F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+11
Betho
Roberto Costa
Arcolino
Egídio Neto
Norberto
Diephe
Rasabino
Marcelo Almoedo
Goncaze
Jefté
Gerson Witezak
15 participantes

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.


    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 6377
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Marcelo Almoedo Ter 21 Jan 2014, 18:48

    Rasabino
    Então quando a Escritura diz que Deus "endureceu" é porque quando há uma guerra de poderes, de conceito, de verdade, de autoridade,

    o resultado mais comum é que um dos corações envolvidos se endureça pela própria soberba existente!
    Não com tamanho poder de destruição que esta  sendo envolvida nessa historia diante do faraó


    Gostei do Zé Mane.

    Marcelo Almoedo

    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1266
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Rasabino Ter 21 Jan 2014, 19:36

    Boa noite Marcelo!

    Digo que as crianças estão num lugar melhor por uma questão de justiça. É em justiça que eu penso quando estou afirmando tal pensamento.

    Quanto ao Faraó... bem, acho que você está subestimando o "poder da soberba".

    Nenhuma das pragas foram enviadas sem que houvesse antes a oportunidade do faraó se submeter ao poder de Deus. Nada aconteceu sem que faraó tivesse "pago" pra ver!  Laughing 

    O "Zé Mané" é aquela figura que ninguém vê, nem lhe dá crédito e que no fim acaba trazendo a solução pra tudo e pra todos!  Razz
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Marcelo Almoedo Ter 21 Jan 2014, 20:10

    Digo que as crianças estão num lugar melhor por uma questão de justiça. É em justiça que eu penso quando estou afirmando tal pensamento.
    Puxa vida, me enganei, eu jurava que você sabia do paradeiro dessas crianças, mas foi tudo uma suposição. 

    Quanto ao Faraó... bem, acho que você está subestimando o "poder da soberba".
    Porque não foi você que esta na pele desse faraó, Sabe aquela frase  pimenta no  ( ) olho de outro e refresco. 

    Nenhuma das pragas foram enviadas sem que houvesse antes a oportunidade do faraó se submeter ao poder de Deus. Nada aconteceu sem que faraó tivesse "pago" pra ver!
    Porque será que esse faraó foi tão teimoso diante de um poder de destruíção tão letal. Com certeza Ele estava  incapacitado de agir porque seu coração está endurecido por ninguém menos que o próprio Deus
    Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: (FARAÓ) para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra.
    Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece. Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade? Romanos 9:17-19
    Disse ainda o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, vê que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu endurecerei o seu coração, e ele não deixará ir o povo Êxodo 4:21
    O "Zé Mané" é aquela figura que ninguém vê, nem lhe dá crédito e que no fim acaba trazendo a solução pra tudo e pra todos! 
    E não é também o irmão de Zé Ruela..


    Marcelo Almoedo
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Norberto Qua 22 Jan 2014, 09:53

    .
    Marcelo Almoedo,

    Marcelo Almoedo escreveu:Norberto me desculpe pela minha petulância, mas se o Faraó estava incapacitado de agir porque seu coração estava endurecido por ninguém menos que o próprio Deus. Como ele poderia decidir algo ao contrário que Deus preveu?
    Como já expliquei em página anterior deste tópico, o próprio faraó endureceu o seu coração. Deus na história do endurecimento, agiu de forma indireta.

    Faraó decidiu por não ceder, até um certo momento, quando cedeu. Sempre responsável por aquilo que ele próprio decidiu.

    Notei que uma explicação do Leandro Quadros confere com a minha forma de pensar. Concordo com ele, no texto abaixo de sua autoria, onde os destaques são meus:


    Leandro Quadros escreveu:Deus faz as pessoas pecarem? Êxodo 7:3

    Se Deus foi o culpado pelo “endurecimento do coração de faraó”, Ele se tornou o responsável pelo pecado e, portanto, o diabo pode se desculpar para não enfrentar o juízo.


    Êxodo 7:3 pode ser entendido com duas informações:

    1)
    Uma bíblica

    2) Outra cultural.

    A informação bíblica vem de Êxodo 7:13, 8:19, 9:7, 34, 13:15. Esses textos afirmam que faraó se endureceu.

