F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+70
Roberto Costa
Betho
Arcolino
Tzaruch
Leo Carvalho
McLiano
Jorge Paulo Barbosa
Waiky
DiaconoJonas
Kellyne
Jaecio
Pires
Janete
Julio Celestino
Paulo Moraes
Edivagna
Tiago Garcia
Rodrigues
Mario Wellington
Elielson Ribeiro
Dannilo Stelio
Clayton Lima
Célio Saldanha
Gilcimar
Rasabino
Prof. Azenilto G. Brito
Fabio dos Santos
Ademar
RBianch
Juliano Toledo
Diephe
Bruno Azeredo
Vasuilvan
CarlosB
Gleison Elias
Flavio da Silva
Edinêr
Cintia Mendonça
Gerson Witezak
Thigo
Cassia Santos
EmanuelFFPavoni
Maristela
José Pereira
Márcio
Celia Carvalho
Claud.CJJ
Marcelo Almoedo
Cardoso
Diego
Francisco Ewerton
Edison
Leonardo
Marcia
Pr. Francisco Belvedere
Pereira
Lanes
Samuel Matos
Maria Madalena
Jefté
Anamim
--d@niel--
Clovis
Bruno
Devaney
Norberto
José Herminio
Márcio Gomes
Valdomiro
Zilton Alencar
74 participantes

    O Dizimo e a Nova Aliança

    Votação

    Qual a sua opinião sobre o dízimo na igreja?

    [ 36 ]
    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Bar_left33%O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Bar_right [33%] 
    [ 48 ]
    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Bar_left44%O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Bar_right [44%] 
    [ 25 ]
    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Bar_left23%O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Bar_right [23%] 

    Total de votos: 109

    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Valdomiro Ter 10 Fev 2015, 00:00

    Célio, Paz!

    Então os "patrões" que deveriam bancar o "bolsa família" dos judeus?!!

    De onde você tirou isso?

    Seria interessante apenas UMA ÚNICA CITAÇÃO BÍBLICA sobre esse argumento

    Pelo jeito você não estudou a questão do dízimo ainda. Todos as cobranças do dízimo são produtos agropecuários, portando de “latifúndios”:
    Lv. 27.10 “Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores”
    Lv. 27.32 “todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR”
    Dt. 27.12 “Dentro das tuas portas não poderás comer o dízimo do teu grão, nem do teu mosto, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas”
    Dt 14:22 “Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.”
    Dt. 14.23 “Comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas”
    Dt. 14.28 “Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas”.

    Célio, Paz!
    Tu achas, sinceramente, que colorizar a expressão “TODA ESTA NAÇÃO” fará com isso signifique “TODAS AS PESSOAS”? Ora, bom amigo, eu já pedi para você CONTEXTUALIZAR, mas não sei porque você oferece resistência a uma atitude que te fará compreender melhor as Escritura. Pense comigo: A viúva, o pobre e o forasteiro necessitado, eram beneficiários do dízimo ou obrigado a pagá-lo? Lei Dt. 26.12,13. O mandamento manda tirar do dízimo consagrado a Yahweh e dá-los aos necessitados. Então, caro amigo, teu destaque apenas mostra tua descontextualização.


    Não irmão, não estou acima de Deus. Estou citando o que está escrito. 

    Se você estivesse citando o que está escrito NÃO estaria falando de revelação. Pois o que está escrito TE IMPEDE de dar dízimo a quem não é da TRIBO DE LEVI, VIÚVA, ESTRANGEIRO (necessitado, já que o estrangeiro não tinha direito as terras de Israel).


    Na verdade 2 Tessalonicenses 2 diz que o homem que quer parecer Deus é que levanta contra o que está escrito, ensinando conforme suas concupiscências

    Isso! Dinheiro produz muito isso: CONCUPISCÊNCIA.


    Na Bíblia, o dízimo era para sustento dos levitas E.. (observe a CONJUNÇÃO "E") ão somente dos levitas e sacerdotes, mas também para os pobres e necessitados

    Exatamente. Pastor não é da tribo de Levi, não é pobre, nem necessitado.

    Sobre a porção dos cantores e porteiros. Você está vendo além da conta aqui! Porção de cada dia não é dízimo diário. É porção de cada dia (PONTO). De qualquer forma eu te pergunto de que tribo eram os cantores e os porteiros?


    O dízimo é a décima parte de tudo que a pessoa em particular receber. 

    Caro Célio, qualquer percentual é percentual de qualquer coisa. Aqui há um desvio sutil, pois uma coisa é considerar o que é um percentual OUTRA É SOBRE O QUE ESSE PERCENTUAL É INCIDENTE.


    O dízimo é do salário LÍQUIDO, ou do que a pessoa RECEBER. Certamente ainda não te citaram essa informação, mas agora já sabe

    Você precisa primeiro provar que dízimo era tributado sobre salário. Até agora estou esperando.

    Pode acreditar, irmão, Deus te escolheu para receber essa revelação!!

    Célio, eu estou acreditando que Deus pode ter me escolhido para mostrar que essa “revelação” é uma fraude piedosa, ou seja, você está com a melhor das boas intenções, mas está deturpando a Bíblia, talvez até sem se aperceber. Atine para o que está te sendo dito que talvez você perceba.


    De onde o dízimo DO VELHO TESTAMENTO era tirado de LUCRO irmão? 

    O problema, abençoado, é que você não se dá ao trabalho de sequer refletir. Parece está esperando sempre uma revelação.
    Já te mostrei, linhas acima, que o dízimo era tributado sobre produtos agropecuários. Agora pense.
    Um homem tem 10 vacas prenhas e um touro. Nascem 10 bezerras (supondo todas fêmeas). Quanto ele dará das bezerras que nasceram? Certamente 1 (10% de 10).  Com quantos animais ficou? Certamente 20 animais. Quantos tinha antes? Lembra? 11.
    Esse mesmo homem ao ter as 10 primeiras vacas prenhas novamente, mais as 9 que lhes ficaram, depois de crescidas, terá 19 novas crias. Das 19, pela lei do dízimo, só dará 1, pois 19 é 10 + 9. Das 10 ele tira 1, mas das 9 não tirará nada, já que não completou a conta de 1 em 10. Assim, ao final desse período o homem terá dado 2 animais e terá ao todo para si, 38. Se você não tiver percebido que só era possível alguém dar do lucro com esse exemplo, eu lamento! Mas é um fato.

    Você falou que o dízimo era tributado sobre o que REALMENTE ERA COLHIDO, para tentar descaracterizar a verdade da tributação sobre o lucro.  Esqueceu dos animais, mas tudo bem. Vamos tratar dessa questão também. O que percebo é que você não está se permitindo raciocinar. Considere que o judeu que obedecia à Deus teria suas bençãos sobre tudo. Então, apenas pense.... Sendo você um judeu obediência ao fazer uso de UM único grão de feijão para plantar, será que você encontrará na vargem que nascerá desse ÚNICO grão de feijão apenas uma única semente. Ou você colherá para cada grão plantado um monte de grãos, que INAPELAVELMENTE, por si só, já caracterizaria o lucro de 1 para, talvez, várias centenas de grãos.

