F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Pires
José Herminio
Edison
Ernesto
Vasuilvan
Gustavo
Clébio
Valdomiro
Walker
Gerson Witezak
Elielson Ribeiro
Maicon Douglas
Gilcimar
Admar
Benedito Bernal
Marcelo Moreira
Valter
Marcelo Almoedo
Norberto
Stanley K
Rodrigues
Anaderson
Betho
Lúcio Monteiro
Gleison Elias
Tzaruch
Antonio
Rasabino
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1077
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Dom 07 Jun 2015, 18:46

    Gilcimar:


    Será que vai lidar com tudo isso ou vai continuar agarrado  num texto  forçando uma barra que não faz sentido que você mesmo um dia disse que não gosta de fundamentar nada num só texto...

    Não estou te reconhecendo...

    Sinto falta daquele Clayton que abria o assunto para todos os lados...

    Mas independente da quantidade que defendem não consegue explicar por que a condição do filho não é resultado da suposta condição do Pai sobre ele...



    Grande amigo, garanto que tenho lido tudo o que posta nesta nossa conversa, e leio com muita atenção pois realmente gostaria de encontrar algo que sinalizasse na direção de que você iria resolver essa equação que não bate, mas, com todo o respeito, nada do que postou tratou de resolver as divergências entre as conclusões de Paulo e a da doutrina trindade.

    Confesso ter ficado desanimado por isso...

    Você diz que me agarro a um único texto, mas você sabe que não é só ele que apoia a conclusão feita por Paulo.

    Se as escrituras dissessem somente a seguinte afirmação: "há um só Deus", ai sim teríamos motivos de sobra pra ficarmos meses, décadas debatendo. Mas o motivo de desânimo, é que as escrituras não dizem só a quantidade de Deus existente, mas a identidade deste Deus, e se você reparar, bate, a quantidade indicada com o número de "pessoas", 1. E ainda assim, depois de as escrituras indicar a identidade deste 1, por quê ficaríamos aqui procurando por outros? Só se for pra provar que Paulo, Jesus e o próprio Deus estão errados em suas conclusões.

    Desta forma amigo, "não lido" com suas postagens, pois elas não estão direcionadas a fazer com que Paulo tenha razão na sua afirmação, sendo assim, quando na minha primeira pergunta nesta série de nossa conversa, você deveria ter sinalizado que Paulo ou concluiu de forma inexata, ou de forma errada, e aí sim demonstrar, depois desta escolha, o que quer demonstrar. De forma que, se você escolheu dizer que Paulo está certo em sua conclusão, sua exposição deveria ser em demonstrar que Há um só Deus, o Pai, e não contrário à isto.

    Não estou mais no aguardo.

    Graça e paz.

    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 757
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Dom 07 Jun 2015, 22:44

    Valdomiro a paz do Senhor Jesus!

    É só o que importa, pois o termo “Deus” pode ser usado para outros que não o próprio ENTE Deus, como, de fato, está escrito.

    Ah é! Dizer que no princípio era este (verbo), que estava com Deus e era Deus? Onde??

    Na verdade eu estou confirmando o que está escrito. Já que esse mesmo que dizem ser o próprio Deus, afirmou que o Pai é o Único Deus Verdadeiro. Para Jesus não há dois nessa categoria. E não adianta dizer que ele estava em carne, porque o Espírito Santo não estava, e não foi listado.

    Sim na categoria de Pai, sim. Eu disse diferente?

    Para somente um ser considerado o Único Deus Verdadeiro, a palavra "Deus" em Jo. 1.1 é qualitativa e não identifica o Único Deus Verdadeiro de que falou Jesus em Jo. 17.3.

    Identifica sim, mas com três personalidades. Por isso continua a negar o que está escrito. O verbo estava com Deus e o verbo era Deus, e ainda todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada se fez.

    Acho que você não entendeu! Não é o unitarismo que diz que se Jesus for o Ente Deus ali, a coisa deságua no unicismo. Quem afirma isso são os teólogos trinitaristas, pois implicaria Jesus ser a totalidade da deidade, e isso conflita com o dogma trinitário.

    Acho que você não leu o que eu escrevi. Foi o que eu disse, veja:
    Sabélio foi quem considerou o verbo como ente sendo como único Deus, desconsiderando as personalidades que são narradas em especial em João 1 e Apocalipse 1. Mais um tipo de argumento que não se encaixa em nada com a trindade, e está mais pra unicismo.
    Foi exatamente o que eu disse, transforma Jesus no próprio Deus (com premissas de unicismo).
    Eu só disse que você citou isso para confundir o que está no texto. Clara diferença de personalidade entre o verbo e Deus.

    2 Ele estava no princípio com Deus.

    Simples assim, o Verbo não é exclusivamente Deus (Pai), e sim uma das personalidades na trindade.

    Isso é um problema para o trinitarismo, pois Deus ai é um quebra-cabeças cujas partes precisam ser juntadas para se ter o Deus completo.

    [/b]
    Mas você sabe que só podemos ficar com o que temos. Como iremos explicar Deus? Um ser com esta dimensão. Ficamos com a narrativa bíblica, são três personalidades em um.

    A trindade está errada, porque a Bíblia não diz que um das personalidades de Deus se fez carne.

    Na verdade a bíblia diz:

    Colossenses 1
    13 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
    14 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
    15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
    16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

    Deus tem uma única personalidade. Não é ensinado na Bíblia que Deus tenha dupla ou tripla personalidade.

    Acho que você está confundindo. Não falo de caráter, mas de individualidade consciente.
    A bíblia na verdade mostra isso sim, mas você nega. A narrativa de João Batista aponta claramente isso, quando diz: "E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. Em seguida, uma voz dos céus disse: “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado”.
    Por este motivo das três personalidades sendo um Deus, o próprio Jesus depois diz:

    19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;


    Dizer que personalidades diferentes compõe Deus, é reconhecer um intra-politeísmo no interior da trindade.

    Isto é vocês unitaristas que dizem. Nós trinitários ficamos com a bíblia, três pessoas, um Deus.

    Mostre-nos um verso onde diga que Deus seja três, triúno, três pessoas, três entes, três seres, três divinos, três espíritos, três substâncias, três hipóstases, três essências, três modos, três atributos, três coiguais, três agentes ou em qualquer sentido uma tríade?

    Alguns exemplos que Deus são três pessoas, Pai, Filho e E.S. Veja alguns versos que unitaristas tem que modificar na bíblia pra forçar o unitarismo:

    26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança Gn 1:26

    Eis que o homem é como um de nós, Gn 3:22
    Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua,Gn 11:7
    Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Isaías 6:8
    Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um 1 João 5:7
    Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
    E há diversidade de ministérios, mas o Senhor (Jesus) é o mesmo.
    E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
    1 Coríntios 12:4-6

    Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;
    2 Tessalonicenses 2:13

    4 Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador(Jesus Cristo), para com os homens, [confirmar Jesus Salvador no verso 6]
    5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
    Tito 3:4,5
    20 Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
    21 Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. Judas

    Estas são algumas passagens que vemos que Deus sempre se apresentou sendo não apenas uma personalidade, e ao chegar no N.T. observamos com clareza que ambos estão juntos. E em que sentido? Divindade. 3 personalidades UM Deus.
    Já a bíblia afirmar que Deus são três, exatamente como você sugere, eu penso que ainda bem que Deus é muito sábio, pois se com TANTAS narrativas que inferem que são três em um e ainda aparece pessoas para dizer que não, imagina se na bíblia para dar um destaque à trindade estivesse escrito que algo do tipo, três essências? O que iria aparecer de outros transformando em três deuses...

    Respeito tua posição, mas discordo. Parece que para você a parte humana de Jesus é também Deus, pois somente a parte humana poderia ter sangue, mas Deus não poderia ter sangue,

    Mas Deus se fez carne, e por isso foi preço valioso de sangue. A remissão dos pecados de todo o mundo. Ao contrário seria o sangue de um homem como eu e você por toda a humanidade... Rolling Eyes

    Mas, se a parte física de Jesus é também Deus, então, Jesus não é Deus e homem, mas Deus (sem sangue) e Deus (com sangue).

    ?!?!

    Mais uma vez, você precisa saber que não sou apenas eu, ou unitarismo que concorda com a Bíblia de Jerusalém feita por católicos e protestantes, são os próprios católicos e protestantes e portanto trinitários mesmo que concordam que o sangue é do Filho de Deus e não do próprio Deus,

    Sobre a bíblia de Jerusalém eu já disse, pra mim não serve. Eu não utilizaria ela pra nada, nem pra defender a trindade ou outra teologia qualquer. Neste ponto sou coerente em usar SEMPRE as que citei antes. JFA, JFAA, ACF, King James.

    já que Deus é Espírito e não tem sangue.

    Por isso Ele se fez carne. Very Happy

    Na verdade, bom amigo, você coopera com o monosteísmo estrito, ao grifar esses dois versos! “Servo” não é a natureza de ninguém, nem a essência, nem a substância de ninguém. Servo é um estado. Forma de Deus não indica a natureza de Deus, mas a forma, assim como forma de servo (ou escravo) não indica a natureza de escravo, mas a forma.

    Você tenta de toda forma insistir com argumentos que não se sustentam.
    Primeiro, eu descordo do que você escreveu, porque pra mim a sugestão QUE FOI SUA não minha, ficaria assim na minha compreensão: que sendo como Deus, não teve por usurpação....mas esvaziou-se a si mesmo sendo como servo e semelhante aos homens.
    Não importa o que você diga Valdomiro, pra mim vale o texto, eu disse apenas que SUA tentativa de modificar o texto, sugerindo que forma não tem relação alguma com igualdade, traz um problema também pra dizer que tomou forma de servo. Se não é forma de Deus (como ou igual Deus), também não é forma de servo (como ou igual servo). Não tem nada a ver com sugerir que ai dá monoteísmo, e sim que sua manobra acaba com o verso bíblico.

    A questão é, simplesmente, reconhecer que está escrito que Deus lavantou Salvadores. Se foi para salvar de uma formiga ou de Satanás, não importa.

    Ah!! Ai é que está, Jesus é o Salvador. São coisas MUITO diferentes. É igual no caso da verdade. Quem é a verdade? Deus? Sim é Deus. Então por que Jesus disse que ele é a verdade? Porque Ele é Deus. Esta narrativa não tem nada a ver com ser uma das verdades de Deus Rolling Eyes   Jesus é a verdade. Acho que deu pra entender.

    Concordo com II Pe. 3.18 citado por você e o leio junto com 1Jo 4:14 “E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.” Nada há em II Pe. 3.18 que ensine uma trindade.

    Primeiramente 2 Pedro está em um contexto muito diferente do que vemos em 1 Jo 4:14. Não dá pra fazer ligação. Enquanto 2 Pedro diz que Jesus é Senhor e salvador, e é digno de glória hoje como eternamente, Pedro encerra afirmando que Jesus é o Senhor.
    Em João, um quadro muito diferente é apresentado, onde está escrito que Jesus foi enviado por Deus Pai como SALVADOR DO MUNDO. Primeiro vem o ponto de ser enviado, eu não sei o que você está a sugerir, pois nenhum Deles é deste mundo, logo é normal Cristo ter sido enviado. Em segundo que diz salvador do mundo. Não vê a diferença? Aquele digno do título de salvador, por ser também Deus, veio ao mundo e se tornou SALVADOR DO MUNDO. Ele veio ao mundo para nos salvar e por isso SALVADOR DO MUNDO. Isso não implica em nada o título de Jesus de Salvador, dizer que ele foi enviado pelo Pai, pois na minha teologia Jesus como O salvador que é, veio ao mundo e se tornou SALVADOR DO MUNDO.

    Se ele se elevou a si mesmo, então, sua humilhação foi uma farsa. De qualquer forma, ao dizer isso dessa forma, você está fazendo tua própria versão da Bíblia.

    Irmão Valdomiro, você estava com pressa pra responder?
    Ficou muito claro que foi uma ironia à sua referência de "e Deus o elevou a príncipe e salvador". Onde eu lhe contestei que se a trindade é verdadeira, como você poderia pensar que Pedro escrevesse então? E você concordou como não faz sentido, mas levou a sério minha ironia.  Shocked

    Em outras palavras, Jesus NÃO precisa ser nenhum membro da trindade para representar a Deus, visto que Moisés também não era nenhum membro da trindade.

    Estás a comparar então Moisés com Jesus? Receio que ninguém irá concordar contigo.

    Dizer que Jesus reapresentava a ele mesmo como membro da trindade é ir além do que a Bíblia ensina.

    Eu disse na coordenação da trindade. E neste panorama, cada um representa livremente a si mesmo, do contrário não seriam 3 personalidades distintas.

    Graça e paz!
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Seg 08 Jun 2015, 01:23

    --

    Stanley,

    A bíblia concorda comigo: Jesus é intermediário da [nova] criação, nao o agente.

    Os textos que vc mostrou diz claramente: Foi feito ou foi criado POR ele. Esse "por", até mesmo o entendido irmão do grego Valdomiro pode lhe confirmar, tem um sentido de intermediação.
    Há até traduções que para não confundir o leitor lusófono, já coloca "por meio", "por intermédio", etc.

    Reafirmo: Jesus nunca criou absolutamente nada.

    Quem sabe criou alguma casa, já que era pedreiro (não marceneiro) rsrsrs
    mas nao passa disso rsrs
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7502
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16366
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Seg 08 Jun 2015, 02:11

    .

    Olá Gleison.

    Gleison escreveu:Reafirmo: Jesus nunca criou absolutamente nada.

    Quem sabe criou alguma casa, já que era pedreiro (não marceneiro) rsrsrs
    mas nao passa disso rsrs

    Na verdade JESUS não criou uma casa,, mas Ele EDIFICOU a SUA PRÓPRIA CASA.

