Em atenção à mensagem n. 139 segue os comentários abaixo:
Marcio diz:
b) Sobre a frase: Quem diz que os filhos de Deus em Gn 6 são a linhagem bondosa de Set o faz a base de suposições sem tamanho...
: Concordo. Não há relação entre os filhos de Deus serem descendentes de Seth. Não há indicação disto no texto. O verso 1, diz apenas respeito a raça humana e não separa uma linhagem específica.
Ernesto responde:
Olá Marcio; Tu dizes que em Gen 6, não diz nada sobre a linhagem bondosa, mas, leia no capitulo 4 :26, o primeiro filho de Sete.
E a Sete mesmo também nasceu um filho, e chamou seu nome Enos, ENTÃO COMEÇOU A INVOCAR O NOME DO SENHOR.
Podes ver que Enos foi o ponto de partida de invocar o nome do Senhor, porque no cap 5:6, encontramos novamente o nome dele incluído na genealogia de Set. se não houvesse algo importante a partir da vida dele, não haveria razão de mencionar o nome de Enos antes da genealogia. Também no verso 24, encontramos Enoc que andou com Deus. Também no verso 29, encontramos o nascimento de Noé, E chamou o seu nome Noé, dizendo:Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa de terra que o Senhor amaldiçoou.
Tu dizes que a bíblia não especifica uma linhagem como filhos de Deus, então leia em Lucas 3:36-38, ali temos a genealogia de Jesus. A linhagem de Jesus não poderia ter alguém da geração maldita de Caim. Gen, 4:11.
Primeiramente, você deve se ater ao que foi considerado para a Rosangela, ou seja, o verso 1 de gênesis 6 não traz menção alguma a linhagens. O texto se limita a dizer que os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra e nasceram filhas.... nada mais que isto. Então considerando o texto de gênesis 6:1, não há nada ali que indique tratar-se de uma linhagem específica.
Agora você apresenta dois textos Gen. 4:26 e Gen. 5:6, porém não faz nenhum sentido esta correlação.
Não é um argumento válido. Seria como concluir que a soma de 2 maçãs + 3 maçãs, resulte em 5 laranjas. Não faz sentido a proposição.
Vamos aos textos citados:
Resumidamente temos inserido em gênesis 4 a especificação da linhagem de Caim e em gênesis 5 a especificação da linhagem de Seth. Ambos mencionados como filhos de Adão.
Genesis 4:26: E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor.
O que indica aqui que faça concluir que em gênesis 6, os filhos de Deus sejam descendentes de Sete? A Resposta é absolutamente NADA. O texto se limita a informar que a invocação do nome do Senhor começou em determinado período após a criação do homem (cerca de 235 anos) na época de Enos, se começa a invocar o Senhor. Nada mais. Ponto.
Observe a sua frase: “
se não houvesse algo importante a partir da vida dele, não haveria razão de mencionar o nome de Enos antes da genealogia”
Este tipo de comentário acima, tem um nome:
SUPOSIÇÃO. O que é este algo importante? Onde está escrito? Percebe como a argumentação é deficitária?
Pois não há nada que relacione diretamente: Filhos de Set = filhos de Deus em Genêsis 6, salvo por suposições como as citadas acima.
Todos os filhos e filhas de Seth e Caim eram filhos e filhas de Adão, pois vieram do primeiro homem, do homem primordial. Até aqui sem distinção.
Vamos a Genesis 5:
Observe as suas frases:
“Também no verso 24, encontramos Enoc que andou com Deus”
“ Também no verso 29, encontramos o nascimento de Noé, E chamou o seu nome Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa de terra que o Senhor amaldiçoou”
Nenhum destes textos corrobora a tese: Filhos de Sete = Filhos de Deus = homens justos e filhos de Deus (Genesis 6). Não faz nenhum sentido a alegação. Se toda a linhagem de Sete era reta e piedosa, porque somente Noé e sua família (oito pessoas) foram salvos da destruição?
