F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+10
Sargento
Tzaruch
Papista
Anaderson
Washington Ruiz
Betho
MateusAlcântara
Devaney
Goncaze
Norberto
14 participantes

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4475
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17782
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Norberto Ter 06 Nov 2012, 00:22

    .
    Quem são os filhos da minha mãe? Se são meus irmãos legítimos Jesus teve irmãos!



    Maria não teve outros filhos além de Jesus? Como compreender o Salmo profético abaixo?

    ]> OS IRMÃOS DE JESUS NÃO CRIAM NELE

    Em Marcos 6.4 lemos: "Um profeta só deixa de ser honrado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa;"

    - Pátria: conterrâneos e concidadãos

    - Parentes: familiares

    - Casa: Pai, mãe, irmãos, irmãs.


    Se Jesus fosse mesmo filho único, então quem não cria nele? José e Maria? As Escrituras revelam: "Porque nem mesmo seus irmãos criam nele" (João 7.5)

    "Tornei-me um estranho para meus irmãos, e um desconhecido para os filhos de minha mãe." (Salmo 68.9 - Bíblia Ed. Paulinas - Salmo 69.8 - Almeida Revista Atualizada)

    Antes que você diga que o Salmo não tem qualquer correlação com Jesus, vejamos João 2.15-17:

    "E, tendo feito um azorrague de cordas, expulsou-os a todos do templo, (...) Aos que vendiam pombas, disse: Tirai daqui isto, não façais da casa de meu Pai casa de negócio. Então lembraram-se seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa devorou-me."

    - Salmo 68.10 (católica): "Porque o zelo da tua casa me devorou."

    - Mais adiante, versículo 22: "Deram-me fel por comida, e na minha sede apresentaram-me vinagre."

    Isto te lembra alguma coisa? Então voltemos ao versículo 9: "Tornei-me um desconhecido para os FILHOS DE MINHA MÃE."

    Que coisa maravilhosa é o sopro do Espírito Santo por trás das Palavras Eternas! É por isso que cremos na inerrância da Bíblia!

    (autor: WALBER, foi participante do
    Fórum Evangelho
    - www.forumevangelho.com.br )
    .
    avatar
    Goncaze
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Status :D
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 580
    Idade : 41
    Cidade/Estado : Cuiabá/MT
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Igreja
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1872
    Data de inscrição : 01/09/2011

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Goncaze Qua 07 Nov 2012, 19:22

    Marcos 3.31

    3.31 sua mãe e seus irmãos. (Veja o v. 21). Comentaristas católicos-romanos, para os quais a virgindade eterna de Maria é um dogma, enfatizam o fato de que "irmão" pode ser referido aos vários relacionamentos familiares, apontando para Gn 13.8; 14.16; 29.15; Lv 10.4; 1Cr 23.22. Contudo, em outras passagens de Marcos, o termo sempre parece implicar filhos dos mesmos pais. Além do mais, Mt 1.25 indica claramente que após o nascimento de Jesus, Maria e José tiveram relações conjugais normalmente, desse modo atribuindo um sentido adicional à designação de Lucas sobre Jesus ser o "primogênito" de Maria (Lc 2.7).

    Bíblia de Estudo de Genebra. 2ª ed. Barueri, SP: SBB; Cultura Cristã 2009.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4475
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17782
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Norberto Qui 18 Jul 2013, 15:16

    .
    Prezados leitores e participantes do Fórum Evangelho:

    Há tempo que eu tinha um estudo sobre os irmãos de Jesus.

    Formatei e postei na área específica de estudos do Fórum.

    Gostaria de trazer abaixo, duas partes desse estudo que correspondem a um argumento muito forte de comprovação de que Jesus, de fato, teve irmãos. Uma das partes diz respeito ao texto inicial deste tópico.