    Por isso, irmãos santos,
    participantes da vocação celestial,
    considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,

    Hebreus 3:1

    Por vezes outros irmãos esquecem que JESUS CRISTO é apóstolo e
    sumo sacerdote,, e isso é em relação a DEUS o PAI claro.


    Sendo fiel ao que o constituiu,
    como também o foi Moisés em toda a sua casa
    .

    Hebreus 3:2

    JESUS foi FIEL a DEUS que o constituiu em toda a sua CASA.



    Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés,
    quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.

    Hebreus 3:3

    Porque toda a casa é edificada por alguém,
    mas o que edificou todas as coisas é Deus.

    Hebreus 3:4

    Ainda que Moisés tenha edificado uma casa, e JESUS tenha edificado outra casa 
    com maior honra,, o que edificou TODAS AS COISAS,, é DEUS.




    E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa,
    como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;

    Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós,
    se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.

    Hebreus 3:5,6

    Pronto irmão Gleison, criar criar, até se podia dizer que JESUS tenha "criado" uma casa,
    mas o que CRIA todas as coisas é DEUS o PAI.




    Ficaram ai uns textos para recordar que JESUS é,, apóstolo e sumo sacerdote, e também
    que mesmo edificando a própria CASA que somos Nós, quem EDIFICA TODAS AS COISAS é DEUS.


    E fica sem espaço para JESUS ser o próprio DEUS, por ser apóstolo e sumo sacerdote de DEUS.


    .
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Seg 08 Jun 2015, 10:28

    Stanley, Paz!


    Stanley escreveu:Ah é! Dizer que no princípio era este (verbo), que estava com Deus e era Deus? Onde??
    Isso, cada coisa em seu lugar. Com quem estava? Com o Ente Deus. O “Era Deus” apenas qualifica como outros foram qualificados mas não eram o Ente!


    Sim na categoria de Pai, sim. Eu disse diferente?
    Tua alegação está diferente. A Bíblia não diz Deus na categoria de Pai, MAS fala do Pai na categoria de Único Deus Verdadeiro.


    Identifica sim, mas com três personalidades.
    Você é quem está dizendo. A Bíblia nunca diz que Deus tem três personalidades. A mente trinitária sempre trabalha para preencher as lacunas que as Escrituras não ensinam.

    Sobre Sabélio você escreveu:

    Acho que você não leu o que eu escrevi.
    Você simplesmente comparou a Sabélio quem nãos faz uso dos argumentos de Sabélio, por isso você não entendeu. São os trinitários que afirmam que a tua proposta deságua em sabelianismo. Se você não pretendeu deveria ter digo diferente do que disse no início.


    Simples assim, o Verbo não é exclusivamente Deus (Pai), e sim uma das personalidades na trindade.
    Mais uma vez, quem está alegando que o verbo é uma personalidade distinta na trindade é o Stanley, que está tentando incutir nas Escrituras o que as próprias Escrituras não ensinam.


    Mas você sabe que só podemos ficar com o que temos. Como iremos explicar Deus? Um ser com esta dimensão.
    Se você ficar com a narrativa bíblica, então, a coisa está resolvida, pois na Bíblia é ensinado que Deus é um, único e um só. Nada de três personalidades. Essa última proposta é ideia humana.

    Cl. 1.15 não diz diferente da expressão “Quem vê a mim, vê o Pai”, mas Jesus não é o próprio Pai. Ser a imagem de Deus não o transforma em Deus, mas em imagem.

    Cl. 1.16 diz: “Nele foram criadas” ou seja, ele é a base. O “Tudo foi criado por”, esse “por” é “por meio de” e não como sendo a origem. É aquilo que já dissemos: Hb 1:2 “A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.”


    Acho que você está confundindo. Não falo de caráter, mas de individualidade consciente.
    Não estou confundindo não. Quem falou em caráter foi você. Eu falei em personalidade.

    No batismo de Jesus não se indica os três como sendo o mesmo Deus. Você é que está imputando isso ao texto. Nada ali aponta para isso.
    A ordem do batismo “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”, não diz que os três sejam o mesmo Deus. Assim como conjurar por três não faz dos três uma trindade: 1Tm 5:21 “Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.”

    Quando eu falei que três porsonalidades transformam a trindade em um intra-politeísmo, você disse:

    Isto é vocês unitaristas que dizem. Nós trinitários ficamos com a bíblia, três pessoas, um Deus.
    Pois é, a Bíblia hora nenhuma diz: “três pessoas, um Deus”. Onde está dito que Deus é três pessoa e um Deus? Isso não é Bíblia, é mente trinitária trabalhando pelo dogma. Nada disso está declarado nas Escrituras.

    Quando eu pedi um verso que apresentasse Deus como três você citou:

    Gn .1.26, mas ai nem mesmo diz quantos são. Você simplesmente está colocando teu pensamento primeiro antes da leitura. Idem para Gn. 11.7, Is. 6.8. Apenas lendo esse verso você diria que Deus é quantos? “Façamos”, “confundamos”, “irá por nós” é sempre usado quando se tem três por trás? Percebe que é teu pensamento que está colocando no texto o que não está dito no texto?

    Você consideraria Artaxerxes três porque usou o “nos” em Ed. 4.18 “A carta que nos enviastes foi explicitamente lida diante de mim.” ou em Ed. 7.21, 24 “E por mim mesmo, o rei Artaxerxes, se decreta a todos os tesoureiros que estão dalém do rio que tudo quanto vos pedir o sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus dos céus, prontamente se faça ... Também vos fazemos saber acerca de todos os sacerdotes”, além de Daniel em Dn. 2.36 “Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei.” Esses homens eram três personalidades porque usaram verbos no plural para falar de si mesmos?

    I Jo. 5.7 é um texto espúrio. Para um debate detalhando sobre isso veja minha conversa com um certo Marcos Lopes AQUI

    Sobre a diversidade de Dons, Senhorio de Jesus, e a afirmação de que é um mesmo Deus que opera tudo em todos, apenas confirma que um único Deus opera através de Jesus e do Espírito. Isso não faz dos listados anteriormente o mesmo Deus, citado por último. Você mais uma vez está vendo algo que não está dito. II Ts. 2.13 fala dos três, mas não diz que os três são um mesmo Deus. O mesmo se aplica para Tt. 3.4,5 e para os outros versos que você citou. Nenhum deles diz que os três sejam o mesmo Deus. Você pode trazer mil desses versos, e ainda assim ficaria em dívida. Em todos eles você, ou tua mente, trabalha para ver três em Deus, quando nenhum deles afirma isso.


    Mas Deus se fez carne, e por isso foi preço valioso de sangue. A remissão dos pecados de todo o mundo.
    Você precisa se decidir se Deus “ao se fazer carne” deixou de ser Deus e Salvador, ou continua sendo Deus. Até agora, parece você tem defendido as duas coisas dependendo do momento.

    Sobre a bíblia de Jerusalém eu já disse, pra mim não serve.
    Respeito, mas como os textos diferem tua argumentação perde a força que você pensa ter.

    Por isso Ele se fez carne.
    Você é quem está dizendo que o Ente Deus se fez carne, mas não é isso que está escrito como já abordamos.

    Não importa o que você diga Valdomiro, pra mim vale o texto,
    Se vale o texto, então, não transforme “FORMA” em natureza. E tudo ficará claro. Forma não é igualdade intrínseca, isso já mostrei com os exemplos bíblicos. Não adianta você achar que é. A Bíblia interpreta ela mesma.

    Ah!! Ai é que está, Jesus é o Salvador. São coisas MUITO diferentes.
    O que todos tem em comum é o fato de Deus os haver constituído. Jesus não se constituiu, mas Deus o constituiu. Como eu disse não importa se foi para salvar de uma formiga ou de Satanás, todos, inclusive, Jesus foi constituído Salvador por Deus. Não há como fugir dessa verdade.

    Você está querendo comparar a grandiosidade da salvação promovida por Jesus achando que isso o faz ser independente, mas o fato de Deus o haver constituído permanece independentemente do tamanho da Salvação que ele promova.


    Irmão Valdomiro, você estava com pressa pra responder?
    Ficou muito claro que foi uma ironia à sua referência de "e Deus o elevou a príncipe e salvador".
    Stanley, desculpe-me se não o entendi plenamente nesse trecho. Na parte final daquele trecho achei que você estava apresentando um desfecho do que entendia. Mas, basta você pensar que se Pedro disse que Deus o elevou, qual a razão, senão a vontade própria, de alguém tentar ver Deus onde está se referindo a Jesus? Pedro disse o que disse simplesmente porque Jesus não era Deus.

    Estás a comparar então Moisés com Jesus? Receio que ninguém irá concordar contigo.
    Quem citou Moisés foi você, bom irmão! Apenas mostrei que com base em tua apresentação, tanto Moisés quando Jesus são representantes de Deus. A não ser que você negue o que Jesus mesmo alegou quando disse: “Vim em nome de meu Pai”.

    Eu disse na coordenação da trindade.
    Tudo bem, respeito. É um ensino extrabíblico, mas respeito. Só não me peça para aceitar aquilo que primeiro nasce na mente da pessoa para depois ir para Bíblia.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Seg 08 Jun 2015, 21:57

    A paz do Senhor Jesus!

    apenas qualifica como outros foram qualificados mas não eram o Ente!

    Então me traga onde temos tal citação pelo menos como no caso de Jesus, em maiúsculo como é Senhor,  e como no caso do Verbo. Pois com todo respeito, mas esta de que outros foram qualificados como deus, pra mim não dá. Outrossim veja como você havia escrito:

    É só o que importa, pois o termo “Deus” pode ser usado para outros que não o próprio ENTE Deus, como, de fato, está escrito.
    E detalhe, não me venha com bíblia européia, bíblia de Israel etc, faça citações das que nós conhecemos e respeitamos as quais eu já citei.

    Tua alegação está diferente. A Bíblia não diz Deus na categoria de Pai, MAS fala do Pai na categoria de Único Deus Verdadeiro.

    Pra mim não pois defendo a trindade.

    Você é quem está dizendo. A Bíblia nunca diz que Deus tem três personalidades. A mente trinitária sempre trabalha para preencher as lacunas que as Escrituras não ensinam.

    Eu não vejo isso. O que percebo nas citações bíblicas, é você modificando até o sentido das palavras pra sustentar unitarismo.

    Você simplesmente comparou a Sabélio quem nãos faz uso dos argumentos de Sabélio, por isso você não entendeu. São os trinitários que afirmam que a tua proposta deságua em sabelianismo. Se você não pretendeu deveria ter digo diferente do que disse no início.

    Vamos esclarecer. Eu ratifiquei que Sabélio cometeu um erro que PRA MIM está mais próximo do seu erro. Ele desconsiderou as personalidades apresentadas.

    2 Ele estava no princípio com Deus.

    O Ele do inicio da frase, está se referindo ao Verbo. Então nós temos Ele, (o Verbo) e Deus, duas pessoas, como sabemos que há um só Deus, logo é um dos pontos positivos mais fortes em relação a todos os versos que eu e outros irmãos já postaram sobre trindade, pois também diz que o Verbo era Deus.

    Mais uma vez, quem está alegando que o verbo é uma personalidade distinta na trindade é o Stanley, que está tentando incutir nas Escrituras o que as próprias Escrituras não ensinam.

    Sim é uma personalidade. Mas você insiste em transformar o Verbo que veio em carne em Deus único, e se fosse assim teríamos dois Deuses, você sabe que não é assim.
    Eu não estou incutindo nada nas escrituras, só defendendo o que está escrito, você deve estar chateado de tanto esforço pra mudar o que está no texto.

    Se você ficar com a narrativa bíblica, então, a coisa está resolvida, pois na Bíblia é ensinado que Deus é um, único e um só. Nada de três personalidades. Essa última proposta é ideia humana.

    Eu te respeito como qualquer outra pessoa que busque a Deus meu irmão, mas sinto lhe informar que se fizer uma lista com os homens mais importantes para a história da igreja em geral tirando os pais que vocês não aceitam fazendo um tipo de ad hominem, temos: Jonh Wycliff, Jonh Huss, Agostinho, Lutero, Calvino, Arminius, John Wesley,  CS Lewis,....etc , enfim, na verdade a maioria afirmam que a trindade é uma doutrina bíblica. Tanto é que como disse antes, não é à toa também que as igrejas mais tradicionais da história creem também na trindade. E eu não estou falando de maioria, estou me referindo a homens que pegaram a bíblia, estudaram, e eram participantes na obra de Deus.

    Cl. 1.15 não diz diferente da expressão “Quem vê a mim, vê o Pai”, mas Jesus não é o próprio Pai. Ser a imagem de Deus não o transforma em Deus, mas em imagem.

    No texto não diz que Ele é simplesmente a imagem de Deus, mas é a imagem do Deus invisível. Não te leva a concluir algo diferente? Mas Jesus confirmou também ser:

    Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
    Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
    João 14:6,7


    Sobre Cl 1.16, eu descordo de você alterar tudo para "por meio". E sobre Hebreus 1.2 eu não descordo da forma que está escrito ali. O Filho naturalmente é herdeiro. Agora o mais importante vem no verso 3:
    3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

    O que me chama a atenção nestes argumentos Valdomiro, é que você infere que eu esteja defendendo dois Deuses, e você sabe que não estou.

    Não estou confundindo não. Quem falou em caráter foi você. Eu falei em personalidade.

    Sim, você falou. Mas havia sugerido intra-politeísmo. Por isso digo que para tal seria se afirmássemos caráter, mas dizemos personalidades, logo eu disse individualidade consciente. A diferença de caráter não permitiria a mesma essência. Pensei que soubesse disso? Nem entendi porque veio com tal argumento.

    Assim como conjurar por três não faz dos três uma trindade: 1Tm 5:21 “Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.”

