F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+18
Tonho
Valdomiro
Rasabino
Edison
Gilcimar
Prof. Azenilto G. Brito
Clébio
Salomão
Diephe
Gil Rocha
Devaney
Gleison Elias
Chico Costa
Vasuilvan
Jefté
Angela Ag
Márcio
Norberto
22 participantes

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?


    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Valdomiro Qua 24 Dez 2014, 12:06

    Ernesto, Paz!

    Acredito que você, assim como eu, deve buscar a verdade e não tentar se auto-enganar, acusando aos outros, para se manter em uma fé que não tem sustentação sólida. A ideia aqui é buscar a verdade, mesmo que para isso se precise abrir mão do que hoje se acredite. A verdade precisa falar mais alto, concorda?

    Querido irmão, vou mostrar a você e provar que nenhum unitariano está "jogando" a culpa nos tradutores. É um fato que você foi desencaminhado da leitura correta por conta dos tradutores. Não estou dizendo que eles agiram dolosamente, mas como traduziram a palavra levou você a uma fé diferente do que a Bíblia realmente ensina. Fique atento a qualquer um que diz que os unitarianos botam a culpa na tradução sem apresentar qualquer prova de que as observações dos unitarianos estão equivocadas. E aqui vou te mostrar que, de fato, há uma problema nas atuais traduções da Bíblia.

    A PROVA


    Ex. 3.16 יְהוָה אֱלֹהֵי .

    Na frase hebraica, acima, de trás para frente tem-se o nome de Deus "Yahweh" e depois o título "Deus". Portanto ai está escrito, no ORIGINAL, "Yahweh [nosso] Deus".

    Dt. 3.24 אֲדֹנָי יְהוִה.

    Na frase hebraica, acima, de trás para frente tem-se o título "Adonay" (Senhor) e depois o nome de Deus "Yahweh". Portanto ai está escrito, no ORIGINAL, "Senhor Yahweh".

    Veja, irmão, se יְהוָה deve ser traduzido por "Senhor", como ocorre em Ex. 6.3, citado por você, em vez de "Yahweh", então, Dt. 3.24 deveria ser traduzido por "Senhor SENHOR" (???), já que Adonay é a palavra hebraica que se traduz por "Senhor", percebe o problema?
    Pelo fato da palavra אֲדֹנָי  (Adonay) ser a palavra correta para "Senhor" eles traduziram a outra palavra יְהוִה (Yahweh), o nome de Deus, pelo título "Deus" nesse verso, mas essa mesma palavra traduziram por "SENHOR" em Ex. 3.16 e Ex. 6.3, citado por você. Tem ou não tem alguma coisa ERRADA?

    Santo irmão, a não ser que você esteja disposto a negar de que lado vemos o sol nascer, negará também esse fato; mas ele não pode ser negado, pois é provado documentalmente. A Bíblia hebraica está acessível a todos que desejarem checar.

    Colocando os pingos nos "iis", não há como não reconhecer que confundiram o nome de Deus com o título Senhor e transferiram essa confusão para a identificação de Jesus.

    Portanto querido irmão, olhe com carinho e atenção, e não tenha receio de perceber a verdade, pois é ela quem liberta.

    Um grande abraço!
    Valdomiro.


    Última edição por Valdomiro em Qui 25 Dez 2014, 20:59, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção de palavra)

    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1921
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Ernesto Qui 25 Dez 2014, 09:05

    .
    Com referência a postagem 121

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Ernesto pergunta;

    Valdomiro; eu vejo no seu cadastro que estás filiado na Assembléa de Deus, quanto eu sei; a Assembléia é trinitariana, e como vc. é unitarista? Eu gostaria  conhecer melhor sobre a tua fé, Pergunto: vc. segue a linha das Testemunhas de Jeová, ou há outras linhas que seguem paralelas ao Jeovismo? Explique-me por favor; o que vc. realmente cre.

    Abraços
    Ernesto


    Última edição por Valdomiro em Sex 26 Dez 2014, 13:58, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Excluída a citação integral da postagem imediatamente anterior, colocando no lugar a referência.)
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Valdomiro Qui 25 Dez 2014, 20:47

    Ernesto, Paz!

    Sim, Ernesto, é exatamente isso. Eu sou um unitarista congregando em uma igreja trinitariana. Mas, conheço batistas, presbiterianos, pessoas da congregação cristã do Brasil e mesmo adventistas unitarianos também. (muitos adventistas foram contrários a adoção da trindade pela igreja na década de 80)

    Não, Ernesto, eu não sigo a linha das Testemunhas de Jeová; eu sigo a linha que Jesus traçou quando repetiu o Shemá, que é a declaração monoteísta expressa na Bíblia: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” e, olha só..., sabe o que está no original hebraico no lugar da palavra “Senhor”? Te respondo: Yahweh. Então, note que Jesus repete dizendo que o primeiro e grande mandamento é reconhecer, o nosso Deus, como o único Yahweh. Ou mais exatamente: Yahweh é UM. E já te mostrei que este é o Pai de Jesus, lembra? O próprio Jesus confirma isso em Jo. 17.3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Perceba que segundo Jesus a VIDA ETERNA não é reconhecer Deus como uma trindade, mas ao Pai, como único Deus Verdadeiro e Jesus como enviado desse Deus Verdadeiro. Entende?

    Veja o que Paulo diz em Gl. 3.20 “Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um.” Aqui Paulo fala do Mediador, dos mediados e a quem se media; e ao falar sobre isso ele quantifica o número em Deus. Pergunto: Ele apresenta Deus como três ou UM?

    Lá em Apocalipse, quando já restituído à sua Glória, Jesus continua reconhecendo apenas UM como sendo Deus. Leia Ap. 3.12 “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.”

    Ora, respeitável Ernesto, se o próprio Jesus, hora alguma ensina coisa diferente, porque eu deveria querer ver na Bíblia uma trindade? Veja o que os católicos fizeram com Maria, e perceberá a semelhança, guardadas as devidas proporções, com o que os cristãos, à medida que o tempo avançou, fizeram com Jesus.