    Bom, amigo, eu iria ler tudo de tua postagem. Mas, eu preciso saber se até aqui você está conseguindo assimilar o que tenho exposto.

    Perdoe-me não seguir na leitura. Presumo que vou encontrar a mesma necessidade de uma melhor reflexão tua naquilo que você escreveu.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.

    DiaconoJonas
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Número de Mensagens : 42
    Data de inscrição : 02/02/2015

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por DiaconoJonas Ter 10 Fev 2015, 09:24

    Bom dia e a Paz do Senhor a todos
    achei esse blog nas minhas pesquisas sobre dizimo e vim compartilhar
    http://respondapastor.blogspot.com.br/2014/08/o-novo-testamento-nao-aboliu-o-dizimo.html
    Deus abençoe a todos



    Maaser - Dízimo significa a décima parte de algo, paga voluntariamente ou através de taxa ou imposto, normalmente para ajudar organizações religiosas judaicas ou cristãs. Apesar de atualmente estar associada à religião, muitos reis na Antigüidade exigiam o dízimo de seus povos”.
    Se dízimo é somente “alimento” então o Eterno deu um mandamento para Israel que nem todos poderiam cumprir! Ele estaria sendo então seletivo em sua “escolha”? Somente os fazendeiros e pecuaristas poderiam então dizimar? Teria o Eterno excluído do cumprimento desta mitsvá – mandamento - os demais israelitas?

    A primeira ocorrência da palavra “dízimo” nas Escrituras está num evento que “desmancha” esta teoria. Vejamos o que nos diz o texto: “E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo” Gn 14:20. Se todos nos lembramos da história, Abraão vai em busca de seu sobrinho Ló e de sua família além de trazer junto com eles os “espólios” da guerra. Parte destes espólios foram entregues como dízimo por Abraão. Mas o que eram estes espólios? A Torah nos explica que compunham de: “E tomaram todos os bens de Sodoma, e de Gomorra, e todo o seu mantimento e foram-se” Gn 14:11. Então os espólios eram os “bens de Sodoma e Gomorra” e todo o mantimento. Pelo texto a Torah diz que o dízmo foi dado de TUDO e não somente dos “alimentos” que estavam disponíveis ali como espólio de guerra.

    Uma outra ocorrência diz algo semelhante: “E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Elohim; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo” Gn 28:22. Neste caso, Jacó estava indo para a casa de Labão e quando tece um encontro com o Eterno ele lhe faz uma oração e lhe diz que daria o dízimo “e de tudo quanto me deres”.

    Finalmente queremos mostrar que quando o Templo ainda estava de pé, eles agiam desta mesma forma: “E, depois que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram muitas primícias de trigo, mosto, azeite, mel, e de todo o produto do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância. E os filhos de Israel e de Judá, que habitavam nas cidades de Judá, também trouxeram dízimos dos bois e das ovelhas, e dízimos das coisas dedicadas que foram consagradas ao IHVH seu Elohim; e fizeram muitos montões” II Cr 31:5-6. No texto verificamos que os dízimos eram trazidos dos alimentos mas no mesmo verso diz-se que eram também trazidos “os dízimos de tudo” em abundância! Isso além de trazer também os dízimos das coisas dedicadas, com os quais fizeram “montões”. Imaginamos que os cereais e as frutas ainda poderiam ser colocados em “montões”, mas como fazer isso com os animais? Você imagina uma pilha de vacas ou ovelhas? Isso certamente seria difícil de se imaginar!

    Portanto concluímos que seria impossível dizer que nas Escrituras os dízimos são somente dos “alimentos” ou dos animais do rebanho. Dízimo é o produto de qualquer coisa que se produz ou do fruto de uma realização qualquer, como por exemplo o seu trabalho!
    Célio Saldanha
    Célio Saldanha
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : asetimatrombeta.blogspot.com
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 781
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília-DF
    Religião : cristão
    Igreja : Tabernáculo de Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -56
    Pontos de participação : 878
    Data de inscrição : 02/07/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Célio Saldanha Ter 10 Fev 2015, 16:20

    Valdomiro escreveu: Tu achas, sinceramente, que colorizar a expressão “TODA ESTA NAÇÃO” fará com isso signifique “TODAS AS PESSOAS”? Ora, bom amigo, eu já pedi para você CONTEXTUALIZAR, mas não sei porque você oferece resistência a uma atitude que te fará compreender melhor as Escritura. Pense comigo: A viúva, o pobre e o forasteiro necessitado, eram beneficiários do dízimo ou obrigado a pagá-lo? Lei Dt. 26.12,13. O mandamento manda tirar do dízimo consagrado a Yahweh e dá-los aos necessitados. Então, caro amigo, teu destaque apenas mostra tua descontextualização.

    Contextualizar é fazer uso de uma citação e ilustrar ela com novos elementos similares, tirando do passado para o presente e coisas do gênero. Como você delimita o texto apenas para o passado, então nem mesmo tem a necessidade de permanecer na sua Bíblia, pois serve apenas para se contar histórias.
    Essa Escritura de Deuteronômio 26 que citei foi para te mostrar que o DÍZIMO devia ir NÃO SOMENTE para os LEVITAS E SACERDOTES mas também para as VIUVAS, ORFAOS E NECESSITADOS. Desde o começo do debate que venho dizendo que o dinheiro da igreja é para salário dos que servem na igreja e para ajuda aos necessitados e reparo e manutenção do templo.

    No meu blog, desde 2004 já afirmava isso, mas infelizmente para conhecer sobre esse assunto precisa de humildade para aprender:

    Dízimos e Ofertas

    Você disse que o dízimo era somente para os sacerdotes e levitas, que foram abolidos por Jesus. E quanto as viúvas, órfãos e pobres? A lei acabou com eles também? Jesus aboliu a ajuda as viúvas, órfãos e necessitados??

    Veja bem o que citou:


    Valdomiro escreveu:Na tua cabeça sim, pois você está confundindo tudo. Na Bíblia o dízimo era sustento dos levitas, inclusive os sacerdotes, só isso. Você está querendo TIRAR a quem Deus o deu e dá-los aos pastores. Eu te pergunto: você está ACIMA de Deus, para mudar ao bel prazer o como se deve cumprir a ordenança sobre o dízimo? A "revelação" muda o que foi ordenado? Que revelação suspeita de fraude seria essa?

    Não sou eu quem está mudando isso, pois estou mostrando claramente a aplicabilidade contextual em todos os tempos, sem dividir a Bíblia em dois livros. Contextualizar é uma coisa que realmente tem mostrado desconhecer, pode ter certeza. Quando coloco pastores e trabalhadores da igreja, além dos necessitados incluídos como beneficiários do dízimo, estou contextualizando, enquanto que você que "contextualiza" diz que é somente para aquele tempo. Se foi Jesus mesmo quem deu uns para apóstolos, outros para pastores, profetas, evangelista, mestres, sendo Ele mesmo o SUMO SACERDOTE, então a contextualização mostra o sacerdócio claramente nesses ofícios.

