F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+23
Antonio
Elielson Ribeiro
Edison
Wanderson Santos
Azzi
Márcio
Clébio
Gilcimar
José Herminio
Edivaldo A. Silva
Marcelo Almoedo
Rasabino
RBianch
Gerson Witezak
Vasuilvan
Bruno Azeredo
Jefté
Clayton Lima
Lúcio Monteiro
Norberto
Gleison Elias
Valdomiro
Diephe
27 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 3171
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Sáb 05 Jul 2014, 00:17

    "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
    E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."
    I João 5:19-20

    Antonio,

    Observe: "E sabemos que o Filho de Deus é vindo" "em seu Filho Jesus Cristo".

    Perceba que, o "Filho de Deus" tem outro filho, "Jesus Cristo". Se o verso for interpretado da maneira trinitária, ocorre esse grande problema! Jesus Cristo se torna filho do Filho de Deus!

    Portanto, a maneira mais coerente de se observar esse verso é conhecendo 2 pessoas nele. Um Pai, e outro, Filho. Não 2 filhos, um filho de outro.
    O Deus Verdadeiro é o Pai, e a Vida Eterna é o Filho.

    Uma versão católica (não é unitarista) traduzida da Vulgata, que tenho em mãos, reza de uma maneira bem mais sensata:

    "Mas sabemos que veio o Filho de Deus e que nos deu entendimento para que conheçamos o verdadeiro Deus e estejamos no seu verdadeiro Filho. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna".


    -

    O verdadeiro Deus é o Pai, e Jesus é a vida eterna, meio a qual conhecemos o Verdadeiro Deus.

    Em seu filho Jesus Cristo, estamos no verdadeiro. Este é o verdadeiro Deus (quem enviou o Filho) e a vida eterna (Jesus Cristo)

    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1077
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Sáb 05 Jul 2014, 07:59

    Antônio diz:

    vejam que em I Jo 5: 20 e dito claramente, e isso ninguém poderá afirmar o contrario, há não ser que usar uma tradução que torça o sentido da frase! E o que nos diz o verso em questão? Diz assim: "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." Sei que muitos aqui vão argumentar que a frase "...Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna..." se referem ao Pai! Mas será que é mesmo? Bom prefiro ficar com o que esta claro e objetivo e explicito no texto que é: "... E NO QUE É VERDADEIRO ESTAMOS (EM QUEM?), ISTO É, EM SEU FILHO JESUS CRISTO. (AQUI JESUS É CHAMADO DE VERDADEIRO) AI COMPLETA: ESSE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA.

    Pra você este é o claro e objetivo, pois você assume que o "Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterna" se refere inapelavelmente ao que vem imediatamente antes, "Jesus Cristo". Agora veja se você mantém o mesmo padrão de sequência e interpretação com uma outra citação de João:



    Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
    2 João 1:7


    Me diga  Antônio, usando a mesma forma seqüencial que você usou para interpretar 1 João 5:20, quem é o enganador e o anticristo de 2 João 1:7?



    Graça e paz amado.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sáb 05 Jul 2014, 10:50

    Caro Antônio, Paz!

    Nobre irmão, o convite unitarista será sempre o de examinar melhor os versos que supostamente defendem a trindade ou a deidade de Jesus, considerando que todo o restante da Bíblia aponta para outro como sendo o único Deus, e esse outro é o Pai de Jesus.

    Não propomos inventar argumentos, criar coisas que não existem, mas a partir da própria Bíblia buscar reconhecer a declaração de Jesus em Jo. 17.3. Veja que teu requerimento, se confirmado, seria a negativa do que foi afirmado em Jo. 17.3 (Jesus encarnado) e Ap. 3.12 (Jesus glorificado).

    Veja o cuidado que precisamos ter quando lemos um verso.

    Você citou: "E NO QUE É VERDADEIRO ESTAMOS (EM QUEM?), ISTO É, EM SEU FILHO JESUS CRISTO." Desprezemos, por enquanto, o fato de que "ISTO É" não encontra-se no original e atentemos para a pergunta que você interpolou. Considere que a frase seguinte diz "EM SEU FILHO". A pergunta apropriada é: "'SEU' DE QUEM"? Esse possessivo "SEU" tem um referente, não é verdade? Inapelavalmente está se falando do VERDADEIRO, de quem o Filho é, e não do Filho como o verdadeiro. Percebe?

