F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+21
Gerson Witezak
Ernesto
Anderson Luiz Louzada
Rudi
José Herminio
Clébio
Aldo Maro Ferraro
Vasuilvan
Nakadomari
Arcolino
Sonemus
Maria Madalena
Betho
Roberto Costa
Pires
Guto
Gilcimar
Gleison Elias
Tzaruch
RBianch
Rasabino
25 participantes

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé


    Arcolino
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Número de Mensagens : 269
    Data de inscrição : 21/01/2015

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Arcolino Sex 07 Dez 2018, 20:42

    A Salvação da alma projetada por Deus, é na própria alma, fora da alma, inexiste Salvação para alma em lugar algum, porque o lugar é ela mesma onde incide o antro de toda perdição.

    Modo da Salvação: Graça, Verdade e Liberdade

    Graça - Mais que seu conceito de favor imerecido é o Princípio regente que coloca a casa em ordem, limpa, purifica e adorna. O adorno patrocina a estética que por sua vez produz ética, levando aos frutos do bem feitor, bela arte, belas composições/ A privação da Graça é desgraça, por efeito: caos, anarquia, perturbação, levando aos efeitos dos maus feitores;

    Verdade - Imponente, absoluta, Em Si Mesmada, não adula o amém de ninguém nem muito menos às adula, mas a alma composta de consciência, inteligência e livre arbítrio precisa dirigir-se a ela, nos momentos de dores das´alma em angústias, inquietações, ansiedades indagar qual a causa das dores e obter-se-à

    Liberdade - Não se deve confundir com ser livre, visto que ser livre ainda é lembrança de um ex cativeiro pelo qual o capitulador vive cercando, pretendendo levar ou ao mesmo cativeiro ou a um pior, de modo que a herança divina da Liberdade é a habilidade de desenlaçar-se de todos os laços que lhes são arremessados contra si.

    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2332
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Gilcimar Dom 06 Jan 2019, 15:58

    A lei nunca foi meio de salvação..
    A graça condicionou a fé..
    A salvação é dada por Deus pela graça e é crida por fé...
    Não existe conflitos entre estes elementos.
    Cada uma tem seu papel em seu lugar..
    avatar
    Nakadomari
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : Sede e fome de justiça
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 39
    Idade : 39
    Cidade/Estado : Londrina - PR
    Religião : Cristão
    Igreja : N/D
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 98
    Data de inscrição : 15/04/2015

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Nakadomari Qua 08 maio 2019, 22:31

    "Porque pela graça sois salvos, por meio da ; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;"

    Efésios 2:8,9


    "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei."

    Romanos 3:28


    "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê."

    Romanos 10:4


    "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído."

    Gálatas 5:4

    "Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
    Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça."

    Romanos 4:4,5


    "Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
    E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé."

    Gálatas 3:10,11


    "Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
    Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;
    Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
    Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;(Ou seja, se cumprir toda ela assim como Cristo)
    Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
    Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,
    Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado."

    1 Timóteo 1:5-11
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Maria Madalena Sáb 11 maio 2019, 12:52

    Eu creio nAquele que justifica o impio - e minha fé me é imputada como justiça (Romanos 4:4,5)

    Eu serei salva pela fé.

    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Vasuilvan Qui 16 maio 2019, 10:39

    Nakadomari escreveu:"Porque pela graça sois salvos, por meio da ; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;"

    Efésios 2:8,9


    "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei."

    Romanos 3:28


    "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê."

    Romanos 10:4


    "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído."

    Gálatas 5:4

    "Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
    Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça."

    Romanos 4:4,5


    "Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
    E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé."

    Gálatas 3:10,11


    "Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
    Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;
    Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
    Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;(Ou seja, se cumprir toda ela assim como Cristo)
    Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
    Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,
    Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado."

    1 Timóteo 1:5-11




    Sim, os obedientes e transformados serão pela graça salvadora, por meio da fé.

