Valdomiro a paz do Senhor Jesus!
Sobre a exclusividade na sua abrangência pro unitarismo a qual eu disse você respondeu:
Eu diria o mesmo de você, pois está muito focado na tal “coordenação”Acontece que eu já disse diversas vezes, a coordenação é uma realidade na trindade, o problema é que em muitos dos seus argumentos você desconsidera, é como se respondesse pra um espantalho irmão. Você às vezes me lança um verso onde está escrito que Deus é o Pai, todavia esquece que na trindade o Pai também é Deus. Neste ponto você mesmo que não assumindo fica “respondendo” contra mim sem nexo.
A ideia da “coordenação” está chegando antes, pela tua leitura, no texto bíblico.Não, a ideia da coordenação é o que vemos na Bíblia, pois lá está escrito, Pai, Filho e E.S. e cada um destes tem uma personalidade, nem sei pra que ficar repetindo isso, pois você diz que não tem na Bíblia, contudo está sempre lá.
Para economizar a todos nós eu vou me privar, o tanto quanto possível, de comentar questões assessórias,
Ótimo, até agora tenho esperado um único problema sério pra você me apresentar quanto à trindade respeitando tudo que lhe apresentei sobre ela. Mas repetindo, tudo que você contesta, na verdade se enquadra na trindade, e outras questões são fora de contexto como venho mostrando, por isso não é uma contestação, ou questionamento válido. Já quanto ao unitarismo estamos tratando só aqui de três problemas os quais não há como sustenta-lo.
A Bíblia nunca fez mistérios de quantos Deus é. A resposta é sempre UM, ÚNICO e UM SÓ.
Olha aqui!! Leva o espantalho pra casa. O que disse acabou de acontecer. Quantos Deus eu estou pregando desde o início? Quantos Deus temos na trindade? É disso que comentei ai acima.
A Bíblia também nunca fez mistério de quem é este: Jesus o identificou como seu Pai.Já neste ponto temos uma diferença evidente. Concordo que Jesus o identificou como seu Pai, e sempre o respeitou como Pai. A diferença é que Jesus também se identifica, se qualifica, age e vive como Deus, mas você desvia o que está escrito quando Jesus mostra o seu estado como filho do homem em respeito a "inferioridade" nesta condição humana quanto a essência natural divina, sendo a mesma do Pai.
Sobre Jo. 17.3 este seria suficiente. Na verdade ele contraria a trindade.Na verdade isso é uma ilusão. Vamos resumir o assunto no próprio verso. Se Jesus está querendo dizer que a vida eterna é esta, que te conheçam a ti só por único Deus verdadeiro, observe que se pararmos aqui onde você gosta Valdomiro, você e os unitaristas estão a ver navios....
como irão fazer isso? Preciso que você me diga? Viu a conveniência do verso pra ti? Nenhum de nós conhece a Deus Pai irmão, nenhum de nós somos salvos pela fé em Deus Pai. Logo nestas palavras vocês tem literalmente um problema. Você não vê isso? Quem está fazendo tudo é o
Deus que veio em carne,
nossa fé é Nele, conhecemos a Ele, a vida eterna é por meio Dele, o único Deus verdadeiro é Ele, tanto é que o final
"e a Jesus Cristo a quem enviaste" está na continuação, no mesmo verso qualificando quem é que está realizando a obra aqui na terra ora, isso não é tão complicado. Imagina outro homem meu irmão, no lugar de Jesus, ponha Moisés, Elias, Davi, e ai?
Como poderíamos ter fé em um mero homem como um de nós pra levar os pecados de todos? Pra mim é tão claro que não funciona esta suposição de Jesus ser apenas um homem que Deus entrega todas as coisas pra salvar os homens
.
Outrossim, lendo a continuação, ratifica o que venho dizendo:
Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
João 17:4,5Jesus glorificou a Deus Pai consumando a obra que é Dele mesmo, e em seguida Jesus diz para o Pai glorificar a Ele com a glória que tinha junto com ELE antes que o mundo existisse?! Como assim irmão? Me explica então como um homem pode ter glória junto de Deus? Rsr. Por isso eu digo, até agora, eu não vi nada que dificulte a trindade, nada em suas inferências que seja problema. Nada mesmo.
E fiz algo semelhante: trouxe os textos podados deles e o texto completo e os comparei para todos verem. Você quando leu meu debate com o Marcos Lopes não viu isso?
