A paz do Senhor Jesus!
Na verdade fiquei muito desapontado com esta última resposta do Valdomiro. Começou a parecer que o importante é responder, porque o que eu afirmo está errado e pronto e o desvio do debate é levado a questões que sabemos que não definem o debate, ao contrário apenas encaminha o debate para um caminho de inconsistências bíblicas que o Valdomiro mostra não tratar de maneira ampla tais questões.
Por este motivo, desta vez, irei apenas reunir a inconsistência, a conveniência em acreditar naquilo que quer o Valdomiro, imagino que ele irá dizer que faço o mesmo, todavia é por isso que vou ser mais objetivo e direto nos pontos onde não há sustentação teológica nenhuma para o unitarismo. Agora em relação à trindade eu faço o mesmo desafio, traga uma explicação teológica ao menos razoável que possa contrariar a trindade.
Em primeiro lugar na última resposta do Valdomiro, a respeito de 1 João 5:7 ele disse:
Você não tem verificado nas fontes corretas. O caso de I Jo. 5.7 é um caso típico. O que você apresentou não tem sustentação. Quando o Marcos apresentou esses mesmos textos do Salascripturatt, eu tive o cuidado de checar, não apenas ler; e tudo não passa de uma montagem, muitas delas sem qualquer prova. Leia meu debate com o Marcos e verá meus comentários e as referências que indico para checagem.
Primeiramente que o Valdomiro é audacioso ao dizer que se trata de uma montagem, é até uma acusação séria com o responsável pelo texto, como se tivesse sido escrito com más intenções. Mas no fim de todo o debate, que vi ali sobre o tema contra o irmão Marcos, fico com a citação do Jefté (em azul) naquela ocasião, postagem de n 30 lá, a qual eu cito:
Olá irmãos
E o nível de defesa dogmático está tão elevado que praticamente não se é aceito qualquer argumento que venha em contrário...
-------
Marcos Lopes
Gostei muito da sua argumentação, e das provas!
Paz!
Então de agora em diante, cito apenas certas contradições do Valdomiro e falta de sustentação teológica genérica quanto ao unitarismo.
No tópico Jesus é Onisciente, eu levantei a questão ao Valdomiro que o maior dos feitos de qualquer pessoa é ressuscitar alguém, definitivamente este é o top dos feitos, todos irão considerar que para fazer isso com alguém, é só com a permissão de Deus mesmo, ou sendo o próprio Deus como Jesus é, e por isso efetivou tal milagre mais de uma vez e ainda sim por si só.
Estava comentando sobre isso com o Valdomiro, e ele obviamente por dizer que Jesus não é Deus, descordou no caso de Lázaro, Valdomiro disse:
Irmão, você diz isso porque não está juntando as informações que estou te passando. Ele havia dito que iria ressuscitar Lázaro, mas não o fez sem antes pedir ao Pai.
Eu respondi:
Ele afirmou que iria fazer antes de orar, e disse que orou para mostrar a ordem de submissão como homem para a multidão. Realmente a explicação Dele não te faz crer que Ele quer dizer que nem mesmo orar precisava?
O Valdomiro insistiu:
Não perca o fim do relato por causa do começo dele. Jesus disse que iria ressuscitar, mas recorreu ao Pai para que isso acontecesse. Se ele não precisasse do Pai para o milagre não haveria motivos para orar.
Foi em seguida que requeri uma resposta do Valdomiro que aguardo até hoje, parte deste debate citado acima foi em 28 de Abril, já estamos em Junho e o Valdomiro vem se esquivando da resposta. Eu disse em seguida:
Ok. Irmão. Argumentos seus contra os meus. Você diz que Jesus precisa orar pro pai pra fazer tal milagre, me mostre então na ressurreição da filha de Jairo onde Jesus orou ao Pai pra fazer tal milagre?
