Amados colegas deste fórum; nós já vimos neste tópico que a lei, a graça, e a fé, é um tripé que não podemos separar. Não haveria necessidade da graça se a lei de Deus pudesse ser abolida, também não poderiamos ser agraciado com a graciosa graça se não tivessemos fé naquele que nos propociona a graça.
Mas, vamos nos aprofundar um pouco mais no misterio da salvação por Cristo Jesus. Lamentavelmente há muitos cristãos que creem piamente que a graça foi concedida somente aos cristãos do novo Testamento; é um engano.
A graça é sinónimo do grande amor de Deus. Que é a essencia do seu proprio ser.
A partir do primeiro pecado dos nossos pais no Eden, a graça já se fez presente.
Veja alguns exemplos: As mentiras de Abraão no Egito, e a bigamia com Agar? Outro; Israel teve alguma coisa de bom para merecer a intervenção divina na saida do Egito?Não.
Davi com o seu adulterio, também recebeu a misericordia do perdão mediante a graça. Enfim; podemos mencionar até centenas de pecados dos filhos de Deus do antigo testamento que foram agraciados pela graça divina. Mas, em lugar nenhum encontramos a anulação da lei pela graça. Porque a graça só é necessaria onde a lei é transgredida.
Mas, no que consiste o erro para não receber a graça do perdão? É parar na lei, e se justificar por ela. Por outro lado milhares de cristãos se justificam ao lerem Galatas 2:16, Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas, pela fé em Cristo Jesus.....Pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.Etc.
Ninguem recebe o perdão se alguem se justifica a si mesmo. É Deus que nos justifica.
Outros não recebem a graça perdoadora, se eles pecam
voluntariamente. Hebreus 10:26, Porque se pecarmos voluntariamente depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas, uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo; que há de devorar os adversários.
Aqui ficam as dúvidas, será que os leitores são sinceros, ou o inimigo cega-lhes o entendimento?
Paulo NÃO está acusando aqueles cristãos que se achegam aos pés de Cristo e perguntam. Senhor que queres que eu faça? O proprio Paulo diz que, no interior ele tem prazer na lei de Deus Rom 7:22, Ora se a lei fosse uma maldição, então Paulo também seria afetado por ela.
O mal consiste no ¨EU¨, Todo aquele que se julga santo e com direito a Salvação, por andar na obediencia á lei, caíu da graça, porque o pretenso santo não sente a necessidade do Salvador Jesus.
Por outro lado há os cristãos que se sentem protegido pela graça, e que não sentem mais a necessidade de um Salvador porque acha que a promessa de salvação lhe garante a vida eterna, Eles se esquecem que só os que estão em Cristo Jesus alcançarão a vida eterna.
Mas, O que significa estar em Cristo? Jesus disse a pecadora de adulterio, Eu não te condeno, vai e não peques mais. A partir que o cristão aceita a mediação de Cristo, ele recebe poder através do Espirito santo, e, se torna uma nova criatura, para fazer as obras do Espirito, que não é nada mais do que praticar a lei de Deus.
Rom 6: 11-13, Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas, VIVOS para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhes obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas, apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
Viver em pecado é transgreção da lei, o cristão também peca, mas o pecado do cristão é por acidente e não voluntario.
Abraços Ernesto.