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    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 24 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Bruno Azeredo Ter 26 Mar 2013, 18:26

    Devaney,

    Acho que não precisamos dessa brutalidade num debate bíblico. Eu não me lembro de ter desmerecido nenhum de seus argumentos até agora, então creio que mereço o mesmo respeito que você quer.
    Talvez vc tenha achado que ao dizer que vc "pegou o bonde andando" tenha sido satírico, mas não é.

    Não tem nada disso de eu ter achado que você foi satírico. Entendo perfeitamente a expressão. Só não esperava que você fosse classificar como "brutalidade" e "desrespeito" a minha expressão "cabeça na lua". Minha intenção aqui foi dizer: "Você ou sua fonte está sem noção, não sabe do que está falando". Não houve intenção de revidar qualquer possível ou potencial ataque ad hominen, até porque eu jamais interpretei dessa forma qualquer palavra do que você disse.


    Sem mais.

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    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 24 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Norberto Qua 27 Mar 2013, 09:45

    .
    Devaney e Bruno Azeredo,

    Quanto ao termo "com a cabeça na lua" espero que tenham entrado num acordo. Que não foi por mal. E eu creio nisso pois a escrita não nos mostra olho no olho em nem dá entonação verbal, no caso de uma fala, o que faria muita diferença.

    Eu, particularmente, senti mais com outra declaração sua Bruno Azeredo: "Meu Deus... tem sempre um pra defender o indefensável!!" Mas agora analisando melhor, percebi que posso entender como "uma indignação/desabafo" ou "não acredito que defendam o contrário, pois está claro!". Acho que foi isso.

    Mas, mudando de assunto, ou melhor, entrando no assunto gostaria de dizer ao Bruno Azeredo que achei interessante essa questão do "presente-histórico" e pergunto:

    O presente-histórico também está na parte subrinhada do versículo?

      Hebreus 7.8 RA:
      Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive.

    Se for "presente-histórico" na parte "a" do versículo, podemos afirmar que a prática do dízimo levítico tinha cessado quando foi escrita a epístola aos Hebreus. Voce entende assim?
    .
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    O Dizimo e a Nova Aliança - Página 24 Empty Re: O Dizimo e a Nova Aliança

    Mensagem por Devaney Qua 27 Mar 2013, 13:10

    .
    Pitaco adicional: os estudiosos que conheço deduzem que o livro foi escrito antes da destruição do templo em Jerusalém:

    O livro fala de um sacerdócio em funcionamento no templo de Jerusalém (10.1,11; 9.6-8 ). Isso nos faz concluir que o livro não pode ter sido escrito depois do ano 70, data da destruição do templo. Portanto, a datação, embora indefinida, fica entre 60 e 70 d.C.

    Fonte: http://www.montesiao.pro.br/estudos/teologicos/esbocos_livros/novo/hebreus.html
    .
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    Mensagem por Bruno Azeredo Qua 27 Mar 2013, 19:38

    Norberto,

    Mas, mudando de assunto, ou melhor, entrando no assunto gostaria de dizer ao Bruno Azeredo que achei interessante essa questão do "presente-histórico" e pergunto:

    O presente-histórico também está na parte subrinhada do versículo?

    Hebreus 7.8 RA:
    Aliás, aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, aquele de quem se testifica que vive.

    Se for "presente-histórico" na parte "a" do versículo, podemos afirmar que a prática do dízimo levítico tinha cessado quando foi escrita a epístola aos Hebreus. Voce entende assim?
    Presumo que você esteja questionando o fato de que o verbo λαμβανουσιν, no texto grego, aparece só uma vez, na parte "a" do versículo. Lembre-se que Devaney questionava que o verbo está no presente, ao que eu respondi que o verbo está no presente, mas o sentido está no passado. Obviamente aqui você precisa considerar que embora o verbo não apareça na parte "b", ele está claramente aqui implícito, inclusive porque λαμβανουσιν é plural, mas "aquele de quem se testifica que vive" é singular. Portanto, o "recebe", no singular, concordando com "aquele de quem se testifica que vive", obviamente está semanticamente implícito aqui por uma exigência sintática. E, claro, o seu verdadeiro sentido aqui é de presente histórico. Por quê? Porque já vimos gramatica e contextualmente que "ali, porém, [recebe dízimos] ..." está se referindo a Melquisedeque ter recebido dízimos de Abraão.
    Assim, convictamente eu respondo que não, o "recebem" da parte "a" não é presente histórico; mas sim, o "recebe", necessariamente implícito na parte "b", é um presente histórico.
    Mas mesmo que não seja necessário falarmos em presente histórico aqui, dado o fato de o verbo não se repetir na parte "b", não obstante o sentido da mesma é de um presente histórico, pelos motivo já exposto, a saber, o verbo está implícito na parte "b" do versículo, fazendo referência a um acontecimento ocorrido no passado.
    Assim, o melhor que se pode fazer aqui é tentar refutar a afirmativa de que "aquele de quem se testifica que vive" refere-se a Melquisedeque. Mas para defender isto já demos argumentos suficientes. Está gramatica e contextualmente comprovado este fato. Lembrando ainda que "vive" também é sujeito ao contexto e à gramática e, portanto, não tem em si mesmo força para fazer a passagem referir-se a Jesus. Sendo "vive" de significado obscuro, não se deve recorrer a ele para defender a doutrina do dízimo na Nova Aliança.
    Em suma, dízimo em Hb 7.8 é gramatica e contextualmente indefensável, além de teologicamente contrário a todo o escopo de evidências escriturísticas.

