A paz do Senhor Jesus Valdomiro.
Depois de ler mais uma das respostas do irmão Valdomiro, resolvi mais uma vez reduzir os pontos. Irei fazer breves comentários e ser bem objetivo quanto aos problemas insolúveis do suposto unitarismo bíblico. Problemas tão graves que do meu ponto de vista está claro o porque como eu já disse, no que tange o cristianismo em âmbito tradicional, histórico e reformado, a todo momento a comunhão é com base na trindade. Fica difícil reduzir muito, até porque gosto de avaliar o que diz o debatedor, vamos lá.
O espantalhoFiz algumas críticas utilizando do argumento para espantalho mostrando que certas acusações e argumentos contra nós trinitários não leva a nada, tais como: O Pai é Deus, existe um único Deus e não três Deuses ou dois Deuses, na Bíblia está escrito que há um só Deus, Jesus é homem.... argumentações como estas mesmo que com inferências diferentes não leva a nada quanto à trindade.
Por outro lado o Valdomiro me acusou de utilizar argumentações para espantalho com ele também, todavia toda minha objetividade e concentração de oposição ao unitarismo está focado exatamente
na divindade de Cristo que eles negam, transformando Jesus em um simples homem como outro qualquer. Logo eu não entendi muito bem em que sentido alguns de meus argumentos foram pra espantalho, pois se digo que Cristo é divino,
cai expressamente como um problema e fim do unitarismo.Sobre João 17:3 você respondeu:
O verso não fala em prescrutar a Deus, o Pai, mas em reconhê-lo como ÚNICO DEUS VERDADEIRO e Jesus como um enviado dele.
É bem verdade que o verso diz que a vida eterna é esta, que conheçam a ti (Pai) como único Deus verdadeiro e a seu Filho Jesus Cristo a quem enviaste.
Você diz que não tem nada a ver com perscrutar a Deus, e eu concordo, porque está escrito
conhecer que na Bíblia tem um significado
muito mais íntimo que perscrutar. O problema que você ignora é como fazer isso? Já que é unitarista convicto, devia nos dizer como fazer isso ao invés de ficar expondo sua opinião pessoal sobre o verso, que pra nós não serve. Diga ai? Como irão fazer pra
conhecer o Deus verdadeiro para terem vida eterna?
Quando eu disse isso:
Como poderíamos ter fé em um mero homem como um de nós pra levar os pecados de todos?
Você respondeu isso:
Basta aceitar Deus haver determinado, e ai você não tem o que questionar. O que você não pode é elevar o designado por Deus ao statos de Deus. At 17:31 “Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.”. Leia também: Rm. 5 “ 18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. 19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos..
Primeiro que a sua citação de Atos 17:31 falha feio na trindade, pois Jesus Cristo na trindade é 100%
homem também e é disso que Paulo está falando nesta introdução a prováveis deístas. Outrossim o nosso salvador, é Deus, logo Jesus. Mas o que eu escrevi acima, está relacionado a isolar Jesus Cristo como um simples homem e isso acontece no unitarismo e não na trindade. Na trindade Jesus se faz servo, esvaziando-se da divindade para se tornar servo.
Sobre Romanos 5, sinto lhe dizer que você com o unitarismo não interpreta bem o porque por um homem entrou o pecado e muitos foram feitos pecadores e de igual modo por um só homem que obedeceu muitos serão feitos justos, o desfecho que nunca dá certo no unitarismo é o real problema. Veja bem,
está igual irmão, por um entrou o pecado e muitos foram feitos pecadores, e pela obediência de um muitos serão feitos justos,
o desfecho do apóstolo que irá identificar a divindade de Cristo. Veja:
20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou,
superabundou a graça;
Porque Paulo diz que a graça superabundou sendo que na verdade está igual a balança? (todavia no unitarismo permanece igual)
A graça superabundou exatamente porque Deus se fez carne pra nos salvar, este é o grande destaque da graça de Deus
e o cumprimento das exigências que haviam de ser cumpridas por Ele mesmo.
Veja o fim do capítulo agora o que diz o Apóstolo:
Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Romanos 5:21
Éramos pecadores, mas agora
em Cristo alcançamos a vida eterna. Não te faz lembrar de nada? Tipo João 17:3?
Você acha que O Jesus preexistente deveria ser um ser sem glória?
