Estes são exatamente os cinco reis que caíram, menos um que ressuscitou!
Qualquer outra explanação sobre os oito reis da tua parte, tem que estar inserida em quatro quesitos bíblicos:
1.Não me venha com historialismo sobre os reis e reinos da estátua de Nabucodonosor, divorciados da sua conclusão, NO EVANGELHO DE CRISTO.
Olá Jaime... Paz do Senhor Jesus
Percebo que concordamos quanto aos três primeiros reis, ou reinos, que Daniel viu, e registrou em Daniel 7. Mas, além de rejeitar a hipótese do Senhor Jesus ser o “quinto rei”, penso que nossa discordância está tambem no quarto rei, ou reino, registrado por Daniel.
Embora aceite se tratar o quarto reino, do império romano, entendo que este seria um reino diferente, como percebemos no registro bíblico. Creio que é desse quarto reino que virá o anticristo!
Penso que a visão registrada em Apocalipse, explica sobre o quarto animal, visto por Daniel.
Vamos a passagem sobre o quarto animal, na visão de Daniel:
Daniel 7:7-8
7 Depois disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres.
8 Estando eu a considerar os chifres, eis que, entre eles subiu outro chifre pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas É interessante notar que Daniel tem a visão do “quarto animal”, e diferentemente dos outros três primeiro, não consegue sequer fazer uma analogia com animais conhecidos, e apenas se limita a dizer que este “era diferente de todos os animais que apareceram antes dele.”.
Creio que é importante a reflexão sobre os pontos que faziam este animal diferir dos anteriores. O que diferiria este, dos reinos antes dele? Penso que ela está no tocante a sua duração, pois que será deste quarto animal que virá o anticristo!
Também percebemos no registro bíblico que o “aspecto diferente” deste quarto animal chamou a atenção de Daniel, de tal forma, que quis saber mais sobre ele:
Daniel 7:19
19 Então tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro e as suas unhas de bronze; que devorava, fazia em pedaços e pisava aos pés o que sobrava;
20 E também a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça, e do outro que subiu, e diante do qual caíram três, isto é, daquele que tinha olhos, e uma boca que falava grandes coisas, e cujo parecer era mais robusto do que o dos seus companheiros.
21 Eu olhava, e eis que este chifre fazia guerra contra os santos, e prevaleceu contra eles.
22 Até que veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino.
23 Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços.
24 E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.
25 E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.Para alguns essa passagem é uma clara alusão a Antioco Epifânio! Este, além de inserir uma imagem de Zeus no templo judeu, forçou a não observância do sábado, bem como proibiu a circuncisão e os hábitos alimentares judeus! Assim, o registro “
cuidará em mudar tempos e a lei” se referiria
supostamente a este episódio histórico.
Por outro lado, lendo o texto acima, no verso 23, percebemos que o quarto animal é “um quarto reino na terra” de onde, de acordo com o verso 24, se levantarão 10 reinos! Confesso que existem várias linhas que se propõem a identificar esses 10 reinos e que não tenho segurança para apontar qual seriam eles, e dando com exatidão os nomes de tais nações. Creio, entretanto, que o mais importante é a informação de que surgirá outro rei que “derrubará” três, daqueles dez. A mim, parece que este seria o anticristo. Penso que o chifre que fala insolentemente é uma referencia ao anticristo, uma vez que o registro de Daniel 7 parece mostrar que será o “ancião de dias” quem tomará o seu poder.
Outra linha tenta explicar que esse outro chifre seria o papado! Essa linha
parece está mais nítida, quando examinamos a questão na ótica do texto de apocalipse. Pois, este animal, o quarto, tem importância escatológica. È ele que João vê ressurgir com uma ferida mortal, que foi curada!
Apocalipse 13:1,3
1 E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.
3 E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.De acordo com alguns, essa "besta" ou "animal", seria o mesmíssimo "quarto animal" da visão de Daniel. A João, a revelação dada sobre ele, seria mais ampla. Pois ao apóstolo foi mostrado que o "animal" possui 07 cabeças, e alem disso, que possui um outro personagem, dentro de sua realidade: uma “mulher”. As cabeças serviriam com o propósito de dar a localização exata desse "elemento novo" revelado só a João: Talvez o romanismo que conhecemos hoje!
Apocalipse 17:9
9 Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.Depois continuo com essa postagem...
No amor do Senhor Jesus
David