    Termos  do Novo Testamento para irmãos e primos

    Não devemos nos esquecer de que quando o Novo Testamento faz referências aos irmãos de Jesus o contexto não traz nenhum tipo de esclarecimento adicional, como acontece no Antigo Testamento. Além disso, os escritores sabiam a diferença entre os termos irmão (adelphós), primo (anepsiós) e parentes (sungenes).  Mesmo Paulo, que usava bastante metáfora, sabia usar com distinção essas palavras. Tanto é que escreveu sobre os “irmãos” de Jesus sem deixar nenhuma dúvida ao laço carnal entre o Senhor e seus irmãos. Vejamos: “Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?” (1Co 9.5). “Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor” (Gl 1.19).

    Como já falamos, e isso é interessante, o apóstolo Paulo sabia perfeitamente usar a palavra correta para primo (anepsiós) e parente (sungenes) em suas epístolas. Não havia motivo de confusão! “Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, o primo de Barnabé...” (Cl 4.10). “Saudai a Herodião, meu parente” (Rm 16.11).

    Caso a tese católica estivesse correta, o apóstolo poderia muito bem ter usado a expressão hoi anepsiós Kyriou (primos do Senhor), e não adelphói tou Kyriou (irmãos do Senhor), até porque os irmãos de Jesus estavam vivos quando o apóstolo escreveu as duas epístolas.


    Argumentos contraproducentes

    Diante do exposto, a única consideração plausível a que podemos chegar é que os “irmãos” de Jesus eram realmente seus irmãos legítimos. É justamente esse o sentido do termo adelphós no Novo Testamento. Apesar de todo o esforço empregado pelos católicos para defender a virgindade perpétua de Maria, seus argumentos são totalmente contraproducentes.

    O Salmo 69 é um texto profético com força suficiente para desmantelar o arcabouço erigido pelas artimanhas teológicas católicas. Qualquer exegeta que ler esse salmo terá de admitir que se trata de um salmo messiânico, ou seja, um salmo que fala sobre o ministério e a vida de Jesus, o Messias. No verso 8, o autor descreve perfeitamente a família de Jesus sem deixar dúvidas quanto à legitimidade carnal de parentesco entre eles. Vejamos: “Tornei-me como um estranho para os meus irmãos, e um desconhecido para os filhos de minha mãe”.

    Quando, então, comparado com alguns textos do Novo Testamento, João 7.3-8 por exemplo, o Salmo 69 torna-se um argumento esmagador contra a teoria católica. “Disseram-lhe, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque ninguém faz coisa alguma em oculto, quando procura ser conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Pois nem seus irmãos criam nele. Disse-lhes, então, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo; mas o vosso tempo sempre está presente. O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más. Subi vós à festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda não é chegado o meu tempo”.

    Compreendemos agora, por meio desse texto, o porquê de Jesus ter deixado sua mãe aos cuidados de João, e não de seus irmãos!



    Para ler mais, eis o link do tópico:

    JESUS teve IRMÃOS?
    http://www.forumevangelho.com.br/t3040-jesus-teve-irmaos

    .
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Devaney Qui 18 Jul 2013, 17:28

    Norberto,

    Possuo um livro em minha casa chamado "Tiago, irmão de Jesus", que curiosamente foi escrito por um uma pessoa que não é cristã (declara-se ateu) no qual ele esmiúça HISTORICAMENTE que o primeiro líder da igreja cristã foi Tiago e demonstra, por uma série de elementos históricos e lógicos, que essa história que ele não fosse filho de José com Maria, que também foi a mãe do Senhor. Inclusive relata como passou do obscurantismo (posto que não era um dos doze chamados) à condição de líder cristão.

    De quebra, sepulta a antiga tradição católica que Pedro teria sido o primeiro líder da Igreja e esboça que a liderança espiritual era bem difusa, baseada em Concílios locais, como o que vemos em Atos 15.

    É uma leitura interessante. O livro custa somente R$ 43,11 no site da Americanas.
    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? 192737g1
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4475
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17782
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Norberto Sex 19 Jul 2013, 09:18

    .
    Devaney, parece ser um livro interessante e que contribui, acrescentando ao tema.

    Grato pela indicação.