    Ah!! Que isso irmão!! A comparação chega a ser.......
    Paulo está enfatizando a Timóteo, é um rogo, uma súplica. Sem comentários.

    Sobre os comentário que você fez sobre os versos que citei, não me admira ter que modificar praticamente toda a bíblia pra defender uma doutrina.
    A trindade também defende (o Pai é um e só há um Deus), mas o unitarismo por não aceitar a trindade, modifica todo o decorrer da bíblia, e ainda transforma a bíblia em um livro cheio de falhas de escrita, é o que vemos ai no caso TAMBÉM de 1 João 5:7, onde pra mim não serve, pois como disse a você, respeito aquelas traduções que lhe passei, e ao consultá-las, percebi que há uma pequena alteração de palavras de uma para outra, todavia o propósito do texto permanece, a composição de três personagens formando o que chamamos de trindade. Normal nos outros versos apresentados.

    Você consideraria Artaxerxes três porque usou o “nos” em Ed. 4.18 “A carta que nos enviastes foi explicitamente lida diante de mim.” ou em Ed. 7.21, 24 “E por mim mesmo, o rei Artaxerxes, se decreta a todos os tesoureiros que estão dalém do rio que tudo quanto vos pedir o sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus dos céus, prontamente se faça ... Também vos fazemos saber acerca de todos os sacerdotes”, além de Daniel em Dn. 2.36 “Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei.” Esses homens eram três personalidades porque usaram verbos no plural para falar de si mesmos?

    Isso que você sugeriu foi ideia sua Valdomiro? O irmão já fez comparações melhores, mas esta ai tá no nível dos deuses, eu prefiro não comentar.

    Irmão, quando você lê isso:

    “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, seja, plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de no Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também  o fará”.
    1 Tess. 5:23,24


    Você seria capaz de dizer que somos corpo, alma e espírito certo? Mas porque no contexto dos versos é apresentado assim.
    Pra mim suas comparações com o que apresentei sobre Pai, Filho e E.S. terem ligação entre si, estão exageradas irmão.

    Você precisa se decidir se Deus “ao se fazer carne” deixou de ser Deus e Salvador, ou continua sendo Deus. Até agora, parece você tem defendido as duas coisas dependendo do momento.

    Ok. Vou clarear pra ti. Existe os três, ai o Pai trabalha com homens normais que não são da essência Dele (como Jesus é), por meio do E.S.. Deus pra salvar a humanidade, vem para a terra em carne (se fazendo homem), esta manifestação diríamos assim, faz com que Ele permaneça a princípio apenas 100% Deus, por isso a personalidade de Deus homem se esvazia da divindade e com isso se faz também 100% homem e torna-se também servo como nós. Qual o problema?

    Respeito, mas como os textos diferem tua argumentação perde a força que você pensa ter.

    Estou sendo apenas coerente, nunca usei ela como referência, não é agora que iria usar. Seria injusto de minha parte eu dizer isso pra ti, e encontrar nela um texto escrito de forma diferente que favorece a trindade e dizer: ah na bíblia de Jerusalém está escrito assim e assado. Na verdade nem costumo usar este tipo de argumentação, três, no máximo quatro traduções confiáveis é suficiente para um estudo.

    Se vale o texto, então, não transforme “FORMA” em natureza. E tudo ficará claro. Forma não é igualdade intrínseca, isso já mostrei com os exemplos bíblicos. Não adianta você achar que é. A Bíblia interpreta ela mesma.

    Neste caso aqui, eu permaneço com o meu argumento.
    Sugerir que a palavra FORMA é o que você diz, traz implicações também para a parte B. Adiciono também que não tem como eu sugerir usurpação de uma coisa que não está ao meu alcance.
    Suas premissas e argumentos contra estes versos é até constrangedor quanto ao contexto dos versos.

    O que todos tem em comum é o fato de Deus os haver constituído. Jesus não se constituiu, mas Deus o constituiu. Como eu disse não importa se foi para salvar de uma formiga ou de Satanás, todos, inclusive, Jesus foi constituído Salvador por Deus. Não há como fugir dessa verdade.

    Mais uma vez dois salvadores.
    Já que você está transformando O Salvador em um salvador qualquer como o salvador da pátria, não vamos fugir da verdade, vamos falar dela.
    E Jesus dizer que Ele é a verdade, o que você vai dizer? Que Jesus disse porque Deus o constituiu como a verdade? E porque Ele também diz que é o caminho? E a vida?  

    Você está querendo comparar a grandiosidade da salvação promovida por Jesus achando que isso o faz ser independente, mas o fato de Deus o haver constituído permanece independentemente do tamanho da Salvação que ele promova.

    Tal salvação pra mim é divina. Coisa de Deus mesmo. Por isso chamamos Ele sem medo de errar de Senhor e Salvador.

    Stanley, desculpe-me se não o entendi plenamente nesse trecho.

    Ok percebi.

    Mas, basta você pensar que se Pedro disse que Deus o elevou, qual a razão, senão a vontade própria, de alguém tentar ver Deus onde está se referindo a Jesus? Pedro disse o que disse simplesmente porque Jesus não era Deus.

    Irmão, mais uma vez desconsiderando como é a trindade. Pai, Filho e E.S. coordenados. Três pessoas distintas. Como já dei exemplos anteriormente, Pedro não iria escrever que o próprio Jesus com sua destra o elevou... Entendeu? Esta coordenação está na Bíblia inteira, e não se trata de uma coordenação de um maior que outro, pois há versos em que esta ordem muda porque o Pai não exerce o papel do Filho o E.S. e vice versa.

    Quem citou Moisés foi você, bom irmão! Apenas mostrei que com base em tua apresentação, tanto Moisés quando Jesus são representantes de Deus. A não ser que você negue o que Jesus mesmo alegou quando disse: “Vim em nome de meu Pai”.

    A frase depois foi sua Valdomiro, veja:

    Em outras palavras, Jesus NÃO precisa ser nenhum membro da trindade para representar a Deus, visto que Moisés também não era nenhum membro da trindade.
    E apesar de que inferi uma comparação, Moisés pra mim, muito diferente de Jesus, é igual os outros profetas, não foi nada mais do que um grande homem como os outros que cumpriu o propósito que Deus direcionou. Já disse pra ti diversas vezes, que não sei como e de que forma e ainda de que maneira você consegue enxergar Jesus Cristo como os outros profetas.

    Negar que Jesus disse que veio em nome do Pai? De jeito nenhum, não costumo negar ou querer modificar o que está escrito, antes procuro ratificar. E confirmo. A trindade são três pessoas que formam um Deus, todos trabalham com caráter impecável, é a perfeição em união, o que um pensa e faz é totalmente ligado ao outro, conexão TOTAL. Logo Jesus (Deus) está na terra como homem, Ele é a segunda pessoa, até porque está na terra (simples assim), você espera mesmo que Ele dissesse que veio em seu próprio nome? Não dá irmão. Jesus criticou isso, que já vem da lei.

    Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.
    João 5:31


    Tudo bem, respeito. É um ensino extrabíblico, mas respeito. Só não me peça para aceitar aquilo que primeiro nasce na mente da pessoa para depois ir para Bíblia.

    Com tantos textos bíblicos assim poderíamos dizer então que a trindade é uma conspiração?
    Mas se a Bíblia é inspirada e é perfeita, logo uma conspiração divina?!?!

    Não!!!. Eu tenho certeza da trindade mesmo.

    Graça e paz!
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7502
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16366
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Seg 08 Jun 2015, 22:31

    .

    Olá Stanley.



    Sobre a Mensagem Nº79 e Efésios 4:4-6, você não soube responder,, quem é PAI de todos ?

    Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty por Tzaruch em Sex 05 Jun 2015

    ...........
    Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
    Efésios 4:4-6


    Stanley, quando você está a ler esse texto, quem é PAI de todos ?
    _________________________________






    Da Msn Nº82, entre outras coisas, não soube explicar isso dos TRI-SENHORES.

    Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty por Tzaruch em Sex 05 Jun 2015

    ___do link____

    Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor.

    E contudo não são três senhores, mas um só Senhor.
    ____________



    Para não falar que acusam os unitaristas de dois senhores,, e eles ainda acrescentam mais um.

    Como será que os trinitaristas conseguiram chamar ao Espírito Santo de "Senhor" ????????
    ______________________________________




    Mensagem Nº86, entre outros assuntos não disse se sabia SOMAR.


    Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty por Tzaruch em Sex 05 Jun 2015

    Stanley,,,, você sabe contar até três ?,,, e SOMAR 1+1+1= ???? quantos são afinal ?

    ______________________________________




    Mensagem Nº106, também ainda espera a sua resposta, ficando só um pequeno excerto.

    Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty por Tzaruch em Sab 06 Jun 2015, 05:11


    Explique lá irmão,,, se é UM SÓ DEUS,, e o texto diz que é o PAI,,, como podem
    vocês crer nisto,,,,,  se estão a INCLUIR também o Filho e o Espírito Santo ?

    ______________________________________



    Stanley,, você só sabe debater com alguns do fórum é ?

    .
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Ter 09 Jun 2015, 01:16

    .
    Caro Gilcimar

    Acompanhei seu diálogo com o Clayton e espero que o final o ajude a refletir e não resistir ao único Deus, não importa as consequências. Você não percebe, mas se apoia em um argumento insuficiente e frágil que dificilmente seria aceito por um sofista experiente.

    Ter tido Jesus a mesma atitude mental de Cristo Jesus, que assumiu a forma de servo entre os homens, em vez de prevalecer-se de sua superioridade para dominar pessoas, e ter ele lavado os pés dos apóstolos, ao invés de ter seus pés lavados por um deles,  não significa que Jesus não servia lá no céu como "mestre de obras" da criação de seu Deus e Pai, e como "a Palavra" ou o Porta Voz de todas as suas mensagens e ordens aos anjos e aos homens.

    Ter Jesus "aprendido a obediência pelas coisas que sofreu, a fim de se tornar responsável pela salvação de todos aqueles que o obedecem", e tornar-se "obediente até a morte",  (Hebreus 7) não significa que ele não obedecia a seu Pai enquanto estava no céu, ou que não continuou a obedecer quando para lá voltou. Jesus "é o mesmo ontem, hoje e sempre", e o título de Senhor, que ele recebeu do Pai depois de sua ressurreição, não alterou em nada sua humildade mental e sua incondicional obediência ao Pai.

    Sujeitar-se ao Pai depois do seu governo milenar não significa que não era sujeito a Deus  durante e antes desse período, pois o contrário é corroborado em numerosos textos das escrituras. Em vez disso, significa que ele declina até mesmo do título de Senhor, que ele recebeu do Pai com a finalidade de resolver as questões relacionadas ao direito e ao modo de Deus reger. Cumprida a finalidade, Jesus  faz a sua parte para  que  "Deus seja tudo [inclusive Senhor] para com todos".

    É digno de nota, Gilcimar, que, antes da rebelião de Adão e Eva, Jesus não era Senhor dos homens [nem dos anjos]. A razão de Jesus receber o título de Senhor foi a seguinte: Quando Adão e Eva escolheram desobedecer a Deus e se alinhar a seu Caluniador, Deus os expulsou do paraíso. Ele também se recusou a impor o seu reinado a homens rebeldes, até que o tempo e sua ação através de seu Filho,  finalmente comprovasse sua inocência, bem como seu direito e competência para reger suas criaturas - que foram desafiados pelo Opositor.  Por essa razão, Deus fez seu Filho unigênito vir à terra e comprovar sua inocência mesmo em face da morte, qualificando-o, tanto diante das demais criaturas de Deus para, interinamente, reinar sobre os homens, como Rei e Senhor, como Representante de Deus. Enquanto dura a controvérsia suscitada no Éden, Deus se faz representar pelo seu Filho, entre os homens e, depois de sua morte, Deus lhe dá "toda a autoridade no céu e na terra", visto que o seu trabalho de vindicação envolve comprovar que Deus é o legítimo governante de todas as criaturas humanas e celestiais.

    Jesus nasceu e veio ao mundo para dar testemunho de duas verdades: 1) que mesmo a mais elevada das criaturas serve a Deus por verdadeiro amor, e não por interesse, como caluniou Satanás a Jó, e a todos os homens, e por extensão, a todos os anjos, especialmente o ser que mais desfrutava dos favores e bênçãos de Deus;  2) que o Diabo mentiu quando afirmou que a insubordinação a Deus seria mais benéfica à humanidade que a sujeição a seu Reino. Ora, como poderia Deus provar que seu Reino sobre a humanidade seria melhor que uma atitude independente por parte dos homens, e ao mesmo tempo preservar seu desejo de respeitar o impeachemant que implicitamente Lhe impuseram as atitudes dos homens e dos anjos desobedientes?

    Aí é que entra a decisão de Deus de ter um Representante (Jesus Cristo), que governasse os homens tal como Ele mesmo governaria, de modo que, ao final de seu governo bem sucedido, o próprio Deus, e não Jesus Cristo, fosse vindicado como sendo o responsável pelo resultado positivo de seu governo. Por isso, Jesus se recusava a fazer qualquer coisa de sua própria iniciativa,  para que nenhum mérito lhe pudesse ser atribuído, mas unicamente ao Pai. Qualquer atitude independente da parte de Jesus, mesmo sendo uma alternativa também justa, poderia ser usada por Satanás, no fim dos seus mil anos de governo, para comprovar que o governo dele só foi bem sucedido porque ele agiu de modo independente do Pai.

    Por exemplo: No horto das Oliveiras, quando Jesus pressentiu plenamente o peso do vitupério que sua morte ignominiosa causaria a seu amado Pai, ele orou: "Pai, se for possível, afasta de mim esse cálice! Contudo, seja feita a tua vontade, e não a minha". Talvez Jesus preferisse morrer em sacrifício pela humanidade de uma maneira honrosa (como o cordeiro no dia da expiação), que não trouxesse tanta vergonha e humilhação para seu Pai: como um malfeitor, e entre dois ladrões. Mas, em vez de usar sua legião de anjos para esse objetivo, ele se sujeitou à vontade do Pai, para que o Pai fosse vindicado, e não, ele.  