    A informação cultural que nos ajuda na interpretação é de que os hebreus, por não fazerem uma separação entre o que Deus fazia (o bem) e não fazia (o mal), apresentavam a Deus como o responsável por tudo o que acontecia no mundo. Era comum eles apresentarem a Deus “fazendo coisas que, na verdade, Ele não impede de acontecerem”.

    Unindo as duas informações, podemos concluir que em Êxodo 7:3, quando a Bíblia afirma que “Deus endureceu o coração de faraó”, Moisés usa um idiomatismo hebraico. É simplesmente uma maneira hebraica de dizer que Deus permitiu que faraó se endurecesse.

    O endurecimento de Deus nunca é direto, mas, indireto. E isso, não por culpa dEle. Quando o Espírito atua no coração, a pessoa pode aceitar ou ficar mais endurecida ainda. Nesse sentido, indiretamente Deus pode endurecer o coração de alguém.

    Porém, a culpa não é de Deus, mas, do pecador que se rebela contra a Palavra dEle e se torna ainda mais endurecido.


    Fonte aqui.
    .
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qua 22 Jan 2014, 10:53

    Bom dia
    Unindo as duas informações, podemos concluir que em Êxodo 7:3, quando a Bíblia afirma que “Deus endureceu o coração de faraó”, Moisés usa um idiomatismo hebraico. É simplesmente uma maneira hebraica de dizer que Deus permitiu que faraó se endurecesse.

    O endurecimento de Deus nunca é direto, mas, indireto. E isso, não por culpa dEle. Quando o Espírito atua no coração, a pessoa pode aceitar ou ficar mais endurecida ainda. Nesse sentido, indiretamente Deus pode endurecer o coração de alguém.

    Porém, a culpa não é de Deus, mas, do pecador que se rebela contra a Palavra dEle e se torna ainda mais endurecido.
    Vamos rever todo o capitulo em detalhes

    1 - Então o SENHOR Deus disse a Moisés: —Vou fazer com que você seja como Deus para o rei; e Arão, o seu irmão, falará por você como profeta.

    2 - Você dirá a Arão tudo o que eu mandar, e ele falará com o rei, pedindo que deixe os israelitas saírem da terra dele.

    3 - Mas eu vou fazer com que o rei fique teimoso e farei muitos milagres e coisas espantosas no Egito.

    4 - O rei não vai ouvir vocês. Porém eu farei com que caia sobre ele um castigo terrível e levarei para fora do Egito os meus exércitos, isto é, o povo de Israel.

    Deus tem certeza que o faraó não escutará Moisés, deste modo os egípcios poderão ser mortos pelos exércitos dele.

    5 - Quando eu levantar a mão contra os egípcios e tirar do meio deles os israelitas, os egípcios ficarão sabendo que eu sou o SENHOR.

    "Os egípcios saberão que eu sou o SENHOR." Quem mais poderia ser tão cruel e injusto?

    6 - Moisés e Arão fizeram tudo como o SENHOR havia mandado.

    7 - Quando falaram com o rei do Egito, Moisés tinha oitenta anos, e Arão, oitenta e três.

    8 - O SENHOR Deus disse a Moisés e a Arão:

    9 - —Se o rei do Egito mandar que vocês façam um milagre, você, Moisés, dirá a Arão que pegue o bastão e o jogue no chão na frente do rei. O bastão virará uma cobra.

    10 - Aí Moisés e Arão foram se encontrar com o rei e fizeram como o SENHOR havia mandado. Arão jogou o bastão diante do rei e dos seus funcionários, e o bastão virou uma cobra.

    11 - Então o rei mandou vir os sábios e os mágicos, e com a sua mágica eles fizeram a mesma coisa.

    Os mágicos também conhecem o truque da vara! Placar: Arão 1 X Mágicos 1.

    12 - Cada um deles jogou a sua vara de mágico no chão, e elas viraram cobras. Porém o bastão de Arão engoliu as varas de mágico deles.

    Deus fala para Moisés e Arão, que quando o Faraó pedir um milagre, eles deverão lançar sua vara no chão e ela se tornará uma serpente. E assim fizeram, e a vara se transformou numa serpente. Mas os magos egípcios duplicam este truque. Para sorte de Arão, a cobra dele engoliu as outras.