Pra nós não é problema isso, mas pra vocês unitaristas sim,
TODA a glória pertence a Deus, e como na trindade
Jesus é Deus, está tudo certo.Quem disse que o Jesus preexistente era um homem?(Risos) Na trindade também está tudo certo, mas e no unitarismo? Com é isso então?
Ter Glória junto a alguém não significa ser esse alguém sendo que este alguém não divide Sua glória?
Você definitivamente confunde tudo.
Se algum dia eu puder ter glória, na minha teologia é estando em Cristo, no Espírito, logo em unidade com Deus, ai sim, porque TODA a glória é Dele. No caso de Jesus é diferente,
Ele diz compartilhar glória com o Pai, logo Ele tem que ser também o próprio Deus pra isso, do contrário Deus dividiu Sua glória,
coisa que a Bíblia nega que Ele faça.Sobre a suposta fraude no solascriptura referente a Agostinho irmão Valdomiro, sinceramente, você pra mim inventa coisas pra fugir do objetivo, é como desviar o foco.
O responsável pelo artigo solascriptura que você diz ser fraudulento está apenas se concentrando no texto de Agostinho
referente ao tema do artigo irmão. O que não fica claro para o autor citar apenas aquela parte do texto de Agostinho,
é pra mostrar que para Agostinho 1 João 5:7 é válido como texto bíblico. Só isso. A fraude do meu ponto de vista só seria válida se isso não tivesse acontecendo.
Você acredita que isso não aconteceu no texto citado?No fim percebi que você criou um artifício pra desviar a atenção.
Um dever de casa para você! O pessoal do Solascritura.tt listou Wizanburgensis (Séc.VIII), 629, 61, 918, 2473, 88, 429, 636, 635, 221, mas só dataram o primeiro. Porque não colocaram a datação dos outros? Essa fica ai você pesquisar.
Gostaria que me apontasse o que você quis dizer com isso? Não entendi qual seu propósito aqui.
Ah, então, agora é o texto restrito a analogia do raio de sol. Pois bem, bom amigo, então, mostre-me
onde no texto e contexto de Tertuliano onde “RAIO DE SOL” deve ser mantido como SOL diante de próprio SOL. E aproveito te pergunto quem é o “MERO RAIO” que Tertuliano referencia. Estou esperando!!!Mais uma vez você não entendeu. Preciso repetir muitas coisas pra ti. Sobre esse ponto de vista do raio de sol, já ficou definido que você e o Norberto ficaram com a compreensão de vocês, pra mim e outros está claro que
Tertuliano defende a mesma essência no exemplo dado. Não há necessidade debater isso. Pra mim o céu é azul pra você é cinza. Ficamos assim.
Ainda sobre o texto do Tertuliano, ratifico novamente que a única coisa que vi, é você apresentando ele pra mim isolado, lá no tópico Concílio de Niceia que o Norberto abriu. Ou seja, você sabe criticar com astúcia os outros, mas sabe fazer igual. E o pior é que os outros são mal intencionados, fraudulentos, e você não. Enfim não é uma acusação, só uma reflexão mesmo, pois foi o que vi quanto ao texto de Tertuliano exposto por você lá.
Parece que a não compreensão detalhada da trindade é um ponto de fuga para o reconhecimento da não existência da trindade, mas ok.
De jeito nenhum. O que falta é uma maior compreensão de sua parte. Faça o seguinte, suponhamos que você receba uma revelação de Deus sobre a trindade (suposição). Agora, traga-nos uma explicação como isso é possível dentro da nossa realidade, do que conhecemos?
Por isso falta sensibilidade, as diferenças neste aspecto sempre existiu. Cada um se arrisca nisto como uma conjectura, ficam como teorias no sentido de amarmos a Deus e Sua palavra.
Você tem pontos iguais e outros diferentes da ortodoxia trinitária, isso faz de você um híbrido nessa questão. É estranho, mas respeito.
No geral bíblico eu descordo em absoluto de ti. O que pode acontecer, é eu reconhecer a trindade como bíblica, estudar como vim fazendo estes dias, e ir melhorando os detalhes, as vírgulas. Algo que comprometa a doutrina creio que não. Um exemplo seria que muito antes de estudar a trindade, imaginava ela como manifestações de Deus, e que Deus poderia se manifestar como quer. Quando comecei interagir com debates desde o arminianismo.com, eu nem participava dos debates sobre trindade, apenas lia, descartei tal possibilidade de ser manifestações, o que sem eu saber me levaria no fim ao unicismo. Isso sim seria uma analogia para defender a trindade fora da doutrina, mesmo com prerrogativas trinitárias estaria em oposição à doutrina.
