F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+23
Antonio
Elielson Ribeiro
Edison
Wanderson Santos
Azzi
Márcio
Clébio
Gilcimar
José Herminio
Edivaldo A. Silva
Marcelo Almoedo
Rasabino
RBianch
Gerson Witezak
Vasuilvan
Bruno Azeredo
Jefté
Clayton Lima
Lúcio Monteiro
Norberto
Gleison Elias
Valdomiro
Diephe
27 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Azzi
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Número de Mensagens : 220
    Data de inscrição : 17/01/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Azzi Qui 10 Abr 2014, 15:12

    A paz irmão Clayton.

    Clayton, eu não esqueci de vc, estou preparando a minha resposta para tua ultima postagem.

    Quanto a isto:

    Clayton escreveu:
    E se Jesus que é diferente do Pai e do Espírito Santo, sozinho é Deus.
    O Pai que é diferente do Filho e do Espírito Santo, sozinho é Deus.
    E o Espírito Santo que é diferente do Pai e do Filho, sozinho é Deus.


    Existe o ser Clayton sem Palavra [sem Verbo]??? Não!!!
    Existe o ser Clayton sem Espirito??? Não!!!
    Existe Palavra de Clayton e Espirito de Clayton sem o ser Clayton (Pai)??? Não!!!


    Existe o ser Deus sem Palavra [sem Verbo=Jesus]??? Não!!!
    Existe o ser Deus sem Espirito??? Não!!!
    Existe Palavra de Deus e Espirito de Deus sem o ser Deus (Pai)??? Não!!!

    Clayton escreveu:
    Mas se eles são Deus somente quando a formação está completa, temos que nenhum deles sozinho, é Deus.


    É possivel Vc sem palavra e sem espirito ser um ser humano???

    Mostre na biblia:
    A palavra é Deus ou é um Deus?
    O Espirito é Deus ou é um Deu?
    O pai é Deus ou um Deus?

    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1077
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Qui 10 Abr 2014, 15:43

    Azzi, Ao menos percebo que não multiplicará mais, pois acaba de confirmar a composição de 1+1+1, já é algo louvável... Pois você questionando se "um sem isso ou sem aquilo pode ser aquilo outro?", mostra que "só com isso mais aquilo para ser aquilo outro", e isto é uma clara soma de unidades para formar uma composição... E com sua outra questão:

    É possivel Vc sem palavra e sem espirito ser um ser humano???

    Mostra que estamos diante de uma apresentação de deuses parciais, não posso mais me dirigir a Jesus como um Deus inteiro, mas como uma parte de Deus, e nem aos outros...posso orar desta forma por exemplo: "terça parte de Deus que estais no céu, santificado seja o vosso nome...."

    E ainda referente a isto, você se refere a palavra falada? Por exemplo, um mudo não seria um humano?


    A graça e a paz.
    avatar
    Azzi
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 220
    Idade : 37
    Cidade/Estado : 7 lagoas/mg
    Religião : cristão
    Igreja : batista
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -82
    Pontos de participação : 246
    Data de inscrição : 17/01/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Azzi Qui 10 Abr 2014, 17:26

    Clayton Lima escreveu:
    Mostra que estamos diante de uma apresentação de deuses parciais, não posso mais me dirigir a Jesus como um Deus inteiro, mas como uma parte de Deus, e nem aos outros...posso orar desta forma por exemplo: "terça parte de Deus que estais no céu, santificado seja o vosso nome...."

    Vc é divido em 3 partes ou vc é constituido de 3 partes?
    Qual é a diferença de dividir e constituir?

    Se vc não sabe diferenciar este conceito abaixo, ai fica dificil

    Se eu afirmar que:

     O Pai é um Deus.
     O Verbo [Filho] é um Deus.
     O Espírito Santo é um Deus.

    Fica entendido através do artigo indefinido “um”, contido na frase, que o Pai, o Verbo [Filho] e o Espírito Santo, cada um deles é um Deus entre muitos deuses. Isso é chamado de politeísmo que é a crença em vários deuses. Isso é heresia, pois fere os princípios da bíblia!!!

    Se eu afirmar que:

     O Pai é o Deus.
     O Verbo [Filho] é o Deus.
     O Espírito Santo é o Deus.

    Fica entendido através do artigo definido “o”, contido na frase, que o Pai, o Verbo [Filho] e o Espírito Santo, apenas eles são os únicos 3 deuses existentes em todo universo físico e espiritual. Isso é chamado de triteísmo que é a crença somente em três deuses. Isso é heresia, pois fere os princípios da bíblia!!!.

    Se eu afirmar que:

     O Pai é  Deus.
     O Verbo [Filho] é  Deus.
     O Espírito Santo é  Deus.

    Na ausência dos artigos definido e indefinido na frase, fica entendido que as três pessoas, de natureza divina [Pai, Verbo (Filho) e Espírito Santo], interagindo uma em função da outra e integradas entre si, definem um único [echad] e indivisível Deus Verdadeiro, o Elohim [Pai, Verbo e Espirito].

    Isso é chamado de MONOTEÍSMO que é a crença somente em um único Deus. Isso é bíblico, pois não fere os princípios da bíblia!!!. O fato de existirem três pessoas de natureza divina [não três deuses] chamam isso de TRINITARÍSMO, embora a palavra “trindade” não consta nas escrituras sagradas.
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Márcio Qui 10 Abr 2014, 17:37


    Embora a palavra “trindade” não consta nas escrituras sagradas.

    Importante informação para todos.

    Márcio
    avatar
    Azzi
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 220
    Idade : 37
    Cidade/Estado : 7 lagoas/mg
    Religião : cristão
    Igreja : batista
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -82
    Pontos de participação : 246
    Data de inscrição : 17/01/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Azzi Sáb 12 Abr 2014, 10:35

    Shalom!

    Azzi, a sua multiplicação não retrata o discurso trinitariano...

    Não é multiplicando laranjas x maçãs, é somando laranjas + maçãs, que se chegará ao resultado de quantas frutas tem, já que você com sua sinceridade entende que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo também o é, e nenhum deles é o outro, oras, neste caso só se pode somar pra saber quantos são...sei que nenhum trinitariano diz que são três deuses, só não entendo porquê não dizem, uma vez que pensam que três são, e pensam que nenhum é o outro...

    Amigo e irmão Clayton,
    Pelo o que vc escreveu vejo que vc ainda não entendeu a minha opinião. Vou tentar ser mais claro usando ilustrações tal como Yeshua usava. Portanto te peço, tenha paciência com minhas postagens lendo-as atentamente antes de refuta-las. Vc pode até chegar a entender e depois optar por não aceitar meus conceitos, eu repeito oK!

