F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

+9
Tzaruch
José Herminio
Washington Ruiz
Maicon
Vasuilvan
Edison
Pires
Ernesto
Aldo Maro Ferraro
13 participantes

A alma do homem é eterna???

Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
    Número de Mensagens : 7524
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16406

A alma do homem é eterna??? Empty A alma do homem é eterna???

Mensagem por Tzaruch Ter 09 Jan 2018, 00:59

.
    Resposta à Mensagem Nº991

Olá Aldo.

Aldo escreveu:Essa ambiguidade que apontas

Qual seria exatamente essa "ambiguidade" que não ficou explicada em nenhuma das suas frases ?

Aldo escreveu:é causada exatamente pela falta de conceituação

Então foram as citações da Bíblia que tem falta de conceituação e levaram à suposta ambiguidade ?

Aldo escreveu:com a qual se pudesse diferenciar alma de espírito, à época biblica.

Quer dizer que naquele tempos eles não conseguiam diferenciar uma coisa da outra,
    então o que existe a mais atualmente que permita fazer essa diferenciação ?

Qual é a conceituação existente agora e que não existia naquela época ?

E o Dicionário Strong que a primeira publicação data de 1890,, também está errado ?

A sua argumentação carece de justificações, pois o que se segue não justificou nada.

Aldo escreveu:A evolução das ciências,

Aldo, não fica certo fazer essas misturas, ciências é uma coisa, os assuntos da Bíblia
    são outro assunto, ciências (psicologia) trata de uns assuntos que não incluem DEUS,,
    por isso existe a teologia, pois é essa que faz e "responde" às questões acerca de DEUS.

Portanto, a evolução das ciências não veio explicar DEUS nem as coisas de DEUS.

Aldo escreveu:em particular da psicologia pós Freud,

Que confusão é essa que você está a fazer Aldo ?

Acaso a psicologia antes ou pós Freud (este ao crescer deixou de crer em DEUS)
    alguma vez teve em conta ou faz estudo acerca de DEUS ou das coisas de DEUS ?

Porque motivo mistura e tenta colocar a psicologia a "interferir" na teologia ?

Será para manter a argumentação que apontou sobre a tal falta de conceituação
    para na época da Bíblia eles conseguirem distinguir alma de espírito ?

Aldo escreveu:e a busca pelo entendimento da natureza humana,

A ciência pode buscar entendimento acerca da natureza humana (material), mas psicologia não busca essas coisas.

E isso porque além da psicologia ser o estudo do comportamento e funções mentais do ser humano,
    a mesma não considera nem estuda DEUS ou "deuses", isso é parte da teologia.

Dai que essa busca e evolução que apontou de fato não existe, isto é, não existe em relação
    ao tema que quis incluir, porque DEUS não faz parte do estudo dessas ciências.

Aldo escreveu:tornam necessária a diferenciação.

Não torna NADA Aldo, não misture ciência e psicologia, com teologia, cada área tem o seu campo de estudo,
    e quem não estuda um assunto também não tem nenhuma necessidade de diferenciar o que não é estudado.

Seria o mesmo que você dizer que a teologia teve necessidade de distinguir entre ID-EGO-SUPEREGO,
    coisa que não entra em seus campos de estudo, melhor, ela não faz nem responde essas perguntas.

Por isso, a evolução das ciências ou da psicologia como diz, não precisa de distinguir alma do espírito,
    isso é o campo da teologia, e é ela quem faz ou deve tentar responder a essas perguntas.

Para que entenda que misturou assuntos, leia o seguinte link, o mesmo mostra e explica qual é a relação
    que existe entre psicologia e DEUS, e vai ver que essa psicologia de grosso modo "ignora" DEUS ou "deuses"
    em toda a sua totalidade, assim como as restantes ciências no geral,, DEUS é a Teologia quem estuda.

http://www.psicologiamsn.com/2012/05/psicologia-e-deus.html
    ((....))
    Portanto, a psicologia não responde à pergunta sobre Deus (ou deuses)
    pois a pergunta não é feita em suas pesquisas.
    ((....))

Aldo escreveu:Essa necessidade de evolução do pensamento não implica em contradição com a Biblia.

Se confundiu totalmente, a evolução das ciências não contempla a Bíblia, e a psicologia não estuda
    e não faz perguntas sobre DEUS ou "deuses", nem sequer dá as respostas.

