHÍM recai sobre vocês, porque é toda a nação que me tem roubado.

    Malaquias
    Molaokhí 4
    2Mas para os que reverenciam o meu Shúam (Nome), nascerá o sol da justiça, que trará cura nos seus raios. Sairão, saltando como bezerros pastando, libertos do estábulo

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