    Agradeço a todos e encerro aqui minha participação no tópico.
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    Mensagem por Devaney Qui 28 Mar 2013, 07:07

    Justamente por ser obscuro, também não pode ser descartado. Melquisedeque não estava vivo quando esse livro foi escrito. Jesus é continuador do sacerdócio de Melquisedeque, se o primaz recebeu dízimos antes da Lei, não vejo pecado que a continuidade o receba também.

    Continuo dizimista, continuo feliz, continuo abençoado.
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    Mensagem por José Herminio Qui 28 Mar 2013, 10:16


    Por ser obscuro é que não deve agregar o ensinamento da continuação do dizimo como apoio, se for assim muitos outros textos obscuros poderiam ser respaldo para doutrinas estranhas.

    Quantos as bênçãos da contribuição sempre é uma benção contribuir para obra de Deus!
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    Mensagem por Vasuilvan Ter 02 Abr 2013, 17:38


    Melquisedeque é descrito, em poucas palavras, como uma figura singular na história do Antigo Testamento.

    Sua genealogia é desconhecida, como também não é registrado nada depois do seu aparecimento até Abraão. O que se sabe de Melquisedeque é que era sacerdote do DEUS Altíssimo, rei de justiça e que recebeu os dízimos de Abraão.

    São poucas, mas profundas as informações da Epístola sobre Melquisedeque, as quais fazem deste, um personagem enigmático, de difícil compreensão quanto à sua origem, desenvolvimento e consumação de sua obra.


    QUEM FOI MELQUISEDEQUE?

    A Bíblia não provê detalhes sobre a pessoa de Melquisedeque; daí haver muitas especulações a seu respeito.

    1. Era rei de Salém. “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho...” (Gn 14.18a; Hb 7.1); “e este era sacerdote do DEUS Altíssimo” (Gn 14.18). Esta é a primeira referência bíblica a Melquisedeque. Ele aparece nas páginas do Antigo Testamento, quando foi ao encontro de Abraão, após este haver derrotado Quedorlaormer, rei de Elão, e seus aliados. Salém veio a ser Jerusalém após a ocupação da terra prometida por DEUS a Abraão e seus descendentes (Gn 14.18; Js 18.28; Jz 19.10). Rei de Salém que dizer “rei de paz” (v.2b).


    2. Era sacerdote do DEUS Altíssimo. “...e este era sacerdote do DEUS Altíssimo” (Gn 14.18b; Hb 7.1). As funções de rei e sacerdote conferiam-lhe grande dignidade perante os que o conheciam. Estas duas funções são relembradas em Hb 7.1: “Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do DEUS Altíssimo...”.


    3. Era de uma ordem sacerdotal diferente. Estudiosos da Bíblia supõem que Melquisedeque pertencia a uma dinastia de reis-sacerdotes, que tiveram conhecimento do DEUS Altíssimo pela tradição oral inspirada, transmitida desde o princípio, quando a religião era única e monoteísta e que conservava a esperança do Redentor da raça humana, conforme Gn 3.15. Ele não pertencia à linhagem sacerdotal arônica, proveniente da tribo de Levi.


    4. Recebeu dízimos de Abraão (Hb 7.2). Isto nos mostra que a instituição do dízimo remontava ao período bem anterior à Lei. Esse fato indica “quão grande” era Melquisedeque (v.4). Ele abençoou Abraão, como detentor das promessas (vv.5,6).


    5. Era rei de justiça (v.2). Como um tipo de CRISTO, Melquisedeque tinha as qualidades de um rei justo e fiel.


    6. Sem genealogia (v.3). O texto afirma ter sido Melquisedeque “sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida...”. O que o sacro escritor quer dizer é que não ficou registrada sua ascendência e sua descendência, bem como os dados referentes a sua morte. Pelo contexto, entende-se que ele era um homem com características especiais diante de DEUS.
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    Mensagem por Diephe Ter 02 Abr 2013, 18:11

    Quanta desculpa quando a questão é dinheiro.
    Não foi Paulo que disse que o apego ao dinheiro é idolatria?
    Se a sua igreja rouba, mude de igreja, se a outra rouba monte uma igreja mais fiel, mas parem de inventar desculpa quando a questão é: "como fazer para economizar dinheiro?"
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    Mensagem por Maria Madalena Ter 02 Abr 2013, 18:21

    "Antes, dai ESMOLA de tudo quanto tendes - e tudo vos será limpo"

    Lindas Palavras da Verdade, Palavras do Novo Sacerdócio.Quer seu dinheiro LIMPO? Dê esmolas! Jesus é humilde, seu fardo é leve, seu jugo é suave.