    Valdomiro escreveu:A razão é simples, e você tem ignorado. O dízimo não era cobrado sobre salário, mas sobre lucro dos produtos agropecuários. Se você realmente ler a Bíblia não vai encontrar coisa diferente.

    Quando eu perguntei a você “Quem disse a você que os 10% devem ser para todos segundo a Bíblia?” Você blefou, pois citar Nm. 18.26 e falar de dízimo dos levitas para o sumo sacerdotes, nem de longe responde NADA de minha pergunta. Você pretende satisfazer a quem com esse tipo de resposta?

    Desculpe-me irmão, mas espero mais sobriedade de você nessa questão.

    Creio que essa citação bíblica será mais que suficiente para mostrar que a TRIBUTAÇÃO era para todos, e que não se tratava apenas de doações de latifundiários, mas de TODOS OS ARROLADOS.

    Reuniu, pois, os sacerdotes e os levitas, e disse-lhes: Saí pelas cidades de Judá, e levantai dinheiro de todo o Israel para reparar a casa do vosso Deus de ano em ano; e vós, apressai este negócio. Porém os levitas não se apressaram.
    E o rei chamou a Joiada, o chefe, e disse-lhe: Por que não requereste dos levitas, que trouxessem de Judá e de Jerusalém o tributo que Moisés, servo do Senhor, ordenou à congregação de Israel, para a tenda do testemunho?
    Porque, sendo Atalia ímpia, seus filhos arruinaram a casa de Deus, e até todas as coisas sagradas da casa do Senhor empregaram em Baalins.
    E o rei, pois, deu ordem e fizeram um cofre, e o puseram fora, à porta da casa do Senhor.
    E publicou-se em Judá e em Jerusalém que trouxessem ao Senhor o tributo de Moisés, o servo de Deus, ordenado a Israel no deserto.
    Então todos os príncipes e todo o povo se alegraram, e o trouxeram e o lançaram no cofre, até que ficou cheio.
    E sucedia que, quando levavam o cofre pelas mãos dos levitas, segundo o mandado do rei, e vendo-se que já havia muito dinheiro, vinha o escrivão do rei, e o oficial do sumo sacerdote, e esvaziavam o cofre, e tomavam-no e levavam-no de novo ao seu lugar; assim faziam de dia em dia, e ajuntaram dinheiro em abundância.
    O qual o rei e Joiada davam aos que tinham o encargo da obra do serviço da casa do Senhor; e contrataram pedreiros e carpinteiros, para renovarem a casa do Senhor; como também ferreiros e serralheiros, para repararem a casa do Senhor.
    E os que tinham o encargo da obra faziam com que o trabalho de reparação fosse crescendo pelas suas mãos; e restauraram a casa de Deus no seu estado, e a fortaleceram.
    E, depois de acabarem, trouxeram ao rei e a Joiada o resto do dinheiro, e dele fizeram utensílios para a casa do Senhor, objetos para ministrar e oferecer, colheres, vasos de ouro e de prata. E continuamente sacrificaram holocaustos na casa do Senhor, todos os dias de Joiada.

    2 Crônicas 24:5-14


    Certamente nessa citação bíblica vai argumentar que se trata de uma doação voluntária e que só aconteceu naquela época, certo? Mas se CONTEXTUALIZAR verá que tem detalhes ricos e preciosos nessa informação que nem precisa de REVELAÇÃO para perceber.
    Somando essa citação bíblica com outras, verá que Moisés REGULAMENTOU através de lei a forma correta de administração, mas que antes já era efetuada pelos filhos de Abraão.

    Lembre-se que eu citei o "pai" sendo dizimista e ensinando o "filho" também a ser dizimista, que no caso de Jacó, até o "neto" era dizimista.

    Como você é teólogo, então vou te relembrar o significado da palavra CONHECIMENTO e a diferença entre o conhecimento HEBRAICO e o conhecimento GREGO. Aliás, melhor, vou aguardar sua resposta sobre essa diferença.

    Bom, como o irmão DiaconoJonas relembrou, Jacó DEU DÍZIMO DE TUDO!! Repetindo: TUDO!!!

    E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.
    E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
    E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;
    E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

    Gênesis 28:19-22


    Essa citação que é a GÊNESIS do princípio bíblico SOBRE O DÍZIMO que primeiramente foi praticado por Abraão de forma amplamente declarada, mostra que PRIMEIRAMENTE Deus abençoa a pessoa, que posteriormente devolve a décima parte para a ordem de Melquisedeque.


    Valdomiro escreveu:Você falou que o dízimo era tributado sobre o que REALMENTE ERA COLHIDO, para tentar descaracterizar a verdade da tributação sobre o lucro.  Esqueceu dos animais, mas tudo bem. Vamos tratar dessa questão também. O que percebo é que você não está se permitindo raciocinar. Considere que o judeu que obedecia à Deus teria suas bençãos sobre tudo. Então, apenas pense.... Sendo você um judeu obediência ao fazer uso de UM único grão de feijão para plantar, será que você encontrará na vargem que nascerá desse ÚNICO grão de feijão apenas uma única semente. Ou você colherá para cada grão plantado um monte de grãos, que INAPELAVELMENTE, por si só, já caracterizaria o lucro de 1 para, talvez, várias centenas de grãos.

    Essa visão sobre o dízimo é muito limitada, mas da mesma forma serve para te mostrar o outro lado.
    Segundo você, o dízimo era somente do grão e mais da pecuária, dado somente aos levitas e sacerdotes e que seria SÓ do LUCRO. Nesse seu texto "contextualizado" você explica o dízimo de forma simplória e antiquada, certo? Mas desconsiderou que o DÍZIMO É DE TUDO QUE É COLHIDO. Foi sobre isso que Jacó citou. Agora me diga que não sabia? E me diga que isso só foi para aquele tempo? Foi antes da Lei de Moisés, então não pode ser aplicado em nossos dias? Foi da Lei, mas já foi abolido?
    As igrejas evangélicas que você conhece, realmente só colhe o LUCRO, mas de TUDO que a pessoa recebe. Recebem, mas não aplicam como devem. Agora, isso não anula a verdade que o dízimo é tirado do que é colhido INCLUSIVE O LUCRO.
    Se você planta um caroço de milho e nasce vinte espigas, não é o caroço de milho que você vai dizimar, mas da décima parte do que colher, compreendeu? Se plantar dez espigas de milhos e só nascer um caroço de milho, então não deve nada, pois é a décima parte do que deveria colher, não do prejuízo de ter que dividir um caroço de milho em dez partes. Os fariseu faziam essas contas, como você fez e por isso Jesus alertou:

    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o entro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
    Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo.