    13 - No entanto, como o SENHOR tinha dito, o rei continuou teimando e não atendeu o pedido de Moisés e Arão.

    14 - Então o SENHOR Deus disse a Moisés: —O rei está teimando e não quer deixar o povo sair do Egito.

    15 - Vá procurá-lo amanhã cedo, quando ele for até o rio Nilo. Pegue o bastão que virou cobra e espere o rei na beira do rio.

    16 - E diga-lhe o seguinte: “O SENHOR, o Deus dos hebreus, me mandou dizer-lhe que deixasse o povo dele ir embora para adorá-lo no deserto. Porém até agora o senhor não obedeceu à ordem de Deus.

    17 - Portanto, Deus lhe diz que, por causa daquilo que ele vai fazer agora, o senhor vai saber que ele é Deus, o SENHOR. Ó rei, agora eu vou bater na água do rio com este bastão que estou 
    segurando, e a água vai virar sangue.

    "Os egípcios saberão que eu sou o SENHOR." Quem mais poderia ser tão cruel e injusto?

    18 - Os peixes que estão no rio vão morrer, e o rio vai cheirar tão mal, que os egípcios terão nojo de beber água dele. ”

    19 - E o SENHOR disse também a Moisés: —Diga a Arão que pegue o bastão e estenda a mão sobre os rios, os canais, os poços e os reservatórios, para que as suas águas virem sangue. Assim, haverá sangue até nas tigelas de madeira e nas jarras de pedra.

    20 - Moisés e Arão fizeram como o SENHOR havia mandado. Na frente do rei e dos seus funcionários, Arão levantou o bastão e bateu no rio, e a água virou sangue.

    21 - Os peixes morreram, e o rio cheirou tão mal, que os egípcios não podiam beber água dele. E em todo o Egito houve sangue.

    22 - Porém, com as suas artes, os mágicos do Egito fizeram a mesma coisa. E assim o rei continuou teimando. Como o SENHOR tinha dito, ele não atendeu o pedido de Moisés e Arão.

    Os mágicos também conhecem o truque de transformar água em sangue! Placar: Arão 2 X Mágicos 2.

    23 - Pelo contrário, ele voltou para o seu palácio, sem se preocupar com o que havia acontecido.

    24 - Todos os egípcios cavaram buracos na beira do rio para beber água limpa, pois não podiam beber da água do rio.

    Depois do truque da serpente, Deus diz para Moisés golpear o rio e transformá-lo em sangue. Esta é a primeira das 10 famosas pragas do Egito. Porém, os magos também conhecem este truque, e fazem os seus encantamentos. Mas como os feiticeiros egípcios conseguiram fazer o mesmo, se o rio já havia virado sangue pelas mãos de Moisés e Arão?

    25 - E passaram sete dias, depois que o SENHOR Deus bateu nas águas do rio. Êxodo 7:01-25
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Norberto Qua 22 Jan 2014, 12:38

    .
    Marcelo Almoedo,

    Onde, em que parte, dessa sua mensagem diz respeito ao "endurecimento do coração de faraó". Como li rápido, pode ser que passei desapercebido.

    No entanto, a sua seguinte observação, não tem sentido: "Mas como os feiticeiros egípcios conseguiram fazer o mesmo, se o rio já havia virado sangue pelas mãos de Moisés e Arão?"

    Por qual razão? Os feiticeiros não transformou o rio, mas sim uma pequena porção de água à parte.
    .
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qua 22 Jan 2014, 12:53

    Boa tarde

    Norberto
    Onde, em que parte, dessa sua mensagem diz respeito ao "endurecimento do coração de faraó". Como li rápido, pode ser que passei desapercebido.
    3 - Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.
    4 - Mas Faraó não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos
    No entanto, a sua seguinte observação, não tem sentido: "Mas como os feiticeiros egípcios conseguiram fazer o mesmo, se o rio já havia virado sangue pelas mãos de Moisés e Arão?"
    Por qual razão? Os feiticeiros não transformou o rio, mas sim uma pequena porção de água à parte.
    Acho porque você assistiu ao filme os Dez Mandamentos com  Charlton Heston, Yul Brynner, quando uma jarra com agua se transforma em sangue, mais isso não esta escrito na biblia, o que está escrito seria isso:

