Edison diz:
Ernesto, isso que escrevi você já sabe. É a minha fé. Contudo, fica para os demais participantes comentar ou questionar.
Ernesto responde;
Eu sei que o irmão tem uma interpretação diferente da minha sobre certas doutrinas, e nem quero lhe fazer mudar de ideia. Os nossos diálogos são importantes para os leitores anônimos que estão a procura de algo substancial para a sua fé; por isso é bom a variedade de opiniões para eles se alicerçarem mais na fé.
Edison diz;
Ernesto, Deus sempre agiu através de Cristo desde antes da fundação do mundo.
Era Ele em Abraão, era Ele em José, era Ele em Noé, era Ele em Moisés, era Ele em Elias, era Ele nos profetas, era Ele em João Batista (em João Batista? Sim, em João Batista), era Ele nos apóstolos, é Ele hoje em nós.
Aquele Espírito que pairava sobre as águas, era Cristo. Quem falou haja luz, haja estelares, haja dia e haja noite, haja mares, rios, peixes, quem falou haja mundos, foi Cristo, o Espírito de Cristo, que é o Espírito Santo, que é DEUS.
Ernesto responde;
Eu penso diferente; O Espirito que agiu nestes homens de fé era o Espirito Santo, que não é o mesmo Cristo, veja em João14:16, diz; E, eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre. E João 16:7,...se eu não for o Consolador não virá a vós, mas, se eu for enviar-vo-lo-ei. Jesus fala de mais outro personagem, por isso ele (Jesus) não pode estar presente em pessoa nas outras pessoas, ele é representado pelo Espirito Santo.
Edison diz:
Veja, Ele é antes de todas as coisas (Col. 1:15-17). Ele não é somente antes de todas as coisas visíveis. Ele é, também, antes de todas as coisas invisíveis. Tudo o que você imaginar e nem imaginar, tudo o que a ciência consegue imaginar e nem imaginar de existência no cosmos, foi criado por Ele e para Ele. ELE É DEUS.
Ernesto responde:
Sim; ele é Deus; Em Miqueias 5:2, diz que ele existe desde os dias da eternidade, mas, não o Deus da maneira que vc. interpreta. Vc. crê que há ocasiões que o Pai deixa de ser Pai, e se transforma em filho, e que o Pai é o mesmo Espirito Santo. As passagens que apresentei ali acima discordam diametralmente dessa interpretação. Veja; Ele diz: Se eu não for, o consolador não virá, se fosse ele mesmo o consolador; então não haveria necessidade de ir e enviar o outro, ele diria: Eu vou mas, volto. Portanto; são seres diferentes um do outro.
Edison diz:
Então, esse mesmo Espírito Santo, um dia criou um corpo humano numa moça virgem e quando aquele corpo nasceu e cresceu, esse Espírito Santo, que era o Pai daquele moço (Mat. 1:20), se deleitou em habitar nele (Jo 1:14). Esse filho foi o Senhor Jesus, o filho de Deus.
Deus, para se fazer visível, Se "comprimiu" de tal forma que, toda a Sua plenitude foi colocada no Filho, o Filho-Palavra, ainda antes da fundação do mundo.
E, num maior esforço ainda, Deus "Se comprimiu" mais um pouco e habitou no corpo humano do Seu Filho, colocou o Seu Nome nesse Filho e fez Dele, Senhor e Cristo (At. 2:36).
Ernesto responde:
Outro ponto que a logica discorda; Preste bem atenção; O que nela está gerado, é do Espirito Santo, não foi o Espirito Santo que o gerou, foi ela, Maria que gerou, O Espirito Santo apenas tomou o Cristo, que se aniquilou a si mesmo, e tomou a forma de servo. Filipenses 2:7, e o introduziu no ventre de Maria. Portanto; o Esp. Santo Não é o Pai de Jesus, e muito menos de Cristo. Nunca se esqueça que o Cristo é desde os dias da eternidade, e o personagem ¨Jesus¨ é a partir de Maria. Mat.1:21.
Edison diz;
Esse Filho encarnado, foi pregado a todos nós desde o Edem. A Bíblia diz que ele era o sol, a estrela da manhã, era a Árvore da Vida, era o Caminho de acesso à Árvore da Vida, era o animal sacrificado para tirar as túnicas para o Adão, era o cordeiro que substituiu Isaque, era a Rocha e a água da Rocha do deserto, era a serpente da haste, era o manah de todo dia, era ele quem fumegava o monte, era o 4o homem da fornalha, a roda dentro da roda de Ezequiel, etc. etc. etc. etc. e também era a arca que salvou Noé e sua família.
Ernesto responde:
É muito perigoso usar esses termos, de dizer que ele era tudo isso, ele representava tudo isso, é o simbolo da vida desses homens de fé. Se nós cremos que Cristo era a arca que salvou a Noé; então caimos no Panteísmo, que creem que Deus é tudo, animado e inanimado. Que é o sapo, a cobra, o largarto etc.