    A lei não salva, porque nunca salvou. A lei de rituais tão somente era um símbolo que apontava para o cordeiro vindouro. Enquanto que a Lei com aspectos morais, tão somente apontam os pecados.
    Não há nestas leis aspectos salvíficos. A Lei que aponta os pecados tem a função de nos tornar santo(separados) das práticas mundanas. Santidade, sem a qual ninguém será salvo.
    avatar
    Nakadomari
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : Sede e fome de justiça
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 39
    Idade : 39
    Cidade/Estado : Londrina - PR
    Religião : Cristão
    Igreja : N/D
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 98
    Data de inscrição : 15/04/2015

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Nakadomari Qui 16 maio 2019, 14:45

    Vasuilvan escreveu: Sim, os obedientes e transformados serão pela graça salvadora, por meio da fé.

    Só se for obedientes a Cristo, e não a lei. Creio que a obediência aos mandamentos da lei, para os que estão na Graça, não tem valor quanto a justificação:

    "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei." (Romanos 3:28)

    "Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça." (Romanos 4:5)

    Cristo sendo obediente a toda lei permaneceu no amor do Pai, e disse que se formos obedientes aos seus mandamentos (mandamentos de Cristo) estaremos nele:

    "Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
    Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
    Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
    O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."
    (João 15:9-12)

    Cristo não nos pede para cumprir a lei, só nos pede o amor. E chama de novo mandamento (João 13:34), porque a lei também tem o mandamento do amor ao semelhante, a diferença é que Cristo pediu só o amor (João 15:9-17). E assim ele se faz ponte entre o homem e Deus, e assim intercede por nós, nos pedindo somente o amor. Esse é o descanso com "fardo leve e jugo suave"(Mateus 11:28-30), descanso de todas as obras e sacrifícios da lei (Mateus 9:13).

    "Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros." (João 15:17)

    "Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Gálatas 5:14)

    Cumprindo-se o mandamento do amor, com efeito, automaticamente ou consequentemente se cumprirá os mandamentos da lei referentes ao amor. Mas na nova aliança, amando uns aos outros se cumpre TODA a lei:.

    "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
    Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
    O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."
    (Romanos 13:8-10)

    O sinal que o povo de Deus carrega e que nos torna discípulos de Cristo não é a roupa que vestimos ou a observação de dias, é o amor:

    "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
    Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."
    (João 13:34)

    Se a lei não tem poder de me julgar estou livre para pecar? "Tudo me é lícito mas nem tudo me convém". Paulo orienta os gálatas a usar da sua liberdade da lei para amar, ou seja, o mandamento de Cristo:

    "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." (Gálatas 5:13)


    Vasuilvan escreveu: A lei não salva, porque nunca salvou.

    Concordo com você

    Vasuilvan escreveu: A lei de rituais tão somente era um símbolo que apontava para o cordeiro vindouro. Enquanto que a Lei com aspectos morais, tão somente apontam os pecados.

    Discordo de você. Se existisse divisão da lei em moral e cerimonial nas escrituras, Paulo está falando que estamos livres da lei moral. Porque "Não cobiçarás" é o 10º dos 10 mandamentos (que seria a lei moral):

    "Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele
    que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
    Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para
    darem fruto para a morte.
    Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em
    novidade de espírito, e não na velhice da letra.
    Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não
    conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás."
    (Romanos 7:4-7)

    A lei é pura, santa e não foi abolida. Mas é feita para o injusto (1 Timóteo 1:9), o que não se submete a Justiça de Deus nesta nova aliança que é pela fé.

    "Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê."(Romanos 10:3,4)

    Vasuilvan escreveu: Não há nestas leis aspectos salvíficos.

    Concordo com você.


    Vasuilvan escreveu: A Lei que aponta os pecados tem a função de nos tornar santo(separados) das práticas mundanas. Santidade, sem a qual ninguém será salvo.

    Discordo de você. O que nos torna santos, justos perante Deus, é a fé.

    "O homem é justificado pela fé sem as obras da lei." (Romanos 3:28)

    E a lei, na verdade não nos torna santos, nos torna sujos. Porque "a letra mata mas o Espírito vivifica".

    "Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata,
    mas o Espírito vivifica."
    (2 Coríntios 3:6)

    "E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri." (Romanos 7:9)
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Tzaruch Qui 16 maio 2019, 19:06


    Resposta à Mensagem Nº65

    Olá Vasuilvan

    Vasuilvan escreveu:A Lei que aponta os pecados tem a função de nos tornar santo(separados)
    das práticas mundanas. Santidade, sem a qual ninguém será salvo.