Não não vi irmão. Faça o seguinte, seja claro no debate aqui então, uma montagem como disse só pode ser mal intencionada,
traga um ponto, um único ponto e me mostre a montagem por gentileza, porque eu não vi mesmo.
O que Gustavo fez foi aquilo que todo trinitariano faz, mostrou um lado que não é a íntegra do que Tertuliano escreveu.
Que Tertuliano fala de trindade ou usa a palavra trindade todos sabemos, mas o que quase ninguém sabe, e eu mostrei, é que Tertuliano reconhece a REJEIÇÃO GERAL dessa nova teologia. Trouxe comentários de trinitários que afirmam que Tertuliano cria que o Filho não é eterno e etc
Você continua dando voltas nisto aqui, porque parece não admitir. Já disse que o Gustavo trouxe o texto do Tertuliano
na íntegra sobre aquela analogia do raio de sol, coisa que você não fez. Não estou acusando que foi mal intenção sua, mas você fez assim no outro tópico lá do Concilio de Niceia, se não estiver entendendo o que digo ou negando, eu posso trazer pra cá e lhe mostrar, acha necessário?
Outrossim, Tertuliano crer que o Filho não é eterno, continua a ser apenas um problema de compreensão da parte da explicação detalhada da trindade que eu e a grande maioria dos estudiosos da mesma confessam humildemente não ter exatidão sobre isso por se tratar de Deus. Normal. Até porque o argumento de Tertuliano apesar de eu não estar de acordo, digo que faça algum sentido, afinal
Jesus é o Filho unigênito, eu descordo de Tertuliano, mas digo que tem algum sentido, mas ai vem você e diz que por isso
ele não inferia trindade alguma? Ah! Que isso irmão. Do mesmo modo você me acusou a pensar diferente do trinitarismo clássico em um ponto e outro....
e ai? Já não sou mais defensor da trindade por isso? Não dá né Valdomiro, é preciso ter mais sensibilidade quanto a isso.
Ou seja, não expus minha mera opinião, porque sabia que seria rejeitada com a ideia de que estaríamos podando Tertuliano. Mas você expôs um trecho de Tertuliano
e podou uma parte importantíssima. Pensou em não fazer mas parece que acabou fazendo mesmo assim.
Eu postei as partes podadas pelos trinitários que apenas afirmam que Tertuliano ensinou o que a igreja já acreditava.Pra você ver que diferença de exegese textual, eu continuo afirmando com veemência
que Tertuliano escreve claramente sobre a trindade.Sobre a questão de 1 João 5:7 ACF você escreveu:
Meu bom amigo, dá um certo desanimo ver você dizer isso, pelo simples fato de perceber que você nem mesmo foi checar direito a questão.
Como assim não chequei Valdomiro? Disse que depois de avaliar o seu debate com o Marcos, o resultado foi no fim o comentário dele o qual o Jefté assinou. Pra você deve ser apenas um ponto de apoio né? Mas pensar diferente é normal irmão, é o que temos aqui, eu estou com os irmãos da trindade.
Olha, é impossível que alguém que leia o que te propus como leitura diga isso, porque é gritante a montagem que fizeram.
Traga um ponto claro da montagem pra cá. Porque eu não vi montagem irmão. Traga um único ponto como disse acima,
vamos avaliar. Logo de cara eu já digo que ao que parece montagem pra você é tudo aquilo que vai diferente
do que serve pra você, descordar de você no contexto eu faço a todo momento como estamos vendo...não estou fazendo montagens. Até porque se for assim, posso dizer o mesmo de ti então. Não?
Olha irmão, não fale de currículo daqueles que são reconhecidos como de alto nível, pois se for para esse lado NÃO DEVERIA nem mesmo existir cristianismoIrmão vamos ser coerentes
com o que vivemos. Você é da IAD, a família da minha esposa é desta igreja, eu frequentava ela, estive um tempo na Maranata, ótima também, mas agora ao que parece Deus está a me direcionar de volta à AD. Você deve concordar comigo, a igreja é uma benção, mas quanto à trindade que é a confissão de fé deles, você descorda, o certo seria você estar na Testemunha de Jeová irmão, que está a defender tal doutrina unitarista como você faz, talvez de forma diferente. Estou dizendo isso pra lhe mostrar que a realidade da igreja histórica que conheço está alinhada com a confissão de fé da AD que vem com o fundamento dos reformadores. Entendeu? Não tem como você acompanhar Batista, Presbiteriana, Metodista e Católica e logo as pentecostais como AD que surgiram
nestas bases, e dizer que com esta avaliação não existiria cristianismo.