Por isso, também não haveria nenhuma necessidade de evolução nesse sentido, nem ainda
    isso provaria a argumentação inicial da tal suposta falta de conceituação para diferenciar
    alma de espírito,, muito menos a "ambiguidade" que dai foi interpretada.

Entretanto, como este é o campo da teologia, as citações Bíblicas continuam a ser válidas,
    e a pergunta sobre os sentimentos serem apontados tanto à alma como ao espírito é mantida.

__Citação__
    Pois que o meu espírito se angustia em mim;
    e o meu coração em mim está desolado.

Salmos 143:4

Porque a minha alma está cheia de angústia,
    e a minha vida se aproxima da sepultura.

Salmos 88:3

Tanto a alma como o espírito se angustiam.. como então distinguir um do outro ? (Biblicamente)

A alma do homem é eterna??? P_up_en
    Aldo Maro Ferraro
    Aldo Maro Ferraro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
    Número de Mensagens : 509
    Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
    Religião : ecumenico
    Igreja : consciência interior
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 21
    Pontos de participação : 1044

A alma do homem é eterna??? Empty Re: A alma do homem é eterna???

Mensagem por Aldo Maro Ferraro Ter 09 Jan 2018, 09:45

Olá "Tzaruch"

Entendo e concordo plenamente com tua postura pois que reconheço que és um estudioso da Biblia e tens dela, certamente, um conhecimento mais profundo que o meu.

Discordo, entretanto, do método.

A meu ver o conhecimento não pode ser compartimentado. Eu sigo as leis da dialética de Hegel e uma delas diz: "tudo se relaciona".

Na Carta Encíclica "Divino Afflante Spiritu", o Papa Pio XII aborda exatamente o tema da interpretação da Bíblia na evolução do conhecimento. Em síntese, diz que na leitura dos textos sagrados deve-se buscar a compatibilização com o progresso das ciências para que não haja conflitos. Não propôe o isolamento entre ciência de religião, pelo contrário, pede sua compatibilização.

Isto posto, a meu ver, o Salmo abaixo contém um equívoco, face ao conhecimento atual

= Pois que o meu espírito se angustia em mim;
    e o meu coração em mim está desolado.
    Salmos 143:4 =

O nosso espírito é o canal de comunicação com Deus Pai, é o canal pelo qual Deus Pai atende aos nossos pedidos (por isso não podemos pedir a Deus coisas materiais). Para tanto o espírito necessita ser incorruptível, puro.

Ora, a angústia que chega à nossa psique, vem de nossos instintos; não pode corromper o espírito do qual se utiliza Deus para nos dar bom senso e discernimento suficientes para vencer a angústia.

Nossa alma se angustia, o espírito não.

Deus Pai nos abençôe. Aldo
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Número de Mensagens : 1923
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5618

Mensagem por Ernesto Ter 09 Jan 2018, 13:16

Aldo Maro diz

Vos abordais exatamente o dilema que eu encontro. Pelo que me apontais, a Bíblia se refere à alma e ao espírito indistinguindo-os, como se sinônimos fossem.

Ernesto responde/

Olá Aldo.Eu sei que o espirito e alma confunde muita gente, essa confusão acontece porque os tradutores do grego para o latim, e o latim para o português, ja haviam se alimentado com a filosofia grega, de origem pagã, que prega a imortalidade. e a maioria das igrejas cristãs seguem esse paganismo. por isso a doutrina cristã virou como que um balaio de gato, ninguém sabe o que vem a ser a alma,nem o espirito.
    O mais acertado é vc. seguir a bíblia corretamente, e quando ficas confuso procure no grego original e no Hebraico..
    Eu sigo a orientação bíblica. Vamos começar bem no começo. Na criação. Gênesis,1:20, E disse Deus: Produzam as águas abundantemente repteis de ALMAS viventes etc. V.21, Deus criou as grandes baleias e todo réptil de ALMA vivente etc. V. 24,E disse Deus Produza a terra ALMA vivente conforme a sua especie etc.
    Agora vem o homem;  Gen2:7, E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes  o folego da vida e o homem foi feito ALMA  vivente.Veja, Deus não soprou uma alma, ele soprou o folego da vida.Temos então o boneco de barro e o folego juntos, são uma alma, isso quer dizer que o homem NÃO tem uma alma, ele é uma alma.
    Aqui apresento somente algumas passagens para provar que a alma é o homem vivente, com corpo e folego, Leviticos 23;30, Também toda a ALMA que naquele dia fizer alguma obra, aquela ALMA eu destruirei do meio do seu povo.Vemos que a ALMA é o homem vivo.Atos 2:41, De sorte que os que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra , e, naquele dia , agregaram-se quase três mil ALMAS. será que foram almas que se batizaram ou foram homens?
    Aqui vemos que a alma significa um ser vivo, tanto homens como animais, os imortalistas procuram alguma diferença entre alma de animal, e alma humana, mas a bíblia não faz diferença nenhuma entre animais e humanos
    Vemos muitas vezes na bíblia a alma é usada por vida. a minha alma está aflita etc. neste caso expressa que a pessoa viva está aflita.
    Rom 13:1,Toda a ALMA esteja sujeita ás autoridades Etc. Aqui vemos que a alma é um individuo qualquer, sujeito as ordens de algum governo.