    19 - Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Toma a tua vara, e estende a mão sobre as águas do Egito, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre as suas lagoas e sobre todas as suas águas empoçadas, para que se tornem em sangue; e haverá sangue por toda a terra do Egito, assim nos vasos de madeira como nos de pedra.
    20 - Fizeram Moisés e Arão como lhes ordenara o Senhor; Arão, levantando a vara, feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e TODAS as águas do rio se tornaram em sangue.
    21 - De modo que os peixes que estavam no rio morreram, e o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber da água do rio; e houve sangue por toda a terra do Egito.
    22 - Mas o mesmo fizeram também os magos do Egito com os seus encantamentos; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.


    Marcelo Almoedo
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Jefté Qua 22 Jan 2014, 13:54

    Olá irmãos
    Como vão?!

    Acredito sim, que Deus endurecera o coração de Faraó, conforme afirma a palavra de Deus, e não acredito jamais - conforme ensina Leandro Quadros:
    "que Moisés usa um idiomatismo hebraico. É simplesmente uma maneira hebraica de dizer que Deus permitiu que faraó se endurecesse."

    Isso é o que muitas vezes nos acontece: quando as coisas nos decepcionam ou que desaprovamos no texto bíblico, em vez de as crermos, queremos moldá-las a nossa própria aprovação...

    Deus realmente endureceu o coração de Faraó, para não deixar ir o povo de Israel, e ainda o fez para que se multiplicassem seus sinais e maravilhas na terra do Egito, e p/ que o nome do Senhor fosse conhecido nas extremidades da terra.
    E foi através desta arma, ou seja, do conhecimento do nome do Senhor, do Deus dos hebreus, pelos  GRANDES SINAIS que se foram feitos no Egito - nação incrédula - e também diante dos filhos de Israel - dentre os quais, haviam também inúmeros incrédulos - foi que Raabe, uma meretriz de Jericó foi poupada por sua fé - ao tomar ciência e ter a fé - de que o Senhor é Deus, nos céus e na terra.

    Mas... agora tem um porém:
    Quem era faraó, para que o Senhor Deus lhe endurecesse o seu coração - a fim de se multiplicar os sinais na terra do Egito????
    "Mas, deveras, para isto te mantive, para mostrar meu poder em ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra." (Ex. 9:16)
    "Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra." (Rom. 9:17)

    - Faraó era homem durão, incrédulo, duro de coração, destemido, a quem não se pode dobrar!
    E Deus assim lhe escolhe e lhe endurece ainda mais ainda p/ (não somente) mostrar-lhe Seu poder, mas também que a toda a terra ficasse sabendo (detalhe até nós o soubemos) que Ele é Senhor e Deus!
    Detalhe: o reino de Deus é composto somente dos que têm um coração quebrantado e contrito, e pobres de espírito. Ou seja, muito opostos a faraó.

    Salmos 18.26
    "Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável."

    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Norberto Qua 22 Jan 2014, 15:54

    .
    Marcelo Almoedo,

    É que você utilizou outra versão que não tem o termo "endurecerei":

    Marcelo Almoedo escreveu:3- Mas eu vou fazer com que o rei fique teimoso e farei muitos milagres e coisas espantosas no Egito.

    4 - O rei não vai ouvir vocês. Porém eu farei com que caia sobre ele um castigo terrível e levarei para fora do Egito os meus exércitos, isto é, o povo de Israel.

    No entanto, já esgotei meus argumentos para afirmar que Deus agiu indiretamente.

    Marcelo Almoedo escreveu:Acho porque você assistiu ao filme os Dez Mandamentos com Charlton Heston, Yul Brynner, quando uma jarra com agua se transforma em sangue,...

    Verificarei... posso estar enganado. Depois retorno.
    .


