por Ernesto Qua 10 Jun 2015, 10:32
Pires
Efésios 2.8.
--------------------------------------------------------------------------
Ernesto responde
Olá meu caro; Pires
O verso isolado não nos deixa bem esclarecido sobre a salvação pela graça, por isso precisamos anexar o contexto da mensagem.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
Não vem das OBRAS, para que ninguém se glorie.
Neste verso ja esclarece uma parte do verso acima, A fé é um dom divino; mas, nós precisamos cultivá-lo, Não é só dizer que tem fé, é preciso viver dentro dos princípios da fé,
Agora surge a pergunta; Quais princípios? Há muitos religiosos que batem no seu peito e dizem: O que importa é o que está aqui dentro,a minha fé é que manda. Mas, no seu viver diário demonstram claramente que não possuem fé nenhuma. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.
Não vem das obras para que ninguém se glorie, isto não quer dizer que não existam obras a serem praticadas, Devemos sempre reconhecer que as boas obras que praticamos não marcam pontos para a salvação;
O verso 10 confirma este pensamento, Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Aqui temos o X da questão. As boas obras precisam ser praticadas, mas, não devemos colocar nelas a nossa esperança . A salvação é unicamente por nosso Senhor Jesus cristo. Mas, mesmo assim Cristo não dá a liberdade de fazermos o que quiser. Ele deixou bem claro na parábola dos dez talentos, Todos recebem talentos, de alguns ele exige mais, de outros não tanto, dependendo da capacidade de cada um, e circunstancias nas quais vive, mas todos cristãos precisam viver os princípios que Deus estabeleceu,O ultimo verso da parábola diz que o servo inútil será lançado nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes.
A graciosa graça de Cristo só é concedida a quem quer ser cristão, e procura ser um discípulo de dele. Só ele nos salva.
Abraços Ernesto