    É esse cenário macro, amigo Gilcimar, que tem que ser levado em conta quando se lê versículos que dão a entender que Jesus têm às vezes uma autoridade igual à de Deus, como seu Representante. Como Adventista, você têm razões adicionais para considerar esse quadro, pois ele é abordado com muita propriedade no livro O Grande Conflito e em outras obras de Ellen White, que não acreditava na Trindade. Esses assuntos não chegaram ao domínio dos evangélicos, que, por isso, são mais apegados ao dogma trinitário herdado do catolicismo romano. Quanto ao Pai, ele não compartilha sua própria glória de ser o único Deus nem mesmo com seu Filho Jesus Cristo, e muito menos com o espírito santo, o qual, se fosse uma pessoa, seria menor do que Jesus, por ter sido enviado por ele, e "o enviado não ser maior do que aquele que o enviou".  

    Lúcio
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Ter 09 Jun 2015, 11:24

    Caro Stanley, Paz!


    Então me traga onde temos tal citação pelo menos como no caso de Jesus, em maiúsculo como é Senhor,
    Bom amigo, uma informação que precisa te ser repassada é que tanto no hebraico quanto no grego dos tempos bíblicos não existia capitulação. Ou seja, todas as letras eram escritas com letras do mesmo tamanho, de modo que tal diferenciação não existia.


    Pois com todo respeito, mas esta de que outros foram qualificados como deus, pra mim não dá.
    Mas deveria dar, pois é uma constatação documental, ou seja, está escrito. Os professores trinitários cuidaram de criar uma falsa dicotomia. Quanto às Bíblias, sou impelido pela consciência, a ficar com aquela que comparando com o contexto geral das Escrituras melhor traduzem determinado verso. Olha, não existem duas versões exatamente iguais, por razões de estudos feitos. Veja, por exemplo, I Jo. 5.7 na ACF (Almeida Corrigida Fiel) e esse mesmo verso na ARA (Almeida Revista e Atualizada), qual das duas é a certa? Se você não estudar os motivos pode ficar com a errada.


    Pra mim não pois defendo a trindade.
    Justamente, falta você defender a Bíblia, indendentetemente do que ensina o dogma trinitário. Se a Bíblia diz que na categoria de Único Deus Verdadeiro é só o Pai, esqueça quem diz diferente e apegue-se a Bíblia.

    Quando eu disse que Deus não é apresentado nas Escrituras como tendo três personalidades, você disse:

    Eu não vejo isso. O que percebo nas citações bíblicas, é você modificando até o sentido das palavras pra sustentar unitarismo.
    Quando você achar que eu fiz isso, você mostra para que possamos conversar a respeito, ok?

    Sobre Sabélio, apenas é suficiente para mim você pesquisar o que os trinitários dizem a respeito e verá que está muito longe do que apresentei. O Verbo NÃO pode ser o ente com quem estava, só isso!


     Mas você insiste em transformar o Verbo que veio em carne em Deus único, e se fosse assim teríamos dois Deuses
    Pelo contrário, o título de “Deus” foi dado a mais de um, mas Único Deus Verdadeiro foi dito pelo Verbo mesmo ser apenas o Pai. Assim, ainda que o título possa ser aplicado a outros sem os fazê-los deidades como já vimos, só o Pai é o Todo-Poderoso e Único Deus Verdadeiro.

    Caro Stanley você citou “Jonh Wycliff, Jonh Huss, Agostinho, Lutero, Calvino, Arminius, John Wesley,  CS Lewis,....etc ” como defensores da trindade. De fato são homens bem estudiosos, mas isso não quer dizer que defendessem a verdade. Entre esses estão Calvino e Arminus ambos defendiam uma teologia da salvação que são oposta e irreconciliáveis. Se um estiver certo o outro está errad. Logo apensar de você os considerar importantes para historia da igreja, isso não quer dizer que estivessem com a verdade em tudo. Antes da Reforma você poderia citar uma lista de renomados teólogos, igualmente importantes para a história da igreja, que defenderiam o purgatório, a transubstanciação e por ai vai. Eles herdarem o dogma católico da trindade não significa que estão com a verdade. Jesus e seu grupo era um número pequeno em contraste com o grande número de religiosos de destaque que fazendo uso do TANACH ensinavam diferente. Logo, não é o número ou a importância de determinado teólogo que o faz dizer ou defender a verdade. Se todos eles dizem que Deus tem três personalidades, todos estão indo além do que Jesus mesmo disse: "SÓ O PAI"

    Sobre meu comentário à Cl. 1.15 você disse:

    No texto não diz que Ele é simplesmente a imagem de Deus, mas é a imagem do Deus invisível.
    Dá no mesmo, pois o Pai também não foi visto e mesmo assim quem via Jesus, via o Pai e Jesus não precisou ser o Pai para isso! Por que precisaria ser o próprio Deus? A vontade devocional de alguém não pode criar uma identidade que a Bíblia não ensina.



    O que me chama a atenção nestes argumentos Valdomiro, é que você infere que eu esteja defendendo dois Deuses, e você sabe que não estou.
    Não meu amigo, eu tenho certeza que você está defendendo um Deus, apenas dividiu ele em três. Apesar de tua sinceridade que afirma um Deus, se há três personalidades, então, “Deus” é uma palavra relativa para falar que três seres distintos são o mesmo Deus, pois o que difere um ser do outro é sua personalidade. Se temos três, logo temos três seres. O que ocorre é que os trinitários ignoram isso, e apenas usam um declarativo: “São o mesmo Deus”. Isso é apenas uma elegação vazia de respaldo bíblico, que tenta transformar três “Deuses” no mesmo Deus.


    eu disse individualidade consciente
    Individualidades conscientes dentro da Deidade é que cria o “intra-politeísmo” trinitário, não caráter. Caráter é algo formado. Individualidade consciente tem a ver com a existência, logo “intra-politeísmo”.

    Quando citei I Tm. 5.21 e a conjuração também pelos anjos você disse:

    Ah!! Que isso irmão!! A comparação chega a ser.......
    Paulo está enfatizando a Timóteo, é um rogo, uma súplica. Sem comentário
    É ai onde está o problema grande irmão. Se fosse Jesus em vez dos anjos, tenho absoluta certeza que estaria na tua lista dos versículos “trinitários”, ou não? Como fala dos anjos então aparece um “Ah!! Que isso irmão!!”. É justamente a recusa de ver o óbvio que faz você listar versos com os três que não dizem nada a respeito de uma mesma divindade, assim como não diz esse de I Tm. 5.21.

    Quando eu disse que I Jo. 5.7 é espúrio, você me acusou de considerar a bíblia um livro cheio de falha de escrita, mas eu não acusei a Bíblia de nada. Se você ler o link que te mandei verá que a Bíblia permanecer perfeita, mas imperfeitos são só homens que criaram um verso e colocaram dentro da Bíblia para tentar defender a trindade. Estude o link e verá com se deu isso. Mas, como eu disse olhe esse verso na ACF e na ARA e diga-me quem está certa!


    Isso que você sugeriu foi ideia sua Valdomiro? O irmão já fez comparações melhores, mas esta ai tá no nível dos deuses, eu prefiro não comentar. 
    Caro Stanley, há um pequeno problema em tua análise ou na falta dela. Você já considera o “façamos” como um plural de três. Te mostrei com exemplos bíblicos que isso não se sustenta. A tua recusa, não é porque o exemplo não seja válido, mas porque você já acha que o “façamos” é um plural de três que são o mesmo Deus.  Ou seja, você está em um ponto que a Bíblia não te transmite, mas você está transmitido para ela. Você precisa rever isso urgentemente.

    Citar I Ts. 5.23,24 não ajuda muito, porque o corpo não é um ser independente e uma personalidade.  Além do mais recai em outros, tais como problemas dicotomia, tricotomia e por ai vai. Há trinitários dicotômicos, cujo exemplo sugerido por você não serve. E como corpo não é uma personalidade e nem alma e espírito são duas personalidades, a mera citação de três coisas, não insinua, nem de longe uma trindade.

    Quando eu falei que você precisava se decidir sobre “'Deus' ao se faze carne deixou de ser Deus e Salvador” você disse:

    Existe os três, ai o Pai trabalha com homens normais que não são da essência Dele (como Jesus é), por meio do E.S.. Deus pra salvar a humanidade, vem para a terra em carne (se fazendo homem), esta manifestação diríamos assim, faz com que Ele permaneça a princípio apenas 100% Deus, por isso a personalidade de Deus homem se esvazia da divindade e com isso se faz também 100% homem e torna-se também servo como nós. Qual o problema?


    Aqui você disse:
    1 – Há homens normais com quem Deus trabalha
    2 – Deus para salvar a humanidade, se faz homem
    3 – Está manifestação faz com que Ele permaneça a princípio apenas 100% Deus
    4 – A personalidade de Deus homem se esvazia da divindade

    Ainda não ficou muito claro. Por isso os problemas persistem

    Se Jesus continuou Deus, quem foi constituído por Deus como Salvador?
    Se Jesus se esvaziou da divindade, quem foi constituído por Deus como Salvador?

    Estou sendo apenas coerente, nunca usei ela como referência
    Sim, parabéns. Só que tem um detalhe, infelizmente!  Em se tratando de traduções não existe a tradução perfeita. A comparação é de suma importância para que tua fé não se baseie no erro de tradução de alguém.

    Sugerir que a palavra FORMA é o que você diz, traz implicações também para a parte B. Adiciono também que não tem como eu sugerir usurpação de uma coisa que não está ao meu alcance.
    Respeito, mas não tem como “forma” se identidade ou essência, pois não existe a essência de escravo a nível da identidade ontológica do ser. Com o paralelo “forma de Deus”, por trato de uniformidade e coerência deve-se entender a mesma coisa. De tal modo que constrangedor é achar que “servo” ou “escravo” é a natureza de alguém. Adiciono também que a usurpação da deidade não estava ao alcance de Satanás, mas ele tentou mesmo assim. Teu argumento não tem sustentação na Bíblia.

    Mais uma vez dois salvadores.
    Já que você está transformando O Salvador em um salvador qualquer como o salvador da pátria, não vamos fugir da verdade, vamos falar dela. 
    E Jesus dizer que Ele é a verdade, o que você vai dizer? Que Jesus disse porque Deus o constituiu como a verdade? E porque Ele também diz que é o caminho? E a vida?  
    Nada disso, anula o fato de Deus o haver constituído Salvador. Você até agora não apresentou NENHUMA prova de que Deus não tenha constituído Jesus como Salvador. Jesus ser outras coisas não anula o fato de ele ser constituído por Deus como Salvador.


    Tal salvação pra mim é divina. Coisa de Deus mesmo. Por isso chamamos Ele sem medo de errar de Senhor e Salvador.

    A salvação da mãos dos inimigos de Israel, também foi coisa de Deus mesmo, mas ele o fez por meio de que constituiu salvador. Você está criando uma dificuldade que não existe. A salvação ser divina, não impede que Deus envie alguém para promover essa Salvação.


    Irmão, mais uma vez desconsiderando como é a trindade. Pai, Filho e E.S. coordenados.
    Não sou eu quem estou desconsiderando, é a Bíblia que não considera hora nenhuma a ideia de uma trindade na deidade. Pedro não iria escrever que Jesus de elevou, porque NÃO foi Jesus quem se elevou, foi Deus quem o elevou. Isso não tem a ver com coordenação trinitária, mas com a vontade de Deus, e esse Deus não é o mesmo quem Ele elevou.

    E apesar de que inferi uma comparação, Moisés pra mim, muito diferente de Jesus, é igual os outros profetas, não foi nada mais do que um grande homem como os outros que cumpriu o propósito que Deus direcionou.
    E Jesus, na terra, tinha que ser exatamente assim.  At 2:22 “Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;”. Jesus era Filho de Deus, mas, ainda assim, um homem, não Deus.


    A trindade são três pessoas que formam um Deus

    Se você costuma ratificar o que está escrito, então, falta me mostrar onde está dito que três pessoas foram um Deus. Por enquanto você está só alegando. São só tuas palavras.


    Com tantos textos bíblicos assim poderíamos dizer então que a trindade é uma conspiração?

    Não há tantos textos assim. Você pega a citação de três e diz que é uma trindade, quando mostro três onde um deles são anjos, você não diz que é trindade. Ou seja, é você quem vê trindade ou determina que seja, não que o texto mostre.

    De qualquer forma ainda estou esperando um texto que diga que Deus é três, não as poucas listas tríplices, pois se for por lista temos ai algumas com anjos.

    Paz!

    Valdomiro.


    Última edição por Valdomiro em Ter 09 Jun 2015, 14:18, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção da segunda citação do Stanley, pois havia ficado duplicado com a primeira.)
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Ter 09 Jun 2015, 13:32

    Tzaruch a paz do Senhor!

    Stanley,, você só sabe debater com alguns do fórum é ?


    Estes últimos dias, até me sobrou mais tempo, pois minha esposa e filhos viajaram porque ela tem uma pós graduação e foi pra mãe dela.
    Na verdade desde o fim de semana pra cá, o meu tempo por causa do trabalho reduziu muito. Estou tirando um tempinho no dia pra responder o Valdomiro e olha lá....

    E me perdoe a sinceridade da minha opinião, mas ao menos neste tema trindade, tem sido mais interessante manter o debate com o Valdomiro, porque ele além de muito sereno, mantém um nível de respeito de surtir exemplo pra nós.
    Já você Tzaruch, precisa mudar um pouco a sua forma de insistir e expor certas opiniões. Ex: Você a todo momento escreve um verso onde diz "o Pai é um" "o Pai é um" e acha que já definiu o debate, ainda desconsiderando a importância de admitir que nós da trindade também dizemos que o Pai é um, e na mesma perspectiva quando está escrito que há um só Deus, pra nós também há um só Deus e não três Deuses.