    Portanto, bom amigo, é nisso que creio:  UM, ÚNICO e UM SÓ Deus, o Pai.

    Um detalhe que você precisa considerar...! Esqueça as crenças dos Testemunhas de Jeová, ou o "jeovismo" quando for buscar a verdade. Você precisa mesmo esquecer até os Adventistas do Sétimo Dia ou o adventismo quando está buscando a Verdade. Peçamos orientação a Yahweh e que ele atue em nós pelo seu Espírito.

    Só para te mostrar que as Testemunhas de Jeová não são os inventores do unitarismo como se acredita erradamente aqui no Brasil, listo abaixo alguns nomes, que se somariam a todos os unitarianos escritores bíblicos, mas que viveram depois deles e antes de Charles Teze Russell.

    NAS ÉPOCAS DOS CONCÍLIOS

    Os Bispos:

    Eusébio de Nicomédia (Este batizou o imperador Constantino em seu leito de morte), Eusébio de Cesareia (Este é autor do livro História Eclesiástica à venda na maioria das livrarias evangélicas. É obra de grande valia sobre a história da igreja), Eusébio de Emesa, Acácio de Cesareia, Paulino de Tiro, Anfião de Sidon, Teódoto de Laodiceia, Teodoro da Trácia, Narciso de Irenópolis, Teogno (Teógnides) de Niceia,  Samósata de Niceia, Teónas (Teão) da Marmarica, Secundus da Ptolemeia, Zíporo de Barca, Dathes de Pentápolis, Secundus de Teucira, Demófilo de Constantenopla (Este foi o Bispo deposto por Teodósio I, o imperador que impôs o trinitarismo no império romano.), Lúcio de Alexandria, Jorge de Capadócia, Gregório (Este não é o Gregória de Nazinanzo (que foi biso de Sásima) ou de Nissa, que foram juntos com Basílio de Cesareia conhecidos como os padres capadócios.) de Capadócia, Atanásio de Anasarbos, Jorge de Laodiceia, Potâmio de Lisboa (Potâmio é o primeiro bispo conhecido de Lisboa, era espanhol de nascimento), Saturnino de Arles, Auxêncio de Milão, Auxêncio (Mercurino) de Dorustorum (Era filho adotivo de Úfila, provavelmente foi diácono em Alexandria.), Maris (Mário) de Calcedônia, Eustáquio de Sebastes, Patrófilo de Citópolis, Menofantos de Éfeso, Leôncio de Salona, Leôncio de Antioquia, Pisto de Alexandria (Pisto foi indicado como Bispo para Alexandria pelo sínodo de Tiro, mas em seu lugar foi empossado pelo "Papa" Júlio de Roma, o bispo Atanásio.), Aécio de Antioquia (Este foi vitorioso, dialeticamente, contra Basílio de Cesaréia (um dos três padres Capadócios) e Eustáquio no sínodo de Sírmia. Euzóio de Antioquia, Ulfila (Wulfila) da Dácia (Chamado de apóstolo dos godos e criador do alfabeto gótico, ao qual utilizou para traduzir a Bíblia para aquela língua.), Ajax da Gália, além de Valente de Mursa, Ursácio de Sigiduno, Eunomos de Cízico, Gemínio de Sirmione, e Gaio, Marcos de Aretusa, Jorge I de Alexandria, Peládio de Raziária, Maximino da Ilíria (Esse bispo latino foi um dos unitarianos que fez frente a Agostinho de Hipona em seu tempo. Diz o livro História da Literatura Cristã Antiga Grega e Latina, à página 364, de Claudio Moreschini que Maximino teve “...a oportunidade de entrar em controvérsia pública, não sem sucesso, com o velho Agostinho”)

    NA ÉPOCA DA REFORMA

    Diversas especialidades: matemáticos, cientistas, filósofos, historiadores, doutores, etc:

    Martin Cellarius (1499 - 1564)
    Ludwig Haetzer (1500-1529)
    Giorgio Biandrata (1515-1588)
    Miguel de Servet (1511 - 1553)
    George van Parris (falecido em 1551)
    Bartolomeu Legate (1575 - 1612)
    John Assheton (idos de 1548)
    Francis David (1510 - 1579)
    Stephen Nye (1648 - 1719)
    William Whiston (1667 - 1752)
    Henry Hedworth (1626-1705)
    Thomas Emlyn (1663-1741)
    Sir Isaac Newton (1642 - 1727). O famoso cientista

    Há outros, mas acho que essa lista seja o suficiente para te mostrar que o unitarismo não é coisa recente.

    É uma verdade eterna: Deus é UM, e este é o Pai.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Ernesto Sex 26 Dez 2014, 15:02

    Valdomiro diz;

    É uma verdade eterna: Deus é UM, e este é o Pai.

    Ernesto responde;