    Na verdade a doutrina Adventistas tem essa "inclinação" para a LEI, por isso é que
    você se contradiz e se confunde quando tenta falar sobre salvação incluindo a LEI.


    Ai você diz que a lei tem A FUNÇÃO de nos tornar santos,, e que sem isso,
    ou seja, sem essa FUNÇÃO da Lei ninguém poderá ser salvo....


    Veja o que disse na mesma resposta.


    Vasuilvan escreveu:A lei não salva, porque nunca salvou.

    Se a lei não salva (que todos já deveriam saber), como é que segundo você essa LEI
    tem uma função a cumprir que sem a qual ninguém será salvo ?

    Ou ainda, se nunca salvou, como é que vem dizer que sem a mesma ninguém será salvo ?

    É uma coisa ou é a outra, você não pode dizer que não salva e depois apontar
    funções daquilo que não salva e colocar como condição para serem salvos.


    Isso é claramente contraditório, não esquecendo que é contrário à Bíblia.

    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Vasuilvan Sex 17 maio 2019, 11:56

    Nakadomari escreveu:
    Vasuilvan escreveu: Sim, os obedientes e transformados serão pela graça salvadora, por meio da fé.

    Só se for obedientes a Cristo, e não a lei. Creio que a obediência aos mandamentos da lei, para os que estão na Graça, não tem valor quanto a justificação:

    "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei." (Romanos 3:28)

    "Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça." (Romanos 4:5)

    Cristo sendo obediente a toda lei permaneceu no amor do Pai, e disse que se formos obedientes aos seus mandamentos (mandamentos de Cristo) estaremos nele:

    "Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
    Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
    Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
    O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."
    (João 15:9-12)

    Cristo não nos pede para cumprir a lei, só nos pede o amor. E chama de novo mandamento (João 13:34), porque a lei também tem o mandamento do amor ao semelhante, a diferença é que Cristo pediu só o amor (João 15:9-17). E assim ele se faz ponte entre o homem e Deus, e assim intercede por nós, nos pedindo somente o amor. Esse é o descanso com "fardo leve e jugo suave"(Mateus 11:28-30), descanso de todas as obras e sacrifícios da lei (Mateus 9:13).

    "Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros." (João 15:17)

    "Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Gálatas 5:14)

    Cumprindo-se o mandamento do amor, com efeito, automaticamente ou consequentemente se cumprirá os mandamentos da lei referentes ao amor. Mas na nova aliança, amando uns aos outros se cumpre TODA a lei:.

    "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
    Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
    O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."
    (Romanos 13:8-10)

    O sinal que o povo de Deus carrega e que nos torna discípulos de Cristo não é a roupa que vestimos ou a observação de dias, é o amor:

    "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
    Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."
    (João 13:34)

    Se a lei não tem poder de me julgar estou livre para pecar? "Tudo me é lícito mas nem tudo me convém". Paulo orienta os gálatas a usar da sua liberdade da lei para amar, ou seja, o mandamento de Cristo:

    "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." (Gálatas 5:13)


    Vasuilvan escreveu: A lei não salva, porque nunca salvou.

    Concordo com você

    Vasuilvan escreveu: A lei de rituais tão somente era um símbolo que apontava para o cordeiro vindouro. Enquanto que a Lei com aspectos morais, tão somente apontam os pecados.

    Discordo de você. Se existisse divisão da lei em moral e cerimonial nas escrituras, Paulo está falando que estamos livres da lei moral. Porque "Não cobiçarás" é o 10º dos 10 mandamentos (que seria a lei moral):

    "Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele
    que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
    Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para
    darem fruto para a morte.
    Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em
    novidade de espírito, e não na velhice da letra.
    Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não
    conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás."
    (Romanos 7:4-7)

    A lei é pura, santa e não foi abolida. Mas é feita para o injusto (1 Timóteo 1:9), o que não se submete a Justiça de Deus nesta nova aliança que é pela fé.

    "Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê."(Romanos 10:3,4)

    Vasuilvan escreveu: Não há nestas leis aspectos salvíficos.

    Concordo com você.


    Vasuilvan escreveu: A Lei que aponta os pecados tem a função de nos tornar santo(separados) das práticas mundanas. Santidade, sem a qual ninguém será salvo.

    Discordo de você. O que nos torna santos, justos perante Deus, é a fé.