Stanley, a AD hoje é considerado religião, mas era considerada uma seita quando surgiu. Sugiro a leitura do livro de Gedeon Alencar “Assembleia de Deus - Origem, Implantação e Militância”.
Pra que meu irmão? Tá vendo, isso não faz sentido. O que importa é como termina, e como é quando você faz parte dela, isso sim é importante. O que quero dizer é que escolho e congrego em uma igreja que ao meu ver defenda a doutrina bíblica, o mais próximo em suas confissões de fé. Foi o que fiz e o que vi quando me envolvi primeiramente em uma neo pentecostal que utilizava células, G12, ao ler um artigo sobre isso e estudar a proposta primordial de Deus para a igreja, não vi fundamentação bíblica pra isso, não foi pra mim entendeu? Mas não saio falando que é heresia, que estão fora do corpo, isso
quem julga é Deus. Quando fui em seguida para uma batista muito tradicional, me adaptei perfeitamente, e pra mim o mais importante era exatamente a doutrina bíblica aplicada. Me casei com uma mulher da AD e conheci esta igreja que não diferia praticamente em nada teologicamente falando da Batista que frequentava, tanto é que o Pastor da Batista sempre comentava da AD. Então, não vejo nenhum sentido em você me dizer isso sobre a origem da AD. O importante pra mim é como ela está hoje. Ouvi dizer que algumas denominações da AD aderiram ao G12 (nem sei se é verdade), logo não é pra mim.
Quanto a minha sugestão pra ti das TJ me parece o mais apropriado pra ti, a não ser que descorde de mim que entre trindade e unitarismo é feita uma mudança
teológica radical modificando o senhorio de Cristo, onde em verdade o meu Jesus não é o mesmo Jesus das TJ e dos unitaristas.Como você só conhece o cristianismo trinitário, acha que cristianismo tem a ver com essa base trinitária.
Sabe o vídeo que o Rasabino postou do livro? O teólogo fala sobre isso, e eu concordo com ele. Não estou dizendo que não crer na trindade resulta em não ser cristão, do contrário seria MUITO audacioso quanto o Vasuilvan disse isso sobre a guarda do sábado e fiquei um pouco "indignado" com isso. O que quero dizer, é que a trindade tem uma parcela de vamos dizer 80% no que tange o cristianismo, logo aqueles que negam a trindade, não deixam de ser cristãos como vemos alguns de vocês do site mesmo,
todavia do meu ponto de vista há uma necessidade de conversão neste sentido pra que se enquadrem na perspectiva de cristão no âmbito da minha opinião, o que
pode acontecer no decorrer do relacionamento com Deus, mais pessoal do que intelectual.O povo cristão mesmo, não sabe nem o que é isso.Irmão tem oras que você diz coisas que fogem de nexo. Você não ouve na AD
Glórias a Ti Senhor Jesus!!! Louvado seja o teu Santo nome!!!! (Risos) Que isso. É subestimar demais o amor de Deus aos humildes.
O povo está na esfera identificada por Roger Olson em História das Controvérsias na Teologia Cristã: “cada vez menos cristãos parecem de fato abraçar a crença conhecida ao longo da história por Trindade. Como afirmou um pensador católico moderno, os cristãos atuais tendem a ser funcionalmente unitaristas.” (pg. 186)
Este comentário aqui fica como uma prova do desespero do Valdomiro para dar bases e respaldo ao que ele acredita, e infelizmente não é a verdade. O irmão Valdomiro cita Roger Olson, um dos maiores defensores do arminianismo clássico. Observem o comentário do Valdomiro como se o R. Olson estivesse dando um endosso, como se dissesse assim:
“Parece que a trindade está se tornando insustentável”. É um pena que tenho pouco tempo, e fiz uma pesquisa deste e-book (hist das controvérsias) e não consegui para trazer o contexto.