    Como bem observou o Gleison, se você entender do jeito trinitário, O Filho de Deus teria um Filho, já que se o Filho for o Verdadeiro e nós estamos em SEU Filho, decorreria que o Filho tem um Filho (isso seria um disparate). Mas, se você entender do jeito bíblico, verá que o Filho de Deus nos veio dar a conhecer o Verdadeiro, e, nós que estamos EM SEU FILHO podemos conhecer o Verdadeiro (o Pai). Leia Jo. 1.18 (O Filho veio nos dá a conhecer).

    O pronome "ESTE" próximo de "EM SEU FILHO" não condiciona entender o Filho como Verdadeiro Deus, porque o possessivo SEU faz referência a outro (exatamente ao Verdadeiro), e indica o Filho como um meio para um fim, que é estarmos no Verdadeiro através de seu Filho.

    Um bom exemplo de que não é sempre o mais perto a quem a palavra "ESTE" se refere foi dado por Clayton. E, para complementar, em grego "houtos" tanto pode ser traduzido por "este" como por "ESSE".

    Assim, bom irmão, concordo com você que devemos " ficar com o que esta claro e objetivo e explicito no texto", mas desde que façamos a leitura correta do texto e se considere também o contexto. Amém?

    Por favor, não se apresse em fazer oposição. Leve algum tempo meditando na verdade dita em I Jo. 5.20, e lembre-se que alguém muito influente que você conhece defendeu que o Pai é o ÚNICO DEUS VERDADEIRO (Jo. 17.3). Temos a partir do exposto duas opções:  1) buscar confirmar isso ou 2) afirmarmos que NÃO É SOMENTE O PAI, mas o Pai e mais alguém. Contrariando assim o que o próprio Jesus disse.

    Grande abraço!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sáb 05 Jul 2014, 12:32

    Bom Antônio...

    Querido , eu não preciso de ser Unitarista para reconhecer  que em João 17:3  Jesus trata o Pai como Único Deus verdadeiro...

    De qualquer forma você diz devemos examina outros textos  mas você esqueceu de examinar o verso 1 do mesmo capitulo , veja :


    João 17:1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti,

    Jesus está conversando com alguém a qual ele dirigi o termo "A TI"..

    Quem é este "Ti" ?

    O Pai...

    Agora releia João 17:3 !

    3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

    Amado , a relação que você fez de 1 João 5:20 com João 17:3 não serve para provar  que os Unitaristas estão errados mas coloca a Bíblia contrariando a si mesma aparentemente...

    Você mesmo disse que alguns argumentos Unitaristas são difíceis de refutar ...

    Sabe por que são ?

    Porque eles são mais organizados do que nós  e a maioria deles são  ex-Trinitarianos ....
    Eles são tão organizados que não usam um só texto para fundamentar o que creem..
    Eles  não usam João 17:3 como base Única  para o Unitarismo mas como parte relacionada a muitas outras...
    Por isso eles conseguem construir Argumentos muito difícil de ser refutados..
    Nós é que somos desorganizados e quando não conseguimos enfrentar os Unitaristas com a mesma organização deles  ficamos dizendo que tudo é mistério e questão de Fé pois é muito fácil  se expressar assim do que enfrentar a organização dos Unitaristas em muitos argumentos...
    O Pior é que as vezes somos desorganizados porque cremos na Trindade  Por paixão e fanatismo sem uma gota de racionalidade...
    O culto é racional e nisto os Unitaristas levam vantagem -Romanos 12:1...

    Eu preferia ser um  Unitarista  sincero do que um Trinitariano Apaixonado...

    Mas eu não sou um Trinitariano Dogmatizado e apaixonado como creem muitos Unitaristas...

    Mas um sincero Trinitariano desapaixonado e tenho questões não resolvidas com o Unitarismo...

    Pense nisso amado Antônio..!