    Mateus 23:23-24


    Infelizmente você não consegue ver a diferença entre JUDEUS e ISRAELITAS. Isso é o mesmo que caminhão de japonês - parece igual, mas não é. Passe a separar na Bíblia as citações direcionadas aos judeus e as citações sobre Israel e verá a gritante diferença. Por um tempo, os judeus foram de Israel, mas após a dispersão das dez tribos, eles se tornaram um reino (do sul) juntamente com Benjamim. Se nem todo mundo que diz que é judeu é um judeu, quanto mais dizer que todo o Israel é um judeu. Isso é falta de REVELAÇÃO da Palavra. No Velho Testamento há uma distinção clara acerca desses dois reinos, na qual Cristo veio para restaurar, por isso todos nós fomos intitulados HEBREUS, que na verdade é CRISTÃO. Contextualiza isso?!!

    Irmão, a igreja evangélica é uma VERGONHA para os cristãos, pois assim como o catolicismo, está saqueando e aplicando golpes em pessoas ingênuas e leigas. É hora dos cristãos tomarem uma atitude em relação a ADMINISTRAÇÃO DA IGREJA e PROTESTAR contra a corrupção, como fez Martinho Lutero.

    Não podemos ser hipócritas, vivendo de fabulas e fantasias, enquanto que nossos irmãos estão sofrendo por falta de oportunidades. A pobreza sempre terá no meio do povo, mas nós, que somos abençoados, devemos contribuir para a manutenção e bem estar deles.

    A igreja evangélica é semelhante a igreja que está em Laodicéia, que se diz rica e abastada, a ponto de até rejeitar a cobrança de dízimos, mas não tem sequer um programa social. Quando dá uma cesta básica, já sai tocando trombeta e se tem algum necessitado, ignoram com argumentos mentirosos para não ajuda-lo. Esse espírito mesquinho e avarento que predomina sobre as igrejas está batizando essa nação, de forma que a corrupção está generalizada.

    Uma coisa, é não querer pagar o dízimo por falta de REVELAÇÃO, outra coisa é saber a verdade e rejeitar, além de negar, ainda leva outros a negar o que está escrito, o que é muito pior:

    Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
    Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
    Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
    E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.

    Mateus 18:6-9

    São Mateus 23 foi um discurso realmente muito duro para os religiosos da época, que contextualizando, ainda fere os religiosos do nosso tempo. Quem pode receber isso?

    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Valdomiro Ter 10 Fev 2015, 22:11

    Célio, Paz!

    Você continua fora da realidade, pois disse:

    Célio escreveu:Como você delimita o texto apenas para o passado, então nem mesmo tem a necessidade de permanecer na sua Bíblia, pois serve apenas para se contar histórias.
    Eu delimito o texto ao que o próprio texto é delimitado. Você faz uso genérico e ai faz dele o que quer, não o que a Bíblia determina. Se fosse como você defende, em termos de não delimitação, então, deveria estar queimando incenso e fazendo outros inúmeros preceitos que hoje não são mais necessários?

    Você também disso outra coisa fora da realidade:

    Célio escreveu:Você disse que o dízimo era somente para os sacerdotes e levitas, que foram abolidos por Jesus. E quanto as viúvas, órfãos e pobres? A lei acabou com eles também? Jesus aboliu a ajuda as viúvas, órfãos e necessitados??
    Caro, amigo, você precisa ter um pouco mais de discernimento. Viúvas, Órfãos e Necessitados NÃO FORAM instituídos pela lei, como eles seriam abolidos?! Tem certeza que você quis usar isso como refutação de alguma coisa?

    Para os necessitados a orientação não é dízimo, mas coleta: I Co. 16.1 "ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.  2 No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. "

    Veja ainda Rm. 15.26 "Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém." PARECEU BEM? Ora se o dízimo fosse obrigado e fizesse parte do sustento dos pobres da Igreja, Paulo não diria "PARECEU BEM", não é verdade? Pensa irmão, pensa!!!

    Com esse tipo de ideia que tenho lido, bom amigo, acho difícil que você se dê ao direito de perceber a verdade dos fatos.

    Desculpe-me mais uma vez irmão. Não vou ler o resto porque parece que você continuará distorcendo tudo e dizendo coisas sem noção, como essas citações mostram.

    No mais continuo rejeitando toda e qualquer "revelação" cujo objetivo seja beneficiar um grupo em detrimento do que VERDADEIRAMENTE ensina a Palavra de Deus.

    Paz!
    Valdomiro.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Valdomiro Ter 10 Fev 2015, 22:23

    Jonas, Shalom!


    Se dízimo é somente “alimento” então o Eterno deu um mandamento para Israel que nem todos poderiam cumprir! Ele estaria sendo então seletivo em sua “escolha”? Somente os fazendeiros e pecuaristas poderiam então dizimar? Teria o Eterno excluído do cumprimento desta mitsvá – mandamento - os demais israelitas?
    Deixa eu ver se estou certo ou errado: Esse argumento ai é de algum grupo messiânico, não é?

    Meu prezado, Yahweh deu um monte de mandamento, dentro da Torá, que se aplicava a um ou a outro e nem sempre a todos. Isso é algo que você encontrará sem muito esforço, em sua leitura diária da Torá.

    De qualquer forma, você não deve ficar preocupado se Yahweh deu um mandamento que nem todos podiam cumprir. Você deve verificar se Yahweh deu o mandamento para todos ou não, e não achar que foi dado a todos porque Yahweh não daria uma mitsvá que não fosse para todos. Isso não é argumento.

    Pegar a palavra "tudo" e tirar fora do contexto, aplicar o sentido lato e depois reinseri-lo no contexto é deturpar o sentido da palavra "tudo" no local onde ela está. Não faça isso!!!

    Vou dar um exemplo como esse argumento não tem força alguma. A Bíblia diz que em Ef. 1.10 "De tornar a congregar em Cristo todas as coisas". Você colocaria SATANÁS e seu anjos, nesse "TODAS AS COISAS"?

    Assim, bom amigo, fica fácil notar que se você arrancar a palavra do contexto ele será o que você quiser.

    Você acha que ao se falar em "muitos montões", então, um dos montões teria que ser de animais? Se você está usando essa argumento para negar alguma coisa, então, o dízimo dos animais não eram dados? Sinceramente, não vi sentido prático nessa tua colocação.

    Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    DiaconoJonas
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 42
    Idade : 35
    Cidade/Estado : RJ
    Religião : evangélico
    Igreja : Pentecostal Getsêmani
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 7
    Pontos de participação : 101
    Data de inscrição : 02/02/2015

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por DiaconoJonas Qua 11 Fev 2015, 14:49

    A Paz Valdomiro,
    mas você não acha que o dizimo e as ofertas é uma forma de ajudar a obra de Deus e deve ser feita de coração, e aliás se exarminarmos as escrituras vamos ver vários relatos de pessoas que ofertaram e  dizimaram.
    Abraão dizimou; GN 14:20
    Jacó movido a dar o dízimo GN 28:22
    Sustento dos Levitas Nm 18.21-24

    Levítico 27:30-32
    Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor.
    Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.
    No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor.