Veja quanta confusão acontece quando a alma é aplicada como um ser independente do corpo,
    Hebreus 10:38, Deus diz: Mas, o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha ALMA não tem prazer nele. Deus tem alma porque é vivo, mas, se a alma fosse um ser independente com atuação própria, então viria a pergunta: Quem colocou a alma em Deus?
    Conclusão; A alma (vida) dos seres vivos, o homem e os animais são mortais, quando cessa o folego o vivente deixa de ser uma alma.
    Com exceção de Deus, Aquele que tem ele só a imortalidade I Tim 6:16.

espirito; o que vem a ser?

Para começar vamos ver como a bíblia identifica o espirito do homem,

Zacarias 12:1, Fala o Senhor que estende os céus, e o que funda a terra, e que FORMA O ESPIRITO DO HOMEM DENTRO DELE.  o folego da vida com o corpo forma uma alma, e, nesta alma, Deus colocou no cérebro um local que nós chamamos vulgarmente de subconsciente, ali forma uma energia que cria  a nossa consciência — que pode ser do bem ou do mal,
     Nele Deus colocou  o livre arbítrio, pelo qual tomamos as nossas decisões. esta energia viva chamamos de espirito, ele  está interligado com o restante do corpo, porque é alimentado com a vida que emana do corpo (alma).Enquanto o corpo (alma) estiver vivo essa energia administra todas ações do corpo.
    O momento que a alma morre, temos em primeiro lugar a morte cerebral,(o espirito deixa de existir dentro do corpo) porque ele não é um ser independente da vida fora do corpo, ele só não é mais alimentado pelo corpo vivo(alma), os elementos de vida não o vivifica mais.
    O espirito é muitas vezes traduzidas por vida, afeições,emoções de varias espécies,muitas vezes ele também é aplicado as ações da alma, porque ele atua em conjunto com a alma (vida).tais como respiração, sopro, folego, as vezes é traduzido como ira, Exemplo, O meu espirito está abatido, ou está com um espirito alegre etc.

Muita atenção para não misturar o Espirito Santo que é independente, tem ações próprias, nos ajuda a tomar decisões , normalmente temos na bíblia o Espirito Santo que começa com o E, maiúsculo, e o espirito do homem com um e, minusculo.

O espirito Santo não faz parte do homem, ele pode fazer parte da nossa vida, também pode deixar nosso corpo quando bem quiser. por isso sempre é bom prestar atenção com o qual estamos tratando

Conclusão: Eu sei que virá muito disque-dique sobre este estudo da alma e do espirito do homem,porque os imortalistas encontram muitas passagens que os tradutores torceram para justificar a teoria da imortalidade. Se alguém achar na bíblia dizendo claramente que a alma é imortal que a apresentem e vamos dialogar.

Abraços   Ernesto
    Pires
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 467
    Cidade/Estado : Angra dos Reis - rj
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Deus é Amor
    Mensagens Curtidas : 15
    Pontos de participação : 1184

Mensagem por Pires Qui 11 Jan 2018, 19:12

Caro irmão Ernesto,

Você afirma :" Nele Deus colocou o livre-arbítrio, pelo qual tomamos nossas
    decisões, esta energia viva chamamos de espírito ............porque é alimentado
    com a vida que emana do corpo (alma).

"O momento que a alma morre, .......( o espírito deixa de existir dentro do corpo)
    porque ele não é um ser independente da vida fora do corpo, porque é alimentado
    pelo corpo vivo(alma), os elementos de vida não o vivificam mais.

Poderia sustentar biblicamente que o espírito é alimentado pela vida que emana do corpo ?

Fique na paz.

Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Ernesto Qui 11 Jan 2018, 22:27

Pires diz:

Poderia sustentar biblicamente que o espírito é alimentado pela vida que emana do corpo ?