    "O homem é justificado pela fé sem as obras da lei." (Romanos 3:28)

    E a lei, na verdade não nos torna santos, nos torna sujos. Porque "a letra mata mas o Espírito vivifica".

    "Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata,
    mas o Espírito vivifica."
    (2 Coríntios 3:6)

    "E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri." (Romanos 7:9)




    Vou me atentar somente para esse último verso.

    Precisamos, à semelhança de Paulo, MORRER.
    Somente quando o pecado é reavivado por intermédio do mandamento, é que há a nossa morte.
    avatar
    Nakadomari
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : Sede e fome de justiça
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 39
    Idade : 39
    Cidade/Estado : Londrina - PR
    Religião : Cristão
    Igreja : N/D
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 98
    Data de inscrição : 15/04/2015

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Nakadomari Sex 17 maio 2019, 22:52

    Olá, Vasuilvan.

    Vasuilvan escreveu:Vou me atentar somente para esse último verso.

    Não tem argumento contra os anteriores?


    Vasuilvan escreveu:Precisamos, à semelhança de Paulo, MORRER.
    Somente quando o pecado é reavivado por intermédio do mandamento, é que há a nossa morte.

    Primeiro havia dito na mensagem nº 65 que: "A Lei que aponta os pecados". Neste caso a lei nos mostra o quanto somos PECADORES.
    Isso que falou é verdade e está de acordo com as escrituras.

    Na sequência você disse:
    "tem a função de nos tornar santo(separados) das práticas mundanas". Neste caso a lei tem função de nos tornar SANTOS.
    Isso não faz sentido e é uma contradição. Como o que aponta meu erro pode me santificar? A lei abundou o pecado em nós,
    "mas onde abundou o pecado superabundou a graça" (Romanos 5:20)
    E também a lei nada aperfeiçoa:

    "Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
    pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou, e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus."
    (Hebreus 7:18-19)

    Essa "melhor esperança" pela qual nos aproximamos de Deus é a Graça, o novo concerto, a nova aliança, a segunda aliança... A primeira aliança, a lei, nada aperfeiçoou.

    E agora na mensagem nº 68 você disse:
    "Somente quando o pecado é reavivado por intermédio do mandamento, é que há a nossa morte". Neste caso o mandamento revive o pecado, ou seja, voltou atrás mais uma vez...

    Tzaruch tem razão. As contradições são um sinal de que a doutrina não está bem fundamentada. E Também a falta de argumentação e ausência de citações bíblicas para justificar a doutrina defendida. E as poucas passagens bíblicas usadas para justificar, normalmente são destorcidas e descontextualizadas, porque é difícil sustentar uma doutrina falsa usando o manual da doutrina verdadeira, a escritura.
    Toda as vezes que tentam mesclar a lei com a Graça dá nisso, um monte de contradições. Mas
    "não há nada oculto que não há de ser revelado e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz" (Lucas 8:17). O sinal de que a doutrina é carnal são as contradições, porque a doutrina de Cristo não se contradiz.

    "Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, (Piedade, misericórdia, caridade, compaixão, amor...)
    É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
    Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais."
    (1 Timóteo 6:3-5)

    "É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois "o justo viverá pela fé". (Você vive pela lei ou pela fé?)
    A lei não é baseada na fé; pelo contrário, "quem praticar estas coisas, por elas viverá". (Por qual você vive, pela lei ou pela fé? É uma ou outra, por aquilo que escolher por aquilo viverá.)
    Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro"." (Gálatas 3:11-13)
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Vasuilvan Dom 26 maio 2019, 23:11

    Vou me atentar somente a esta parte....Falta-me tempo para dar a atenção que você merece.

    Você escreveu...

    Primeiro havia dito na mensagem nº 65 que: "A Lei que aponta os pecados". Neste caso a lei nos mostra o quanto somos PECADORES.
    Isso que falou é verdade e está de acordo com as escrituras.

    Na sequência você disse:"tem a função de nos tornar santo(separados) das práticas mundanas". Neste caso a lei tem função de nos tornar SANTOS.
    Isso não faz sentido e é uma contradição. Como o que aponta meu erro pode me santificar?



    Confirmo que a Lei, realmente tem a função de tornar nossas atitudes Santas.
    Quando a Lei aponta o nosso pecado, o Espírito Santo faz o trabalho de convencimento dentro do coração do pecador temente.