É mais do que óbvio que Olson diz isso em seu livro em tom de tristeza, pra Olson é como um sinal de apostasia. Disponibilizo aqui o e-book de outro livro
pra quem quiser ler, é de vital importância neste assunto a opinião de Olson sobre a doutrina da trindade. Ele endossa
com força total a doutrina. Quem quiser ir direto ao ponto, pode ler começando na página 143. E na página 153 Olson ratifica a teologia de que não crer na trindade, em especial quanto à divindade de Cristo,
compromete a salvação desde as afirmações do Bispo Alexandre. Olson assina embaixo como doutrina veementemente bíblica, é só ler no livro.
Interessante ao ler certo trecho que Atanásio sucessor de Alexandre, viveu isolado e praticamente excluído por desavença contra o imperador que acatou Ário, enquanto que Atanásio disse que só poderia concordar se Ário aceitasse Jesus como divino e não como criatura. Muito interessante isso, contrariando a
suposta força utilizada pela igreja pra sustentar a trindade como já dito por Valdomiro e Norberto. Enfim, segue o e-book, depois quero ler ele todo, e indico pra todos os irmãos.
http://pt.calameo.com/read/0011600133454c63db9c9
Você para encontrar a verdade histórica deve cavar mais fundo.Da FORMA que você sugere, pra mim seria como perca de tempo. Você diz: Verifica isso pra você ver como é uma distorção, farsa, forçar a barra etc e quando vou verificar não é deste modo. Se você me indicar pelo menos um ponto que mostre a “conspiração” da doutrina da trindade, será um prazer ir mais a fundo.
Por enquanto você só conhece Wycliffe, Huss, e Lutero (e talvez mais alguns outros)Estou me referindo a reforma protestante. Se tratando disso estes são os nomes.
Desconhece outros que foram mortos só porque eram contrários a trindade.Este argumento pra mim também se tornou outro para espantalho. A perseguição feroz na época a respeito de tudo que fosse considerado heresia, ocasionava morte. Mesmo no Sínodo de Dort nos tempos de Armínio já no ano 1618. Arminianos morreram ali.
É isso que eu chamo, respeitosamente, de desconhecimento. O unitarismo é continuidade da ReformaAbsolutamente não quanto aos primórdios. Ao contrário estava presente nas bases teológicas deles.
Hoje a tua realidade histórica é Brasil e os livros de autores trinitários, dai se justifica a defesa que você faz, e como faz. Como eu já disse: respeito, mas é uma visão deficiente de um todo que precisa ser pesquisado.
Que?! Eu não citei nenhum nome de teólogo brasileiro irmão.
Você entendeu que eu disse que os reformadores não eram sérios?
Não quis dizer isso. Na verdade
reforcei que os reformadores eram sérios quanto ao estudo exaustivo das escrituras, e nenhum deles defendeu unitarismo.
Está vendo que você não está atinando ao que está sendo dito!? Mas, pesquise sobre Johan J. Wettstein.
Li a respeito do estudioso, está mais pra isso do que pra teólogo na minha opinião e posso dizer que não se enquadra no grupo dos reformados, ninguém fiel ao protestantismo com base nos primórdios reformadores irá considerar o estudo de J. Wettstein que começou com Bengel.
Tal perspectiva está longe de se encaixar na dos reformadores, que eram TODOS a favor do
solascriptura, deste modo estes teólogos como Wycliffe e Lutero eram adeptos a revelação, onde a Bíblia interpreta a si mesmo sempre no
contexto e vinculado à vontade de Deus pelo Espírito. Logo o que eles defendiam cairia por terra pelo sistema utilizado por Wettstein que começou a elaborar diversas críticas ao N.T. caracterizando então uma possível inconfiabilidade bíblica. Afinal de contas, passagens bíblicas que apontam para a sustentação da organização da palavra de Deus (Bíblia) pelas “mãos” de Deus ficam também comprometidas se supostamente formos dar crédito
aos fogos de artifício lançados por Wettstein.
Em síntese, segundo Wettstein , o Novo Testamento deve ser lido
como qualquer outro escrito de sua época
e com os olhos dos leitores originais. A caminhada rumo a uma interpretação histórica das Escrituras, chega ao fim com duas considerações: 1) a leitura histórica pressupõe a libertação das premissas dogmáticas; 2)
a razão passa a ser o critério de avaliação das Escrituras.Depois você diz que taxar este grupo de liberais não faz sentido e é de costume dos defensores da trindade. Fica claro pra mim o porque está correto tal “rótulo”.
