F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+12
Pereira
Pr. Francisco Belvedere
Paulo Cesar
Vagner Luis
Norberto
Valdomiro
José Herminio
Davi
Dado Rezeck
Zilton Alencar
Fabricio Melo
Clovis
16 participantes

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Clovis
    Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 253
    Idade : 57
    Cidade/Estado : Medianeira, PR
    Religião : Cristão
    Igreja : O Brasil Para Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 3
    Pontos de participação : 19
    Data de inscrição : 04/12/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Clovis Qui 11 Dez 2008, 10:58

    Irmãos,

    Alguns assuntos a gente sabe que nunca vai conseguir consenso. Noutros, os argumentos já foram tão repisados que parece que no chão batido não nascerá nenhuma flor de argumento nova. Mesmo assim, às vezes alguns revêem suas posições e a partir da trilha antiga se descobre uma trilha nova, pouco explorada. Por isso que acredito que velhas questões devem ser revisadas, vez ou outras.

    Qual a sua posição quanto aos elentos constitutivos do homem: dicotomista (alma/espírito e corpo) ou tricotomista (espírito, corpo e alma)? Seria interessante se além de se posicionar, você indicasse a base de seu posicionamento.

    Devido a limitação de tempo, minha participação não será nem extensa, nem profunda. Mas pretendo debater um cadinho o assunto.

    Em Cristo,

    Clóvis
    avatar
    Fabricio Melo
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Balneário Camboriú - SC
    Religião : Protestante Neopentecostal
    Igreja : Santuário da Família
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 0
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Fabricio Melo Qui 11 Dez 2008, 13:35

    Sou trico, um espirito que tem uma alma e habita em um corpo. Essa definição é bem conhecida (acho). Mas, quando estudei o assunto anos atrás cheguei a conclusão que a alma é um elo entre o espiritual e o fisico (espirito/corpo) e não irá pro céu ( Shocked ). No céu haverá espirito + corpo glorificado.

    Apenas escrevi as conclusões que havia chegado.

    Abraços
    Fabricio melo
    Zilton Alencar
    Zilton Alencar
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 319
    Idade : 57
    Cidade/Estado : João Pessoa, PB
    Religião : Evangélica
    Igreja : O Brasil Para Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 27
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Zilton Alencar Qui 11 Dez 2008, 14:09

    Sou trico.

    Na minha humilde opinião, o ser humano é um ser tricótome, ou seja, formado de corpo (parte material), espírito (parte divina) e alma (personalidade - o ser propriamente dito). Após a morte, ocorre a "fragmentação" deste ser. O corpo volta ao pó, e o espírito, parte dada por Deus, volta a Ele (Ec 12.7).

    A alma do homem (centro de seus sentimentos, mente e emoções - ou seja, a sua personalidade) é que segue para o período que "precede" a eternidade: céu ou inferno. Aqui, entra a parábola do rico e de Lázaro. Nestes dois lugares, as almas ficam antes da ressurreição e julgamento final; os que forem dignos do inferno, sofrerão as suas penas, e os que forem salvos pelos méritos de Cristo gozarão as delícias do Paraíso, mas não na plenitude da tricotomia humana. O homem só estará completo quando os três elementos, corpo, alma e espírito, novamente se reunirem, o que só se dará na ressurreição. No meu modo de crer, esta é a grande razão da ressurreição: tornar o homem, após a morte, um ser completo novamente.

    Nos dois lugares "intermediários" (entendam, por favor, que não estou defendendo "purgatórios" ou "estado intermediário"; é apenas um termo que tomo emprestado para melhor esclarecimento) já se têm o gozo ou o sofrimento final. Contudo, principalmente para os salvos, a plenitude da salvação só se dará após sermos homens completos, ou seja, teremos corpo glorificado, alma e espírito após a ressurreição. Assim como Jesus, que está no céu, à destra do Pai, cmo homem completo, e é neste sentido que Ele é chamado de "as primícias dos que dormem", ou seja, foi o primeiro a ser restaurado à plenitude da humanidade.

    Por que sou trico, e não dico?

    A Bíblia dá a entender no relato da criação que todos os animais são alma vivente, ou seja, possuem alma e corpo. Os homens, como animais que somos (sem querer ofender aos demais Razz ), também possuem estes dois elementos. Contudo, somos (até onde sabemos!) os únicos que têm espírito, o que nos confere noção da vida espiritual.

    O corpo - desnecessário explicar - é o nosso "passaporte legal" para ingressarmos na vida terrena. Até o próprio Jesus precisou de um.