    A propósito, cito "informações", do site da Americanas:

    "Uma urna funerária descoberta recentemente pode elucidar os primeiros anos do cristianismo. Achado em Jerusalém, o artefato data do século I e traz, em aramaico, a seguinte inscrição: Tiago, filho de José, irmão de Jesus. Pelos cálculos de estudiosos, as probabilidades são de que, entre os 80 mil habitantes da cidade àquela época, cerca de 20 poderiam apresentar a mesma combinação de nome e parentesco. A verdade histórica sobre Tiago pode ser conferida em TIAGO, IRMÃO DE JESUS, de Pierre-Antoine Bernheim, biografia publicada originalmente na França. Fruto de intenso trabalho de pesquisa, o livro conquistou crítica e provocou polêmica entre os leitores mais tradicionais."



    Site da Livraria Saraiva e da Livraria Siciliano:

    Tiago, Irmão de Jesus
    Autor: Bernheim, Pierre-antoine
    Editora: Record
    Categoria: Religião / Cristianismo

    A existência de um irmão de Jesus chamado Tiago é confirmada por muitos escritos do Novo Testamento. Redigidas durante os anos 50, as epístolas de Paulo, provavelmente os textos neotestamentários mais antigos, apresentam-nos Tiago, o irmão de Jesus, como um dos chefes da Igreja primitiva.

    .
    avatar
    MateusAlcântara
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 369
    Idade : 28
    Cidade/Estado : Brasil
    Religião : Cristianismo
    Igreja : ---
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 20
    Pontos de participação : 505
    Data de inscrição : 22/01/2013

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por MateusAlcântara Dom 21 Jul 2013, 21:21

    Apenas um versículo mata tudo isso:

    Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
    Marcos 6:3

    Quanto ao que Jesus disse sobre a mãe dele e os irmãos serem aqueles que obedecem à Deus, isso entende-se de forma espiritual. Espiritualmente falando, a mãe de Jesus era a Palavra, e seus irmãos aqueles que obedeciam à Deus.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 50
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Sex 24 Jul 2015, 13:52

    Olá Nobertho, a comissão de eruditos do Vaticano utiliza-se realmente do argumento de que no hebraico e aramaico, o vocábulo é o mesmo para "irmão" e "primo". Estão certos. Qualquer léxico isto informa.
    .
    Quanto a esta refutação citada em outro tópico aqui do Fórum, está errada:
    .
    Refutação bíblica: Não existe um só caso na Bíblia, e principalmente no Novo Testamento, em que a palavra grega adelphós (irmão) é traduzida por primo ou parente. Das 343 vezes em que o Novo Testamento usa o termo adelphós, ele apresenta dois sentidos para a palavra “irmão”: a de irmão legítimo (carnal) e o metafórico.
    .
    Em 1998, em um fórum teológico na grécia (Onde participava o mestre Costas, criador do programa Theword) e em 2006 em um fórum de grego koine no orkut, no qual qual eruditos e estudantes alegavam que o conceito de "primo" fere a etimologia da palavra adelphós (do mesmo útero), no caso, não pode ser usada para “primos” refutando o argumento católico, pois como sabemos, geralmente primos são gerados por duas "tias" diferentes a grosso modo, mas aí está o erro.
    .
    O caso das esposas de Jacó é um exemplo, ele gerou 13 filhos com 4 mulheres diferentes, para todos estes foi usada na Septuaginta a palavra adelphós (do mesmo útero), mas sabemos que são irmãos-primos, gerados pelo mesmo pai Jacó, há um deslocamento de significado do termo para Jacó, como se ele tivesse útero, pois no grego antigo não havia palavra para primos. Há outros casos na Septuaginta.
    .
    Então é assim, aqueles letrados ortodoxos gregos e a comissão do vaticano, silenciaram aquele tópico com o argumento anterior, afinal, eles dizem que ninguém sabe mais de grego do que os próprios gregos.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 50
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Qui 10 Set 2015, 22:30

    A surpresa do teólogo renomado Barth Ehrman com a descoberta, pois de fato, nenhum léxico de origem grega ou outro, tem a definição verdadeira do uso.
    .
    http://ehrmanblog.org/jesus-brothers-proto-gospel-james-members/
    avatar
    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 597
    Idade : 73
    Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
    Religião : Cristã
    Igreja : Igreja do CRENTE
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -40
    Pontos de participação : 1420
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Washington Ruiz Dom 20 Set 2015, 11:21

    Olá, Norberto,

    Concordo plenamente com você, irmão: Maria teve outros filhos além de Jesus, e isso é verdade porque isso ESTÁ ESCRITO, porém, a católica ensinou a seus fiéis que não, que Maria só teve Jesus como filho, ensino esse que é puramente CONJECTURAL e que se opõe ao contexto de várias passagens, citadas por você mesmo, onde se vê claramente que Maria teve outros filhos.