(Mateus 9:18-26, Lucas 8:40-56 e Marcos 5:21-43)
O segundo ponto que queria comentar, é sobre Apocalipse 1, do verso 1 ao 18, onde debatendo com o Valdomiro aqui mesmo neste tópico disse:
É porque o que você disse não acrescenta nada ao que foi comentado. O texto não diz que de verso 1 ao 18 se fale de Jesus. Eu consigo distinguir nesse trecho. João, o anjo, Jesus, Deus, os sete espíritos, os servos, as sete igrejas e etc. Você só consegue enxergar Jesus?
Só recapitulando, pois parece que você está perdendo o ponto novamente. A distinção das PARTES serve para mostrar que “o que era, que é e que há de vir” não é Jesus em Ap. 1.8. Esse foi o ponto discutido aqui.
E eu respondi:
Acho que não entendeu e no fim embolou. Sua sugestiva de identificar o Pai em Apocalipse 1 é que pra mim está insustentável.
Observe: Verso 5 Jesus verso 6 Jesus verso 7 Jesus Verso 8 (conforme você Deus) Verso 10 (conforme você Deus) Verso 11 (conforme você Deus) Verso 13 Jesus Verso 14 Jesus Verso 15 Jesus Verso 16 Jesus Verso 17, 18, 19 e 20 Jesus.
É isso que estou querendo dizer, no fim é conveniente, porque o Alpha e o Omega definitivamente identifica Deus Pai, ai você diz ser Deus Pai.
Ainda sim, o verso 17 o qual tem uma narrativa como Alpha e Ômega (Eu sou o primeiro e o último), você admitiu ser Jesus.
Estou lhe mostrando que é você quem faz a manobra pra dizer que há diferença, não eu, pra mim a parte quando cita Deus Pai tipo em : E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
é por causa da coordenação.
Ou seja, neste debate de Apocalipse, é possível identificar Jesus com características que só pertencem ao Pai. E porque isso? Porque Jesus também é Deus.
O Valdomiro em seguida diz:
É uma pena que você não consiga ver o óbvio. Quando se diz “DA PARTE” e depois se acrescenta “E DA PARTE”, fala-se obviamente de dois. Se Jesus é a Fiel Testemunha quem é a outra parte? Simples assim! Parece que você está vendo DUAS PARTES como se fosse uma parte só. E para você essas duas partes é Jesus. Já que você disse que eu estava misturando, devemos nos perguntar quem realmente está misturando! Não há conveniência em indicar o “alpha e ômega” como o Pai. Eu não acredito que um título comum gere uma identidade como já expliquei. A questão é que está muito claro. O texto fala de pelo menos duas partes. Vamos rever?
Ap. 1.4 “João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco DA PARTE daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 5 E DA PARTE de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,” Você não consegue perceber o indicativo de DOIS ai não? Quem faz a manobra para indicar que, João ao falar DA PARTE & DA PARTE quis se referir apenas a Jesus? Jesus representa QUANTAS PARTES? As PARTES são ele mesmo? Tua proposta anula o que João disse.
Eu respondi:
Você começou a fugir tanto dos argumentos propostos que eu tive que ir lá verificar se eu havia escrito que se tratava apenas de Jesus. Te convido a ler de novo minha resposta anterior quanto a isso, não disse isso lá.
As partes continua ora, porque não. Eu defendo trindade Valdomiro.
O problema da argumentação é: está se referindo a quem??
Aquele que é, que era e que há de vir? Quem é? Simples assim eu que digo.
Você só não quer admitir que é o Jesus divino, porque quem há de vir é Jesus, e por Ele ser divino, Ele é, e era também. O problema do desmembramento é todo seu, não meu. Lembra que pra mim são três personalidades, todavia em uma?
Mas eu ainda queria mostrar pra ti, que o seu problema maior em admitir isso está relacionado ao verso 8
8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Está na cara que se não fosse por causa do verso 8 você me diria que lá no verso 4 é Jesus sem problemas, mas como no verso 8 tem Alfa e Ômega, você recusa a dizer que se refere a Cristo. Simples assim.