    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qua 22 Jan 2014, 22:06

    Boa noite

    Êxodo 7:04 - Mas Faraó não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos <>  05 - E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles.. Êxodo 10:01 - Depois disse o Senhor a Moisés: vai a Faraó; porque tenho endurecido o seu coração, e o coração de seus servos, para manifestar estes meus sinais no meio deles02 -  E para que possas dizer aos ouvidos de teu filho, e aos filhos de teus filhos, as coisas que fiz no Egito, e os meus sinais que fiz ter feito entre elas, para que saibais QUE EU SOU O SENHOR. Êxodo 12:12 - Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor.

    Marcelo Almoedo
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Norberto Qui 23 Jan 2014, 09:09

    .
    Marcelo Almoedo,

    Creio que me equivoquei mesmo. Mas, no entanto, a única descrição não diz que os magos fizeram no mesmo lugar (rio). Eles se utilizavam de "ciências ocultas", o que para mim tem cheiro de "truque" como os mágicos de hoje em dia.

    Ex 7.22 RA: "Porém os magos do Egito fizeram também o mesmo com as suas ciências ocultas; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.
    .
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sáb 25 Jan 2014, 02:10

    Bom dia

    Norberto
    Creio que me equivoquei mesmo. Mas, no entanto, a única descrição não diz que os magos fizeram no mesmo lugar (rio). Eles se utilizavam de "ciências ocultas", o que para mim tem cheiro de "truque" como os mágicos de hoje em dia.
    Norberto qual seria a diferença entre o truque (mágica)  de Arão para os magos do faraó?

    Entenda que ambos conhecia O TRUQUE, A  MÁGICA, O MILAGRE O ENCANTAMENTO OU  A MESMA CIÊNCIA OCULTA.

    21 - De modo que os peixes que estavam no rio morreram, e o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber da água do rio; e houve sangue por toda a terra do Egito.
    22 - Mas o mesmo fizeram também os magos do Egito com os seus encantamentos; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.

    Como os magos do faraó poderia fazer o mesmo  truque depois que o Nilo já tinha se transformado em sangue?

    Isso é mais um O para ser conferido.

    Marcelo Almoedo
    Gerson Witezak
    Gerson Witezak
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 595
    Idade : 45
    Cidade/Estado : Varzea Grande MT
    Religião : Cristão
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil CCB
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 18
    Pontos de participação : 1169
    Data de inscrição : 01/06/2010

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Gerson Witezak Sáb 25 Jan 2014, 12:47

    Entenda que ambos conhecia O TRUQUE, A MÁGICA, O MILAGRE O ENCANTAMENTO OU A MESMA CIÊNCIA OCULTA.

    21 - De modo que os peixes que estavam no rio morreram, e o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber da água do rio; e houve sangue por toda a terra do Egito.
    22 - Mas o mesmo fizeram também os magos do Egito com os seus encantamentos; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.

    Como os magos do faraó poderia fazer o mesmo truque depois que o Nilo já tinha se transformado em sangue?

    Isso é mais um O para ser conferido.

    Marcelo Almoedo
    Marcelo escreveu:



    Acredito que para Deus endurecer o coração de Fárao, usou de permissão e de determinação!

    Pela determinação, Deus permitiu os magos fazerem igual, para que assim viesse o endurecimento pelo que podiam fazer seus magos!
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sáb 25 Jan 2014, 15:44

    Boa tarde

    Gerson
    Acredito que para Deus endurecer o coração de Fárao, usou de permissão e de determinação!
    Permissão? Um Deus pedido permissão? Por favor Faraó fique teimoso, e tudo o que Moisés lhe perdir negue até a segunda ordem, por favor ok.....enquanto eu lasco todo o Egito.................
    Pela determinação, Deus permitiu os magos fazerem igual, para que assim viesse o endurecimento pelo que podiam fazer seus magos!
    Deus estava determinado a fazer o papel de valentão em um parque infantil, mas isso não é novidade. Moisés e Arão estão sendo enviados para o Faraó uma porrada de vez para pedir a liberdade de seu povo. Eu não sei por que eles estão mesmo tentando fazer isso, quando eles sabem que é inútil, porque Deus esta determinado a fazer com o Faraó diga não , portanto são suas marionetes,
    (Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra. Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas Êxodo 7:02-03)
    Um pouco adiante o capitulo 10 Deus dá uma de joão-sem-braço e DNOVO é irônico ao dizer assim pro Faraó: (Até quando recusarás humilhar-te perante de mim? Deixa o meu povo partir, para que me sirva. Se recusaremos deixar partir o meu povo, eis que amanhã farei vir gafanhotos ao teu território". ( Êxodo 10:03-05))

