Olá a todos, graça e paz.
Passagens mostram a graça atuando também no Antigo Testamento.
Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
Romanos 4:1-8
Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.
Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.
Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,
(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.
Romanos 4:14-17
Este texto da carta aos Romanos deixa bem claro que Abarão foi salvo pela graça, pela meio da fé, isto é creu em Deus.
Da mesma forma Davi diz: bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras.
Salvação pela graça, como ele diz claramente: Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,
2 Timóteo 1:9
Sabemos que Moisés tem seu nome no livro da vida:
Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
Êxodo 32:32
Ora se Moisés tem seu nome no livro de Deus (livro da vida ) então foi pela graça.
"Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado"
(Lucas 18:10-14).
Esta passagem ocorreu antes da morte e ressurreição de Cristo, por isso envolve claramente uma pessoa que não tem conhecimento da mensagem do evangelho como articulada hoje no Novo Testamento.
Na declaração: "Deus, sê propício a mim, o pecador!" o cobrador de impostos reconhece o pecado e sabe que somente a misericórdia pode salva-lo. Reconhecemos também a fé em Deus.
Então Jesus afirma: " este desceu justificado para sua casa"
Justificado, o termo exato usado por Paulo para descrever a posição do santo no Novo Testamento.
Fica claro aqui, que os do Antigo Testamento tinham conhecimento da graça, e por ela foram salvos.
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Romanos 5:20
Então a graça superabundou na lei. Como pode ser isto se não houvesse graça no Antigo Testamento?
a única conclusão possível é que a graça estava também no AT. Por isso Noé foi poupado da destruição.
Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Gênesis 6:8
Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
Hebreus 11:7
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé...
Hebreus 12:2
Que achou graça diante de Deus, e pediu que pudesse achar tabernáculo para o Deus de Jacó.
Atos 7:46
Aqui fala-se de Davi, que também foi salvo pela graça, como já acima afirma o texto de Romanos.
“E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”
Joel 2:32
Antigo Testamento, salvação pela graça. O profeta Joel diz que a salvação estava para todos do antigo testamento, então sim, muitos foram salvos, como os que já citei... salvos pela graça!
Para que não haja dúvidas, os versículos abaixo esclarecem:
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho”
Hebreus 11:1-2
Podemos nós admitir que Abraão, o pai da fé, não ter alcançado salvação? Teria Deus dois métodos de Salvação, ou dois meios de salvação? Certo que não. Sempre foi pela graça.
E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
Tiago 2:23
Dizer que os do Antigo Testamento não foram salvos, e que não havia graça no Antigo Testamento é clara distorção da Bíblia, pois os textos acima não deixam dúvidas dos salvos no AT pela graça.