E acrescentei:
É você quem está sugerindo que a questão das partes te favorece e põe ponto final. Como assim? Eu defendo trindade Valdomiro. Só quis lhe mostrar antes que se seguirmos conforme sua teologia nunca chegamos a uma conclusão de em que momento é verdadeiramente Deus Pai em Ap. 1. Eu não neguei que há narrativas da parte de um e de outro. Simples assim.
O Valdomiro disse:
Não há conveniência em indicar o “alpha e ômega” como o Pai.
Eu respondi:
Sério! E o que mais você tem pra identificar Deus Pai lá o único Deus??
Valdomiro:
Você não consegue perceber o indicativo de DOIS ai não? Quem faz a manobra para indicar que, João ao falar DA PARTE & DA PARTE quis se referir apenas a Jesus? Jesus representa QUANTAS PARTES? As PARTES são ele mesmo? Tua proposta anula o que João disse.
Eu respondi:
Eu como trinitarista percebo na verdade são três. Você não né?
Então leia ai umas 3 vezes, talvez você perceba isso.
4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
Dá pra observar que o Valdomiro assume pelo menos duas partes (na verdade são três), com isso eu pergunto Valdomiro: Qual verso está se referindo à Deus Pai e porque?
O terceiro ponto é o seguinte: No meu post anterior eu disse:
O problema da constituição é seu irmão, não meu. Eu afirmo que sempre foi Senhor e Salvador lembra? Agora se você afirma que no A.T. Deus é o salvador, é uma contradição a mais na coleção. A fé que salva desde o A.T. é em quem? Jesus não tinha nem mesmo vindo à terra e já era salvador irmão. Então esta constituição foi de que maneira? Deus mantinha Jesus lá com Ele e dizia espere ai salvador maior dos homens, eu o enviarei em outro tempo?
Quando Deus envia homens, e os faz profetas, juízes e reis, não são eles os salvadores. São no máximo instrumentos usados por Deus. Veja a diferença, aquele que tem fé em Jesus será salvo na perspectiva unitarista, isto é algo como se Jesus também fosse só uma ferramenta. Se é assim, porque não ter fé nas outras ferramentas para alcançar salvação? Alcançamos salvação crendo em quem afinal?Em um homem? Ou em Deus?
Veja o que respondeu então o Valdomiro:
Não, meu prezado irmão, não há nenhuma contradição. Apenas uma melhor atenção tua se faz necessário.
Deus é Salvador através de toda Bíblia. A forma como ele promove a salvação mais ampla é que, no NT se dá através de Jesus. Se Deus não constituísse a Jesus, ele, Jesus, não seria Salvador. Deus nos apontou o Caminho e o seguimos. Já você diz que Jesus já era porque era Deus, mas com isso você está tentando ajustar à tua negação a afirmação de que Jesus foi constituído usando um artifício chamado “coordenação”.
Valdomiro diz que Deus é o Salvador através de toda a Bíblia e que Jesus é apenas um instrumento de Deus para salvar.
Valdomiro, no Antigo Testamento, Deus deu aos homens as leis, todo aquele que cumprisse sem faltar com nem mesmo um til, viveria por ela. No Novo Testamento foi revelado que ela não serviu pra salvar, afinal todos os homens acabavam falhando. Na teologia tradicional, afirma-se que a salvação desde o tempo do A.T. era por causa de Cristo a fé que salva é Nele. E ele nem mesmo havia vindo à terra.
Gostaria de saber como é isso pra você? Como é que pode alguém crer, ter fé em Deus só que na verdade está tendo fé em Cristo? Sendo que você faz esta separação, então como fica isso?
Graça e paz!
