F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+23
Antonio
Elielson Ribeiro
Edison
Wanderson Santos
Azzi
Márcio
Clébio
Gilcimar
José Herminio
Edivaldo A. Silva
Marcelo Almoedo
Rasabino
RBianch
Gerson Witezak
Vasuilvan
Bruno Azeredo
Jefté
Clayton Lima
Lúcio Monteiro
Norberto
Gleison Elias
Valdomiro
Diephe
27 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1958
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Ter 25 Fev 2014, 12:19

    Olá Lúcio Monteiro

    Sobre:

    Para quem imagina que "Jesus é o Jeová do Antigo Testamento", Deus só não é "bígamo" se a "a Jerusalém de cima" (esposa de Jeová) for a mesma Nova Jerusalém (que é esposa do Cordeiro). O entendimento forçado de que Isaías 54:5 e 2 Cor 11:2 se referem à mesma mulher decorre do ensino incorreto da trindade ou unicismo.
    Creio que você está equivocado...
    Ainda que o texto de Isaías 54 falasse apenas de Jerusalém terrena (coisa que não é verdade, pois está falando da celestial - Gal. 4:27), mesmo assim, os filhos da Jerusalém terrena, que são da fé, esperaram e esperam (pela fé) à Jerusalém Celestial, tal como nós!
    "Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade." (Heb. 11:16)

    Não há bigamia, pois se trata de duas "Jerusaléns", mãe e filha; a "velha" e a "'nova". Paulo, que fazia parte da Nova, disse a outros que dela também faziam parte: "A Jerusalém de cima (esposa de Jeová) é livre e ela é a nossa mãe" (mãe da Nova Jerusalém).
    Não se esqueça: Abraão e todos os seus filhos na fé; que seguem as suas pisadas, pertencendo ou não ao Israel (da carne) - esperam e aguardam pela Nova Jerusalém..!!!!

    É bom lembrar que a Nova Jerusalém (igreja de Cristo) só começou a "nascer" depois do batismo de Jesus, ao passo que a Jerusalém de cima ("igreja" de Deus) remonta à criação dos anjos. Ela foi representada aqui na terra pela Jerusalém terrestre.
    Pode até ser, mas... Abraão, Isaque, Jacó, os patriarcas, Sansão, Baraque, Jefté, Gideão, Boaz, Samuel, Davi etc. etc. peregrinos com Deus neste mundo pertencem a ela da mesma foram que os da igreja...

    Assim, conciliar os textos de Isaías 54:1, 5 com 2 Co 11:2 é uma pedra no sapato dos contestadores do unitarismo, e não o contrário.
    Por que haveria de ser ?????!!!!!

    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Número de Mensagens : 254
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Ter 25 Fev 2014, 13:43

    Prezado Jefté

    Você está certo: Isaías 54 fala da Jerusalém celestial, e não terrena. Os judeus, sujeitos à Lei, eram escravos à semelhança da serva de Abraão Agar, que prefigurava a Jerusalém terrena.  Ao se tornarem cristãos, esses judeus  “morreram” para com aquela condição de “escravos” e passaram à condição de “filhos” porque “nasceram de novo” da verdadeira esposa de Abraão, Sara. Ela representava a Jerusalém Celestial, esposa de Jeová. Sara não era escrava de Abraão (que representa a Jeová), mas livre. Sara era estéril e deu à luz Isaque já em sua velhice. A Jerusalém de cima se compõe de todos os anjos que permaneceram fieis e submissos a Deus, como uma esposa a seu marido.

    Sara não deu à luz somente a Isaque, assim como a Jerusalém de cima (a "mulher estéril") não deu à luz só a Jesus. “Sara” deu à luz figurativamente a todos os que “nasceram de novo” da água e do espírito, inclusive o apóstolo Paulo e todos os a quem ele dirigia as suas epístolas. Ele disse: "A Jerusalém de cima (prefigurada por Sara) é livre, e ela é a nossa mãe”. Daí, fica claro que os “filhos” da Jerusalém de cima são uma “nova” Jerusalém, oriunda da mãe

    Como você corretamente afirmou, “os filhos da Jerusalém terrena, que são da fé, esperaram e esperam (pela fé) pela Jerusalém Celestial.”  Ao nascer na terra através de uma  mulher, Maria, Jesus assumiu a forma de “escravo” porque estava debaixo da Lei, como todo judeu. Mas, depois de a bem dizer ser “enterrado” nas águas, Jesus “nasceu de novo” do Espírito. Jesus foi a primeira, a principal, a pedra angular de alicerce da Nova Jerusalém. Daí, todos os que depois dele tiveram também “um novo nascimento” para uma herança qual esposa dele no céu, passaram a ser também parte da Nova Jerusalém.

