Ernesto escreveu:
Edison diz;
Essa é a base Clébio. É aqui onde você está tropeçando. É nessa pedra. É nessa revelação.
Jesus disse que Sua igreja seria edificada sobre a pedra da revelação.
"Bem aventurado és tu Pedro porque não to revelou nem carne e nem sangue, mas meu Pai que está no céu. E sobre esta pedra (a pedra da revelação) edificarei a minha Igreja (Mat. 16:17-18).
Ernesto responde:
Olá meu amado! Eu não quero interromper o vosso diálogo,apenas dizer que aqui o irmão pisou na bola, e pisou feio, e ainda está caido.
A pedra não é, e nunca foi a pedra da revelação; leia o verso 16, E Simão Pedro, respondendo, disse: TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO. Cristo é a pedra, e não a revelação, se quiseres provas poderei dar varias na bíblia.
Abraços Ernesto
Ernesto, querido irmão, sua participação somente enriquece o diálogo aqui no fórum.
Quanto a Mat. 16:17-18, você segue a mesma linha de raciocínio de 99,99% da comunidade protestante.
Já a comunidade católica romana segue a linha de que a pedra é Pedro.
O contexto é este: Todas as escolas teológicas tinham uma ideia de quem era Jesus.
"Quem dizem os homens ser o Filho do homem?" (v.13)
Esta é a base da conversa de Jesus e os apóstolos.
"E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas". (v.14).
Veja que eles disseram. Não foi só Pedro, mas todos disseram. Isto significa que cada mencionou o que ouvia dos crentes de todos as denominações aquele dia. Cada um defendia a sua doutrina, ou a sua teologia, ou a sua interpretação particular, etc.
Não é como hoje? Uns creem que Ele é a segunda pessoa da santíssima trindade. Outros creem que Ele é o próprio Deus fazendo-se pai Dele mesmo. Outros creem que Ele é apenas um arcanjo. Outros creem que Ele é apenas um espírito de luz de alta falange, etc. etc. etc.
Depois que Jesus ouviu a todos, lhes perguntou:
"E vós quem dizeis que eu sou" (v.15).
Então Pedro discordando de todas as teologias daqueles dias disse:
"Tu és o Cristo Filho do Deus vivo" (v.16).
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo" (v. 17/20).
Em outras palavras disse: Irmão Pedro você é um homem bem-aventurado porque você não deu trela para nenhuma das teologias que ensinam por aí. E, essa resposta que você prontamente me deu não veio por carne e nem sangue, ou seja, não veio por vias humanas, intelectuais, teológicas, mas isso foi UMA REVELAÇÃO DIRETA DE DEUS DO MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS. E sobre esta pedra, (A PEDRA DA REVELAÇÃO) edificarei a minha Igreja.
A Igreja está edificada na REVELAÇÃO DIRETA DE DEUS que naquele momento foi a REVELAÇÃO de quem era o Senhor Jesus.
E disse mais a Pedro: "E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".
E nos dia de pentecostes, após a ida de Jesus para o Pai, quando Ele tinha voltado desta feita como Consolador, o que Pedro falou àquela multidão quando lhes perguntou o que fazer?
Eles tinham ouvido os 15 minutos de pregação do Pedro e queriam entrar no Reino nos Céus. "Que faremos varões irmãos?", perguntaram":
Então Pedro, o homem que recebia a REVELAÇÃO direta de Deus disse:
"Arrependei-vos e cada um de vós seja batizados em Nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo" (At. 2:38).
Note que a poucos dias atrás Jesus tinha mandado ensinar e batizar em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Então porque Pedro, que tinha as chaves do Reino dos Céus, não usou a chave entregue em Mat. 28:19?
Ora, a Igreja tinha de ser edificada sobre uma pedra e ali estava começando a construção da Igreja. Aqueles 3.000 tijolos tinham de ser edificados sobre a Pedra, a Pedra da Revelação e a revelação de Deus foi batizar as pessoas invocando o Nome do Senhor Jesus Cristo que é o real Nome do Pai, Filho e Espírito Santo.
Dei aí um exemplo do que é a REVELAÇÃO.
E, para entender a criação precisamos da revelação do que aconteceu ali no 6o dia na criação do homem e o que aconteceu ali no 8o dia na formação do homem.
O que dizem os homens sobre isso?
Uns dizem que Gen.1 é a síntese da criação e que Gen. 2 é o detalhamento da criação. Outros dizem que a formação é a criação propriamente dita. Outros dizem que homem o homem TORNOU-SE alma vivente, mas não sabem explicar o "TORNAR A SER", ETC. ETC.
E vós que dizeis que é?