Por esta linha de raciocínio fica claro perceber que estes filhos de Sete não eram lá tão justos e piedosos assim. Não há distinção de filhos de seth e filhos de caim enquanto humanos e filhos do mesmo pai, Adão.
Sobre Lucas 3:36 à 38, também aqui não ajuda a dizer que os filhos de Sete eram filhos de Deus em gênesis 6, me desculpe, o texto não serve para isto.
O texto é um histórico de Jesus até Adão. Ele menciona e geração dos pais de Jesus até Adão. Nada mais, eu não posso inferir com este texto que Filhos de seth = Filhos de Deus e aplicar este conceito ao texto de gênesis 6. O texto não ajuda nisto.
Por esta linha de raciocínio eu teria que deixar de fora todas 11 tribos de Israel, que também são filhos de Abraão, que também vieram de Adão. Não é o caso em questão.
Você diz: “A linhagem de Jesus não poderia ter alguém da geração maldita de Caim”.É simplista este tipo de argumento, sabia que na linhagem de Jesus consta uma prostituta? Pois é, tem uma prostituta na linhagem de Jesus, esta prostituta é também filha de Adão? Esta prostituta é também filha de Enos? É também filha de Deus? Percebe a fragilidade das suposições?
O texto de Genesis 6, versos 1 e 2, está levando em consideração dois grupos diferentes. Sugerir que as filhas dos homens eram filhas de Caim não tem fundamento nem lógico nem textual. Ao observar os versos 1 e 2 é fácil verificar que a base de comparação era que as filhas dos homens (portanto de Adão) são comparados com os filhos de Deus. Uma relação humano x divino. É fácil identificar que as filhas dos homens eram humanas (óbvio) e os filhos de deus não eram. Portanto quem eram os filhos de deus do texto?
Marcio diz:
Sobre a frase: "O que tem demais em casamento entre humanos, sejam eles entre pessoas boas com pessoas más? E desde quando isso gera uma raça superior em força e tamanho?"
Concordo que não há esta relação direta.
Ernesto responde.
Não se esqueça que o povo antigo sempre escolhia a família, para se aparentar, nos dias de hoje vemos tudo bagunçado; ninguém se importa se a filha ou filho são de uma geração de bandidos, se gostou vai.
A família tem muita influencia, nós vemos até nos vegetais, um enxerto de laranja doce com o (cavalo de limão) a fruta traz o sabor do limão. e, outro ponto, Veja o segundo mandamento de Deus. Deus castiga os pais nos filhos até a terceira e a quarta geração de pecadores. e faz misericórdia a milhares de gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos. Exodo 20,
Não é disto que o texto de gênesis 6 está falando. A fala da Rosangela, se referia a humanos, não necessariamente entre pessoas boas, se dará um indivíduo bom e também em um relacionamento entre uma “boa pessoa” e uma “má pessoa” não necessariamente o indivíduo penderá para o mal. Concordo com a afirmação da Rosangela no tocante a este versículo.
O restante do texto não traz nada relacionado ao assunto.
Questão apenas de lógica:
Verso 1: E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas;
Verso 2: Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
a) Dos humanos que haviam na terra (Seth + Caim): eles multiplicavam? Geravam filhos e filhas? Sim ou Não? Somente as filhas de caim se multiplicavam ? somente as filhas de seth se multiplicavam ?
b) Se o verso 2 trata o termo filhos de Deus como descendentes de Sete, então suas filhas não estão incluídas no verso 1? O verso 1 não se refere a linhagem de sete como homens?
c) No verso 2 temos dois personagens: Filhos de Deus e filhas dos homens, podemos afirmar que são de mesma natureza? São entes semelhantes? compatíveis? São iguais ? são humanos ? são divinos ?
d) O homem descrito no verso 1, faz distinção a alguma linhagem específica?
É somente fazer as perguntas certas ao texto. As respostas saem naturalmente.
Márcio