Na verdade fiquei muito desapontado com esta última resposta do Valdomiro. Começou a parecer que o importante é responder, porque o que eu afirmo está errado e pronto e o desvio do debate é levado a questões que sabemos que não definem o debate, ao contrário apenas encaminha o debate para um caminho de inconsistências bíblicas que o Valdomiro mostra não tratar de maneira ampla tais questões.
Por este motivo, desta vez, irei apenas reunir a inconsistência, a conveniência em acreditar naquilo que quer o Valdomiro, imagino que ele irá dizer que faço o mesmo, todavia é por isso que vou ser mais objetivo e direto nos pontos onde não há sustentação teológica nenhuma para o unitarismo. Agora em relação à trindade eu faço o mesmo desafio, traga uma explicação teológica ao menos razoável que possa contrariar a trindade.
Em primeiro lugar na última resposta do Valdomiro, a respeito de 1 João 5:7 ele disse:
Você não tem verificado nas fontes corretas. O caso de I Jo. 5.7 é um caso típico. O que você apresentou não tem sustentação. Quando o Marcos apresentou esses mesmos textos do Salascripturatt, eu tive o cuidado de checar, não apenas ler; e tudo não passa de uma montagem, muitas delas sem qualquer prova. Leia meu debate com o Marcos e verá meus comentários e as referências que indico para checagem.
Primeiramente que o Valdomiro é audacioso ao dizer que se trata de uma montagem, é até uma acusação séria com o responsável pelo texto, como se tivesse sido escrito com más intenções. Mas no fim de todo o debate, que vi ali sobre o tema contra o irmão Marcos, fico com a citação do Jefté (em azul) naquela ocasião, postagem de n 30 lá, a qual eu cito:
Olá irmãos
Não é por nada não, mas realmente também estou quase me convencendo disso!!!!Marcos Lopes escreveu:Seus apegos (de você e Valdomiro) a teorias liberais sobre a história da teologia é tão grande que vocês precisam chamar de mentirosos/equivocados todos os que contradizem essas teorias.
Isso significa que você e Valdomiro criticam os dogmáticos de outrora sendo dogmáticos hoje!
E o nível de defesa dogmático está tão elevado que praticamente não se é aceito qualquer argumento que venha em contrário...
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Marcos Lopes
Gostei muito da sua argumentação, e das provas!
Paz!
Então de agora em diante, cito apenas certas contradições do Valdomiro e falta de sustentação teológica genérica quanto ao unitarismo.
No tópico Jesus é Onisciente, eu levantei a questão ao Valdomiro que o maior dos feitos de qualquer pessoa é ressuscitar alguém, definitivamente este é o top dos feitos, todos irão considerar que para fazer isso com alguém, é só com a permissão de Deus mesmo, ou sendo o próprio Deus como Jesus é, e por isso efetivou tal milagre mais de uma vez e ainda sim por si só.
Estava comentando sobre isso com o Valdomiro, e ele obviamente por dizer que Jesus não é Deus, descordou no caso de Lázaro, Valdomiro disse:
Irmão, você diz isso porque não está juntando as informações que estou te passando. Ele havia dito que iria ressuscitar Lázaro, mas não o fez sem antes pedir ao Pai.
Eu respondi:
Ele afirmou que iria fazer antes de orar, e disse que orou para mostrar a ordem de submissão como homem para a multidão. Realmente a explicação Dele não te faz crer que Ele quer dizer que nem mesmo orar precisava?
O Valdomiro insistiu:
Não perca o fim do relato por causa do começo dele. Jesus disse que iria ressuscitar, mas recorreu ao Pai para que isso acontecesse. Se ele não precisasse do Pai para o milagre não haveria motivos para orar.
Foi em seguida que requeri uma resposta do Valdomiro que aguardo até hoje, parte deste debate citado acima foi em 28 de Abril, já estamos em Junho e o Valdomiro vem se esquivando da resposta. Eu disse em seguida:
Ok. Irmão. Argumentos seus contra os meus. Você diz que Jesus precisa orar pro pai pra fazer tal milagre, me mostre então na ressurreição da filha de Jairo onde Jesus orou ao Pai pra fazer tal milagre?