    Respondeste bem! A verdade é sómente uma; Deus é um, e este é o Pai.
    Eu vejo certa confusão na tua afirmativa; Se Deus é Pai então ele tem filho não é? Ou eu estou errado, Eu pergunto a vc. O filho é mentiroso? Cristo disse que ele saiu do Pai, João 17:8, ora se Cristo saiu dele, então ele é uma parte do Pai, Ele não nasceu como os homens nascem, João 1:1-3, diz que ele é a palavra do Pai, é do conhecimento de todos que, antes que a palavra sai, ela faz parte do próprio individuo, porque a palavra é gerada dentro do individuo; isto é, a palavra, que é Cristo, é parte das entranhas do próprio Pai, por isso ele é a continuidade da identidade paterna. E o Próprio Cristo disse que ele e o Pai são um. E ele também disse que é Senhor e mestre.João 13:13, em Heb.1:8, mas do filho diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos seculos dos seculos,cetro de equidade é o TEU REINO. Não se esqueça que tudo foi criado por Cristo
    Agora surge a pergunta; Como podem ser o mesmo Deus, sendo que o filho foi pronunciado da boca do Pai, e se tornou outro ser, ou pessoa?
    Acontece que o termo¨DEUS¨é um titulo, e não um nome proprio,DEUS é um sistema de governo que é composto de três pessoas, que sairam da mesma arvore genealógica.
    Cada um exerce uma função na manutenção do grande universo.
    Paulo fala a respeito de Cristo diz: Heb.1:3,O qual é o RESPLENDOR DA SUA GLORIA,(DEUS) e a expressa imagem da sua pessoa etc. Isto que dizer que Deus o Pai continua Espirito,e invisível (assim como o Cristo antes de se fazer carne era Espirito e invisível) mas, para o Pai se identificar com a humanidade, ele enviou uma parte de si mesmo, o Cristo se fez carne (visível). mas, continua sendo a expressa Gloria do Pai, ele apenas tomou a forma humana, assim o Cristo (Deus)representa o DEUS, Pai. perante a humanidade. Porque eles são a mesma divindade.

    Se não entendeu, então vamos dialogar mais

    Abraços Ernesto
    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Diephe Sex 26 Dez 2014, 20:42

    Fui Adventista por quase 30 anos...

    No início da igreja Adventista era uma "trindade hierárquica" (ou por outro ponto de vista, um semi-arianismo). Essa é a doutrina que defendo até hoje.

    A igreja Adventista original foi extinta em 1989 quando houve a criação da rede Novo Tempo. A partir daí, tudo foi mudado: hinários, pregações da volta de Cristo (foram praticamente extintas; criaram um termo chamado "esperança" que é totalmente genérico). Para mim só vem uma palavra na mente quando penso em Rede Novo Tempo: Ecumenismo.

    A escritora Ellen White em livros como "Primeiros Escritos", "Grande Conflito" Cristo é sempre descrito como o "Filho de Deus" e a figura de Deus era sempre a figura do Pai. Somente depois da década de 1980 que Cristo começou a perder a imagem de Filho e passou a ser o próprio Pai.

    Aliás foi desde os inícios das década de 1990 que comecei a estudar sobre a natureza divina. É exatamente por isso que permaneço numa crença "sui generis" (única). A expressão "Eu e o Pai somos um" simplesmente adquiriu uma conotação mística ou gnóstica em nossos dias. É de João 17 que veio o problema e de onde veio a resposta; lá confirma a unidade de Cristo mas, não a unidade mística (corpórea) e sim a "submissão à vontade". Dizer que Cristo é o próprio Pai, anula a própria frase "Eu e o Pai somos um" que ensina sobre "o fazer a vontade".

    Quando Cristo disse, "Eu e o Pai somos um":
    - Ele não estava falando do sentido literal (corpóreo);
    - Ele estava simplesmente ensinando que tornar-se "um" com alguém é simplesmente  anular a si mesmo e fazer a vontade de outro.

    É por isso que cristão (tanto unitarista e trinitaristas) fecham os ouvidos; porque ser um com Cristo é abandonar a individualidade de cada um. Atualmente ambas as teses levam a um ecumenismo ecumenismo, isto porque ambas as teses levam a um mesmo resultado.

    Por outro lado o unitarismo só consegue defender a si mesmo quando despreza indiretamente a Cristo

    OBS.: A senhora Ellen White escreveu poucos livros; a maioria dos livros é a própria associação mundial que separa trecho de textos e condensa em um livro. E todo mundo sabe que separar textos de um outro contexto vira uma nova Religião. É assim que eles (líderes) passaram a mudar a cabeça dos seus membros. O conjunto de livros chamado "Testemunhos Seletos" é um exemplo de livros criados a partir de cartas (quase todos os livros vieram de cartas). Um bom exemplo da mudança de pensamento por parte dos livros era um livreto chamado "Vida no Campo" onde era condessado varios trechos onde a senhora Ellen White aconselha aos Adventistas irem morar em comunidades no campo. Diz para um Adventista procurar esse livro para ver se vai encontrá-lo à venda pela associação (sede da liderança adventista). O livreto praticamente foi extinto... porquê? porque vida no campo não rende dízimos e ofertas e a liderança centralizada perde seu propósito, ou seja, a Associação perderia seu poder.
    O próprio livreto (vendido para os membros para eles distribuírem) chamado "A Esperança" nada mais é que humanismo religioso com uma pitada da doutrina dos testemunhas de jeová que ensina que o "céu é aqui".

    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Valdomiro Sáb 27 Dez 2014, 14:01

    Ernesto, Paz!


    Ernesto escreveu:Cristo disse que ele saiu do Pai, João 17:8, ora se Cristo saiu dele, então ele é uma parte do Pai

    Ernesto sair de Deus não significa ser Deus, primeiro porque ele seria, então, uma parte e não o todo. Segundo porque o próprio corpo humano de Jesus também veio de Deus já que Maria não era hermafrodita, e ninguém poderá dizer que o corpo humano de Jesus era parte de Deus. Logo, bom e respeitável amigo, o teu argumento não se sustenta.

    Atente para o que ele disse no verso  de Jo. 17.3. É só ficar com o declarado ao invés do inferente. O declarado é: SÓ o Pai é o único Deus Verdadeiro. O inferente é: Jesus saiu de Deus, então, ele é Deus também. Entre a afirmação de Jesus e a tua conclusão, com qual deveríamos ficar?

    Olha..., em Rm 11:36, tem uma infomação que, junto com o que eu já disse, te ajudará a quebrar esse teu paradgima: "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." Esse "dele" não é posse, mas origem conforme o original. Ou seja, tudo SAIU DE DEUS. E nem por isso TUDO É Deus por ter saído dele.  Está notando o problema do teu paradigma?