    Sei que não é somente a esse profano e CONJECTURAL ensino católico que você se opõe, pois você também não aceita que o ser que devemos ter por Deus seja o trino, deus esse que também é uma INVENÇÃO católica, e que também se opõe a muitos ensinos escritos, mas, sim, que o ser que devemos ter por Deus seja somente o Pai, não é?

    Eu não aceito nenhum ensino vindo da católica (e pensei que você também não aceitasse), porém, como você disse: Compreendemos agora, por meio desse texto, o porquê de Jesus ter deixado sua mãe aos cuidados de João, e não de seus irmãos, estou vendo que talvez você não saiba, mas o ensino de que João seja o discípulo amado de Jesus também é ensino CONJECTURAL e nascido da católica e que, só por esse ensino ser católico isso já seria o suficiente para desconfiarmos dele.

    O que você ainda não atentou é que João, irmão de Tiago, não podia estar presente quando Jesus disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho, pois se João pudesse estar presente àquele inevitável acontecimento todos os demais discípulos de Jesus também tinham também de estar lá presentes, acompanhando os últimos passos de seu Mestre.

    Observe que somente as mulheres (que não estavam sendo perseguidas) é que puderam acompanhar os últimos passos de Jesus, pois os demais discípulos, apóstolos e não-apóstolos, estavam como que refugiados provavelmente no cenáculo, onde foi comida a última ceia, com medo de serem presos pela guarda romana.

    Se algum discípulo adulto pudesse estar presente e seguindo os últimos passos de Jesus, algum deles teria se oferecido para lhe carregar a cruz, no entanto, como nenhum discípulo de Jesus podia estar lá presente foi que os soldados romanos constrangeram um cireneu, não-discípulo, a carregar a cruz de Jesus.  

    Não faz sentido Jesus ter dito à sua mãe que ela passasse a considerar João como sendo seu filho, sabendo ele que JOÃO TINHA MÃE, e que ela estava viva, e mais, Jesus estava vendo que a mulher de Zebedeu estava lá presente, porém, se considerarmos que o discípulo amado seja Lázaro, aí, sim, a expressão: Mulher, eis aí o teu filho, faz todo sentido, pois Lázaro não tinha mãe, pelo menos não há menção disso, pelo contrário, os escritos dão a entender que não.

    Até mais!
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 50
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Dom 20 Set 2015, 14:13