    Você fez um lembrete importante:

    “ Não se esqueça: Abraão e todos os seus filhos na fé; tanto dos filhos de Israel quanto dos gentios que creem - esperam e aguardam pela Nova Jerusalém tanto quanto os da igreja de Cristo....!!!! “

    É igualmente importante lembrar que Abraão se considerava “estrangeiro e peregrino”  nesta terra porque não era Deus que a governava. Lembre-se de que o primeiro casal humano foi expulso daquele pedaço de terra que existia nas imediações do Iraque, banhado pelo Rios Tigre e Eufrates. Lá, Adão e Eva não se sentiam “estrangeiros e peregrinos”, mas como estando em sua própria terra, que Deus lhe dera.  Deus  prometeu a Jesus: “Pede-me e eu te darei nações por tua herança e os confins da terra como tua propriedade” (Salmo 2:7). O evangelho ou boas novas que Jesus pregava era a vinda do reino de Deus, para fazer ser feita a vontade de Deus na terra assim como é feita no céu”.

    “Abraão, Isaque, Jacó, os patriarcas, Sansão, Baraque, Jefté, Gideão, Boaz, Samuel, Davi etc etc eram peregrinos ... neste mundo” , mas nenhum versículo das escrituras hebraicas ensinava que os justos iriam morar no céu. O que aqueles servos de Deus acreditavam e ansiavam  era que “os justos possuirão a terra e viverão sobre ela para todo o sempre” (Salmo 37:29) e que “os perversos seriam aniquilados e os traiçoieiros seriam desarraigados da terra” (Provérbios  2:21-22).  Foi com base nesses versículos e outros similares  que Jesus disse no Sermão do Monte:  “Bem aventurados os mansos, porque eles possuirão a terra” (Mateus 5:3). A Bíblia diz claramente em Isaías 25:8 que, Deus acabará com a morte aqui na terra, pois lá no céu não há morte a acabar.

    A “noiva casta” a que Paulo estava se referindo em 1 Co 11:2 será “a esposa do Cordeiro” quando todos os que ele “escolheu” para governar com ele se reunirem no céu. Essa esposa é a “Igreja dos primogênitos (principais salvos, os escolhidos) que estão alistados no céu”. Sendo Jesus o Rei, sua “esposa” será a “Rainha” da Nova Jerusalém, que é a capital do  Reino de Deus. “Todos os governos e pessoas da terra andarão por meio das instruções emanadas da Nova Jerusalém, assim como todos os brasileiros vivem segundo as ordens que emanam de Brasília (da parte de Dilma e de seus ministros). Observe como fica isto claro em Apocalipse 21:24 “As nações andarão por meio de sua luz e os reis da terra trarão a ela sua glória”. "E o reino e a grandiosidade dos reinos debaixo de todo o céu foi entregue [pelo Filho do Homem] ao povo que são os santos do Altíssimo. E a eles é que obedecerão todos os domínios." (Daniel 7:27). Observe que tanto os governantes (os santos) quanto os governados (as nações da terra) se beneficiam do Reino.

    No capítulo 21 de Apocalipse, fica muito claro que não é somente os que moram DENTRO da Nova Jerusalém (os escolhidos) que se salvam, mas também os que moram FORA da Nova Jerusalém, ou seja, no resto de toda a terra, mas que se deixaram “governar” por ela. Quem se “rebelar” contra o Governo de Deus evidentemente vai deixar definitivamente de morar no planeta terra (Revelação 21:Cool.

    O problema, amigo Jefté, é que os religiosos de um  modo geral confundem  “os salvos”  com  “os escolhidos”. Os escolhidos são os salvos que fazem parte da Igreja ou da Nova Jerusalém”. Os  “salvos”  é uma expressão mais ampla, abrangendo não só os escolhidos para ser reis e sacerdotes, mas também os que vão ser súditos do reino de Deus e beneficiários do serviço sacerdotal  do Sumo sacerdote Jesus e seus subsacerdotes associados (Ap 5:10; 20:1-4).

