Gilcimar diz:
A salvação é pela graça mediante a Fé mas a verdadeira Fé não anula a Lei pois mesmo a justificação sendo pela Fé os simplesmente da Lei não são justos diante de Deus e a salvação é para os justos diante de Deus e não para os não-justos...
Conclusão: A salvação é pela graça mediada por uma Fé que nos leva a praticar a Lei...
Textos chaves: Efésios 2:8, Romanos 3;31, Romanos 2:13........
Abraços..!!!!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ernesto responde;
Neste post vamos unir três passagens que aparentemente se contradizem, mas formam um tripé que não podemos separar.
O primeiro verso: Mateus 19: 17. O jovem rico pergunta a Jesus: Que farei de bom para herdar a vida eterna? Jesus respondeu; Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
A segunda passagem encontra-se em Gálatas 2:21; Se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.
A terceira passagem se acha em Marcos 10: 52. Jesus disse: Vai a tua fé te salvou. Poderíamos acrescentar outras tantas, mas é o suficiente.
Vamos montar este tripé com os três versos.
No principio é a lei, a base da perfeição. Adão, em seu estado original não conheceu mediador, nem havia necessidade, porque ele foi criado perfeito. Depois de tropeçar na justiça da lei, foi necessário que ele pagasse pela transgressão. Segundo a lei, o preço era a morte do transgressor, ou alguém que se prontificasse á pagar essa dívida, Adão não havia nada a oferecer, porque nem a vida lhe pertencia. Esta lhe foi concedida gratuitamente pelo Criador.
Agora entra a atuação do segundo verso. Jesus. Segundo Sua graça ofereceu-se, não só como mediador entre Deus e o homem, mas também como fiador perante a justiça da lei. Pagou com a morte e Adão ficou livre da condenação da lei, mas tornou-se dependente do seu fiador que o resgatara da morte.
Até aqui temos a atuação da lei que condenou o pecador, também a atuação da graça que o livrou da condenação.
Agora entra a terceira parte que é a do pecador. Essa é muito importante. Se o pecador não aceita a graça oferecida de seu benfeitor por não crer nele, poderá ser salvo? Não. É preciso partir do condenado o desejo de se salvar. Sem a qual o Salvador não poderá ajudá-lo.
Quando cremos em Jesus, é muito mais do que acreditar que ele existe; precisamos nos relacionar com ele e depositar toda nossa esperança nele.
No processo de salvação, o primeiro passo é crer, mas como crer a quem não conhece? A fé é obra de Deus, ele propicia oportunidades para que o conheçamos. Em Romanos 1: 16e17 lemos: “Pois, não me envergonho do evangelho de Cristo, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu e também do grego”. Visto que a justiça se revela no evangelho de fé em fé como está escrito; o justo viverá por fé. Este elo liga o pecador com a graça de Cristo. A fé é um produto divino, mas, nós precisamos cultivá-la. Em Efésios 2:8 diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é Dom de Deus”.
O grande mal de muitos cristãos é atribuir a salvação á fé somente. A salvação é unicamente por nosso Senhor Jesus Cristo.
Nossa fé é o veiculo que nos conduz á Jesus.
A graça de Jesus nos fez dar o primeiro passo, depois nos ajudou a dar o segundo. Em João 8:10e11 na ultima parte, Jesus disse a mulher adúltera: “Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém Senhor. Então lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno, vai, e não peques mais”.
O mesmo Jesus diz a nós:
Filhos; até aqui, vivestes uma vida de pecados. Eu conheço teu sofrimento, sei o quanto desejas viver uma vida melhor, mas o pecado muito te seduz, Tome minha mão e te afirme nela, e não te afastes de mim.
Deixe teus pecados para trás, não te condeno pelo mal que praticaste até aqui. Vai e não peques mais.
Depois que o pecador se arrepende, Jesus o conduz á um novo caminho. Não “peque” mais. Isto quer dizer que o pecado foi perdoado pelo sacrifício de Jesus. E o pecador está livre da condenação dos pecados já cometidos, mas não está livre para continuar pecando. Na nova fase da vida o pecador pergunta:
Senhor, que queres que eu faça? Jesus abraça o pecador e os dois olham para a eterna lei; Jesus diz; Se me amas, guarde os meus mandamentos. João 14:5.
A fé, (confiança) o amor (graça) e a justiça (lei) se uniram. A partir de então começa uma nova vida de santificação não para ser salvo, Cristo já nos salvou, e estando salvos procuramos viver uma vida de santidade.
Abraços Ernesto