    Por exemplo, veja esta formula matemática do pão:

    Farinha x agua x azeite x sal = pão = 1x1x1x1=1 [que é diferente disto: 1+1+1+1 = 4]

    Ou seja, vc precisa de 4 elementos singulares específicos para formar 1 único elemento composto chamado pão, caso ao contrario, o pão não vem a existencia


    Toda farinha que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a farinha que compoem o pão é pão!
    Toda azeite que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a azeite que compoem o pão é pão!
    Toda agua que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a agua que compoem o pão é pão!
    Toda sal que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a sal que compoem o pão é pão!

    Agora,como Deus nos fez semelhantes a Ele, é coerente analisarmos Deus de uma forma semelhante a nos, por exemplo:

    Clayton Lima X palavra do Clayton Lima X espirito do Clayton Lima = ser humano Clayton Lima.

    Ou seja, vc precisa de 3 elementos singulares específicos para formar 1 único elemento composto chamado Clayton Lima [que é diferente disto: 1+1+1 = 3]


    Toda Clayton que existe no mundo é voce? Claro que não! mas o Clayton que compõem o ser humano Clayton Lima, é Clayton Lima!
    Toda palavra de Clayton que existe no mundo é voce? Claro que não! Mas o palavra do Clayton que compõem o ser humano Clayton Lima, é Clayton Lima!
    Toda espirito do Clayton que existe no mundo é voce, o ser humano Clayton Lima ? Claro que não! mas o espirito do Clayton que compoem o ser humano Clayton Lima, é Clayton Lima!

    Como a tua palavra Clayton procede de vc com teu espirito, então eu digo que vc é o pai da tua palavra, pois, pai significa “origem”

    Com D'us é a mesma coisa!!!!!!!
    Pai YHWH X Palavra de YHWH X Espirito de YHWH = Ehohim YHWH (D'us)

    Ou seja, são 3 elementos singulares (Pai, Palavra, Espirito) para formar 1 único elemento composto chamado Elohim YHWH [que é diferente disto: 1+1+1 = 3]

    Toda pai que existe no mundo é YHWH? Claro que não! mas o pai que compoem YHWH é YHWH!
    Toda verbo que existe no mundo é YHWH? Claro que não! mas o verbo que compoem YHWH é YHWH!
    Toda espirito que existe no mundo é YHWH? Claro que não! mas o espirito que compoem YHWH é YHWH!


    Este conceito esta compativel com Dt 6:4, que diz:
    Shema Ysrael, Adonai elohenu, Adonai echad.
    Ouve Ysrael, Adonai nosso D'us, Adonai é UM


    entendeu?

    Clayton Lima escreveu:
    O fato é que Jesus morreu, e negar isto é meio perigoso pois por consequência se nega a ressurreição e a fé torna-se vã...mas a associação que você faz é interessante e eu vejo que você realmente acredita nisto, pois eu estou lendo sim suas postagens mas confesso, e longe de mim querer lhe ofender, elas são bem originais, por isso teria que realmente entender o que você quer dizer para aí sim discutir mais francamente suas postagens, pois quando você diz: Jesus é a vida eterna, parece que tem o mesmo peso pra você de dizer, Jesus é um cordeiro, ou um leão, ou uma rocha, pois eu vi algo que você questionou que me intrigou, mas ainda não tive tempo de lhe perguntar, você faz esta pergunta

    Caso você não concorde, pergunto:
    Você crê que Jesus tem 4 naturezas: divina, humana, animal e angelical?

    A partir desta pergunta eu pensei como eu poderia ter uma conversa franca contigo, antes eu teria que entendê-lo.. Então retornando a sua pergunta, só poderei continuar se você me explicar em que sentido Jesus é a vida eterna? É no mesmo sentido que ele é a porta? O caminho? A rocha? A estrela, O pão, o Leão, o Cordeiro?

    Entende amigo?

    Como eu poderei ti responder honestamente, se eu encontro em suas perguntas associações aleatórias e desconexas, poderíamos passar a noite aqui associando títulos e fazendo perguntas...tipo, como pode Jesus andar sobre a água se ele é a rocha, ou a porta, ou o pão?

    Entenda que preciso de fato entender suas colocações para a partir dai termos algo mais interativo, continuarei lendo suas postagens...


    Clayton, nós temos esta vida terrena e um dia iremos perde-la porque esta vida terrena não é eterna, agora, ao contrario de Yeshua, Yeshua não tem a vida eterna mas Ele é a própria vida eterna, então Ele é imortal! Ora, SER a Vida Eterna e SER imortal são atributos exclusivo de Deus e o Verbo [=Yeshua] é Deus!

    Quem morreu foi um função ministerial personalizada de Deus chamada Cordeiro Yeshua, e quem ressuscitou esta função ministerial de Cordeiro foi o Verbo de Deus que é Deus, tanto é que Yeshua disse aos fariseus que ressuscitaria o Cordeiro em 3 dias porque Yeshua como Verbo é Deus. Daí vem a expressão “Deus ressuscitou a Jesus cristo”. Ora, CRISTO significa UNGIDO, Jesus Cristo quer dizer Jesus UNGIDO. Mas ungido o que??? Cordeiro!!!!!!!

    Bom, já que vc demonstrou interesse em me entender, vou expor mais detalhadamente, é extensa mas vale a pena ok!

    A base destes conceitod tem tudo a ver com os 7 Espiritos de Deus, portanto, Como o ser humano foi criado, originalmente, a imagem e semelhança de Deus, então vamos, em primeiro lugar, encontrar e entender os sete espíritos do ser humano no ser humano para depois entendermos os Sete Espíritos de Deus em Deus.

    O ser humano adquire vários títulos, unções ou funções ministeriais, no seu dia a dia e ao longo de sua vida, por exemplo: Quando ele nasce ele recebe o titulo de filho e quando exercitado esse titulo, ele é ungido (empossado) na porção relativa ao espírito de filho, expressando com atitudes o papel de filho que é uma função que, para uma melhor compreensão, chamaremos de PERSONAGEM na porção ungida de espírito de filho, que não deixa de ser um entre muitos papeis na vida dele.

    Quando ele vai para a escola ele recebe o titulo de estudante e quando exercitado esse titulo, ele é ungido (empossado) na porção relativa ao espírito de estudante, expressando com atitudes, o personagem na porção de espírito ungida de estudante, que não deixa de ser um entre muitos papeis na vida dele.

    Quando ele se casa recebe o titulo de esposo, quando exercido esse titulo, ele é ungido (empossado) na porção relativa ao espírito de esposo, expressando com atitudes, o personagem na porção ungida de espírito de esposo, que não deixa de ser um entre muitos papeis na vida dele.

    Da mesma forma acontece quando ele ganha os títulos de pai, tio, sogro, avo, pastor, sacerdote, empregado, motorista, patrão, governador, rei, deputado, prefeito, etc.

