F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1862

A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 31 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

Mensagem por Ernesto Ter 23 Mar 2021, 11:56

Marcones diz

Me desculpe-me, porque se há algum lapso nesses textos, não foi escrito por mim, pois são da Epístolas Paulinas.
Mas gostaria de saber o seu parecer sobre a interpretação desses dois versos

Irei ate indicar o atalho ao link desses versos, para sua melhor compreensão
Romanos 3:27,28 - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
Romanos 5:1 - Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

Ernesto responde

Olá Marcones

Eu entendo o seu ponto de vista, mas, justificação é uma coisa, e Salvação é outra, Exemplo:
Jesus diz ao Pai; O Ernesto e o Marcones são dois homens pecadores, mas, eles acreditam no meu sacrifício;(fé)bem no fundo eles nos amam. De vez em quando ainda escorregam no pecado, mas, eles não tem prazer de pecar, ainda não são perfeitos, e o inimigo se aproveita de suas fraquezas e consegue - os derrubar. Mas, depois de pecar, eles vem arrependidos me pedir por perdão, porque reconhecem o seu pecado e estão arrependidos. Eles continuam sendo pecadores, mas, eu prometi a eles que os perdoaria caso viessem pedir o perdão, Com o meu sacrifício na cruz eu os JUSTIFICO, e os incluo na lista dos salvos. ( Jesus nos justifica porque possuímos fé no sacrifício dele, Mas ainda falta a concretização da salvação.
Justificação é um ingresso ao livro dos salvos, passaporte para receber a vida eterna)
Salvação; a concretização desta promessa na vinda de Cristo.
Entre a justificação e a salvação ainda podemos nos perder, Leia com atenção. Salmos 69:28, tenham seus nomes apagados do Livro da Vida, e jamais sejam inscritos entre os justos novamente,
Hebreus,10:26-29,Porque se pecarmos voluntariamente depois de termos recebido o conhecimento da verdade, ja não resta mais SACRIFICIO pelos pecados, mas, uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com QUE FOI SANTIFICADO, e fizer agravo ao Espirito da graça.

Espero que deu de entender a diferença entre a justificação e a salvação.

Abraços Ernesto

Marcones
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 345

A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé - Página 31 Empty Re: A Salvação é pela graça, pela lei, ou pela fé

Mensagem por Marcones Ter 23 Mar 2021, 20:09

Boa noite

Ernesto
Eu entendo o seu ponto de vista, mas, justificação é uma coisa, e Salvação é outra, Exemplo:
Jesus diz ao Pai; O Ernesto e o Marcones são dois homens pecadores, mas, eles acreditam no meu sacrifício;(fé)bem no fundo eles nos amam. De vez em quando ainda escorregam no pecado, mas, eles não tem prazer de pecar, ainda não são perfeitos, e o inimigo se aproveita de suas fraquezas e consegue - os derrubar. Mas, depois de pecar, eles vem arrependidos me pedir por perdão, porque reconhecem o seu pecado e estão arrependidos. Eles continuam sendo pecadores, mas, eu prometi a eles que os perdoaria caso viessem pedir o perdão, Com o meu sacrifício na cruz eu os JUSTIFICO, e os incluo na lista dos salvos. ( Jesus nos justifica porque possuímos fé no sacrifício dele, Mas ainda falta a concretização da salvação.
Justificação é um ingresso ao livro dos salvos, passaporte para receber a vida eterna)
Salvação; a concretização desta promessa na vinda de Cristo.
O que você tenta explicar ou justificar não tem nada a ver com o requisito entre a salvação se seria pela obras ou pela fé? Nesse sua mensagem, que ate parece tirar do verso de Gálatas 2:16 quando Paulo explica que os judeus são salvos pela fé, não pela guarda da lei, ou seja, sacrifícios de animais, leis alimentícios e/ou mantendo os dez mandamentos, apenas em crer e ter fé no único sacrifício que é o de Jesus, pelo qual podemos ate fazer a referencia no mesmo verso que você nos trouxe Hebreus 10:26-27

A primeira declaração de Paulo sobre a “justificação” é que ela não vem por meio da lei. Essa maneira negativa de introduzir o termo sugere que não era a maneira original de Paulo de explicar o evangelho. Em vez disso, seus oponentes estavam usando a palavra, dizendo que as pessoas só poderiam ser justificadas (ou declaradas justas) guardando a lei. Verso 11. Paulo usa a terminologia deles, mas muda tudo. Mesmo aqueles que tentam guardar a lei não podem ser justificados por fazer a lei, porque todos falham em algum ponto ou outro.

