Se temos o livre-arbítrio como pode Deus ter endurecido o coração de Faraó???
+13
Viana
Rudi
Tzaruch
Arcolino
Rodrigues
Gleison Elias
Benedito Bernal
Rasabino
Roberto Costa
Lourisvaldo Santana
Adauto
Vania B Lopes
Higoret
17 participantes
Por que Deus endureceu o coração de Faraó?
Higoret- - Abraão / Sara -
- Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : MG
Religião : Cristã
Igreja : Evangelica
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -2
Pontos de participação : 227
- Mensagem nº1
Marcelo Almoedo- - Áqüila / Priscila -
Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 196
Pontos de participação : 11808
- Mensagem nº2
Re: Por que Deus endureceu o coração de Faraó?
Boa tarde
Higoret
Reveja esse versos -
Então os gafanhotos cobrem o território todo, comem tudo que sobrou nos campos, entram na casa de todos os egípcios e botam pra lascar. O faraó, portanto, decide libertar os judeus.
Êxodo 10:10-11<> Legal, né? Deus botou pra quebrar, tá felizão, aposto! O Faraó vai fazer exatamente o que ele pediu, certo? Errado dnovo, Deus esta determinado a lascar de vez o faraó e os egípcios. Deus endurece o coração do Faraó DNOVO e ele não deixa o povo escolhido partir.
Conclusão
Deus enviou Moisés para convencer o faraó a libertar os hebreus, mas que ele "endureceria" o coração do faraó para que ele não o fizesse? (...)
Almoedo
Higoret
Uma bela observação...Se temos o livre-arbítrio como pode Deus ter endurecido o coração de Faraó???
Reveja esse versos -
Deus estava determinado a fazer o papel de valentão em um parque infantil, mas isso não é novidade. Moisés e Arão estão sendo enviados para o Faraó uma porrada de vez para pedir a liberdade de seu povo. Eu não sei por que eles estão tentando fazer isso, quando eles sabem que é inútil, porque Deus esta determinado a fazer que o Faraó diga não , portanto são suas marionetes.....Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".
Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. Pois a Escritura diz ao faraó: "Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra". Romanos 9:15-17.....
Disse mais o Senhor a Moisés: "Quando você voltar ao Egito, tenha o cuidado de fazer diante do faraó todas as maravilhas que concedi a você o poder de realizar. Mas eu vou endurecer o coração dele, para não deixar o povo ir. Êxodo 4:21
Um pouco adiante o capitulo 10 Deus dá uma de joão-sem-braço e DNOVO é irônico ao dizer assim pro Faraó: (Até quando recusarás humilhar-te perante de mim? Deixa o meu povo partir, para que me sirva. Se recusaremos deixar partir o meu povo, eis que amanhã farei vir gafanhotos ao teu território". Êxodo 10:03-05(Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra. Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas Êxodo 7:02-03
Então os gafanhotos cobrem o território todo, comem tudo que sobrou nos campos, entram na casa de todos os egípcios e botam pra lascar. O faraó, portanto, decide libertar os judeus.
Êxodo 10:10-11<> Legal, né? Deus botou pra quebrar, tá felizão, aposto! O Faraó vai fazer exatamente o que ele pediu, certo? Errado dnovo, Deus esta determinado a lascar de vez o faraó e os egípcios. Deus endurece o coração do Faraó DNOVO e ele não deixa o povo escolhido partir.
Conclusão
Deus enviou Moisés para convencer o faraó a libertar os hebreus, mas que ele "endureceria" o coração do faraó para que ele não o fizesse? (...)
Almoedo
Higoret- - Abraão / Sara -
Cidade/Estado : MG
Religião : Cristã
Igreja : Evangelica
Mensagens Curtidas : -2
Pontos de participação : 227
- Mensagem nº3
Então o faraó foi o único aqui na terra que não teve direito ao livre-arbítrio?
