OS SETE - OITO REIS
“E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.
Aqui há sentido, quem tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.
E são também sete reis: cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.
E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai a perdição.
E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.” Ap 17:7,9-12.
Estes sete-oito reis, sobre os quais a besta está assentada, não se referem nem às sete colinas de Roma, nem aos Papas e seu poder Eclesiástico, como interpretam os Adventistas do sétimo dia. Mas, se referem aos quatro primeiros reis, contidos nas visões de Daniel em Babilônia, dados como figuras, sombras alegorias e testemunhos, para cumprimento no Evangelho, de outros quatro reis futuros.
DESVENDANDO O MISTÉRIO DOS CINCO PRIMEIROS REIS QUE CAIRAM
“E são também sete reis:CINCO JÁ CAÍRAM...”
Os quatro primeiros reis foram mostrados claramente na estátua de Nabucodonosor (Dn.2:32-33), e na visão dos quatro animais (Dn.7:4-7), que juntamente com a magnificência de seus reinos materiais passaram, caíram (morreram); somados AO QUINTO REI - A PEDRA que atingiu a estátua nos pés (34), que é o mesmo, SEMELHANTE AO FILHO DO HOMEM, VINDO SOBRE AS NUVENS na visão dos quatro animais (7:13); o qual, se apresentou mais adiante na plenitude dos tempos, como servo de Deus (Is. 42:1), e mesmo sem ter pecado, ao assumir os nossos pecados Cristo, automáticamente se colocou SOB O DOMÍNIO DA MORTE, no seu corpo em semelhaça da carne do pecado, Ele também passou, caiu, morreu.
Is. 53:8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
Faltando até hoje, para o cumprimento total dessa profecia, a manifestação de mais TRÊS REIS, na Grande Tribulação nos fins dos dias.
O SIGNIFICADO DO QUINTO REI, O QUE PERMANECE
“...E UM EXISTE...”
Dos cinco reis, Jesus Cristo foi o único que morreu e ressuscitou, e vive para sempre! Glória a Deus!!!
Ap. 1:18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
O SIGNIFICADO DO SEXTO REI
“...OUTRO AINDA NÃO É VINDO; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.”
Este sexto rei será um personagem que inflamará todos contra os judeus, o qual virá do norte de Israel, e promoverá “o princípio de dores – terceira guerra mundial.
Jr. 1:
13 E veio a mim a palavra do Senhor segunda vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para o lado do norte.
14 E disse-me o Senhor: Do norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra.
O SIGNIFICADO DO SÉTIMO E DO OITAVO REI
Serão dois reis poderosos que ao seu tempo, se assentarão numa mesma mesa.
Dn. 11:27 Também estes dois reis terão o coração atento para fazerem o mal, e a uma mesma mesa falarão a mentira; mas isso não prosperará, porque ainda verá o fim no tempo determinado.
”E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, E É DOS SETE, e vai a perdição.”
O SÉTIMO REI
O sétimo rei, será um personagem com poder de atuação mundial de quarenta e dois meses (Ap. 13:5), ou a primeira metade da última semana de Daniel (Dn. 9:24). Nesse período, ele terá a missão de preparar o cenário, para a chegada do Anticristo.
Recebeu de Daniel vários nomes, entre eles: “homem vil” (Dn.11:21), e por João, de “a besta que subiu do mar” (Ap. 13:1).
Esse ser manifestar-se-á no mundo somente após o princípio de dores, quando o tempo e o cenário mundial, lhe estiver propício.
Para enganar os judeus e os cristão leigos, esta 1ª besta virá dentro das coordenadas proféticas de Zacarias 6:12-13; entre elas:
1. Se apresentará no pós-guerra, aos judeus e ao mundo como o messias prometido. Jo. 5:43.
2. Construirá um templo em Jerusalém.
3. Fará aliança com os judeus e com muitos Is. 28:18.
NOTA: A maioria dos teólogos sem noção do tempo e do modo profético, ensinam que o Anticristo fará a aliança com os judeus; mas isto não é verdade. Quem fará isso, será a primeira besta, que subirá antes. Ao passo que, o Anticristo, manifestar-se-á ao mundo, somente depois dos 42 meses da primeira besta, e romperá a aliança feita.