No contexto, Paulo, em uma carta a um grupo específico de pessoas sobre um assunto específico naquele momento específico, usa palavras que depois se invertem. Paulo estava atacando aqueles que achavam que os cristãos deveriam seguir a lei judaica e ser circuncidados. Ele até mesmo lista as práticas cultas judaicas e declara essas OBRAS (da Lei) desnecessárias

Mas a questão aqui é saber se a salvação é pela fé ou pelas obras?

Efésio 2:4-9 - Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Se você está salvo, seu antigo eu está morto - acabado. Você recebeu a vida eterna. E isso é feito pela graça, o favor imerecido de Deus.
Temos uma variedades de ramificações do cristianismo que acreditam que serão salvas pelas obras, Testemunha de Jeová, Metodista, Mórmon, Católica etc.., mas somente o Evangelismo Protestante coloca a maior ênfase na fé, mas ainda pede obras para mostrar essa fé. No entanto, sem fé, essas obras são vazias. Se alguém deve aceitar o que está escrito na Bíblia, então uma pessoa é considerada justa por sua fé. E é recompensado por suas obras fiéis acima de sua justiça fiel em Jesus. Assim esta escrito e assim entendo.

Então, como isso se relaciona com os salvos pela fé ou pelas obras Ernesto?
Ernesto
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 204
Pontos de participação : 5335

Mensagem por Ernesto Qua 24 Mar 2021, 08:48

Marcones diz;

Se você está salvo, seu antigo eu está morto - acabado. Você recebeu a vida eterna. E isso é feito pela graça, o favor imerecido de Deus.

Ernesto responde:

O teu argumento é contraditório, no começo dizes que somos salvos pela fé, agora dizes que é pela graça. Afinal é pela fé ou pela graça?

Mais outra interpretação equivocada.

Nos ainda não ESTAMOS salvos, a nossa salvação agora ainda é condicional, nós somos salvos se permanecermos firmes até o fim da nossa vida. Apoc.2: 26, Ao que vencer e guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações.

Mat.24; 13, Mas, aquele que perseverar até o fim será salvo.

Voltamos a fé, tu afirmas que somos salvos pela fé, veja o que Tiago 2:17-20, diz sobre a fé,
Assim também a fé se não tiver as obras , é morta em si mesma. Mas, dirá alguém; Tu tens fé, e eu tenho as obras, mostra-me a tua fé sem as obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tu crês que há um só Deus? Fazes bem, também os demônios o creem e estremecem. Mas, Ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta.

Eu torno a afirmar que a fé é o caminho que nos leva á Cristo, e, se caminharmos pelo caminho da fé que são as obras, então chegaremos aos pés de Cristo e ele nos salva por sua graça.
A salvação começa pela fé, quando cremos, então obedecemos (obras) então vem a graça para nos salvar. mas, a graça da salvação só acontecerá na vinda de Jesus.

Abraços Ernesto
Marcones
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Cidade/Estado : Recife - Pe
Religião : Sem religião
Igreja : Não praticante
Mensagens Curtidas : 2
Pontos de participação : 764

Mensagem por Marcones Qua 24 Mar 2021, 10:14

Bom dia

Ernesto
O teu argumento é contraditório, no começo dizes que somos salvos pela fé, agora dizes que é pela graça. Afinal é pela fé ou pela graça?
Em qual passagem da página 452 menciono esse argumento que você deduziu ser contraditório? 

"No começo dizes que somos salvos pela fé," Onde?
Marcones
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Marcones Qua 24 Mar 2021, 10:41

Bom dia

Ernesto
Voltamos a fé, tu afirmas que somos salvos pela fé, veja o que Tiago 2:17-20, diz sobre a fé,
Assim também a fé se não tiver as obras , é morta em si mesma. Mas, dirá alguém; Tu tens fé, e eu tenho as obras, mostra-me a tua fé sem as obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tu crês que há um só Deus? Fazes bem, também os demônios o creem e estremecem. Mas, Ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta.
Vamos falar um pouco do Tiago 

Um pouco mais adiante, temos Tiago 2:24 ("Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé."), "Em Tiago 2, o autor estava lidando com errantes que disse que, se eles tivessem fé, não precisariam mostrar seu amor por uma vida de fé (2: 14-17). Tiago rebateu esse erro ensinando que a fé salvadora verdadeira está viva, mostrando-se assim por atos de amor (Tiago 2:18, 26). O autor de Tiago ensinou que a justificação é somente pela fé e também que a fé nunca está sozinha, mas mostra-se viva por boas ações que expressam a gratidão do crente a Deus pelo dom gratuito da salvação pela fé em Jesus Cristo. 