    A alma, portanto, é a porção principal do homem, sua personalidade, pois nela se encontra seu verdadeiro "eu", sendo ela o centro do intelecto, das emoções e da vontade. E é ela quem estará aguardando a ressurreição para o julgamento final, sofrendo no inferno ou gozando no paraíso.

    O espírito, porção que o próprio Deus concedeu ao homem, é o elemento de ligação entre o homem animal e o mundo espiritual. É o elemento que nos concede a noção da existência de um Ser Superior, e a consciência que nos delimita o que é certo e o que é errado diante deste Ser. Sem este espírito, viveríamos de forma idêntica aos animais, sem princípios éticos e morais.

    Para gozarmos a plenitude da eternidade, precisaremos reunir os tres elementos, assim como ocorreu com o Senhor Jesus em Sua ressurreição. Daí a necessidade da ressurreição. Se assim não fora, qual a razão da existência deste evento? O homem, já morto, com seu corpo dissolvido à terra e o seu espírito de volta às mãos de Deus, sua alma iria diretamente para a condenação ou para o gozo eternos, e cest fini...
    Dado Rezeck
    Dado Rezeck
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 57
    Idade : 47
    Cidade/Estado : São Gonçalo do Sapucaí - MG
    Religião : Judeu Nazareno
    Igreja : Judaismo Nazareno
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 0
    Data de inscrição : 11/12/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Dado Rezeck Qui 11 Dez 2008, 14:36

    Também afirmo ser o homem um ser tricótome (espirito, alma e corpo), conforme confirmam as Sagradas Escrituras em 1 Tessalonicenses 5.23. Quando estudei sobre o assunto, aprendi também que a alma era a responsável pela ligação entre o físico e o espiritual.
    avatar
    Davi
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 10
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Campinas/SP
    Religião : Evangélico
    Igreja : Igreja do Nazareno
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 0
    Data de inscrição : 05/12/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Davi Qui 11 Dez 2008, 16:49

    Oi irmãos,

    Este é um assunto no qual não tenho posição definida, então apreciaria muito este debate.

    Para apimentar um pouco e abrirmos nossas Bíblias, o primeiro texto que me vem a mente nesta questão é este:

    Código:

    "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Ts 5:23)

    Paulo parece fazer distinção clara entre os três elementos: corpo, alma e espírito. Apesar de algumas vezes almas e espírito serem usados de modo correlato nas Escrituras (pelo menos, é um dos argumentos dicotomistas), este texto me parece bem explícito e não deixar dúvidas. Qual é a explicação dicotomista para ele?

    Agora acho que diferenciar alma e espírito merece um bom estudo. Aos irmãos acima que fizerem esta diferenciação, vocês poderiam mostrar textos bíblicos que dão base para elas?

    Abraços e que Deus nos abençoe!
    Zilton Alencar
    Zilton Alencar
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 319
    Idade : 57
    Cidade/Estado : João Pessoa, PB
    Religião : Evangélica
    Igreja : O Brasil Para Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 27
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Zilton Alencar Qui 11 Dez 2008, 17:03

    Davi escreveu:Oi irmãos,

    Este é um assunto no qual não tenho posição definida, então apreciaria muito este debate.

    Para apimentar um pouco e abrirmos nossas Bíblias, o primeiro texto que me vem a mente nesta questão é este:

    Código:

    "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Ts 5:23)

    Paulo parece fazer distinção clara entre os três elementos: corpo, alma e espírito. Apesar de algumas vezes almas e espírito serem usados de modo correlato nas Escrituras (pelo menos, é um dos argumentos dicotomistas), este texto me parece bem explícito e não deixar dúvidas. Qual é a explicação dicotomista para ele?

    Há outros textos, caro Davi, que fazem clara distinção entre alma e espírito... Dentre eles, destaco:

    "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb 4:12).

    Por este, e outros, não consigo assimilar a linha dicotomista.
    avatar
    José Herminio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 196
    Idade : 64
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : Cristão
    Igreja : Atualmente sem igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 290
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por José Herminio Qui 11 Dez 2008, 17:31

    Eu sou dicotomo, pois entendo que tanto alma como espírito podem significar a mesma coisa na bíblia há inúmeros textos ora tratando de uma ou de outra, somente há duas passagens onda há menção de alma e do espírito como separados em seus significados, em hebreus 4:12 é uma prova disto que a palavra de Deus corta de uma forma, que é a única ferramenta que pode chegar no ponto e separá-las.