    Dizer que o Pai e o Filho são um, não é suficiente para estabelecer identidade na deidade, pois no próprio capítulo 17, versos 21-22 Jesus diz: "Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um." Ora, Ernesto, se seremos um com n'Eles (no Pai e no Filho) como o Pai e o Filho são um, evidentemente esse "UM" não quer dizer um Deus. Entende?

    Veja, irmão, infelizmente o adventismo sucumbiu a pressão e abraçou o dogma católico do trinitarismo.

    Prezado, o meu desejo sincero é que você antes de tentar buscar versículos para legitimar o cristoteísmo, busque primeiro refletir sobre os versos que tenho te apresentado.

    Eu abri mão da crença católica trindade, inclusive da versão adventista atual desse dogma ou qualquer outra versão, e sai da zona de conforto em favor daquilo que vejo como Verdade ensinada por Jesus. Só o Pai é Deus.

    Paz!
    Valdomiro.
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Ernesto Sáb 27 Dez 2014, 15:31


    Valdomiro diz;


    Ernesto sair de Deus não significa ser Deus, primeiro porque ele seria, então, uma parte e não o todo. Segundo porque o próprio corpo humano de Jesus também veio de Deus já que Maria não era hermafrodita, e ninguém poderá dizer que o corpo humano de Jesus era parte de Deus. Logo, bom e respeitável amigo, o teu argumento não se sustenta.

    Ernesto responde

    Meu irmão! Este argumento seu, não convence, por várias razões. Nós estamos falando de Cristo; e não de Jesus. O irmão está comparando a saída de Cristo de Deus Pai, como um objeto, (de seis tira dois fica quatro) Se a saída dele continuasse sendo apenas uma parte, nesse caso o Pai que cedeu uma parte também estaria mutilado.
    Com essa sua interpretação o irmão não chega a lugar nenhum.
    Outro ponto confuso; O corpo humano de Jesus nunca veio de Deus, Mat.1:20, Porque o que nela está gerado é do Espirito Santo.O Cristo que se tornou humano. Jesus, é singular,¨unigênito¨.
    Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo principio de dias, nem fim de vida etc.
    Heb. 1:8, Mas, do filho diz:Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino.

    Eu peço que me expliques: O que simboliza um trono? Quantos tronos existem no céu?
    Por favor me responda.
    Também me explique:o Apoc; 1:7-8, Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram ; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele Amém! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Principio e o Fim diz o Senhor, que é, e que era e que há de vir, o Todo-poderoso.
    Por enquanto vamos ficar só nessas, mas, vamos continuar.

    A propósito: Eu ja pedi muitas vezes que deixe placa de igreja de lado, porque; eu sou eu, e igreja é igreja. Eu não procuro saber se o colega aprendeu em tal igreja, ou se procurou por si mesmo dentro da bíblia. O meu diálogo é com a pessoa e não com igreja.

    Abraços Ernesto.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Valdomiro Sáb 27 Dez 2014, 19:25

    Ernesto, Paz!


    Se a saída dele continuasse sendo apenas uma parte, nesse caso o Pai que cedeu uma parte também estaria mutilado.

    Exatamente! O sair nada tem a ver com atribuir deidade a Jesus, doutra sorte aconteceria essa situação esdrúxula.

    Irmão, "Jesus" e "Cristo" são a mesma pessoa, não há como falar de duas coisas ou de duas pessoas a partir dessas palavras.

    A palavra "Cristo" significa UNGIDO. At 10:38 diz: "Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude" e At 2:36 "Deus o fez Senhor e Cristo."

    Note que quem o fez Cristo foi Deus.

    Caro irmão, o corpo humano de Jesus veio de Deus sim, caso contrário Deus não seria seu Pai. Leia Hb 10:5 "Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;"

    Sobre Ap. 1.7,8 ao apresentar apenas os versos 7 e 8, você isolou o 8 de seu contexto, dando a entender que o 8 se refere ao que foi traspassado, mas não é assim que o contexto apresenta.
    Leia, por favor,  o verso 4 :"João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 5 E da parte de Jesus Cristo..."

    Notou que são distintos?

    Até o verso 7, tem-se um prólogo, que nos diz de onde vem a mensagem. Leia o verso 1: "Revelação de Jesus Cristo a qual Deus lhe deu...". O v. 8 é o recado de Deus dado a Jesus, que por sua vez entregou ao anjo e este a João. A questão, caro Ernesto, é contexto. Só isso! Se você ler o contexto não achará que Jesus é o Todo-Poderoso.


    A propósito: Eu ja pedi muitas vezes que deixe placa de igreja de lado, porque; eu sou eu, e igreja é igreja. Eu não procuro saber se o colega aprendeu em tal igreja

    OK! É que como você me pergunto sobre eu ser da Assembleia, achei que isso fosse importante para você. Que bom que não é!!!

    Medite nos versos que estou te apresentando, já que citar outros sem relação direta não resolve a questão.

    Grande abraço!
    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Ernesto Dom 28 Dez 2014, 19:11


    Ernesto, diz:


    Se a saída dele continuasse sendo apenas uma parte, nesse caso o Pai que cedeu uma parte também estaria mutilado.

    Valdomiro diz:

    Exatamente! O sair nada tem a ver com atribuir deidade a Jesus, doutra sorte aconteceria essa situação esdrúxula.

    Ernesto responde;

    Engano seu: João 17:5, E, agora glorifíca-me tu, Ó Pai, junto de ti com aquela gloria que tinha contigo antes que o mundo existisse.
    Heb. 1:8, confirma, mas, do filho diz: ( Ele diz a respeito do filho) Ó Deus o teu trono subsiste pelos seculos dos seculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino, para reforçar ainda mais, leia o verso 3,O qual (Cristo) sendo o resplendor da sua gloria (de Deus Pai) e a expressa imagem (Cristo)da sua pessoa ( de Deus Pai)

    Valdomiro diz;

    Irmão, "Jesus" e "Cristo" são a mesma pessoa, não há como falar de duas coisas ou de duas pessoas a partir dessas palavras.

