Rudi,
Edison diz:
A fé sem obras é morta (Ti 2:26)..
Fé sem batismo é morta. Fé sem santa ceia é morta. Fé sem lava pés é morta. Fé sem jejum é morta. Fé sem oração é morta. Fé sem pregação da Palavra é morta. Fé sem adoração é morta.
Rudi diz:
Sim fé sem obras é morta, isto é, não há fé.
Então que não se batiza, não participa da ceia, lava pés (?), jejum oração, pregação etc... não é salvo, correto? Então salvação é por obras, correto?
Neste caso anula a graça divina, e por conseguinte o sacrifício de Cristo na cruz não é suficiente para salvar!
Assim anula todos os ensinos Bíblicos da salvação pela graça! Mas veja, por obras nem Moisés seria salvo!
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2:
.
A Graça salva por meio da fé do pecador. Agora, se o pecador tem uma fé sem obras, ela é morta e uma fé morta não alcança a Graça.
Edison diz:
Jesus cruzou o caminho de Saulo de Tarso interceptando-o com a Graça. Ali prostrado no chão, cego, o Senhor lhe disse: Vá para Damasco e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer (Atos 9 e 22:10). E lá se foi Saulo para Damasco. Cego, impotente, sem entender direito o que estava acontecendo, mas lá se foi ele à Damasco. Ele só sabia que ali em Damasco lhe seria dito o que deveria fazer.
Paralelamente o mesmo Senhor Jesus tomou um outro homem Ananias e mandou encontra-lo na casa de Judas e deu-lhes a visão de volta e depois de lhe esclarecer o que te esperava a seguir lhe disse: "É isso aí irmão Saulo. Agora, o próximo passo é você ser cheio do Espírito Santo. Então, levanta-te BATIZA-TE E LAVA OS TEUS PECADOS INVOCANDO O NOME DO SENHOR (At. 22:16).
Rudi diz:
É o batismo que 'lava os pecados' ou é o sangue de Cristo?? Se for o batismo, por que Cristo derramou seu sangue?
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
1 Pedro 1:18,19
Acha mesmo que batismo 'lava' pecados? Que me diz então de lavar a igreja?
Bem, o Paulo se batizou para ter seus pecados lavados (At. 22:12). Pedro mandou batizar para perdão (At. 2:38). Essa era a prática da Igreja Primitiva que devemos tomar por exemplo (At. 2:42, Ef. 2:20, Heb. 13:7).
O batismo deriva da Graça, que deriva do sangue. O sangue nada mais é do que a Graça operando, ou seja, a Graça em obra. O calvário é obra da Graça.
Após o batismo no Nome (veja, eu insisto em frisar batismo NO NOME DO SENHOR JESUS CRISTO) para perdão dos pecados, o sangue nos mantem limpos. O batismo NO NOME (precedido de arrependimento) nos perdoa os pecados passados. A partir daí o sangue nos mantem limpos e entramos na segunda fase da vida cristã que é a santificação. Mas ainda não é o final. Há uma Canaã a ser conquistada.
Edison diz:
Aí está a Graça operando. Foi a Graça na coluna de fogo na estrada de Damasco. Foi a Graça convocando o Ananias. Foi a Graça libertando Saulo da cegueira física e espiritual. Foi a Graça através de Ananias ordenando o que ele deveria fazer. Foi a Graça lhe dando o caminho para ter seus pecados lavados.
Então Saulo foi batizado em obediência ao favor imerecido que lhe foi concedido, a Graça.
Agora, o que teria acontecido se o Saulo dissesse ao Ananias: "Olha Ananias, eu não acho que tenho de me batizar porque ao ladrão da cruz bastou crer e ele não foi batizado. Acho que você deve fazer uma oração para que meus pecados sejam perdoados e também para que eu seja cheio do Espírito Santo. Eu não tenho tempo a perder com batismo porque eu sou salvo pela fé.
Rudi diz:
Se Paulo foi batizado por obediência a graça que que lhe fora concedida, então não foi para salvação.
Quanto ao seu suposto pensamento de Paulo, realmente não faz o menor sentido supor tal. Não se faz menção alguma de "uma oração para que meus pecados sejam perdoados".
Mas é o que você está tentando fazer em desqualificar o batismo fazendo dele apenas um penduricalho desnecessário.
Edison diz:
Jesus disse: "Aquele que crer e for batizado será salvo" (Mar 16:16). Não vou discutir com Ele com relação ao ladrão da cruz.