    []s.
    Clovis
    Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 253
    Idade : 57
    Cidade/Estado : Medianeira, PR
    Religião : Cristão
    Igreja : O Brasil Para Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 3
    Pontos de participação : 19
    Data de inscrição : 04/12/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Clovis Qui 11 Dez 2008, 17:43

    Amados,

    Eu ainda sou tricotomista. Ainda?

    Sim, como tradicionalmente todo pentecostal parece ser tricotomista, eu herdei essa posição. Para ser demovido dela preciso de uma exegese convincente de Hb 4:12 e 1Ts 5:23, desta última especialmente. Ainda não vi uma boa, a que mais se aproximou foi a de que se trata de ênfase.

    Por outro lado, os dicotomistas apresentam algumas boas objeções à idéia tripartite do homem. E nem sempre são respondidas de forma mais abrangente que citações das duas passagens tricotômicas.

    Apesar de tudo, "no meu modo de vista", a posição tricotomista ainda está na frente. Um nariz, mas ainda na frente.

    Em Cristo,

    Clóvis
    Clovis
    Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 253
    Idade : 57
    Cidade/Estado : Medianeira, PR
    Religião : Cristão
    Igreja : O Brasil Para Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 3
    Pontos de participação : 19
    Data de inscrição : 04/12/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Clovis Qui 11 Dez 2008, 17:54

    Zilton,

    Sem nos desviarmos muito do assunto, permita-me comentar algo mais sobre sua posição. Você disse que na morte a pessoa se despedaça em três (mesmo não tendo sido atropelado por uma jamanta). Para mim, a separação entre corpo e alma/espírito na morte é ponto pacífico, mas a seperação entre alma e espírito? Vejos duas possíveis dificuldades.

    Primeiro, parece que alma e espírito são como unha e carne, goiabada e queijo, Stanley e Hardy. E não vejo muita indicação de possibilidade de separação entre eles (não destes últimos, mas da alma e espírito).

    Outro ponto, sendo a alma o centro da consciência, é certo que o corpo "dorme" à espera da ressurreição. Mas se o espírito também se separa da alma, existiria algo como "sono do espírito"?

    No meu entendimento, sendo dúplice a parte imaterial do homem, onde um vai o outro segue.

    Em Cristo,

    Clóvis
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Valdomiro Qui 11 Dez 2008, 18:02

    Paz a todos!

    Zilton Alencar escreveu:Sou trico.
    Na minha humilde opinião, o ser humano é um ser tricótome, ou seja, formado de corpo (parte material), espírito (parte divina) e alma (personalidade - o ser propriamente dito). Após a morte, ocorre a "fragmentação" deste ser. O corpo volta ao pó, e o espírito, parte dada por Deus, volta a Ele (Ec 12.7)

    Minha opinião é muito semelhante a essa definição do Zilton.
    Mas confesso que a identificação do espírito é algo difícil por conta das possibilidades de tradução e entendimentos que a palavra permite, por exemplo, os espíritos voltam a Deus, mas em que termos, pois se a alma é a personalidade, então é o espírito desprovido de "carga humana" (sentimentos, conhecimentos etc) que estará diante de Deus, ou Eclesiastes está se referindo apenas ao fôlego, onde Hitler, Mussolini e Mao Tse Tung juntamente com todos os humanos têm seus espíritos requeridos. Outra observação é o caso dos animais pois em em Gn. 6.17 e Gn. 1.15 ao dizer "E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca" mostra que os animais também tem espírito. Isso que escrevi não é uma opinão, é apenas uma reflexão.


    Na Paz!
    Valdomiro.
    Zilton Alencar
    Zilton Alencar
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 319
    Idade : 57
    Cidade/Estado : João Pessoa, PB
    Religião : Evangélica
    Igreja : O Brasil Para Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 27
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Zilton Alencar Qui 11 Dez 2008, 18:13

    Clovis escreveu:Zilton,

    Sem nos desviarmos muito do assunto, permita-me comentar algo mais sobre sua posição. Você disse que na morte a pessoa se despedaça em três (mesmo não tendo sido atropelado por uma jamanta). Para mim, a separação entre corpo e alma/espírito na morte é ponto pacífico, mas a seperação entre alma e espírito? Vejos duas possíveis dificuldades.

    Primeiro, parece que alma e espírito são como unha e carne, goiabada e queijo, Stanley e Hardy. E não vejo muita indicação de possibilidade de separação entre eles (não destes últimos, mas da alma e espírito).

    Outro ponto, sendo a alma o centro da consciência, é certo que o corpo "dorme" à espera da ressurreição. Mas se o espírito também se separa da alma, existiria algo como "sono do espírito"?