    Quando há o convencimento, ocorre também o arrependimento. Em havendo o arrependimento sincero, é necessário que o pecador abandone a prática pecaminosa. Eis aí uma pessoa com suas atitudes agora santificadas. Abandonar o pecado, significa, não viver mais debaixo da Lei.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Tzaruch Seg 27 maio 2019, 02:27


    Olá Vasuilvan.



    Nakadomari escreveu:Isso não faz sentido e é uma contradição.
    Como o que aponta meu erro pode me santificar?

    Seja notório que não respondeu à pergunta do Nakadomari.

    Vasuilvan escreveu:Confirmo que a Lei, realmente tem a função de tornar nossas atitudes Santas.

    Mas os seguintes versos discordam diretamente dessa confirmação.


    Porque o precedente mandamento é ab-rogado
    por causa da sua fraqueza e inutilidade
    ( Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou )
    e desta sorte é introduzida uma melhor esperança,
    pela qual chegamos a Deus.
    -Hebreus 7:18-19 ACF-


    Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos,
    mas a palavra do juramento, que veio depois da lei,
    constitui ao Filho, perfeito para sempre.
    -Hebreus 7:28 ACF-



    Vasuilvan escreveu:Confirmo que a Lei, realmente tem a função de tornar nossas atitudes Santas.

    Ainda assim você vem confirmar que a Lei salva ?


    Vasuilvan escreveu:A lei não salva, porque nunca salvou.

    É contraditória essa confirmação, porque na MSN Nº65 você diz que a lei não salva.


    avatar
    Nakadomari
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : Sede e fome de justiça
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 39
    Idade : 39
    Cidade/Estado : Londrina - PR
    Religião : Cristão
    Igreja : N/D
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 98
    Data de inscrição : 15/04/2015

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Nakadomari Seg 27 maio 2019, 11:59

    Olá irmão Vasuivan.



    Vasuivan escreveu:Confirmo que a Lei, realmente tem a função de tornar nossas atitudes Santas.
    Quando a Lei aponta o nosso pecado, o Espírito Santo faz o trabalho de convencimento dentro do coração do pecador temente.

    Quando há o convencimento, ocorre também o arrependimento. Em havendo o arrependimento sincero, é necessário que o pecador abandone a prática pecaminosa. Eis aí uma pessoa com suas atitudes agora santificadas. Abandonar o pecado, significa, não viver mais debaixo da Lei.


    Não diga isso meu irmão na fé. Quanto mais insiste nesta contradição, mais feio fica. Está se colocando, cada vez mais, num cerco sem saída. Acabou de dizer mais uma vez que a lei santifica.
    A pessoa justa é santa, justificada dos seus erros. Você acabou de dizer que a pessoa se torna santa pela observação da lei. Resumindo o que você disse: A lei mostra o pecado >> O Espirito tráz o arrependimento >> A pessoa abandona o pecado >> A pessoa tem as atitudes santificadas.

    O que é isso se não a santificação pela lei? Qual a dificuldade de entender os versículos abaixo?:


    "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei." (Romanos 3:28)

    "Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça." (Romanos 4:5)

    Me diga qual o código secreto, a interpretação profética ou a figura de linguagem usada por Paulo? Preciso muito desvendar este mistério.

    Até agora eu estava pensando que eram somente cartas, com linguagem utilizada em cartas para comunicar com maior clareza possível neste caso os Romanos.

    Se tiver tempo para o fórum, só se atente a esta pergunta, por favor. Me explique o significado destes dois versículos, o que Paulo quis dizer aos Romanos com estes versículos?


    A lei só aponta nossos pecados, nos mostra o quanto somos incapazes de se a chegar a Deus e o quanto precisamos de um caminho para nos salvar. Quem é a verdade, o caminho e a vida? É Cristo, a salvação provém do Salvador e nada tem com a lei. A salvação não pode vir da lei, segundo as escrituras.

    Cristo cumpriu a lei e permaneceu no amor do Pai, e se fez ponte nos mandando somente que nos amemos, e nos amando permanecemos no amor de Cristo. (João 15:9-12)

    E uma vez estando em Cristo, estamos mortos para lei. (Romanos 7:4)

    Cristo é maior que o templo, maior que a lei. Quando estamos n'Ele a lei não tem poder sobre nós. Por isso somos salvos sem as obras da lei, por isso é salvo aquele que não pratica mas crê. E por isso também a lei não foi abolida, para que julgue os que não se submetem a Graça, justiça de Deus no tempo presente, a aliança em que estamos vivendo.