    Se eu somar todas as porções (ou funções ministeriais) de espíritos ungidas (empossadas) ao longo da vida desse homem, ou seja, somar todos os papeis (todos os personagens), eu vou obter a plenitude total do espírito desse homem, Então, eu digo que esse homem tem SETE ESPÍRITOS, não que ele tenha sete espíritos de fato, pois, o numero 7 (sete), biblicamente, simboliza a plenitude total de alguma coisa, que no caso seria o espírito pleno desse homem.

    Quando o ser humano na função de personagem na porção ungida de espírito de empregado se aposenta ele encerra a sua atividade ministerial de empregado, então, o personagem na porção ungida de espírito de empregado morreu, mas, o ser humano em si, ainda vive, e ele (o ser humano) pode ressuscitar o personagem na porção ungida de espírito de empregado apenas voltando a trabalhar novamente!!!. É evidente que a porção de espírito ungida de empregado exercida pelo ser humano é MENOR do que o próprio espírito pleno do ser humano. O personagem empregado é o ser humano, mas o ser humano não se resume apenas na função ungida de empregado, pois, existem outras funções ungidas que completam a plenitude do Espírito deste ser humano.

    Quando a mulher do ser humano homem morre o personagem na porção ungida de espírito  de marido morre junto, mas, o ser humano homem em si ainda vive, e pode ressuscitar o personagem na porção ungida de espírito  de marido simplesmente casando-se novamente. É evidente que a porção ungida de espírito de marido exercida pelo ser humano homem é MENOR do que o próprio espírito pleno do ser humano homem. O personagem marido é o ser humano, mas o ser humano não se resume apenas na função ungida de marido, pois, existem outras funções ungidas que completam a plenitude do Espírito deste ser humano. E assim sucessivamente. Ok!!!.

    Então o ser humano é a fonte de origem (Pai) que emana várias funções ungidas na forma de personagens expostos ao longo do dia e da vida desse homem. Certo!!!.

    Por outro lado o homem não consegue assumir e exercitar dois ou mais personagens ao mesmo tempo, por exemplo: ele não consegue ser os personagens na porção ungida de espírito  de empregado, pai e marido ao mesmo tempo. Se ele der atenção ao filho, não conseguirá dar atenção devida à esposa no mesmo tempo, e muito menos com a atividade de empregado, é necessário que ele exerça uma atividade de cada vez, porque a natureza humana vive em função do tempo e do espaço.

    Deus, o Elohim YeHoWaH, não vive em função do tempo e nem do espaço porque ambos foram criados por ele e se curvam diante dele. Portanto Deus, ao mesmo tempo pode tanto manifestar-se glorificado na plenitude total de seu Espírito, ou seja, com os “SETE ESPÍRITOS” (Ap 1: 4; Ap 3: 1), como também pode manifestar-se ao mesmo tempo, glorificado ou não, em sucessivas porções de espírito ungidas na forma de personagens com o propósito de ser compreendido por nós. A estas funções personificadas de Deus é dado o nome de TEOFANIA.

    Ora uma pessoa adulta para evangelizar uma criança, por exemplo, de três  anos, é necessário que a sua palavra esvazie-se de si mesma a ponto de entrar nos limites de compreensão da criança tornando-se semelhante a uma criança e agir no espírito de criança, porem, sem perder as suas características de adulto.

    Da mesma forma, com o propósito de se manifestar dentro dos limites de compreensão do homem, Deus se esvaziou de sua igualdade como Deus e encarnou na porção ungida de espírito de filho do homem (descendente do homem) se fazendo o segundo e ultimo Adão perfeito e sem macula que restauraria a aliança que o primeiro homem Adão negligentemente quebrou com Deus (1Co 15:45, Fp 2:7).

    Fazendo espiritualmente desta forma a todos que recebem e crêem nEle, descendentes espirituais dEle (do ultimo Adão), e não mais do primeiro Adão que falhou. Por este motivo Deus assumiu o nome de Yeshua (=Jesus) que é a abreviação de YeHoWaHshua (=Jeova Salvador) que é um acróstico que significa: Eu, o soberano Senhor que trouxe a existência tudo que existe, sou o Salvador.

    Com este plano de salvação, Yeshua (=Jesus) na condição de filho do homem (descendente do homem) revelou e ensinou a nós filhos pródigos o caminho de volta para a casa do Pai celestial. Portanto, a titulo de exemplo, Jesus se fazendo desta forma terrena e esvaziada, semelhante a nós, nasceu, cresceu, estudou as escrituras, adquiriu sabedoria e força (Lc 2: 39, 40), viveu e morreu conforme a lei como qualquer homem, tornando-se MENOR que sua própria origem, o Pai (Jo 14: 28),

    Pelo simples fato de Yeshua (Jesus) ter dito, em Mt 23:37, que por varias vezes Ele mesmo tentou proteger orientar e resgatar o povo de Israel e foi rejeitado,  fica claro que quem falava lá no AT com os patriarcas Adão, Noé, Abraão, Jacó, Moises e aos profetas, era Yeshua (Jesus), a Palavra de Deus que se identificava como sendo Deus, o Pai da criação e salvação, o Adonai Elohim YeHoWaH-shua. (veja bem, Jesus esta se referindo as tentativas feitas por Ele registradas lá no Antigo Testamento, até então o Novo Testamento ainda nem existia na ocasião!). Observe:

    (Mateus 23:37) - Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis EU ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

    Observe atentamente que Jesus NÃO DISSE ISTO: “...quantas vezes quis O MEU PAI ajuntar os teus filhos...” Mas Jesus DISSE ISTO: “...quantas vezes quis EU ajuntar os teus filhos ...”

    Yeshua (Jesus) manifestou-se esvaziado dentro dos limites de compreensão do homem na forma encarnada diante de Abraão na porção ungida de espírito de Juiz para julgar Sodoma e Gomorra (compare Jo 8: 56 a 58 com Gn 18). É evidente que a porção ungida de espírito de JUIZ (=personagem)  exercida por Yeshua (=Deus) é MENOR do que o próprio Espírito Pleno de Yeshua (=Deus). O personagem Juiz é Deus, mas Deus não se resume apenas na função espiritual ungida de Juiz, pois, existem outras funções espirituais ungidas que completam a plenitude do Espírito de Deus.

    Yeshua (Jesus) manifestou-se glorificado na porção ungida de espírito de Anjo (mensageiro), como fez a Moisés em uma sarça (Ex 3:1 a 6). É evidente que a porção de espírito ungida de ANJO (=personagem) exercida por Yeshua (=Deus) é MENOR do que o próprio Espírito Pleno de Yeshua (=Deus). O personagem Anjo é Deus, mas Deus não se resume apenas na função espiritual ungida de Anjo, pois, existem outras funções espirituais ungidas que completam a plenitude do Espírito de Deus.

