por Gleison Elias Seg 29 Jun 2015, 23:55
--
Betho,
Jesus é um ser humano. Ser humano não preexistem. Como o próprio Paulo diz, a ordem é "primeiro o terreno, depois o espiritual".
A condição de Cristo antes de existir é simplesmente não existir.
Sua pergunta equivale a mesma que "qual a condição de Paulo antes de nascer?".... Não há diferença alguma.
Jesus Cristo a princípio não é uma pessoa especial, mas sim uma pessoa UNGIDA.
Se é uma pessoa UNGIDA por Deus, é porque Deus O TORNOU especial, mas que por si só, é como qualquer outra.
Jesus também, é um ser humano, que SE TORNOU especial.
"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele."
Atos 10:38
"O Espírito de Yhwh é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,
A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável de Yhwh."
Lucas 4:18,19
"Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
(...)
Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo."
Atos 2:36
E não, quem considera "ungido" como qualquer rei não é judeu. Você que se pronunciou errado, pois até mesmo algum judeu diferencia o Messias como Messiach.
Quando se referir a Jesus, queira definir que o Ungido é Jesus, usando Cristo, Messias, ou mesmo em letras maiusculas que já fica melhor entendido, O Ungido.
Até nós somos os ungidos, e isso, do NT:
"Ora, quem nos confirma a nós e a vós ao Cristo, e que nos ungiu, é Deus"
2 Coríntios 1:21