    A lei é o jugo que nem nós nem nossos pais (os antepassados, os patriarcas) puderam suportar. Alguns fariseus estavam querendo convencer novos batizados gentios a cumprirem a lei. Aí os ancião e apóstolos se reuniram pra discutir sobre:


    "E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
    Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
    Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também." (Atos 15:9-11)

    Citei só uma pequena parte, mas seria muito bom ler Atos 15 inteiro, e constataria que os apóstolos e anciãos recomendaram através de uma carta os gentios a não cumprirem a lei.

    Quem tiver olhos para enxergar isso, que veja...
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Vasuilvan Seg 27 maio 2019, 22:18

    Nakadomari escreveu:Olá irmão Vasuivan.



    Vasuivan escreveu:Confirmo que a Lei, realmente tem a função de tornar nossas atitudes Santas.
    Quando a Lei aponta o nosso pecado, o Espírito Santo faz o trabalho de convencimento dentro do coração do pecador temente.

    Quando há o convencimento, ocorre também o arrependimento. Em havendo o arrependimento sincero, é necessário que o pecador abandone a prática pecaminosa. Eis aí uma pessoa com suas atitudes agora santificadas. Abandonar o pecado, significa, não viver mais debaixo da Lei.


    Não diga isso meu irmão na fé. Quanto mais insiste nesta contradição, mais feio fica. Está se colocando, cada vez mais, num cerco sem saída. Acabou de dizer mais uma vez que a lei santifica.
    A pessoa justa é santa, justificada dos seus erros. Você acabou de dizer que a pessoa se torna santa pela observação da lei. Resumindo o que você disse: A lei mostra o pecado >> O Espirito tráz o arrependimento >> A pessoa abandona o pecado >> A pessoa tem as atitudes santificadas.

    O que é isso se não a santificação pela lei? Qual a dificuldade de entender os versículos abaixo?:


    "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei." (Romanos 3:28)

    "Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça." (Romanos 4:5)

    Me diga qual o código secreto, a interpretação profética ou a figura de linguagem usada por Paulo? Preciso muito desvendar este mistério.

    Até agora eu estava pensando que eram somente cartas, com linguagem utilizada em cartas para comunicar com maior clareza possível neste caso os Romanos.

    Se tiver tempo para o fórum, só se atente a esta pergunta, por favor. Me explique o significado destes dois versículos, o que Paulo quis dizer aos Romanos com estes versículos?


    A lei só aponta nossos pecados, nos mostra o quanto somos incapazes de se a chegar a Deus e o quanto precisamos de um caminho para nos salvar. Quem é a verdade, o caminho e a vida? É Cristo, a salvação provém do Salvador e nada tem com a lei. A salvação não pode vir da lei, segundo as escrituras.

    Cristo cumpriu a lei e permaneceu no amor do Pai, e se fez ponte nos mandando somente que nos amemos, e nos amando permanecemos no amor de Cristo. (João 15:9-12)

    E uma vez estando em Cristo, estamos mortos para lei. (Romanos 7:4)

    Cristo é maior que o templo, maior que a lei. Quando estamos n'Ele a lei não tem poder sobre nós. Por isso somos salvos sem as obras da lei, por isso é salvo aquele que não pratica mas crê. E por isso também a lei não foi abolida, para que julgue os que não se submetem a Graça, justiça de Deus no tempo presente, a aliança em que estamos vivendo.

    A lei é o jugo que nem nós nem nossos pais (os antepassados, os patriarcas) puderam suportar. Alguns fariseus estavam querendo convencer novos batizados gentios a cumprirem a lei. Aí os ancião e apóstolos se reuniram pra discutir sobre:


    "E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
    Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
    Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também." (Atos 15:9-11)

    Citei só uma pequena parte, mas seria muito bom ler Atos 15 inteiro, e constataria que os apóstolos e anciãos recomendaram através de uma carta os gentios a não cumprirem a lei.

    Quem tiver olhos para enxergar isso, que veja...