Tiago diz: “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as obras está morta” (Tiago 2:26). Fé sem obras é uma fé morta porque a falta de obras revela uma vida inalterada ou um coração espiritualmente morto. Há muitos versículos que dizem que a verdadeira fé salvadora resultará em uma vida transformada, que a fé é demonstrada pelas obras que fazemos. 

Tiago, ao contrário de Paulo, concebe o seguinte na carta de Tiago 2,14: “Meus irmãos, de que adianta alguém dizer que tem fé quando não tem as obras? A fé seria capaz de salvá-lo?”. Com isso, Tiago destaca a ação como necessária para se alcançar a salvação. Ele chega a alegar que a fé sem obras é morta.
Ernesto
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Ernesto Qua 24 Mar 2021, 16:09

Marcones diz:

Se você está salvo, seu antigo eu está morto - acabado. Você recebeu a vida eterna. E isso é feito pela graça, o favor imerecido de Deus.

Ernesto responde:

Hoje eu sou salvo, mas, ainda não ESTOU salvo, se perseverar até o fim então sim, estarei salvo; porque eu ainda vivo, e neste trajeto de vida eu posso apostatar, e a graça só está a minha disposição enquanto eu andar com Jesus. Se eu me afastar dele o meu nome será riscado do livro da vida.

Marcones diz:

Me desculpe-me, porque se há algum lapso nesses textos, não foi escrito por mim, pois são da Epístolas Paulinas.

Romanos 3:27,28 - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
Romanos 5:1 - Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

Marcones pergunta: No começo dizes que somos salvos pela fé," Onde?

Ernesto responde

Nestas duas passagens dás á entender que te apoias inteiramente nelas como base de salvação.

Marcones apresenta Tiago

Vamos falar um pouco do Tiago

Um pouco mais adiante, temos Tiago 2:24 ("Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé."), "Em Tiago 2, o autor estava lidando com errantes que disse que, se eles tivessem fé, não precisariam mostrar seu amor por uma vida de fé (2: 14-17). Tiago rebateu esse erro ensinando que a fé salvadora verdadeira está viva, mostrando-se assim por atos de amor (Tiago 2:18, 26). O autor de Tiago ensinou que a justificação é somente pela fé e também que a fé nunca está sozinha, mas mostra-se viva por boas ações que expressam a gratidão do crente a Deus pelo dom gratuito da salvação pela fé em Jesus Cristo.

Tiago diz: “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as obras está morta” (Tiago 2:26). Fé sem obras é uma fé morta porque a falta de obras revela uma vida inalterada ou um coração espiritualmente morto. Há muitos versículos que dizem que a verdadeira fé salvadora resultará em uma vida transformada, que a fé é demonstrada pelas obras que fazemos.

Tiago, ao contrário de Paulo, concebe o seguinte na carta de Tiago 2,14: “Meus irmãos, de que adianta alguém dizer que tem fé quando não tem as obras? A fé seria capaz de salvá-lo?”. Com isso, Tiago destaca a ação como necessária para se alcançar a salvação. Ele chega a alegar que a fé sem obras é morta.

Ernesto responde;

Estou inteiramente contigo nesta dissertação,
Só volto a fazer lembrar que a salvação só acontecerá na vinda de Cristo, Esta vida que aqui vivemos Deus nos dá para decidir; o caminho da salvação ou da perdição.

Abraços Ernesto

Marcones
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Marcones Qua 24 Mar 2021, 20:25

Boa noite

Ernesto
Marcones
pergunta: No começo dizes que somos salvos pela fé," Onde?  (Pag. 453)
Ernesto responde 
Nestas duas passagens dás á entender que te apoias inteiramente nelas como base de salvação. (Pag 456)
Há outro lapso de vossa parte, e explico.
A questão levantada por você afirmando que o meu argumento é contraditório esta relacionada na mensagem 453, referente ao meu comentário na página 452 e você esta se posicionando a responder na pagina 455.

Mais uma vez, onde no meu comentário da pagina 452 é 
contraditório?
Ernesto
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Ernesto Qui 25 Mar 2021, 08:21

Marcones diz no 451

Eu respondo na pagina 456.

Nestas duas passagens dás á entender que te apoias inteiramente nelas como base de salvação.
As duas passagens fala de fé e obras e não de graça. nas outras mensagens apresentas a graça como meio de salvação.

Abraços Ernesto

Marcones
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Marcones Qui 25 Mar 2021, 12:31

Boa tarde

Ernesto
As duas passagens fala de fé e obras e não de graça. nas outras mensagens apresentas a graça como meio de salvação.
Ok, esquece

Fica na paz

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 21 Abr 2021, 21:10