Ernesto responde:

Olá Pires, a base bíblica que o espirito é alimentado pelo corpo temos em sua ação,

Para me facilitar de responder a tua pergunta, eu me servi de uma parte da BIBLIOTECA BIBLICA, o tema

ESPIRITO ORIGINAL GREGO E HEBRAICO

o elemento sensível do homem, que, ao que percebe, pensa, sente desejos, etc ( Mat 5:3; 26:41; Mc 2:8; Luc 1:47, 1:80; At 17:16; 20:22; 1Co 2:11; 5:3-4; 14: 4, 14:15; 2Co 7:1; cf Gên 26: 35; Isa 26:9; Eze 13:3; Dan 7:15) (g) propósito, objetivo (2Co 12:18; Flp 1:27; Efe 4:23; Apo 19:10, cf Esd 1:5; Sal 78:8; Dan 5:12), (h) o equivalente ao pronome pessoal, usada para dar ênfase e efeito, a pessoa (1Co 16:18, cf Gên 6:3, 2 ª pessoa, 2Ti 4:22; Flm1:25, cf Sal 139:7, 3ª pessoa, 2Co 7:13, cf Isa 40:13), (i) personagem (Luc 1:17; Rom 1:4, cf Núm 14:24), (j) qualidades e atividades morais
    Todas essas ações perecem com a morte do individuo.

Eu penso que, com este documentário está respondido a tua inquirição.

Abraços Ernesto

Pires
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Mensagem por Pires Sex 12 Jan 2018, 18:04

Prezado irmão Ernesto,

Escrevo a  seguir, alguns textos citados por ti, em resposta a minha pergunta :

"Poderia sustentar biblicamente, que o espírito é alimentado pela vida que
    emana do corpo ? "

BKJ : Mt  5:3  -  Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus.

26:41  -  Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito , com certeza,
    está preparado, más a carne é fraca.

2Co 12:18 -   Eu mesmo orientei a Tito para que vos visitasse, acompanhado de outro
    irmão. Porventura Tito vos explorou ? Não ministramos nós pelo mesmo espírito ? Não
    seguimos nós o mesmo caminho ?

Lucas 1:17 - Ele avançará na presença do Senhor, no   mesmo espírito e poder de Elias,
    com o propósito de fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à saberdoria
    dos justos, deixando um povo preparado para o SENHOR.

Com todo respeito, irmão, más os textos citados não "provam" que o espírito é alimentado pelo
    corpo.
    Somos compostos de parte material e imaterial : A carne se desfaz no   túmulo,
    más quanto ao espírito, Mt. 10:28 nos diz que não morre.

Dos textos citados, quero destacar Mt 26:41 : Vigiai e orai, para que não entreis em
    tentação: Na verdade, o espírito está pronto, más a carne é fraca.

Veja que  há uma distinção e existindo uma comparação, conciliando com Mt. 10:28.

Fique na paz.

Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status.
    Número de Mensagens : 3452
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11106

Mensagem por Vasuilvan Sex 12 Jan 2018, 19:22

Mateus 10; 28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

Perecer no inferno, não é equivalente a morrer? ACF

Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.
    Mateus 10:28
    NVI

MATEUS 10;28 Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. NTLH

Destruir não é equivalente a matar?
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Ernesto Sex 12 Jan 2018, 22:10

Pires diz:

Prezado irmão Ernesto,

Escrevo a seguir, alguns textos citados por ti, em resposta a minha pergunta :

BKJ : Mt 5:3 - Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos Céus.

Ernesto responde

Olá irmão. Eu vejo que o irmão deseja mais esclarecimentos acerca de algumas passagens.
    O verso acima é uma das passagens que prova, que o espírito é parte do homem, e não de Deus. Deus seria injusto de dar um espírito rico para alguns, e a outros um espírito pobre.
    Em algumas traduções diz: humilde de espírito, quem é pobre ou humilde de espírito não é orgulhoso, ele reconhece que depende inteiramente de Deus. E são esses cristãos que são abençoados,

Em outras o espírito representa vigor. I Samuel 30:11-12, E acharam no campo um homem egípcio e o trouxeram a Davi, deram-lhe pão e comeu, e deram-lhe a beber água, Deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos, e dois cachos de passas, e comeu , e voltou-lhe o seu ESPIRITO, porque havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água. Nesse caso aqui o espírito era o vigor, as forças físicas, depois de comer, lhe voltaram suas forças e energia.Este homem estava desfalecido mas diz que o espirito voltou, então ele tinha saído, mas, saído de fome, Veja o alimento fez voltar suas forças, por isso eu digo que o espirito depende inteiramente do corpo, não se esqueça que espirito não é só o vigor do homem.