    Todos os servos de Deus do passado, de João Batista para trás, nenhum deles “nasceu de novo” do espírito, mas nasceram apenas uma vez, de mulher, como João Batista. (Mateus 11). Por isso, eles não podem como que “se casar” com o Cristo ressuscitado  e herdar o reino de Deus. Mas por terem acreditado em Cristo, serão também beneficiados com vida eterna, pois Jesus será o Novo Proprietário do globo terrestre, e segundo a lei mosaica, sua “esposa” (a Igreja) compartilhava do “direito” do marido. A cidade que Abraão aguardava era essa “Nova Jerusalém”, não porque Abraão iria morar nela, mas porque toda a terra seria governada por ela, a Nova Jerusalém.  Abraão não se sentirá mais como “estrangeiro ou residente forasteiro” na terra pois a terra será território do Reino de Deus. A Bíblia diz que toda a terra será brevemente um paraíso, governado por Jesus Cristo e por sua esposa, a Igreja.

    Estou sem tempo de resumir, mas queria pedir-lhe para ler os links enviados, que contêm uma explicação bem mais pormenorizada e exata.

    Que Deus nos esclareça cada vez mais.

    Lúcio
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Ter 25 Fev 2014, 13:45

    Olá Lucio Monteiro e demais participantes

    Procurando ainda respaldar com mais lucidez texto de Isaías 54:5:::::::
    Favor observar todo o capítulo de Ezequiel 16, transcrito parcialmente abaixo, e nos dizer:
    Quem é que está a falar no texto de Ezequiel 16 p/ com Jerusalém??
    Deus ou Cristo ??? quando trata a Jerusalém como a mulher que prostituiu-se indo-se (de seu marido) após seus amantes??

    Ezequiel 16:
    "2 Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém as suas abominações.
    3 E dize: Assim diz o Senhor DEUS a Jerusalém: A tua origem e o teu nascimento procedem da terra dos cananeus. Teu pai era amorreu, e tua mãe hetéia.
    4 E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água para te limpar; nem tampouco foste esfregada com sal, nem envolta em faixas."


    "7 Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo, e cresceste, e te engrandeceste, e chegaste à grande formosura; avultaram os seios, e cresceu o teu cabelo; mas estavas nua e descoberta.
    8 E, passando eu junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a aba do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em aliança contigo, diz o Senhor DEUS, e tu ficaste sendo minha.
    9 Então te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo.
    10 E te vesti com roupas bordadas, e te calcei com pele de texugo, e te cingi com linho fino, e te cobri de seda.
    11 E te enfeitei com adornos, e te pus braceletes nas mãos e um colar ao redor do teu pescoço.
    12 E te pus um pendente na testa, e brincos nas orelhas, e uma coroa de glória na cabeça.
    13 E assim foste ornada de ouro e prata, e o teu vestido foi de linho fino, e de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, e mel e azeite; e foste formosa em extremo, e foste próspera, até chegares a realeza."


    "14 E correu de ti a tua fama entre os gentios, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor DEUS.
    15 Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama, e prostituías-te a todo o que passava, para seres dele.
    16 E tomaste dos teus vestidos, e fizeste lugares altos pintados de diversas cores, e te prostituíste sobre eles, como nunca sucedera, nem sucederá.
    17 E tomaste as tuas jóias de enfeite, que eu te dei do meu ouro e da minha prata, e fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas."


    "18 E tomaste os teus vestidos bordados, e as cobriste; e o meu azeite e o meu perfume puseste diante delas.
    19 E o meu pão que te dei, a flor de farinha, e o azeite e o mel com que eu te sustentava, também puseste diante delas em cheiro suave; e assim foi, diz o Senhor DEUS."


    "20 Além disto, tomaste a teus filhos e tuas filhas, que me tinhas gerado, e os sacrificaste a elas, para serem consumidos; acaso é pequena a tua prostituição?
    21 E mataste a meus filhos, e os entregaste a elas para os fazerem passar pelo fogo."


    "22 E em todas as tuas abominações, e nas tuas prostituições, não te lembraste dos dias da tua mocidade, quando tu estavas nua e descoberta, e revolvida no teu sangue.
    23 E sucedeu, depois de toda a tua maldade ( ai, ai de ti! diz o Senhor DEUS ),"


    "25 A cada canto do caminho edificaste o teu lugar alto, e fizeste abominável a tua formosura, e alargaste os teus pés a todo o que passava, e multiplicaste as tuas prostituições.
    26 Também te prostituíste com os filhos do Egito, teus vizinhos grandes de carne, e multiplicaste a tua prostituição para me provocares à ira."