MUITO pelo contrário, o cristianismo histórico e vivo está dentro desta realidade, como disse, fora deste contexto em que diríamos ser um ponto fundamental e de concordância entre elas, temos exatamente os Test. de Jeová, que não tem ligação por defenderem
doutrinas fundamentais diferentes tais como esta (unitarismo) e logo não tem comunhão.
Quando você estudar bem história da igreja voltamos a falar sobre conspiração ou não, ok!? Com ABSOLUTA certeza você está só achando que não houve porque não ouviu falar.
Eu já admiti que não sou bom mesmo sobre o princípio da igreja na época dos Pais. Todavia os argumentos seu e do Norberto utilizados, foram logo verificados por mim. Se eu no que verifiquei
constatei que não é verídico tais supostas contradições, o que na verdade levaria a muito mais a uma conspiração da igreja em prol da trindade, então, porque eu me aprofundaria mais?
De lógica eu não sou tão ruim irmão,
e isso é lógica simples. Vocês me dizem um ponto, olha verifique que
não era uma bicicleta, era um carro, e eu surpreso com a afirmação, e espantado também, porque sabemos que a bíblia é a verdade, vou lá verificar se ao invés de uma bicicleta era um carro,
todavia não há confirmação nenhuma disso, então porque eu deveria continuar levar a frente
as outras acusações sendo que as que aparentavam ser graves não são verdadeiras? E sim opinião? É o que tenho visto até agora. Já que você é Expert em história da igreja, me traga alguma coisa de peso irmão, pra dar sustentação ao unitarismo? Pais de reforma como Wycliffe, Huss e Lutero
estudaram exaustivamente as escrituras para enfrentar literalmente a poderosa igreja Católica da época, nenhum deles cogitou unitarismo bíblico irmão, e sabe porque? Não está na Bíblia. E também crer em unitarismo modifica
MUITA coisa na teologia, principalmente reformada, a qual os calvinistas tomaram posse como título de identificação, mas o que eles esquecem , é que Armínio que contraria 4 pontos, vem da mesma escola. Em ambos e todos os casos, ninguém participante desta história, está presente defendendo unitarismo, porque o unitarismo muda MUITA coisa teologicamente falando.
Bom amigo, esses que estão em tua mente não se deram ao trabalho ou nem mesmo tomaram conhecimento da adulteração do texto.Na verdade o que vejo aqui é nada mais que diferentes opiniões sobre isso.
Infelizmente você perde muito o ponto do debate, ao achar que só os reformadores eram sérios.Não é que só eles eram sérios, sabemos que isso não é assim. Mas pra mim serve como exemplo de homens que dedicaram a vida pra alterar as inverdades mantidas sobre o controle das mãos da Igreja Católica da época que pregava e mantinha como certo diversas heresias as quais estes reformadores mostraram com clareza não ter sustentação Bíblica. Isso não os qualifica como homens sérios quanto à Bíblia? Só se for na sua opinião.
Na verdade foi um reformado quem denunciou a fraude.Em que sentido você está a dizer isso? Um calvinista? Diga o nome dele, vou verificar. Não creio que seja reconhecidamente "legítimo" reformado por apontar uma fraude que seus pais no caso "engoliram". Será que este fulano reformado está certo e os outros não? Se tratando de uma teologia tão fundamental? Vamos avaliar, mas de cara penso que não, pois a divindade de Cristo é uma doutrina fundamental, crer que é um homem que está cumprindo todos os propósitos divinos e ainda sim sendo mero homem traz uma gama de efeitos colaterais teológicos os quais não se sustentam, alguns deles estamos tratando aqui, outros deles foram ignorados, um exemplo é o caso da morte do testador como explícito em Hebreus.
