Continuação da resposta à Msn Nº327Olá Pires. Pires escreveu:
_Tzaruch_
Mas é esperado que os leitores entendam ou caso não saibam que procurem saber
que Abraão foi justificado pelas obras quando ofereceu o seu filho, ,porque isso
mesmo é a mostrar que a fé sem obras é morta como é perguntado antes.
__Pires__
É esperado que se tenha o correto entendimento que nenhuma obra pode ser feita sem fé.
Está quase "lá",, mais um pouco e vai conseguir ver que pela FÉ Abraãopraticou uma obra,, e que por essa obra ele foi justificado.E é interessante como você desvia e nem toca no assunto sobre Abraãoter sido justificado pelas obras quando ofereceu Isaque..E assim se vê os argumentos que você nem sabe o que responder. Pires escreveu:Ora, o que havia antes, a fé ou as obras ?
Ainda não viu que não está em questão o que havia primeiro ?Está em questão sim o que foi que justificou Abraão,, neste casoforam as obras tal como está escrito.Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto,
assim também a fé sem obras é morta.
-Tiago 2:26 ACF-Entretanto, a fé que havia antes ERA MORTA sem obras. Pires escreveu:Logo, a justificação é através da fé.
Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil?
Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?
Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.
Tiago 2:20-22 (NVI)Não, a justificação foi PELAS OBRAS, e está ai a citação da NVI para confirmar,ou ainda nega como tem andado a fazer. Pires escreveu:
Você já deveria saber que nem tudo aquilo que termina em "?" interrogação é apenas
uma interrogação,, podem existir afirmações dentro da mesma frase, e na pergunta
em questão existe um contexto, o qual o próprio autor logo de seguida responde.
__Pires__
Certo,
Diz que é certo mas não comenta nada a mostrar que entende do assunto,e pior, vai é negar as coisas que estão escritas.A tal da afirmação dentro da frase e do contexto você não quer ver. Pires escreveu:vamos considerar outras versões para que se tenha um entendimento
não apenas com a versão da Almeida .
Viu, quer é procurar traduções que lhe digam o que quer ouvir,mas não entra no mérito do contexto que existe igualmentedentro das traduções que cita. Pires escreveu:O correto é ter outras traduções para comparações.
O correto é você não procurar só as versões que digam aquiloque quer ler,, porque se neste assunto cita essas versões,em outros assuntos já não usa porque não lhe convém.Sem falar que a procurar por outras traduções só mostra a falta de argumentos,e assim fica a procurar nas traduções para ver se consegue argumentar algo. Pires escreveu:Versão Inglesa Contemporânea :
Rm 4,1,2,3 :
1 Bem, então, o que podemos dizer sobre nosso antepassado Abraão?
O que se vê é apenas uma interrogação.
2 Se ele se tornasse aceitável a Deus por causa do que fez, teria algo para se gabar.
Aqui também não há afirmação, como pode ser visto.
O texto diz se ele se tornasse, teria algo ...
3 As Escrituras dizem: "Deus aceitou Abraão porque Abraão tinha fé nele".
Só sabe citar isso, mais nada,, nem sequer responde ao que lhe é perguntado e está nas próprias citações.E mais, não apresenta NENHUM LINK para mostrar que essa tradução existe. Pires escreveu:
Romanos 4 - Nova Versão Internacional da Bíblia
1. Então, o que diremos no caso de nosso antepassado Abraão? *
2. Na verdade, se Abraão tivesse sido justificado pelas obras, ele teria que se vangloriar, mas não diante de Deus.
_Pires__
O verso diz se tivesse sido, não que foi .
https://www.bibliaonline.com.br/nvi/tg/2
Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil?
Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?
Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.Tiago 2:20-22 (NVI)E esse verso da mesma versão o que diz Pires ?Consegue ver a pergunta RETÓRICA que na verdade está é a afirmar ?Consegue ver a fé e as obras atuando juntas ?E a parte da fé ser aperfeiçoada pelas obras ?Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé.Tiago 2:24 (NVI)Se viu isso tudo também viu que está escrito que Abraão foi justificado pelas obras. Pires escreveu:O autor nessa forma retórica está a confirmar, a chamar à atenção
para um assunto que é do conhecimento geral, a enfatizar que
Abraão de fato foi justificado pelas obras quando ofereceu Isaque.
_Pires_
Você evita fazer comparações com versões diferentes pois sabe
que os versos não geram nenhuma dúvida.
Não, você é que precisa de andar aos pulos de versão em versão para ver seencontra alguma que diga o que quer ouvir,, entretanto o Tzaruch só usauma versão e não 10 traduções como está a fazer.E ainda, quem evita alguma coisa é você, neste caso evita a retórica,que está presente igualmente nas traduções que apresenta. Pires escreveu:Dessa forma, colocarei os versos de outra versão junto
a usada por você
Argumentar com versões ou traduções são argumentos que não convencem,porque então insiste num caminho que não o leva a lado nenhum ?Ainda não percebeu que essas versões todas usam perguntas retóricas ? Pires escreveu:Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
Então, o que diremos no caso de nosso antepassado Abraão? *
A sua tradução não faz NENHUM SENTIDO,,, a primeira fala de Abraão ter alcançadoalgo segundo a carne, já a sua pergunta fala num "CASO" mas não diz qual é. Pires escreveu:
Porque, se Abraão foi justificado pelas obras,
tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
Se ele se tornasse aceitável a Deus por causa do que fez,
teria algo para se gabar.