    Ernesto responde:

    Eu sei que é a mesma pessoa, com a diferença de Cristo era Espirito antes de se fazer carne, depois de nascer em forma humana recebeu o nome Jesus. Mat 1:21. A bliblia deixa claro que o filho desde os dias da eternidade era Espirito igual o Deus Pai. No nascimento ele se revestiu da humanidade, a partir de então o conhecemos por Jesus.

    Valdomiro


    A palavra "Cristo" significa UNGIDO. At 10:38 diz: "Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude" e At 2:36 "Deus o fez Senhor e Cristo."
    Note que quem o fez Cristo foi Deus.

    Ernesto responde:

    Leia e releia Filipenses 2:6-7, Sendo em forma de Deus etc. aniquilou-se tomando a forma de servo, Cristo em forma de Deus se entregou nas mãos do Pai para (o Pai) fazer dele o que quizesse,Lucas 1:35, e a virtude do Altissimo cobriu Maria com a sua sombra, e o filho de Deus nasceu em forma humana.

    Valdomiro diz;

    Caro irmão, o corpo humano de Jesus veio de Deus sim, caso contrário Deus não seria seu Pai. Leia Hb 10:5 "Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;"

    Ernesto responde;

    O corpo humano NÃO VEIO de Deus, apenas a vida veio dele, a carne era Maria,

    Valdomiro diz;



    Sobre Ap. 1.7,8 ao apresentar apenas os versos 7 e 8, você isolou o 8 de seu contexto, dando a entender que o 8 se refere ao que foi traspassado, mas não é assim que o contexto apresenta.

    Ernesto responde;

    Eu vejo que o irmão procura minimizar o verso 8.que é uma exclamação de glorias, sobre a vinda de Cristo anunciada no verso 7,Depois já começa outro paragrafo.que se relaciona com as obras de Cristo.O verso 4, te denuncia, porque ele fortalece ainda mais o verso 8.
    Eu lhe deixo bem claro que creio que Deus Pai é soberano, e todas as coisas que fazem juntos é com o aval do Pai, é questão administrativa, isso não rebaixa a natureza divina de Cristo, porque Deus é apenas um titulo de um sistema de governo e não nome próprio.

    A proposito: eu pedi a sua tese sobre os versos Apoc.3:21: Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no SEU trono. DO PAI. Pergunto: Quantos tronos o Pai Tem no céu?

    Abraços Ernesto
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Valdomiro Dom 28 Dez 2014, 19:44

    Caro Ernesto, Paz!

    A citação de Jo. 17.5 não fala nada de uma identidade na deidade. Apenas que Jesus tinha uma glória com o Pai antes.

    É engano achar que Hb. 1.8 diga alguma coisa a respeito da suposta deidade de Jesus. Basta você ler o Salmo 45 todo de onde foi tirado esse trecho.  Porém, você poderá dizer que o trono é eterno, mas você precisa saber o que significa a palavra eterno em muitas ocasiões dentro da Bíblia. Por exemplo, acerca de Salomão, Yahweh falou em I Cr. 17.12: “Este me edificará casa; e eu confirmarei o seu trono para sempre.”. Salomão porém não esta reinando pessoalmente está? Lembra que é dito, na Bíblia, que Jesus entregará o reino ao seu Deus e Pai?


    Ernesto escreveu:Eu sei que é a mesma pessoa, com a diferença de Cristo era Espirito
    Não irmão o que Cristo era Jesus era. Você leu os versos que eu mostrei apontando que Deus o FEZ Cristo?
    Fp. 2.6 não ajuda e nem muda o fato. Nesse verso diz-se “FORMA de Deus” não “o próprio Deus”. Não conheço ninguém que use um comparativo para falar da própria coisa comparada em relação a essa mesma coisa. A própria ideia de comparação enseja coisas diferentes. A palavra “FORMA” atrapalha teu intento.


    Ernesto escreveu:A bliblia deixa claro que o filho desde os dias da eternidade era Espirito igual o Deus Pai. 
    Até agora não vi ninguém mostrar que ele era um espírito igual ao Pai. Apenas especulam sobre isso.


    Ernesto escreveu:O corpo humano NÃO VEIO de Deus, apenas a vida veio dele, a carne era Maria,

    Isso é você quem está dizendo, em conflido com o que a Bíblia relata. Se o prezado Ernesto deseja crer assim respeito, mas prefiro a Bíblia.

    Paz!
    Valdomiro.
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Ernesto Seg 29 Dez 2014, 10:18



    Valdomiro diz

    A citação de Jo. 17.5 não fala nada de uma identidade na deidade. Apenas que Jesus tinha uma glória com o Pai antes.

    Ernesto responde;

    Olá meu irmão! Se a Gloria que Cristo tinha ao lado do Pai na eternidade; não o eleva ao mesmo nível da divindade, então leia Genesis 3:22, Então disse o SENHOR Deus; Eis que o homem é como um de nós etc. Eu te pergunto, essa expressão não confirma a igualdade entre Pai e Filho? Se o Pai é divino, o filho também é.
    Outro ponto:
    O Pai permitiu alguma adoração a outro ser que não seja Deus? Mas em Hebreus 1; 6, ele mesmo diz....E todos os anjos de Deus o adorem.(O filho).

    Valdomiro diz;

    É engano achar que Hb. 1.8 diga alguma coisa a respeito da suposta deidade de Jesus.