    2 Coríntios 9:6-8
    E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
    Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
    E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
    Célio Saldanha
    Célio Saldanha
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : asetimatrombeta.blogspot.com
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 781
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília-DF
    Religião : cristão
    Igreja : Tabernáculo de Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -56
    Pontos de participação : 878
    Data de inscrição : 02/07/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Célio Saldanha Qua 11 Fev 2015, 17:33

    Valdomiro escreveu:Como você delimita o texto apenas para o passado, então nem mesmo tem a necessidade de permanecer na sua Bíblia, pois serve apenas para se contar histórias.
    Eu delimito o texto ao que o próprio texto é delimitado. Você faz uso genérico e ai faz dele o que quer, não o que a Bíblia determina. Se fosse como você defende, em termos de não delimitação, então, deveria estar queimando incenso e fazendo outros inúmeros preceitos que hoje não são mais necessários?

    Então não é mais CONTEXTUALIZAÇÃO, mas delimitação do tema, de forma que o que está escrito é somente o que está escrito.
    A queima de incensos e fazer outros inúmeros preceitos que não são mais necessários, estão AMPLAMENTE ESPECIFICADOS no Novo Testamento. Quanto a isso, tenho absoluta certeza que já sabe. Somente sobre o DÍZIMO é que ainda não foi REVELADO.


    Valdomiro escreveu:Você também disso outra coisa fora da realidade:
    Célio escreveu:Você disse que o dízimo era somente para os sacerdotes e levitas, que foram abolidos por Jesus. E quanto as viúvas, órfãos e pobres? A lei acabou com eles também? Jesus aboliu a ajuda as viúvas, órfãos e necessitados??
    Caro, amigo, você precisa ter um pouco mais de discernimento. Viúvas, Órfãos e Necessitados NÃO FORAM instituídos pela lei, como eles seriam abolidos?! Tem certeza que você quis usar isso como refutação de alguma coisa?

    Para os necessitados a orientação não é dízimo, mas coleta: I Co. 16.1 "ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.  2 No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. "

    Veja ainda Rm. 15.26 "Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém." PARECEU BEM? Ora se o dízimo fosse obrigado e fizesse parte do sustento dos pobres da Igreja, Paulo não diria "PARECEU BEM", não é verdade? Pensa irmão, pensa!!!


    Veja bem, você disse que os dízimos do Velho Testamento deveria ir somente para os sacerdotes e levitas. Foi isso que você mesmo escreveu, como se pode ver nas mensagens anteriores. Depois que passou a conhecer o texto que citei dizendo que o dízimo do ano terceiro deveria ir também para AS VIÚVAS, ÓRFÃOS E NECESSITADOS, então procurou adaptar o que disse.

    Quanto ao que citou acerca do que Paulo escreveu, irmão, é muito óbvio, não acha?!!
    Vamos para o natural primeiro para depois entender o espiritual:

    O Brasil é um pais corrupto que recebe tributo dos brasileiros, certo?
    No Haiti teve um terremoto e as pessoas de lá ficaram desamparadas. O que o governo corrupto e cheio de falcatruas fez?
    MANDOU AJUDA PARA OS NECESSITADOS DE LÁ..
    Na Indonésia, que normalmente fuzila traficantes brasileiros, teve um Tsunami e uma parte de uma cidade foi destruída. O que o Brasil corrupto fez? Mandou uma ajuda aos pobres e desamparados de lá.

    O fato do Brasil ser corrupto e ainda ajudar outras nações, levando doações de tributos arrecadados no Brasil, seria errado?
    Sendo um pais cheio de pecado já faz a sua parte de ajudar, quanto mais uma igreja que prega o amor de Cristo, não acha?
    Como você espera sustentar os que realmente são necessitados na sua igreja, dando simplesmente OFERTAS??

    O fato de ter mandado ajuda pra esses países e outros, o Brasil passou a viver somente de ofertas? aboliu o dízimo?
    A China, que é um pais comunista, que não COBRA DÍZIMO do seu povo, por causa do sistema deles, também ajuda as pessoas, certo?
    Esse modelo de governo usado pelos comunistas é o modelo bíblico? Os trabalhadores de lá estão felizes da vida por pertencer a esse sistema?

    Da mesma forma, você está usando um sistema socialista-comunista para implantar ideias na igreja, mas nada a ver com o sistema teocrático de Deus.
    Irmão, foi DEUS QUEM ESTABELECEU O DÍZIMO e não o homem.



    Valdomiro escreveu:Com esse tipo de ideia que tenho lido, bom amigo, acho difícil que você se dê ao direito de perceber a verdade dos fatos.

    Desculpe-me mais uma vez irmão. Não vou ler o resto porque parece que você continuará distorcendo tudo e dizendo coisas sem noção, como essas citações mostram.

    Não faça isso, continue lendo, pois assim logo perceberá que o retorno ou conversão ficará inevitável. A verdade é somente UMA e não tem como criar paralelos. Ou se crer no modelo de Deus, ou então, segue o modelo do mundo, que é se rebelar contra a Palavra de Deus.
    Seria bom se relesse as coisas que te escrevi, pois ainda que seja no superficial, terá mais informações que poderá usar futuramente para até ensinar outros.
    O que hoje te parece sem noção, quando te for REVELADO por Deus e não por mim, então terá grande proveito, mas não deixe para depois o que pode fazer agora.
    O dízimo é a única tributação da igreja, que dá condições para seus sustento natural e força para efetivar o trabalho evangelístico.


    Valdomiro escreveu:No mais continuo rejeitando toda e qualquer "revelação" cujo objetivo seja beneficiar um grupo em detrimento do que VERDADEIRAMENTE ensina a Palavra de Deus.


    Como citei anteriormente, a REVELAÇÃO não é uma profetada de igreja pentecostal como deve estar pensando. A Revelação que estou me referindo é a TIRADA DO VÉU dos olhos para que veja, ou seja, olhar além da cortina. Estou mostrando o que está diante dos seus olhos, mas por pertencer a um sistema que se rebela contra a Palavra não consegue perceber. Não se ofenda pois estou mostrando o que está escrito e quando te for revelado por Deus então passará a ser dizimista. Não na minha igreja ou na sua, mas fará uso correto do seu dízimo em prol do evangelho, pois agora sabe que essa responsabilidade dessa tributação começa por você. Junte um grupo de pessoas convertidas e comece a fazer o que é certo enquanto há tempo, pois chegará uma hora em que todo o dinheiro que puder oferecer de nada servirá.

    A fé terceirizada leva a pessoa a defender ideias de partidos ou de sistemas, mas quando é uma REVELAÇÃO PESSOAL então já não segue mais a boiada, pois essa fé te leva a ser escriturístico.

