Gilcimar, paz!
Na verdade, não é “Só pode ser mentira”. O fato é que é mentira. Uma mentira que foi tomada como verdade (se produzida com dolo ou não, não me cabe julgar), como é o caso do “EU SOU” de Ex. 3.14 com Jo. 8.58 e a estória do ‘ego eimi’.
Eu espero mesmo que nosso irmão se prontifique PROVAR o que alega sobre “Echad” e “Yachid” ou ABANDONAR de uma vez para SEMPRE essa invenção.
Note que ele sabe das dificuldades, mas não quer abrir mão daquilo que, para ele, sempre foi uma “prova” da existência da trindade. Como sei que ele faz disseminação dessa estória, ainda que não seja o autor, já a vários anos (tenho a impressão que é a quase uma década), sei também da grande dificuldade que terá para lagar essa invenção.
Ele começa afirmando que:
A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural)
Note que ele diz, claramente, que ECHAD
“refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural)”. Ele não diz que echad pode se referir a algo composto, mas que “refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta”. Como se essa fosse a definição da palavra. Isso definitivamente NÃO É VERDADE. Pergunte em que dicionário da língua hebraica ele encontrou essa definição para tal palavra. Ele pode até achar que está falando a verdade, mas isso é UMA MENTIRA, certamente produzida por outro e proliferada na internet.
Ele, percebe que tem algo errado e que não há apoio bíblico para essa definição diante de, por exemplo, Dt. 17.6. E qual foi a solução? Aceitar a verdade e rever os argumentos? Não, o caminho que ele optou foi insistir no erro e buscar uma “solução” que mal serve como desculpa, quanto mais como explicação. O malabarismo entrou em ação e se vê nas palavras dele:
Em, Deuteronômio 17:6, esta "testemunha" está se referindo a qualquer ser humano, portanto, se Deus é UM (ECHAD) e qualquer ser humano é a imagem e semelhança dEle, então, obrigatóriamente qualquer ser humano é UM (ECHAD) também, tal como D'us é, caso ao contrario, o ser humano deixa de ser semelhante a Deus.
Essa variante "argumentativa" parece ser invenção do próprio Azzi, que parece estar, muito infelizmente, decidido a não reconhecer o erro. Ele poderia ter pesquisado melhor sobre a palavra e nem ter escrito isso, mas buscou como contornar a dificuldade criando um argumento vazio do ponto de vista bíblico.
É um caminho que nem a gramática, nem a história ou literatura judaica podem seguir, muito menos a boa leitura bíblica e a pesquisa séria. Ele irá só nesse caminho ou acompanhado de quem quer permanecer no erro dele, pois precisaria explicar em que “
um lado” (Ex. 25.12), “
uma cordeira” (Lv 14.10); “
uma vara” (Nm. 17.3); “
uma destas cidades” (Dt 4.42 ), “
um caminho” (Dt. 28.7), “
uma efa” (I Sm 1.24); “
um cesto" (Jer. 24:2), "
uma [coisa]" (Sl. 27:4) seriam imagem e semelhança de Deus!!! Será que estas coisas foram criadas à imagem e semelhança de Deus e por isso são referidas com ECHAD? Percebe o NADA, absolutamente NADA, que esse argumento da implicação necessária da “unidade composta” em echad representa? Se alguém conseguir ver na expressão “
um lado” (Ex. 25.12) ou “
uma vara” (Nm. 17.3), uma “unidade composta” e/ou à imagem e semelhança de Deus, peço, por favor, que me explique como chegou a essa conclusão!
Ele ainda precisará lhe dar com, pelo menos, 960 ocorrências da palavra Echad nas Escrituras Hebraicas.
Um outro exemplo que termina por aniquilar a pretensão dele pode ser lido em Cantares 6.9: “Porém
uma é a minha pomba, a minha imaculada, a
única de sua mãe...”, onde tanto a palavra “uma”, quanto a palavra “única” é tradução de אַחַת, uma forma feminina da palavra אֶחָֽד.
Tal ideia está tendo que sofrer adaptações, à moda Azzi, para permanecer viva, ainda que em coma. Se isso é boa hermenêutica e exegese dificilmente alguém de bom senso dirá, mas o que seria dessas ideias (e do dogma) se o bom senso fosse o primeiro caminho a ser trilhado na compreensão das Escrituras. A criatividade e o desejo humano sempre está a serviço do dogma.
Paz!
Valdomiro.