    Então os gafanhotos cobrem o território todo, comem tudo que sobrou nos campos, entram na casa de todos os egípcios e botam pra lascar. O faraó, portanto, decide libertar os judeus.
    Êxodo 10:10-11<> Legal, né? Deus botou pra quebrar, tá felizão, aposto! O Faraó vai fazer exatamente o que ele pediu, certo? Errado dnovo, Deus esta determinado a lascar de vez o faraó e os egipcios. Deus endurece o coração do Faraó DNOVO e ele não deixa o povo escolhido partir.

    Marcelo almoedo
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sáb 17 Jan 2015, 02:40

    Bom dia


    Continuando com o faraó teimoso.......

    E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo. Êxodo 4:21

    Claramente, este é um caso em que Deus entrou em cena e impedi o Faraó de tomar a decisão. Desde que ele controla as decisões e sabe quais os resultados dessas decisões que eu vou fazer, Então, eu realmente tem o livre-arbítrio? Ou eu só tenho livre arbítrio nas coisas inconsequentes (que não é realmente livre-arbítrio, depois de tudo) e sim uma doce ilusão?

    As religiões que está envolto desse Deus são: (Judaísmo, Cristianismo, Islamismo) que elas afirmam que Deus é onisciente - Portanto ele sabe tudo. Eles também nos afirma que nós, os seres humanos temos livre-arbítrio - que tomamos a nossas próprias decisões e traçar o rumo de nossas próprias vidas. Isso significa que, aqueles que acreditam que temos uma escolher se quer ser bom ou ruim, se obedecemos as leis de Deus e iremos para o céu ou se pecamos tamos lascado e iremos passar a eternidade no inferno. Parece razoável, não é? Mas há um problema: você pode ter a onisciência de Deus ou livre-arbítrio humano, mas você não pode ter ambos. Deus sabe,por conhecer todo o passado presente e futuro e  nós não....... 

    Aliás, Não precisa ser um gênio, para perceber que não são apenas os humanos que não têm livre-arbítrio - Deus também não. Porque ele sabe tudo, ele sabe que seu próprio ser e futuro. Ele não pode escolher a agir porque ele sabe já que suas escolhas e ações são. Deus está preso na eternidade em sua própria onisciência ...

    Pastor Almoedo
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Rasabino Dom 18 Jan 2015, 11:46

    Marcelo Almoedo escreveu:E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.

    Marcelo, a toda ação (de Deus) corresponde uma reação dos homens!

    Deus disse a Moisés o que fazer, e conhecendo de antemão a natureza humana e qual a reação de Faraó em relação a missão de Moisés, fez uso da expressão: "eu lhe endurecerei o coração", em outras palavras, Deus apenas informou a Moisés que Faraó não lhe cederia o povo facilmente. Isto é onisciência, e não forçar a livre escolha!

    Não é uma ação direta de Deus (endurecer o coração) como se Deus pudesse mudar o sentimento das pessoas diretamente, mas um conhecimento dEle em saber de antemão qual a reação sentimental dos seres humanos a toda ação divina. Efeito ação/reação!

    Seria como prever a reação do teu futuro ao lhe dar um tapa na cara! Como se Deus dissesse: Eu sei qual vai ser a reação de Faraó ao ouvir o teu pedido!

    Marcelo Almoedo escreveu:Aliás, Não precisa ser um gênio, para perceber que não são apenas os humanos que não têm livre-arbítrio - Deus também não. Porque ele sabe tudo, ele sabe que seu próprio ser e futuro. Ele não pode escolher a agir porque ele sabe já que suas escolhas e ações são. Deus está preso na eternidade em sua própria onisciência ...