    "28 Também te prostituíste com os filhos da Assíria, porquanto eras insaciável; e prostituindo-te com eles, nem ainda assim ficaste farta.
    29 Antes multiplicaste as tuas prostituições na terra de Canaã até Caldéia, e nem ainda com isso te fartaste.
    30 Quão fraco é o teu coração, diz o Senhor DEUS, fazendo tu todas estas coisas, obras de uma meretriz imperiosa!"


    "32 Foste como a mulher adúltera que, em lugar de seu marido, recebe os estranhos.
    33 A todas as meretrizes dão paga, mas tu dás os teus presentes a todos os teus amantes; e lhes dás presentes, para que venham a ti de todas as partes, pelas tuas prostituições.
    34 Assim que contigo sucede o contrário das outras mulheres nas tuas prostituições, pois ninguém te procura para prostituição; porque, dando tu a paga, e a ti não sendo dada a paga, fazes o contrário."


    35 Portanto, ó meretriz, ouve a palavra do SENHOR.
    36 Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto se derramou o teu dinheiro, e se descobriu a tua nudez nas tuas prostituições com os teus amantes, como também com todos os ídolos das tuas abominações, e do sangue de teus filhos que lhes deste;
    37 Portanto, eis que ajuntarei a todos os teus amantes, com os quais te deleitaste, como também a todos os que amaste, com todos os que odiaste, e ajuntá-los-ei contra ti em redor, e descobrirei a tua nudez diante deles, para que vejam toda a tua nudez.
    38 E julgar-te-ei como são julgadas as adúlteras e as que derramam sangue; e entregar-te-ei ao sangue de furor e de ciúme.
    39 E entregar-te-ei nas mãos deles; e eles derrubarão a tua abóbada, e transtornarão os teus altos lugares, e te despirão os teus vestidos, e tomarão as tuas jóias de enfeite, e te deixarão nua e descoberta.


    "42 Assim satisfarei em ti o meu furor, e os meus ciúmes se desviarão de ti, e me aquietarei, e nunca mais me indignarei.
    43 Porquanto não te lembraste dos dias da tua mocidade, e me provocaste à ira com tudo isto, eis que também eu farei recair o teu caminho sobre a tua cabeça, diz o Senhor DEUS, e não mais farás tal perversidade sobre todas as tuas abominações.
    44 Eis que todo o que usa de provérbios usará contra ti este provérbio, dizendo: Tal mãe, tal filha.
    45 Tu és filha de tua mãe, que tinha nojo de seu marido e de seus filhos; e tu és irmã de tuas irmãs, que tinham nojo de seus maridos e de seus filhos; vossa mãe foi hetéia, e vosso pai amorreu."


    No aguardo da possível resposta...
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Ter 25 Fev 2014, 14:27

    Jefté

    Está claro que quem está falando é JEOVÁ, e não JESUS. Sempre que você ler em sua tradução a palavra SENHOR em letras garrafais,  a palavra que está nos originais em hebraico é nome exclusivo de Deus, YHWH, que é escrito JEOVÁ na versão Almeida e em várias outras.

    Jerusalém terrena não é a esposa de Jeová a que se refere Isaías 54:1. É que, assim como Abraão teve filho (ISMAEL)  por meio de sua escrava AGAR porque estava demorando de sua esposa SARA prover-lhe descendência (ISAQUE), JEOVÁ comparou JERUSALÉM terrena à escrava Agar, que produziu filhos para a escravidão. Mas, a esposa verdadeira de JEOVÁ é a JERUSALÉM DE CIMA, que Jeová comparou à verdadeira esposa de ABRAÃO (SARA). Sara, de fato, era estéril mas ficou grávida de ISAQUE por interferência DE CIMA, ou seja, da JERUSALÉM DE CIMA. Isto significa que Jeová comparou a ORGANIZAÇÃO CELESTIAL DE ANJOS QUE PERMANECERAM FIEIS A ELE a uma "mulher" submissa e obediente, que é como que sua "esposa" lá no céu. Evidentemente que a Jerusalém terrena não foi uma boa "mulher" sua descendência eram os judeus naturais, que eram em grande parte infieis e rebeldes para com Jeová. Essa "mulher" de Jeová é a mesma que é citada em Gênesis 3:15: "Porei inimizade entre ti e a MULHER, entre teu descendente e O DESCENDENTE DELA". É também a mesma de Apocalipse 12:1: uma mulher vestida de sol ... que tinha em sua cabeça uma coroa de doze estrelas". Esse descendente da Mulher (ou seja, da Jerusalém de Cima, esposa de Jeová, prefigurada por Sara, esposa de Abraão) é Cristo, mas depois que Jesus Cristo se "casa" com a Igreja, ela passa a ser considerada também parte do DESCENDENTE DA MULHER, assim como marido e mulher se tornam uma só carne.