    Yeshua manifestou-se encarnado ao lado de Josué na porção ungida de espírito de Senhor dos Exércitos para lutar contra os exércitos de Jericó (Js 5:13 a 15). É evidente que a porção ungida de espírito de SENHOR DOS EXERCITOS (=personagem)  exercida por Yeshua (=Deus) é MENOR do que o próprio Espírito Pleno de Yeshua (=Deus). O personagem Senhor dos Exércitos é Deus, mas Deus não se resume apenas na função espiritual ungida de Senhor dos Exércitos, pois, existem outras funções espirituais ungidas que completam a plenitude do Espírito de Deus.

    Yeshua manifestou-se também nas porções ungidas de espírito de Senhor, de Cordeiro Expiatório, de Ressurreição, de Sumo Sacerdote, de Apostolo, de Mestre, etc....Tal como esta escrito e dito por Jesus, veja:

    (Lucas 4:18) O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que ME UNGIU para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, (19) - A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.

    (Hebreus 1:9) - Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, TE UNGIU Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

    É evidente que cada uma destas porções ungidas de espírito (=personagens) exercidas por Yeshua (=Deus) são MENORES do que o próprio Espírito Pleno de Yeshua (=Deus).

    A plenitude do Espirito de Deus que habita corporalmente em Yeshua (Cl 2:9), que é, biblicamente simbolizada pelo numero 7 (Ap 1:4; Ap 3:1; Ap 4:5; Ap 5:6), foi apresentada  em varias porções ungidas de espírito, ou seja, em vários personagens, com o propósito de Yeshua (Jesus), o Verbo de Deus que é Deus (Jo 1:1-14), se manifestar dentro dos limites de compreensão do homem ao longo de sua estadia terrena, expressando pouco a pouco, de porção ungida em porção ungida a pessoa de Deus (Hb 1:3; Cl 1:15; Fp 2:6) para que o homem viesse a conhecê-lo, compreende-lo, religar e comungar com Deus, o Elóhim YeHoWaHshua (Jo 14:9).

    O Espírito de Jesus, ou seja, YeHoWaH salvador = Yeho-salvador = Ye-salvador = Yeshua, é o Espírito Santo de Deus (At 16: 6 e 7; Gl 4: 6; Ap 1: 17, 18; Ap 2: 7, 17, 29; Ap 3: 6, 13, 22; Ap 22: 17) que também é o Espírito do Pai (Mt 10:20).

    Se eu pegar uma porção de água do imenso mar numa vasilha e olhar para dentro desta vasilha eu vou ver água do mar. Da mesma forma uma porção de espírito de um espírito pleno, é espírito. A bíblia sagrada revela Yeshua (Jesus) manifestando-se ungido em varias porções ungidas de espírito em funções personificadas de:

    O Cordeiro de Deus (Jo 1: 29).
    O Sumo Sacerdote e Apostolo (Hb 3: 1; Hb 5: 10).
    O Profeta (Jo 4: 19).
    O Supremo Pastor (1ºPe 5: 4).
    O Advogado (1ºJo 2: 1).
    O Senhor e Mestre (Jo 13: 14; Lc 18: 18 e 19).
    O Senhor e Rei (Ap 19: 16).
    O Anjo ou Mensageiro (Êx 3: 2 a 6).
    O Juiz ou Palavra que julga (Jo 5: 22; Jo 12:48).
    O Mediador e Homem (1ºTm 2: 5).
    O Segundo e Ultimo Adão (1Co 15: 45),
    O Alfa e o Omega = A Palavra na forma escrita (Ap 22: 13).
    O Primeiro e o Ultimo = o único Deus (Ap 22: 13).
    O Siloé = o enviado ou anjo (Jo 9: 7; Jo 13: 16).
    A Ressurreição (Jo 11: 25).
    O Deus Forte (Is 9: 6).
    O Emanuel = Deus encarnado conosco (Mt 1: 23).
    O Pai (Is 9: 6, Jo 14:18).
    O Esposo (Ap 19: 7; Jo 3: 29).
    O Irmão Primogênito (Rm 8: 29; Cl 1: 15 a 18)
    O Filho único gerado de Deus, unigênito (Jo 3:16)
    O Pecado = pois se fez pecado por nós (2ªCo 5: 21).
    O Maldito = Ele se fez maldição por nós (Gl 3: 13).
    A Porta (Jo 10:7 e  9).
    O Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14: 6).
    A Luz (Jo 9: 5).
    O Pão Espiritual (Jo 6: 35).
    O Maravilhoso Conselheiro (Is 9: 6).
    O Príncipe da Paz (Is 9: 6).
    A Água da Vida (Ap 22: 16 e 17).
    O Principio e o Fim = Tudo começa nEle e termina nEle  (Ap 22: 13).
    O Poder Legislativo, Judiciário e Executivo (Is 33: 22; Tg 4: 12; Ap 19: 11 a 16).
    O YeHoWaH Salvador (Tt 1: 4; Tt 2: 13; 2ºPe 1: 1; 2ºTm 1: 10; Fp 3: 20).
    O YeHoWaH provedor/Jire (Jo 14: 14).
    O YeHoWaH que cura/Rafa (Jo 9: 18).
    O YeHoWaH dos exércitos/Sabaote (Ap 19: 14).
    O YeHoWaH da paz/Shalom (Jo 14: 27), etc.

    Só para você ter uma idéia de como funciona essas funções espirituais (esses personagens), cito este exemplo: Foi a função de personagem na porção ungida de espírito  de Cordeiro Yeshua (Jesus) que morreu lá na cruz, e não o Verbo de Deus (Yeshua) que é Deus  porque Ele é imortal, pois Ele é a propria Vida eterna ( Jo 1:1, Jo 14:6), então se Ele é a Vida eterna, Ele nunca morre!

    Yeshua (Jesus), se fazendo de personagem na porção ungida de espírito de Ressurreição, ressuscita o personagem na porção ungida de espírito de Cordeiro. Yeshua (Jesus).

    Yeshua (Jesus) se fazendo na porção ungida de espírito de Sumo Sacerdote, pega o sangue de Yeshua (Jesus) na porção ungida de espírito  de Cordeiro, e, como prova de que o Cordeiro Yeshua cedeu a sua vida em troca da morte de alguém, apresenta a Deus, o Pai da Salvação e criação, o Elohim Yehovah-shua = Yeshua = Jesus.

    Conclusão:

    Esta palavra “CRISTO” não é o sobre nome de Jesus, mas esta palavra “CRISTO” é o termo usado em português para transliterar a palavra grega Χριστός (Khristós) que significa "UNGIDO". O termo grego, por sua vez, é uma tradução do termo hebraico מָשִׁיחַ (Mashiach), transliterado para o português como Messias.

    Ungir significa derramar óleo sobre, ou passar óleo em. Portanto, UNGIDO é alguém sobre quem se derramou óleo, ou alguém em que se passou óleo.