    Todavia não estou evitando debater contigo, eu até quero responder alguma coisa, mas como me falta tempo por agora, eu prefiro manter com o Valdomiro e quando me sobrar tempo fica a dica pra ti. Vamos trabalhar o problema da trindade (pra você) respeitando como ela é, pois uma crítica que desconfigure a doutrina por versos que no fim dá no mesmo pra nós se torna cansativo e chato o debate.

    Graça e paz!
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Ter 09 Jun 2015, 15:41

    .
    Stanley K,

    Lendo sua M141, parei no seguinte trecho que tem referência a João 1.1:


    Stanley K, na mensgem 141 escreveu:O Ele do inicio da frase, está se referindo ao Verbo. Então nós temos Ele, (o Verbo) e Deus, duas pessoas, como sabemos que há um só Deus, logo é um dos pontos positivos mais fortes em relação a todos os versos que eu e outros irmãos já postaram sobre trindade, pois também diz que o Verbo era Deus.


    E não pude deixar de observar o seguinte:

    Na sua opinião, por qual razão os pais da igreja não utilizava esse versículo bíblico, nem mesmo em Niceia (Concílio) como base para se firmar entendimento de  quem é Jesus, já que João 1.1, segundo você, é um dos pontos positivos mais fortes em relação à Trindade? Não seria estranho em pleno século IV ninguém pegar esse texto que você diz mostrar com clareza a deidade de Jesus?

    Sim, é estranho! E sabe porquê?

    Por que em João 1.1 envolve a gramática grega que não afirma que o verbo "era O Deus". O "ente Deus" que o Valdomiro já vem lhe explicando aqui.

    Só para constar.
    .
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Qua 10 Jun 2015, 12:36

    Valdomiro a paz do Senhor Jesus!

    Bom amigo, uma informação que precisa te ser repassada é que tanto no hebraico quanto no grego dos tempos bíblicos não existia capitulação. Ou seja, todas as letras eram escritas com letras do mesmo tamanho, de modo que tal diferenciação não existia.

    Neste caso nosso estamos falando do N.T.. E você tem razão quanto à maiúsculas no grego, todavia, não há uma conspiração dos tradutores não irmão, o grego mesmo faz a distinção usando nominativo.

    Outrossim a Bíblia confirma que Jesus é o Verbo:

    13 Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus;
    Apocalipse 19

    não existem duas versões exatamente iguais, por razões de estudos feitos.

    Daquelas traduções que já citei, nunca vi diferenças que modificam o contexto. Nunca.

    Veja, por exemplo, I Jo. 5.7 na ACF (Almeida Corrigida Fiel) e esse mesmo verso na ARA (Almeida Revista e Atualizada), qual das duas é a certa? Se você não estudar os motivos pode ficar com a errada.

    Na ARA está em colchetes. Agora leia isso:

    "Algumas passagens do Novo Testamento aparecem entre colchetes. Essas passagens não se encontram no texto grego adotado pela Comissão Revisora, mas haviam sido incluídas por Almeida no texto grego disponível na época".
    Ou seja, 1 Jo 5:7(e outros textos) não se encontram no texto grego adotado pelos criadores da ARA (que é o Texto Crítico), mas estavam sem colchetes na versão original de Almeida, que usou o Textus Receptus!
    Em outras palavras, para os criadores da versão 'Atualizada' (que basearam sua tradução no Texto Crítico: manuscritos sinaítico e vaticano), esses textos não se encontram no texto grego adotado por eles; mas estavam sem colchetes no texto original de Almeida, uma vez que Almeida endossou o Textus Receptus, que defende a inspiração de todos esses textos. b. O texto de 1 Jo 5:7 não é de forma nenhum acréscimo ao texto sagrado, uma vez que pertence ao texto grego original do NT, sendo encontrado nos seguintes manuscritos gregos: Wizanburgensis (Séc.VIII), 629, 61, 918, 2473, 88, 429, 636, 635, 221; sendo encontrado nas primeiras traduções do NT, como a Phesita Siríaca (150 d.C.) e a Ítala (157 d.C.), o que comprova sua existência no texto grego disponível da época. O texto ainda é citado em lecionários gregos do NT - o 60, o 173 e o lecionário conhecido como "apóstolos", de data considerada como anterior ao 4º século, lecionário esse, pertencente a Igreja Ortodoxa Grega. Ademais como já dissemos, o primeiro tradutor da Bíblia, Jerônimo (347-420 d.C.), em seu 'Prólogo as Epístolas Católicas", afirma que o texto "foi omitido por copistas desonestos", o que também comprova sua existência nas primitivas bíblias das primitivas igrejas. Na mesma obra, Jerônimo ainda diz:

    "Em que lugar particularmente onde lemos sobre a unidade da Trindade, que é colocada na Primeira Epístola de João, no qual também os nomes de três, ou seja, da água, do sangue, e do espírito, que eles colocam em sua edição e omitem o testemunho do Pai e da Palavra, e do Espírito, em que a fé católica é especialmente confirmada e a única substância do Pai, do Filho e do Espírito Santo é confirmada"
    E em sua "Confissão de Fé", enviada e dirigida ao bispo de Roma, Damásio, Jerônimo ainda cita 1 João 5:7, dizendo:

    "Assim como, em oposição a Ário, nós afirmamos que a Trindade é de uma mesma essência, três pessoas em um só Deus; assim como condenando a heresia de Sabelio, nós distinguimos as três pessoas pelas suas respectivas propriedades, o Pai é sempre o Pai, o Filho é sempre o Filho e o Espírito Santo é sempre o Espírito Santo. Em essência, portanto, ESTES TRÊS SÃO UM".
    Fonte: Solascripturatt.org  

    O que tenho percebido até agora irmão Valdomiro, é que tudo quanto você e o Norberto tem dito em prol do unitarismo, eu vou lá checar e não confere. O mesmo eu irei mostrar depois sobre a postagem do Norberto n 146, irei mostrar que o Norberto está MUITO equivocado. Entrei neste debate disposto a pesquisar mais e mudar minha teologia se verificado o possível erro, mas ao contrário, quanto mais “futrico”, mais forte fica minha convicção da doutrina da trindade na Bíblia.

    Justamente, falta você defender a Bíblia
    Não estou aqui por uma exclusiva doutrina, e sim pela Bíblia, que defendo desde que iniciei aqui ser perfeita, já até debati sobre isso com o Almoedo. Debato contigo agora porque você está modificando o que ensina a Bíblia, neste ponto.

    Quando você achar que eu fiz isso, você mostra para que possamos conversar a respeito, ok?

    Em nosso debates já temos isso, mas com outros irmãos já aconteceu também, todavia você insiste que a palavra não quer dizer o que está dizendo.

    Pelo contrário, o título de “Deus” foi dado a mais de um

    Você diz a Moisés, aos juízes, quem mais?  O que é Moisés além de um grande profeta na Bíblia? Hum!? E os juízes?
    Eu simplesmente avalio a história deles e nem mesmo cogito dizer deuses.
    E Jesus??? O que dizer dele??  Senhor, Salvador, Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Príncipe da paz, Porta e Pastor, Luz do mundo, Caminho, Verdade, Vida, Libertador, Videira Verdadeira, Ressurreição e Vida, Advogado, Alpha e Omega, Cabeça da Igreja, Cordeiro de Deus, Criador, Deus bendito, Filho Unigênito, Eu Sou, Filho de Davi, Filho de Deus, Filho do homem, Glória do Senhor, Grande Sumo Sacerdote, Juiz de Israel, Justiça nossa, Justo, Mediador, Pão da Vida, Pedra Angular, Rei dos Reis, Rei dos Santos, Rei dos Judeus, Santo de Deus, Santo servo, Senhor da Glória, Verbo de Deus.
    E no mais dos feitos deste deus (em minúsculo conforme você), ressuscitou pessoas, e você havia concordado comigo que outros que fizeram isso, oraram ao Pai, e eu lhe disse que Jesus não precisava orar ao Pai, porque ELE também é Deus, você disse que Ele orou sim,  você até agora não respondeu. Vai recuar aonde? Que Ele realmente não precisa orar? Ou aquela estorinha de que o Pail he concedeu todas as coisas?

    Caro Stanley você citou “Jonh Wycliff, Jonh Huss, Agostinho, Lutero, Calvino, Arminius, John Wesley,  CS Lewis,....etc ” como defensores da trindade. De fato são homens bem estudiosos, mas isso não quer dizer que defendessem a verdade.

    Eu descordo veementemente de você. Porque todos eles tinham algumas discordâncias, mas neste ponto fundamental não tinham. Jesus é a verdade, e todos eles e muitos outros ainda defendem o Jesus divino, os que defendem diferente não podem fazer parte do grupo destes, porque esta é a GRANDE diferença fundamental em especial a outras religiões e ensinamentos.Fiquei seriamente em dúvida sobre sua teologia neste ponto agora.

    Entre esses estão Calvino e Arminus ambos defendiam uma teologia da salvação que são oposta e irreconciliáveis. Se um estiver certo o outro está errad.

    Irmão Valdomiro, você está tão obstinado em unitarismo que esqueceu de estudar melhor o restante.
    Tanto para Calvino como Armínio, a divindade de Cristo é o fundamento dos pontos teológicos. O embate fica mesmo na ULIP. Eu não sou um bom teólogo pra te ensinar isso, mas você deveria saber disso como básico, negar a divindade de Cristo desaba a teologia inteira.
    O primeiro ponto em que ambos concordam já elimina a possibilidade de Jesus não ser divino, na depravação total do homem em que ambos concordam. No estudo bíblico eles estão de acordo na incapacidade do homem salvar a si mesmo, quanto mais um homem salvar a todos.  bounce  Já pensou sobre isso?

    Logo apensar de você os considerar importantes para historia da igreja, isso não quer dizer que estivessem com a verdade em tudo.

    Em tudo claro que não, nenhum deles. Mas quanto a divindade de Cristo, os que negam isso estão fora da teologia de todos estes homens, porque muda TUDO.

    Antes da Reforma você poderia citar uma lista de renomados teólogos, igualmente importantes para a história da igreja, que defenderiam o purgatório, a transubstanciação e por ai vai.

    Ainda sim teologia no âmbito simbólico. Vou lhe dar um exemplo. Pelágio, que você conhece, surgiu com uma doutrina de que o homem tinha condições de obter a salvação por si só. O que aconteceu? Agostinho foi lá e mostrou que com uma teologia assim ele está fora da realidade do que ensina a bíblia, um ensino destes vai na contra mão da continuidade teológica básica, salvação pela graça por meio da fé em Cristo parou ai. Agora todos os outros erros e diferenças teológicas entre um e outro, sempre ficaram relacionados a continuidade dos fundamentos.
    Talvez pra você é só minha opinião, mas negar a divindade de Cristo diferencia as bases teológicas de todos estes nomes da igreja e da teologia.

    Eles herdarem o dogma católico da trindade não significa que estão com a verdade.
    Isso nem não chega ser uma vírgula de verdade, não chega nem perto. Muitos destes homens desafiaram a igreja católica estudando somente as escrituras, Huss, Wiclyffe e Lutero por ex, levantaram as heresias que a igreja católica impunha sobre o povo, nenhum destes heróis questionou a divindade de Cristo.

    Jesus e seu grupo era um número pequeno em contraste com o grande número de religiosos de destaque que fazendo uso do TANACH ensinavam diferente. Logo, não é o número ou a importância de determinado teólogo que o faz dizer ou defender a verdade.

    No meu argumento eu já disse que não tem a ver com quantidade, e sim com qualidade mesmo.

    Dá no mesmo, pois o Pai também não foi visto e mesmo assim quem via Jesus, via o Pai e Jesus não precisou ser o Pai para isso! Por que precisaria ser o próprio Deus?

    Me parece contraditório com o que você mesmo escreve. Quem vê Jesus vê o Pai, é assim que está na bíblia. Eu entendo que o problema de ver a outra personalidade Pai (Espiritual) é explicada lá no caso de Moisés, onde Ele o Pai, diz que se o homem olhar pra Ele na pessoa do Pai (Espirito) o homem morre. Não dá pra medir isso irmão, viu só como ainda sim Deus é misterioso. Olhar pra ele e morremos? Ora, isso deve ser poder, tal perfeição e santidade em essência pura que só de sermos carnais e ter traços de pecado ELE nos mata, eu não tenho palavras... I love you
    Agora quando você pergunta por que precisaria ser o próprio Deus, que eu saiba este é o amor que VAI ALÉM DA COMPREENSÃO, Deus o Todo Poderoso se fez carne pra nos salvar.

    Não meu amigo, eu tenho certeza que você está defendendo um Deus, apenas dividiu ele em três. Apesar de tua sinceridade que afirma um Deus, se há três personalidades, então, “Deus” é uma palavra relativa para falar que três seres distintos são o mesmo Deus, pois o que difere um ser do outro é sua personalidade.

    Se pararmos em nossa racionalidade eu concordo contigo. Contudo a explicação desta narrativa está naquilo que conhecemos. Jesus disse algo sobre isso:

    Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais?
    João 3:12

    O que ocorre é que os trinitários ignoram isso, e apenas usam um declarativo: “São o mesmo Deus”. Isso é apenas uma elegação vazia de respaldo bíblico, que tenta transformar três “Deuses” no mesmo Deus.

    Você está sendo injusto conosco irmão. Não falo por aqueles que dizem que isso é simples de entender, não tem mistério etc, mas falo pela maioria que admite que a Bíblia que nos leva a crer desta maneira, e temos humildade de dizer que não compreendemos isso na íntegra por ser coisa grande demais.