    Deus te abençoe..!
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Sáb 05 Jul 2014, 14:43

    Embora eu concorde com sua opinião referente a organização apresentada pelos unitaristas deste abençoado fórum, penso que o que faz o entendimento unitarista prevalecer seja aquilo que o Norberto sinalizou, as "declarações biblicas", eu complementaria esta frase assim: as declarações biblicas que determinam a quantidade de Deus e a identidade Dele, é o alicerce principal dos argumentos unitaristas.

    Penso realmente ser isto a vantagem que o unitarismo leva em relação ao trinitarismo.



    Graça e paz.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sáb 05 Jul 2014, 14:55

    Clayton..

    Você manifestou tua  opinião sobre aquilo que um outro Unitarista sinalizou...

    Não muda nada do que disse sobre a organização...

    Nunca um Unitarista vai dizer que tua crença não seja  fruto de "declarações Bíblicas"..

    Logo os outros grupos dizem o mesmo ...

    Eu sou Trinitariano porque não concordo com Unitaristas e não porque discordo das "declarações Bíblicas" e assim pode dizer um Unitarista de um Trinitariano...

    Logo tua opinião é respeitada como uma  opinião e não muda  o que eu disse da organização Unitarista e desorganização trinitariana em alguns momentos...

    Lembre-se que existe Unitarista desorganizado também mas não na maioria ( opinião Minha)...

    De qualquer forma obrigado em expor tua opinião e respeitar a minha..!

    Abraços..!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sáb 05 Jul 2014, 17:30

    Clayton, Paz!

    Eu concordo contigo.

    Dt. 6.4  “Ouve, Israel, Yahweh nosso Deus, Yahweh é UM”.

    II Sm. 7.22  “Portanto, grandioso és, ó Yahweh Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão TU SÓ...”

    Zc. 14.9 “E Yahweh será rei sobre toda a terra; naquele dia UM será Yahweh, e UM será o seu nome.”

    Mt. 23: 9 “E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque UM SÓ é o vosso Pai, o qual está nos céus.”

    Mc. 12:32 “E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há UM SÓ Deus, e que não há outro além dele;”

    Jo. 17.3 Orando ao Pai, Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o ÚNICO Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.”

    Rm. 3.30 “Visto que Deus é UM SÓ, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão”

    Rm. 16.27 “ao ÚNICO Deus sábio seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.”

    I Co. 8. 4 “Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão UM SÓ.”

    I Co. 8.6 “Todavia para nós há UM SÓ Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.”

    Gl 3.20 “Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é UM.”

    Ef. 4.6 “UM SÓ Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.”

    I Tm. 1.17 “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao ÚNICO Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.”

    I Tm 2.5 “Porque há UM SÓ Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”

    Tg. 2.19 “Tu crês que há UM SÓ Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.”

    Jd 1.25 “ao ÚNICO Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.” (destaquei-os)

    Será que alguém já leu algum versículo ou tem conhecimento na sua vida cristã de alguém que tenha encontrado na Bíblia um versículo que diga que Deus seja três, trino, três pessoas, três entes, três seres, três divinos, três espíritos, três substâncias, três hipóstases, três essências, três modos, três atributos, três coiguais, três agentes, algo composto de três ou em qualquer sentido uma trindade? Isto simplesmente e incrivelmente, considerando a quantidade de pessoas que usam alguma dessas expressões, não é ensinado na Bíblia. Agostinho passou aproximadamente 16 anos (a quem diga 20 anos) de sua vida, do ano 400 ao 416 d.C, pesquisando e escrevendo sobre a trindade, e, mesmo após o término de sua obra que passou a ser conhecida com “De Trindade” ou “A Trindade” manteve nela registrado: “Todavia, na Escritura não encontramos também qualquer referência a três pessoas.”

    Até mesmo em versículos onde dizem conter a trindade, só se identifica UM como Deus: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo, sejam com todos vós. Amém". (2Co 13:14) Quando se citam os três, quantos são chamados e reconhecidos como Deus? Os três ou UM SÓ?

    A descrição de quantos Deus é está na Bíblia e ela sempre diz: UM. Que ele seja três precisará do favorecimento da mente humana .


    Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Ter 08 Jul 2014, 20:27

    Tiago Antunes diz lá no outro tópico:

    Pode Jesus fazer algo sem Deus?

    A Bíblia mesmo responde essa pergunta:

    Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. João 5:30

    Agora se o intuito de quem postou uma pergunta tão simples é levantar a questão da divindade de Jesus, ou da existência da trindade, deixo as seguintes palavras:

    A submissão de Jesus ao Pai não anula sua divindade. Ambos recebem a mesma adoração.

    Adorar em Grego é a palavra prosekunhsan. Tanto para DEUS como para JESUS é usada a mesma palavra.



    Contudo creio que se for o caso de discutir trindade mais profundamente que seja em tópico próprio.


    Trazendo então o assunto para o tópico próprio...

    Será que ambos recebem a MESMA adoração?
    Me diga Tiago, por quê proskyneo foi utilizado para o Pai, e não utilizado para o Filho nos textos abaixo?




    Ap 7
    9 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;
    10 E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.
    11 E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,

    Oras, houve louvor, palmas na mão e etc, para o Pai e para o Filho, mas na hora do proskyneo significando adoração propriamente, só o Pai foi merecedor?

    Ap 11
    15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor(Pai) e do seu Cristo(Filho), e ele reinará pelos séculos dos séculos.
    16 E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,

    E novamente, por que o Cristo não foi adorado proskyneo no momento que o Pai estava sendo?


    Por quê quando estão lado a lado, o proskyneo do Filho, não é o mesmo do Pai?







    Graça e paz.
    avatar
    Antonio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 223
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Barbacena - MG
    Religião : cristã
    Igreja : não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 449
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Antonio Ter 08 Jul 2014, 20:42

    Prezados vocês estão analisando esse verso de João tentando harmonizá-lo com o modo de vocês crerem. Veja o que disse o Gleison Elias: Observe: "E sabemos que o Filho de Deus é vindo" "em seu Filho Jesus Cristo". Perceba que, o "Filho de Deus" tem outro filho, "Jesus Cristo". Se o verso for interpretado da maneira trinitária, ocorre esse grande problema! Jesus Cristo se torna filho do Filho de Deus! Ora, não tem como uma pessoa ao ler esse texto e entender dessa forma que você coloca. Ninguém que ler esse texto sem nenhum influencia religiosa seja desse ou de outro credo vai chegar a essa conclusão! Vejamos: E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. É de mais forçar a barra assim não Gleison? Qualquer um vai ver que a frase “filho de Deus” e “em seu filho Jesus Cristo” se referem a uma só pessoa! Outro fato, João bem como os outros apóstolos eram Judeus, portanto sabiam que o Pai era verdadeiro Deus, mas aqui João declara que aqueles para eles, seguidores de Jesus, que Jesus veio dar o entendimento para eles que conhecessem o verdadeiro e que eles estavam no verdadeiro, em quem? Ai a frase não deixa duvidas: “e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. “ Se Jesus é chamado de verdadeiro e é dito que “ Este é o verdadeiro Deus é a vida eterna” então não há como sair dessa! Jesus mesmo disse: “Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (Jo. 14:6) O que o NT nos mostra claramente é que duas pessoas distintas são chamadas de Deus, isso não tem como tentar se esquivar. Ou se tenta harmonizar o fato que existe duas pessoas distintas e que são o único Deus verdadeiro ou então o NT é uma grande conspiração idolatra de judeus apostatas! E nesse caso o Judaísmo seria a única religião verdadeira e o cristianismo um amontoado de paganismo! Qualquer Judeus que lê o NT entende que Jesus se identifica como sendo Deus, isso não tem como contra argumentar
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Ter 08 Jul 2014, 21:31

    --
    Antonio, o texto diz em SEU filho, esse "seu" se refere a quem? De quem Jesus eh filho?
    O pai de Jesus que eh o Deus Verdadeiro, e seu filho eh a Vida Eterna.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Ter 08 Jul 2014, 21:38

    Gleison,

    O problema é que ele não quer enxergar.