    Qualquer argumento que puder levantar contra o dízimo será simplesmente refutado, assim como tem aprendido acerca de doutrinas estranhas que aparecem por aqui.
    Como um servo de Deus, seu chamado tem que estar acima da sua concepção humana e o dízimo será uma experiência proveitosa quando se libertar desse ensino cauterizado que ofusca ver a verdade.

    Dez por cento não dói, irmão, e saiba que há outros que estão precisando desesperadamente dessa sua benção!!
    Observe quantas vezes esse assunto está sendo negativado e positivado e verá o peso de se permanecer na verdade!!

    Paz do Senhor
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Valdomiro Qua 11 Fev 2015, 19:17

    Célio, Paz!


    Então não é mais CONTEXTUALIZAÇÃO, mas delimitação do tema

    Caro amigo, depois desse comentário em nem iria comentar mais nada. É como se eu estivesse falando grego para você. Incrível. Célio, a delimitação DECORRE da contextualização.


    Célio escreveu:Depois que passou a conhecer o texto que citei dizendo que o dízimo do ano terceiro deveria ir também para AS VIÚVAS, ÓRFÃOS E NECESSITADOS, então procurou adaptar o que disse. 

    É ilusão tua achar que está trazendo alguma novidade nessa questão. Você estava tratando do dízimo como sustento dos pastores, e, nesse sentido vocês que cobram aludem os levitas, não aos necessitados. Trazer a baila o dízimo que era dado aos necessitados do antigo Israel somente complica, pois prova que o interesse é financeiro, pois não vejo ninguém entregando DIRETAMENTE o dízimo aos necessitados. Só o da “igreja” para o administrador fazer o que quiser.


    Célio escreveu:o retorno ou conversão ficará inevitável. A verdade é somente UMA e não tem como criar paralelos.

    Mas, você mesmo NÃO acredita nisso não, pois vive tentando arrumar PARALELOS nos "OFÍCIOS".

    Conversão a INVENÇÃO não está na minha rota. Prefiro a verdade revelada das Escrituras. Não ponho o interesse financeiro à frente da Palavra.

    Por isso bom amigo, não tenho ânimo para ler as distorções que você tem feito. É muito triste ver um cristão fazendo uso de textos bíblicos para imputá-los a quem Deus não imputou. Releia meu primeiro parágrafo desse post e verá que você não está conseguindo atinar nada com nada do que eu estou dizendo.

    Aqueles que cobram o dízimo estão retornando ao rudimento da lei, deixando a forma neotestamentária de contribuição.

    Quem busca a verdade bíblica jamais cobra dízimo. Quem se importa com o bolso vai tentar arrumar PARALELOS.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Valdomiro Qua 11 Fev 2015, 21:52

    Jonas, Paz!


    Jonas escreveu:mas você não acha que o dizimo e as ofertas é uma forma de ajudar a obra de Deus e deve ser feita de coração
    Sem dúvida alguma. O problema é que fazendo mal uso dos textos bíblicos querem impor que o dízimo é uma obrigação "bíblica". E isso não é verdade. Todos são livres para doarem para obra o quando (e o que) quiserem e puderem. Isso é o que é ensinado no Novo Testamento: "Conforme propôr em seu coração".

    O resto é interesse financeiro.


    Paz seja contigo!
    Valdomiro
    Célio Saldanha
    Célio Saldanha
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : asetimatrombeta.blogspot.com
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 781
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília-DF
    Religião : cristão
    Igreja : Tabernáculo de Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -56
    Pontos de participação : 878
    Data de inscrição : 02/07/2014

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Célio Saldanha Sex 13 Fev 2015, 17:11

    Quanto à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos;
    Porque bem sei a prontidão do vosso ânimo, da qual me glorio de vós para com os macedônios; que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos.
    Mas enviei estes irmãos, para que a nossa glória, acerca de vós, não seja vã nesta parte; para que (como já disse) possais estar prontos,
    A fim de, se acaso os macedônios vierem comigo, e vos acharem desapercebidos, não nos envergonharmos nós (para não dizermos vós) deste firme fundamento de glória.
    Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que primeiro fossem ter convosco, e preparassem de antemão a vossa bênção, já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção, e não como avareza.
    E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
    Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

    2 Coríntios 9:1-7

    Três vezes no ano todo o homem entre ti aparecerá perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher, na festa dos pães ázimos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante o Senhor;
    Cada um, conforme ao dom da sua mão, conforme a bênção do Senhor teu Deus, que lhe tiver dado
    .
    Deuteronômio 16:16-17

    Porque o Senhor teu Deus te abençoará, como te tem falado; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; e dominarás sobre muitas nações, mas elas não dominarão sobre ti.
    Quando entre ti houver algum pobre, de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre;
    Antes lhe abrirás de todo a tua mão, e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade.
    Guarda-te, que não haja palavra perversa no teu coração, dizendo: Vai-se aproximando o sétimo ano, o ano da remissão; e que o teu olho seja maligno para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao Senhor, e que haja em ti pecado.
    Livremente lhe darás, e que o teu coração não seja maligno, quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o Senhor teu Deus em toda a tua obra, e em tudo o que puseres a tua mão.
    Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra.

    Deuteronômio 15:6-11

    Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.
    E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
    Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor, os dízimos dos dízimos.
    E contar-se-vos-á a vossa oferta alçada, como grão da eira, e como plenitude do lagar.
    Assim também oferecereis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote.

    Números 18:24-28

    Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
    E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias.
    E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;
    Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus;
    E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;
    Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.
    Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
    Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.

    Deuteronômio 14:22-29

    O dízimo desde a antiga aliança sempre foi um tributo, um percentual´. Dízimo não é esmola, como é feito as contribuições voluntárias que se dá a mendigo ou presentes para quem se quer bem ou mal. Dízimo é uma forma legal de ser participante de um arrolamento, onde um sistema governamental está sendo instalado. Como a igreja é um estado dentro do Estado, sendo uma instituição sem fins lucrativos, a taxação em percentual é a forma legal de se promover, podendo estabelecer uma administração correta e honesta, dando condições para usa efetividade e legalidade com transparência.

    Assim como qualquer heresia, o sonegador e os estelionatários, sempre vão encontrar argumentos aparentes, que tenha uma certa convicção realística, mas que irá sempre contra a verdade. Em qualquer heresia, há um plano de fundo de verdade, que é usada conforme as concupiscências de cada um. Cada particularidade se revela da forma que é abordada, sempre de forma limitada e acompanhada de uma outra mentira. Infelizmente, por falta de conhecimento, inúmeros crentes estão deixando de ser participante dessa benção, deixando de promover o verdadeiro significado do reino de Deus.

    O dízimo é um percentual irrelevante na vida de qualquer pessoa, mas que somado com os demais que fazem parte do arrolamento, compõe um montante que podem dar uma significância relevante, podendo dar a característica de um estado independente, sem necessidade de patrocínio externo ou lavagem de dinheiro, como muitos religiosos costumam fazer.