    Espero que leia os links, caro Jefté, pois é muito esclarecedor. Há a necessidade de se libertar do paradigma de que só os escolhidos se salvam e que todos os bons vão para o céu.

    http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1102001035?q=mulher+de+Deus&p=par
    http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200002436?q=Jerusal%C3%A9m+terrestre&p=par

    Espero ter respondido sua pergunta e que Jeová continue nos abençoando.

    Lúcio    

    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Ter 25 Fev 2014, 14:40

    Olá Lucio Monteiro

    Lerei a matéria nos links...
    Porém digo: Se Deus é quem fala em Ezequiel 16, ao tratar p/ com Jerusalém (sua mulher) então Jesus é quem fala; porquanto não é Ele algum novo "amante" a desposar Jerusalém....

    como disse o bom Senhor::
    "Examinais as Escrituras, pois vós cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que testificam de mim." (Jo. 5:39)

    Apocalipse 21.9
    "E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu."
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Ter 25 Fev 2014, 22:50

    Jefté

    Essa "grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu" (do versículo 9) é a mesma que está assim descrita no versículo 2: "E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido" (que é o Cordeiro, segundo o versículo 9).

    Observe que se está falando da "Nova Jerusalém", e não da Jerusalém terrestre. É como uma Jerusalémzinha que vem de dentro de uma Jerusalém maior, uma Jerusalém-mãe, uma Jerusalém-de-cima, que é a esposa de Jeová. Essa "nova Jerusalém" não existia ainda nos dias de Ezequiel, mas surgiu nos dias de João Batista, quando batizou a Jesus.

    Em Ezequiel, Jeová é quem está falando, não com referência à sua esposa verdadeira, que é a JERUSALÉM DE CIMA, mas com a esposa-serva chamada Agar, que é a Jerusalém terrestre, lá dos dias de Ezequiel. Leia com atenção, prezado Jefté, Gálatas 5:21 a 31, para entender que a Jerusalém terrestre não é a Esposa de Jeová, e sim a Jerusalém de Cima, Celestial. A Jerusalém terrestre tem a ver com Agar, a serva através de quem Abraão teve um filho, Ismael. A Jerusalém celestial, de Cima, tem a ver com Sara, por meio de quem lá de Cima Deus gerou um filho, Isaque. Não é Sara que é esposa de Jeová, e sim a JERUSALÉM CELESTIAL, prefigurada por Sara. Abraão é uma figura de Jeová, Isaque é uma figura de Jesus, Jacó é uma figura da Igreja (que se tornará mulher de Jesus). Similarmente, Sara é uma figura da esposa de Jeová (Jerusalém de Cima, Celestial), Agar, escrava de Abraão e com quem ele teve um Filho (Ismael), é uma figura da JERUSALÉM TERRESTRE, que tipifica a "mulher-escrava" de Jeová.

    Parece complicado porque é mais analítico, mas se assimilar esse conhecimento de modo exato, verá que se torna mais simples o entendimento da Bíblia.

    Que o espírito de Deus continue nos iluminando.

    Lúcio
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Seg 10 Mar 2014, 15:00


    Parece que os debates por aqui esfriou novamente....
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Ter 11 Mar 2014, 04:41

    Os trinitarianos se esgotaram, nao têm mais argumentos, apelam para as comparações sem lógica, etc.

    em vez de mudarem a opinião pessoal para uma boa interpretação, mudam a interpretação para se encaixar à opinião.

    isso deixa qualquer debate cansativo, enjoativo... chato...
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Vasuilvan Ter 11 Mar 2014, 08:55



    Eu, particularmente,,,ainda espero muito desse tópico...
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Ter 11 Mar 2014, 09:00

    Gleison Elias escreveu:Os trinitarianos se esgotaram, nao têm mais argumentos, apelam para as comparações sem lógica, etc.

    em vez de mudarem a opinião pessoal para uma boa interpretação, mudam a interpretação para se encaixar à opinião.

    isso deixa qualquer debate cansativo, enjoativo... chato...


