Caro Marcelo Almoedo, sobre seus argumentos, não tenho muito o que falar. É cientificamente impossível comprovar que a bíblia é inspirada por Deus. Isso eu tenho certeza, afinal se não fosse assim, não precisaríamos de fé, mas apenas de conhecimento. Porém uma frase de Albert Einstei que eu amo é a seguinte:
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus,
Muita nos aproxima"
Vc falou alguns fatos encima que vc disse serem errado e que os hebreus erraram. É possível que os hebreus tenham errado, mas isso por que eles se corromperam com os ensinamentos mundanos. Mas Deus em algum momento ensinou algo errado. Gostaria de explicar alguns.
Pensavam que a Terra era plana, com quatro cantos; que o céu, o firmamento, era sólido — o piso da morada de Jeová.
A Bíblia ensina o mesmo.
A Bíblia concorda que a Terra era plana? Gostaria que vc lesse um texto de Deus de muito antes de Cristovão Colombo descobrir que a Terra era redonda:
"Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;
Isaías 40:22"
Acredito que vc seja um homem sábio nas ciências naturais e saiba que o homem só descobriu que a Terra era redonda no século XV, mas os escritos que continham esse texto que te passei data de mais de 3.000 anos atrás.
Há qualquer indício de uma iluminação de origem sobrenatural?
Os antigos hebreus acreditavam que a Terra era o centro do Universo e que o sol, a lua e as estrelas eram manchas no céu.
Os hebreus podem até terem pensado que a Terra era o centro do Universo, e que o sol e a lua eram manchas no céu, mas o que Deus ensina?
"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."
Gênesis 1:14
Curioso?!? Deus já sabia que no céu haviam "luminares" ^^
Acreditavam que Adão e Eva foram os primeiros seres humanos; que haviam sido criados poucos anos antes deles — os hebreus —, e que eles próprios eram seus descendentes diretos.
Isso a Bíblia ensina.
Muitos acreditam hoje que a teoria da evolução já se tornou fato e que viemos de um famoso "Big Bang", mas sei que vc já ouviu falar da poeira lunar cósmica e que já sabe que o mundo tem aproximadamente 6.000 anos ^^ Sei que vc é esperto e que já sabia disso.
Se há algo certo, é que os autores da Bíblia estavam enganados sobre a criação, a astronomia, a geologia; sobre as causas dos fenômenos, a origem do mal e as causas da morte.
Deve-se admitir que, se um Ser infinito é o autor da Bíblia, então deveria saber todas as ciências, todos os fatos, e estar acima de quaisquer erros.
Se, entretanto, existem erros, enganos, falsas teorias, mitos ignorantes e asneiras na Bíblia, então deve ter sido escrita por seres finitos; ou seja, por homens ignorantes e equivocados.
Nada poderia ser mais óbvio que isso.
Exatamente, a Bíblia foi escrita por homens finitos, cheios de defeitos e falhas, mas foram inspirados por Deus. A cada dia que passa a ciência prova que Deus existe, antes era o contrário, a ciência tentava provar a inexistência de Deus, mas hoje ela o comprova. Quem não crê que a Bíblia é divina, ou falta aprender mais de ciência ou aprender mais da Bíblia, imagino que vc entenda dos dois e que em breve perceberá que ela é completa e perfeita.
Se há algo certo, é que os autores da Bíblia estavam enganados sobre a criação, a astronomia, a geologia; sobre as causas dos fenômenos, a origem do mal e as causas da morte.
Deve-se admitir que, se um Ser infinito é o autor da Bíblia, então deveria saber todas as ciências, todos os fatos, e estar acima de quaisquer erros.
Se, entretanto, existem erros, enganos, falsas teorias, mitos ignorantes e asneiras na Bíblia, então deve ter sido escrita por seres finitos; ou seja, por homens ignorantes e equivocados.
Nada poderia ser mais óbvio que isso.
Com certeza que Deus nunca quis nos ensinar geografia, geologia, astronomia, seu intuito era nos levar de volta a Ele. E é provável que os escritores da Bíblia não sabiam muito de astrologia, nem geologia, mas daí dizer que a Bíblia não é inspirada ou que esteja errada é outra história.
Vc falou muito sobre a Bíblia, dizendo que ela apoia a escravidão, a poligamia, a crueldade, que rejeita os artistas, que Deus nunca mancharia seu altar de sangue. Como já citei no começo, é impossivel eu te provar que a Bíblia é sagrada, e só existe uma maneira de vc confirmar isso. Que é sentindo a Deus, experimentando-O. Aí sim vc nunca mais terá duvidas de um Deus tão maravilhoso.
Que Deus te abençoe "sem querer ofender".
P.S. Leia se possivel o texto da laranja sobre o ateu e o cristão ^^