    A grande maioria dos sistemas religiosos aparentam uma piedade, oferecendo propostas até mesmo rentáveis aos arrolados, mas tudo para atrair adeptos.
    O reino de Deus não precisa de favores ou de mendicância, nem mesmo de doações impostas, pois o mesmo Deus quem determinou o dízimo é o mesmo que abençoa a cada um que faz isso de coração. A pobreza e miséria encontrada nas instituições religiosas levou a igreja ser chamada de Laodiceia, onde possuem grandes somas arrecadas oriundas de doações mas que nada fazem para promover o reino de Deus.

    A igreja cristã deveria ser única, onde os fundamentos fossem exclusivamente bíblico, mas cada um tem se desviado conforme suas concupiscências e da mesma forma que as pragas devoram a lavoura, assim são os que consentem com a introdução de heresias e escandalizam o reino de Deus, ainda que tenham aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.

    Essas e outras inúmeras escrituras, dão base para a RESTAURAÇÃO DA IGREJA em nossos dias.

    Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Romanos 13:7

    CONTEXTUALIZANDO, devemos pagar nossos impostos tanto ao governo brasileiro, que apesar de ser corrupto ainda mantém a saúde precária, a saúde e a educação, segurança, além de investimentos diversos. Para quem é dizimista, essa é a forma de se manter a igreja e sustentar todas as suas necessidades inerentes.
    Quando uma pessoa que tem renda se associa a um SINDICATO ou entidade, já em relação a igreja, ele deve ser dizimista, para que realmente possa sustentar sua igreja.

    E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos? Marcos 12:14

    Também vos fazemos saber acerca de todos os sacerdotes e levitas, cantores, porteiros, servidores do templo e ministros desta casa de Deus, que não será lícito impor-lhes, nem tributo, nem contribuição, nem renda. Esdras 7:24

    E esta é a causa do tributo que impôs o rei Salomão, para edificar a casa do Senhor e a sua casa, e Milo, e o muro de Jerusalém, como também a Hasor, e a Megido, e a Gezer. 1 Reis 9:15

    E das ovelhas, o tributo para o Senhor foi de seiscentas e setenta e cinco. Números 31:37

    Por isso todo o Israel, já nos dias de Zorobabel e nos dias de Neemias, dava aos cantores e aos porteiros as porções de cada dia; e santificavam as porções aos levitas, e os levitas as santificavam aos filhos de Arão. Neemias 12:47

    E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu. 1 Crônicas 29:17

    Reuniu, pois, os sacerdotes e os levitas, e disse-lhes: Saí pelas cidades de Judá, e levantai dinheiro de todo o Israel para reparar a casa do vosso Deus de ano em ano; e vós, apressai este negócio. Porém os levitas não se apressaram. 2 Crônicas 24:5

    E fizera-lhe uma câmara grande, onde dantes se depositavam as ofertas de alimentos, o incenso, os utensílios, os dízimos do grão, do mosto e do azeite, que se ordenaram para os levitas, cantores e porteiros, como também a oferta alçada para os sacerdotes. Neemias 13:5

    Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. Romanos 13:6

    E publicou-se em Judá e em Jerusalém que trouxessem ao Senhor o tributo de Moisés, o servo de Deus, ordenado a Israel no deserto. 2 Crônicas 24:9

    E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? Mateus 17:24

    E o rei chamou a Joiada, o chefe, e disse-lhe: Por que não requereste dos levitas, que trouxessem de Judá e de Jerusalém o tributo que Moisés, servo do Senhor, ordenou à congregação de Israel, para a tenda do testemunho? 2 Crônicas 24:6

    Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios? Mateus 17:25

    E uma parte dos chefes dos pais contribuíram para a obra. O governador deu para o tesouro, em ouro, mil dracmas, cinqüenta bacias, e quinhentas e trinta vestes sacerdotais. Neemias 7:70

    Porém Faraó Neco o mandou prender em Ribla, em terra de Hamate, para que não reinasse em Jerusalém; e à terra impôs pena de cem talentos de prata e um talento de ouro. 2 Reis 23:33

    E Joaquim deu aquela prata e aquele ouro a Faraó; porém tributou a terra, para dar esse dinheiro conforme o mandado de Faraó; a cada um segundo a sua avaliação exigiu a prata e o ouro do povo da terra, para o dar a Faraó Neco. 2 Reis 23:35

    E viu ele que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa e abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo. Gênesis 49:15

    Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7

    Porém o rei da Assíria achou em Oséias conspiração; porque enviara mensageiros a Sô, rei do Egito, e não pagava tributos ao rei da Assíria cada ano, como dantes; então o rei da Assíria o encerrou e aprisionou na casa do cárcere. 2 Reis 17:4

    E será que, se te responder em paz, e te abrir as portas, todo o povo que se achar nela te será tributário e te servirá. Deuteronômio 20:11

    Porque pareceu bem à macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. Romanos 15:26

    Todo aquele que passar pelo arrolamento dará isto: a metade de um siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte geras); a metade de um siclo é a oferta ao Senhor. Êxodo 30:13

    Todo homem e mulher, cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o Senhor ordenara se fizesse pela mão de Moisés; assim os filhos de Israel trouxeram por oferta voluntária ao Senhor. Êxodo 35:29

    E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria. 1 Crônicas 29:9

    Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos. 1 Crônicas 29:14
    avatar
    Waiky
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 19
    Idade : 35
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : Evangélica
    Igreja : Igreja de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 48
    Data de inscrição : 19/02/2015

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Waiky Sex 20 Fev 2015, 09:08

    Prezados,

    Primeiro comentário no tópico e desejo a Graça e a Paz do Senhor Jesus Cristo!
    Observo que este assunto já foi muito comentado e debatido, mas gostaria de deixar a minha opinião a respeito desse assunto.

    Antes da Lei de Moisés, tanto Abraão quanto Jacó deram o dízimo mesmo não havendo ordenança alguma, veja:

    Gn 14:20 *E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.*

    Gn 28:20-22 *E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
    E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;
    E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.*

    Ou seja, para mim o dízimo é na verdade um ato de fé e de adoração a Deus, como forma de agradecimento de que tudo o que eu tenho foi Deus que permitiu que eu tivesse, inclusive a saúde para que eu possa trabalhar.

    É natural que quem se envolve na obra de Deus, não digo só como obreiro, mas se envolve de alguma forma com a congregação, dê o dízimo, mas quem não se envolve é natural que questione.

    É bem verdade que há muitas Igrejas (na minha percepção) que dá uma ênfase errada a respeito do dízimo, levando a algumas pessoas darem por obrigação, porém ninguém deveria se sentir obrigado a dar dízimo e se está dando por obrigação já está errado, mas todos deveriam dar como ato de adoração e gratidão a Deus.
    Gerson Witezak
    Gerson Witezak
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 595
    Idade : 45
    Cidade/Estado : Varzea Grande MT
    Religião : Cristão
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil CCB
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 18
    Pontos de participação : 1169
    Data de inscrição : 01/06/2010

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Gerson Witezak Sáb 21 Fev 2015, 13:40

    Waiky paz.

