Graça e Paz, Márcio...
Márcio escreveu:Jaime,
Entendo pelas suas colocações que todo e qualquer acontecimento profético ocorrido na história do povo de Israel, tem repercussão no evangelho.
Acredito ser esta a sua linha de pensamento. Ainda não havia visto a apresentação deste tema com a abordagem que estás fazendo."
Parabéns, você entendeu fácilmente a forma bíblica correta de interpretação profética, sem no entanto nos denominar de iluminados, inventores de interpretações particulares, etc, etc... O que estamos apresentando, não é nosso, e nem novo; porém são as teologias que precisam voltar ao seu primeiro amor, se não quiserem serem cortadas das bençãos futuras, no Reino de Cristo.
Essa foi e é a mesma linha de interpretação usada do Ministério terreno de Cristo em diante, pelos discípulos do Senhor para discernimento das profecias de fé em FÉ; a qual também foi confirmada pelo Espírito Santo mais tarde, por Paulo:
1Cor.2:13 As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais (do A.T.) com as espirituais.(do N.T.)Vejamos então, alguns exemplos:Como poderia Pedro no Pentecostes, homem sem nenhuma Faculdade Teológica, completamente analfabeto, sem possuir a Escritura do Novo Testamento; ter autoridade para se dirigir a uma grande multidão no templo, afirmando sem medo de errar?
Atos 2:
14 Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. 16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;
18 E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão.Claro que ele tinha aprendido com o Senhor, a linha de interpretação falada a cima; apenas lançou mão do fundamento profético de Joel, para dizer que aquele movimento do Espírito, era o cumprimento da promessa de Deus, no Evangelho.
Vejamos outro exemplo:Como é que Paulo, fariseu dos fariseus antes, o qual pertencia a uma doutrina judaizante, que vinha pregando a cerca de 13 séculos, que a lei de Deus era impossível de “SER ANULADA”, poderia afirmar sem medo de errar, que a luz do primeiro dia da criação, feita pelo próprio Deus, não era ainda a luz?
2 Cor. 4:6 Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.Usando a mesma linha de interpretação falada à cima, ele também lançou mão do fundamento profético de (Gn.1:3), para dizer que a luz verdadeira é aquela que se cumpre no Evangelho – O CRISTO. O mesmo fato testemunhado pelo próprio Senhor(Joa 8:12 ), e por João, antes:
Joa 1:9 - Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.Portanto Márcio, as profecias dadas no antigo testamento, sempre se apresentaram para o povo de Deus do passado “EM PARTE”, e de duas formas diferentes:
“Encobertas e Reveladas”, conforme está escrito:
Dt. 29:29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.A parte revelada delas na lei e os profetas, se cumpriu primeiramente sobre “O POVO DO PRIMEIRO TESTAMENTO” (os Hebreus), de forma local, para servir de testemunho, sombras, alegorias, figuras, etc... Das coisas que se haviam de anunciar e serem cumpridas sob o Evangelho (a revelação maior).
Hb. 3:5 E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar. Portanto, a outra parte delas,
“AS ENCOBERTAS”, Deus deixou para ser cumprida na sua “REVELAÇÃO MAIOR”; a partir do Ministério de CRISTO E SEU CORPO-A IGREJA, em abrangência mundial sob o Evangelho.
-O Espírito Santo foi derramado sobre toda a carne. At. 2:16-17.
-O Evangelho, está sendo pregado em todo o mundo, a todas as gentes,. Mc. 16:15-16.
-O princípio de dores, será mundial. Mt. 24:7-8
-A perseguição p/ os santos-Igreja, será mundial. Ap. 13:7
-A manifestação e domínio da 1ª besta será mundial Ap. 13:8
-A manifestação da 2ª besta-Anticristo será também mundial Ap. 13:12.
-A Vinda do Senhor Jesus, idem. Mt. 24:27.
-As sete trombetas das pragas, serão de abrangência mundial. Ap. 8...
-A ressurreição e o arrebatamento, também. Is. 52:10 – Ts. 4:16-17.
Voltando agora para a visão da Estátua de Nabucodonosor:Assim como sob a lei e os profetas, houveram
quatro reinos históricos , os quais passaram; quando atingidos pela Pedra - Cristo (o 5º REI de Ap.17); de igual forma também, temos
"OUTROS MESMOS QUATRO REIS E REINOS", sob o Evangelho.
Assim como, na configuração histórica da estátua, Cristo foi representado na figura do "PRIMEIRO REINO" - O CABEÇA DE OURO; e fora da estátua, Ele aparece LITERALMENTE COMO A PEDRA, que esmiuça a estátua, dentro da Sua configuração, "O PRIMEIRO E O ÚLTIMO", Ap.2:8.
Da mesma forma também, como não poderia ser diferente, no princípio do Evangelho, Cristo se apresenta, como "O PRIMEIRO REI - A CABEÇA DA IGREJA" (Mt. 28:18 - Cl. 1:18), e O ÚLTIMO, REI dos reis, e Senhor dos senhores (Ap. 19:11...), para terminar, selar, cumprir o processo do "ESMIUÇAMENTO" DAS TRÊS PARTES - TRÊS REINOS PROFÉTICOS DA ESTÁTUA, desse tempo futuro.
Portanto, havendo Cristo manifestado na Sua vinda, Seu Reinado espiritual eterno, resta ainda a manifestação mundial ao seu tempo, dos outros três reis transitórios.
-O SEGUNDO REI - O qual promoverá o princípio de dores - a terceira guerra mundial.
-O TERCEIRO REI - A 1º besta - a que sobe do mar. Ap 13:1.
-E O QUARTO REI - A 2ºbesta - a que sobe da terra (Ap. 13:11). O Anticristo; os quais somados aos quatro reis da estátua, perfazem OS SETE-OITO REIS DO APOCALIPSE.(Ap.17). Ver também gráfico OS SETE-OITO REIS.
Sendo então SELADA e finalmente CUMPRIDA a profecia no Evangelho, sobre a última geração da Igreja, após os acontecimentos na sua abrangência MAIOR E TOTAL
"SOBRE O MUNDO", no fim dos dias, conforme disse Daniel:
“Mas há um Deus nos céus, o qual revela os segredos; ele pois fez saber ao rei Nabucodonosor O QUE HÁ DE ACONTECER NO FIM DOS DIAS...” Dn. 2:28.
Dn. 8:
17 E veio perto de onde eu estava; e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse: Entende, filho do homem, porque esta visão ACONTECERÁ NO FIM DO TEMPO.
19 E disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira; pois ISSO PERTENCE AO TEMPO DETERMINADO DO FIM.
Dn. 12:9 E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas E SELADAS ATÉ AO TEMPO DO FIM. Márcio escreveu:Acredito que algumas profecias encerram-se em si mesmas na história. Porém, vamos adiante tentarei entender melhor seu ponto de vista."
Exato! Existem sim, profecias que se cumprem na história doméstica, as quais jamais tornarão a contecer; estas são aquelas que se encontram fora do plano profético, fora da coluna dorsal profética. Exemplo:Jesus, na sinagoga de Nazaré.
Luc 4:21 - Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.Desculpe, mas preciso sair agora, continuo depois...