    Ernesto responde;

    Meu querido! Não adianta pular a procura de versos para justificar a tua tese, O salmo 45; confirma com todas as letras que é Cristo, o Deus ali mencionado. V.6, O teu trono é eterno etc. Este trono é o mesmo do Apocalipse 3:21, ....Cristo disse: me assentei com meu Pai no SEU TRONO, SOBRE ESTE TRONO O IRMÃO AINDA NÃO SE PRONUNCIOU.
    Continuemos no V.7, Por isso Deus, o teu Deus etc. este verso completa Hebreus 1:8, Mas, do filho diz: Ó Deus, etc. Ele declara que o filho é Deus. Não tem como fugir dessa verdade..E, por falar em trono, vamos ler heb.1:3, Assentou-se a destra da majestade, nas alturas. Eu pergunto? A Majestade divina, ¨O Pai¨ está assentado sobre o que? E o filho não está assentado ao lado dele, e no mesmo lugar? Não deixam duvidas; os dois repartem entre si o trono nas alturas.
    Eu torno a repetir: Em toda a escritura encontramos a divindade de Cristo, porque ele saiu do Pai, por isso Cristo possui a mesma essência do Pai, porém, Eu creio que, O Pai é soberano, em matéria administrativa do universo ele dá a ultima palavra.

    Valdomiro diz;

    Fp. 2.6 não ajuda e nem muda o fato. Nesse verso diz-se “FORMA de Deus” não “o próprio Deus”. Não conheço ninguém que use um comparativo para falar da própria coisa comparada em relação a essa mesma coisa. A própria ideia de comparação enseja coisas diferentes. A palavra “FORMA” atrapalha teu intento.

    Ernesto responde

    Se o irmão interpreta este verso a sua maneira, então leia esta; Mateus 1:23, Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho, e ele será chamado pelo nome de emanuel. Que traduzido é DEUS CONOSCO. O que me dizes; Quem nasceu de Maria foi o Deus Pai, ou o Deus filho?

    Valdomiro diz;

    Até agora não vi ninguém mostrar que ele era espirito igual o Pai,
    Apenas especulam isso.

    Ernesto responde;

    Então prove na passagem de João 17;5, que a Gloria do Cristo com o Pai na eternidade era; Pai, Espirito, e Cristo de outra materia fisica.
    Mais outro ponto: Prove; mesmo que seja com outras passagens que o verbo ( palavra) que saiu da boca de Deus era de outra matéria sem ser Espirito. Mais outro; Vc, ja viu algum outro que não fosse divino, que tivesse o poder para criar todas as coisas no céu e na terra, inclusive todo o universo, diante do Deus Altíssimo, e o Altíssimo não dizer a ele: Pare com essa criação;O Deus aqui sou eu?

    Valdomiro comenta:

    Ernesto escreveu: O corpo humano NÃO VEIO de Deus, apenas a vida veio dele, a carne era Maria,
    Isso é você quem está dizendo, em conflido com o que a Bíblia relata. Se o prezado Ernesto deseja crer assim respeito, mas prefiro a Bíblia.

    Ernesto responde:

    Assim dizes: Que preferes a bíblia; então mostre na bíblia que Cristo já possuía corpo humano antes de nascer de Maria, e que a VIRTUDE do Altíssimo que foi introduzido em Maria através do Espirito Santo tem sido de outra matéria e que não tem sido a mesma matéria Espiritual do próprio Deus..

    Abraços Ernesto

    Meu caro companheiro deste forum; eu vou me ausentar por alguns dias porque vou viajar, na minha volta continuaremos.
    Abraços. Uma feliz entrada no novo ano.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Valdomiro Seg 29 Dez 2014, 22:25

    Ernesto, Paz!

    Eu poderia falar, como tenho feito depois que me propus a dialgocar contigo, sobre os vesos que você tem citado, mas nessa postagem vou me limitar a alguns pontos, pois não vejo você disposto a medittar sobre o que tenho dito e sobre os versos que tenho mostrado. Parece que o irmão ignora e fica tentando arrumar outros versos que para você afirmam a deidade de Jesus, quando na verdade não confirmam.


    Sobre Jo. 17.5, não irmão, esse verso, não confirma a deidade de Jesus. O próprio Jesus disse: “E eu dei-lhes a glória que a mim me deste”(v.22). Se Jesus ter glória com o Pai o faz Deus com ele, então, os discípulos também são Deus com Cristo. Percebeu o teu erro de raciocínio?

    Gn. 3.22 só complita teu ponto de vista, já que os homens se tornaram “como um de nós”. E se esse “nós” fosse a deidade, então, os homens seriam Deus também? Mais uma vez pergunto: Percebeu o teu erro de raciocínio?

    Eu pedi para você ler o Salmo todo e você não o fez, continua isolando os versos e achando que eles isolados confirmam a deidade de Jesus.

    V. 1 “O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei.”

    v. 2 “Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.”

    DEUS abençoou o Deus falando no verso 6 e DEUS o ungiu. Pensa irmão, pensa... Qual Deus, verdadeiramente Deus precisa ser ungido?

    v. 6,7 “O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade. Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.”

    v.9 “As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir.”

    Deus, aquele que tem um trono perpétuo, tem filhas, as companheiras de suas filhas e uma rainha. Você acha isso uma descriação da Deidade ou do Rei, que recebeu esse título protcoloar?

    V. 16 "Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra."

    O Deus que você leu no verso 6 tem, também, pais e filhos.

    Mas, apesar de eu te mostrar na Bíblia você pode achar que o que eu mostrei na Bíblia é ideia minha, e, por isso, vou te apresentar comentários sobre esse verso apresentados por trinitarianos mesmo:

    A tradução Ecumênica da Bíblia (TEB), elaborada por Católicos e Protestantes, da Editora Loyola assim comenta o Salmo: “Deus, palavra que por vezes é aplicada a homens (cf. Ex. 4.16), parece aqui designar o rei. Segundo as versões, o v. 7 se dirige a Deus. Contudo, Hb. 1.8-9 o aplica ao Filho. Os modernos muitas vezes têm interpretado 'teu trono é (o) de Deus' (cf. I Cr. 29.23), ou então 'teu trono é (como o de) Deus'”

    Isto pode ser constatado também na Bíblia de Jerusalém que traduz o Salmo a partir do hebraico assim: “Teu trono é de Deus, para sempre e eternamente! O cetro do teu reino é cetro de retidão!”, ainda em nota de rodapé na mesma Bíblia se encontra: “O grego traduz: 'Teu trono, ó Deus...', vendo no termo elohim um vocativo qualificando o rei; este título protocolar é de fato aplicado ao Messias (Is.9.5), assim como aos chefes e aos juízes (Ex. 22.6/ Sl. 82.6), a Moisés (Ex. 4.16/ 7.1) e à casa de Davi (Zc. 12.8 ).”
    .


