Vasuilvan escreveu://////
Edison... escreveu:A Bíblia diz que "subindo ao alto levou cativo o cativeiro" (Ef. 4).
Edison, compreendo a tua dificuldade em aceitar que jamais CRISTO, visitou o inferno. Realmente existem textos bíblicos que se não forem apreciados com maior parcimônia, podemos sim, ser conduzidos por um caminho diverso do que as escrituras querem nos apresentar...
Se, lermos 1pedro 3:18-20 e depois lermos efésios 4:8 e 9, pronto, está fechado o entendimento de que Cristo esteve sim no inferno pregando aos mortos e quando subiu ainda levou com ele, o lugar onde se achavam presos...
Mas, como já te mostrei em mensagens anteriores, quanto à incoerência dessa visita de Cristo ao inferno, então te proponho que dê uma lida em outras versões de efésios 4:8 e 9, pra ver se aquela primeira impressão ainda se sustenta...
veja numa das melhores traduções, a TNM...
8 Por isso ele diz: “Quando ele ascendeu ao alto, levou consigo cativos; deu dádivas [em] homens.” 9 Ora, a expressão, “ele ascendeu”, o que significa senão que ele também desceu às regiões mais baixas, isto é, à terra? 10 O mesmo que desceu é também aquele que ascendeu muito acima de todos os céus, para que desse plenitude a todas as coisas. Veja na NTHL...8Como dizem as Escrituras Sagradas:“Quando ele subiu aos lugares mais altos,levou consigo muitos prisioneirose deu dons às pessoas...Veja na NVI...Por isso é que foi dito: "Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens".
Efésios 4:8
Vasuilvan, e eu também entendo a tua dificuldade em crer que Cristo desceu ao inferno, por causa da crença adventista que somos apenas um saco de carne e ossos. E se Jesus, um homem, se resumia a apenas ao saco de carne e ossos sepultado, como poderia ir ao inferno resgatar o cativeiro.
Os adventistas param aqui e não conseguem ir adiante.
Enquanto Deus não lhes revelar de somos também pessoas espirituais, você estará estacionado no corpo físico.
CATIVEIRO1.
Privação da liberdade sem obrigação de servidão.2. Estado da pessoa cativa. = CLAUSURA, PRISÃO
3. Tempo que dura esse estado.
4. Lugar onde se está cativo. = CÁRCERE, PRISÃO
Veja, é uma privação de liberdade sem obrigação de servidão.
Essa era a condição desses santos até o calvário ser estabelecido.
Eles não estavam na mesma condição que estava Israel no Egito. Lá no Egito era a condição de escravidão.
Isso explica a pitonisa ter condição de chamar o Samuel.
Ela disse: "Vejo deuses que
sobem da terra". (1 Samuel 28:13).
O Samuel disse: "Por que me inquietaste, fazendo-me
subir?" (1 Samuel 28:15).
Vê onde ele estava?
Aí vem a Bíblia e diz que Jesus desceu até aos espíritos em prisão.
Eu sei que a escola adventista também afirma que eram demônios, que o Saul era um apóstata, que a mulher era uma médium endemoniada, etc. etc. etc.
Por que os adventistas afirmam isso? Para não contradizer a teoria do saco de carne e ossos.
São nossas escolas, nossas interpretações que afirmam que eram demônios enganando o desnorteado Saul.
Mas a Bíblia categoricamente e bem explicitamente afirma que era Samuel.
Ela insistentemente diz: "Samuel disse a Saul" v15, "então disse Samuel" v16.
Será que satanás enganou a pitonisa, enganou o Saul, enganou os escritores do livro (provavelmente Samuel, Natã e Gade) e ainda enganou o próprio Deus que não impediu que isso fosse escrito?
Quanto às traduções da Bíblia, o que posso dizer é que hoje temos traduções diversas que cada um usa aquela que melhor se adapta à sua crença, à sua fé, ao seu pensamento particular de crer, etc.
No seu caso, a sua fé, eu sei que para dar sustentação à doutrina do saco de carne e ossos (não digo caçoando) você diz que essa passagem de Samuel era demônio agindo, sei que dizem que Apoc. 6:9 era apenas uma visão abstrata, sei que dizem que Mat. 17 era também só uma visão da mente, etc. etc. etc.
Aliás, esse fato de Mat. 17 é até considerado porque Elias não morreu e para justificarem a presença de Moisés ali, arrumaram uma ressurreição antecipada para Moisés na disputa do seu corpo entre satanás e o arcanjo Miguel (Jesus).
É uma ressurreição antecipada porque a Bíblia diz que Jesus é a primícia dos que dormem. E nesse caso o Moisés passou a ser as primícias dos que dormem (I Cor. 15:20).
Eu entendo que nem Elias e nem Moisés estavam ali no Monte Tabor com seus corpos físicos. Eles estavam ali com seus corpos teofânicos. E o próprio Jesus, como que para estar, digamos, na mesma dimensão deles, teve seu corpo físico transfigurado a ponto de seu rosto resplandecer como o sol e suas vestes ficaram brancas como a luz.
Por que eu acredito que eles estavam em seus corpos teofânicos?
Porque diz a Bíblia que nem carne e sangue não herdam o Reino e nem a corrupção herdar a incorrupção (I Cor. 15:50).
E, apesar de ninguém saber nada sobre a genealogia de Elias,
penso eu que quando ele deixa a sua capa cair, seu corpo físico fica ali também e ele se vai. Eu penso assim.