Outra passagem

O espirito também é entendimento

26:41 - Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza,
    está preparado, más a carne é fraca.

Paulo em romanos 7:25, explica este verso; Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo, COM ENTENDIMENTO, (Ou espírito) sirvo a lei de Deus, mas, com a carne, a lei do pecado.

Também é o comportamento do homem

Em outras ocasiões o espírito se refere ao comportamento do homem.

"O seu proceder não lhes permite voltar para o seu Deus, porque um espírito [ruwach] de prostituição está no meio deles (...)" (Oséas 5:4
    no caso de Oseias, os sacerdotes possuíam um espirito depravado de prostituição.

Outro.

Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito [ruwach] sereno." (Provérbios 17:27

Quem tem entendimento é de espirito sereno, o homem calmo pensa duas vezes antes de falar.

Outra passagem

2Co 12:18 - Eu mesmo orientei a Tito para que vos visitasse, acompanhado de outro
    irmão. Porventura Tito vos explorou ? Não ministramos nós pelo mesmo espírito ? Não
    seguimos nós o mesmo caminho ?

Paulo procurou inspirar confiança aos Corintos sobre a atuação de Tito, Dizendo que ele (Tito),age da mesma maneira, ou mesmo estilo, ou vive o mesmo evangelho que Paulo prega.

Outra passagem

Lucas 1:17 - Ele avançará na presença do Senhor, no mesmo espírito e poder de Elias,
    com o propósito de fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria
    dos justos, deixando um povo preparado para o SENHOR.

Resposta: A passagem diz respeito a João Batista que iria pregar destemidamente como Elias pregou diante de Acabe.

Pires diz:

Com todo respeito, irmão, más os textos citados não "provam" que o espírito é alimentado pelo corpo.
    Somos compostos de parte material e imaterial : A carne se desfaz no túmulo,
    más quanto ao espírito, Mt. 10:28 nos diz que não morre.

Ernesto responde:

Queres passagens mais claras do que eu apresentei? vc, ja viu alguém que não come por três dias ter um espirito lucido?

outro ponto

A alma é o homem vivo, com todas as suas faculdades mentais e físicas. E desta alma (viva) depende todas as ações, Como já apresentei espírito planeja e aciona todas ações do corpo (alma).
    Quando a alma morre, veja o que diz Eclesiastes. 9:5, Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas, os mortos não sabem de coisa nenhuma, nem tampouco tem eles recompensa, mas, a memória ficou entregue ao esquecimento,
    é porque o espírito não foi alimentado, o coração parou e o espirito deixou de atuar.

Quanto a Mat 10:28, , eu vejo que vc. não leu com cuidado este verso, veja o que ele diz: ...Temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Alma é uma coisa, e espírito é o que acabamos de lhe escrever. Alma é o homem vivo completo, a alma, segundo Jesus não é imortal porque ele pode fazer perecer, a imortalidade pertence a Deus,Imortal existe só um, Só Deus é imortal.

Vamos dialogar

Abraços Ernesto

Pires
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Mensagem por Pires Sáb 13 Jan 2018, 21:15

Ernesto,

Os textos citados relacionados à alma/espírito, mostram que dependendo
    do contexto, podem ter significado diferentes, más não "provam" que o corpo
    alimenta o espírito, no sentido de dependência existencial. A morte do corpo
    não acarreta a do espírito, isso porque são independentes, o que é corroborado
    quando você afirma que "Enquanto o corpo/alma estiver vivo, ESSA ENERGIA
    ADMINISTRA TODAS AS FUNÇÕES DO CORPO".

Isto que tem capacidade para dirigir todos os nossos atos, não pode ser uma simples
    energia,ou força ativa que deixa de existir, quando o corpo vai para o túmulo. Tiago 2.26 diz
    que o corpo sem o espírito está morto.  

"Queres passagens mais clara do que eu apresentei, você já viu alguém que não come
    por três dias ter um espírito lúcido ?

O assunto está sendo discutido dentro de outro aspecto, a dependência pelo espírito,
    de ser alimentado pelo corpo . Quanto a pergunta, não vi,más isso não quer dizer
    que não exista, depende da condição  de cada pessoa : Elias e Mosés, 1 Rs 19:8 ,  ,Dt 9:9 , respectivamente, não se alimentaram por
    40 dias e noites, sem contar Jesus.