    Individualidades conscientes dentro da Deidade é que cria o “intra-politeísmo” trinitário, não caráter. Caráter é algo formado. Individualidade consciente tem a ver com a existência, logo “intra-politeísmo”.

    Irmão, individualidade consciente infere personalidade, não caráter, sua afirmação não está conferindo com o significado das palavras. O caráter se forma sim, logo traz uma qualidade distinta. A individualidade consciente não, isso resulta na personalidade que cada um tem, Jesus está em Deus, Deus em Jesus, o E.S. em Jesus etc. É como o agir do meu braço, quando ele faz, ou não faz é interligado a mim, no caso das pessoas da trindade tem consciência, mas são interligados e juntos são um.

    É ai onde está o problema grande irmão. Se fosse Jesus em vez dos anjos, tenho absoluta certeza que estaria na tua lista dos versículos “trinitários”, ou não? Como fala dos anjos então aparece um “Ah!! Que isso irmão!!”. É justamente a recusa de ver o óbvio que faz você listar versos com os três que não dizem nada a respeito de uma mesma divindade, assim como não diz esse de I Tm. 5.21.

    Irmão, o contexto é diferente. É só ler o que está escrito no contexto. Pai, Filho e E.S. são usados como um coro. Seria o mesmo de nós aqui no Brasil dizer: Em nome da decisão dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário está declarado e definido como lei a toda a nação, estes são os três poderes, do país e se houve unanimidade na decisão, está decidido. O exemplo não é um exemplo de trindade, mas sim pra você perceber a diferença de 1 Tim 5.21 em comparação com outras como por exemplo Mat. 28.19 2 Cor. 13.14 e ainda sobre a união em essência de um e outro como em Heb 1.9.
    É facilmente percebido a diferença em 1 Tim 5 claramente vemos Paulo fazendo um levante solene a Timóteo apenas pra expressar o ímpeto das palavras, não tem como entender que Paulo está falando em nome destes, mostrando certa reverência a estes, mas sim mostrando o ímpeto de certa forma das palavras dele. E por outro lado se você insistir com este desatino, aonde você pode ir com isso biblicamente falando? Entendeu a GRANDE diferença?

    A tua recusa, não é porque o exemplo não seja válido, mas porque você já acha que o “façamos” é um plural de três que são o mesmo Deus.  Ou seja, você está em um ponto que a Bíblia não te transmite, mas você está transmitido para ela. Você precisa rever isso urgentemente.

    Ah! Quer dizer que por ser plural o ônus é meu? De jeito nenhum, desde o A.T. o estudo da palavra infere plural, o que nos levou a deduzir que são três e não dois ou quatro, é a continuidade da Bíblia. Dizer que porque está no plural ai inventamos ser três chega ser irônico.
    Se é plural o ônus está diretamente ligado à teologia do unitarismo, na trindade está ok.

    Citar I Ts. 5.23,24 não ajuda muito, porque o corpo não é um ser independente e uma personalidade.  Além do mais recai em outros, tais como problemas dicotomia, tricotomia e por ai vai. Há trinitários dicotômicos, cujo exemplo sugerido por você não serve.

    Mas não foi neste sentido que fiz a inferência. Só lhe mostrei que Paulo ao escrever isso, nos infere a essência que temos, logo deduzimos que somos corpo, alma e espírito. As diferenças intelectuais ou teológicas sobre isso não vem ao caso, o que vale é que nos leva a entender que somos corpo, alma e espírito.

    E como corpo não é uma personalidade e nem alma e espírito são duas personalidades, a mera citação de três coisas, não insinua, nem de longe uma trindade.

    Na minha opinião tem a ver. Mas não que seja a mesma coisa, afinal de contas somos meros homens. Não podemos afirmar personalidades como a trindade, mas afirmamos que temos três partes em um ser. E no fim o que prevalece é a essência que nos tornamos em união com Deus, mas nesta existência nossa vida se corresponde assim, corpo, alma e espírito.

    Se Jesus continuou Deus, quem foi constituído por Deus como Salvador?
    Se Jesus se esvaziou da divindade, quem foi constituído por Deus como Salvador?

    O problema aqui é a ótica irmão. Você já começa pensando diferente.
    Jesus não foi constituído O SALVADOR Ele é o Salvador. Pra mim a constituição citada na Bíblia, é no âmbito do propósito para nós homens, olhando pra Jesus como filho do homem, fora disso Ele é o Salvador porque é Deus.
    Sobre a parte B eu expliquei, e você não entende, não sei por que? Jesus vem à terra enviado pelo Pai na perspectiva humana, pra salvar o homem, um como homem, que seja como nós, passe pelas provações, tentações etc... mas a justiça de Deus perfeita se manifesta assim, por ser Ele o próprio Deus em essência, se esvazia pra cumprir o propósito, a direção da constituição que você cita pra mim é outra, não está vinculado a este acontecimento especificamente. Ou você raciocina crendo que Jesus é homem e divino, ou nunca irá entender a possibilidade e necessidade do esvaziamento.

    Sim, parabéns. Só que tem um detalhe, infelizmente!  Em se tratando de traduções não existe a tradução perfeita. A comparação é de suma importância para que tua fé não se baseie no erro de tradução de alguém.

    Irmão, eu já lhe disse que aquelas que utilizo como confiáveis as quais citei, pra mim não tem erro  de tradução. Desafio qualquer um a trazer uma tradução entre uma e outra que modifique o sentido do que está escrito, e olha que dentre elas a NVI traz no máximo vestígio de assimétrico, mas longe de mudar o sentido do que está escrito.

    De tal modo que constrangedor é achar que “servo” ou “escravo” é a natureza de alguém.

    Na verdade este argumento de natureza desde o início pra mim não tem nada a ver com o texto. Já disse que o problema do seu argumento é que você rejeita que forma se refira ser como ou igual a Deus mas que forma no mesmo verso diz que se tornou como servo e igual a servo, se nega um tem que negar o outro, se está errado na primeira afirmação também está na segunda.
    Vou clarear pra ti: Eu tinha uma natureza antes insubmissa, depois que me converti agora tenho uma natureza de servo, uma mudança em oposição, nasci de novo. E ai? Qual o problema? Tanto é que não há constrangimento de minha parte que posso me aprofundar nisso o quanto necessário.

    Adiciono também que a usurpação da deidade não estava ao alcance de Satanás, mas ele tentou mesmo assim. Teu argumento não tem sustentação na Bíblia.

    Você deve estar brincando irmão. Não tem como sugerir isso, exatamente porque como eu te disse, isso não está em hipótese alguma ao alcance de satanás. Dizer que satanás usurpou ser igual a Deus no mesmo sentido exposto por Paulo, usufruir por usurpação, não tem respaldo nenhum bíblico pra cogitar isso. Satanás cobiçou, quis ser igual a Deus. Dizer que satanás tentou usurpar a deidade, não faz sentido.
    Até porque o sentido que Paulo traz no texto, é que o Jesus homem sim tinha as qualificações, mas negou usufruir-se disso pra salvar a humanidade, até porque era o propósito Dele mesmo.
    A Justiça de Deus é apresentada nesta ocasião como Jesus o homem, pois se Jesus não o fosse também, seria como uma vitória de Deus "injustamente". O Criador derrotando a criatura para salvar outras criaturas. Logo quem salva o mundo das criaturas homens, é também um homem, e eu analiso também a narrativa bíblica como já apresentada aqui ratificando o Gustavo sobre a herdade, em que é estabelecido por Deus que para alguém herdar sobre tudo, é preciso a morte do testador. Basta ler atentamente Hebreus 7 até o 9, isso é explicado de maneira magnífica e clara.

    Nada disso, anula o fato de Deus o haver constituído Salvador. Você até agora não apresentou NENHUMA prova de que Deus não tenha constituído Jesus como Salvador. Jesus ser outras coisas não anula o fato de ele ser constituído por Deus como Salvador.

    É você que confunde o porque Ele foi constituído. Agora me chamou a atenção você dizer que Jesus é outras coisas. O que você quer dizer com isso? Assumiu que Ele é outras coisas sem ser constituído? Tipo O caminho A verdade e A vida?

    A salvação da mãos dos inimigos de Israel, também foi coisa de Deus mesmo, mas ele o fez por meio de que constituiu salvador. Você está criando uma dificuldade que não existe. A salvação ser divina, não impede que Deus envie alguém para promover essa Salvação.

    O problema da constituição é seu irmão, não meu. Eu afirmo que sempre foi Senhor e Salvador lembra? Agora se você afirma que no A.T. Deus é o salvador, é uma contradição a mais na coleção. A fé que salva desde o A.T. é em quem? Jesus não tinha nem mesmo vindo à terra e já era salvador irmão. Então esta constituição foi de que maneira? Deus mantinha Jesus lá com Ele e dizia espere ai salvador maior dos homens, eu o enviarei em outro tempo? Rolling Eyes
    Quando Deus envia homens, e os faz profetas, juízes e reis, não são eles os salvadores. São no máximo instrumentos usados por Deus. Veja a diferença, aquele que tem fé em Jesus será salvo na perspectiva unitarista, isto é algo como se Jesus também fosse só uma ferramenta. Se é assim, porque não ter fé nas outras ferramentas para alcançar salvação? Alcançamos salvação crendo em quem afinal? Em um homem? Ou em Deus?

    E Jesus, na terra, tinha que ser exatamente assim.  At 2:22 “Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;”. Jesus era Filho de Deus, mas, ainda assim, um homem, não Deus.

    Se eu digo que Jesus também é homem, porque você me traz um contexto em que a narrativa CLARAMENTE o traz como homem. A intenção de Pedro está clara ai narrando como homem, em especial quando Pedro diz Jesus NAZARENO. Mas a Bíblia é sempre assim, basta você orar a Deus e continuar lendo, logo à frente Pedro começa a inferir a divindade de Cristo:

    25 A respeito dele, disse Davi: ‘Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado.


    Se você costuma ratificar o que está escrito, então, falta me mostrar onde está dito que três pessoas foram um Deus. Por enquanto você está só alegando. São só tuas palavras.

    Quanto a isso eu já disse. O que vejo no decorrer do debate, é vocês modificando toda ela quando há as inferências da trindade. Chegam ao ponto de mudar as escrituras dizendo que aquela parte ali está errado, olha só, viu como eles modificaram isso na bíblia pra sustentar a trindade? Fica parecendo que os tradutores e escritores combinaram entre si pra colocar de forma misteriosa certas inferências na bíblia e até adicionar algumas coisas pra sustentar isso. Independente de trindade eu creio no solascriptura.

    Não há tantos textos assim.
    (Risos) Sério! Fiquei até curioso, se estivesse tempo, levantaria quantas inferências temos no que tange a trindade, dizer que são poucas depende do ponto de vista. Você está se baseando em que? No total de versos da bíblia? Neste caso suponho que tenha razão, e mesmo assim com certa dúvida.

    Você pega a citação de três e diz que é uma trindade, quando mostro três onde um deles são anjos, você não diz que é trindade.

    Não é este o ponto irmão. Seja realista com o que proponho, não estou inventando coisas. Se está escrito Abraão, Isaque e Jacó, você estuda a Bíblia e conclui que há relação no patriarcado, se está escrito Pedro, Tiago e João você estuda a Bíblia e conclui que há relação no apostolado. E Pai, Filho e E.S.??  Divindade.

    De qualquer forma ainda estou esperando um texto que diga que Deus é três, não as poucas listas tríplices, pois se for por lista temos ai algumas com anjos.

    Eu espero você citar uma outra que tenha pelo menos um vestígio deste contexto o qual lhe expliquei de inferir união dos três.?

    Graça e paz!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 10 Jun 2015, 15:57

    Stalney, Paz!


    Stanley escreveu:Neste caso nosso estamos falando do N.T.. E você tem razão quanto à maiúsculas no grego, todavia, não há uma conspiração dos tradutores não irmão, o grego mesmo faz a distinção usando nominativo.

    O uso do nominativo não interfere na questão.


    Outrossim a Bíblia confirma que Jesus é o Verbo

    Sim, mas não confirma que o Verbo é o próprio Deus tal qual o Pai. Essa é a questão!


    Daquelas traduções que já citei, nunca vi diferenças que modificam o contexto. Nunca.

    E os contextos bíblicos não confirmam que Jesus seja Deus tal qual o Pai.


    O texto de 1 Jo 5:7 não é de forma nenhum acréscimo ao texto sagrado,

    Vale muito a pena ler o link que te passei. Esses argumentos são todos falhos. Todos foram apresentados pelo Marcos Lopes. Olha o manuscrito 61, por exemplo, é da época da edição do Textus Receptus. Não se confirma a inclusão na Peshitta, no Leccionário da igreja Ortodoxa, não se confirma a citação de Jerônimo. Tudo isso já foi verificado em detalhes.


    O que tenho percebido até agora irmão Valdomiro, é que tudo quanto você e o Norberto tem dito em prol do unitarismo, eu vou lá checar e não confere.

    Você não tem verificado nas fontes corretas. O caso de I Jo. 5.7 é um caso típico. O que você apresentou não tem sustentação. Quando o Marcos apresentou esses mesmos textos do Salascripturatt, eu tive o cuidado de checar, não apenas ler; e tudo não passa de uma montagem, muitas delas sem qualquer prova. Leia meu debate com o Marcos e verá meus comentários e as referências que indico para checagem.


    Debato contigo agora porque você está modificando o que ensina a Bíblia, neste ponto.