    Na realidade, percebo que você não tem uma real compreensão do que venha a significar a santidade.
    Na sua cabeça vc está confundindo santidade co justificação. Nada disso tem nas minhas postagens.

    Quando falo que a lei santifica nossas atitudes, simplesmente estou dizendo que o povo de Deus tem suas práticas e estilos de vida, diferentes, ou SEPARADAS, das práticas das pessoas mundanas.


    avatar
    Nakadomari
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : Sede e fome de justiça
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 39
    Idade : 39
    Cidade/Estado : Londrina - PR
    Religião : Cristão
    Igreja : N/D
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 98
    Data de inscrição : 15/04/2015

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Nakadomari Seg 27 maio 2019, 23:45

    Olá Vasuivan.

    Porque nunca responde o que te pergunto?

    Existe algum santo que é injusto ou algum injusto que é santo?

    O justo é justificado pela fé, digno de herdar a vida eterna, e é santo por ser justo. O que torna alguém santo é ser justo diante de Deus. Mas a justificação é pela fé. Será que a confusão está na minha cabeça, como você disse?




    Torno a perguntar, quem sabe desta vez...


    Me explique o significado dos dois versículos abaixo, o que Paulo quis dizer aos Romanos com estes versículos?


    "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei." (Romanos 3:28)

    "Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça." (Romanos 4:5)
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Vasuilvan Qua 29 maio 2019, 23:17


    Me explique o significado dos dois versículos abaixo, o que Paulo quis dizer aos Romanos com estes versículos?

    "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei." (Romanos 3:28)

    "Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça." (Romanos 4:5)



    Ambos versos estão totalmente de acordo com o que eu estou te dizendo e você faz questão de não compreender.

    Em que sentido que esses versos estariam se posicionando contra a observância da Lei, por meio dos salvos?
    avatar
    Nakadomari
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : Sede e fome de justiça
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 39
    Idade : 39
    Cidade/Estado : Londrina - PR
    Religião : Cristão
    Igreja : N/D
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 98
    Data de inscrição : 15/04/2015

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Nakadomari Qui 30 maio 2019, 08:18

    Olá, Vasuivan.


    Infelizmente não me respondeu mais uma vez. Pedi para me explicar e me respondeu com outra pergunta.


    Eu estou defendendo que o homem é justificado pela fé, SEM AS OBRAS DAS LEI. Uma vez que o homem é feito justo diante de Deus, suas faltas foram pagas na cruz por Cristo, e isso o torna santo.

    A escritura diz
    : "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei." (Romanos 3:28) Exatamente o que estou defendendo.

    Você diz que as obras da lei santificam nossas atitudes.

    Como pode dizer que o verso está totalmente de acordo com o que está dizendo? É o oposto. E você não está sendo capaz de me dar uma resposta clara, direta e concisa.



    - A escritura diz que sem as obras da lei o homem é feito justo diante de Deus mediante a fé. E uma vez justo, digno de habitar no reino dos céus, objetivo existencial dos verdadeiros cristãos.

    - Você diz: "a lei santifica nossas atitudes".

    Eu vou ficar com as escrituras...



    Vasuivan escreveu:Em que sentido que esses versos estariam se posicionando contra a observância da Lei, por meio dos salvos?

    Acho que já ficou bem claro...



    Estou com a mente aberta lendo todas suas respostas, tentando entender seu ponto de vista, mas não me dá argumentos sólidos. Se me fizer enxergar ao contrário, vou me humilhar e tomar sua doutrina por verdadeira. Porque é do caminho do evangelho que estamos falando, é tudo de mais importante. Nenhum orgulho me é empecilho para enxergar a verdade.
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Vasuilvan Qui 30 maio 2019, 21:42


    vc diz:
    Eu estou defendendo que o homem é justificado pela fé, SEM AS OBRAS DAS LEI. Uma vez que o homem é feito justo diante de Deus, suas faltas foram pagas na cruz por Cristo, e isso o torna santo.


    O verso não diz que a justificação o torna separado das coisas do mundo(santo).
    Isso é acréscimo seu.

    O que separa as práticas do mundo, das práticas divinas é a Lei. A Lei é o instrumento divino que aponta atitudes não santas.


    Conteúdo patrocinado


    A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 5 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 15:18