Você diz :     "Quanto a Mt 10:28 eu vejo que você não leu com cuidado .............. ,    

Li sim irmão, más vamos lá : E não temais os que matam o corpo, e não podem matar
    a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

A segunda parte deste verso, não é suficiente para determinar que a alma seja aniquilada,
    pois pode ser confrontado com outros. Além disso, essa aniquilação se daria em outra
    circunstância. Estamos tratando da existência do espírito logo após a morte.

Quero destacar a parte A  que diz : E NÃO TEMAIS OS QUE MATAM O CORPO,
    E NÃO PODEM MATAR A ALMA ;

Não faria nenhum sentido essa afirmação,se não existisse algo no homem
    que sobreviva após a morte.

Fique na paz.
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Ernesto Dom 14 Jan 2018, 08:56

Pires diz:

Isto que tem capacidade para dirigir todos os nossos atos, não pode ser uma simples
    energia,ou força ativa que deixa de existir, quando o corpo vai para o túmulo. Tiago 2.26 diz
    que o corpo sem o espírito está morto

Ernesto responde.

segundo o teu entender há um poder sobre natural que administra o nosso corpo, então te pergunto, Tem um, ou dois espíritos,? porque as vezes o homem pratica boas obras, e logo depois ele mata, então te pergunto? Se o homem é dirigido por um espirito de Deus, então é Deus que leva o homem ao pecado? Se tu acha que sim, então como Deus pode condenar um assassino ou um adultero ou ladrão, se foi ele mesmo, ou o espirito dele que levou o homem a pecar? Pense bem e me dê a tua opinião.

Quanto Mat,10:28,
    Eu te pergunto vc. quer saber sobre espirito ou alma? alma é uma coisa, e espírito é outra, alma é o homem vivo, Atos 2:41,esta alma, os homens tem o poder de matar, Jesus quer dizer que os homens podem matar o homem, mas, um dia este defunto vai reviver outra vez para ser julgado, então os homens só podem matar um homem temporariamente, mas Cristo tem poder para exterminar para sempre esta vida, como se nunca tivesse existido, por isso fica claro que o homem não é imortal, Mais outra, vc. crê que é o homem de carne e ossos, então então o fogo do inferno não é eterno,porque não existe elementos que resistam ao fogo para sempre, se vc. crê que é o espírito, então pergunto: Deus vai mandar seu próprio espirito ao inferno?
    pense bem.

Abraços Ernesto
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2507
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6390

Mensagem por Edison Dom 14 Jan 2018, 11:52

Pires/Ernesto,
    Permitam intrometer-me um pouquinho na prosa do ceis;

Pires disse:
    Quero destacar a parte A que diz : E NÃO TEMAIS OS QUE MATAM O CORPO,

De igual modo não faria sentido nenhum o apóstolo Paulo considerar que tinha ido ao céu fora do corpo (II Cor. 12:2-3).
    Se ir ao céu fora do corpo é algo tão impossível, não há nexo nenhum o apóstolo Paulo, que recebia a Verdade diretamente de Jesus, ter essa dúvida e registra-la para a igreja.

A alma do homem é eterna??? Corpo_11

A alma é o centro de controle do homem. É essa alma que foi criada em Ge. 1:27. É essa alma que é salva ou perdida. É ela que tem o livre arbítrio. É ela que crê ou não crê no Evangelho. É ela quem decide se pecamos ou não.

Jesus disse que se um homem atentar para uma mulher para cobiça-la em seu coração ele já adulterou (Mat. 5:28).

Imaginemos um homem andando na rua; Lá vem uma mulher bonita provocante (ou não). Aquilo entra no homem pela visão do corpo. Da visão aquela mulher vai para a consciência, transita pela imaginação, busca alguma coisa na memória, provoca o afeto e um desejo segue para a alma. É lá na alma que se decide cobiça-la e deseja-la ou não.
    Quem é que está lá na alma? É o Espírito Santo ou o espírito do diabo? É a fé na Palavra ou a incredulidade na Palavra?
    Se o Espírito Santo está lá nessa alma selando-a contra o pecado, imediatamente sai de lá uma ordem rechaçando aquela oferta de pecado. Aquela oferta de pecado penetrou pelos sentidos do corpo (no caso foi pela visão, mas poderia ser pelo tato, pelo ouvido) provocou os sentidos do espírito e foi até a alma para consumar o pecado.
    Se lá na alma está a incredulidade na Palavra é porque lá reina satanás Então aquela oferta de pecado é aceita e Jesus disse que o adultério foi consumado.
    Qual é o "time" disso? Um, dois, três segundos? Talvez. Isso acontece trilhões de vezes a todo instante no mundo.