    É impressão tua, bom amigo. A Bíblia diz: “Deus é um”, e eu defendo. A Bíblia diz: “Só o Pai é o único Deus Verdadeiro”, e eu defendo. A Bíblia diz: “Jesus tem um Deus sobre ele”, eu também defendo. A Bíblia NÃO diz: “Deus é três”, eu NÃO defendo. A Bíblia NÃO diz: “O Deus verdadeiro é Pai, Filho e E.S”, eu NÃO defendo. A Bíblia NÃO diz: “Jesus é Deus coigual ao Pai”, eu NÃO defendo. Infelizmente essas últimas assertivas você tem defendido sem que a Bíblia ensine.


    Você diz a Moisés, aos juízes, quem mais?  O que é Moisés além de um grande profeta na Bíblia? Hum!? E os juízes?

    Caro Stanley, você tem perdido o ponto aqui, porque parte da premissa que Jesus é o próprio Deus. Como eu te disse a Bíblia não está te comunicando, mas o contrário. Tudo que Jesus é foi feito por Deus. Tudo que Jesus fez recebeu mandamento de Deus. Não adianta você dizer o que ele é, se o que ele é, alguém maior do que ele o fez ser. A “estorinha” de que o Pai lhe concedeu todas as coisas, está declarado nas Escrituras, mas que ele seja tão Deus quando o Pai não. Com qual devemos ficar?


    Porque todos eles tinham algumas discordâncias, mas neste ponto fundamental não tinham. Jesus é a verdade, e todos eles e muitos outros ainda defendem o Jesus divino

    Ai é que está o problema. Você só pegou pessoas trinitárias, mas existiram outros que você e a maioria nem conhece que não defendiam o que eles defenderam. Como eu disse, se é para escolher você poderia selecionar um grupo que defende o purgatório. De grupo por grupo, se pode dizer que tipo de grupo quer, e isso continua não provando que o que determinado grupo prega seja verdade.


    Irmão Valdomiro, você está tão obstinado em unitarismo que esqueceu de estudar melhor o restante.
    Tanto para Calvino como Armínio, a divindade de Cristo é o fundamento dos pontos teológicos.

    A questão não é essa. Na contrapartida você está tão obstinado em defender o trinitarismo que está perdendo o ponto da questão. Eu não estou questionando o que eles pensavam de Cristo estou te mostrando que há discordância deles em pontos importantes, e exclui um de estar com a verdade. O que desejo que você perceba é que se isso é verdadeiro em relação a questão da Salvação, nada há que garanta no que eles são concordes, principalmente quando há outros que discordam deles.

    Note o que você disse: “O primeiro ponto em que ambos concordam já elimina a possibilidade de Jesus não ser divino, ”, ora, então eles determinam nossa fé agora? Não tem sentido!

    Reconhecer Jesus como Deus é NEGAR todo o monoteísmo ensinado na Bíblia, inclusive por Jesus que afirmou ter um Deus sobre ele. Ap. 3.12.


    Talvez pra você é só minha opinião, mas negar a divindade de Cristo diferencia as bases teológicas de todos estes nomes da igreja e da teologia.

    Sim, acho que seja só tua opinião.


    Isso nem não chega ser uma vírgula de verdade, não chega nem perto. Muitos destes homens desafiaram a igreja católica estudando somente as escrituras,

    Estude e verá que herdaram e muito do catolicismo romano. Certas facções do protestantismo simplesmente mandava matar até quem se batizasse novamente. Você fala dos heróis que te apresentaram, mas desconhece os que foram mortos porque levantaram a bandeira do verdadeiro monoteísmo. Os trinitários nem tocam no assunto para que tenham a impressão que você tem agora.


    No meu argumento eu já disse que não tem a ver com quantidade, e sim com qualidade mesmo.

    A qualidade aferida por quem?


    Agora quando você pergunta por que precisaria ser o próprio Deus, que eu saiba este é o amor que VAI ALÉM DA COMPREENSÃO, Deus o Todo Poderoso se fez carne pra nos salvar.

    Pois é, não precisa ser o próprio Deus, e mesmo assim “o amor que VAI ALÉM DA COMPREENSÃO” não depende de Deus se fazer carne, mas de Deus enviar seu Filho.


    Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais?
    João 3:12

    Pois é, mas se juntarmos tudo que Jesus falou, não se encontra uma linha dizendo que Deus é composto, que Jesus seja o próprio Deus e etc. Ora, você deseja ir além e supor que as coisas celestiais envolve algo que Jesus não afirmou?


    Você está sendo injusto conosco irmão.

    Não, Stanley, não estou sendo injusto. Admito você como monoteísta. Mas, o título de monoteísmo é uma concessão generosa e respeitosa à tua fé e sinceridade. Olha, sabe como se resolveria o politeísmo no mundo? Simples! Afirmando que cada divindade já listada na história da humanidade são personalidades do mesmo Deus, pronto estava resolvido. É com base na mera alegação de que são o mesmo, que os trinitários dizem ser monoteístas. Mas, se são três, são três! E isso não é monoteísmo verdadeiro.

    Quando mostrei que há anjos listados em listas tríplices você disse:

    Irmão, o contexto é diferente.

    A questão é ser lista. Cada lista tem um contexto e nenhuma delas diz que os três são o mesmo Deus, seja com anjos ou sem anjos! Olha, você citou II Co. 13.14, vou trazê-lo aqui: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.”. Notou? Quantos nessa lista é chamado textualmente de Deus com relação aos outros dois? Para Paulo quantos era Deus? … e... Quem era esse Deus? Um trinitário procura ver o que não está escrito, em vez de, simplesmente, perceber o que está escrito. O problema continua em tua mente. Você está colocando dentro do texto aquilo que o texto não diz. I Tm. está de pé, para mostrar que uma lista tríplice não determina uma trindade, nem de longe.


    união em essência de um e outro como em Heb 1.9.

    União em essência em Hb. 1.9??? Você usou a palavra “desatino” em algum lugar, eu usaria aqui.


    Ah! Quer dizer que por ser plural o ônus é meu?

    O ônus é de qualquer um que desdiga a afirmação de Deus ser UM, ÚNICO e UM SÓ. Se a Bíblia dissesse que Deus é três, o ônus seria meu.

    Mas não foi neste sentido que fiz a inferência.

    Então, não serve como argumento, pois Paulo ou qualquer outro escritor sacro nunca inferiu que Deus seja triplo.


    afinal de contas somos meros homens. Não podemos afirmar personalidades como a trindade, 

    Corpo sem personalidade não prova a trindade, nem mesmo infere.


    Jesus não foi constituído O SALVADOR Ele é o Salvador.

    Ele é Salvador porque foi constituído. A não ser que a Bíblia dos dois um: Ou mentiu ou se enganou. Não creio em nunhuma das duas possibilidades. Você está afirmando diferente porque deseja manter a trindade em detrimento da Bíblia. No final você mostra o argumento circular que está em tua mente: “Ele é o Salvador porque é Deus.”, por acreditar assim, você está procurando com contornar a afirmação, e não se desfazer desse conceito em favor da afirmação bíblica de que Jesus foi constituído Salvador.


    Sobre a parte B eu expliquei, e você não entende, não sei por que?

    Na verdade, Stanley, com todo respeito, o que você apresenta como explicação é um fraseado sem nexo, que bota Deus e homem no triturador e sai alguma coisa que não é nem um, nem outro exatamente. Veja: “Jesus vem … como homem”, “por ser Ele o próprio Deus em essência se esvazia pra cumprir o propósito ”. Se evazia de que? Da essência? Da deidade? De quê? Desculpe-me insistir, acho importante esclarecer esse ponto. Até agora você tem repetido, mas não afirmando positivamente o que entende.


    Desafio qualquer um a trazer uma tradução entre uma e outra que modifique o sentido do que está escrito

    Leia o link que te passei sobre I Jo. 5.7 e o desafio está cumprido.


    Já disse que o problema do seu argumento é que você rejeita que forma se refira ser como ou igual a Deus

    A mera comparação “ser como” ou “ser igual a” já descarta a identidade e aponta uma comparação. De qualquer forma, você está falando de estados como se fosse existências. Ser servo é um estado, não uma existência. (Você mesmo se pôs com exemplo). É isso que você está tentando descartar, e não há como.


    Eu tinha uma natureza antes insubmissa

    Isso não é natureza existencial, são estados comportamentais. Como exemplo não serve ao teu propósito!


    Dizer que satanás tentou usurpar a deidade, não faz sentido. 

    Acho que você deve discordar de todos os teólogos que reconhecem a existência e a queda de Satanás. Eu acho que você tem esse direito, mas com você falou de alguns teólogos talvez eles te convençam de que foi exatamente o que Satanás tentou fazer.


    O Criador derrotando a criatura para salvar outras criaturas. 

    Esse é outro paradigma errado dos ensinadores da trindade. A Bíblia não coloca as coisas sob essa perspectiva, pelo contrário:
    Rm 5:15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
    Rm 5:19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.



    é estabelecido por Deus que para alguém herdar sobre tudo, é preciso a morte do testador.

    Sobre isso veja a minha resposta que está no mesmo lugar.


    É você que confunde o porque Ele foi constituído. Agora me chamou a atenção você dizer que Jesus é outras coisas. O que você quer dizer com isso? Assumiu que Ele é outras coisas sem ser constituído? Tipo O caminho A verdade e A vida?

    Sim ele é outras coisas. Tudo constituído, mandado, determinado, feito, ordenado por Deus.
    O Caminho: “Este é meu Filho amando a ele ouvi” (Mt. 9.7)
    A Verdade: “Procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido” (Jo. 8.40)
    A Vida: “Como o Pai tem a vida em si mesmo, assim DEU também ao Filho” (Jo. 5.26)
    Sem Deus na vida de Jesus, nada feito.


    Agora se você afirma que no A.T. Deus é o salvador, é uma contradição a mais na coleção.

    Não, meu prezado irmão, não há nenhuma contradição. Apenas uma melhor atenção tua se faz necessário.
    Deus é Salvador através de toda Bíblia. A forma como ele promove a salvação mais ampla é que, no NT se dá através de Jesus. Se Deus não constituísse a Jesus, ele, Jesus, não seria Salvador. Deus nos apontou o Caminho e o seguimos. Já você diz que Jesus já era porque era Deus, mas com isso você está tentando ajustar à tua negação a afirmação de que Jesus foi constituído usando um artifício chamado “coordenação”.


    Se eu digo que Jesus também é homem, porque você me traz um contexto em que a narrativa CLARAMENTE o traz como homem.

    Porque a Bíblia não descreve a Jesus como um Deus tal qual o Pai.


    Quanto a isso eu já disse. O que vejo no decorrer do debate, é vocês modificando toda ela quando há as inferências da trindade.

    Mas é porque você está mostrando “trindade” onde não há. Até II Co. 13.14 que já comentei. Agora, o que está errado em, por exemplo, I Jo. 5.7, não foi um apenas unitariano quem disse, foram trinitários também, e os outros versos também. Será uma acusação, com todo respeito digo, leviana, você dizer que somos nós que dizemos que verso x ou y está errado. De qualquer forma não estamos dizendo que a Bíblia está errada. Estamos dizendo que quem adicionou o que não consta na Bíblia é quem está errado.


    (Risos) Sério! Fiquei até curioso, se estivesse tempo, levantaria quantas inferências temos no que tange a trindade,

    Sério! Abra um tópico sobre isso e traga a relação, e te mostro que 99,0% é a mente humana trabalhando em favor do dogma, como estamos recorrentemente vendo aqui. Os outros 0,1% estão envoltos em variantes textuais e questões gramaticais.


    Não é este o ponto irmão. Seja realista com o que proponho, não estou inventando coisas. Se está escrito Abraão, Isaque e Jacó, você estuda a Bíblia e conclui que há relação no patriarcado, se está escrito Pedro, Tiago e João você estuda a Bíblia e conclui que há relação no apostolado. E Pai, Filho e E.S.??  Divindade.

    Justamente, Stanley, estou querendo que você seja realista, porque quando está Abraão, Isaque e Jacó; Pedro, Tiago e João; Pai, Filho e E.S serve, mas quando está Pai, Filho e Anjos, não serve? Certamente tem alguma coisa errada, não é mesmo? E qual seria?  É o fato de nenhum deles gerar um identidade única. Não são o mesmo Patriarca e não são o mesmo Apóstolo. O máximo que você pode dizer do Pai, Filho e E.S é que são ESPÍRITOS, mas você prefere dizer que são o mesmo Deus, invalidando o próprio exemplo que trouxe.


    Eu espero você citar uma outra que tenha pelo menos um vestígio deste contexto o qual lhe expliquei de inferir união dos três.?

    Se for a citação acima, já expliquei. De qualquer forma isso não responde a pergunta. Onde está o texto que diga que Deus é três? Pois, que é UM há muitos!!!

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Sex 12 Jun 2015, 13:24

    Uma discussão se iniciou tendo como base o texto abaixo, e gostaria de oferecer uma contribuição:

    Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
    Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
    Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.
    E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
    1 Co 15:25-28


    O ultimo paragrafo do texto diz que o filho (Jesus) se sujeitará àquele (Pai) que todas as coisas lhe sujeitou somente depois que todas as coisas lhe estiverem sujeitas. (sujeitas ao filho)

    Assumindo que aqui Paulo pudesse ter em mente quando tratava de sujeição a questão de Servo e Senhor, teríamos que na mente de Paulo seria o seguinte:

    E quando o Filho for senhor de todas as coisas (exceto do Pai), então ele passará a ser servo do Pai.


    Sendo que, se assim fosse, esta oração dos apóstolos não teria mais sentido:


    Agora pois, ó Senhor (Pai), olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a intrepidez a tua palavra,
     enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus.
    Atos 4:29-30


    Essa oração foi feita no periodo em que o filho ainda não se sujeitou àquele que todas as coisas lhe sujeitou, e ainda assim, para o apostolo, se trata do Santo Servo do Pai.