Sobre a dependência de Jesus, acho que cabe nossos leitores julgarem
Irmão, estou chamando tua atenção para os graves problemas de suas afirmações, dentre elas nada de solascriptura, mudança radical teológica em âmbito fundamental da fé dos crentes e tudo mais, já disse pra ti, Jesus é nosso Senhor e Salvador assim como diziam a todo momento os apóstolos. Você e outros negam o problema desta realidade no unitarismo, mas ele existe, Jesus não é verdadeiramente o SENHOR E SALVADOR
pra vocês como é pra nós, temos também a questão da fé, seria no unitarismo fé em dois personagens, pois no unitarismo vocês tem fé em Jesus e não é Ele que tudo fez e faz, mas sim o Pai. Pra nós Jesus Cristo
é digno de TODA honra e GLÓRIA, por ser também divino em união com o Pai, já vocês dizem que
o toda não é toda,
a verdade absoluta não é absoluta, o único caminho, a única verdade,
tudo vocês abrem um parênteses, dizendo não é toda,
não é tudo, não é absoluto, não é o único, porque tudo vem do Pai. O problema na verdade é grave.
No relato de Lázaro está claro que Jesus orou. Quem não é dependente não ora! Está claro que depende do Pai. Não há nenhum recuo, pelo contrário os versos que mostrei apenas confirmam e enfatizam a Dependência e Oração de Jesus: Eu sei que sempre me ouves, disse ele!
Irmão, você em primeiro lugar não vê, mas não está sendo coerente nem mesmo com o que está afirmando....Ele precisa orar então
de vez em quando? Outrossim você está insistindo em desviar a objetividade do que Jesus disse. Jesus deixa claro no texto, que
só fez a oração por causa da multidão, mas você prefere não entender. Ele Jesus é o Deus que veio em carne, imagina isto, a sabedoria divina é perfeita, no meio de uma multidão cada um pensa o que quer, podem até surgir com a ideia que o verdadeiro deus é o deus árvore (pelo fato de Jesus ser carpinteiro) Jesus apenas expressa a oração para deixar claro que se trata do Deus de Abraão, Jacó etc Não é complicado irmão, está escrito. Os sinais testificam o Filho Divino.
A suposta dependência que você cogita no "eu sei que sempre me ouves" fica tão mas tão fora de lógica porque implicaria Ele
ter que dizer necessariamente para ressuscitar outros ora. Coisa que você a princípio defendeu
mas depois voltou a trás porque Jesus não precisa orar pra fazer o maior dos sinais, Ele simplesmente faz. Aonde você mistura tudo, é que realmente este Deus é uma trindade, e a todo momento cada personalidade faz o seu papel e respeita a coordenação. Mais uma vez repetindo, Jesus como filho do homem está em uma circunstância de "inferioridade" quanto a Deus Pai, se esvaziou para a FORMA de servo lembra?
Veja como você isola as coisas! Você citou Jo. 5.21 . Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.”. Você até grifou a parte final. Só tem um detalhe, faltou você trazer o verso em que se permite ao Filho fazer isso! E é isso que tenho reclamado por parte dos trinitaristas e, agora, por você. Apresentam uma Bíblia incompleta ao mesmo tempo que acusa os outros de fazer isso. O v.26, foi providencialmente, pulado. Citou-se o 27, mas não o 26, por que será? Bem, leiamos: Jo 5.26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim DEU também ao Filho ter a vida em si mesmo. Não há, absolutamente, nada de contraditório, desde que se leia tudo. O contexto prova que Jesus recebeu de Deus, que DEU a ele ter vida em si. É por isso que ele dá a quem quer. A vida que Jesus tem é DERIVADA de Deus.Você que não entendeu o problema do contexto que tentei lhe mostrar irmão.
Se estou no 21 como posso pular o 26? Na verdade eu comecei trazendo
desde o 17 na minha resposta anterior e destaquei o fato do verso 18 se tratar de uma observação do escritor e não uma suposição. Eu vim fazendo toda uma leitura
contextual desde o verso 17 e só vemos Jesus se colocando
em igualdade com o Pai a todo momento. Ai você disse que citei o 27 e pulei o 26, na verdade eu não fiz isso, o que fiz
foi lhe mostrar que o 27 explica o porque está escrito que o Pai deu ao filho. Assim meu irmão: Deu ao Filho ter a vida em si mesmo, e deu-lhe também o poder de exercer juízo
PORQUE É O FILHO DO HOMEM.. Porque significa que está respondendo, explicando, você sabe ora. Só quis lhe mostrar o contexto,
mas você nega-se a perceber isso. Agora se você diz que os versos não alteram a trindade, não deveria tentar justificar, bastava dizer “os versos não alteram nada a trindade”, ainda que isso não seja argumento. Já os versos que apresentei apenas provam que não existe coigualdade hora nenhuma.