    No texto original do Tanach (Antigo Testamento), em hebraico, a palavra MASHIACH (ou Messias) é usada para designar pessoas que foram ungidas para exercer alguma função.

    O sacerdote é chamado de MASHIACH ou Messias (Lv 4:3), pois ele foi ungido para exercer a função de sacerdote (Êx 30:30).

    O rei de Israel também é chamado de MASHIACH ou Messias, pois foi ungido para exercer a função de rei (1 Sm 10:1 e 16:13).

    Quando foi feita a tradução do Antigo Testamento para o grego, onde aparecia a palavra MASHIACH, esta foi traduzida para CHRISTOS.

    As palavras Yeshua há MASHIACH, Jesus o MESSIAS, Jesus o CRISTO, Jesus o UNGIDO ou Jesus o EMPOSSADO, são sinônimos.

    Mas, Jesus foi ungido o que? A resposta é esta:

    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Homem.
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de ultimo Adão.
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Cordeiro.
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Sumo Sacerdote.
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Rei..
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Profeta..
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Anjo do Senhor.
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Supremo Pastor..
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Irmão..
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Esposo..
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Pai..
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Apostolo (missionário).
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Advogado..
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Mediador..
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Pecado por nós.
    Yeshua (Jesus) É Deus que SE FAZ ungido na porção de espirito de Maldito por nós.


    E assim sucessivamente...

    Portanto do hebraico, “Yeshua Há Mashiach”, é o mesmo que “Jesus o Messias” (português), é o mesmo que “Jesus o Cristo” (grego) que significa “Jesus o Ungido” ou “Jesus o Empossado”.  Então podemos dizer que:

    Jesus Cristo Cordeiro é o mesmo que dizer Jesus Ungido Cordeiro ou Jesus Empossado Cordeiro ou Yeshua Há Mashiach Cordeiro.

    Jesus Cristo Sumo Sacerdote é o mesmo que dizer Jesus Ungido Sumo Sacerdote ou Jesus Empossado Sumo Sacerdote ou Yeshua Há Mashiach Sumo Sacerdote.

    Jesus Cristo Rei é o mesmo que dizer Jesus Ungido Rei ou Jesus Empossado Rei ou Yeshua Há Mashiach Rei, e assim por diante.

    Há quem diga erroneamente que Yeshua (Jesus) tenha duas naturezas, uma divina e outra humana. Ora, se considerarmos que Jesus “É” Homem, então, Deus cometeu um ato abominável aceitando um sacrifício de um ser humano na cruz!. Percebeu a incoerência?

    Deus não muda (Ml 3: 6), e nem há nenhuma sombra de variação nEle (Tg 1: 17). Além disso, está escrito, Deus não “É” Homem e nem filho de homem (Nm 23: 19), então, Jesus só pode ser Deus (Jo 1: 1 e 14) que se fez ungido na porção de espírito de homem e de filho do homem (Fp 2:6-7).

    Portanto, a palavra “É (=verbo SER)”, é diferente da expressão “SE FAZ (=verbo FAZER)”. Ora, o que são 33 anos terrenos se Yeshua (Jesus), sendo Deus  Criador, é Eterno, e é anterior a própria Eternidade que Ele criou? Absolutamente nada!

    Um exemplo de Teofania:

    Se Yesus (Yeshua) é originalmente semelhante a D’us como nós somos (como dizem alguns), então ele não esvaziou-se de si para ser feito homem porque ele já era homem. Percebeu a incoerência?

    Então, como é que fica este versiculo?

    1 Timóteo 2:5, onde diz:
    Porque há um só D’us, e um só Mediador entre D’us e os homens, JESUS CRISTO HOMEM.


    O curioso é que neste verso de 1Timoteo 2:5 frisa ...”Jesus CRISTO HOMEM”, ao invés de dizer simplesmente ”Jesus Cristo” ou apenas “Jesus”. Porque será?

    Esta palavra grega “oCristo” é a tradução da palavra hebraica “HaMashiach”, que significa "o ungido", ou seja, Jesus Cristo é o mesmo que dizer Jesus o Ungido, portanto, quando se lê “Jesus Cristo Homem”, é o mesmo que dizer Jesus o Ungido Homem.

    Ora, se Yesus (Yeshua) Foi ungido Homem, fica entendido que Ele não é naturalmente humano, mas se fez homem (se fez carne) por unção.

    Assim como Yesus (Yeshua) foi também ungido Cordeiro (Jo 1: 29), e fica entendido que Ele não é naturalmente Cordeiro, mas se fez Cordeiro por unção.

    Assim como Yesus (Yeshua) Foi também ungido Anjo do Senhor, e fica entendido que Ele não é naturalmente Anjo, mas se fez Anjo por unção (Êx 3: 2 a 6).

    Caso você não concorde, pergunto:
    Você crê que Yesus (Yeshua) tem 4 naturezas: divina, humana, animal e angelical?


    Veja o que o próprio Yesus (Yeshua) disse sobre a sua unção, observe:

    (Lucas 4:18) O Espirito do Senhor é sobre mi , pois que ME UNGIU para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, (19) - A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.

    Veja tambem neste verso sobre a unção de Yeshua, observe:

    (Hebreus 1:9) - Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; POR ISSO D’US, O TEU D’US, TE UNGIU Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.


    A mesma coisa acontece em vários versículos quando é frisado a expressão “segundo a carne” dando a entender que a natureza de Yesus (Yeshua) não é humana mas Ele se fez carne (se fez homem), tal como esta escrito em Jo 1:14 (o Verbo se fez carne)

    Agora, se não tivesse este expressão “segundo a carne”, ai você poderia concluir que Yesus (Yeshua) é de fato naturalmente homem (=ser humano), porem, você cairia na questão que D’us abomina: O sacrifício de um ser humano (Yesus (Yeshua)) para remissão de pecados.

    Entenda uma coisa, se esta expressão “segundo a carne”, não fosse tão importante assim, ela não estaria nestes versiculos abaixo! Observe:

    (Romanos 1:3) - Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi SEGUNDO A CARNE,

    (Atos 2:30) - Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que D’us lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, SEGUNDO A CARNE, LEVANTARIA O CRISTO, para o assentar sobre o seu trono,

    (Romanos 9:5) - Dos quais são os pais, e DOS QUAIS É CRISTO SEGUNDO A CARNE, o qual é sobre todos, D’US BENDITO ETERNAMENTE. Amém.

    (2 Coríntios 5:16) - Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne e, ainda que também tenhamos CONHECIDO CRISTO SEGUNDO A CARNE, contudo agora já não o conhecemos deste modo.

    (Hebreus 5:7) - O QUAL, NOS DIAS DA SUA CARNE, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.