    De modo que, cabe muito bem orar em nome do Senhor (constituido pelo Pai) Jesus, e, em nome do Santo Servo do Pai, Jesus. E de modo também que, ainda que o filho não tenha posto-se em sujeição àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para o entendimento do apostolo, trata-se do servo do Pai.

    Quando os dois senhores estão alinhados, um ainda é servo do outro...





    Graça e Paz.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Sex 12 Jun 2015, 16:56

    .
    Clayton Lima,

    Que comparação interessante.

    Eu não sei se você teve a oportunidade de acompanhar um tema que o Gilcimar abriu em outro tópico.

    Eu até levei essa mensagem para lá por ser encaixar no tema. Clique no seguinte link para conhecer o tópico, caso queira:

    > Análise textual de 1 Corintios 15:27-28 e os Unitaristas

    Obrigado por nos oferecer mais esse aprendizado constantes das Escrituras.
    .
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Sáb 13 Jun 2015, 10:41

    A paz do Senhor Jesus!

    Na verdade fiquei muito desapontado com esta última resposta do Valdomiro. Começou a parecer que o importante é responder, porque o que eu afirmo está errado e pronto e o desvio do debate é levado a questões que sabemos que não definem o debate, ao contrário apenas encaminha o debate para um caminho de inconsistências bíblicas que o Valdomiro mostra não tratar de maneira ampla tais questões.
    Por este motivo, desta vez, irei apenas reunir a inconsistência, a conveniência em acreditar naquilo que quer o Valdomiro, imagino que ele irá dizer que faço o mesmo, todavia é por isso que vou ser mais objetivo e direto nos pontos onde não há sustentação teológica nenhuma para o unitarismo. Agora em relação à trindade eu faço o mesmo desafio, traga uma explicação teológica ao menos razoável que possa contrariar a trindade.
    Em primeiro lugar na última resposta do Valdomiro, a respeito de 1 João 5:7 ele disse:

    Você não tem verificado nas fontes corretas. O caso de I Jo. 5.7 é um caso típico. O que você apresentou não tem sustentação. Quando o Marcos apresentou esses mesmos textos do Salascripturatt, eu tive o cuidado de checar, não apenas ler; e tudo não passa de uma montagem, muitas delas sem qualquer prova. Leia meu debate com o Marcos e verá meus comentários e as referências que indico para checagem.

    Primeiramente que o Valdomiro é audacioso ao dizer que se trata de uma montagem, é até uma acusação séria com o responsável pelo texto, como se tivesse sido escrito com más intenções. Mas no fim de todo o debate, que vi ali sobre o tema contra o irmão Marcos, fico com a citação do Jefté (em azul) naquela  ocasião, postagem de n 30 lá, a qual eu cito:

    Olá irmãos

    Marcos Lopes escreveu:Seus apegos (de você e Valdomiro) a teorias liberais sobre a história da teologia é tão grande que vocês precisam chamar de mentirosos/equivocados todos os que contradizem essas teorias.
    Isso significa que você e Valdomiro criticam os dogmáticos de outrora sendo dogmáticos hoje!
    Não é por nada não, mas realmente também estou quase me convencendo disso!!!!
    E o nível de defesa dogmático está tão elevado que praticamente não se é aceito qualquer argumento que venha em contrário...

    -------
    Marcos Lopes
    Gostei muito da sua argumentação, e das provas!
    Paz!


    Então de agora em diante, cito apenas certas contradições do Valdomiro e falta de sustentação teológica genérica quanto ao unitarismo.
    No tópico Jesus é Onisciente, eu levantei a questão ao Valdomiro que o maior dos feitos de qualquer pessoa é ressuscitar alguém, definitivamente este é o top dos feitos, todos irão considerar que para fazer isso com alguém, é só com a permissão de Deus mesmo, ou sendo o próprio Deus como Jesus é, e por isso efetivou tal milagre mais de uma vez e ainda sim por si só.
    Estava comentando sobre isso com o Valdomiro, e ele obviamente por dizer que Jesus não é Deus, descordou no caso de Lázaro, Valdomiro disse:

    Irmão, você diz isso porque não está juntando as informações que estou te passando. Ele havia dito que iria ressuscitar Lázaro, mas não o fez sem antes pedir ao Pai.
    Eu respondi:

    Ele afirmou que iria fazer antes de orar, e disse que orou para mostrar a ordem de submissão como homem para a multidão. Realmente a explicação Dele não te faz crer que Ele quer dizer que nem mesmo orar precisava?

    O Valdomiro insistiu:

    Não perca o fim do relato por causa do começo dele. Jesus disse que iria ressuscitar, mas recorreu ao Pai para que isso acontecesse. Se ele não precisasse do Pai para o milagre não haveria motivos para orar.


    Foi em seguida que requeri uma resposta do Valdomiro que aguardo até hoje, parte deste debate citado acima foi em  28 de Abril, já estamos em Junho e o Valdomiro vem se esquivando da resposta. Eu disse em seguida:

    Ok. Irmão. Argumentos seus contra os meus. Você diz que Jesus precisa orar pro pai pra fazer tal milagre, me mostre então na ressurreição da filha de Jairo onde Jesus orou ao Pai pra fazer tal milagre?
    (Mateus 9:18-26, Lucas 8:40-56 e Marcos 5:21-43)

    O segundo ponto que queria comentar, é sobre Apocalipse 1, do verso 1 ao 18, onde debatendo com o Valdomiro aqui mesmo neste tópico disse:

    É porque o que você disse não acrescenta nada ao que foi comentado. O texto não diz que de verso 1 ao 18 se fale de Jesus. Eu consigo distinguir nesse trecho. João, o anjo, Jesus, Deus, os sete espíritos, os servos, as sete igrejas e etc. Você só consegue enxergar Jesus?
    Só recapitulando, pois parece que você está perdendo o ponto novamente. A distinção das PARTES serve para mostrar que “o que era, que é e que há de vir” não é Jesus em Ap. 1.8. Esse foi o ponto discutido aqui.

    E eu respondi:

    Acho que não entendeu e no fim embolou. Sua sugestiva de identificar o Pai em Apocalipse 1 é que pra mim está insustentável.
    Observe: Verso 5 Jesus verso 6 Jesus verso 7 Jesus Verso 8 (conforme você Deus) Verso 10 (conforme você Deus) Verso 11 (conforme você Deus) Verso 13 Jesus Verso 14 Jesus Verso 15 Jesus Verso 16 Jesus Verso 17, 18, 19 e 20 Jesus.

    É isso que estou querendo dizer, no fim é conveniente, porque o Alpha e o Omega definitivamente identifica Deus Pai, ai você diz ser Deus Pai.
    Ainda sim, o verso 17 o qual tem uma narrativa como Alpha e Ômega (Eu sou o primeiro e o último), você admitiu ser Jesus.
    Estou lhe mostrando que é você quem faz a manobra pra dizer que há diferença, não eu, pra mim a parte quando cita Deus Pai tipo em : E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
    é por causa da coordenação.
    Ou seja, neste debate de Apocalipse, é possível identificar Jesus com características que só pertencem ao Pai. E porque isso? Porque Jesus também é Deus.

    O Valdomiro em seguida diz:

    É uma pena que você não consiga ver o óbvio. Quando se diz “DA PARTE” e depois se acrescenta “E DA PARTE”, fala-se obviamente de dois. Se Jesus é a Fiel Testemunha quem é a outra parte? Simples assim! Parece que você está vendo DUAS PARTES como se fosse uma parte só. E para você essas duas partes é Jesus. Já que você disse que eu estava misturando, devemos nos perguntar quem realmente está misturando! Não há conveniência em indicar o “alpha e ômega” como o Pai. Eu não acredito que um título comum gere uma identidade como já expliquei. A questão é que está muito claro. O texto fala de pelo menos duas partes. Vamos rever?

    Ap. 1.4 “João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco DA PARTE daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 5 E DA PARTE de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,” Você não consegue perceber o indicativo de DOIS ai não? Quem faz a manobra para indicar que, João ao falar DA PARTE & DA PARTE quis se referir apenas a Jesus? Jesus representa QUANTAS PARTES? As PARTES são ele mesmo? Tua proposta anula o que João disse.

    Eu respondi:

    Você começou a fugir tanto dos argumentos propostos que eu tive que ir lá verificar se eu havia escrito que se tratava apenas de Jesus. Te convido a ler de novo minha resposta anterior quanto a isso, não disse isso lá.
    As partes continua ora, porque não. Eu defendo trindade Valdomiro.
    O problema da argumentação é: está se referindo a quem??

    Aquele que é, que era e que há de vir? Quem é? Simples assim eu que digo.
    Você só não quer admitir que é o Jesus divino, porque quem há de vir é Jesus, e por Ele ser divino, Ele é, e era também. O problema do desmembramento é todo seu, não meu. Lembra que pra mim são três personalidades, todavia em uma?

    Mas eu ainda queria mostrar pra ti, que o seu problema maior em admitir isso está relacionado ao verso 8

    8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

    Está na cara que se não fosse por causa do verso 8 você me diria que lá no verso 4 é Jesus sem problemas, mas como no verso 8 tem Alfa e Ômega, você recusa a dizer que se refere a Cristo. Simples assim.

    E acrescentei:

    É você quem está sugerindo que a questão das partes te favorece e põe ponto final. Como assim? Eu defendo trindade Valdomiro. Só quis lhe mostrar antes que se seguirmos conforme sua teologia nunca chegamos a uma conclusão de em que momento é verdadeiramente Deus Pai em Ap. 1. Eu não neguei que há narrativas da parte de um e de outro. Simples assim.

    O Valdomiro disse:

    Não há conveniência em indicar o “alpha e ômega” como o Pai.

    Eu respondi:

    Sério! E o que mais você tem pra identificar Deus Pai lá o único Deus??

    Valdomiro:
    Você não consegue perceber o indicativo de DOIS ai não? Quem faz a manobra para indicar que, João ao falar DA PARTE & DA PARTE quis se referir apenas a Jesus? Jesus representa QUANTAS PARTES? As PARTES são ele mesmo? Tua proposta anula o que João disse.


    Eu respondi:

    Eu como trinitarista percebo na verdade são três. Você não né?
    Então leia ai umas 3 vezes, talvez você perceba isso.

    4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
    5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,

    Dá pra observar que o Valdomiro assume pelo menos duas partes (na verdade são três), com isso eu pergunto Valdomiro: Qual verso está se referindo à Deus Pai e porque?

    O terceiro ponto é o seguinte: No meu post anterior eu disse:
    O problema da constituição é seu irmão, não meu. Eu afirmo que sempre foi Senhor e Salvador lembra? Agora se você afirma que no A.T. Deus é o salvador, é uma contradição a mais na coleção. A fé que salva desde o A.T. é em quem? Jesus não tinha nem mesmo vindo à terra e já era salvador irmão. Então esta constituição foi de que maneira? Deus mantinha Jesus lá com Ele e dizia espere ai salvador maior dos homens, eu o enviarei em outro tempo?  
    Quando Deus envia homens, e os faz profetas, juízes e reis, não são eles os salvadores. São no máximo instrumentos usados por Deus. Veja a diferença, aquele que tem fé em Jesus será salvo na perspectiva unitarista, isto é algo como se Jesus também fosse só uma ferramenta. Se é assim, porque não ter fé nas outras ferramentas para alcançar salvação? Alcançamos salvação crendo em quem afinal?Em um homem? Ou em Deus?

    Veja o que respondeu então o Valdomiro:

    Não, meu prezado irmão, não há nenhuma contradição. Apenas uma melhor atenção tua se faz necessário.
    Deus é Salvador através de toda Bíblia. A forma como ele promove a salvação mais ampla é que, no NT se dá através de Jesus. Se Deus não constituísse a Jesus, ele, Jesus, não seria Salvador. Deus nos apontou o Caminho e o seguimos. Já você diz que Jesus já era porque era Deus, mas com isso você está tentando ajustar à tua negação a afirmação de que Jesus foi constituído usando um artifício chamado “coordenação”.

    Valdomiro diz que Deus é o Salvador através de toda a Bíblia e que Jesus é apenas um instrumento de Deus para salvar.

    Valdomiro, no Antigo Testamento, Deus deu aos homens as leis, todo aquele que cumprisse sem faltar com nem mesmo um til, viveria por ela. No Novo Testamento foi revelado que ela não serviu pra salvar, afinal todos os homens acabavam falhando. Na teologia tradicional, afirma-se que a salvação desde o tempo do A.T. era por causa de Cristo a fé que salva é Nele. E ele nem mesmo havia vindo à terra.
    Gostaria de saber como é isso pra você? Como é que pode alguém crer, ter fé em Deus só que na verdade está tendo fé em Cristo? Sendo que você faz esta separação, então como fica isso?

    Graça e paz!
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Sáb 13 Jun 2015, 10:51

    A paz do Senhor Jesus!

    Norberto escreveu:

    E não pude deixar de observar o seguinte:

    Na sua opinião, por qual razão os pais da igreja não utilizava esse versículo bíblico, nem mesmo em Niceia (Concílio) como base para se firmar entendimento de quem é Jesus, já que João 1.1, segundo você, é um dos pontos positivos mais fortes em relação à Trindade? Não seria estranho em pleno século IV ninguém pegar esse texto que você diz mostrar com clareza a deidade de Jesus?

    Sim, é estranho! E sabe porquê?

    Por que em João 1.1 envolve a gramática grega que não afirma que o verbo "era O Deus". O "ente Deus" que o Valdomiro já vem lhe explicando aqui.

    Só para constar.


    Já era até pra eu ter respondido tal falácia. Mas hoje que me sobrou um tempinho, disponibilizo um linque pra constar a inconsistência nas afirmações do Norberto.

    https://marceloberti.wordpress.com/2009/06/12/como-os-pais-gregos-da-igreja-citam-e-interpretam-jo-1-1/

    Graça e paz!



    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 10 maio 2024, 06:50