4. A 1ª besta, perseguirá os santos (a Igreja gentílica) em todo o mundo. Mt. 24:9 - Ap.13:7.
Nestes 42 meses, a 1ª besta não perseguirá os israelitas, por causa da aliança feita com eles, mas em contra partida, perseguirá os cristãos, em todo o mundo.
O OITAVO REI – O ANTICRISTO
O oitavo rei, será um personagem denominado por Daniel de “terrível e espantoso e muito forte” (Dn.7:7), e por João, de “a besta que subiu da terra” (Ap. 13:11), com poder de atuação mundial de 1.290 dias (Dn. 12:11), ou a outra metade da última semana de Daniel.
Enquanto que a 1ª besta ao se manifestar dirá ser o Cristo, já o Anticristo, se manifestará dizendo ser O PRÓPRIO DEUS.
1. O Anticristo assentar-se-á no templo (construído antes pela 1ª besta) 2 Ts. 2:4.
Mt. 24:15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda.
2. Romperá a aliança com Israel (Dn. 9:27), e fará CESSAR O SACRIFÍCIO E A OFERTA DE MANJARES EM TODO O MUNDO.
O SIGNIFICADO DO SACRIFÍCIO E DA OFERTA DE MANJARES, NO EVANGELHO
A maioria dos estudiosos das profecias, sem conhecer o poder do Evangelho de Cristo sobre a lei e os profetas, interpretam historicamente que o cessar do sacrifício e da oferta de manjares feita pelo Anticristo, significa a proibição dos judeus sacrificar no templo. Mas, isso não é verdade, tal ritual, cumprir-se-á em outra configuração ou outro modo agora, sob a vigência do Evangelho:
-OS HOLOCAUSTOS DE ANIMAIS Lv. 1
Estes sacrifícios do A.T. projetava O SACRIFÍCIO PERFEITO DO CORDEIRO DE DEUS (Jo. 1:29), o qual foi cumprido, não mais com animais, mas de forma diferente no Evangelho, PELO PRÓPRIO CRISTO.
-A OFERTA DE MANJARES Lv.2:1-16.
Era parte do sacrifício da lei, feito com os produtos da terra, composta de uma massa com quatro ingredientes: Trigo, Azeite, Incenso e Sal, também oferecida "NO ALTAR DOS HOLOCAUSTOS"(ver onde está o altar, no gráfico o Tabernáculo e o Apocalipse), em cheiro suave ao Senhor; sendo terminantemente proibido colocar nela, o fermento e o mel.
Essa massa era a figura fiel da IGREJA DE CRISTO (a espiritual), NO EVANGELHO, a que possui também os mesmos quatro ingredientes da oferta de manjares anterior, agora NO CUMPRIMENTO ESPIRITUAL:
A Igreja - TRIGO (Mt. 13:30).
A Igreja - AZEITE (Mt. 25:4).
A Igreja - INCENSO (2Cor. 2:14-15).
A Igreja - SAL DA TERRA. (Mt. 5:13).
Sendo de igual forma também proibido pelo Senhor, ao cristão de colocar na sua massa – corpo, tanto o fermento - pecado (1Cor. 5:6-7), quanto o mel – "UM EVANGELHO FÁCIL E MELOSO", com filosofias e vãs sutilezas segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. (Cl.2:.
1Cor.5:7
Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.
Portanto, conforme já dissemos, o Anticristo quando de sua manifestação, não estará preocupado em fazer cessar sacrifícios e ofertas de manjares de obras mortas, prefigurativas da lei; mas sim, conforme as Escrituras testificam, ele desencadeará uma ferrenha perseguição mundial contra OS SACRIFÍCIOS, VIVOS E SANTOS (Igreja e Israel Dn. 7:25), que TÊM O CHEIRO DE CRISTO, os que oferecem cultos agradáveis a Deus (Rm. 12:1).
Ap.12:
13 E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.
14 E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.
15 E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.
16 E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.
17 E o dragão irou-se contra a mulher (Igreja), e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente (os israelitas), os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
OS DEZ CHIFRES
“E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.
E os dez chifres que viste na besta são os que aborrecerão a prostituta, e a porão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.”Ap 17:12-16
CONCLUSÃO:
Rm. 8:35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Graça e Paz,
Jaime e Júlio