Muitas vezes a mulher está do outro lado da rua, nem viu este homem do lado de cá, mas o que despertou a cobiça pode ter sido a roupa dela, uma roupa curta, apertada, decotada, um cabelo ou um andar provocante, etc. Ela nem sabe que do outro lado da rua um adultério foi consumado e foi ela que provocou e é participante daquele pecado.

Pode ser que do outro lado da rua esteva caminhando uma cristã santa de Deus, vestida decentemente, com seu vestido modesto, sem decote, sem estar curto, justo, cabelos compridos, enfim nada provocante; Mas mesmo assim aquele pecador assim mesmo a cobiça e o pecado é consumado. Aquela irmã está isenta daquele pecado.

Então a alma é o Centro de Controle do ser humano. O novo nascimento acontece na alma e quando ele ocorre acontece a troca de natureza da alma. Antes ela tinha uma natureza pecaminosa, porem depois da conversão Deus troca essa natureza fazendo-a participante da natureza Divina (II Pe 1:4).
    A partir de então todo o ser, alma, espírito e corpo passa a ser controlado, influenciado, dirigido, protegido, selado, pelo Espírito Santo que agora habita o "Lugar Santíssimo" daquela pessoa que é a alma.

Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Ernesto Dom 14 Jan 2018, 17:17

Ernesto diz ao Edison

Olá mano; tudo bem? Eu vejo que o peixe morre pela boca, nós já dialogamos muitas vezes sobre o tema da imortalidade da alma, mas, vc. é um cabeça dura, que eu duvido que se viesse um anjo, ou um morto ressuscitasse para fazer-te ver a realidade da alma, tu ainda não aceitarias. Tu sempre vens com aquela historia de tricotomia, A bíblia diz que o homem foi formado de barro e o fôlego da vida, Gen 2:7, O que passa disso é invenção humana.
    Se nós quiséssemos dividir o homem em partes, então poderíamos dividi-lo em centenas de partes. O homem tem suas partes externas, indispensáveis, tais como; Visão,Audição, Paladar, tato, olfato etc.
    Na parte interna há os órgãos, indispensáveis para o bom funcionamento. Mas, tem uma parte importante que podemos chamar de (computador) o cérebro, este dá as coordenadas á todo o corpo, ele produz consciência,Memoria, Raciocínio,afeto, e tudo mais. Nada funciona sem a ação deste, mas, ele é uma peça do próprio corpo, se, alguém passa uma corda no pescoço e se enforca, não tem nada que o impeça, ou, se ele leva um tiro, e morre, não tem nada que o faça sobreviver.
    Isto é prova que na vida normal o homem é todo natural. aí vemos que a dita ¨alma¨ não tem ação própria, se ela fosse independente do corpo ela poderia reagir. e impedir da vitima morrer.
    Eu sei que vais argüir, dizendo: Mas tem a consciência que é dirigida por outro poder externo. Muito bem, este poder externo pode mudar os nossos pensamentos, mas, ele não faz parte do corpo. É um visitante, e se o quisermos despedir, podemos fazê-lo.
    No começo eu disse que o peixe morre pela boca, pois, veja o que vc. afirmou em sua mensagem,
    Edison diz:
    Imaginemos um homem andando na rua; Lá vem uma mulher bonita provocante (ou não). Aquilo entra no homem pela visão do corpo. Da visão aquela mulher vai para a consciência, transita pela imaginação, busca alguma coisa na memória, provoca o afeto e um desejo segue para a alma. É lá na alma que se decide cobiça-la e deseja-la ou não.
    Quem é que está lá na alma? É o Espírito Santo ou o espírito do diabo?

Estás vendo como vc, transmitiu a caminhada de uma ação muito bem dentro do homem? É exatamente este o trajeto que uma tentação faz no homem, mas, nem o Espírito Santo, nem o diabo fazem parte do homem, os dois, ambos podem ser visitantes, depende da nossa escolha, mas, essa escolha é o raciocínio , que é parte da ação do cérebro, e não de um ser (que alguns chamam de espírito e outros falsamente de alma) que tem poderes independentes, que está aí para tomar decisões. Se fosse assim então o homem não teria culpa do pecado, Como Deus pode castigar alguém que tem dentro de si um ser que pensa e age, e faz o homem obedecer?
    Saia desta meu irmão! Tu, só tu, és responsável por teus atos, não queira atribuir as tuas faltas a um outro poder que diz ter personalidade própria,
    Somente para vc. pensar, mas, raciocine mesmo.. Se um espírito que tem vida própria habita dentro de ti então tu não és só, são dois, um age por fora e o outro age por dentro.
    KKKKKK

Só um pedido que eu faço, ou defenda a alma, ou o espírito do homem, os dois não são a mesma coisa.