Eu não justifiquei nada irmão, apenas mostrei como você isola em absoluto os versos para supor uma coisa que não tem como se sustentar biblicamente. Só isso.
Jo. 10.30 não diz “Eu e Pai somos um mesmo Deus”, diz “Eu e o Pai somos um”, assim como está dito em Jo. 17:22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.. Será que somos Deus por ser um com o Pai e o Filho?
Irmão,
nenhum crente fiel e movido pelo E.S. irá dizer que pode ser igualdade com Jesus e com Deus, e você concorda que seria absurdo. Mas Jesus está dizendo em Jo 17:22 que seremos em unidade em Deus assim como ELE JESUS É, basta você ler antes, não é ler lá na frente como você me sugere,
veja o verso 19:19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.Como venho afirmando o problema do unitarismo está em relação a toda uma teologia ensinada na Bíblia
(não fecha).
Isto que Jesus diz no verso 19, está explicando que nós os nascidos de novo, estaremos em plena união também com o Pai assim como ELE Jesus já está, e desde sempre,
todavia nós temos a possibilidade de alcançar isso
único e exclusivamente por causa de Jesus Cristo e Nele.
A nossa unidade é em Cristo, a unidade do Pai e Filho
já é normal (só unitaristas negam isso), mais uma vez a nossa unidade em Cristo, por meio Dele,
ainda é ratificada no verso 23:Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
João 17:23E ainda sim falando em Jesus como filho do homem, do contrário nós humanos nunca e jamais alcançaríamos direito ou condições de estar em unidade com Deus.
É a Bíblia dizendo uma coisa e o Sltanley dizendo outra! Você fica com tua ideia, e nós ficamos com a Bíblia!
O Stanley?? (Risos) Quem é este nós a quem você se refere irmão? Porque quando eu olho para o nós de todos aqueles que defendem com precisão a trindade, vejo as igrejas mais tradicionais em pró trindade irmão. É como se você estivesse dizendo assim: Stanley, então você não guarda o sábado e todos nós que presamos pela Bíblia não guardamos como você, porque ficamos com a Bíblia. Entendeu? Não é uma crítica aos adventistas, mas sim um exemplo de um ponto que pra eles é fundamental Bíblico como lei praticamente isolado, toda a tradição histórica da igreja que conhecemos tais como as já citadas não se utilizam disso como confissão de fé como fazem os ASD. Entendeu? Por isso lhe digo que
não vejo problema algum no grupo em que estou em todos os sentidos, seja histórico, seja teológico, seja no período primórdio, seja no período protestante.
E você precisa se decidir de que lado quer ficar da gangorra. Ora é em respeito a coordenação Deus se tornar carne, ora Jesus faz coisas que só Deus faz. Quem decide é teu julgamento?
De jeito nenhum. Já expliquei que "coordenação" foi apenas uma forma que encontrei pra identificar o que apresenta a Bíblia, Pai, Filho e E.S.. Não passa disso. A confusão quem faz é você, que questiona do que Jesus se esvaziou mas ao mesmo tempo não traz uma explicação razoável onde e quando e como isso se encaixa no unitarismo.
O cumprimento do propósito divino não depende de uma trindade, depende da determinação do Pai, Deus.
Acontece que Deus é a trindade, então TUDO depende de Deus Pai, Filho e E.S..
Olha que maravilha que você citou, o verso que eu estava esperando que citasse para falar da fonte de poder dos discípulos: 7 Chamou a si os doze, e começou a enviá-los a dois e dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos; . Eu pensei que você iria falar que eles são da trindade também
Já que é assim está explicado porque você não crê na trindade, não consegue identificar o que está escrito no contexto.
1 – O Verso diz que quem lhes deu poder sobre os espíritos imundo foi Ele, Jesus.
2 – O próprio verso está dizendo que é poder relacionado somente a certos sinais.