(Mateus 9:18-26, Lucas 8:40-56 e Marcos 5:21-43)
O segundo ponto que queria comentar, é sobre Apocalipse 1, do verso 1 ao 18, onde debatendo com o Valdomiro aqui mesmo neste tópico disse:
É porque o que você disse não acrescenta nada ao que foi comentado. O texto não diz que de verso 1 ao 18 se fale de Jesus. Eu consigo distinguir nesse trecho. João, o anjo, Jesus, Deus, os sete espíritos, os servos, as sete igrejas e etc. Você só consegue enxergar Jesus?
Só recapitulando, pois parece que você está perdendo o ponto novamente. A distinção das PARTES serve para mostrar que “o que era, que é e que há de vir” não é Jesus em Ap. 1.8. Esse foi o ponto discutido aqui.
E eu respondi:
Acho que não entendeu e no fim embolou. Sua sugestiva de identificar o Pai em Apocalipse 1 é que pra mim está insustentável.
Observe: Verso 5 Jesus verso 6 Jesus verso 7 Jesus Verso 8 (conforme você Deus) Verso 10 (conforme você Deus) Verso 11 (conforme você Deus) Verso 13 Jesus Verso 14 Jesus Verso 15 Jesus Verso 16 Jesus Verso 17, 18, 19 e 20 Jesus.
É isso que estou querendo dizer, no fim é conveniente, porque o Alpha e o Omega definitivamente identifica Deus Pai, ai você diz ser Deus Pai.
Ainda sim, o verso 17 o qual tem uma narrativa como Alpha e Ômega (Eu sou o primeiro e o último), você admitiu ser Jesus.
Estou lhe mostrando que é você quem faz a manobra pra dizer que há diferença, não eu, pra mim a parte quando cita Deus Pai tipo em : E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
é por causa da coordenação.
Ou seja, neste debate de Apocalipse, é possível identificar Jesus com características que só pertencem ao Pai. E porque isso? Porque Jesus também é Deus.
O Valdomiro em seguida diz:
É uma pena que você não consiga ver o óbvio. Quando se diz “DA PARTE” e depois se acrescenta “E DA PARTE”, fala-se obviamente de dois. Se Jesus é a Fiel Testemunha quem é a outra parte? Simples assim! Parece que você está vendo DUAS PARTES como se fosse uma parte só. E para você essas duas partes é Jesus. Já que você disse que eu estava misturando, devemos nos perguntar quem realmente está misturando! Não há conveniência em indicar o “alpha e ômega” como o Pai. Eu não acredito que um título comum gere uma identidade como já expliquei. A questão é que está muito claro. O texto fala de pelo menos duas partes. Vamos rever?
Ap. 1.4 “João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco DA PARTE daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 5 E DA PARTE de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,” Você não consegue perceber o indicativo de DOIS ai não? Quem faz a manobra para indicar que, João ao falar DA PARTE & DA PARTE quis se referir apenas a Jesus? Jesus representa QUANTAS PARTES? As PARTES são ele mesmo? Tua proposta anula o que João disse.
Eu respondi:
Você começou a fugir tanto dos argumentos propostos que eu tive que ir lá verificar se eu havia escrito que se tratava apenas de Jesus. Te convido a ler de novo minha resposta anterior quanto a isso, não disse isso lá.
As partes continua ora, porque não. Eu defendo trindade Valdomiro.
O problema da argumentação é: está se referindo a quem??
Aquele que é, que era e que há de vir? Quem é? Simples assim eu que digo.
Você só não quer admitir que é o Jesus divino, porque quem há de vir é Jesus, e por Ele ser divino, Ele é, e era também. O problema do desmembramento é todo seu, não meu. Lembra que pra mim são três personalidades, todavia em uma?