Última edição por Higoret em Ter 01 Dez 2015, 11:43, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Era pergunta)
Benedito Bernal- - Áqüila / Priscila -
Cidade/Estado : Extrema - MG
Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
Mensagens Curtidas : 34
Pontos de participação : 5382
- Mensagem nº4
Percebam que o deus da biblia endurece um coração para praticar o mal, ou seja, era possivel o faraó praticar o bem fazendo a vontade deste mesmo deus !
Percebam que o deus da biblia, QUANDO QUER, se revela contra a vontade da pessoa !
Percebam que QUANDO INTERESSA ao deus da biblia, ele se revela ou faz sua vontade ser cumprida mas, nem a MINIMA VONTADE do descrente ou ateu no esforço de acreditar, comove este deus da biblia. QUANDO NÃO INTERESSA salvam-se aqueles que APOSTARAM nele como se o nosso mais importante destino fosse mesmo uma loteria !
Vania B Lopes- - Iniciante -
Cidade/Estado : Guaìba Rio Grande do Sul
Religião : protestante
Igreja : Igraja Batista Filadélfia
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 2
- Mensagem nº5
O povo de Deus tão incrédulo, e difícil de conduzir. mesmo com as demonstrações do Senhor de Israel, o povo seguiu reclamando pelo deserto. Imagina saindo logo de primeira (sem o endurecimento no coração do Faraó), o que não iriam reclamar. e desconfiar da soberania de Deus. Creio que estava no script.
vania barros
vania barros
Benedito Bernal- - Áqüila / Priscila -
Cidade/Estado : Extrema - MG
Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
Mensagens Curtidas : 34
Pontos de participação : 5382
- Mensagem nº6
@Vania B Lopes
Seja bem vinda !
A menos que eu esteja enganado, Deus endureceu o coração do faraó, para este continuar dificultando a saida do seu povo do egito !
Para mostrar sua soberania, não precisava sequer de realizar as 7 pragas, aliás, nunca o povo de Deus seria escravo de outro ! Ele criou o universo sozinho, do jeito como quis, sem pedir opinião de outrem, é ONIPOTENTE, por qual razão ele precisa dos homens ? Por qual motivo ele precisaria fazer tanto escanda-lo como o dilúvio, sete pragas... Ora, estalasse os dedos e o seu povo simplesmente sairia da escravidão, sem pragas, sem matar primogenitos !
Fazer ameaças, executar pragas, matar primogenitos, mandar fazerem guerras, NÃO é DIGNO do criador do universo, de um deus qualquer até pode ser mas não do VERDADEIRO CRIADOR, DEUS dos deuses !
Este deus da biblia que endureceu o coração do faraó provou ai que não precisa nem da nossa FÉ para crer nele, é só ele querer que não haverá mais nenhum ateu no mundo !
- Mensagem nº7
Boa noite
Moisés e Arão fizeram todos esses prodígios diante do Faraó. Deus, porém, endureceu o coração do Faraó. E este não deixou que os filhos de Israel partissem do seu país" (Êxodo 11:10). Por causa disto, Deus matou indiscriminadamente o primogênito de cada família e até dos animais.
Três absurdos:
1- Que culpa tinham os mortos por uma decisão do faraó? Será justiça matar crianças inocentes de famílias inocentes?
2- Que culpa tinha o faraó se Deus lhe endureceu o coração para que não cedesse aos apelos de Moisés e assim tivesse um pretexto para puni-lo? Será que Deus é o mesmo deus dos cristãos? Será que ele "amadureceu" com o tempo? Ou, quem sabe, a Bíblia não diz coisa com coisa?
3 - Qual pretensão tinha Moisés e Arão ir falar com o Faraó para libertar o seu povo sabendo de antemão que o faraó iria negar? Êxodo 7:03.... Que coisa esquisita. -Tá Sr. Deus criador do universo, Senhor vai me manda falar com o faraó mas ele irá negar... Mesmo assim eu tenho que ir, não uma mais vária vezes....
