Graça e paz amigos...
Gostaria de ressaltar algo que o Valdomiro disse:
Qualquer um que tenha a informação bíblica de que Deus é UM e é o Pai, isso dito não somente nesse texto mais em todos os textos que fala da quantidade em Deus, ao agir imparcialmente vai buscar ver o texto de modo a confirmar a Bíblia.
Assim também como o próprio Valdomiro disse em outra postagem, referente ainda a 1 cor, que os unitaristas trabalham no sentido de confirmar a informação, de que há um só Deus, o Pai, e de que há um só Senhor, Jesus Cristo, e para tal, busca o que mais Paulo fala a respeito do senhorio de Cristo, e da deidade do Pai, para que os dois mantenham-se exclusivos nestes termos, concordo que é por aí mesmo o caminho, e não no sentido contrário, de comprometer o "um só", e embaralhar a informação.
E referente a situação trazida pelo Gilcimar:
O problema não os outros textos mas no contexto de 1 Corintios 8:6 ele diz o que se repete em outros...
Ele não parece esta fazendo um contraste entre o Pai e Filho mas do Pai e Filho com aqueles que são chamados de deuses e senhores num contexto sobre idolatria...
Bom, primeiro interessante determinar que isto ainda não altera a quantidade e a identidade de Deus e do Senhor para Paulo.
Agora entrando no contexto do texto, e expandindo até alcançar o contexto bíblico, eu diria o seguinte:
No texto, ainda que Paulo inclua "o Senhor", quando ele vai fazer a comparação com o ídolo, o contraste que ele faz é com "o Deus", veja:
1 Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.
2 Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.
3 Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.
4 Quanto, pois, ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
5 Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra {como há muitos deuses e muitos senhores},
6 todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.
7 Entretanto, nem em todos há esse conhecimento; pois alguns há que, acostumados até agora com o ídolo, comem como de coisas sacrificadas a um ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, contamina-se.
8 Não é, porém, a comida que nos há de recomendar a Deus; pois não somos piores se não comermos, nem melhores se comermos.
Mas me surge a pergunta, uma vez que pela via direta, não se pode desfazer o "um só", qual seria então a intenção de ir pela via indireta trazendo a questão da idolatria? Será que se por confirmar que ali Paulo está traçando um paralelo entre os ídolos que não são deuses e Deus, e por ele incluir o Senhor Jesus na comparação, teríamos que imediatamente invalidar que só o Pai é Deus? E teríamos também que a partir dai deixarmos de entender a deidade com o componente Deus somente, para passarmos a entendê-la como uma composição de um Deus + um Senhor?
Se assim fosse, o coerente seriamos encontrar a partir dai os cristãos prestando adoração sacra ao Pai e ao Filho. Mas será que é isto que encontramos a partir dai?
Imagino que desta pergunta venha imediatamente na mente de qualquer trinitarista o texto de Apocalipse 5:12-14 que reza:
12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.
13 Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos:
14 e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram.
E aqui, como não foi especificado quem propriamente dito recebeu a adoração, temos que por força trinitarista aceitar que foram tanto o que está assentado sobre o trono, quanto o cordeiro. Mas será que foram os dois mesmo? Se foram, a partir dai deveria ser sistemático, e todas as vezes que deparassem com os dois, ambos deveriam ser adorados, não é verdade? Então vejamos:
Ap 7
9 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;
10 E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.
11 E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,
Por que será que desta feita o Senhor (cordeiro), não foi adorado, e Deus (Pai) foi?
Ap 11
15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
16 E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,
E novamente, por que o Senhor (Cristo), não foi adorado, e o Senhor (Deus) foi?
Ap 14
1E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai.
7dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
Novamente esqueceram do cordeiro na adoração?
E vejam abaixo mais uma vez:
Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. Apocalipse 22:9
Pois bem, vemos, que ainda que o Deus e o Senhor, estejam lado a lado, um só é adorado. Sendo assim, nem pela via indireta, Deus deixará de ser somente o Pai.
O Senhor (constituído) diz:
Ap 3
11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Será que o Deus que ele tanto falou acima é uma composição de 1 Deus + 1 Senhor?
Graça e paz.