    Outro exemplo:

    Esta expressão “EM CRISTO” no verso 22 abaixo, é o mesmo que dizer “NO UNGIDO”. No que Yesus (Yeshua) foi ungido neste verso 22? Conforme verso 45 Yesus (Yeshua) foi ungido como sendo O ÚLTIMO ADÃO (=HOMEM)! Veja:

    (1 Coríntios 15:22) - Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados EM CRISTO...(45) - Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; O ÚLTIMO ADÃO em espírito vivificante.

    Portanto, assim como eu, um ser limitado, posso me fazer no espírito de criança sem ser de fato criança. Muito mais D’us, um ser ilimitado, pode se fazer no espírito de homem sem ser de fato homem.

    (Gn 18:14) - Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR (YHWH)?

    Shalom!
    avatar
    Azzi
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 220
    Idade : 37
    Cidade/Estado : 7 lagoas/mg
    Religião : cristão
    Igreja : batista
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -82
    Pontos de participação : 246
    Data de inscrição : 17/01/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Azzi Qua 16 Abr 2014, 13:45

    Shalom chaverim!

    A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural), por exemplo, em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam UMA (echad) mobília de jantar.

    Enquanto que, para se referir a uma unidade simples (singular ou absoluta), utiliza-se uma outra palavra hebraica “YACHID” (lê-se yarrid) que também significa “único(a) ou um(a)”, porem, no singular, por exemplo, em português, pode-se dizer: "há UM (yarrid) centavo em minha mão."

    Agora veja nestes versículos bíblico a aplicação da palavra “ECHAD e YACHID” no contexto hebraico:

    Na escritura hebraica este versículo abaixo se trata de unidade composta (plural):

    (Deuteronômio 6: 4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D’us é o ÚNICO (echad) Senhor"

    Na escritura hebraica este versículo abaixo se trata de unidade simples (singular):

    (Gênesis 22: 2) – Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...

    Mas porque foi usado “ECHAD” neste versículo abaixo, ao invés de “YACHID” como foi usado em Gênesis 22: 2, por exemplo:

    (Deuteronômio 17:6) "Pela boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, aquele que merece a morte deve ser posto à morte; mas pela boca de UMA (ECHAD) testemunha, ele não deve ser posto à morte."

    Em, Deuteronômio 17:6, esta "testemunha" está se referindo a qualquer ser humano, portanto, se Deus é UM (ECHAD) e qualquer ser humano é a imagem e semelhança dEle, então, obrigatóriamente qualquer ser humano é UM (ECHAD) também, tal como D'us é, caso ao contrario, o ser humano deixa de ser semelhante a Deus.

    Veja outro versiculo onde é usado ECHAD para citar UM ser humano qualquer:

    (Eclesiastes 4:8.) - Há UM (ECHAD) homem que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.

    Quanto a este versículo de  Gênesis 22: 2.

    (Gn 22: 2) - “Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...”).

    Ao contrario de Deuteronômio 17:6, este versículo de Gênesis 22: 2, não esta se referindo a qualquer ser humano, mas a um ÚNICO (YACHID) ser humano a quem Abraão chama de filho.

    Veja outros exemplos semelhantes abaixo:

    (Jeremias 6: 26) – Ó filha do meu povo, cinge-te de saco, e revolve-te na cinza; pranteia como por um filho ÚNICO (YACHID), em pranto de grande amargura...(unidade simples).

    (Amós 8: 10) - ...,e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho ÚNICO (YACHID), e seu fim como dia de amarguras...(unidade simples).

    (Provérbios 4: 3) – Quando eu era filho aos pés de meu pai, tenro e ÚNICO (YACHID) em estima diante de minha mãe...(unidade simples).


    Deus é isto:

    Pai YHWH X Palavra de YHWH X Espirito de YHWH = Ehohim YHWH = 1x1x1=1 = ECHAD.

    E eu de uma forma semelhante sou isto:

    AZZI X palavra do AZZI X espirito do AZZI = ser humano AZZI = 1x1x1=1 = ECHAD.


    Shalom!!!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 18 Abr 2014, 16:04

    Paz a todos!

    Meu Deus.... A mentira do ECHAD e YACHID, inventada sabe se lá por quem, ainda circula como se fosse verdade, mesmo depois de, aqui mesmo, ter sido mostrado que não tem qualquer fundamento sólido.

    Que lástima.

    Paz!
    Valdomiro
    .
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sáb 19 Abr 2014, 17:17

    Só pode ser mentira pois se fosse verdade toda base Unitarista se enfraqueceria...
      Agora eu não usaria um pensamento duvidoso para refutar o Unitarismo...
      Gostaria que o Debatedor Azzi provasse se é verdade ou não  as idéias " ECHAD e YACHID " nas escrituras...
      Pois foram rechaçadas  com a acusação que é fruto de mentira !
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sáb 19 Abr 2014, 22:38

    Gilcimar, paz!
     
    Na verdade, não é “Só pode ser mentira”. O fato é que é mentira. Uma mentira que foi tomada como verdade (se produzida com dolo ou não, não me cabe julgar), como é o caso do “EU SOU” de Ex. 3.14 com Jo. 8.58 e a estória do ‘ego eimi’.

    Eu espero mesmo que nosso irmão se prontifique PROVAR o que alega sobre “Echad” e “Yachid” ou ABANDONAR de uma vez para SEMPRE essa invenção.

    Note que ele sabe das dificuldades, mas não quer abrir mão daquilo que, para ele, sempre foi uma “prova” da existência da trindade. Como sei que ele faz disseminação dessa estória, ainda que não seja o autor, já a vários anos (tenho a impressão que é a quase uma década), sei também da grande dificuldade que terá para lagar essa invenção.

    Ele começa afirmando que:
    A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural)
    Note que ele diz, claramente, que ECHAD “refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural)”. Ele não diz que echad pode se referir a algo composto, mas que “refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta”. Como se essa fosse a definição da palavra. Isso definitivamente NÃO É VERDADE. Pergunte em que dicionário da língua hebraica ele encontrou essa definição para tal palavra. Ele pode até achar que está falando a verdade, mas isso é UMA MENTIRA, certamente produzida por outro e proliferada na internet.

    Ele, percebe que tem algo errado e que não há apoio bíblico para essa definição diante de, por exemplo, Dt. 17.6. E qual foi a solução? Aceitar a verdade e rever os argumentos? Não, o caminho que ele optou foi insistir no erro e buscar uma “solução” que mal serve como desculpa, quanto mais como explicação. O malabarismo entrou em ação e se vê nas palavras dele:
    Em, Deuteronômio 17:6, esta "testemunha" está se referindo a qualquer ser humano, portanto, se Deus é UM (ECHAD) e qualquer ser humano é a imagem e semelhança dEle, então, obrigatóriamente qualquer ser humano é UM (ECHAD) também, tal como D'us é, caso ao contrario, o ser humano deixa de ser semelhante a Deus.
    Essa variante "argumentativa" parece ser invenção do próprio Azzi, que parece estar, muito infelizmente, decidido a não reconhecer o erro. Ele poderia ter pesquisado melhor sobre a palavra e nem ter escrito isso, mas buscou como contornar a dificuldade criando um argumento vazio do ponto de vista bíblico.