    Você falar do trono de Ap. 3.21 não ajuda muito, pois também está escrito que nos assentaremos no trono, assim como Cristo venceu e se assentou com seu Pai no seu trono.  Quando você sentar no trono de Cristo, você (Ernesto) será Cristo ou será Deus? Vê o problema? Portanto meu irmão, siga meu conselho e contextualize as afirmações bíblicas, assim você não verá o que quer, mas o que há!

    O restante, desculpe-me, não vou comentar e talvez não comente os outros versos, já não tenho visto você meditar sobre o que tenho apresentado.

    Tenho esperança que eu não respondendo você faça uma releitura e medite no que escrevi, ao invés de ficar com desejo de dar uma resposta e esqueça de refletir, que é o mais importante.

    Boa viagem e bom retorno!

    Próspero Ano Novo!
    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Gilcimar Dom 01 Fev 2015, 10:52

    Valdomiro

    Antes quero deixar claro que não compartilho dos argumentos construídos a partir do Jo. 17.5 e Gn. 3.22 para defender a deidade de Cristo pelas mesmas razões que você com muita propriedade mostrou...

    Mas o Salmos que você indicou a leitura ao Irmão Ernesto está falando do Cristo?

    Pois parece que o ser que se tornou o Cristo teve antes que se esvaziar-se de si mesmo para ficar nessa condição...

    Então fica algumas perguntas que acredito que merecem respostas:

    1-Quando o Cristo foi ungido?
    2-Em que condição de Filho ele é apresentado no Salmos?

    Obs: A pergunta 2 foi feita desta forma porque você em algum momento parece ter criado uma condição de filho particular que estava associada a sua condição de "ser o Cristo"..

    Veja o que você disse no outro tópico:

    Valdomiro escreveu:"Parece claro que a expressão “Filho de Deus” se associava a ser Cristo e não uma identificação com o Deus Vivo."
    Postagem 40 no final segundo paragrafo no LInk :http://www.forumevangelho.com.br/t3694p30-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao

    3- Ele sempre foi o Cristo ou foi feito assim algum momento? Antes de ser o Cristo ele era filho em que condição?



    Conclusões cabíveis:

    Deus ungiu e abençoou alguém que tomou a forma de ser seu servo em vez de portar-se como igual a Ele!

    Independente de que condição antes ele era é claro que os salmos fala do Cristo e de como a condição de Cristo o tornou em relação a seu Pai...


    Abraços..!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Valdomiro Qua 04 Fev 2015, 20:00

    Gilcimar, Paz!

    Se você não crê que Jesus seja Deus por causa de Jo. 17.5 e Gn. 3.22, então, amém!

    Nem sei porque você escreveu as linhas na sequência, já que meu diálogo com o Ernesto era sobre isso.

    Mas o Salmos que você indicou a leitura ao Irmão Ernesto está falando do Cristo?
    Ao invés de me perguntar, por que você não faz uma afirmação? "Olha Valdomiro o Salmo que você citou para o Ernesto, está falando de Cristo por causa disso e disso" ou "não está falando de Cristo, por causa disso e disso", ou "está falando de um ser que viveu antes de encarnar" ou "não está falando de ninguém, só do rei". Diz ai, caro amigo, alguma coisa!!!

    De qualquer forma minha citação foi uma reposta a insistência do Ernesto em querer chamar Jesus de Deus com base em Hb. 1.8, que é uma referência do Sl. 45.6.

    O que o querido irmão Ernesto fez foi o que, via de regra, os trinitários fazem, mostrei que a citação do Sl. 45.6 feito em Hb. 1.8 não confirma a deidade de Jesus.

    A minha citação da postagem 40 intenta indicar que a expressão "Filho de Deus" não é sinônimo de Deus Filho, por isso há o acréscimo "e não um identificação com o Deus vivo". (identificação, evidentemente, no sentido de identidade). Só tem sentido tu teres citado essa postagem se não a tiveres entendido.

    Não vi muito sentido em tuas perguntas, mas se elas tem algum sentido, eu pediria que você transformasse em afirmação do tipo: "Eu Gilcimar creio assim e assim, com relação a isso e aquilo". Enquanto você pergunta as coisas e não prova, a partir do teu ponto de vista, quem Jesus era antes de se tornar servo, não adianta, porque não vejo razão, dentro da Bíblia, para acreditar que "1/3" ou o "Deus Pleno" resolveu se tornar servo.

    OBS: Tua resposta no tópico a trindade está em construção. Entrei de férias e deixei as 5 páginas já escritas no PC do trabalho. Assim, só vou concluir quando pegar as que já digitei para completar, ou quando voltar de férias.
    Paz!

    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Gilcimar Qua 04 Fev 2015, 23:09

    Valdomiro....

    Não sei se é  um recurso que você tem para não responder perguntas dizer que elas  não tem sentido ,  ou porque realmente  elas  não tem sentido,  pois você decide por si mesmo que as perguntas são sem sentido e não  as respondem. Mas será que tua avaliação  sobre as perguntas está correta?

    Eu te perguntei sobre o Salmos para saber se realmente  você sabia se ele falava do Cristo....

    Pois você usou elementos do texto  como provas da não deidade de Jesus mas se o texto fala do Cristo  logo fala de um ser que se tornou assim  e foi ungido nessas condições isso  tiraria a força dos teus argumentos....