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    Mensagem por Gleison Elias Ter 02 Abr 2013, 18:57

    Vc sempre dá esmola, MM ? Smile
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    Mensagem por Maria Madalena Ter 02 Abr 2013, 19:05

    Vc sempre dá esmola, MM ?

    Oi Gleison,
    A Paz de Deus

    Sim. E interessante! Jesus IMEDIATAMENTE me recompensa.Jesus sempre recompensa quem faz exatamente conforme Ele pede. A maioria dos necessitados nem imaginam quem os ajudou, e nem podem me dizer um "obrigado".

    Você sempre dá o dízimo, Gleison?

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    Mensagem por Gleison Elias Ter 02 Abr 2013, 19:42

    Não dou o dizimo, não dou oferta. Esmolo sim, mas muito dificil alguém pedir... pois esmola é esmola, bem diferente de contribuição na igreja.
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    Mensagem por Vasuilvan Ter 02 Abr 2013, 19:53


    Eu, dizimo e oferto sempre...

    Mais um pouco sobre Melquisedeque...

    Sacerdócio Levítico – hereditário e extinto com a morte de Cristo.

    Sacerdócio de Melquisedeque – prefigurando o sacerdócio de Cristo, caracterizado por sua superioridade e eternidade.

    Cristo apresenta um contraste com os sumos sacerdotes segundo a ordem levítica, que eram instalados no ofício para posteriormente serem removidos por motivo de falecimento.
    Por isso é que Ele se tornou sumo sacerdote para sempre. É justamente essa qualidade eterna que distingue a ordem sacerdotal de Melquisedeque da ordem levítica de Arão.
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    Mensagem por Gleison Elias Ter 02 Abr 2013, 20:02

    Sempre? Mas como?
    A lei do dízimo pede que seja de 3 em 3 anos ao Templo.

    Por acaso vc dizima como Deus pediu? De 3 em 3 anos, e coloca no Muro das Lamentações (já que é o q resta do templo...) ?
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    Mensagem por Diephe Ter 02 Abr 2013, 20:10

    É a "nova aliança" da libertinagem.
    (Nossa vida é do jeito que queremos, do jeito que o diabo gosta)

    Fazer o quê?
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    Mensagem por Vasuilvan Ter 02 Abr 2013, 22:21


    Gleison, eu dizimo 10 por cento, de tudo que DEUS me concede que eu ganhe com as forças dos meus braços...

    Pois tudo que possuo e venho a possuir é exclusivamente por permissão dEle. Pois tudo é dEle.

    Por exemplo Gleison, já te falei que há dois anos atrás eu ganhei um premio da caixa econômica federal, por meio de uma poupança premiada?
    Isso mesmo, ganhei 110.000,00 Este dinheiro já não era meu, mas com a permissão de DEUS, passou a ser meu, então nada mais lógico que eu devolvesse 10 por cento a quem me concedeu este dinheiro...
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    Mensagem por Maria Madalena Qua 03 Abr 2013, 06:04

    Gleison:
    Não dou o dizimo, não dou oferta. Esmolo sim, mas muito dificil alguém pedir... pois esmola é esmola, bem diferente de contribuição na igreja.

    Ah sim, Gleison. A igreja que eu frequento é construída com as ofertas e Deus faz uma maravilhosa multiplicação, tanto é que nossos prédios são próprios.
    É assim que funciona: Se Jesus pede a um irmão que doe 1 REAL, ainda que seja um dos ricos - e se assim ele faz, Deus o abençoa - pois Ele quer a obediência.

    Já aconteceu vários casos em que Jesus pediu moedas e a pessoa (por desobediência) decidiu doar um valor muito mais alto do que Jesus pediu Exclamation Resultado: Foi repreendido pelo ES, ao qual já ouvi muitas vezes dizer a igreja: "O que é mais importante? O valor da sua oferta ou Me obedecer? Se eu peço um determinado valor, ainda que irrisório e com nome de 'esmola' não suponha que Eu vou me agradar se você der a mais."

    Assim, quanto a oferta da igreja, eu dou o que Jesus me pede, para que eu possa agradá-lo com minha obediência. Se meu coração propuser doar MIL REAIS, mas Jesus me disser: "Quero que você coloque apenas 50 centavos no envelope para a obra da construção", assim faço e em Nome de Jesus.

    Eu louvo a Deus pela igreja em que Ele me colocou.

    Madalena

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