    É um caminho que nem a gramática, nem a história ou literatura judaica podem seguir, muito menos a boa leitura bíblica e a pesquisa séria. Ele irá só nesse caminho ou acompanhado de quem quer permanecer no erro dele, pois precisaria explicar em que “um lado” (Ex. 25.12), “uma cordeira” (Lv 14.10); “uma vara” (Nm. 17.3); “uma destas cidades” (Dt 4.42 ), “um caminho” (Dt. 28.7), “uma efa” (I Sm 1.24); “um cesto" (Jer. 24:2), "uma [coisa]" (Sl. 27:4) seriam imagem e semelhança de Deus!!! Será que estas coisas foram criadas à imagem e semelhança de Deus e por isso são referidas com ECHAD? Percebe o NADA, absolutamente NADA, que esse argumento da implicação necessária da “unidade composta” em echad representa? Se alguém conseguir ver na expressão “um lado” (Ex. 25.12) ou  “uma vara” (Nm. 17.3), uma “unidade composta” e/ou à imagem e semelhança de Deus, peço, por favor, que me explique como chegou a essa conclusão!
    ­
    Ele ainda precisará lhe dar com, pelo menos, 960 ocorrências da palavra Echad nas Escrituras Hebraicas.

    Um outro exemplo que termina por aniquilar a pretensão dele pode ser lido em Cantares 6.9: “Porém uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe...”, onde tanto a palavra “uma”, quanto a palavra “única” é tradução de אַחַת, uma forma feminina da palavra אֶחָֽד.

    Tal ideia está tendo que sofrer adaptações, à moda Azzi, para permanecer viva, ainda que em coma. Se isso é boa hermenêutica e exegese dificilmente alguém de bom senso dirá, mas o que seria dessas ideias (e do dogma) se o bom senso fosse o primeiro caminho a ser trilhado na compreensão das Escrituras. A criatividade e o desejo humano sempre está a serviço do dogma.
     
    Paz!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sáb 19 Abr 2014, 23:45


    Além de rechaçar as Ideias apresentadas pelo Azzi Apresentou conteúdo refutativo muito consistente....
    O Azzi terá que desdobrar argumentativamente para sustentar o que apresentou...
    Não seria melhor abrir mão deste caminho de sustentar o pensamento com estes argumentos e aceitar a refutação ?
    Tem tantos outros recursos e insistem nisso..!
    É uma pena que as discussões perdem qualidade e confiança que seja dois grupos ou mais de pensadores buscando uma conclusão sem medo de estarem errados...
    Muitos caminhos vão ficar inviáveis mas o tão sonhado bom senso poderia resolver os impasses...
    Infelizmente isso desmotiva qualquer um e eu já me esgotei com isso..!
    avatar
    Azzi
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 220
    Idade : 37
    Cidade/Estado : 7 lagoas/mg
    Religião : cristão
    Igreja : batista
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -82
    Pontos de participação : 246
    Data de inscrição : 17/01/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Azzi Dom 20 Abr 2014, 18:13

    Valdomiro escreveu:Ele começa afirmando que:
    AZZI escreveu:

    A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural)

    Note que ele diz, claramente, que ECHAD “refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural)”. Ele não diz que echad pode se referir a algo composto, mas que “refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta”. Como se essa fosse a definição da palavra. Isso definitivamente NÃO É VERDADE. Pergunte em que dicionário da língua hebraica ele encontrou essa definição para tal palavra. Ele pode até achar que está falando a verdade, mas isso é UMA MENTIRA, certamente produzida por outro e proliferada na internet.

    Por favor Sr Valdomiro e Sr Gilcimar, não distorçam as minhas palavras.
    A intenção é debater ou combater?

    EU NÃO DISSE ISTO:
    que ECHAD “refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural)”.

    TAMBEM NUNCA DISSE ISTO:
    A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, EM TODAS passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural)

    EU DISSE ISTO:
    A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, EM ALGUMAS passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural)


    A palavra "echad" em hebraico funciona exatamente da mesma maneira que a palavra "um" em português. Em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam uma mobília de jantar," ou então: "Há um centavo em minha mão." Desses dois exemplos, é fácil ver como a palavra "um" pode significar várias coisas em uma, como é o caso da mobília, ou apenas uma, no caso do centavo.

    A dúvida que imediatamente nos vem à mente é: se a palavra hebraica "echad" pode significar tanto uma unidade composta como apenas a unidade, como se pode dizer qual definição é válida ao estudarmos um versículo? A resposta é: exatamente da mesma maneira que a palavra "um" é entendida em português, ou seja, PELO CONTEXTO.

    "Quatro cadeiras e uma mesa fazem uma mobília de sala de jantar" é uma unidade composta, e "Ouve, Israel, A-do-nai é nosso D'us, A-do-nai é Um" também é uma unidade composta e é puro monoteísmo.

    VC não crê que vc tem uma palavra e tem um espírito???
    VC não crê que vc é o pai [origem] da tua palavra???
    VC não crê que Vc, a tua palavra e o teu espírito são UM = ECHAD.???


    Agora,como Deus nos fez semelhantes a Ele, é coerente analisarmos Deus de uma forma semelhante a nos, portanto:

    Deus é isto:
    Pai YHWH X Palavra de YHWH X Espirito de YHWH = Ehohim YHWH = 1x1x1=1 = ECHAD.

    E eu de uma forma semelhante sou isto:
    AZZI X palavra do AZZI X espirito do AZZI = ser humano AZZI = 1x1x1=1 = ECHAD.


    Este conceito esta compativel com Dt 6:4, que diz:

    Shema Ysrael, Adonai elohenu, Adonai echad.
    Ouve Ysrael, Adonai nosso D'us, Adonai é UM


    Shalom!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Dom 20 Abr 2014, 21:00


    Azzi....

    Estás equivocado...

    Não distorci nada...

    Apenas pedi que provasse as coisas que disse e não falei nada refutando o que disse...

    Logo tua acusação de distorção é um equivoco de tua parte em relação a mim...

    Peço que reconheça este erro com humildade...


    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Dom 20 Abr 2014, 21:08

    Caro Azzi, Paz!

    Ninguém deturpou nada do que você disse caro amigo, pelo contrário, eu, inclusive, fiz questão de quotar e frisar para não haver nenhum mal-entendido.