Edison diz;
Eu não sei se Noé tinha pleno conhecimento do que representava aquilo tudo. Eu não sei se ele sabia mas lhe foi proibido revelar àquela geração. Uma coisa é certa, ele sabia que ia chover e que tinha de entrar na arca para se salvar. E a vinda do diluvio e a salvação que estava na sua arca era o cerne da sua mensagem. O Noé passou 120 anos pregando o mesmo sermão. Então o diluvio veio, matou a todos e Noé foi salvo pela arca que construiu sob a Palavra.
Ernesto responde:
Cristo não podia ser a arca de Noé, porque foi Noé que a construíu, nesse caso Noé seria o Pai de Cristo, por isso eu sempre digo; é perigoso nós usarmos certos termos porque nem todos podem alcançar a tua interpretação.
Edison diz:
Então quando aquela "Arca-Sombra" se materializou, se tornou Real, Jesus, durante a sua morte, desceu até ao inferno e pregou para aqueles rebeldes, não para dar-lhes chande de salvação, não. Ele desceu, para testificar que tanto Noé como também todos os outros santos, patriarcas e profetas, falaram Dele e O anunciara de alguma forma.
Ernesto responde;
Paulo diz em Hebreus 9:27, que aos homens está ordenado morrerem uma vez. Sendo que os anti-diluvianos já estavam mortos por ocasião da morte de Jesus, então não havia mais razão de pregar aos rebeldes. Eu concordo contigo que Jesus desceu depois de morto, ao mesmo inferno (sepultura) dos outros mortos. Em Dan.12:1-2. Afirma isso. Mas, ambos; Jesus, e os impios, e os santos, todos foram ao inferno,(sepultura) dormir o sono da morte; só Jesus ressuscitou porque o Pai o chamou novamente para a vida. I Cor.15:15, e Atos 2:32.
Edison diz;
Agora, aqueles rebeldes perdidos ali no inferno, "nas partes baixas da terra", poderiam dizer: "E daí. Você veio viveu lá em cima na terra e está morto como nós".
Mas qual não foi a surpresa; Jesus continuou descendo, foi até ao trono de satanás, com as mãos e os pés ensanguentados (força de expressão) e arrancou das mãos do diabo as chaves da morte e do inferno que ele tinha sob domínio desde Gênesis 3.
E não só isso, se apropriou do cativeiro que aprisionava todos os salvos, inclusive a Noé, desde Adão até ao ladrão salvo no Gólgota.
Ernesto responde:
Respondeste bem! Todos os salvos, inclusive Noé e o ladrão estão descansando neste lugar. Isto prova que os salvos não subiram ao céu logo que morreram. Apenas alguns santos que ressuscitaram em Jerusalém com Jesus. Mat.27;52-53, diz que DORMIAM nos sepulcros.
Edison diz:
Essa foi a conclusão da Sua testificação aos espíritos em prisão. Ele não desceu para salvar quem estava perdido. Ele desceu para salvar que estava salvo, mas que dependia do calvário ser transportado para o Reino de Deus.
Ernesto responde;
Veja a contradição dos imortalistas; Se o inferno é de fogo; então os santos de fé de Hebreus 11, ficaram queimando no inferno até a morte de Jesus, foi isso que aconteceu?
Edison diz:
Concluindo o texto; Jesus era um homem. Vou repetir: JESUS ERA UM HOMEM. E como homem, ele era dotado ou composto de corpo, espírito e alma.
Jesus não era um mero saco de carne e ossos. Jesus tinha um espírito e uma alma.
Ernesto responde:
Meu caro irmão! Eu sei onde queres chegar, ou a quem queres atingir. Jesus foi um humano como todos nós, Filipenses 2:8, ele possuía dois espíritos sim, ele possuía o espirito dos homens que é gerado dentro do homem, e o Espirito Santo que o orientou na peregrinação neste mundo, mas, eu fico triste quando vejo um imortalista sincero como vc. não aceitar o que a bíblia ensina, Gen. 2:7, O homem É UMA ALMA.
Edison diz:
Com a crucificação, seu corpo morreu e foi para o túmulo do José de Arimatéia (Mat. 27), o seu espírito voltou para Deus que o deu (Luc. 23:46)
Ernesto responde;
O seu espirito sim; o (espirito do homem), porque o Espirito Santo é um ser independente do corpo, este, ele não tinha poder sobre ele.
Edison diz:
e a sua alma que era o centro de controle de Jesus, que é a parte principal do homem e que no caso de Jesus era o próprio Deus, foi quem desceu e resgatou os santos e as chaves da morte e do inferno.
Ernesto responde:
O irmão está errado: A alma não era o centro de controle de Jesus, a alma, que é o homem vivente, gera o espirito do homem, os pensamentos, e anseios etc. e quando ele morre esses pensamentos e as obras praticadas por esses pensamentos vão para o registro no céu, Apoc. 14:13,
Eu sei que as nossas interpretações não batem, o importante é que nos mantemos firmes nos braços de Jesus; nosso Salvador.
Abraços Ernesto