Norberto a paz do Senhor Jesus!
As suas primeiras revelações quando da leitura da Palavra de Deus que identificou a Trindade foi antes ou depois de alguém lhe ensinar a Trindade no cristianismo?
Norberto, sempre identifiquei a trindade na Bíblia, todavia de forma superficial, um única coisa nunca foi superficial pra mim, a divindade do Senhor Jesus, neste ponto eu tinha minhas próprias convicções, mesmo não consolidadas no âmbito trindade.
Desde o arminianismo.com eu evitei debater sobre este tema. Existem temas que eu sou cauteloso, a não ser que tenha alguém que percebo ter uma gama de conhecimentos para compartilhar juntamente comigo sobre a teologia, neste caso se torna propício para aprender, acatando ou descartando como teologia. Temas tais como imortalidade da alma e amilenismo são alguns os quais eu ainda prefiro ser cauteloso.
Agora veja que interessante, dou glória a Deus por participar finalmente de um debate relacionado a trindade, pois sempre evitei, mesmo quando cheguei aqui, todavia logo que iniciei minhas postagens aqui, três irmãos entraram em contato comigo por mensagem privada, pra que eu participasse deste debate (Trindade, Unicismo ou Unitarismo), eu relutei por um tempo, e foi então que senti que devia participar. Digo que dou glórias a Deus, porque hoje percebo que é uma doutrina fundamental na Bíblia se não a principal, e participando aqui, fiquei MARAVILHADO com a perfeição da palavra de Deus, em especial quanto a esta doutrina que hoje compreendo praticamente em totalidade.
No meu caso, por exemplo, ouvia sempre falar da Trindade. E não tem como não ouvir falar num país como nosso de muitos católicos.
Eu descordo de ti Norberto, e eu vou dizer porque. Não há como contestar que o cristianismo foi respeitado e adotado pela maioria dos países da Europa em um passado distante, países como Alemanha, Suíça, Inglaterra, França, Holanda e outros mas talvez estes como principais, tiveram os maiores nomes do protestantismo influenciando até mesmo suas políticas, ou seja, neste tempo o cristianismo era muito forte nestes países. Uns dois, três séculos depois um país aqui da América teve um enorme destaque no que tange o cristianismo protestante, os EUA. Este país que surgiu com bases cristãs, e sempre esteve entre as maiores populações do mundo, mesmo diante deste quadro populacional permaneceu com uma taxa de mais de 80% de sua população cristã protestante durante muitos anos.
Descordo de você, porque os maiores nomes da teologia que vieram tanto da Europa como dos EUA, fizeram um estudo sistemático quanto a esta doutrina da trindade, os melhores livros sobre isso, os melhores estudos, são de lá, e nestes países nunca predominou catolicismo.
O mesmo também posso dizer dos primeiros teólogos do tempo da igreja primitiva, argumento o qual você descorda.
Quando me converti, ouvi diretamente dos ensinamentos na igreja, escola dominical etc.
Tem algo em mim que não sei se é realmente positivo ou não, sou muito metódico e crítico para aceitar algum ensinamento, eu não vou engolindo de qualquer jeito sabe. Mesmo sendo assim, nunca vi nenhum motivo plausível pra questionar a trindade. A não ser um tempo (antes de estudar a doutrina) que cheguei a pensar que as personalidade eram manifestações de Deus e não personalidades, mas isso não se relaciona a questionar e sim a conhecer melhor.
Já os que leem, com a pre-disposição em crê na Trindade, quando deparado às inferências que você citou, reconhece aí, induzido pela crença, a Trindade.
O que eu quero dizer que isso, muitas das vezes é tido como revelação, quando de fato não é.
Na minha opinião, todos que se aproximam da Bíblia e a tratam como um livro qualquer, tem um sério problema pela frente, o crer, a pré disposição em negar a Bíblia como palavra inerrante de Deus, (isto está na Bíblia não sou eu que digo) está longe da revelação. É o que eu penso.
Pra encerrar dou um exemplo lá de Atos 2 do outro tópico, Pedro conforme a própria Bíblia era iletrado. E naquele episódio Pedro trouxe uma revelação das escrituras que impressionou a muitos, mesmo Pedro sendo iletrado. Os maiores intelectuais hoje mesmo lendo aquele Salmo, jamais fariam a revelação que Pedro fez, e por que?? Porque Pedro falou pelo E.S. a revelação das escrituras não é questão de intelecto.
Graça e paz!