Boa tarde
De cara não entendi o porque da negatividade deste tópico aberto pelo Tzaruch, sendo um tema de vital impôrtancia e fundamental para qualquer crença...... seja como for, registro o meu protesto quanto tal abuso sem justificativa nenhuma.
O que vou expôr agora está de acordo com o Grande Livro e o que posso extrair para minha inteira compreensão, mas, estou sempre com a mente aberta para nudar caso me apresente um argumento melhor que está sendo transcrito.. e peço a gentileza que esqueçam por um momento o meu lado cético desse tema. Não é porque não acredito que não posso entender ou compreender. OK
Vamos ao tema..
As palavras "alma" e "espírito" nas Escrituras provém de palavras hebraicas e gregas.
Alma - No A.T. hebraico (nephesh). Sendo traduzida de diferentes formas, dependendo do contexto. No Novo Testamento, a palavra grega (psique)
Espírito - No A.T. hebraico (ruwach) e ou (neshamah). No Novo Testamento, a palavra grega para espírito é (pneuma); Ambas são traduzidas de diversas formas nas Escrituras; eis alguns exemplos:
Sempre que é usada a palavra “alma”, pode se referir à pessoa como um todo, viva ou após a morte.
A “alma” se refere à caminhada do homem no mundo, tanto material quanto imaterial. Ambas são traduzidas de diversas formas nas Escrituras; eis alguns exemplos:
Alma - vida (Gênesis 9:04-05 <> Gênesis 35:18 <> Salmos 31:13... etc...etc...), pessoa (Gênesis 14:21 <> Deuteronômio 10:22 <> Atos 27:37 etc....), cadáver (Números 9:06); apetite (Eclesiastes 6:07) coração (Êxodo 23:09) ser vivente (Apocalipse 16:03) pronomes pessoais (Salmos 3:02 <> Mateus 26:38)
A palavra “alma” aparece na Bíblia várias vezes, e em nenhum caso refere-se a uma entidade fora do corpo, ou que seja “imortal”.
Espírito - vento (respiração - (Gênesis 8:01), espírito (no sentido de alento - (Juízes 15:19), atitude ou estado de espírito (Romanos 8:15 <>1 Coríntios 4:21), consciência individual (I Coríntios 2:11....etc...
A alma e o espírito não são a mesma coisa, há uma diferença muito distinta que não podemos ignorar. Esses dois versos fazem uma distinção muito clara entre a alma e o espírito:
Hebreus 4:12 <> Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
1 Tessalonicenses 5:23 <> E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Os versos na intrega por ordens...
A carne, porém, com sua vida(Nephesp) isto é, com seu sangue, não comereis. Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas (Nephesp); da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida(Nephesp) do homem Gênesis 9:04-05
E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (Nephesp) (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim. Gênesis 35:18
Pois ouvi a murmuração de muitos, temor havia ao redor; enquanto juntamente consultavam contra mim, intentaram tirar-me a vida(Nephesp) Salmos 31:13
¶ E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas (Nephesp), e os bens toma para ti. Gênesis 14:21
Com setenta almas (Nephesp)teus pais desceram ao Egito; e agora o Senhor teu Deus te pôs como as estrelas dos céus em multidão.Deuteronômio 10:22
E éramos ao todo, no navio, duzentas e setenta e seis almas (Psique). Atos 27:37
Ora, havia alguns que se achavam imundos por terem tocado o cadáver (Nephesp) de um homem, de modo que não podiam celebrar a páscoa naquele dia; pelo que no mesmo dia se chegaram perante Moisés e Arão; Números 9:06
Todo o trabalho do homem é para a sua boca, e contudo nunca se satisfaz o seu apetite (Nephesp). Eclesiastes 6:07
Também não oprimirás o estrangeiro; pois vós conheceis o coração (Nephesp) do estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito. Êxodo 23:09
E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente(Psique). Apocalipse 16:03
Muitos dizem da minha alma (Nephesp): Não há salvação para ele em Deus. (Selá.) Salmos 3:02
Então lhes disse: A minha alma (Psique) está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo Mateus 26:38
¶ E lembrou-se Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento (Ruwach) sobre a terra, e aquietaram-se as águas. Gênesis 8:01
Então o Senhor abriu a fonte que está em Leí, e dela saiu água; e Sansão, tendo bebido, recobrou alento (Ruwach), e reviveu; pelo que a fonte ficou sendo chamada En-Hacore, a qual está em Leí até o dia de hoje. Juízes 15:19
Porque não recebestes o espírito (Pneuma) de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito (Pneuma) de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. Romanos 8:15
Que quereis? Irei a vós com vara, ou com amor e espírito (Pneuma) de mansidão? 1 Coríntios 4:21
Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito (Pneuma)do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito (Pneuma) de Deus. 1 Coríntios 2:11
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma(Psique) e do espírito (Pneuma), e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12
¶ E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito(Pneuma), e alma (Psique), e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23
Pastor Almoedo