Quando é que vai responder e dizer que causa é essa e o que foi que Abraão FEZ ? Pires escreveu:
Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus,
e isso lhe foi imputado como justiça.
3 As Escrituras dizem: "Deus aceitou Abraão
porque Abraão tinha fé nele".
Não, a mesma "escritura" que você usa outra tradução diz que Abraãonão se tornou aceitável a DEUS,, portanto é contradição.__Citação da sua tradução__
Se ele se tornasse aceitável a Deus por causa do que fez,
Está ai claramente citado... Pires escreveu:
Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado
o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
-Romanos 4:1-4 ACF-
São 4 versos, o primeiro sendo uma pergunta é logo respondido pelo
próprio autor no verso 2,
Sim , no primeiro há uma pergunta, porém no verso 2
não há nenhuma conclusão.
Como não há nenhuma conclusão,, você por acaso está a ler bem ?Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
-Romanos 4:2 ACF-No verso 2 está a afirmação e a conclusão, é onde o próprio autordentro da retórica e do contexto responde à pergunta que tinha feito. Pires escreveu:Isso pode ser visto comparando as duas versões.
Você não quer ver, e assim vai pulando de tradução em tradução.E também nada mostrou,, só diz que pode ser visto mais nada. Pires escreveu:que novamente faz outra pergunta no verso 3
e respectivamente apresenta logo também a resposta.
E porque não disse qual a resposta ?
Do que está a falar Pires ?Em todas as perguntas retóricas dos textos o próprio autor dá a resposta,será que não consegue ver isso ?A resposta está logo após cada pergunta. Pires escreveu:Simples , porque sabe que o verso 3 é que esclarece que Abraão foi justificado
pela fé, como se pode ver :
Você PULA para o verso 3 ignorando o verso 2 ?,, acha que isso é argumentar ?Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
-Romanos 4:2 ACF- Pires escreveu:ARC
Pois que diz a escritura ? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado
como justiça.
3 As Escrituras dizem: "Deus aceitou Abraão
porque Abraão tinha fé nele".
Mais uma versão,, ARC,, vai citar todas menos aquelas que não gosta ?https://www.bibliaonline.com.br/arc/rm/4
Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.Romanos 4:2 (ARC)A mesma ARC diz que Abraão tem de que se gloriar,, e isso é que éa resposta à pergunta no verso 1.E para mostrar que cria em DEUS Abraão foi provado, e é essaa obra que justifica Abraão,, não é só a fé MORTA como diz. Pires escreveu:
O 4 verso explica como é imputado o galardão para quem faz
qualquer obra, que neste caso é segundo a DÍVIDA.
Porém isso não se aplica a Abraão,
pois foi justificado pela fé.
Claro que aplica,, por isso é que está escrito que Abraão tem de que se gloriar, mas não pode se gloriar diante de DEUS...Porque ele foi justificado pelas OBRAS. Pires escreveu:Abraão foi aceito por Deus porque tinha fé.
Mas essa fé era MORTA sem obras.Mas o Anjo do Senhor lhe bradou desde os céus e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então, disse: Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada; [size=24]porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único.[/size]
Gênesis 22:11,12 (ARC)
https://www.bibliaonline.com.br/arc/gn/22
Foi quando Abraão ia para imolar Isaque que nessa obra foi JUSTIFICADO,e nada do que diga irá mudar essa verdade. Pires escreveu:Rm 4.3 se harmoniza com Gn 15.6 : Ambos mostram
que a fé de Abraão o justificou diante de Deus.
Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada,Tiago 2:21,22 (NVI)E como é que você harmoniza o texto de Tiago que diz diretamente que Abraãofoi justificado pelas obras quando ofereceu o seu filho ? Pires escreveu:Genesis 15.6 :
Creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado por justiça.
Rm 4.3 :
Pois que diz a Escritura ? Creu Abraão a Deus, e isso
lhe foi imputado como justiça.
Esse verso soluciona todos os questionamentos .
Se a bíblia fossem só esses dois versos talvez, mas não,a bíblia mostra que Abraão foi justificado pelas obrasem Romanos 4-1:2 e também em Tiago 2:21~22.E o verso de Gn não fala de nenhuma justificação.E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.
-Gênesis 15:6 ACF-Ainda, o verso de Gn 15:6 não diz que Abraão foi justificado pela FÉ,diz sim que por ter crido em DEUS isso foi imputado por justiça,nem fala sequer de galardão como os outros textos. Pires escreveu:Está cristalino que não foram as obras que justificaram Abraão .
Está cristalino coisa nenhuma, vá ver as retóricas que tem andado a ignorar,inclusive nas traduções que escolhe a dedo.E principalmente vá ler o texto de Tiago em todas as versões, quem sabeperceba e consiga ler que Abraão tal como Raabe foram justificados pelas OBRAS.Para não falar que tem andado a ignorar que a fé sem obras é MORTA.