Abraços Ernesto
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Vasuilvan Dom 14 Jan 2018, 18:24

Edison diz:

De igual modo não faria sentido nenhum o apóstolo Paulo considerar que tinha ido ao céu fora do corpo (II Cor. 12:2-3).
    Se ir ao céu fora do corpo é algo tão impossível, não há nexo nenhum o apóstolo Paulo, que recebia a Verdade diretamente de Jesus, ter essa dúvida e registra-la para a igreja.

Esse texto reflete nada mais do que quando Deus eleva a consciência dos seus mensageiros ao céu, para ensina-los.  Nada a ver com um corpo intangível que desgarrando do corpo material.
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Vasuilvan Dom 14 Jan 2018, 18:34

Pires diz:
    Quero destacar a parte A que diz : E NÃO TEMAIS OS QUE MATAM O CORPO,

O ensinamento aqui não gira em torno de como ocorre por ocasião da morte ou sobre imortalidade.

O ensinamento dese contexto é para informar aos apóstolos sobre as adversidades durante o serviço missionário.
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Vasuilvan Dom 14 Jan 2018, 18:37

Edison escreveu:Pires/Ernesto,
    Permitam intrometer-me um pouquinho na prosa do ceis;

Pires disse:
    Quero destacar a parte A  que diz : E NÃO TEMAIS OS QUE MATAM O CORPO,

A alma do homem é eterna??? Corpo_11

A alma é o centro de controle do homem. É essa alma que foi criada em Ge. 1:27. É essa alma que é salva ou perdida. É ela que tem o livre arbítrio. É ela que crê ou não crê no Evangelho. É ela quem decide se pecamos ou não.

Jesus disse que se um homem atentar para uma mulher para cobiça-la em seu coração ele já adulterou (Mat. 5:28).

Quem é que está lá na alma? É o Espírito Santo ou o espírito do diabo? É a fé na Palavra ou a incredulidade na Palavra?
    Se o Espírito Santo está lá nessa alma selando-a contra o pecado, imediatamente sai de lá uma ordem rechaçando aquela oferta de pecado. Aquela oferta de pecado penetrou pelos sentidos do corpo (no caso foi pela visão, mas poderia ser pelo tato, pelo ouvido) provocou os sentidos do espírito e foi até a alma para consumar o pecado.
    Se lá na alma está a incredulidade na Palavra é porque lá reina satanás Então aquela oferta de pecado é aceita e Jesus disse que o adultério foi consumado.
    Qual é o "time" disso? Um, dois, três segundos? Talvez. Isso acontece trilhões de vezes a todo instante no mundo.

Muitas vezes a mulher está do outro lado da rua, nem viu este homem do lado de cá, mas o que despertou a cobiça pode ter sido a roupa dela, uma roupa curta, apertada, decotada, um cabelo ou um andar provocante, etc. Ela nem sabe que do outro lado da rua um adultério foi consumado e foi ela que provocou e é participante daquele pecado.

Pode ser que do outro lado da rua esteva caminhando uma cristã santa de Deus, vestida decentemente, com seu vestido modesto, sem decote, sem estar curto, justo, cabelos compridos, enfim nada provocante; Mas mesmo assim aquele pecador assim mesmo a cobiça e o pecado é consumado. Aquela irmã está isenta daquele pecado.

Então a alma é o Centro de Controle do ser humano. O novo nascimento acontece na alma e quando ele ocorre acontece a troca de natureza da alma. Antes ela tinha uma natureza pecaminosa, porem depois da conversão Deus troca essa natureza fazendo-a participante da natureza Divina (II Pe 1:4).
    A partir de então todo o ser, alma, espírito e corpo passa a ser controlado, influenciado, dirigido, protegido, selado, pelo Espírito Santo que agora habita o "Lugar Santíssimo" daquela pessoa que é a alma.

A fé acontece a nível espiritual. Essa divisão de atividades entre alma e espírito não tem procedência.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 26 Nov 2024, 05:28