Olá Vasuilvan
Tudo bem, irmão!???
Creio que você não me entendeu bem; ou então, eu não me fiz entender!
Por exemplo, Cristo nos perdoou todos os pecados ao crê-lo e ao recebê-lo???
Certo???!!!
Mas eu pergunto: Cristo (por seu o Salvador Eterno, e meu Salvador eterno) único, todo-poderoso, piedoso, longânimo, Advogado, e Juiz dos vivos e dos mortos....
Por ele me perdoar (nos perdoar) todos os nossos pecados, isso o faz nos perdoar (também) os pecados todos que nós (por estarmos ainda vivendo) cometeremos amanhã, depois de amanhã, depois de depois de amanhã - e isso até o fim de nossas vidas ????
Ou, o perdão ao presente, se dará, e se dá (unicamente) no dia que se chama hoje ????
- Ora, não sei a sua resposta a essa pergunta, mas deixo já a minha compreensão:
O Senhor (que é eterno e sem sombra ou mudança de variação, sendo Fiel - ainda que nós não o somos) nos perdoou todos os pecados (inclusive o de Adão em nós) e também nos perdoa os pecados no dia que se chama hoje, agora, no momento, e isso mediante a fé no seu nome. Amém!
Ou seja, somos perdoados pelos pecados que cometemos (após os cometer, e não antes) e mediante a fé e pela fé no Seu Nome: Cristo - e não antes de os cometer!
Não há perdão nem há motivo de o haver, sem que haja primeiro a ofensa!
Assim sendo, irmão, o mesmo se deu aos antigos, aos homens santos de Deus do passado!
Eu lhe afirmei e ainda lhe afirmo: Nunca houve-se salvação aos homens do passado, os quais morreram na fé.
Não houve e nem poderia haver; porquanto o que Deus disse ao homem Adão, prevalecia sobre o Adão e sobre todos os seus filhos - não importando a fé que os mesmo poderiam ter!!!!!!
Porque Deus não mentira a Adão, e porque essa era a lei!!!!!!!!
E Eclesiastes 9.2 diz assim:
"Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento."
Então, para que você possa entender;
Nunca houve a salvação dos tais; mas............ mas...... mas.......
Um determinado dia, neste mundo, neste nosso mundo de pecado e morte - porque o salário do pecado é a morte - e todos os homens indaguei o fundamento pelo qual você afirmava que os homens tenham sido salvos no Velho Testamento porque tinham fé (e você não mo mostrou)...
Mas, esses homens de fé (Hebreus 11) os quais morreram na fé sem terem recebido as promessas, e você tampouco me diz que promessa era essa, que eles morrem sem a receber.
Então, irmão, assim como nós todos, filhos de Adão vivíamos e vivemos hoje - depois de Cristo - só somos e só podemos ser salvos por Cristo, recebendo-o e crendo-o.
Da mesma forma aconteceu aos mortos antes de Cristo.
Eles nunca foram salvos antes do Senhor vir para pagar pelo pecado, por todo o pecado, inclusive o deles......
Será que é tão difícil assim de se entender isso????
Irmão, o que será que Jó quis dizer com isso?????
Jó 19.25
"Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra."
Você pensa que Jó está a filosofar ???
Ou a dizer-nos palavras bonitas???
Ou a dizer-nos sobre sobre um Redentor que vive (e que era o seu Redentor, ou seja, Redentor de Jó) por pura vaidade, sem sentido, e sem necessidade ?????
Ora, ora, se Jó, não necessitasse Redentor, para redimi-lo a alma, por que Ele o diz assim ????
E, se os antigos foram todos salvos - antes de Cristo - para que e por que Cristo teve que pagar tamanho preço pelos pecados dos homens ?????
Então pra te ser bem claro:
Os antigos nunca foram salvos no passado - embora tivesse a fé de transportar até os montes!!!!
Mas... contudo, portanto, entretanto, o Salvador... quando lhes veio, quando veio até nós, os vivos, nos salvou!
E da mesma sorte, ao ir-se ao mundo dos mortos também os redimiu.
E Oseias 6:1-2 diz mais::::::::
1 VINDE, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele.
A morte é uma inimiga, não sabes ????
Eles estavam mortos, duvidas ???!!
Assim, irmão; eles não foram salvos no passado, antes de Cristo, mas foram salvos no presente; ou seja, assim que Cristo pagou também pelos pecados deles, para redimi-los!
Amém!!!!!