    No meu entendimento, sendo dúplice a parte imaterial do homem, onde um vai o outro segue.

    Em Cristo,

    Clóvis

    A bem da verdade, Clóvis, não tenho posiçao 100% definida em relação a este assunto. É de difícil compreensão, e a maneira que creio é uma forma de entendimento da doutrina tricótome associando o texto de Ec 12:1-7, que encerra um ciclo de vida dizendo que "o pó volta a terra e o espírito volta a Deus, que o deu". Assim sendo, sobra a alma.

    Podemos tentar entender a questão da seguinte forma: o texto fala de alguém que se esqueceu do criador e, em tese, não se reaproximou dEle (será?). Com a morte, o pó volta a terra. Muito bem, mas esta pessoa afastada do Crisdor teria seu espírito voltando a Deus?

    É claro que não podemos definir doutrina baseada em um único versículo, e muito menos se ele é vetero-testamentário (esta é a minha posição a respeito de doutrina), mas não há nenhuma outra menção de corpo/alma/ espírito "fragmentados", senão no texto de Eclesiastes.

    Vendo por este ângulo, imagino o espírito humano como algo inerente de Deus,e por conseguinte, forçosamente retorna para o seu "dono" após a morte e a fragmentação da tricotomia. Mesmo que não tenha sido por atropelamento de jamanta.

    Sobrou a alma. Esta vai para o paraíso, ou para o inferno, dependendo da vida do homem. Se morreu em Cristo, paraíso; caso contrário, inferno.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Norberto Sex 12 Dez 2008, 08:49

    .
    Clóvis e demais membros: sou "Trico" não leiam "Tricô" porque isso é coisa de velho... Shocked Very Happy

    José Herminio, agora é contigo que falo... Very Happy

    Discordo da sua afirmação que "somente há duas passagens onde há menção de alma e do espírito como separados...". Tenho num trabalho que elaborei, vários versículos além dos dois que você se referiu. Postarei todos aqui oportunamente.

    Finalizando, tenho entendimento de que:

    - ser humano: corpo, alma e espírito

    - animais irracionais: corpo e alma.

    Acho que estou complicando... mas citarei um versículo bíblico para meditação:

    Jó 12.10 escreveu:Na sua mão está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano.
    Dado Rezeck
    Dado Rezeck
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 57
    Idade : 47
    Cidade/Estado : São Gonçalo do Sapucaí - MG
    Religião : Judeu Nazareno
    Igreja : Judaismo Nazareno
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 0
    Data de inscrição : 11/12/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Dado Rezeck Sex 12 Dez 2008, 08:55

    Norberto escreveu:.
    [Finalizando, tenho entendimento de que:

    - ser humano: corpo, alma e espírito

    - animais irracionais: corpo e alma.


    Paz Norberto,
    Concordo plenamente contigo.
    avatar
    José Herminio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 196
    Idade : 64
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : Cristão
    Igreja : Atualmente sem igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 290
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por José Herminio Sex 12 Dez 2008, 09:04

    Norberto escreveu:.
    Clóvis e demais membros: sou "Trico" não leiam "Tricô" porque isso é coisa de velho... Shocked Very Happy

    José Herminio, agora é contigo que falo... Very Happy

    Discordo da sua afirmação que "somente há duas passagens onde há menção de alma e do espírito como separados...". Tenho num trabalho que elaborei, vários versículos além dos dois que você se referiu. Postarei todos aqui oportunamente.

    Finalizando, tenho entendimento de que:

    - ser humano: corpo, alma e espírito

    - animais irracionais: corpo e alma.

    Acho que estou complicando... mas citarei um versículo bíblico para meditação:

    "Jó 12.10"Na sua mão está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano.


    Valeu, mais ainda que não está claro como as outras duas passagens já mencionadas, pela qual foi colocado as duas palavras lado a lado, ser vivente nesse contexto pode se referir somente aos animais já que está separado dos homens pois a eles a palavra usada foi espírito.

    []s.
    avatar
    Vagner Luis
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 101
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Sumaré / SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Nazareno
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 3
    Pontos de participação : 43
    Data de inscrição : 26/11/2008

    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Vagner Luis Sex 12 Dez 2008, 12:25

    Tenho uma posição semelhante ao do Fabrício, mas no momento não tenho tempo de explaná-la.

    Ao Norberto: Tricô não é coisa de velho...

    ... é coisa de velhinha

    Vagner Luis

    Conteúdo patrocinado


    Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia? Empty Re: Dico ou trico? - Dicotomia ou Tricotomia?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 20:02