    Será que os Trinitarianos se esgotaram mesmo ?

    Eu gostaria também de ver um debate entre os Unitaristas pois dentro do próprio Unitarismo há divergências de pensamentos...
    Uns creem na existência pré humana de Cristo outros não creem assim....
    Uns Creem que Cristo foi gerado outros dizem que foi criado sendo a primeira criatura de Deus..
    Qual Unitarismo seria mais próximo da verdade Bíblica ?
    Seria interessante um debate assim...
    Eu desejo ver este tópico bem movimentado...
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Ter 11 Mar 2014, 09:45

    Gilcimar, Paz!

    De fato, seria interessante esse tipo de debate, mas já não seria sobre unitarismo. O que encerra a palavra unitarismo, nesse contexto, é o reconhecimento de apenas um como Deus, e este é identificado como o Pai.

    O que de resto se crê já não não é especificamente unitarismo. Mas, isso ocorre também no trinitarismo, já que as relações "intratrinitárias" são bastante discutidas.

    Paz!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Ter 11 Mar 2014, 10:41


    Prezado Valdomiro..

    É verdade...

    O certo seria " debate entre Unitaristas" mas não sobre Unitarismo...
    Também é verdade que há divergências entre os Trinitarianos....
    Mas mesmo assim gostaria de saber como os Amigos Unitaristas resolveriam o entendimento sobre o filho uma vez que todos entendem que só o Pai é Deus ( ente de culto)...
    Falo das divergências sobre geração ou criação , Existência pré-humana ou não....
    Aqui no fórum tem Unitarista que crer diferente um do outro...
    Sugiro um debate entre estes...
    Também gostaria de ver os trinitarianos voltar a se movimentar...
    Obrigado Valdomiro pela correção..
    Fique com Deus amado..!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Ter 11 Mar 2014, 15:57

    Só para  lembrar....
    Também vejo entre os Unitaristas divergências quanto o que seja ou quem seja o Espirito Santo....
    Quanto ao Pai é Unânime  e é  por isso  que são chamados de Unitaristas  mas se divergem em Jesus e Espirito Santo.....

    Fica a pergunta :

    Qual grupo de Unitaristas estão mais próximos da verdade Bíblica  aos assuntos relacionados com o Filho e Espirito santo ?

    Gostaria de ver estes debates mesmo que seja aberto um tópico a parte...
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Qua 12 Mar 2014, 15:09

    Acho que sou o único aqui que não acredita na preexistência [bíblica] de Jesus Cristo.
    Se tornando complicado a defesa, principalmente nesse tema que parece, só parece, tão bíblico e irrefutável.
    Também tem os três cristadelfianos do fórum só que nenhum é ativo.

    A questão do ES, minha compreensão realmente é diferente. E diferente da não-preexistência de Cristo, essa compreensão é bem evidente, pra mim nem precisaria de debate para saber que o ES é absolutamente Deus. Isso é muito claro nas Escrituras.
    Basta uma lógica simples:
    O espírito é de quem? Deus.
    Deus é o que? Espírito.
    Então... o ESD é Deus...
    Não uma pessoa separada, nem o "poder de Deus", mas, simplesmente o ESD, Deus!

    Em Atos 5 encontramos uma clássica história sempre usada em favor desse argumento.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qua 12 Mar 2014, 16:48


    Gleison escreveu:Acho que sou o único aqui que não acredita na preexistência [bíblica] de Jesus Cristo.
    Se tornando complicado a defesa, principalmente nesse tema que parece, só parece, tão bíblico e irrefutável.
    Também tem os três cristadelfianos do fórum só que nenhum é ativo.

    Tu não é o Único que diverge dos outros pois me parece que o entendimento do Lucio Monteiro em relação ao Espirito Santo é diferente dos outros....
    Pelo menos você deu o ponta pé inicial...
    Vamos aguarda a manifestação dos outros... !
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qui 13 Mar 2014, 11:29


    Parece que o Lúcio monteiro não posta mais...
    Por onde anda o Admirado LÚcio Monteiro ?
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clébio Qui 13 Mar 2014, 13:52

    Gilcimar,

    Eu adoraria também saber aonde anda nosso amigo Lúcio, será que não voltará mais?

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 17 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 09 maio 2024, 09:36