    O pior é que a opção dele é destruir o que Jesus disse em Jo. 17.3.Ora se Jesus diz que é só o Pai. O Antônio quer dizer que é o Pai e o Filho, a partir da leitura errada de I Jo. 5.20. Ele parece não se incomodar em, querendo beneficiar Jesus, desdizer o próprio Jesus. É uma pena.


    Paz!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qua 09 Jul 2014, 10:14

    .
    Valdomiro,

    Ele não quer enxergar ou não está entendendo como vocês ?

    Eu também concordo que Antônio está fazendo uma leitura errada de 1 João 5:20...
    Em João 17:3 Jesus fala do Pai....
    Tanto o texto de João 17:3  e 1 João 5:20  Se refere ao Pai..

    Mas eu não acredito que  o Antônio esteja não enxergando por querer mesmo que esteja sendo cegado por influência da  forma tradicional em que se defende a trindade  ou por falta de capacidade de entendimento mesmo ou simplesmente por não querer se demorar um pouquinho na leitura e compreensão do que se ler...

    Mas eu não creio que ele esteja destruindo ou não querendo  enxergar alguma coisa voluntariamente  ou com consciência disso....

    Vamos ter cuidado em julgar  as intenções do Antônio...

    Abraços..!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 09 Jul 2014, 14:55

    Gilicimar,

    Basta ele ler corretamente o texto, mas se ele ler corretamente vai se deparar com I Jo. 5.20 falando do Pai.

    Como ele não quer, está focando no lugar errado. Ele já entendeu o que nós dissemos. Não se trata mais de entender ou não. Se trata apenas de querer. Fazer a leitura certa, reconhecendo os pronomes e etc, faz a Bíblia harmônica. Entender esse verso do jeito trinitário faz da Bíblia contraditória e DESTRÓI as palavras de Jesus que afirmou ser só o Pai o ÚNICO Deus Verdadeiro.

    Não se trata de julgar. A posição é clara. Não se deve temer afirmar o que estamos vendo acontecer.

    Infelizmente as pessoas não querem ver o óbvio. I Jo. 5.20 lendo corretamente aponta para uma verdade óbvia e dita anteriormente.

    Paz!
    Valdomiro.

    Paz!
    Valdomiro.
    Tiago Antunes
    Tiago Antunes
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 108
    Idade : 41
    Cidade/Estado : Vitória
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Cristã
    País : Brazil
    Mensagens Curtidas : -13
    Pontos de participação : 186
    Data de inscrição : 08/07/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tiago Antunes Qua 09 Jul 2014, 17:16

    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
    João 17:3-5

    E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20

    --------------------------------------------------------------------------------------
    Não vejo como isso interfere na Trindade. O Pai é maior do que todos (João 10:29).
    Jesus veio para mostrar isso. Que o Pai é Deus de todos, inclusive mostrando a relação de sujeição dele com seu Pai.
    O filho exaltar o Pai, ao qual ele mesmo se sujeita com amor, de forma alguma interfere ou anula a divindade do Filho, nem do Espírito de Deus.
    A vida eterna consiste em conhecer os dois: o Pai e o Filho, não só ao Pai, nem só ao Filho.
    Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5:12

    Quando Jesus exalta a seu Pai como único Deus verdadeiro, é exatamente isso: Deus Pai maior que todos, Filho de Deus menor somente que o Pai, no trono, como pode ser visto em figuras por todo o velho testamento, na vida de José e Faraó, Daniel e Nabucodonozor, etc.

    E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. João 10:28-29

    Nós, que cremos no sacrifício substitutivo do Filho de Deus, e no Pai, estamos seguros nas mão de ambos. Deus Pai, Deus Senhor através do seu Espírito Santo.

    O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Hebreus 1:3


    --------------------------------------------------------------------------------------

    Com relação à pergunta do tópico:

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Minha resposta é Sim, afeta a Salvação do homem, uma vez que ele se distancia das palavras da doutrina de Jesus, o que é uma heresia, e a heresia mata.

    Mas como saber o que é uma heresia e o que não é. Primeiramente pelas escrituras. Mas quando se chega à um impasse de idéias, uns acham de uma forma e outros de outra forma, só há um caminho - a demonstração de poder dos altos céus, através do Espírito de Deus, e o Espírito de Deus determinará o que agrada a Deus, popis conhece a mente de Deus. "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele."