Sim, acho grave também se considerarmos as coisas pelo teu ponto de vista. Veja, Jesus disse que a Vida Eterna é conhecer o Pai como ÚNICO DEUS VERDADEIRO.
É o que nós trinitários fazemos ao nos relacionarmos com o Jesus divino. Mas e vocês?
Só depois de salvos pelo jeito. Nós já reinamos com ELE conforme está escrito. Pois é pela unidade no E.S. que nos regenera a ser como Ele na posição de servo, é que desde agora conhecemos e participamos da comunhão com o único Deus verdadeiro.Olha, não é reconhecer o Pai, apenas, como Deus Verdadeiro, mas reconhecer o Pai COMO ÚNICO Deus Verdadeiro e disso DEPENDE a Vida Eterna.
Não não Valdomiro,
não é reconhecer,
é conhecer. Este conhecer está relacionado a ter
intimidade, se tornar participante, sentir a presença e ter a certeza de que O conhece. Para os nascidos de novo
na trindade isso é fato, estamos e buscamos a cada dia maior comunhão com o nosso Deus e oramos e lutamos pra que a vontade Dele seja nos guardar assim
até o dia da Sua volta quando vier nos buscar. Aleluia!!Sobre Láraro, você já está andando em círculos, repetindo os argumentos. Eu contestar significaria andar contigo no mesmo círculo. Isso não se faz necessário. Como eu disse, nossos leitores analisem.
Na verdade sobre Lázaro você tirou o corpo fora. Porque em suas primeiras defesas você disse que Jesus precisava orar ao Pai sim. Como depois você viu que não e não teve pra onde “fugir”, começou a criar artifícios para mudar o rumo da sua argumentação. Mas eu estou tranquilo quanto a isso, Jesus ressuscitar pessoas sem precisar orar ou pedir ao Pai pra mim não passa de uma das muitas provas de Sua divindade. Afinal de contas, Ele disse que dá a vida a quem quiser dar lembra?
Você só não pularia, se não citasse o 27, ou seja, se fosse de 21 a 25. Stanley, esse tipo de análise boba que preciso fazer, como eu disse, desanima um pouco. Tua análise não muda em nada a verdade dita no v.26. Jesus dá o que recebe do Pai.
Não é o ponto irmão.
Releia minha resposta, eu lhe trouxe um contesto desde o verso 17. Quem fica preso a um único verso é você. Por isso ironizei dizendo que não podia pular lá para o 26.
Sobre o poder dado aos discípulos, tua argumentação simplesmente não prova que eles não receberam, você até reconhece, e nem prova que Jesus não recebeu, essa falta você reconhecer. No caso de Jesus, parece, NÃO tem a ver com o que está escrito , mas com a “coordenação trinitária”. Interessante não é?
Você não acompanha mesmo o raciocínio. Jesus disse que deu tal autoridade a eles,
Jesus quem deu. Agora quis fazer você refletir (pelo menos isso mesmo não concordando) que Jesus Cristo não mentiu, eles receberam autoridade espiritual pra expulsar os demônios, mas quando chegou naquele, eles não conseguiram, precisou de Jesus explicar que em alguns casos para os homens é preciso estar em jejum e oração por ser casos mais graves, mas Jesus vai lá e expulsa. Ora, os apóstolos são homens como ele,
simples homens como vocês unitaristas dizem que Jesus é, então
porque no caso de Jesus tudo é perfeito? Porque quando é Jesus tudo dá certo? Mesmo os apóstolos recebendo autoridade pra fazer,
ficou claro a contínua dependência de Jesus Cristo mesmo assim.......mesmo que não concorde espero que desta vez tenha entendido.
Mais uma vez, o ponto foi pedido. A questão não é limite, mas origem do poder. Não importa se é o poder de acender um fósforo ou o de subjugar todas as coisas.
Nada que você está defendendo está se sustentando irmão. Virtude por exemplo só pode ser da própria pessoa, lembra que está escrito que Jesus cura a mulher de fluxo de sangue e sai virtude Dele? Também neste caso dos discípulos comentado acima, não está escrito que Jesus lhes deu poder que veio do Pai, está escrito que Ele Jesus lhes deu poder. No mínimo em respeito a origem deste poder teríamos uma falha no texto. Agora isso que você diz não dá irmão, você simplesmente vai lá e diz: “Este poder foi porque o Pai deu a Ele”! Ora, que bagunça é esta então. Deus me dá poder pra curar por ex. e eu saio compartilhando isso?! Ao contrário é a
tal independência de Jesus por ser também uma das pessoas da divindade que resulta nisto.