    Question Question Question Question Question Question Question Question Rolling Eyes
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 18 Jan 2015, 13:04

    Bom dia


    Rasabino
    Marcelo Almoedo escreveu:E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.
    Rasa
    Marcelo, a toda ação (de Deus) corresponde uma reação dos homens!
    Deus diz em Êxodo 11:04-10 <>  Sobre a meia-noite passarei por todo o Egito Todo primogênito no Egito morrerão, desde o primogênito de Faraó, que se assenta no trono, para o filho primogênito da escrava, que está em sua fábrica de lado, e todos o primogênito do gado, bem Haverá grande clamor em todo o Egito -.. pior do que alguma vez houve nem nunca será novamente Mas entre os israelitas não um cão vai latir para qualquer homem ou animal ".
    À meia-noite o Senhor feriu todos os primogênitos no Egito, desde o primogênito de Faraó, que estava sentado no trono, até o primogênito do prisioneiro, que estava no cárcere, e o primogênito de toda a pecuária também. Faraó e todos os seus funcionários e todos os egípcios se levantou durante a noite, viram um grande clamor no Egito, porque não havia uma casa sem alguém estivesse morto.
    Esta literatura  horrível levanta algumas questões:

    Qual a definição de amor é compatível com Deus punir as vítimas inocentes de um ditador?

    Por que Deus usa crianças como reféns?

    Por que Deus não matar o faraó, em primeiro lugar, se ele não tem escrúpulos em matar pessoas?

    Por que Deus "endurecer o coração de Faraó", sobre uma dúzia de vezes (Êxodo 4:21<>  Êxodo 7:03 <> Êxodo 9:12 <> Êxodo 10:01e 20 <>27 <>  11:10 <>  Êxodo 14:04, 08 e 17 )?


    Por que o criador do universo e todo-poderoso precisa de permissão do Faraó para deixar os israelitas?

    Deus decide matar indiscriminadamente as vítimas indefesas de um ditador, deixando vivo o ditador que está incapacitado de agir porque seu coração está endurecido por ninguém menos que o próprio Deus, que o criou com um único proposito de que ele possa mostrar o seu poder  diante do faraó.
    Deus disse a Moisés o que fazer, e conhecendo de antemão a natureza humana e qual a reação de Faraó em relação a missão de Moisés, fez uso da expressão: "eu lhe endurecerei o coração", em outras palavras, Deus apenas informou a Moisés que Faraó não lhe cederia o povo facilmente. Isto é onisciência, e não forçar a livre escolha!
    Rasabino aonde esse faraó tinha livre escolha. Onde? Para começar vou citar o versículo em questão, Romanos 9:17, onde o faraó é usado como uma ilustração. "Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo propósito que eu te levantei, para que eu possa mostrar meu poder em ti , e que o meu nome seja anunciado em toda a terra 
    Não é uma ação direta de Deus (endurecer o coração) como se Deus pudesse mudar o sentimento das pessoas diretamente, mas um conhecimento dEle em saber de antemão qual a reação sentimental dos seres humanos a toda ação divina. Efeito ação/reação!
    O faraó fez o que tinha quer fazer, para isso ele foi criado para obedecer o proposito de "Deus" antes mesmo de NASCER.
    Seria como prever a reação do teu futuro ao lhe dar um tapa na cara! Como se Deus dissesse: Eu sei qual vai ser a reação de Faraó ao ouvir o teu pedido!
    Esse era o proposito
    Marcelo Almoedo escreveu:Aliás, Não precisa ser um gênio, para perceber que não são apenas os humanos que não têm livre-arbítrio - Deus também não. Porque ele sabe tudo, ele sabe que seu próprio ser e futuro. Ele não pode escolher a agir porque ele sabe já que suas escolhas e ações são. Deus está preso na eternidade em sua própria onisciência .
    Rasabino  Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question
    Realmente deve ser muito para você entender. Mas, vou tentar explicar de outra maneira simples.


    Se Deus é ONISCIÊNTE, então Ele também não tem livre escolha porque sendo sabedor de toda a existência, Ele está preso na eternidade em sua própria onisciência


    Pastor Almoedo

    Conteúdo patrocinado


    Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens?  Pergunta aos que creem no livre-arbítrio. - Página 8 Empty Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 16 maio 2024, 23:44