3 - Mesmo assim logo a frente veremos que são dependentes de crer em Jesus Cristo.
o “deu-lhes poder” tem a ver com a coordenação (NÃO ESTOU SENDO IRÔNICO)Não, o deu-lhes poder tem a ver com quem tem autoridade e poder pra dar, ou seja
tem a ver com o que está escrito.Por uniformidade de pensamento você deveria defender isso.Um verso assim isolado sobre um simples ponto limitado e você diz isso? Pra mim é um exagero, me mostre o limite de Jesus e logo há possibilidade de uniformidade neste seu argumento, observe que para uma possibilidade de dizer que haveria uma igualdade entre eles, em pouco tempo de leitura da Bíblia haveria contradição veja:
E este, onde quer que o apanhe, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.
E ele, respondendo-lhes, disse: Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo.
E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando.
Marcos 9:18-20
O mais impressionante do quão absurda é a comparação, que Jesus está dizendo a eles que podem fazer de tudo se crerem...
mas crerem em quem?Outrossim veja outro detalhe
importantíssimo, (eu fico admirado como contestam a divindade de Cristo):
E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar?
E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.
Marcos 9:28,29Mas veja com que autoridade Jesus expulsa os demônios:
E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele.
Marcos 9:25
Parece até que Jesus se contradiz,
mas na verdade não, a resposta é porque
Ele é o próprio Deus.Digo isto porque Jesus dá autoridade e poder aos apóstolos, mas pouco tempo depois eles precisam de Jesus, (risos) A DIFERENÇA É GRITANTE IRMÃO!
Isso foi exatamente o que ocorreu com Jesus também com relação a Deus. Deus lhe DEU poder.
É até engraçado você dizer isso, Deus deu todo o poder para um homem. Se eu fosse unitarista, já começaria com este elefante atrás da orelha.
Bom amigo, você está rejeitando que Jesus disse que quem cresse nele faria obras maiores?
Você está rejeitando todos os versos onde Jesus disse está sob a dependência do Pai?Então irmão, acontece que na minha teologia bíblica, logo a que defende a trindade, traz respostas
para ambas, a própria Bíblia aliás como o Jefté já fez, mas vocês rejeitam. E ambos os argumentos pra mim
são artifícios, tanto o das obras maiores, que isso individualmente eu nem acredito que você crê assim (apesar que crer que Jesus não é divino dá pra se esperar sim). E também a “dependência" é da FORMA que está escrito na bíblia, FORMA OU IGUAL irmão, tanto faz viu só?
E não estou ironizando, apenas lembrando e mostrando como dá no mesmo.Sobre o que é, e que era, e que há de vir e Alpha e Ômega você disse:
Quem disse que são ao mesmo tempo? Você? O texto bíblico não diz! Outra coisa o dogma da trindade não ensina que os três são a mesma pessoa.
Não é este o ponto irmão, ser ao mesmo tempo, é estar recebendo o mesmo título, utilizando a mesma identificação pra um e pra outro, logo é um problema no unitarismo, não na trindade, pois na trindade ambos são Deus, o mesmo Deus.
E claro que o dogma da trindade não ensina que os três são a mesma pessoa, nem sei porque está dizendo isso, dizendo por dizer pelo jeito.
O problema para o dogma unitarismo está na identidade que pertence a Deus Pai ou seja de Deus, sendo utilizado pra identificar Jesus.
Entendeu?Quero saber se você nega que Jesus também é identificado como Alpha e Ômega e como o que é, e que era e que há de vir? E você não respondeu.Como disse Jesus: Jo. 14.1 “Não se turbe o vosso coração, Credes em Deus, crede também em mim”. Temos fé no Deus da Providência, e na Providência de Deus. Deus que é o único que pode prover a Salvação, designou seu Filho para Salvador do mundo! 1Jo 4:14 “E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.”
Deus do céu irmão, se você continuar com João 14 a sua defesa de unitarismo
desaba. Primeiro que fica estranho Jesus dizer, credes em Deus
e acrescentar crede também em mim (no unitarismo). Porque para o unitarismo basta Jesus dizer em outras palavras, não fiquem ansiosos, creiam em Deus, todavia eu não entendo como você apresenta tais versos
tão isolados, porque na trindade eles estavam olhando
para um homem como eles, como eu e você, agora veja a continuidade....Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
João 14:2-9
E sobre 1 João 4:14 eu já lhe disse que você novamente ignora o contexto, João está claramente trazendo um contexto de Jesus como homem.
E por isso o salvador do mundo (homem). Basta ler os versos 2, 9 e 10
Graça e paz!