Mas, com relação a Jesus há muitos dizendo que a origem do seu poder vem de Deus. Se você não consegue perceber isso é uma pena.
Percebo diferente de você. Minha ótica é no sentido de submissão dentro da união. Está escrito que sendo em FORMA de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus. (Esta da FORMA eu peguei mesmo no seu pé)
Quando eu disse:
É até engraçado você dizer isso, Deus deu todo o poder para um homem. Se eu fosse unitarista, já começaria com este elefante atrás da orelha.
Você respondeu:
Isso não aconteceria se você cresse na Bíblia como deve: At 17:31 diz: Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. Um homem julgar o mundo é impossível, não é mesmo? NEM Deus querendo isso é possível! (???)
Irmão Valdomiro irmão Valdomiro, tudo está afunilando mesmo pra ti.
O que você está a defender? Que um mero homem julgar todo o mundo é impossível ou não?
Em ambas as respostas você tem problemas:
1) Se você disser que sim. Precisa admitir que Jesus é divino.
2) Se disser que não, logo assume que um homem julga todo o mundo porque Deus Pai quis assim.
Na trindade
continua sendo Deus a julgar todo o mundo.
Perfeito!! Glórias a Jesus!!Sobre o “que é que era e que há de vir”, aqui também já está andando em círculos. O curioso é que a identificação de Deus Pai, em Apocalipse é dado por Jesus mesmo “Ao que vencer eu o farei coluna no templo de MEU DEUS”. Mas, se você não trouxer argumento novo, não há porquê prosseguir nesse ponto.
Engraçado é que este debate me fortaleceu grandiosamente quanto à trindade e você só fala que ando em círculos, e pra mim você já está meio zomzo, porque além de fugir de algumas questões,
lança artifícios que diferem do proposto, ai deveríamos pegar outros rumos de Apocalipse, eu não quero isso. Foi eu quem perguntei: Jesus é ou não o Alpha e Ômega e o que é, o que era e que há de vir?
Sobre João 14 você disse:
É mesmo? Então, ao ler o segundo verso em diante, você esqueceu o primeiro? Se não esquecer o primeiro, fica muito difícil para o trinitarismo e, por tabela, para Stanley, pois está dito em “Deus e em mim”, não “em mim como Deus”. Jesus mesmo se distingue de Deus. Olha, não apenas do Pai que Jesus se distingue, mas de Deus. Notou?
Há distinção de personalidades na trindade irmão. (Risos) O problema é o
crer em um e em outro.................meu Deus irmão,
você precisa crer em um e em outro,
nós cremos em Jesus e estamos crendo em Deus,
exatamente como Jesus responde a Filipe. Que complicação se faz na visão unitarista. Notou?
Quando eu respondi que o contexto ali de 1 João 4:14 está em cima de Jesus homem você comentou:
Mas, infelizmente essa coisa do “ora Deus, ora homem” é meio ao gosto do freguês!Isso aqui que digo que é resposta pra espantalho. Concordamos que Jesus é apresentado como homem também na doutrina da trindade, descordamos na divindade lembra? Quando Jesus está sendo tratado na forma de homem é homem:
Hebreus 4:15-16
“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.Quando divino, divino:
"Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou" (Jo 1:.Talvez tua possível resposta a esse post eu apenas pincele ou foque apenas um ponto, já notei que a coisa começou a dar voltas, ou seja, o foco precisa ser revisto. Vou seguir o estilo do Clayton e do Tzaruch, pois já vi que não adianta comentar assuntos periféricos tentando esclarecer teus equívocos também neles.
Acho que deve mesmo tomar este rumo irmão, pois trabalhar com os erros do unitarismo está te expondo d + como defensor convicto de uma doutrina muito distante da veracidade bíblica sobre Deus. Mas fique à vontade, seria muito bom trabalhar meus “equívocos” conforme sugerido. Tenho certeza que se houver algum não é quanto á teologia da trindade, mas possivelmente sim relacionado a uma opinião diretamente subjetiva minha.
Graça e paz!