O Azzi escreveu:
A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural)
Me parece que o irmão Valdomiro "matou a charada"; O Azzi, talvez até mesmo sem perceber, tenta dar entendimento à questão levando em conta o dogma trinitariano de pessoas distintas. Ele dá à palavra "elementos" a conotação de "pessoas", ou "seres" que formam Deus.
O Azzi postou um texto mostrando que Deus não é composto de "pessoas" (seres), mas sim que Ele age com ofícios ou em ofícios. Ele desempenha ofícios, que muitos confundem com seres. Eu concordei com o texto dele, mas agora o irmão Valdomiro, que tem mais paciência que eu, identificou a tentativa do Azzi de explicar a Divindade de maneira monoteísta, porem com o "espírito" trinitariano.
Para mim a base nessa questão é:
"Há..... Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós" (Ef. 4:6).
"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" (Jo 4:24).
DEUS É
UM SER ESPÍRITO.
Agora, ser sobre todos, e por todos, e em todos vós, como ensina Paulo, exige Dele o uso de ofícios específicos. Então Ele pode ser o "Pai de todos e sobre todos", o "Filho por todos", o "Espírito Santo em todos", como também, filho do homem, filho de Davi, filho de Deus, profeta, sacerdote, Rei, Senhor dos Exércitos, o Tudo em Todos, Alfa e ômega, etc. etc. etc.
Penso que o trinitarismo surgiu em razão da falta de revelação da parte de Deus, de como Ele desempenha mecanismos e "ferramentas" para exercer esses ofícios.
O trinitarismo e o unicismo estão muito próximos da Verdade. É como querer explicar a divisão do corpo, espírito e alma, ou do átrio, lugar santo e lugar santíssimo que somente Deus, pelo Seu Espírito e Sua Palavra, é quem pode, em nós, discernir isso. Há uma "divisão" entre espírito e alma que no templo foi um véu muito tênue entre o segundo e o terceiro átrio. É muito provável e admissível que nós mesmos não saibamos explicar isso, porem de alguma forma sobrenatural (porque isso acontece na alma, pelo Espírito) cremos nisso. A razão e a lógica intelectual estão fora desse entendimento, ou dessa revelação. E por isso o nosso eu, o nosso homem de fora, tende a elucubrar no sentido de nos dar uma razão lógica para isso.
"A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
5 Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
6 Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
7 Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
8 A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
9
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus." (I Cor. 2:4-12).