Olá Tzaruch, graça e paz.
Sobre o texto em questão:
Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Romanos 4:2
Lhe pedi para considerar o contexto, mas não fez, preferindo fixar no versículo e ainda dizendo que não sei ler. Pois bem vejamos.
Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
Romanos 4:1
O que poderia Abraão ter alcançado segundo carne? A resposta está no capitulo 3: justificação.
O mesmo capítulo afirma que não há justo nenhum.
Então Abraão não alcançou justificação pela carne, ou seja por obras.
Então o que diz o versículo 2? As obras de Abraão não lhe dão nenhuma glória perante Deus.
Os versículos seguintes deixam isto bem claro:
Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida;
porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça;
Romanos 4:3-5
Estes versículos afirmam que Abraão foi justificado por que creu, pela fé;
Que o salário ( galardão ) não é recompensa mas divida, assim são as obras, não justificam, mas nos darão galardões.
Mesmo aquele que não faz obra nenhuma pode ser justificado: "porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça"
Versículos seguintes declaram isto:
assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo:
Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.
Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça.
Romanos 4:6-9
De novo Paulo afirma que Abraão foi justificado pela fé.
Lendo o restante do capitulo, Paulo não fala de obras de Abraão, mas de sua fé, e sua justificação pela fé!
Agora considere também as outras passagens que postei.
"Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado"
(Lucas 18:10-14).
Esta passagem ocorreu antes da morte e ressurreição de Cristo, por isso envolve claramente uma pessoa que não tem conhecimento da mensagem do evangelho como articulada hoje no Novo Testamento.
Na declaração: "Deus, sê propício a mim, o pecador!" o cobrador de impostos reconhece o pecado e sabe que somente a misericórdia pode salva-lo. Reconhecemos também a fé em Deus.
Então Jesus afirma: " este desceu justificado para sua casa"
Justificado, o termo exato usado por Paulo para descrever a posição do santo no Novo Testamento.
Fica claro aqui, que os do Antigo Testamento tinham conhecimento da graça, e por ela foram salvos.
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Romanos 5:20
Então a graça superabundou na lei. Como pode ser isto se não houvesse graça no Antigo Testamento?
a única conclusão possível é que a graça estava também no AT. Por isso Noé foi poupado da destruição.
Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Gênesis 6:8
Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
Hebreus 11:7
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé...
Hebreus 12:2
Que achou graça diante de Deus, e pediu que pudesse achar tabernáculo para o Deus de Jacó.
Atos 7:46
Aqui fala-se de Davi, que também foi salvo pela graça, como já acima afirma o texto de Romanos.
“E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”
Joel 2:32
Antigo Testamento, salvação pela graça. O profeta Joel diz que a salvação estava para todos do antigo testamento, então sim, muitos foram salvos, como os que já citei... salvos pela graça!
Para que não haja dúvidas, os versículos abaixo esclarecem:
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho”
Hebreus 11:1-2
Mais um:
Habacuque 2:4: "o justo viverá pela sua fé"