    A tua intenção na postagem 40 citada por mim eu já tinha entendido  apenas fiz a observação que para você quebrar a ideia  do filho de Deus de Jesus ser uma identidade  de Deus filho você o associou a condição dele de  ser Cristo mas ele nem sempre foi Cristo  logo não tinha essa condição antes por isso perguntei em que condição de filho era antes disso visto o Unitarismo acreditar que ele sempre foi filho desde sua origem até mesmo antes de ser Cristo...

    Se o evangelho chama ele de filho na condição de Cristo que tipo de condição filho ele era quando não era o Cristo?

    E se para ser este tipo de filho ele teve que se esvaziar  logo qual tipo de filho ele seria antes disso?

    Infelizmente por mais sentido que faça  você vai dizer que não faz sentido essas perguntas mas fazem por causa de tuas afirmações....

    Se eu faço afirmações  você as chama de malabarismos e as ignoram  , se faço perguntas  você diz que é sem sentido e as ignoram também...

    Assim fica dificil  Valdomiro...

    Na próxima postagem vou  trabalhar  Hebreus 1:8   com o Salmos 45:6....

    Abraços..!
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Ernesto Qui 05 Fev 2015, 20:12

    Valdomiro diz;


    e qualquer forma minha citação foi uma reposta a insistência do Ernesto em querer chamar Jesus de Deus com base em Hb. 1.8, que é uma referência do Sl. 45.6.

    O que o querido irmão Ernesto fez foi o que, via de regra, os trinitários fazem, mostrei que a citação do Sl. 45.6 feito em Hb. 1.8 não confirma a deidade de Jesus.

    Ernesto responde:

    Meu amado irmão Valdomiro; em Hebreus 1:8, diz: MAS DO FILHO DIZ: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos seculos dos seculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino etc. Aqui se refere ao filho e não ao Pai,( DO FILHO DIZ) embora esta passagem seja uma copia do sal. 45:6,
    Eu vou lhe mostrar outras passagens idênticas referentes ao Pai como também ao filho.

    HÁ NOMES DO PAI QUE TAMBÉM SÃO ATRIBUIDOS A JESUS

    Em Joel 2:32 diz: E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor Jeová será salvo etc.
    Em Rom 10: 13 diz: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. No verso de Joel reivindica a autoridade á Jeová. Lendo o contesto da passagem de Rom. Vemos que se aplica exclusivamente á Jesus como o Senhor.
    Em Isa. 45: 23a25 o Senhor Jeová diz: Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo o joelho, e jurará toda a língua.
    De mim se dirá: Tão somente no Senhor há justiça e força; até Ele virão e serão envergonhados todos os que se irritarem contra Ele. Mas no Senhor será justificada toda a descendência de Israel e Nele se gloriará.
    Esta passagem também reivindica toda a adoração única e exclusiva a Jeová.
    Em Fil. 2:9 Deus o Pai transfere todo esse poder e glória á Jesus, diz: Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e confesse que Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai.
    Ajoelhar-se diante de alguém é adoração. Como pode Deus Jeová ordenar a todos se ajoelharem diante de Jesus e o adorarem se Ele não for Deus também? Aqui dispensa mais comentários.
    Apenas mais um lembrete; Senhor é titulo de propriedade do céu e da terra, tanto o Pai como o Filho, usam esse mesmo titulo de posse.
    Exodo 6:2,
    E eu apareci a Abraão, e a Isaque, e a jacó como Deus Todo poderoso; mas, pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido. Aqui fala de Deus Jeová.

    Agora veja em Apoc.17:14, Estes combaterão contra o cordeiro, e o cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhorese o rei dos reis.
    Esses versos deixam alguma duvida?

    Abraços Ernesto
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Valdomiro Qui 05 Fev 2015, 22:20

    Olá Gilcimar, Paz!
    Não sei se é um recurso que você tem para não responder perguntas dizer que elas não tem sentido , ou porque realmente elas não tem sentido,
    É.... Acho que você não sabe mesmo. Se eu disse que elas não tem sentido, é porque para mim não tem sentido. Se elas tivessem sentido e eu disse que elas não tinham, eu estaria sendo desonesto. VOCÊ QUE NÃO GOSTA QUE NINGUÉM SEQUER PENSE ALGO NEGATIVO A TEU RESPEITO DEVERIA NÃO TROPEÇAR NAQUILO QUE CONDENA. E não me venha falar do “SE”. Você usa muito do "SE" para insinuar as coisas. Deixe esse expediente de lado.

    Olha uma coisa que eu acho sem sentido: “Mas o Salmos que você indicou a leitura ao Irmão Ernesto está falando do Cristo? ” Você deveria perguntar ao Ernesto ou então ao escritor aos Hebreus. A minha questão com o Ernesto foi mostrar que Hb. 1.8 não é, em absoluto, prova da deidade de Jesus, justamente pelo que se pode apurar do Salmo 45. O uso da palavra “Deus” no Salmo com relação ao monarca não indica uma divindade, mas um rei. É o Salmo aplicado ao rei que se referência a Jesus em Hb. 1.8. E aqui, meu amigo, não importa, para os fins de averiguação, se Jesus é o Cristo, um anjo, homem. Simplesmente Hb. 1.8 não pode ser tomando como “prova” porque o contexto não o permite. Mas, como você disse que iria comentar sobre o Sl. 45.6 e Hb. 1.8, estou ansioso para ver o que vem de substancial (ou não) por ai!

    Da postagem 40 tu só pegaste a parte que parecia te interessar. Eu não associei as coisas, o sacerdote o fez. O que se evidenciou junto com os outros exemplos que “Filho de Deus” não é sinônimo de “Deus Filho”.

    Mas, Leia-a novamente e notará que eu mostro com outros exemplos o porquê da expressão “filho de Deus” não poder ser entendida como “Deus filho”. Acho que você está procurando chifres em cabeça de cavalo. Respeito, mas tenho essa impressão. Daí seguiu-se uma sequência de perguntas baseadas em uma premissa equivocada, que para mim continuam sem sentido.

    Paz!
    Valdomiro

    Conteúdo patrocinado


    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 9 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 11:28