    Abraão teve vitória em sua guerra e dizimou. Jacó fez um voto, que de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
    Deus não pediu nada a Abraão, nem a Jacó, antes eles ofereceram a Deus uma condição, e Deus achou graça por certo no propósito deles.

    Mais veja Waiky que isso foi antes de haver uma Lei; Porque depois que algo passa a fazer parte da Lei, não podemos faze-la fora dos parametros da lei, porque se fizermos, estaremos indo contra a Lei!
    E o dízimo passou a fazer parte da Lei, e quem quer pratica-lo tem que se enquadrar conforme a Lei ordena.


    Agora veja o que o Apóstolo Paulo disse a Igreja:

    E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
    Cada um contribua segundo propôs no seu coração
    ; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
    2 Coríntios 9:6-7


    Veja que para a Igreja de Cristo não há uma Lei que determine o valor, a porcentagem, ou o quanto devamos dar, mais existe um aconselhamento do Apóstolo que diz: "Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará."

    Ou seja, podemos dar o quanto quisermos Waiky, não especificamente 10%, podemos dar 1%, 5%, 20%, 40%, ou até 100%, conforme os primeiros Cristãos fizeram: Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
    Atos 4:34

    Os primeiros Cristãos traziam o valor da herdade (100%) e davam para a Obra de Deus, não havia uma regra sobre o quanto se deve dar!
    Cada um Contribua segundo propôs no seu coração!

    Abraão contribuiu segundo o propósito do coração dele, Jacó também!
    se você propôs em seu coração contribuir com 10%, é o próposito do seu coração, isso não significa que você é um dizimista fiel!
    Se esse povo que diz ser dizimista fiel, soubesse realmente o que é o dizimo, iriam enchegar que estão sendo bem infiéis!


    avatar
    Waiky
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 19
    Idade : 35
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : Evangélica
    Igreja : Igreja de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 48
    Data de inscrição : 19/02/2015

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Waiky Seg 23 Fev 2015, 08:21

    Gerson,

    A questão que você está ignorando uma coisa. Dízimo é uma coisa, oferta é outra. Os versículos que você citou dizem respeito a oferta. A oferta é qualquer valor, dízimo como o próprio nome diz são 10% e não é porque alguém dá o dízimo todo mês que não oferte segundo propôs o seu coração. E como disse, ninguém é obrigado a nada, nem a contribuir com nenhum valor, e se a Igreja leva alguém contribuir por obrigação está errada, pois tem que partir da própria pessoa. Mas, para mim é evidente que o dízimo é um princípio, como ato de fé e gratidão a Deus, e o dízimo deveria ser o mínimo do que o nosso coração deveria se dispuser.
    Gerson Witezak
    Gerson Witezak
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 595
    Idade : 45
    Cidade/Estado : Varzea Grande MT
    Religião : Cristão
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil CCB
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 18
    Pontos de participação : 1169
    Data de inscrição : 01/06/2010

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Gerson Witezak Seg 23 Fev 2015, 11:48

    Waiky paz.

    Você diz que dízimo é : "um princípio, como ato de fé e gratidão a Deus, e o dízimo deveria ser o mínimo do que o nosso coração deveria se dispuser."

    Você mesmo diz que o dízimo deveria ser o "minimo" do nosso coração.

    Deus não quer o minimo do nosso coração, Deus quer o máximo, e com alegria!
    As vezes o meu máximo é menor que o seu minimo, e é exatamente por isso, que Deus não estipulou regras na Graça de Jesus Cristo!
    Dízimo é uma regra da antiga aliança, nós vivemos em uma nova aliança, onde o meu coração tem liberdade de contribuir com alegria, não interesse o quanto seja!
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Norberto Seg 23 Fev 2015, 15:44

    Waiky escreveu:Dízimo é uma coisa, oferta é outra. Os versículos que você citou dizem respeito a oferta. A oferta é qualquer valor, dízimo como o próprio nome diz são 10% e não é porque alguém dá o dízimo todo mês que não oferte segundo propôs o seu coração.

    Waiky,

    Nota-se algo interessante. O texto de 2Co 9.6-7, como você mesmo declarou é oferta. Concordo.

    Quanto ao dízimo, na sua opinião, qual o texto do Novo Testamento que registra a seguinte claramente:

    - que o dízimo é mandamento e que seja dinheiro e dever do assalariado, dentre outros é claro, segundo quem defende o dízimo como mandamento?
    .
    avatar
    Waiky
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 19
    Idade : 35
    Cidade/Estado : Brasília
    Religião : Evangélica
    Igreja : Igreja de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 48
    Data de inscrição : 19/02/2015

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Waiky Seg 23 Fev 2015, 18:19

    .
    Norberto,

    Como disse, vejo o dízimo não como obrigação, mas antes como um princípio, pois Abraão e Jacó deram o dízimo antes da existência da Lei de Moisés, então somente isso para mim já suficiente para eu ser um dizimista. Mas Jesus diz em Mateus 23:23 o seguinte:

    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Mateus 23:23


    O próprio Jesus diz ao rebater os fariseus que eles deveriam dar o dízimo, mas não omitir o mais importante, isto é, o juízo, a misericórdia e a fé.
    Gerson Witezak
    Gerson Witezak
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 595
    Idade : 45
    Cidade/Estado : Varzea Grande MT
    Religião : Cristão
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil CCB
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 18
    Pontos de participação : 1169
    Data de inscrição : 01/06/2010

    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Gerson Witezak Seg 23 Fev 2015, 19:09

    Waiky que a paz de Deus seja contigo!

    Waiky escreveu:Como disse, vejo o dízimo não como obrigação, mas antes como um princípio, pois Abraão e Jacó deram o dízimo antes da existência da Lei de Moisés, então somente isso para mim já suficiente para eu ser um dizimista.

    Waiky, se você vê o dizimo como não sendo uma obrigação para os Cristãos, logo não há porque estar aqui a defender o dizimo.
    Porque ao meu ver, aquilo que não é uma obrigação, logo não é mandamento, então estamos livres para fazer da forma que quisermos fazer, assim como a Oferta.

    Logo que diferença tem para você entre o dízimo e a Oferta?


    Waiky escreveu:Mas Jesus diz em Mateus 23:23 o seguinte:

    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Mateus 23:23

    O próprio Jesus diz ao rebater os fariseus que eles deveriam dar o dízimo, mas não omitir o mais importante, isto é, o juízo, a misericórdia e a fé.

    Waiky, este ensino de Jesus foi aos escribas e fariseus hipócritas, ou foi aos seus discipulos?

    Você mesmo fala que Jesus diz que eles deveriam dar o dízimo.
    E "eles" (fariseus) não somos nós (cristãos).





    Conteúdo patrocinado


    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 43 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 10:12