Rudi diz:
Vamos voltar de novo a falar de Marcos 16.16? Ainda tem dúvidas quanto e este versículo? De desafio então a ser picado por uma cobra com veneno mortífero e sobreviver sem ajuda alguma:
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum
Marcos 16:18
"E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão.
E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a justiça não o deixa viver.
Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal.
E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado já muito, e vendo que nenhum incômodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus" (Atos 28:3-6).
O que aconteceu??? Aconteceu que o Jesus de Marcos 16:16-18 continuava vivo na vida de Paulo assim como continua vivo em nossas vidas (Heb. 13:
.
Paulo não fez aquilo para fazer uma propaganda dele ou mesmo de Jesus. Aquilo aconteceu para a Glória de Deus. E se Deus mandasse-o pegar na víbora assim como fez com Moisés, também não aconteceria nenhum mal. Você está misturando mas coisas.
Edison diz:
O quê???? Se não falar línguas estranhas não é salvo??? Em que Bíblia está isso???
Rudi diz:
Está na mesma Bíblia e no mesmo texto que tu diz que batismo é para salvação! Na verdade no meso versículo!
Língua estranha nunca foi evidência de batismo com o Espírito Santo. Isso é um dogma da igreja pentecostal.
Creio em falar em línguas. Já falei. Mas esse dom, assim como nenhum outro dom é evidência do batismo com o Espírito Santo.
Edison diz:
O dom do Espírito Santo é selar a salvação na alma do pecador e mante-lo em obediente à doutrina dos apóstolos.
Os dons carismáticos não são "O DOM DO ESPÍRITO SANTO".
Existem milhares de pessoas falando língua estranha no inferno agora. Existem milhares de pessoas falando línguas estranhas com vida suja, adúltera, fornicária, roubando, matando almas com doutrinas anti apostólicas, inclusive enganando pessoas batizando-as em nome do Pai, Filho e Espírito Santo.
Rudi diz:
Me esclareça: onde lestes que o dom do Espírito é selar para salvação o pecador, e isto após o batismo? Não foi assim no caso de Cornélio.
E outras milhares de milhares que foram batizadas para serem salvas...
Em 1 Coríntios 12:8-10, 1 Coríntios 12:28-30, Romanos 12:6-8 e Efésios 4:11-13 Bíblia enumera vários dons do Espírito: Palavra de sabedoria; Palavra de conhecimento; fé, cura; milagres; profecia; variedade de línguas; interpretação; ensinar; dar ânimo; contribuir...
Estes são dons do Espírito, que você tenta diferenciar de " O DOM DO ESPÍRITO", mas sem comprovação Bíblica.
O dom do Espírito Santo é introduzir o pecador redimido no Corpo de Cristo (I Cor. 12:13).
Edison diz:
A condição para a salvação é crer. Agora, ser batizado, participar da santa ceia com pão ázimo e vinho, lavar os pés dos santos após a santa ceia, o homem ser marido de uma só mulher e a mulher ser esposa de um só marido, se vestir com modéstia, o homem não ser cabeludo e a mulher não cortar seus cabelos, um não usar roupa do outro, etc. etc. etc., são condições do salvo. Ninguém faz isso para se salva e sim porque é salvo.
Rudi diz:
Ora se " A condição para a salvação é crer." então batismo não é para salvação. Se todas as coisas que escreveste são "condição do salvo" segue que não é para salvação, pois já é salvo.
Na verdade " ser batizado, participar da santa ceia com pão ázimo e vinho, lavar os pés dos santos após a santa ceia, o homem ser marido de uma só mulher e a mulher ser esposa de um só marido, se vestir com modéstia, o homem não ser cabeludo e a mulher não cortar seus cabelos, um não usar roupa do outro, etc. etc. etc" se chama santificação. Vem depois da justificação. Justificação é um ato de Deus, não depende do homem.
A Bíblia diz que o batismo NO NOME DO SENHOR JESUS CRISTO é para perdão dos pecados. O batismo trino em nome do pai, filho e espírito santo está fora. Ele é católico romano. Na Bíblia não encontramos nenhum batismo realizado assim. Esse batismo trino é falso. É um engodo de satanás, porque ele sabe que o Único Nome que perdoa pecados é o NOME DO SENHOR JESUS CRISTO (At. 4:12).
Então a pessoa ouve o Evangelho, crê e pede seu batismo. Daí o batizador, também enganado, batiza-o invocando o nome do pai, filho e espírito santo.