    Como você pode alegar que não disse que ECHAD “refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural)”, se foi exatamente isso que você disse e está registrado em tua postagem mesmo? A questão não é se toda palavra “UM” ou “ÚNICO” que aparece no texto hebraico é ECHAD ou não, mas o significado que você deu para a palavra ECHAD, entende? E ai não há como fugir. Você deu a definição errada para a palavra baseado em teus próprios preceitos sobre a trindade. E, pelo visto, quer mantê-lo mesmo sem base.

    Ora, se você sabe que “A palavra "echad" em hebraico funciona exatamente da mesma maneira que a palavra "um" em português”, e ainda diz que o entendimento dela é uma questão de CONTEXTO, eu posso dizer que você “maior pecado tem”, ou seja, o erro é maior ainda, pois não poderia dar a definição de que ““ECHAD” (lê-se errad) ... se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural)”, sabendo que o uso dela é igual ao uso da palavra “UM” em português, e a palavra “UM” não se define dessa forma, não é verdade? Você tem noção do erro que está querendo manter?

    O problema se agrava porque você tenta encaixar Dt. 6.4 em um arranjo trinitário usando justamente a palavra ECHAD, quando não é isso que o texto quer mostrar. É pura manipulação a partir da artificialização do significado da palavra hebraica. Ora, haviam vários deuses nas terras que Israel possuiria, o Shemá visou mostrar que não haveria, por exemplo, algo do tipo Yahweh Pai, Yahweh Filho e Yahweh Espírito Santo, como existiam, por exemplo, Baal Zebube, Baal Peor, Baal Habab (e outros Baals), assim, não existiriam vários nominados Yahweh, por isso o Shemá diz Yahweh ECHAD. A tua proposta inverte a questão, pois põe uma composição em Deus Yahweh por causa da palavra ECHAD, quando não é a palavra ECHAD que determina a composição da mobília, mas é a própria mobília que em si é composta. A palavra UM, contudo, continua com seu sentido de UM. O que precisa ser percebido é que em lugar algum a Bíblia diz que Deus é um ser composto ou que vários compõem Deus.

    Yahweh echad = Yahweh é UM
    Yahweh yachid = Yahweh é sozinho ou único (não existe essa construção nas Escrituras)

    A diferença entre echad e yachid está, inclusive, em suas classes gramaticais, o que aumenta ainda mais a evidência da deturpação e manipulação que se faz com elas.

    O grande erro é querer descaracterizar o Shemá e dizer que Yahweh ali é algo composto, pois o ECHAD só nos diz que ele é UM, e foi isso que Jesus mesmo defendeu em Mc. 12.29, e como ele (Jesus) fala de Deus sempre como sendo outro e não ele mesmo, eu prefiro ficar com o Shemá e com Jesus. Nada na palavra ECHAD informa que Yahweh é um ser composto como você propõe. Curiosamente tua ideia é justamente negar aquilo que está claro naquele contexto, qual seja, que o Elohim de Israel, Yahweh, é UM, não UMA composição ou UM Grupo, ou, ainda, UM clube fechado de três. Yahweh não é uma classe que abarca seres coiguais (como a palavra MOBÍLIA abarca várias coisas), mas o nome pessoal de Deus, que é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó: o Pai de Jesus conforme At 3:13 “O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.”

    Eu sabia, ainda que tivesse esperança, que você não abriria mão do erro, e persistira na estória da semelhança: “Azzi, Azzi palavra, Azzi espírito” e etc... que é uma fé particular, baseada em uma matemática que é uma verdadeira forçada de barra porque arbitra os fatores ao bel prazer, mas que eu preciso respeitar, ainda que não veja qualquer fundamento, por causa dos versos que já mostrei.

    Minha quota nessa questão já dei. Se desejar permanecer no erro você é livre e a responsabilidade é tua. Toda vez que citar esse argumento falso, lembre-se que alguém te mostrou onde estava o erro.

    Deus te ilumine!
    Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Azzi
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 220
    Idade : 37
    Cidade/Estado : 7 lagoas/mg
    Religião : cristão
    Igreja : batista
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -82
    Pontos de participação : 246
    Data de inscrição : 17/01/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Azzi Dom 20 Abr 2014, 22:58

    Prezados Senhores:

    Podem até entender e não aceitar meus conceitos, respeito ok!

    Agora, como Deus nos fez semelhantes a Ele, é coerente analisarmos Deus de uma forma semelhante a nos. Isto é ponto pacifico!

    Pergunto:

    Isto abaixo é mentira?

    Deus é isto:
    Pai YHWH X Palavra de YHWH X Espirito de YHWH = Ehohim YHWH = 1x1x1=1 = ECHAD.

    E eu de uma forma semelhante sou isto:
    AZZI X palavra do AZZI X espirito do AZZI = ser humano AZZI = 1x1x1=1 = ECHAD.

    Este conceito esta compativel com Dt 6:4, que diz:

    Shema Ysrael, Adonai elohenu, Adonai echad.
    Ouve Ysrael, Adonai nosso D'us, Adonai é UM
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Seg 21 Abr 2014, 22:23

    Azzi,

    O que seria isso: "Palavra de YHWH " e "palavra do AZZI" ???

    Você está usando "Palavra" como se fosse um componente de nossa alma, e da trindade? Como assimmmm??? O que é Palavra para você?

    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Seg 21 Abr 2014, 23:01

    Gleison, Paz!

    Essa estranheza que você percebeu é a tal imagem e semelhança que até uma vara ou uma cordeira deve ter porque se usa ECHAD com elas.

    É fácil de assimilar. Basta aceitar a arbitração como se fosse verdade, sem questionar.

    Mas, o problema é, em bom senso, aceitarmos isso.

    Sinceramente, é uma pena que o Monoteísmo Legítimo tenha sido trocado por isso.


    Paz!
    Valdomiro.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Seg 21 Abr 2014, 23:25

    --

    Segundo o Judaísmo ( e com certeza eles entendem muito melhor de hebraico que cristãos ) "ECHAD" significa "um" no mesmo sentido do "um" em português.

    "Um" em português pode ser usado

    aqui:

    "Carreguei um cacho de uvas"

    como também aqui:

    "Carreguei uma uva"

    Nas duas frases é usada o artigo um, independente do que esse um corresponde.

    Com o Echad seria a mesma coisinha, não muda. Ele assume papel de "um", independente do objeto ser coletivo ou não.

    Já, o "Yachid" é bem melhor traduzido como "único", algo só.

    Portanto:
    Echad = UM
    Yachid = ÚNICO

    É muito fácil dizer que esse "um" só serve para palavras coletivas, é, realmente fácil, já que somos brasileiros que mal sabemos que Alef é uma letra e não um nome hebraico U.U

    Já, porque nenhum judeu, que seja entendido de hebraico, se questionou sobre isso???

    Vamos tentar convencer um Rabino que "echad" é usado apenas para coletivos. Vamos lá... vamos ver se conseguimos.... acho que não. Essa regra não é hebraica, é trinitária.

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 30 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 05:54