    Deus removeu a confusão quando Elias disputava contra os profetas de Baal:
    Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus! 1 Reis 18:38-39

    Deus removeu a confusão quando da escolha dos sacerdotes:
    E será que a vara do homem que eu tiver escolhido florescerá; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós. Números 17:5

    E existem outros tantos exemplos pela palavra que demonstram que os homens diferem em seu modo de pensar quanto ao que agrada a Deus, mas quando Deus manifesta seu poder, toda a dúvida é retirada.

    Minha conclusão para esse assunto é: A obra de Deus se caracteriza por um projeto onde Deus revela a sua vontade. Se não existe isso, não existe Obra de Deus. O livro de atos é a fisiologia da igreja. Uma igreja que não está identificada com o livro de Atos não é obra de Deus. O que caracterizou a igreja primitiva foi a vida em intimidade com Deus. A igreja que tem vivido essa intimidade com Deus, está vivendo a verdadeira Obra de Deus.

    Na obra de Deus há operações de anjos em favor daqueles que hão de herdar a salvação, há batismo com o Espírito Santo, há louvores revelados, há a ação do Senhor Jesus Revelado na vida cotidiana dos membros da igreja. Se o que acontece com a igreja no livro de atos está acontecendo na sua igreja, esta é a obra de Deus, senão há algo errado, provavelmente há heresias destruidoras consumindo a igreja, assim como um vírus destrói um corpo.

    A semente da uva que existia há séculos atrás é a mesma que existe hoje, pois sua genética não mudou. Assim também é a igreja do Senhor. A mesma semente que o Senhor Jesus plantou no coração da igreja primitiva é a que Ele tem plantado em nossos corações em nossos dias. Deus manifesta a sua graça através dos Dons espirituais e fala ainda hoje com o homem através do seu Espírito Santo, o qual ele concede a todos os que lhe obedecem.

    O que vive apenas uma religião sem a manifestação de Deus, ficará séculos e séculos debatendo esses assuntos e jamais chegarão há uma conclusão.

    Religião é aquele modo de vida descompromissado com o momento profético do tempo de Deus. É a valorização do material em detrimento do espiritual. Se Deus já não fala, a idolatria substituiu a fé. As dúvidas doutrinárias imperam. Geralmente o poder do Espírito Santo é usado como plataforma de lançamento para atender os anseios do coração para esta vida: um carro novo, uma bênção na vida profissional, uma cura, etc. e só.

    Salvação depende sim de conhecer as doutrinas certas, e se errar na doutrina, provavelmente perderá sua salvação.

    E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 Pedro 2:1

    Buscar ouvir a voz de Deus para dirimir dúvidas em assuntos de difícil entendimento é a solução para se preservar de doutrinas estranhas, pois a sua manifestação lhe mostrará o que lhe agrada.

    Paz a Todos







    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 09 Jul 2014, 17:43

    Tiago, Paz!

    Não vejo como isso interfere na Trindade.  
    Mas, deveria ver, já que Jo. 17.3 fala do PAI como ÚNICO DEUS VERDADEIRO. Se você achar mais algum na sua mente, indica que NÃO É só o Pai como Jesus ensinou. Se Jesus fosse não poderia dizer que era só o Pai sem estar mentido. Eu não acredito que Jesus tenha mentido. Você acredita? É só o Pai ou não? Será o objetivo de Jesus era, à custa de uma mentira, exaltar o Pai?
    I Jo. 5.20 não te ajuda. A não ser que você faça a leitura errada. Mesmo em Português. Já que o pronome possessivo “SEU” condiciona o VERDADEIRO como identidade do PAI.

    Minha resposta é Sim, afeta a Salvação do homem, uma vez que ele se distancia das palavras da doutrina de Jesus, o que é uma heresia, e a heresia mata.
    Então, bom amigo, abraçe a DOUTRINA DE JESUS.
    Ele ensina o que é a vida eterna. Vamos ler juntos: Jo 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”
    Na introdução: "A VIDA ETERNA É ESTA", podemos perguntar: ESTÁ QUAL? Que conheçam a Deus como uma TRINDADE? Ou que conheçam o Pai como único Deus verdadeiro? Diante dessa afirmação de Jesus, o que devemos fazer? Acreditar que o Deus Verdadeiro é Pai, Filho e Espírito Santo?