O que aconteceu? NADA. Os pecados daquele arrependido continuam nele porque pai, filho e espírito santo não são "nomes" e muito menos O NOME.
Você precisa rever a questão do batismo. O batismo tem uma importância que você não quer reconhecer talvez porque você também foi batizado errado, assim como eu fui batizado errado a 47 anos atrás. Porem em 1975 soube sobre o batismo original e obedeci. A Graças me alcançou com mais essa Luz e eu por ação da própria Graça cri e obedeci.
Realmente as três etapas da Graça são: JUSTIFICAÇÃO (água), SANTIFICAÇÃO (sangue) E BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO (Vida).
O antitipo no Antigo Testamento é: Mar Vermelho, Deserto e Canaã.
São três os que testificam na terra: água, sangue e Espírito (I Jo 5:
.
No nascimento natural ocorre o mesmo:
água - rompe a bolsa
sangue - a criança começa a nascer
espírito - a criança nasce.
Edison diz:
Penso que você está equivocado com a Graça.
A Graça no agraciado o leva a obedecer a Palavra.
Rudi diz:
Pense o seguinte: Jonas foi homem de Deus? Quando Deus lhe disse para pregar em Nínive obedeceu? Jonas ficou feliz com o arrependimento de Nínive? Chama isto de obediência?
A graça leva a obedecer, sim deve levar. Uns mais outros menos, e outros menos ainda, mas isto não diminui nem aumenta ou altera a graça de Deus para o homem.
Então pague para ver meu irmão.
Você está querendo comparar um acontecimento entre Deus e um profeta e a desobediência de um pecador e Deus?
Edison diz:
Você citou "A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêm receberão o perdão dos pecados pelo seu nome" (Atos 10:43).
Te pergunto: Como você alcança os teus pecados pelo Nome Dele???
Respondo: O perdão está no Nome do Senhor Jesus e esse Nome tem de ser invocado sobre você após o arrependimento. E esse Nome lhe é invocado por ocasião do batismo.
Rudi diz:
Bem o versículo que se referiu já deixa isto claro: Crendo em Jesus.
Quem se arrepende já está perdoado, está justificado, foi como lhe disse no caso do publicano e de Cornélio também.
Mas pelo visto, ou Ananias não explicou corretamente ou Paulo não entendeu, pois Paulo mesmo escreveu:
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Romanos 10:9
Para dizer a verdade, não me lembro de nenhum texto onde Paulo associa a salvação a batismo, nem de Jesus...
Todos os batismos registrados na Bíblia foram realizados depois que as pessoas creram. Inclusive batismos de pessoas já batizadas e que foram re-batizadas (Atos 19).
Edison diz:
Veja que mesmo na casa do Cornélio o apóstolo não disassociou o batismo da ação do Espírito Santo. O batismo é tão inerente à ação da Graça que a primeira providência que Pedro tomou foi manda-los batizar invocando o Nome do Senhor.
Lembremo-nos porem que o dom de línguas é um dom e não necessariamente o DOADOR.
Rudi diz:
O texto Atos 10:
44 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45 E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
46 Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
47 Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
48 E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
Onde há alguma 'associação' da salvação com batismo aqui? Os que receberam o Espírito ainda precisam ser batizados para serem salvos?
Não meu caro, veja bem, "todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se". Sabe por que? Pedro e outros não sabiam que Deus escolhia gentios também. E este dom que receberam foi falar em línguas, não o selo como disseste.
Se desejas seguir a 'risca' os texto que lhe interessam, siga este também, falar em línguas.
Pedro mandou que fossem batizados "em nome do Senhor' não "invocando o Nome do Senhor." como escrevestes.
Mas o fato é que foram salvos antes do batismo, doutra forma o Espírito não se manifestaria assim.
E em nenhum destes textos que cita sobre batismo fala de participar da ceia, será que é menos importante que batismo? Ceia não faz parte do 'ingrediente' da salvação? Não não faz, nem o batismo.
Edison, a Bíblia deixa muito claro que somos salvos pela graça. Graça é proveniente de Deus para o homem. Esta graça conduz a obediência, a uma mudança de vida, uma alegria indescritível... mas a graça a justificação são atos de Deus. Batismo, ceia e tudo o mais não.
E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias (Atos 10:44-48)
Ato contínuo após crerem; Pedro os mandou batizarem no nome do pai, filho e espírito santo????
Não, lógico que não. Nunca houve um batismo desses na Bíblia.
Esse batismo trino foi inventado três séculos depois desse dia na casa do Cornélio.