Mas eu ainda queria mostrar pra ti, que o seu problema maior em admitir isso está relacionado ao verso 8
8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Está na cara que se não fosse por causa do verso 8 você me diria que lá no verso 4 é Jesus sem problemas, mas como no verso 8 tem Alfa e Ômega, você recusa a dizer que se refere a Cristo. Simples assim.
E acrescentei:
É você quem está sugerindo que a questão das partes te favorece e põe ponto final. Como assim? Eu defendo trindade Valdomiro. Só quis lhe mostrar antes que se seguirmos conforme sua teologia nunca chegamos a uma conclusão de em que momento é verdadeiramente Deus Pai em Ap. 1. Eu não neguei que há narrativas da parte de um e de outro. Simples assim.
O Valdomiro disse:
Não há conveniência em indicar o “alpha e ômega” como o Pai.
Eu respondi:
Sério! E o que mais você tem pra identificar Deus Pai lá o único Deus??
Valdomiro:
Você não consegue perceber o indicativo de DOIS ai não? Quem faz a manobra para indicar que, João ao falar DA PARTE & DA PARTE quis se referir apenas a Jesus? Jesus representa QUANTAS PARTES? As PARTES são ele mesmo? Tua proposta anula o que João disse.
Eu respondi:
Eu como trinitarista percebo na verdade são três. Você não né?
Então leia ai umas 3 vezes, talvez você perceba isso.
4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
Dá pra observar que o Valdomiro assume pelo menos duas partes (na verdade são três), com isso eu pergunto Valdomiro: Qual verso está se referindo à Deus Pai e porque?
O terceiro ponto é o seguinte: No meu post anterior eu disse:
O problema da constituição é seu irmão, não meu. Eu afirmo que sempre foi Senhor e Salvador lembra? Agora se você afirma que no A.T. Deus é o salvador, é uma contradição a mais na coleção. A fé que salva desde o A.T. é em quem? Jesus não tinha nem mesmo vindo à terra e já era salvador irmão. Então esta constituição foi de que maneira? Deus mantinha Jesus lá com Ele e dizia espere ai salvador maior dos homens, eu o enviarei em outro tempo?
Quando Deus envia homens, e os faz profetas, juízes e reis, não são eles os salvadores. São no máximo instrumentos usados por Deus. Veja a diferença, aquele que tem fé em Jesus será salvo na perspectiva unitarista, isto é algo como se Jesus também fosse só uma ferramenta. Se é assim, porque não ter fé nas outras ferramentas para alcançar salvação? Alcançamos salvação crendo em quem afinal?Em um homem? Ou em Deus?
Veja o que respondeu então o Valdomiro:
Não, meu prezado irmão, não há nenhuma contradição. Apenas uma melhor atenção tua se faz necessário.
Deus é Salvador através de toda Bíblia. A forma como ele promove a salvação mais ampla é que, no NT se dá através de Jesus. Se Deus não constituísse a Jesus, ele, Jesus, não seria Salvador. Deus nos apontou o Caminho e o seguimos. Já você diz que Jesus já era porque era Deus, mas com isso você está tentando ajustar à tua negação a afirmação de que Jesus foi constituído usando um artifício chamado “coordenação”.
Valdomiro diz que Deus é o Salvador através de toda a Bíblia e que Jesus é apenas um instrumento de Deus para salvar.
Valdomiro, no Antigo Testamento, Deus deu aos homens as leis, todo aquele que cumprisse sem faltar com nem mesmo um til, viveria por ela. No Novo Testamento foi revelado que ela não serviu pra salvar, afinal todos os homens acabavam falhando. Na teologia tradicional, afirma-se que a salvação desde o tempo do A.T. era por causa de Cristo a fé que salva é Nele. E ele nem mesmo havia vindo à terra.
Gostaria de saber como é isso pra você? Como é que pode alguém crer, ter fé em Deus só que na verdade está tendo fé em Cristo? Sendo que você faz esta separação, então como fica isso?
Graça e paz!