    Desculpa a franqueza, se HOJE os mais respeitados teólogos do mundo, tantos da parte dos estadunidenses protestantes, dos europeus protestantes, além dos próprios gramáticos eruditos no país chamado Grécia, estão perplexos por terem (IMPERATIVAMENTE) que modificarem todos os léxicos existentes e isto se deve a um brasileiro e não a um grego, que a honra continue sendo dada pelos que tem honra, portanto nenhuma passagem é clara em apontar Maria, a Mãe de Jesus, como filhos do próprio útero, isto é irmãos de Jesus gerados Nela, pelo contrário, com a refutação no grego, temos uma mãe com suas possibilidades: irmãos-primos (antes negada pela única "pega", a etimologia da palavra adelphos, do mesmo útero, definição AGORA destruída) ou irmãos, porém, o contexto novo testamentário define que são irmãos-primos.  
    .
    Por exemplo, cito um dois dos mais famosos léxicos que foram refutados:
    .
    Refutado! escreveu:10,49 ἀδελφός a, οῦ m:. Uma pessoa do sexo masculino que tem o mesmo pai e mãe da pessoa de referência-'irmão 'εἶδεν δύο ἀδελφούς, Σίμωνα τὸν λεγόμενον Πέτρον καὶ Ἀνδρέαν τὸν ἀδελφὸν αὐτοῦ' viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e André, o irmão dele 'Mt 04:18. Em algumas línguas, é necessário para indicar a diferença entre irmãos mais velhos e irmãos mais novas, e isso geralmente pode ser feito com base no uso semítico, uma vez que o irmão mais velho era normalmente citado primeiro. Portanto, em Mt 04:18 pode-se traduzir 'Simão e seu irmão mais novo André.
    A interpretação de ἀδελφός em passagens como Mt 0:46; Mc 3:31; e Jo 02:12 no sentido de "primos" (com base num termo hebraico correspondente, que é usado em certos casos, para designar parentes do sexo masculinos de vários graus) não tem registro na língua grega, nem é afirmado ou confirmada no léxico Grego-Inglês editada por Arndt , Gingrich, e Danker. Tal interpretação depende principalmente da tradição eclesiástica.
    .
    Embora o plural de ἀδελφός a (ou seja, ἀδελφοί) pode significar "irmãos e irmãs", "não há razão para acreditar que em Mt 0:46; Mc 3:31; Jo 2,12; 7: 3, 5; e At 01:14 se esteja fazendo a referência a irmãos e irmãs.
    .
    Em Lc 08:21 (μήτηρ μου καὶ ἀδελφοί μου οὗτοί εἰσιν οἱ τὸν λόγον τοῦ θεοῦ ἀκούοντες καὶ ποιοῦντες "minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e vivem de acordo com ela"  ἀδελφοί é usado no sentido figurado como uma qualificação dos seguidores de Jesus". Em algumas línguas, no entanto, que é necessário para tornar mais evidente a relação de qualificação, por exemplo, "aqueles que ouvem a palavra e agem em conformidade com ela são  minha mãe e meus irmãos" ou " ... são como se fossem mãe e irmãos para mim."

    Louw, J. P., & Nida, E. A. (1996). Léxico Grego-Inglês do Novo Testamento: Baseado em campos semânticos (1: 117-118) (ed eletrônico da 2ª edição..). Nova Iorque: United Bible Societies.
    .
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 50
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Dom 20 Set 2015, 14:39

    Quanto a defesa da doutrina católica cito os argumentos a seguir em um link, que não é o meu caso em questão, desde que defendo a Verdade, se esta mesma Verdade estiver em alguma tradição da Igreja Católica, ainda assim a defenderei, pois nós que buscamos a Verdade, somos maiores do que as tradições.

    http://www.ofielcatolico.com.br/2014/02/virgindade-perpetua-de-maria-mae-de.html
    .
    A descoberta que o Pai me vez ver, consolida os argumentos católicos citados site.
    avatar
    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 597
    Idade : 73
    Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
    Religião : Cristã
    Igreja : Igreja do CRENTE
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -40
    Pontos de participação : 1420
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Washington Ruiz Seg 21 Set 2015, 23:45

    Olá, Betho,

    Me perdoe a ignorância, irmão, se não lhe entendi direito, mas você está dizendo (defendendo) que Maria só teve Jesus como filho, não é?

    Se isso for verdade, irmão, se os irmãos (Mt 12.46) de Cristo não são filhos naturais de Maria, mas só de José, portanto meios-irmãos de Cristo, ou até mesmo primos de Cristo, como vocês, católicos, sugerem (conjecturam), então, vocês devem lutar para mudar os escritos do Evangelho onde aparece escrito o termo irmão, para meio-irmão ou para primo, para que esses escritos fiquem do jeito que vocês querem, ok?  

    Será que existe algum versículo onde o termo irmão pode estar se referindo especificamente a filhos de mesmo pai e mãe? Qual? Que tal você, que é tão estudioso da palavra, nos dizer?

    Acho, apenas acho, que onde o termo irmão tem de estar se referindo a um filho do mesmo pai e da mesma mãe é em Gn 4.2 (E deu à luz mais a seu irmão Abel), isto é, será que o termo irmão de Gn 4.2 é o mesmo termo usado em Mt 12.46 ou será outro?

