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O apóstolo Paulo refere-se à união espiritual e mística com Cristo, formando um só corpo espiritual
A que batismo o apóstolo Paulo se refere no texto de Efésios 4.5?
Vejamos: “Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo”.
Pois bem, essa passagem é entendida pela maioria dos crentes leigos como sendo o batismo em águas ou, ainda, o batismo com o Espírito Santo. Entretanto, percebemos que o texto em apreço expressa uma unidade, e, portanto, não habilita estas sugestões, pois nem o batismo em águas nem o batismo com o Espírito Santo são capazes de representar perfeitamente os motivos principais da nossa unidade com Cristo.
A única causa de nossa união com Cristo é a salvação levada a efeito por Ele próprio. Sendo assim, nenhuma das práticas cerimoniais pode ser postulada como fundamento desta unidade.
Nas doutrinas ortodoxas cristãs, o Espírito Santo tem a ver com a função de santificação e promoção de vigor espiritual. O batismo em águas, por sua vez, é consensualmente interpretado pelas vertentes protestantes como o sinal externo e visível de que professamos publicamente a fé em Jesus.
Dessa forma, concluímos que, para que alguém usufrua a união com Cristo, esta pessoa precisa identificar-se com Ele por meio de sua morte e ressurreição: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2.20).
Um dos textos que ilustra muito bem esta união, que igualmente foi exigida por Cristo aos seus discípulos, encontra-se no evangelho de João, que afirma: “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim” (Jo 15.4).
Esta identificação mística com Cristo não isenta o crente do batismo nas águas e muito menos de buscar o vigor e poder mediante a ação do Espírito Santo.
Contudo, se refere à aceitação de Cristo como caminho único para a obtenção do perdão de pecados e ingresso no corpo espiritual, a Igreja.
Alguns estudiosos da Bíblia preferem denominar este assunto de “realidade espiritual” ou “batismo espiritual”: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito” (1Co 12.13).
Fonte: Seção ICP Responde da Revista Defesa da Fé - agosto/2004
.A que batismo o apóstolo Paulo se refere no texto de Efésios 4.5?
Vejamos: “Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo”.
Pois bem, essa passagem é entendida pela maioria dos crentes leigos como sendo o batismo em águas ou, ainda, o batismo com o Espírito Santo. Entretanto, percebemos que o texto em apreço expressa uma unidade, e, portanto, não habilita estas sugestões, pois nem o batismo em águas nem o batismo com o Espírito Santo são capazes de representar perfeitamente os motivos principais da nossa unidade com Cristo.
A única causa de nossa união com Cristo é a salvação levada a efeito por Ele próprio. Sendo assim, nenhuma das práticas cerimoniais pode ser postulada como fundamento desta unidade.
Nas doutrinas ortodoxas cristãs, o Espírito Santo tem a ver com a função de santificação e promoção de vigor espiritual. O batismo em águas, por sua vez, é consensualmente interpretado pelas vertentes protestantes como o sinal externo e visível de que professamos publicamente a fé em Jesus.
Dessa forma, concluímos que, para que alguém usufrua a união com Cristo, esta pessoa precisa identificar-se com Ele por meio de sua morte e ressurreição: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gl 2.20).
Um dos textos que ilustra muito bem esta união, que igualmente foi exigida por Cristo aos seus discípulos, encontra-se no evangelho de João, que afirma: “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim” (Jo 15.4).
Esta identificação mística com Cristo não isenta o crente do batismo nas águas e muito menos de buscar o vigor e poder mediante a ação do Espírito Santo.
Contudo, se refere à aceitação de Cristo como caminho único para a obtenção do perdão de pecados e ingresso no corpo espiritual, a Igreja.
Alguns estudiosos da Bíblia preferem denominar este assunto de “realidade espiritual” ou “batismo espiritual”: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito” (1Co 12.13).
Fonte: Seção ICP Responde da Revista Defesa da Fé - agosto/2004