,
Almoedo
Moisés e Arão fizeram todos esses prodígios diante do Faraó. Deus, porém, endureceu o coração do Faraó. E este não deixou que os filhos de Israel partissem do seu país" (Êxodo 11:10). Por causa disto, Deus matou indiscriminadamente o primogênito de cada família e até dos animais.
Três absurdos:
1- Que culpa tinham os mortos por uma decisão do faraó? Será justiça matar crianças inocentes de famílias inocentes?
2- Que culpa tinha o faraó se Deus lhe endureceu o coração para que não cedesse aos apelos de Moisés e assim tivesse um pretexto para puni-lo? Será que Deus é o mesmo deus dos cristãos? Será que ele "amadureceu" com o tempo? Ou, quem sabe, a Bíblia não diz coisa com coisa?
3 - Qual pretensão tinha Moisés e Arão ir falar com o Faraó para libertar o seu povo sabendo de antemão que o faraó iria negar? Êxodo 7:03.... Que coisa esquisita. -Tá Sr. Deus criador do universo, Senhor vai me manda falar com o faraó mas ele irá negar... Mesmo assim eu tenho que ir, não uma mais vária vezes....
,
Almoedo
Adauto- - Áqüila / Priscila -
Cidade/Estado : São Paulo
Religião : Cristão
Igreja : Católica
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 1916
- Mensagem nº8
Um roteiro tinha que ser seguido?
- Mensagem nº9
Boa noite
Adauto
Almoedo
Adauto
E nesse roteiro quem se lascou foram os inocentes... lembre que no final de tudo, o faraó ficou vivo e seu filho não..Um roteiro tinha que ser seguido?
Almoedo
Lourisvaldo Santana- - Abraão / Sara -
Cidade/Estado : Piauí
Religião : Cristianismo
Igreja : não tenho igreja
Mensagens Curtidas : 3
Pontos de participação : 141
- Mensagem nº10
Almoedo, um texto de Salmos parece indicar que faraó morreu no Mar Vermelho.
mas lançou o faraó e o seu exército no mar Vermelho; O seu amor dura para sempre!
(Salmos 136:15, NVI)
Tzaruch- - Áqüila / Priscila -
- Status : Na Paz.
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 131
Pontos de participação : 16406
- Mensagem nº11
.
Resposta à Mensagem Nº7
Olá Marcelo.
Você acredita mesmo que isso aconteceu Marcelo ?
Ou será que está a fazer perguntas sobre coisas que pensa serem imaginárias ?
Explique qual é a lógica de perder tempo em debater coisas que assume serem irreais ?
.
Resposta à Mensagem Nº7
Olá Marcelo.
Marcelo escreveu:Três absurdos:
2- Que culpa tinha o faraó se Deus lhe endureceu o coração para que não cedesse aos apelos de Moisés e assim tivesse um pretexto para puni-lo?
Será que Deus é o mesmo deus dos cristãos? Será que ele "amadureceu" com o tempo? Ou, quem sabe, a Bíblia não diz coisa com coisa?
3 - Qual pretensão tinha Moisés e Arão ir falar com o Faraó para libertar o seu povo sabendo de antemão que o faraó iria negar? Êxodo 7:03....
Que coisa esquisita. -Tá Sr. Deus criador do universo, Senhor vai me manda falar com o faraó mas ele irá negar... Mesmo assim eu tenho que ir, não uma mais vária vezes....
Você acredita mesmo que isso aconteceu Marcelo ?
Ou será que está a fazer perguntas sobre coisas que pensa serem imaginárias ?
Explique qual é a lógica de perder tempo em debater coisas que assume serem irreais ?
.
Roberto Costa- - Áqüila / Priscila -
Cidade/Estado : Londrina - Pr
Religião : Cristão Protestante
Igreja : Minha casa
Mensagens Curtidas : 41
Pontos de participação : 1991
- Mensagem nº12
Saudações Cristãs :
Higoret escreveu : Se temos o livre-arbítrio como pode Deus ter endurecido o coração de Faraó???