    Ora, se A VIDA ETERNA é reconhecer o Pai como único Deus Verdadeiro, então, quem pregar que mais dois é esse mesmo Deus verdadeiro, precisa se perguntar se está é A Vida Eterna que Jesus ensinou!

    Nenhuma experiência pessoal pode suplantar essa verdade bíblica!

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qua 09 Jul 2014, 20:38

    Valdomiro escreveu:Não se trata de julgar. A posição é clara. Não se deve temer afirmar o que estamos vendo acontecer.

    Infelizmente as pessoas não querem ver o óbvio. I Jo. 5.20 lendo corretamente aponta para uma verdade óbvia e dita anteriormente.

     O Óbvio aqui que você se refere dever ser os textos em questão....

     É Óbvio sim que 1 Jo.5.20  e Jo .17.3 se refere ao Pai e eu não preciso ser Unitarista para reconhecer isso mas de qualquer forma nenhum Unitarista vai querer  fundamentar o Unitarismo só com estes textos embora possa usar num conjunto com outros....

    Mas eu ainda não arrisco dizer que Antônio não enxerga porque quer ...
    Eu defendo a discussão só para o campo das ideias e definir que alguém tenha uma intenção por mais que parece ainda pode ser arriscado...


    Cuidado com isso pois eu já fui vitima...!

    Abraços..!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qua 09 Jul 2014, 21:47



    Valdomiro...

    Na postagem 847 de tua autoria você reuni 17 textos destacando em negrito as Expressões UM , ÚNICO , UM SÓ....

    Mas na prática não são estás expressões por si só que define Deus como uma pessoa....

    Mas o peso do Titulo "DEUS"....
    Pois estás mesmas expressões se associam a outros nomes e títulos e em Ultima análise são mais de uma pessoa que recebe a Atribuição destes titulos e nomes mesmo que estes venha acompanhados das mesmas expressões que segundo o Unitarismo está isolando Deus numa só pessoa...
    Pois mesmo Paulo dizendo que " PARA NÓS HÁ UM SÓ SENHOR" esse titulo de Senhor não é atribuído a só uma pessoa como no caso de Deus ...
    Pois os próprios Unitaristas dizem isso quando você mesmo em uma ocasião disse que dentro do conceito Deus cabe o conceito Senhor mas dentro do conceito Senhor não pode cabe o conceito Deus para explicar que apesar de Paulo fala que Jesus é Único Senhor O Pai também é Senhor mas o Senhor Jesus não pode ser Deus..
    Assim Deus também é Senhor naturalmente o que em ultima análise para Nós sempre vai haver mais de uma pessoa que seja atribuída como Senhor.....
    Não sei a razão de ter grifado as expressões em negrito pois elas por si só não estão definindo a questão de Deus ser uma só pessoa visto estás mesmas expressões não terem o mesmo efeito com outros Nomes e títulos ....
    Assim depende de que nomes e títulos estão sendo associados a estás expressões e não as expressões em si sendo suficientes para definir o Numero limitado de pessoas que devem receber estes títulos ou nomes....

    Um detalhe Unitarista de Argumentar que não condiz com a Lógica das expressões mas na força do Nome ou Título...

    Único Senhor , Único Bom , Único salvador Não isola e nem encerra uma só pessoa para os Unitaristas mas só o Único Deus....

    Por isso destacar em negrito as expressões como se fossem elas por si só que decidissem a questão não parece seguro e nem coerente...

    O pior é a relação que se Cria para tentar explicar em que relação Paulo disse que Jesus é o Único Senhor...
    Como se a intenção dele usar a expressão Único Senhor fossem na relação que acreditam ser....

    Eu sinceramente vejo assim postura dos Unitaristas e respeitosamente discordo pelas razões apresentadas aqui ...

    Deus te abençoe querido..!




    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 57 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio 2024, 06:05