    Até mais!
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 50
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Ter 22 Set 2015, 10:54

    Washington Ruiz escreveu:Olá, Betho,
    Me perdoe a ignorância, irmão, se não lhe entendi direito, mas você está dizendo (defendendo) que Maria só teve Jesus como filho, não é?

    Colega, não insista em erro dogmático ou em atribuir. Provei que a palavra grega adelphos significa:
    .
    1) irmãos, filho da mesma mãe ou
    .
    2) irmãos, filhos do mesmo pai,
    .
    3) irmãos, filhos do mesmo pai e da mesma mãe, sem padrastos e madrastas.
    .
    .
    O item 2) pode em tese, defender em partes (conjuntamente com as defesas dos católicas do site sugerido anteriormente) a defesa de que Maria não teria outros filhos, ainda que, parece-me que eles defendem o termo "primos" e não "primos-irmãos" como provei. Tecnicamente acho pouco provável alguém conseguir provar que adelphos também signifique primos, desde que deslocamento de significado não significa mudança de definição etimológica.
    avatar
    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 597
    Idade : 73
    Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
    Religião : Cristã
    Igreja : Igreja do CRENTE
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -40
    Pontos de participação : 1420
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Washington Ruiz Qua 23 Set 2015, 09:31

    Olá, Betho,

    Será que dá pro irmão responder se o termo irmão de Gn 4,2 é o mesmo de Mt 12.46? Se não, tudo bem. Estou pedindo isso só pra saber se o termo "adelphos" pode também significar que as pessoas possam ser irmãs do mesmo pai e da mesma mãe. Só isso, ok?

    Até mais!
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Papista Qua 23 Set 2015, 11:12

    Refutando os argumentos do prezado Norberto,

    1 - Salmo:

    Texto usado:

    "Tornei-me um estranho para meus irmãos, e um desconhecido para os filhos de minha mãe." (Salmo 68.9 - Bíblia Ed. Paulinas - Salmo 69.8 - Almeida Revista Atualizada)

    Argumentação do Norberto (salmo messiânico):
    - Mais adiante, versículo 22: "Deram-me fel por comida, e na minha sede apresentaram-me vinagre."


    Conclusão do Norberto:
    Isto te lembra alguma coisa? Então voltemos ao versículo 9: "Tornei-me um desconhecido para os FILHOS DE MINHA MÃE."

    Alegação do Norberto: O texto se aplica a Jesus. Logo, Maria teve outros filhos.

    Refutação:

    Vejamos o Salmo:

    4 Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei.

    Parece que o Salmo é messiânico mesmo não?

    Todavia:
    5 Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os meus pecados não te são encobertos.

    Opa! temos um problema.
    Se o Salmo é messiânico logo:

    Jesus também é tolo e pecador.

    Conclusão:

    O Salmo não deve ser considerado messiânico no todo e sim nas partes da messianidade. O resto é especulação.

    2 - A palavra Adelphos:

    Argumentação do Norberto:

    Não devemos nos esquecer de que quando o Novo Testamento faz referências aos irmãos de Jesus o contexto não traz nenhum tipo de esclarecimento adicional, como acontece no Antigo Testamento. Além disso, os escritores sabiam a diferença entre os termos irmão (adelphós), primo (anepsiós) e parentes (sungenes).

    Alegação:

    Caso a tese católica estivesse correta, o apóstolo poderia muito bem ter usado a expressão hoi anepsiós Kyriou (primos do Senhor), e não adelphói tou Kyriou (irmãos do Senhor), até porque os irmãos de Jesus estavam vivos quando o apóstolo escreveu as duas epístolas.

    Portanto, a palavra Adelphos só serve para designar irmão de sangue.

    Refutação:

    Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão.
    Mateus 28:10


    Grego:

    10 τοτε λεγει αυταις ο ιησους μη φοβεισθε υπαγετε απαγγειλατε τοις αδελφοις μου ινα απελθωσιν εις την γαλιλαιαν κακει με οψονται

    O verso em questão apresenta também a palavra adelphos em negrito acima.
    Conclusão:

    Portanto, todos os apóstolos são irmãos carnais de Jesus ou a palavra é ambígua.

    Próximo!

    Conteúdo patrocinado


    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar 2024, 00:43