Bem antes de qualquer comentário deve-se saber que Deus é Absoluto.
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. Êxodo 3:14
Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Jó 42:2
Deus não faz as coisas aleatoriamente, existe um propósito para todas as sua ações e nós bem sabemos que o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14
Veja o Exemplo de Jó. Não era como o Faraó, muito pelo contrário, era homem temente a Deus, bom e honesto. Jó 1 : 1 Apesar disso, veja em que situação Deus o colocou.
Ele naturalmente inconformado, fez vários questionamentos ao Senhor.
Qual foi então a resposta do Senhor. Se tiver interessado leia Jó cap. 38 a 41 e veja a resposta.
Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:
Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.
Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.
Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42 : 1 a 6
O Homem tem livre arbítrio sim, e Faraó era mal, perverso e já tinha um coração duro. Não tinha intenção alguma de libertar o povo, muito pelo contrário, já estava escravizando o povo antes de qualquer interferência do Senhor.
Deus apenas acentuou ainda mais um coração que já era perverso, para que sua Glória fosse manifestada no meio do seu povo.
O Faraó a exemplo de seu antecessor, poderia ter vivido em harmonia com os hebreus e nada teria acontecido.
Poderia também no primeiro aviso de Moisés, libertado o povo, mas seu orgulho falou mais alto.
O Faraó só fez aquilo que já estava em seus planos.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Tiago 1: 13-14
Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12
Higoret escreveu : Se temos o livre-arbítrio como pode Deus ter endurecido o coração de Faraó???
Bem antes de qualquer comentário deve-se saber que Deus é Absoluto.
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. Êxodo 3:14
Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Jó 42:2
Deus não faz as coisas aleatoriamente, existe um propósito para todas as sua ações e nós bem sabemos que o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14
Veja o Exemplo de Jó. Não era como o Faraó, muito pelo contrário, era homem temente a Deus, bom e honesto. Jó 1 : 1 Apesar disso, veja em que situação Deus o colocou.
Ele naturalmente inconformado, fez vários questionamentos ao Senhor.
Qual foi então a resposta do Senhor. Se tiver interessado leia Jó cap. 38 a 41 e veja a resposta.
Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:
Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.
Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.
Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42 : 1 a 6
O Homem tem livre arbítrio sim, e Faraó era mal, perverso e já tinha um coração duro. Não tinha intenção alguma de libertar o povo, muito pelo contrário, já estava escravizando o povo antes de qualquer interferência do Senhor.
Deus apenas acentuou ainda mais um coração que já era perverso, para que sua Glória fosse manifestada no meio do seu povo.
O Faraó a exemplo de seu antecessor, poderia ter vivido em harmonia com os hebreus e nada teria acontecido.
Poderia também no primeiro aviso de Moisés, libertado o povo, mas seu orgulho falou mais alto.
O Faraó só fez aquilo que já estava em seus planos.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Tiago 1: 13-14
Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12
- Mensagem nº13
Boa noite
Lourisvaldo
um texto de Salmos parece indicar que faraó morreu no Mar Vermelho.
Lourisvaldo, primeiro temos de conscientizar quem era o faraó no tempo do Êxodos, digo isso porque não há registro sobre quem seja.....mas lançou o faraó e o seu exército no mar Vermelho; O seu amor dura para sempre! (Salmos 136:15) (NVI) e Mas derrubou a Faraó com o seu exército no Mar Vermelho;Salmos 136:15 (ACR)
Agora vamos para as escrituras....
Na maioria das passagens bíblicas a ênfase é sobre o fato de que o exército de Faraó foi destruída, mas nenhum especificamente afirma que o faraó estava com seu exército.
Porém, você cita o Salmos 136:15, vemos que Deus "derrubou (lançou) a Faraó com o seu exército no Mar Vermelho." A palavra hebraica traduzida aqui como "derrubou" é "na'ar", (H5287 ) também é encontrado em Êxodo 14:27 Isso não significa "afogar" ou "para atirar ou cair sobre na água", como alguns tentam afirmar. Significa simplesmente que "sacudiu" como é mencionado em muitas versões no hebraico Léxico. ( Em Neemias 5:13) ilustra como "na'ar" deve ser traduzido: "Então eu sacudir, eu balancei.... a minha veste.
A escrituras não dizer nada de que o faraó se afogou.
Em Êxodo 14:28, as águas cobrem "todo o exército de Faraó", mas o próprio Faraó não é mencionado. Êxodo 15:19 "Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e os seus cavaleiros, entraram no mar, e o Deus fez volta as águas do mar sobre eles. " Naturalmente, os cavalos e cavaleiros do Egito foram consideradas de Faraó. Mas este versículo não diz que cavalo pessoal de Faraó, ou que o próprio Faraó, tinha sido afogado no mar.
Isso é significativo porque a morte de uma pessoa tão importante quase certamente teria sido dada atenção especial na Bíblia. O Antigo Testamento contém muitas referências claras às mortes de reis inimigos, a maioria deles muito menos importante do que este faraó.
Almoedo
Lourisvaldo Santana- - Abraão / Sara -
Cidade/Estado : Piauí
Religião : Cristianismo
Igreja : não tenho igreja
Mensagens Curtidas : 3
Pontos de participação : 141
- Mensagem nº14
Marcelo Almoedo escreveu: Isso é significativo porque a morte de uma pessoa tão importante quase certamente teria sido dada atenção especial na Bíblia. O Antigo Testamento contém muitas referências claras às mortes de reis inimigos, a maioria deles muito menos importante do que este faraó.
Ah, isso é verdade!
- Mensagem nº15
Boa noite
Lorisvaldo, nessa historia do Êxodo, tanto o Faraó como Moisés e Arão são mero fantoche nas mãos de uma divindade manipuladora..
Veja que o personagem do Faraó, sugere fortemente que Deus não hesitou em suspender a liberdade humana quando isso é conveniente para ele. os relatos do Êxodo parece levar o leitor à conclusão de que, embora Deus possa geralmente respeitar a liberdade humana, em situações críticas, ele não hesita em retirar este privilégio a fim de alcançar seus objetivos. Mas se os seres humanos são livres em relação a Deus somente quando ele é de pouca importância, não estamos obrigados a concluir que esta liberdade é apenas uma ilusão?
Almoedo
Lorisvaldo, nessa historia do Êxodo, tanto o Faraó como Moisés e Arão são mero fantoche nas mãos de uma divindade manipuladora..
Veja que o personagem do Faraó, sugere fortemente que Deus não hesitou em suspender a liberdade humana quando isso é conveniente para ele. os relatos do Êxodo parece levar o leitor à conclusão de que, embora Deus possa geralmente respeitar a liberdade humana, em situações críticas, ele não hesita em retirar este privilégio a fim de alcançar seus objetivos. Mas se os seres humanos são livres em relação a Deus somente quando ele é de pouca importância, não estamos obrigados a concluir que esta liberdade é apenas uma ilusão?
Almoedo
» Se Jesus é Deus, por que ele diz “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste”?
» Quando o Espírito, posse de Deus, passou a ser entendido como o próprio Deus.
» Quando o Espírito, posse de Deus, passou a ser entendido como o próprio Deus?
» Deus não é uma trindade! Jeová é o PAI, Jesus é o FILHO e o Espírito Santo é a FORÇA ativa de Deus.
» Divórcio x recasamento x adultério x dureza de coração
» Quando o Espírito, posse de Deus, passou a ser entendido como o próprio Deus.
» Quando o Espírito, posse de Deus, passou a ser entendido como o próprio Deus?
» Deus não é uma trindade! Jeová é o PAI, Jesus é o FILHO e o Espírito Santo é a FORÇA ativa de Deus.
» Divórcio x recasamento x adultério x dureza de coração